Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
marconds
PHD em Dota 2
 

Default Você é viadinho? Seu cabelo responde!

08-09-09, 09:15 #1
Retomando um estudo sobre redemoinhos capilares e homossexualidade
Postado por Alysson Muotri em 04 de setembro de 2009 às 14:39
http://colunas.g1.com.br/espiral/

 


Foi durante um congresso sobre epigenética, em Boston neste ano, que tive a chance de conhecer pela primeira vez Amar Klar, do Centro para Pesquisa de Câncer, em Maryland, nos Estados Unidos. Ele palestrava sobre a segregação não aleatória dos cromossomos durante a divisão celular. Um assunto polêmico na comunidade científica, pois dados convincentes ainda não foram publicados. Com um jeitão enrolado e uma aparência notória (apesar da origem indiana, ele é branco pálido devido ao vitiligo e se parece muito com Zorba, o grego), Klar usa de um raciocínio perspicaz (aliado a um humor de gosto duvidoso) para passar sua mensagem.

As evidências de Klar sobre a segregação não aleatória dos cromossomos me pareceram sólidas e os experimentos que ele usou para demonstrar seu ponto de vista, extremamente elegantes. Ao me interessar mais pela sua pesquisa, decidi procurar no Pubmed (um site público que lista as publicações dos cientistas na área biomédica) outros trabalhos do seu grupo de pesquisa. Entre diversas outras publicações em revistas científicas de peso, me deparei com uma curiosa publicação em seu nome, sobre a orientação do redemoinho capilar em indivíduos homossexuais (Klar, A. J. S. “Excess of counterclockwise scalp hair-whorl rotation in homosexual men”, Journal of Genetics, 2004).

Vale lembrar que os fatores que determinam a variação da preferência sexual em humanos são ainda desconhecidos. Acredita-se que a preferência sexual seja consequência da combinação genética e ambiental. Assume-se que os fatores sejam semelhantes para homens e mulheres gays. A maioria dos trabalhos que tentam explicar a homossexualidade está baseada em alguns genes ou no ambiente hormonal durante o desenvolvimento, influenciando redes neuronais nas quais a preferência sexual estaria, presume-se, codificada.

No trabalho, Klar tenta estabelecer uma conexão genética para o homossexualismo masculino. Para isso, procurou relacionar a direção dos redemoinhos capilares com o comportamento sexual. Cerca de 96% da população tem apenas um redemoinho, que rota no sentido horário ou anti-horário (veja a figura acima). Os redemoinhos são determinados geneticamente, não se alteram com o ambiente e estão diretamente relacionados à preferência do uso das mãos.

Segundo descrito na parte de metodologia do trabalho, ele fez as primeiras observações enquanto circulava por uma praia em Miami (Rehoboth Beach), frequentada em sua maioria por homossexuais masculinos. Caminhava pela praia e notava a orientação dos redemoinhos sem interagir com as pessoas (uma forma de manter o anonimato na pesquisa). Os indivíduos foram por ele considerados homossexuais baseando-se nas observações sobre o comportamento interpessoal típico e ausência de mulheres e crianças no local. Klar fez as observações durante dois anos consecutivos naquela praia e depois validou seus achados em outros locais frequentados por homossexuais masculinos. Como controle, ele usou recintos neutros, como shopping centers, onde observou que a frequência de redemoinhos anti-horários em homens era de, aproximadamente 8%.

Ele excluiu da pesquisa mulheres, por causa dos penteados e adornos que poderiam interferir na observação exata da direção dos redemoinhos. Obviamente, excluiu os carecas também. Os resultados estatísticos sugerem que os homossexuais masculinos têm 3,6 vezes mais chance de ter redemoinhos anti-horários do que os não homossexuais.

Klar propõe uma explicação para a influência genética do homossexualismo. Baseia-se no desenvolvimento da lateralidade cerebral. Os dois hemisférios do cérebro são, de um modo geral, espelhados, mas existem pequenas diferenças entre eles. Mais importante, acredita-se que os hemisférios executem tarefas cognitivas bem distintas. O hemisfério dominante estaria envolvido nos processos de linguagem e coordenação motora das mãos, ao passo que o outro envolveria atividades “automáticas” como orientação espacial e outras funções não verbais. O lado “dominante” está bem relacionado com o uso preferencial das mãos (destro ou canhoto).

Mas como explicar essa correlação? Tanto nossos cabelos como os hemisférios cerebrais e o uso predominante de uma das mãos, são originados do mesmo tecido embrionário, a camada da ectoderme. Dessa forma, uma possibilidade seria que um cérebro menos simétrico teria mais chances de estabelecer conexões neuronais entre os dois hemisférios, favorecendo a tendência homossexual.

Como o fenômeno não é único da espécie humana, pode haver alguma vantagem evolutiva correlacionada a esse comportamento. Talvez a vantagem evolutiva seria de permitir o surgimento de indivíduos na população com uma percepção acentuada ou maior sensibilidade, auxiliando o grupo em situações de perigo ou estresse, por exemplo. Obviamente, um número elevado de pessoas com essas características poderia ser prejudicial, daí o controle populacional pela orientação sexual.

Segundo essa lógica, Amar propõe que o fenótipo da orientação do redemoinho seja um indicativo do comportamento sexual masculino. Como esse comportamento não é patológico, ele sugere que futuras pesquisas se concentrem na análise da lateralidade dos homossexuais para comprovar a teoria.

O trabalho é certamente provocativo. Fortalece alguns dados obtidos em irmãos gêmeos que sugerem 50% de influência genética no comportamento sexual. Por outro lado, os dados precisam ser confirmados em outras populações homossexuais, incluindo mulheres. Outro ponto importante é que, apesar dos redemoinhos não se alterarem com o ambiente, o uso preferencial das mãos pode ser modificado culturalmente, influenciando a atividade cerebral. Dessa forma, mesmo que o giro anti-horário do redemoinho seja um indicativo do comportamento sexual, me parece tão superficial quanto a preferência pelo rosa (uma tendência feminina).

Sei que existem pessoas que ignoram trabalhos como esse ou mesmo repudiam cientistas que trabalham com esse tipo de pesquisa. Entendo a polêmica e certamente Klar não passou ileso. Segundo ele, ao tentar publicar seus achados na “Science”, foi rejeitado justamente pelo teor polêmico do artigo – e não pelo rigor científico. Acabou publicando numa revista indiana de baixo impacto, e mesmo assim teve de remover o nome de seu departamento nos EUA e usar seu endereço residencial e contato pessoal para evitar possíveis conflitos com colegas cientistas.

Felizmente, os dados de Amar Klar foram publicados e trazem uma hipótese provocativa, que ainda não foi provada correta ou incorreta, mas faz refletir.

----------------------------------

Caralho, 96% da população tem só 1 redemoinho e eu tenho 3 ... 2 atrás, 1 no sentido horário e outro no anti-horário e um na frente, sentido horário.
E aogra cmo fas? sou bi? pan? :o





marconds is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
08-09-09, 09:18 #2
nao tenho nenhum
ker dizer nao da pra ver

serjaum is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

08-09-09, 09:24 #3
fato é que serjaum parou osasco com suas madeixas alisadas com kolene

gori is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

08-09-09, 09:59 #4
Marconds... se vc ficou na dúvida... hahahaa... quem somos nós para lhe mostrar o verdadeiro caminho hahaha!

Essas pesquisas são um lixo.

Cada ser é único (geneticamente também). Os problemas, as coisas, o caráter, etc... depende de vários fatores...

Esses pesquisadores ficam pegando gente e fazendo chavão como se fosse algo importante... o cu deles. Querem se projetar e ganhar $$.

hahahah

Pronto falei!

Morram!

P.S - I think you're bi rs

AracnotroN is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

08-09-09, 10:28 #5
mas ser bi ta na moda...
ser versátil é ser legal...
é aproveitar o q tem pra hj

:reyes:

RedTrap is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

08-09-09, 12:04 #6
Calma Arac! Nem tão cedo vão inventar a máquina de descobrir instantâneamente se vc é gay ou não

Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
Talvez a vantagem evolutiva seria de permitir o surgimento de indivíduos na população com uma percepção acentuada ou maior sensibilidade, auxiliando o grupo em situações de perigo ou estresse, por exemplo.
Oh! Meus sais, como estou stressado! Traga-me um designer de interiores!

/clodovil mode off

Nunca li isso em nenhum lugar, mas eu acredito que o homosexualismo seja uma reação da natureza à superpolulação. Acho que todos nós temos o gen ou as sinapses necessárias para sermos homosexuais, mas a característica só se concretiza se algum fator externo ocorrer. Qual fator é difícil de descobrir, mas deve estar ligado à organização de sociedades superpopulosas. Semelhante àquelas rãs, cobras ou outros répteis, que quando se alimentam demais (excesso de alimento = indicador de risco de extinção), alguns machos sofrem metamorfose e viram fêmeas para equilibrar o eco-sistema.

Sei lá, foi muito gay isso Meus dedos anelares são maiores que os indicadores, meu único redemoinho é sentido horário, e eu não me desestresso com pessoas de percepção acentuada e/ou maior sensibilidade perto de mim (muito pelo contrário hehe).

Locutus is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
08-09-09, 12:11 #7
eu acho q VIADAGEM é uma falha genética, tipo síndrome de down. Óbvio que eu não tenho nenhum conhecimento pra afirmar ou comprovar isso, mas o "jeitinho de viado" é muito evidente nos homossexubixas... Não pode ser mera coincidência

maxcool is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

08-09-09, 12:29 #8
eu acho q viadagem eh um controle populacional

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

08-09-09, 12:30 #9
eu acho que é um vírus criado em laboratório numa tentavia de vencer a guerra do vietnã.

Baron is offline   Reply With Quote
Kidonpah
Trooper
 

XFIRE ID: kidonpah Steam ID: kidonpah
08-09-09, 12:34 #10
Quote:
Postado por RedTrap Mostrar Post
mas ser bi ta na moda...
ser versátil é ser legal...
é aproveitar o q tem pra hj
ser versátil é legal... hmmm... éé.. hmmm o que dizer...
VERSATIL O CARALHO PORRA! fala que é gay que fica melhor pra voce logo, ninguem vai te criticar não.. bi ta moda? aaa vá paaaa p&*¨&*$%
"vou amenizar meu comentário pra ninguem perceber o nivel homo meu"
mimimimimi

/mode ignorantissimo off

ahuahuhahu

Kidonpah is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

08-09-09, 12:37 #11
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
eu acho que é um vírus criado em laboratório numa tentavia de vencer a guerra do vietnã.
E os estudos foram patrocinados por Alexandre o Grande?

P.S.: Quem deu o apelido de "O Grande" pra ele?

Locutus is offline   Reply With Quote
Kidonpah
Trooper
 

XFIRE ID: kidonpah Steam ID: kidonpah
08-09-09, 12:38 #12
tem o patrocinador tambem.. o Pepino O Breve!!
foi tão breve que ele gostou e mudou o cabelo dele tambem! auuhauha

Kidonpah is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
08-09-09, 12:44 #13
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
Foi durante um congresso sobre epigenética, em Boston neste ano, que tive a chance de conhecer pela primeira vez
Parei aqui.

night is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
08-09-09, 12:45 #14
eu conheco uns homossexuais e perguntei pra eles se eles "viraram" viados ou desde pequenos sao assim.
TODOS falaram que nao tem essa de o ambiente transforma, ja nascem assim. So que uns descobrem mais cedo e outros escondem ate quando der

kakarotto is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

08-09-09, 12:49 #15
pra que lado é gay e pra q lado é hetero??

Ice is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

08-09-09, 12:49 #16
Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
E os estudos foram patrocinados por Alexandre o Grande?
Quote:
Postado por Kidonpah Mostrar Post
tem o patrocinador tambem.. o Pepino O Breve!!
foi tão breve que ele gostou e mudou o cabelo dele tambem! auuhauha
Apenas boatos

Baron is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

08-09-09, 12:58 #17
jah acharam o gene da homosexualidade.

edit:ou nao...

eu vi em algum lugar isso mas agora dei um google parece ter contradicao.

http://en.wikipedia.org/wiki/Biology...al_orientation

sibs is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

08-09-09, 13:03 #18
acabei de lembrar

samana passada em conversa com uma amiga minha, descobri q 4 sao viados na minha sala

eu so sabia de 1 aIUAHuhaUHAuahUHAUha

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

08-09-09, 13:18 #19
vc e + 3? :P

diferent is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
08-09-09, 14:08 #20
Esse estudo vai diferir quem é viado de quem gosta de dar a bunda? :}

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
ThE.EnigmA
Trooper
 

09-09-09, 18:25 #21
Deposi do total flex o mundo nunca sera o mesmo

ThE.EnigmA is offline   Reply With Quote
Dark Falcon
Trooper
 

09-09-09, 18:28 #22
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
eu acho q VIADAGEM é uma falha genética, tipo síndrome de down. Óbvio que eu não tenho nenhum conhecimento pra afirmar ou comprovar isso, mas o "jeitinho de viado" é muito evidente nos homossexubixas... Não pode ser mera coincidência
Existe uma teoria na genética que afirma exatamente isso que você falou. De acordo com eles é um único gene, dentro de uma cadeia específica que, dada a falta de uma proteína que ainda não descobriram qual é, não possui uma formação natural, levando à homossexualidade.

Reza a lenda 1: "Homossexualidade", apesar de não ser uma doença, teria tratamento e cura.

Reza a lenda 2: Um governo de um país no oriente está trabalhando em uma bomba que afete esse gene, tornando os soldados gays. É conhecida como "bomba G".

Dark Falcon is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

09-09-09, 19:09 #23
Homossexualismo é muito provavelmente um fator fenotípico. Um dia posto um grande tópico sobre genética com o porque disso, embora no fundo não faça diferença

Quer dizer, no meu fundo. No do marconds ainda pode vir a ser han han

Zedd is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
09-09-09, 20:00 #24

vaughan is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
09-09-09, 23:07 #25
HIAUEHIAUEA
Dwight rlz

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:22.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.