Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
Default Dúvida Jurídica - Trabalhista.

11-06-07, 11:07 #1
Trabalho Sábado, em um comércio, o horário normal era 8:00 até 12:00.

Estou trabalhando nesta rotina a quase 1 ano.

DETERMINARAM a mudança de horário para 9:00 às 13:00.

Eles podem fazer isto?

Ao esclarecerem, por favor eu quero saber se isto é legal, queria também onde está escrito que isto é legal ou ilegal.

Abraços.





Sabbath is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
11-06-07, 11:16 #2
e que venha o nightwolf..

chrysler is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
11-06-07, 11:38 #3
isso não depende do acordado no seu contrato de trabalho?

hardz is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 11:40 #4
Terei que olhar no meu contrato, mas acho que não tem nada lá especificando horários, só 44 h/semana mesmo.

Sabbath is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

11-06-07, 11:50 #5
Quote:
Postado por Sabbath
Terei que olhar no meu contrato, mas acho que não tem nada lá especificando horários, só 44 h/semana mesmo.
Volta pra Araujo rapaaaaaaaaa

ashusahusuashusahusuhuhsauhsauhsuhsushushushushusauhshu

marcelob23 is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 11:59 #6
você tem que procurar pela Convenção Coletiva de Trabalho (acordo feito entre dois ou mais sindicatos, representativos das categorias profissional (empregados) e econômica (empregadores)) da sua classe trabalhista no seu respectivo sindicato

se lá não estiver especificado os horários é aceitável sim essa mudança no horário

whiplash is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

11-06-07, 12:09 #7
cara
se NAO ME ENGANO, isso pode ser feito após um ACORDO COLETIVO entre empregador e empregados, q pode ser determinado por maioria simples

google it: CLT

rockafeller is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

11-06-07, 12:10 #8
depende no que vc trabalha e da jornada.. mas pelo visto ta tudo certo, meia jornada no sabado e folga no domingo.. e sim eles podem fazer isso.. ta escrito na CLT oaehaeho pede pro night procurar pra vc.

sim claro se nao tiver sido feito acordo do horário.. provavelmente nao foi feito.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 12:17 #9
Quote:
Postado por Zee Fresh
cara
se NAO ME ENGANO, isso pode ser feito após um ACORDO COLETIVO entre empregador e empregados, q pode ser determinado por maioria simples

google it: CLT
acordo coletivo é diferente da convenção coletiva

acordo coletivo é feito entre uma ou mais EMPRESAS (geralmente de médio ou grande porte, ex: sadia, bradesco, etc) e o sindicato dos trabalhadores desta

ja na convenção as partes são os sindicatos representativos dos empregadores e dos empregados. ex: comércio, trabalhadores rurais, etc

whiplash is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

11-06-07, 12:36 #10
lol
deixa de ser nerd vai
todo mundo entendeu oq eu quis dizer
ainda explicitei "ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR"
nego tem q ser muito nerd pra vir corrigir terminologia
anyway
dei uma olhada por cima, e só achei isso:

Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.


ou seja, oq eu havia dito.

rockafeller is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 12:45 #11
"SE NAO ME ENGANO"
você se enganou e eu corrigi
é exatamente o tipo de bosta inútil que eles cobram numa prova da oab, achei que valeria a pena corrigir

whiplash is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 12:55 #12
Mas e ai? Sigo a Convenção? Ou o acordo?

Se eu tiver sindicato representativo e ele permitir isso eu me fodo mesmo assim?

Treco confuso!

Enfim, posso abrir o bico pra chorar com razão ou sem razão? Independente de sindicatos...?!

Sabbath is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
11-06-07, 13:00 #13
se tu acha nerdeza corrigir terminologia
eu lamento, mas tu tá no curso errado hahaha
acordo coletivo e convenção são duas fontes de direito distintas
correção totalmente relevante
em vez de xingar tu devia agradecer

StorM is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 13:02 #14
Storm, me ajuda dotô! heaheahea!

Sabbath is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
11-06-07, 13:06 #15
Walter, eu entendo muito pouco sobre direito trabalhista... mas essa dúvida é até simples, vou dar uma pesquisada e te retorno!

StorM is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

11-06-07, 13:06 #16
lol
isso nao tem porra nenhuma a ver com sindicato
to falando sobre contrato individual de trabalho

nao valeu a pena corrigir, pq eu tava tentando 'explicar' de forma simplificada, ja que aqui nao é uma prova da oab, e tudo oq vc fez foi deixar o cara ainda mais confuso

os assuntos "acordo coletivo" e "convençao coletiva" sao absolutamente irrelevantes para o topic
oq eu quis dizer, de maneira q os meros mortais nao exímios entendedores de Direito entendessem, foi "um acordo entre o empregador e seus respectivos empregados"

rockafeller is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 13:30 #17
sabao, onde você trabalha? faz o que?

whiplash is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 13:41 #18
Quote:
Postado por Zee Fresh
lol
isso nao tem porra nenhuma a ver com sindicato
to falando sobre contrato individual de trabalho
ah para rocka
como não tem nada a ver com o sindicato?

princípio numero um do direito do trabalho:

1 - Princípio da Proteção

1-a) Regra in dúbio pro operário
1-b) Regra da norma mais favorável
1-c) Regra da condição mais benéfica

como ele vai saber qual é a mais favorável se ele não conhecer a convenção?

whiplash is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 14:25 #19
Bom, a dúvida não é só minha, mesmo pq pra mim é indiferente e até melhor, pq todo sabado eu saio 13:00 mesmo! ai nem tem problema...

Sou gerente da assist. tec. de uma loja de informática, resolvi bater o pé mais firme pq eu acho uma puta sacanagem, pq sei que tem técnico aqui tem terá aulas 13:00.

No embostalhar das merdas eu sou técnico.

Sabbath is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

11-06-07, 15:31 #20
Quote:
Postado por Sabbath
Eles podem fazer isto?
Não posso aconselhar pelo ponto de vista legal, mas posso dar uma dica do ponto de vista pessoal. Veja o que é mais vantajoso para vocês, e conversem com o seu chefe antes de sair perguntando por aí se o que ele está querendo vai contra a lei ou não. Lei não é argumento pra negociação de trabalho, o máximo que você vai conseguir citando leis é deixar a empresa em ponto de bala pra te mandar embora na primeira oportunidade.

Eu trabalhei uns bons anos em uma empresa onde CLT era considerada uma obra de ficção, e graças a isso ganhei a habilidade de resolver tudo na conversa. Nunca tive horário pra entrar, nem pra sair. Trabalhava sábados, domingos e feriados às vezes, mas tudo era negociado. Segundo a legislação eu poderia ter processado a empresa por 1 milhão de motivos, mas eu nunca iria fazer isso porque estava satisfeito com as condições que foram estabelecidas por acordo. Se não estivesse, teria caído fora e procurado outra empresa pra trabalhar, simples assim.

Eu estava ao lado do meu chefe no dia em que ligaram pra empresa pedindo referências de um ex-funcionário que havia sido demitido. A primeira informação que foi passada para o sujeito por telefone foi que o sujeito havia processado a empresa na justiça trabalhista. O cara no telefone não perguntou mais nada, simplesmente agradeceu pelas informações e desligou. Fim de linha para o mané.

Seja lá o que diga a legislação, encontre seus próprios termos e tente fazer o mesmo pelos seus colegas. Vai ser melhor para vocês, na minha modesta opinião.

Abraaaazzooo

Eon is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 15:35 #21
Pode.
E não tô nem um pouco afim de olhar em caderno/clt pra me embasar, então se eu tiver errado, se fodeu sabbão! HEOAGE

ganso :*

didz is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 15:37 #22
Eon, o que me "revolta" aqui não é fato de trabalhar até 13h, eu já fico mesmo, mas sim o fato de eles, simplesmente DETERMINAREM, o que eu não quero é ser feito de gato e sapato. Quero saber dos meus direitos!

Eon, se uma empresa quer andar na lei para o que lhe favorece tudo bem, mas na hora de favorecer o empregado o bixo pega... isso eu não acho correto!


didz... da próxima vez terei um lugar especial para você na área de hardware!


GANSO! :-*****

kikkikikikik!

Sabbath is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 15:42 #23
heUAEGger
filho da puta!
Tá tá.. vou procurar algo pra vc

ehaueha
por livre e espontânea pressão

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 15:53 #24
Olha, a minha opinião continua a mesma, que PODE sim.

E penso que não tem absolutamente NADA A VER com que nego falou ali em cima, a empresa poderia mudar o horário por conta do chamado "Poder de Direção"

Explicando por cima, é um "direito-poder" da empresa, relacionado a hierarquia..

Quote:
"Consiste, pois, em um direito-poder. É prerrogativa: seu titular pode utilizá-la como e quando bem lhe aprouver, emitindo a declaração de vontade unilateral que produz feitos de imediato. Como se trata de uma obrigação gerada por vontade unilateral do titular do direito, a obrigação nasce para o sujeito passivo sem qualquer elemento olitivo de sua parte. Disto resulta que a doutrina civilista preferentemente afirma que não se cuida de uma obrigação, mas de um dever oriundo da total sujeição do sujeito passivo ao poder do sujeito ativo".
Quote:
"Assinala Octavio Bueno Magano que a sujeição não requer nenhuma cooperação do sujeito passivo para que o ativo realize seus interesses. O empregado é impotente para obstaculizar os efeitos desejados pelo empregador no uso do poder de direção."

Taí uma rápida pesquisa feita por um cara que ficou de exame em Direito do Trabalho ano passado

didz is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 15:59 #25
Didz... seu lugar especial continua garantido! AOEHoauehAOHEoauhe! :-****

Era pra me ajudar!

To zuando! Valeu!

Mais alguém? NightWolf?

Sabbath is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

11-06-07, 16:21 #26
lol didz.

rockafeller is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

11-06-07, 16:32 #27
já falei sabbah.. pode sim!

dos Pampas is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

11-06-07, 16:34 #28
porra para de reclamar meu.. em melhora acordar mais tarde no sabado.. vc nem tem motivo pra reclamar.. vai ver a empresa fez isso para o bem dos funcionarios, "eu acho que vc ano tem motivos pra reclamar" pelo que vc falou.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
11-06-07, 16:36 #29
PAMPAS, para mim tanto faz tanto fez, mas os outros aqui tão doidinhos"! heauheae

Então pode né?

Damn....

Sabbath is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper
 

XFIRE ID: Slimer0 Steam ID: slimer0
11-06-07, 16:38 #30
A gerente fez isso porquê ela não gosta de acordar cedo (é sério).

Slimer is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

11-06-07, 16:39 #31
mas porem todavia como o Eon falou, vcs podem conversar e voltar o horario que era.. dependendo tb, se estiver estipulados em todos os contratos de trabalho o horario em que vcs trabalham no sabado. o horario e nao só as horas, dai muda tudo.. vcs podem requerer judicialmente que volte ao horario que era, haja visto está contratado.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 17:23 #32
Pô sabão, lê direito meu reply :/
ehuahea

lol rocka?

didz is offline   Reply With Quote
LorgaN
Trooper
 

11-06-07, 20:01 #33
Quote:
Postado por whiplash
ah para rocka
como não tem nada a ver com o sindicato?

princípio numero um do direito do trabalho:

1 - Princípio da Proteção

1-a) Regra in dúbio pro operário
1-b) Regra da norma mais favorável
1-c) Regra da condição mais benéfica

como ele vai saber qual é a mais favorável se ele não conhecer a convenção?
já que é para corrigir, nao se usa acento em latim, o certo seria in dubio pro operario

LorgaN is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 20:05 #34
Quote:
Postado por LorgaN
já que é para corrigir, nao se usa acento em latim, o certo seria in dubio pro operario
Já que é pra corrigir, vc colocou a frase errada em negrito

didz is offline   Reply With Quote
LorgaN
Trooper
 

11-06-07, 20:08 #35
nao
eu apenas mantive o quote na sua integra =)

LorgaN is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 20:13 #36
Mas garanto que foi olhar... raaaaaa

didz is offline   Reply With Quote
LorgaN
Trooper
 

11-06-07, 20:14 #37
talvez
mas qm deixou de olhar foi vc =P

LorgaN is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 20:28 #38
Claro né.. eu já tinha visto
haeuohae

didz is offline   Reply With Quote
LorgaN
Trooper
 

11-06-07, 20:42 #39
sim.. levando em consideracao tamanha merda q vc falou
isso da um bom consolo

LorgaN is offline   Reply With Quote
CORPI A LENDA
Trooper
 

11-06-07, 20:47 #40
SABBATH ROX!!

CORPI A LENDA is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
11-06-07, 21:12 #41
sabbao, para de xorar porra

serjaum is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
11-06-07, 21:14 #42
Quote:
Postado por LorgaN
sim.. levando em consideracao tamanha merda q vc falou
isso da um bom consolo
heage
deve ser são paulino
Já fico nervooooooosa

didz is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
11-06-07, 22:51 #43
Quote:
Postado por LorgaN
já que é para corrigir, nao se usa acento em latim, o certo seria in dubio pro operario
vou avisar meu professor ahiuoehaoi

whiplash is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

11-06-07, 23:22 #44
colocar acento em latim eh o mesmo que querer colocar um S no final e achar que virou plural. eh erro grosseiro.

Hades is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

12-06-07, 00:04 #45
No rital de procissão romano - onde o conquistador recebia os louros da vitória - um escravo tinha a função de, a cada dez jardas, subir ao estribo da biga e sussurar-lhe ao ouvido "Lembra-te de que és mortal". Memento te mortalem esse. Animus corrigendi et errata, ergo fidem et moralem gratiam deferant Dominus Didz.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

12-06-07, 00:45 #46
LOL

rockafeller is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
21-09-07, 11:30 #47
tava aqui estudando pra prova e lembrei desse tópico

Quote:
Não é possível a ampliação do horário de trabalho contratado.
É possível a redução do horário contratual, desde que não haja redução salarial.
Doutrina e jurisprudência admitem mudanças no horário de trabalho (sem alteração no número de horas laboradas), hipótese que entraria dentro do jus variandi do empregador, desde que não haja manifesto prejuízo ao empregado.
De regra inadmite-se a mudança unilateral do turno de trabalho (do diurno para o noturno ou vice-versa), exceto é lógico se empregado já houver sido contratado para trabalhar em turnos de revezamento.
meio tarde, mas pra quem tava na dúvida ja ajuda

whiplash is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

21-09-07, 11:50 #48
porra eu sou um gênio, tudo que eu falei ta escrito ai.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Raposao
Trooper
 

21-09-07, 14:52 #49
Não existe uma resposta mágica... depende! De um modo geral, o empregador pode mudar o horário de trabalho, desde que não ultrapasse as 8h diárias ou 44h semanais, pois como já disseram acima, ele tem o poder de direção do trabalho. Já pra mudança de turno, que não é este caso, ele não poderia mudar unilateralmente (exceto em algumas situação bem específicas).

Entretanto, no direito do trabalho vigora o príncipio da inalterabilidade lesiva, conforme disposto no artigo 468 da CLT. Por isso, se seu colega puder comprovar que esta sendo lesado por esta alteração de horário, PODE SER que ele consiga anular esta mudança. Vai depender do entendimento do juiz.

Outra coisa fundamental é verificar se em seu contrato (caso não seja apenas verbal) esta estipulado o horário de trabalho, ou se nele esta determinado que o horário será anotado na sua ficha cadastral/carteira de trabalho.

Enfim, sinceramente não vale a pena você acionar a justiça por causa disso... com certeza pode perder o emprego, sem justa causa é claro, e vai ficar anos esperando por uma decisão que será inútil quando for deferida. Melhor conversar com teu chefe mesmo... e aliás, se você é gerente, as regras são diferentes pra ti! Digamos que a CLT te protege menos, porque você é "patrão" e não "peão"! hehehehehehe

"Art. 444. As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes."

“Art. 468. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita aalteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e,ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente,prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusulainfringente desta garantia.”

http://ext02.tst.gov.br/pls/no01/no_...a_noticia=ASCS - Uma decisão MUITO interessante do TST, reforçando uma decisão do TRT-RS (viva os farroupilhasssss ) sobre uma troca unilateral do horário de trabalho de um funcionário pelo empregador. Não se enquadra no teu caso, porque neste é uma troca de TURNO, entretanto, vale a pena ler pra ver como há uma flexibilidade, dependendo de cada caso. E também pra se ter uma idéia de como o artigo 468 pode ser usado, dependendo das suas justificativas!

Raposao is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-09-07, 15:51 #50
Cara eu trabalho 9 horas por dia...

e 8 horas na sexta...

da 44h semanais...

u3663 is offline   Reply With Quote
Raposao
Trooper
 

22-09-07, 16:41 #51
De acordo com o artigo 59 da CLT, desde que haja compensação e a quantidade de horas diárias não exceda 10. Sendo assim, não há problema no seu caso, pois você compensa o sábado...

"Art. 59. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

§ 2ºPoderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias."

Raposao is offline   Reply With Quote
BOSS
Trooper
 

22-09-07, 17:21 #52
Meu caro Sabbath

O artigo 7º da constituição federal dispõe : duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e quarenta e quatro semanais.
O artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe:
"A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias desde que não seja fixado expressamente outro limite.
O artigo 66 dispõe que entre duas jornadas haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso.

Você vai precisar ver se tem convenção coletiva da sua categoria de empregado para verificar se existe alguma disposição diferente.
A convenção você consegue no seu sindicato.

De qualquer forma, olhando superficialmente, não há qualquer problema quanto a alteração do horário conforme vc mencionou...

E tenho dito, hehe

BOSS is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-09-07, 17:38 #53
Quote:
Postado por chrysLer
e que venha o nightwolf..
Eu não entendo nada de Direito do Trabalho. Aliás, eu odeio Direito do Trabalho.

Mas, em princípio, eles podem fazer isso sim.

Comércio é uma merda...

EDIT: o didz tem razão... não tem porra nenhuma a ver com a "Convenção Coletiva" nem com o "Acordo Coletivo"...

night is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
22-09-07, 17:50 #54
1 - eu sempre tenho razão
2 - CADÊ A HOMEPAGE DO IW?

didz is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

22-09-07, 18:01 #55
Vale opinião de bacharel em direito ou só de adevogado ?

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
22-09-07, 18:19 #56
mínimo de 3 anos de carreira jurídica.. comprovada..
sorry =/

vaughan is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 15:21.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.