Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Demé
Trooper
 

Default [DS Blog] Quando a gente acha que nunca acontece conosco..

06-12-07, 03:05 #1
Seeeenta que lá vem história
Se não quiser ler a historinha sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral) do meu avô, passem para as ultimas linhas...

É claro que seria muita ingenuidade da minha parte pensar assim (como descreve o titulo do topico)
Mas viver com 2 idosos, sedentários, fumantes, um de 72 e outro de 68, diabéticos, pressao alta e o caralho a 4, teria pelo menos ter me informado sobre isso
Pois então
Meu avô teve AVC-I no sábado, durante a missa de crisma da minha prima, mas ninguem sabia o que era... Eu não estava lá, mas se estivesse, também não saberia dizer o que estava havendo...
Ele simplesmente, no meio da missa, saiu pra fumar um cigarro, não estava se sentindo bem... então quando voltou, já voltou estranho, segundo descrições da família, ele ficou parado meio que "viajando", nao prestava atenção em nada...
Ninguém suspeitou
Chegaram em casa, minha avó foi deitar e meu avô dormiu no sofá, como de praxe... Eu cheguei, entrei pela sala, vi ele dormindo e vim pro computador.. Isso era 1h da manhã
Qd foi 2h, eu chamei ele. Ele estava em dormindo profundamente (graças a Deus, não como Drummond interpreta). Achei que ele tinha bebido demais, como as vezes faz, média de 1x por semana. Ele acordou, sonolento, foi para a cama.
Domingo, veio a família aqui, almoçou... Ele comeu muito pouco e foi dormir novamente. Todos o acharam meio estranho, pois não é normal dele ficar afastado assim. Além do que, ele fuma faz muuuuuuito tempo e não tinha fumado desde então.
Ainda tem história pro meio, mas vou ir pra parte do médico.
Uma de minhas tias veio cedo segunda feira para trabalhar no escritório de contabilidade anexado a minha casa e achou as atitudes do meu avô meio estranhas.. Segundo minha tia, ele tentava falar mas parece que esquecia as coisas e ficava frustrado por isso, como se desse um branco nele. Quando ele falava, o que era raro, falava enrolado e sem sentido (não tudo, algumas coisas).
Aí ela veio me falar isso, falando que ele tava assustando ela, pois nunca tinha o visto assim. Ligamos para seu neurologista e marcamos uma consulta para segunda a tarde.
Nesse meio tempo (entre o telefonema e o horário da consulta), ligou a psicóloga do meu primo em casa para falar com a minha tia. O diálogo foi mais ou menos assim:
- Alô, seu Hélio, a Sílvia está?
(sem resposta por segundos)
(o carro da minha tia encosta)
- Pera um pouco
(minha tia aparece no portão e ele aponta o telefone)

Aí minha tia explicou pra psicóloga o que tinha acontecido e ela falou que provavelmente era um AVC
Aí me avisou, liguei pra minha mãe e ela apareceu aqui antes da consulta
Minha tia foi com o meu avô no neurologista e ele fez uns testes simples, como descrito neste tópico que o Jeep postou em 2005 (http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=1396).
Perguntou para o meu avô qual era o nome completo da minha tia, ele não soube responder
Perguntou se fazia tempo que ele fumava e ele falou que não
Detalhe: ele fuma desde os 16 anos.
Perguntou sobre a caneta que estava em mãos
- Como chama isso?
- (pausa)... é de escrever
- É, de escrever, mas qual o nome?
- Não sei
Sobre o relógio
- O que é isso?
- Um relógio
- Certo...
Sobre o telefone
- O que é isso?
- Um relógio
- Não, não é um relógio... Como chama isso? (apontando para o telefone)
- É um relógio de plástico

No final da consulta o médico (conveniado da unimed) confirmou o AVC mas não pediu tomografia (o que é extremamente importante nesses casos)
Voltamos para casa, avisamos os parentes e tal...
No outro dia marcamos com o cardiovascular que trata a minha avó
A consulta foi quarta-feira
Chegando lá, ele falou que era isquemia e que precisava internar o meu avô
Minha mãe levou-o para a santa casa e lá foi atendido pelo sobrinho do meu avô, que é chefe dos neurologistas da santa casa, que chamou mais uns 3 médicos... Fizeram tomografia e ele ainda está internado para uma bateria de exames.

Toda essa historinha foi complementar para dizer que meu avô teve um AVC-I (mais informacoes em http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6) e está com Afasia de Broca (http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?13) agora...
Foi leve, mas é foda... pqp
Pra quem conhece meu avô, ver ele assim é de partir o coração... Ele tem 72 anos mas parece que tem 40, é ativo pra caramba (sem 14 anos rlz), adora contar piadas infames, tem uma energia feladaputa, é esperto pra caralho... Agora ver ele tentar falar e não conseguir, não entender direito o que a gente fala... é foda...
Esses tempos atrás ele tava procurando alguém que tivesse uma filmadora digital, pq ele tinha um projeto de passar pra dvd as piadas que ele tinha, os causos..
Ano passado fiz até uma comunidade no orkut em homenagem a ele (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12357210)
Minha relação com ele é de pai para filho... Minha garganta dá um nó toda vez que falo disso, pq imagino que é muito difícil ele voltar como era antes...


Então pra finalizar, aqui vai a dica: Se vc tem uma pessoa idosa em casa, ou convive com alguma, se perceber algo estranho, faça os testes, não deixe de prestar socorro a ela, esteja sempre atento...

Espero que entendam o que eu escrevi, sou péssimo em vomitar os fatos e organiza-los.





Demé is offline   Reply With Quote
St M
Trooper
 

06-12-07, 03:10 #2
Acho que deu pra entender sim, perfeitamente.. melhoras pra seu avô.

btw.. seu viadinho ;~~

St M is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

06-12-07, 03:55 #3
valeu!!

alias
muitissimo obrigado L3 (leiden), de coração!!
me ajudou bastante, tirou mtas duvidas


pode ter ficado sussa pra entender, mas eu nao entendi o que eu espero com o topico...
axo q eu tava precisando me abrir e queria passar o alerta ao pessoal tb

Demé is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

06-12-07, 04:10 #4
hmm.. que chato! melhoras para seu avô!


lembrando que é essencial tentar auxiliar seus avos a parar de fumar, fazer exercícios, cuidar da diabetes e da pressão!
esses são basicamente os predispositivos para todas as doenças que atingem idosos.. =[ câncer, infarto, etc... portanto, é essencial tentar pelo menos conscientizá-los..

sério seya.. que com esse quadro que você apresentou coisas piores são bem previsíveis.. =[

diabetes + pressão alta + cigarro = problema..

troy is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
06-12-07, 05:07 #5
Foda, não consigo imaginar o que vc tá passando. Não tive oportunidade de conhecer meus avôs paternos (Meu avô morreu antes de eu morrer, e minha avô quando tinha uns 4 anos, mas sempre lembro dela doente). Porém meus avôs maternos, é loucura demais, moro com eles e com meus pais desde que nasci. meu avô tem 84 anos e minha avó 82.

Pra vcs terem noção, minha avó cozinha TODO o dia, lava roupa, passa roupa, molha as plantas, passeia com o cachorro, limpa a gaiola dos passarinhos, faz crochê, tricô e os caralho, além de pegar busão, metrô e coisas do tipo quando precisa.
Meu avô reformou meu quarto inteiro 5 dias atrás, desde me ajudar a tirar os móveis de dentro do quarto/desmontar, lixar a parede, passar massa, pintar, ajeitar o que tava quebrado, fazer uma mesa pro meu computador. Além de quando precisa, colocar ventilador de teto, arrumar persiana e coisas do tipo, e o mais impressionante é que faz tudo com perfeição. Quando trabalhava, ele era desenhista, uma porrada de logo de empresas (Lojas Cem por exemplo), foi ele que criou.

É simplesmente impressionante, qualquer pessoa que vê de fora não diz que eles tem mais de 60 anos, nenhum deles teve problema de saúde, no máximo uma dor no corpo, mas porra, quem não tem isso hoje em dia.

Pode parecer abuso pra alguns aqui, mas eles gostam de fazer isso e fazem pq gostam, pq se não gostassem, com certeza teriam a tranquilidade de deixar de fazer. Só tenho o que agradecer.

Não consigo imaginar como o que aconteceu com o seu avô acontecendo com eles, acho que me foderia com a cabeça. Desejo sinceras melhoras para o teu avô, de verdade.

Até

Aqualung is offline   Reply With Quote
detonator
Trooper
 

06-12-07, 05:10 #6
Meu vô teve um AVC, ele está internado na UTI há exatamente um mês em coma, durante o ataque ele teve 4 paradas cardíacas seguidas de um derrame é uma merda isso e sei exatamente do que o Seya ta falando...

A fala e a coordenação motora dele estão totalmente comprometidas, ele não volta a andar nem a falar se um dia ele sair do coma, é foda isso mas é nessas horas que eu fico puto pelo fato da eutanásia ser proibida nesse país, é totalmente desanimador ver o homem numa cama, entubado, igual a um vegetal.

Tomem muito cuidado com seus parentes mais idosos, se eles estiverem acostumados a beber ou a fumar excessivamente tente convece-los a parar, e pelo amor de Deus não tirem os vícios deles a força, crises de abstinência nessa idade são um fator crítico e que incentivam altamente o aparecimento do tipo de problema citado neste tópico.

detonator is offline   Reply With Quote
BladeSinger
Trooper
 

06-12-07, 05:15 #7
Depois de 3 infartes, o unico medo agora de meu pai é de ter um AVC. Ele ate muda o tom quando fala sobre isso.

BladeSinger is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

06-12-07, 08:08 #8
Quote:
Postado por Aqualung
Meu avô morreu antes de eu morrer
ainda bem,deve ser triste um avo enterrar um neto

Bombastic is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
06-12-07, 08:22 #9
Caralho, aeuiheuiheue +

Aqualung is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

06-12-07, 09:05 #10
Lamento muito seiya...

Boa sorte pra vc agora cara...

u3663 is offline   Reply With Quote
ThE.EnigmA
Trooper
 

06-12-07, 09:28 #11
Fiw, essas doenças infelizmente existem e tem que ser administradas de um modo ou de outro, é dificil falar dessas coisas, eu perdi minha avó a 3 anos, ela pós cirurgia cardiaca faleceu >1mes depois..

Essas coisas sao muito chatas, é dura falar, masi eu acredito que o melhor a se fazer é curtir o tempo junto deles, ja que nao há como se evitar isso, vai acontecer um dia, logico que nao precisa ser dessa forma, pois piora todo o processo.., masss.

Forças seya..

ThE.EnigmA is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 23:31.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.