Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
Default [DIY] Primeiro pedal de guitarra - contém fotos

06-09-14, 01:25 #1
Ae nerds!! Vou postar aqui minha primeira aventura na confecção de um pedal de efeito para guitarra. Será um clone do Marshall Blues Breaker!

Escolhi o método utilizando tinta fotossensível. Basicamente, uma impressão em folha de transparência e a transferência para a placa de fenolite, utilizando luz negra.

Primeiro eu cortei a placa no tamanho necessário e pintei com a tinta fotossensível:

 


Depois imprimi o circuito numa transparência

 


Transferi a impressão para a placa

 


Revelei a placa com barrilha leve

 


Neste momento, as partes que permaneceram cobertas de tinta não serão corroídas pelo percloreto de ferro. Após o banho de percloreto, ficou assim

 


Hora do banho de soda cáustica para retirar a tinta que restou, revelando o circuito pronto!

 


Agora preciso comprar uma broca bem fina, creio que 0.8mm, para furar a placa e poder soldar os componentes!!





maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 01:35 #2
Como podem notar, a primeira impressão (ao lado da placa cortada) ficou invertida!

Quando a placa fica exposta a luz negra, a parte descoberta fica resistente aos produtos quimicos.

maurocool is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-09-14, 02:03 #3
boa iniciativa! to acompanhando

snake is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 06:05 #4
Mauro, a broca da certinho, mas se vc pretende brincar com isso com alguma frequencia, eu realmente te indico um perfurador de placa, depois do 10o furo que vc tem que acertar a broca segurando uma furadeira na mao pressionando uma plaquinha pequena vc comeca a parar de achar divertido, ao passo que com o perfurador no maximo vc tem que ser mais meigo com furos mt nos cantos da placa, o resto é basicamente um furo a cada 2-3 segundos, tac-tac-tac-tac.

 


eu sempre fiz no metodo com papel carbono e canetinha, das ultimas vezes fiz com decalque e fica mt bom tambem, mt legal esse metodo de tinta fotosensivel, qualidade ficou otima mas sobre a soda caustica, um honesto bombril/palha de aco nao tiraria a tinta sem mais um treco quimico soltando cheiros? eu sempre tirei assim depois do percloreto.

ah, pegue o habito de por uma data em algum cantinho da placa (em cobre), daqui ha 20 anos vc vai achar divertido

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 08:28 #5
Cara, quem me falou pra usar uma broca + Dremel foi um cara que trabalha com isso ha bastante tempo. Ele falou mal desses perfuradores, eu tava quase.comprando um...

Ele funciina bem, entao? Alguma marca que você recomende?

Tenho um amigo que usa uma impressora laser + folha de revista. Ele imprime a folha e transfere com um ferro de passar.

Mas o resultado final foi bastante animador! Se vc olhar bem, eu "assinei" a placa com um "M", mas a data realmente é interessante!!

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 09:07 #6
hummm, um dremel deve ser melhor de mexer mesmo, eu tentei com uma furadeira e nao foi nada legal

É que basicamente a placa é levinha, assim que comeca a furar podem acontecer 3 situacoes:

1) fura perfeitamente (e faz um furo no apoio onde vc estava)
2) a broca escorrega e arranha o cobre
3) assim que ele fura o cobre e toca no fenolite a placa escapa e fica girando junto com a broca, estilo helice de helicoptero

ja o perfurador vc pode usar como um grampeador, tanto no ar quanto apoiado na mesa, sem estragar nada.

marca eu to por fora, mas basicamente so de vc pegar na mao vc ve se é vagabundo ou nao, o mais importante é a ponteira dele, se parecer parrudo, deve prestar. Alias, tem mt lugar que ate deixa um de mostruario com uma placa de retalho pra vc testar. Obviamente ele tem um limite de tamanho, mas pra placas amadoras da certinho e com sobras.

enfim, se for usar o dremel, aconselho uma morsa pra segurar a placa e deixar ela "no ar", facilita as varadas.

Jeep is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

06-09-14, 10:52 #7
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
facilita as varadas.
( ͡° ͜ʖ ͡°)

punisher is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
06-09-14, 14:06 #8
Quero fazer!!


Ta seguindo um tutorial?

Me passa!!!

Zigfried is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 14:26 #9
Confecção de placa de Circuito Impresso - Tutoria…: http://youtu.be/q8ludS_A3xo

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 15:34 #10
é, eu fazia bem diferente, devo dizer que fiquei meio encanado com o lance de "esquentar o percloreto", "esquentar a soda caustica", sei la, eu acho que esse carinha pegou gosto por "fumes".

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 15:36 #11
Hahaha jeep, percloreto + agua eh exotermico, esquenta sozinho.

Talvez o percloreto frio nao seja tao eficiente.

O percloreto eu guardei pra reutilizar. A soda caustica, taquei vinagre e mandei pelo ralo

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 15:40 #12
sim, na 1a vez, que vc compra o "pó" e mistura com a agua, mas depois que vc poe na garrafa? a gente no maximo deixava a garrafa numa janela batendo sol uns 15 minutos antes de usar.

sei la, basicamente tem cl demais nesse ambiente

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 15:57 #13
Vc esta dizendo que eu nao deveria ter cheirado aquele vaporzinho pra ver se tinha cheiro de piscina?


maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 16:00 #14
Zig, vale lembrar que o metodo que o Djeep descreveu eh bem mais simples e rapido. Eu escolhi esse fotossensivel apenas por ser bacanudo heheh

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 16:31 #15
mas fica com bem menos resolucao, decalque eu ja tinha gostado do resultado, mas esse ai ficou perfeito. Eu so acho que da pra queimar umas etapas sem perdas significativas, tipo, sera que precisa centrifugar a placa pra igualar a tinta? passando com um pincel sera que nao basta? pq na centrifugada no centro ficou acumulado e isso nao afetou no final. E tambem acho que com um bombril essa tinta sai facil, nao carece de soda caustica, se bobear ate com alcool sai, nao?

ah, eu tinha um vidro de boca larga com o percloreto, fazia um furinho, passava uma linha e mergulhava ela em pe no percloreto, funcionava rapidao pq assim que o cobre soltava, ja caia por gravidade pro fundo, deixando a reacao correr mais limpa. Alias, aconselho usar tenis velho e avental, percloreto tem uma tendencia a atingir qq area exposta de tecido com precisao cirurgica, e nunca mais sai.

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-09-14, 17:33 #16
Eu faço tudo dentro da pia, com luvas de latex heheh

Fica melhor mesmo com a tinta? A centrifuga em si eh mto rapida, 2 minutos vc faz tudo. Chato mesmo eh secar a tinta

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-14, 19:13 #17
Olha, eu gostei, na "mao" fica mais irregular, mas funciona direito, desse jeito ai fica com uma cara mt mais profissa. Agora, se vc esta experimentando e testando, a melhor saida ainda é protoboard ou perfboard mesmo, mas como vc ja tinha o projeto final e testado, acho que foi melhor assim.

tem varios metodos roots
http://www.diyguitarist.com/TestEqui...nGenerator.htm

ou

 

Jeep is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:03.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.