Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
Default Surf - Quem pratica / praticou?

21-10-14, 14:02 #1
E ae galera, beleza?

Esse fim de semana fui pra praia com um amigo do trabalho, ele surfa por lazer e sempre que possível ele vai pra praia. Levou a prancha e acabou me convencendo a alugar uma prancha e passar um tempo no mar.

Acabei alugando um longboard (velho, todo deformado, meio quebrado, mas era o que tinha pelo meu peso). Curti demais a experiência, passei duas horas no mar, consegui subir na prancha 1 vez (e cai em seguida), mas achei muito louco. Eu não consegui pegar uma onda, demorei pra me acostumar com a remada e até ficar sentado na prancha é foda.

Agora estou todo quebrado porque é um exercício físico fudido!

Enfim, gostaria de saber se alguem já praticou ou pratica? Caso tenha uma galera q curta, quero dicas sobre prancha e etc..





spdio is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

21-10-14, 14:28 #2
Cara, surf é o melhor esporte e a melhor vibe da vida hahaha

A prancha pro inicio tem que ter boa flutuacao pra te ajudar a entrar na onda e ficar de pé.
Eu pessoalmente acho que a melhor opcao pra quem ta começando é uma funboard, de uns 7". Vai te dar uma boa estabilidade já, não é tao trabalhoso pra transportar e mais em conta que um pranchão. Voce ja vai ficar de pé rapidao e curtir as marola mais soltinho. Acho que o pranchao só se voce for mto pesado (100kg pra mais, sei la)

Eu mesmo começei numa pranchinha, 6'3, com borda pra caramba, mas eu pesava 60kg heuehu

Nao se encarna em comprar novo agora nao, pode comprar uma usada mesmo, pode ta feinha, amassada e remendada. Só não pode ta esburacada (malho) mesmo. Cuidado com as pinturas que os nego poe nas pranchas usadas, as vezes é pra esconder um dano estrutural na prancha, aí é só contar os dias pra prancha se estourar de novo.

Depois de um tempo tu vende essa prancha e pega uma melhor e mais apropriada pra tua evolucao e assim vai.

Aproveita agora o verão pra se matar de surfar.. Se chegar no inverno e voce estiver viciado vc vai querer comprar um long john e continuar surfando o inverno todo. Sem medo de água fria.

E o mais importante de tudo, respeite o mar e os locais. Conheça os seus limites, se o mar parece grande é pq ta grande... Hoje vc nao consegue cair, mas daqui 1 ano tu vai ver como o negocio fica mais facil.

O [MENTION=3813]kaue[/MENTION]; daqui do fórum é professor

Bone is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
21-10-14, 15:30 #3
Show de boa, eram essas dicas que eu precisava. Meu amigo me recomendou funboard mesmo, pelo peso e altura (1,80 cm e 100 kg). Só fiquei com duvida do tamanho, hoje achei varias pela internet que varia de 7 a 7,9 (polegadas, ne?).

Eu acho que vou cair de cara nisso, não paro de pensar na ideia e estou pesquisando bastante. Não tenho casa na praia, mas esse meu amigo também não e ele vai de sabado manha e volta no fim da tarde, só pra curtir mesmo.

Acho que vou demorar um pouco pra ficar razoável porque tenho que melhorar meu preparo físico, as remadas me cansaram bastante, mas achei fantástica a primeira experiência.

Vlw e abraço

spdio is offline   Reply With Quote
kaue
Trooper
 

21-10-14, 16:29 #4
Surf é um dos melhores esportes e uma das melhores experiencias pra se viver, com certeza...

Basicamente é oque o Bone falou, compra um funboard com ***bastante*** flutuação... é uma prancha pra iniciantes e com pouca mobilidade, mas tem muita estabilidade e é mais facil para ficar de pé, e ate sentar que parece facil no começo é dificil, mas logo vc pega o equilibrio e depois vira automatico.. No inicio pega onda na espuma, quando a onda ja estiver quebrada.. nao vai direto pro "line up" onde a onda quebra.. so depois que se sentir mais confiante e ja ficar de pé com mais frequencia... conforme a evolução, vc vai mudando de prancha... mas isso sem pressa
Não recomendo comprar uma nova já de cara.. compre uma usada em boas condiçoes.. vá em surfshops ou fabricas de pranchas pesquise um pouco antes de comprar... evite compras na internet...
O mar é um ser vivo e tem temperamento, entao cuidado, respeite-o.. Cuidado com os banhistas para nao machucar ninguem qnd cair da prancha...

passando esse "level 1" do surf que é árduo, te garanto que é incrivel tu ter o surf como esporte... vc vai ignorar a chuva o frio o vento pq sabe q a recompensa de surfar é algo foda demais hehehe alem de passar o dia na praia, oq nao precisa de comentarios... é mais ou menos isso ae.. abraço!

kaue is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
21-10-14, 16:37 #5
Heheheh estive em noronha estes tempos e me deu muita vontade de pegar uma tabua novamente... tava na praia do cachorro e cada ondinha massa de pegar tudo agua transparente e aquele cardumão de peixe... deu uma vontade de cortar onda! :-/ eiaaeaehae dizem que tem a época do Swirl lá em noronha que rola onda havaiana na praia da caçimba do padre... eu tive lá e nada de ondas... até deu pra nadar em volta dos dois irmãos..

qndo eu era bem mulecão eu surfava um pouco, depois de velho qndo tava com 20 voltei a pegar onda uns 3 meses, mas aí já parei pq saí da praia :-/

E sim, a principal dica que eu posso te dar é, respeite o mar, e se acontecer algo, maré te levar, nunca, mas nunca largue sua prancha, ela é sua melhor amiga nessas horas! Perdi a conta de qntas vezes minha mãe quis morrer pq me "perdeu" no mar! eouahaeouh!

Sabbath is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
21-10-14, 17:27 #6
só sei andar em linha reta e em uma taxa de sucesso de 1 em 15 tentativas

serjaum is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
21-10-14, 17:39 #7
sempre quis praticar, mas minha cor de pele só se da bem se for no kelly slater pro surfer

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
21-10-14, 17:53 #8
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
sempre quis praticar, mas minha cor de pele só se da bem se for no kelly slater pro surfer
HUEaoiuheaHU idem... mas pra tudo tem daqueles protetores que GRUDAM feito piche na pele, e também tem a segunda pele né que protege bastante...usar camiseta no mínimo!

Sabbath is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
21-10-14, 18:31 #9
brinquei umas 3x só, uma com meu primo e tio só que era 1 prancha só dai revezava... e a prancha era "pequena" era foda subir
outras 2 com uma amiga da minha irmã que tinha prancha sobrando e me emprestou, fiquei um tempão tentando... consegui subir umas vezes mas não durava mto tempo de pé, ou eu caia ou a onda ficava fraca e eu afundava
depois nunca mais sempre quis praticar tb, morar na praia e tals

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

21-10-14, 18:54 #10
Sou doido pra brincar disso! haha

hypnos is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
22-10-14, 17:51 #11
Porra, escrevi um texto grande e qd dei submit perdi tudo, raiva da porra.

Eu quero ir pra um lugar onde tenha aluguel de pranchas boas, segundo meu amigo a prancha que eu estava era muito ruim, ela era bem velha, estava muito ondulada na sua superfície, estava sem as quilhas e pra completar as laterais estavam meio quebradas/trincadas, só alugamos porque foi barato e porque ele queria q eu tivesse essa experiência, como estavamos a tempos tentando achar, resolvemos alugar aquela msm.

A experiência foi legal, mas essa parte de sentar é foda, PQP coisa dificil, com a remada eu me acostumei e estava indo tranquilamente, mas sentar na prancha é foda, não consegui parar 10 segundos...

Em duas ocasiões eu fiz certinho, vi a onde se formando, vi onde ela ia quebrar, virei e fui remando, mas na hora de subir eu cai. Segundo meu amigo eu fiz certinho, mas a subida além de ser difícil por natureza ficou prejudicada pela prancha velha.

Não paro de pensar nisso, acho que vale a pena alugar mais umas duas ou três vezes antes de comprar.

Realmente vc se queima muito, fica com ombro doendo e as parafinas ralando no peito doi pra caralho, mas mesmo assim eu curti.

É um estilo de vida legal, mas tem que ter muita dedicação, tem q ir praticamente todo fim de semana, como não tenho casa tenho que viver de bate e volta ou de pensão, hotel, sei la...

Enfim, obrigado pelas opiniões, vou ver o que posso fazer...

Abraço

spdio is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
22-10-14, 18:20 #12
nossa, prancha sem quilha é tenso hain?!

Lateral trincada/quebrada é "normal" ahuaeuhea! a minha mesmo era toda zuada... mas dá nada não, mas sem quilha eu acho que não dá não hein... nunca nem tentei! :P

Sabbath is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
22-10-14, 19:09 #13
eu 'tentei', fica instavel pra caralho
mal dava pra ficar em pé

Yakov is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

22-10-14, 20:32 #14
to no cel, mas te falo 2 coisas:
nunca ande em uma moto, nunca tente surfar. é tentar e se apaixonar, o bagulho é demais.

Blazed is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
23-10-14, 09:58 #15
Acho que isso influênciou muito minha primeira experiência, por isso queria alugar uma prancha boa pra tentar novamente... a lateral trincada/quebrada ér normal, mas rala o braço todo, rss....

Blazed, obrigado pelo conselho mas não posso voltar atrás, rss, já ando de moto diariamente e já "surfei", rss..

Abraço

spdio is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

23-10-14, 13:10 #16
NOSSA, sua experiencia seria traumatica aeheoahoeaha prancha sem quilha
entao, santa catarina tem uns lugares com pranchas minimamente boas pra alugar, coisa de 15 reais 2-3 horas, se chega cedo pega o mar sem vento, batendo swell sudeste, perfeito, da pra aprender muito.
Esse final de ano vou passar 1 semana na praia grande da Ilha do Mel - PR, cara, é a melhor direita do Paraná, em Matinhos - PR tem um pico que é só esquerda, o pessoal empresta prancha.
No mais, a rapaziada te deu o toque certo, bota uma camiseta velha, a parafina enrola os pelos do peito e fode tudo.

Blazed is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
23-10-14, 15:57 #17
Se conseguisse alugar por um preço desse eu ficaria feliz, paguei R$ 40,00 por 2 horas... em SP tudo é inflacionado, PQP!

Mas eu estou pensando seriamente em compra a prancha, tem várias com preço bom nesses sites de venda tipo OLX ...

spdio is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
24-11-14, 14:13 #18
Vou ressucitar o tópico, NEWS!

Estava procurando uma prancha, vi vários anuncios na internet mas fiquei com medo de estar quebrada ou com defeitos, enfim, acabei comprando uma nova, um amigo é gerente da Overboard e fez um desconto legal com uma forma de pagamento melhor ainda... Comprei um Funboard de 7.5 e todos acessórios (quilhas, leash, deck)...

Nesse 1 mês que passou fui todos os fds pra praia... muitas experiências boas PQP, como tem lugar bonito... isso pq eu fui pra pouquíssimas praias em SP.

Nos primeiros dois fds fui pra Mongagua onde um camarada tem casa... não é uma praia boa pra surf, suja, água escura, pessoas feias, rsss... litoral sul faz juz a má fama. Enfim, deu pra entrar um pouco no mar, foi um primeiro contato com a prancha, estava me matando pra ficar equilibrado deitado, sentado então, PQP! Não consegui dropar, mas bom um bom treino de remada.

No fim de semana retrasado eu fui pra uma praia bem melhor, praia de São Pedro, é uma praia semi-privativa do Guaruja, o acessamos através de um condomínio (Tijucopava), tem número limitados de carros pra entrar e não tem um quiosque, poucos banhistas, só uma galera surfando... lugar lindo, ondas legais e estava bem calmo pra quem não tem muita experiência. Já fui com uns amigos, ai me deram boas dicas, consegui fazer meio drop, subi e cai pro outro lado.

Agora nesse último fds foi uma trip surf msm. Fui com o mesmo camarada do inicio do topico para Ubatuba, acampamos em um camping e foi surf o dia todo, duas quedas por dia, dormindo e acordando cedo... Conheci mtas praias animais (Vermelha, Almada, Felix, Brava e Itamambuca), algumas com acesso por trilha, poucas pessoas, sem comercio, enfim, muito foda... Depois de 4 dias seguidos fiz uma pequena evolução, consigo remar mais tempo e consequentemente ficar mais tempo no mar... já consigo sentar na prancha, as vezes desequilibro e caio, mas já da pra descansar um pouco sentado... Aprendi um pouco da leitura da onda e tento entrar na hora certa... e consegui fazer um drop, q acho q não durou nem 2s... peguei vários "jacarés"... enfim produtivo.

Eu pensava que surfar era algo mais simples, mas é muito difícil, tem que treinar muita coisa... equilibrio é fundamental, resistência é crucial, porque depois de 10 minutos remando seus braços vão pro saco... não pode ter medo da água e nadar pelo menos razoavelmente... vou continuar a sina e espero que até o incio do ano eu pelo menos consiga uns 10s na onda, rsss..

Isso ai!

Até mais!

Ps: segunda, to com sono e não vou rever os erros de escrita...

spdio is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
24-11-14, 14:30 #19
Litoral sul? Guaraú, a 8km de Peruíbe! Adorava lá! Antes de chegar em Guaraú tem a "prainha" também que é top pra pegar umas ondas em certos dias...

Guaraú é ótimo pra aprender... eu aprendi lá ehhehe!

Sabbath is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
24-11-14, 16:18 #20
Bom saber, vou procurar conhecer essa praia ai... vlw

spdio is offline   Reply With Quote
LuCk
Trooper
 

25-11-14, 13:42 #21
A ideia é essa que todo mundo já falou, não tenho mais muito pra falar sobre. O negócio é ser persistente, porque é difícil no começo, mas a vibe que tu sente na água recompensa demais o esforço, sem falar que recarrega fudidamente as energias.
Tenta não ir sozinho, porque aí desanima. Chama uns brothers e tal, e vai. Logo, depois de frequentar por um tempo a mesma praia, tu já começa a conhecer o pessoal local, ou aqueles que estão lá todo fds, já faz amizades, e o negócio só vai melhorando.
Uma dica que me deram no íncio, e que foi útil pra caralho: Quando for furar onda, mete o pé na rabeta, ao invés de por o joelho na prancha. Primeiro, porque você consegue furar BEM mais fundo (faço isso qdo vem alguma série grande); Segundo, porque no começo é difícil ter um equilíbrio bom em cima, mesmo remando, e facilita muito mais meter o pé na rabeta, atrásd do deck, pra afundar, do que o joelho no meio da prancha, é bem mais eficaz!

Achei umas fotos perdidas no face aqui, segue:

 


 


 

LuCk is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

25-11-14, 13:52 #22
O joelho é pra botar na rabeta tb, mas é bem mais fácil com o pé mesmo... olha o método do john john florence:


taco is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
25-11-14, 17:58 #23
Opa, vlw as dicas.

Minha prancha é um funboard de 7.5, segundo meu amigo não da pra furar as ondas assim, tem que fazer a "tartaruga", estou treinando e já ta saindo bem, ajuda pra caralho.

spdio is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
25-11-14, 18:13 #24
ah, no marzin do sul nem dá nada aehuaehae! É susssa! Logicamente é bom treinar! :P

Sabbath is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
25-11-14, 18:16 #25
Pior que tem gente que faz das duas formas, tartagura:


Convencional:


spdio is offline   Reply With Quote
LuCk
Trooper
 

25-11-14, 18:53 #26
Na verdade depende muito da onda. Se ela ainda tá se formando, dá pra furar por baixo. Problema é se ela estoura na tua frente, aí é melhor virar e segurar mesmo

LuCk is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

25-11-14, 18:59 #27
Quote:
Postado por taco Mostrar Post
O joelho é pra botar na rabeta tb
( ͡° ͜ʖ ͡°)

punisher is offline   Reply With Quote
kaue
Trooper
 

25-11-14, 19:56 #28
e tem situação que é melhor largar a prancha e mergulhar fundo kkk

kaue is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

25-11-14, 21:59 #29
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
( ͡° ͜ʖ ͡°)
KNEE FUCK DAT BITCH

Blazed is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
26-11-14, 09:13 #30
Putz, teve praia que eu sofri pra passar a arrebentação sem saber isso ai, é foda, chega uma hora que acaba a energia, kkk.

Na praia Vermelha do Norte em Ubatuba eu nem consegui passar a arrebentação, tentei e cansei, esperei 10 minutos e tentei novamente, foi assim três vezes e não consegui passar.

=/

spdio is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

26-11-14, 12:07 #31
spdio tem também as valas, ou correntes de retorno que te ajudam a entrar no mar, pode ver que quem conhece a praia entra fácil:

http://www.ibrasurf.com.br/os-perigo...es-de-retorno/

Maresias por exemplo, se vc reparar a areia perto do mar tem ondulações, onde é mais baixo são as valas que tem corrente pro fundo. Perto das pedras ou de um pontilhão também sempre tem essa corrente.

taco is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
26-11-14, 17:32 #32
Porra, isso eu preciso aprender pq deve ajudar muito, rss..

Vlw mano..

spdio is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
26-11-14, 19:18 #33
Melhor perguntar ou ir pra um marzinho mais sussa... Arrebentacao q nao consigo passar nao eh o mar q vou encarar... Ehehhe

Sabbath is offline   Reply With Quote
LuCk
Trooper
 

27-11-14, 00:31 #34
Taco tem razão. Normalemnte nas praias que formam um U, sendo a ponta direita e esquerda do "u" as pedras, quando elas são tpo um enseada, NORMALMENTE um canto, ou os dois, são mais fáceis pra entrar.. Pode reparar, as ondas quebram diferentes ali, as vezes mais gordas, enfim, depende de cada praia. Só não cai na besteira de se enfiar no canto das pedras pra entrar no mar, pq é foda, tem q saber onde tá entrando

LuCk is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 03:09.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.