Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
dreisao
Banned
 

Default Pixacoes, Vandalismo ou Cultura?

07-05-05, 12:02 #1
Bom, eu tenho procurado esse tema faz tempo na internet, varias pessoas q veem as pixacoes nos perimetros urbanos nao entendem porra nenhuma, principalmente eu... entao fiz o favor de ir procurar no dr. google, e pela minha surpresa, nao axei nada sobre o significado.. pela primeira vez.. mas nao canso na minha busca.

Contamos um poquinho de nossa historia:

"Na re-descoberta Pompéia, muito do latim vulgar foi resgatado graças às pixações que encontraram sobre os muros da cidade. Sobre o túmulo de São Pedro em Roma o indício de que ele teria sido enterrado alí, são registros feitos na base da grafitagem (arranhões nos muros). Hoje também, as pixações ou grafitagem possuem significados vários. Às vezes degradantes, às vezes, porém constituem um sério alerta para que a sociedade faça uma auto-crítica e se reforme ou se revolucione antes que a degeneração total ou um tipo qualquer de escrevidão sofisticada se instale."

Axei tambem um comentario de um pixador que apenas os pixadores sabem o significado disso, mas para que? marcar territorio? Tem esse comentario aki tbm:

"Para os q somente pixam tags, tags-reto, e simbolos, a pixação geralmente eh soh uma forma de ficar conhecido, de uma galera impor respeito, ou conseguir seu "ibope". Mas em muitos caso os autores das pixações não ligam só para o ibope e para qtde, mas as vezes sua escrita é um protesto, ou uma expressão artística, mesmo q ilegal."


Claro que vai ter pessoas q irao falar:

"O pixador, na verdade, é aquele cara infantil, sem cultura, sem conhecimento, sem preparo para a vida e vê na pixação a única forma de aparecer para o mundo ou para o grupinho do qual faz parte. O que ele quer mesmo é parecer igual, ser igual. Nem ele mesmo sabe o significado do que faz e a conseqüência negativa que trará para ele mesmo. É, simplesmente, um coitado, carente de atenção que quer se destacar da pior forma possível e, tentar fazer dele um visionário ou alguém que tenha algo a dizer ou mostrar é pura babaquice. Inseri-lo num contexto de poucos recursos intelectuais seria mais aceitável do que tentar justificar o vandalismo que cometem, usando de poesia ou chantagens emocionais de cunho social. No meu ver, não dizem, absolutamente, nada e só continuaram emporcalhando as cidades até a fase em que perceberem que esse tipo de conduta não será conveniente para seus filhos. Pena que ainda levarão um bom tempo para perceberem isso."

Mas tem a resposta de um pixador (analfabeto pelo jeito):

"Antes de atirar em um pixador,verifique se o seu filho esta mesmo em casa, dormindo...Quem pixa uma vez nao para nunca mais. Uma maneira de se expressar no meio da sociedade, maneira ilegal, mais que e praticada por muita gente. A pixacao com certeza se fosse legalizada nao ia ter graca nenhuma.Por isso milhares de pixadores. Porque nos gostamos de fazer o que e proibido. Ja apanhei muito por causa da pixacao. Apanhei de segurancas fui pixado pela policia. Mais mesmo assim continuo na ativa. Se voces axao que pixar eh uma coisa de crianca ridicula, procure se informar sobre o assunto. Converse com pixadores. Muitas pessoas artistas de hoje em dia comessarao pixando.
Nos pixamos para termos IBOPE. Sermos respeitados. Por que voces acham que hoje em dia, a maioria dos pixadores sao " PLAYBOYS " ? Por que querem respeito de bandidos e de pessoas que possam vir a fazer mal a eles. E conseguem esse respeito...!"



Bom, resumindo, nao axei significado dakeles simbolos q nao entendo nas paredes, mas uma coisa eh certa, eles vao continuar la, vao continuar fazendo q os donos das propriedades gastam dinheiro pintando-as denovo.

Detalhe: nao confundam pixacao com graffiti ok?

Se quiserem ver um desabafo de um pixador (algo assim)
http://www.ainfos.ca/00/jan/ainfos00335.html

E se quiserem comprar tinta pra evitar pixacao:
http://www.impercia.com.br/produto.asp?id_prod=330

Tem algum pixador ake no forum? soh pra explicar o pq ou o significado? A maioria fala q eh adrenalina, ou protesto.. mas sei la, mto simples.





dreisao is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

07-05-05, 12:05 #2
pixador com grafiteiro tem uma grande diferença
um é vândalo, e o outro é artista.

... is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

07-05-05, 12:31 #3
Saiu uma materia disso na ultima pagina da ultima super interessante!

Nao li ainda.

kuidow is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

07-05-05, 12:35 #4
Pixador = Vagabundo

e nada vai mudar essa ideia!!!!

Skipper is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
07-05-05, 12:39 #5
Quero que morram.

Never Ping is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-05-05, 13:01 #6
pixador = idiota que quer aparecer...

bom, é tudo questão de modinha, coisa de criança mesmo. tipo criança que fuma soh pra parecer legal, um dia passa... mas é foda, é muito feio pixação...

ps. odeio grafiti tb, por mais que não seja ilegal, deixa a cidade com cara de pixada... mas fazer oq, aí é questão de gosto

s p o o l is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

07-05-05, 13:05 #7
no rio a pixação eh totalmente diferente de SP

No rio cada um tem um NOME, e pixam cum jetcolor

em sp nego pixa mto mais de rolo de tinta, e 2367826 pessoas pixam o mesmo NOME.

kuidow is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

07-05-05, 13:10 #8
porra
graffiti é bem loko spool
é pq vc nunca viu os PRO´S entao
nego q sabe fazer a fita mesmo
usando recursos decentes
fica fodaaaasso

... is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-05-05, 13:20 #9
eu sei rocka, ja vi sim uns realmente impressionantes... o que eu quis dizer foi que não curto aqueles (muitas vezes mal feitos ou apenas essas siglas de pixação estilizadas) no meio da cidade... deixa com um aspecto ruim. parede é pra ser branca po

s p o o l is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

07-05-05, 13:21 #10
eu vi pouco grafite daqueles que o lugar foi especialmente reservado pra artistas grafiteiros, bem legal os desenhos, isso é arte pública
mas o resto é aqueles pixes de nome do cara ou nome do 'bonde'(gangzinha) espalhado por todo canto, isso é uma merda

relax' is offline   Reply With Quote
Keane
Trooper
 

07-05-05, 13:24 #11
uahhua eu nunca vou esquecer...

eu em curitiba passando pelo lugar... vi uns maloqueiro pintando o muro pixado com a policia do lado

Keane is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-05-05, 13:33 #12
Isso me lembra minha escola FDP. Lá pela sétima, oitava série, tinham os carinhas metidos a gangster haha. Aí eles ficavam pixando a escola (com aqueles canetões), até que um dia eles fobram obrigados a pintar um muro que tinham rabiscado e levaram advertencia. A gente deu bastante risada heh... Até que apareceu no Jornalzinho da escola eles pintando o muro e dizendo que eles tinham se proposto a pintar o muro numa atitude louvável. gr. Pura propaganda enganosa, em nenhum lugar citou que era uma punição. Absurdo total...

s p o o l is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

07-05-05, 13:49 #13
nunca pixaram a minha escola...
deve ser pq ela é militar
mas tipo, grafite eu acho mto bala, acho uma arte bem feita, aqui no centro de poa perto do cais do porto tem um paredão soh grafitado
mas pixação eh suxxx, falta de quem tem o que faze!!

ninfo is offline   Reply With Quote
K o R n
Trooper
 

07-05-05, 13:57 #14
Na boa, tem tanta coisa melhor pra fazer e o pessoal fica querendo fazer isso nas ruas. Alguns podem até consider arte, mas isso não muda o fato que a cidade vai continuar com cara de pixada.

K o R n is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

07-05-05, 14:22 #15
Eu vejo a pixação como uma identificação. O cara que pixa busca respeito e reconhecimento. É meio que coisa de idade mesmo com uma ponta de imaturidade, rebeldia e como em vários esportes radicais, a ativação da adrenalina!

Eu já pixei, pixava com rolinho e tinta, e de 'tala' ou famoso spray. O que eu vivenciei no meio é que existem muitas 'galeras' que se juntam para isso, envolve a rivalidade, brigas, arte e com certeza, acho que devido a idade (entre uns 12 a 15 anos) muito respeito. Nunca tive maiores problemas com polícia nem brigas, mas cheguei a presenciá-las, além de sempre ouvir muitos casos!

Com o tempo comecei a mecher com grafiti e larguei tudo de vez após perceber a merda que era. Hoje em dia vejo pixações como grande vandalismo e acho muito feio!!

Em relação aos símbolos, eles são nada mais nada menos que uma 'imitação' das letras normais mesmo. Cada um costuma pixar seu próprio apelido com os caracteres que acha melhor ou mais bonito.

troy is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

07-05-05, 14:35 #16
de boa, pixação é coisa de débil mental

Baron is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
07-05-05, 15:25 #17
Pixador é vândalo.

E grafiteiro, quando faz a sua "arte" no muro dos outros e sem permissão, é tão vândalo quanto o pixador.

[]'s
NiGhTWolF

night is offline   Reply With Quote
holopainen
Trooper
 

07-05-05, 15:29 #18
pixação é ridículo....não tem senitdo nenhum e é coisa de moleque de 14 anos querendo se achar gangster....

graffiti tb não acho legal....
não acho bonito mesmo, mas não tenho nada contra, desde q não seja feito sem autorização, tipo em algum muro e tal....


mas o pior de tudo isso é o cara de bem, q paga seus impostos, não comete nenhum crime, ter de pagar uma pintura nova pro muro da sua casa pq um FDP escreveu alguma merda, tipo apelido ou nome de ganguezinha....

e depois de uma semana.....ter de pintar de novo!!!affff

holopainen is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

07-05-05, 15:33 #19
troy, mas esse respeito eh como? "Porra o mlk pixou o cristo redentor, esse eh foda, respeito ele, paguei uma!" assim? pixar lugares fodas?

dreisao is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

07-05-05, 17:48 #20
Quote:
Postado por DiE Hellz
troy, mas esse respeito eh como? "Porra o mlk pixou o cristo redentor, esse eh foda, respeito ele, paguei uma!" assim? pixar lugares fodas?
Pô cara.. Eles respeitam devido a 'galera' do muleque, que no caso são as siglas e como costuma ser o povo mais novo que pixa, tem muita gente em colégio que paga muito pau. Tem essa também dos lugares fodas e tal...

troy is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

07-05-05, 17:57 #21
Ah troy, fala serio!
Pagar pau pra esses zeh roela, sem nocao, crianca do kct?!

TEM QUE DAR PORRADA EM PIXADOR!!!!

Skipper is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

07-05-05, 18:01 #22
Ué véio.. é coisa de mlk porra.. que eu posso fazer?

troy is offline   Reply With Quote
Jack
Trooper
 

07-05-05, 18:05 #23
Eu tenho um camarada que é pixador, o maluco tem 22 anos, já é formado e trabalha no banco do brasil, e não é como faxineiro não (nada contra quem exerce essa nobre profissão). Tem alguns que pixam por causa da adrenalina mesmo, seilá, tipo fugir da polícia iaheaeh. Mas a maioria que pixa, pixa por causa do "ibope" mesmo, tipo, quem tem mais tag, quem dá mais role, geralmente ganha um certo respeito (dentre eles). Os caras "das antigas" reclamam disso, antes, para se ter respeito era preciso pixar em lugar difícil, alto, ou muito longe, que envolvesse um risco, mas hoje a mulecada só quer saber de sujar o muro dos outros.

E kuidow, em São Paulo e no Rio de Janeiro, dizem que a pixação é diferente mesmo, só que não é "2367826 pessoas pixam o mesmo NOME", acontece que eles juntam uns camaradas e criam uma "grife". Por exemplo, "TIRAS" ou "OS+IMUNDOS" (que tem na minha rua e eu já vi até em Campinas e Sorocaba).

Outra coisa estranha, é que a pixação existe em vários lugares (exceto em lugares civilizados ahaahe) mas as do Brasil, acho que em São Paulo especialmente, elas são meio que um referencial. Tipo, nego do outro lado do oceano paga um pau pra "técnica" empregada ou pro estilo do letreiro desses rabiscos que você vê todo dia.

a MINHA opinião é que pixação é uma merda e grafite é muito loko, realmente acho que embeleza a cidade.


Last edited by Jack; 07-05-05 at 18:09..
Jack is offline   Reply With Quote
Jack
Trooper
 

07-05-05, 18:07 #24
respondendo a questão do tópico:

pixação é vandalismo SIM.
mas nem por isso deixa de ser cultura.
gostando ou não, faz parte da cultura urbana do nosso mundo contemporâneo.


Last edited by Jack; 07-05-05 at 18:15..
Jack is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
07-05-05, 18:58 #25
bandido!
pixação e grafiti aqui em curitiba é tudo vandalismo.. nada de bonito

StorM is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

07-05-05, 19:47 #26
Isso q eu falei jack!

Eles fazem um grupo e todos pixam o mesmo NOME. ! No rio eh cada um por si

tem os grupos, mas a galera poe o NOME e depois a sigla do grupo embaixo

kuidow is offline   Reply With Quote
Jack
Trooper
 

07-05-05, 19:53 #27
é verdade, depois que eu percebi que eu falei a mesma coisa que você só que com outras palavras aheiuah

só pra acrescentar, uma outra coisa escrota hoje em dia é que em São Paulo os kras tão pixando com giz, fica muito feio mesmo.. e tipo, não é giz igual de lousa, que usa na escola, é um que eles mesmos fazem que eles colocam cola lá no meio, e fica meio que "inapagável"..

Jack is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

07-05-05, 22:35 #28
Quote:
Postado por kuidow
no rio a pixação eh totalmente diferente de SP

No rio cada um tem um NOME, e pixam cum jetcolor

em sp nego pixa mto mais de rolo de tinta, e 2367826 pessoas pixam o mesmo NOME.
Pode ser com Colorjet, tinta Sulvinil ou até liquid paper. Emporcalham a cidade do mesmo jeito...
E outra coisa, pichador no Rio leva a lata e aquele bico da lata separados. Se a PM prender "esculacha" mesmo. Pinta o neguinho todo.


Last edited by NITRO; 07-05-05 at 22:41..
NITRO is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
08-05-05, 00:19 #29
Eu ja fui pixador , dos 15 aos 17 anos , saia + ou - 2x por semana na madruga só pra pixar , eu e os caras da minha sigla ( VR ) botavamos roupas bem aparentadas e escondiamos as latas embaixo do saco. Com o tempo eu parei porque acho que é coisa de adolecente querendo aparecer mesmo hehe , gostava da adrenalina e da fama , gostava de passar nos lugares que tinha pixado no outro dia também pra ver como tinha ficado ... Em uma sigla do meu bairro, tinha um pixador que tinha 33 anos hehe , isso é doença mental, to com 20 anos hoje e outra cabeça né , hj em dia acho uma coisa ridicula hehehe .
Os pixadores do Rio são diferentes dos de São Paulo , até no estilo de mandar nome , os cariocas mandam uma pixação + embolada e os paulistas usam linhas + linhas retas, e acho que aqui no rio eles são mais ousados, 90% aqui também tem alguma ligação com a maconha.

CroNicaL is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

08-05-05, 00:25 #30
Pô.. essa coisa de esconder biquinho é básico demais...

Eu lembro que eu colocava agulha de seringa na boca dos biquinhos e grudava com durepox.. dae saia mó fininho... hehehe .. E sempre quando saia era com pininho escondido e se os home aparecesse, tinha que isolar... nunca precisei.. =p

Pixar, skate e maconha são coisas bem ligadas.. hehehe

troy is offline   Reply With Quote
Scrabby
Guest
 

08-05-05, 00:27 #31
Se as pessoas fossem analfabetas não haveria pixação!

  Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
08-05-05, 00:33 #32
Sem falar que aqui no RIO era a maior união , sempre tinha encontro de pixadores nos sabados em ipanema , no aterro ... eu nunca fui de ir pra morro , mas a maioria ia pra baile funk tb depois hehehe ... era meio playboyzinho e ficava disfarçado hehehe .
Dos caras que eu conheci , a maioria é tudo vagabundo com + de 20 anos agora , e um amigo morreu a 2 anos tb , ele conheceu o lado criminal e foi a partir dos contatos da pixação.

Sobre o BIRRO hehe , eu nem escondia não , aqui no rio a policia é muito mal hehe , se vc rodar , a melhor coisa é dizer a verdade ... pq se tentar enrolar um PM a noite aqui vc se fode legal ... se dizer a verdade , falar sim senhor hehe não senhor , as vezes nem um tapinha vc leva hehehe. Minha sorte tb é que tenho uma cara de playboy , saia arrumado , quase nunca levada dura , nunca me fodi serio , so fui pixado uma vez e quando e mandava nome na tarde em pleno centro do rio (ao lado do maracanã) ...
Se pudesse voltar atrás não perderia meu tempo fazendo essas coisa hehe , teria estudado + pq agora to corredno atrás e ta foda hehe .

CroNicaL is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

08-05-05, 02:03 #33
Eu curto grafiti quando os caras fazem aqueles desenhos tipo figurinha PLOC MONSTER

Tem uma escola na região tatuapé/carrão q o muro e todo grafitado de mosntros
heheeh é o mais rlz q vi até hj!

E da vontade de enfiar um MAC com photoshop CS + plugins outter glow
no cu daqueles caras q só fazem umas letras gingantes toda tortas
e chama de grafiti

E pixador tem mais é q se foder mesmo, mataram um guarda noturno
aqui na vila por vingança

ds is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

08-05-05, 03:32 #34
Quote:
Postado por Scrabby
Se as pessoas fossem analfabetas não haveria pixação!
Nesse post q eu descobri se alguem leu meu topic heaufahs

dreisao is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

08-05-05, 08:20 #35
Quote:
Postado por Scrabby
Se as pessoas fossem analfabetas não haveria pixação!
nada haver.. pixação não é feito apenas de escrita ou de falta de informação...

pixação é cultura quando usado da forma correta, o resto é vandalismo e cadeia..


Last edited by 3460; 08-05-05 at 08:22..
3460 is offline   Reply With Quote
Jack
Trooper
 

08-05-05, 16:53 #36
em SP também rola ou rolava uns "encontros" e a maioria é boy também..

eu lembro que outro dia eu li uma reportagem de dois irmãos que tinham por diversão pixar, aí eles falavam que saíam de carro (dado pelos pais) de madrugada com uma escada no porta malas.. aí eles chegavam em algum pico, estacionavam o carro, tiravam a escada e pronto haeiuha

Jack is offline   Reply With Quote
Jack
Trooper
 

08-05-05, 16:55 #37
troy, vc anda de skate ?

Jack is offline   Reply With Quote
Syndrome
Trooper
 

08-05-05, 16:59 #38
Grafitti é outra coisa bem diferente né..
Inclusive ao fazer grafiti vários pedem autorização ao dono da casa, ou local.
Visto que normalmente em partes da cidade as casas sempre são pixadas.

Ter um grafitti no muro ao invés de uma pixação é bem melhor
E várias empresas usam o serviço de grafiteiros para propagandas e muros.

Syndrome is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:58.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.