Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
roadster
Banned
 

Default entrevista da VEJA dessa semana

19-09-05, 13:13 #1
bom como sei q aki no forum a uma grande quantidade de nerds, jovens e desinformados quando o assunto eh maconha, resolvi fazer essa caridade.

apesar de talvez ser um "lobista da liberação" como ele fala, a entrevista do cara eh bem verdadeira, soh axo q cada caso eh um caso, nao c pode generalizar e nem tirar conclusao perante estatisticas...
nao sou a favor de LEGALIZAR, pois vivemos ne um pais podre xeio de gente podre e burra, mas sou a favor sim de DESCRIMINAR a cannabis, ou seja: o usuario tratato como "doente" e nao como criminoso.


Entrevista: David Fergusson
Maconha é droga, sim

O autor do maior estudo já feito
sobre o uso da Cannabis diz que
faltam objetividade e consistência
ao debate sobre a legalização
 


"Os lobistas da liberação agem como se, legalizada, a maconha pudesse ser vendida como manjericão"

O médico neozelandês David Fergusson, da Universidade de Otago, coordenou em seu país o maior estudo já levado a cabo no mundo sobre a relação de adolescentes e jovens com a maconha. Entre 1991 e 2002, ele acompanhou um grupo de 1 265 pessoas nascidas em 1977 – portanto com 14 anos no início do trabalho. O resultado mostrou que, aos 25 anos, mais de 70% delas já haviam pelo menos experimentado a droga, mas apenas 9% se tornaram severamente dependentes. Isso poderia indicar que a maconha é uma droga quase inofensiva. Mas não é essa a conclusão de Fergusson. Nesta entrevista, ele destrincha seus efeitos – com destaque para o papel de porta de entrada para drogas mais pesadas –, fala sobre a função do Estado e da família na prevenção do uso e analisa os fatores que devem ser levados em conta na discussão da legalização. Fergusson, 60 anos, falou a VEJA por telefone, pouco antes de embarcar para o Brasil, onde participou do congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, em Minas Gerais.

Veja – Por que o senhor se interessou especificamente pelo uso da maconha em seu estudo?
Fergusson – Porque, diferentemente do que ocorre com outras drogas, a maconha é muito discutida e pouco estudada. Os efeitos do consumo contínuo de bebidas alcoólicas e cigarros são mais do que conhecidos, assim como não há dúvida sobre as conseqüências devastadoras do uso de cocaína ou heroína. Mas sobre a maconha há um debate muito polarizado e poucas estatísticas confiáveis.

Veja – A grande polarização ocorre em torno do real dano que a maconha pode provocar em seus usuários. Quais são suas principais conclusões?
Fergusson – Em comparação com o álcool, por exemplo, a maconha é provavelmente menos nociva. Porém, se o consumo for legal e as pessoas usarem Cannabis com a mesma freqüência com que consomem bebidas alcoólicas, isso poderá deixar de ser verdade. O que meu estudo confirmou foram algumas assertivas. A principal é que, apesar de apenas um porcentual relativamente baixo (9%) dos jovens que acompanhei ter desenvolvido dependência grave, a maconha está longe de ser inofensiva. Entre seus usuários é maior a incidência de baixo rendimento intelectual e de evasão escolar. Além disso, seu consumo continuado aumenta o risco de surgimento de distúrbios psiquiátricos, principalmente depressão. E, finalmente, o uso de maconha estimula o consumo de outras drogas.

Veja – A tese de que a maconha é uma porta de entrada para outras drogas é correta, então?
Fergusson – Sim. Nós certamente confirmamos esse papel de "porta de entrada". E isso ocorre de duas maneiras – que são bem diferentes e possuem implicações diversas. A primeira mostra que o uso da maconha produz mudanças no cérebro, tornando o indivíduo mais propenso à dependência química. Isso o estimula a procurar outras drogas, mais pesadas. É um efeito físico sobre o cérebro ainda não suficientemente estudado e entendido, mas perfeitamente perceptível em suas conseqüências. A outra maneira pela qual a maconha leva a outras drogas é social. Como seu consumo é ilegal, as pessoas têm de se misturar aos traficantes de drogas para consegui-la. Ao entrarem em contato com eles, estariam expostas a outras drogas mais pesadas. Então a natureza ilegal da Cannabis seria a causa do efeito porta de entrada.





roadster is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 13:13 #2
continuando...

Veja – O que seus entrevistados relataram como motivo para ter experimentado e continuado a usar maconha?

Fergusson – A maioria das pessoas não sabe responder a essa pergunta com precisão. Normalmente, a história é que estavam numa festa, alguém ofereceu e elas resolveram experimentar. A questão relevante não é a razão pela qual elas fumaram pela primeira vez, mas o que aconteceu depois. Eu não acho que a maioria dos jovens use maconha porque tem problemas psicológicos. A maioria deles experimenta porque sente que a droga os integra a um determinado grupo. São pessoas jovens que se misturam a outras pessoas jovens que consomem drogas, e eu acredito que seja quase inevitável que elas terminem ao menos experimentando. A partir daí, vem realmente o que interessa, que é a relação de cada um com a droga e as conseqüências do uso sobre cada indivíduo. Assim como ocorre com todas as outras drogas, a mesma quantidade e a freqüência de consumo têm conseqüências diferentes em cada um. Alguns se tornam dependentes com quantidades relativamente pequenas, outros são mais resistentes. Isso é impossível prever.



Veja – Qual é o perfil do indivíduo propenso a tornar-se dependente químico? É possível detectar essa tendência?

Fergusson – Essa é uma questão das mais difíceis. O que se sabe, já há muito tempo, é que jovens que possuem problemas de conduta, ou que gostam de se arriscar, têm grande probabilidade de se deixar seduzir pelo uso de drogas. O problema é que existe um sem-número de diferenças individuais, inclusive genéticas, que dificultam a percepção da real predisposição da pessoa à dependência. Por isso, indivíduos que se encontram claramente em grupos de risco podem não se tornar dependentes, e outros que têm todas as condições de levar uma vida saudável, livre de qualquer problema com drogas, podem acabar no vício.



Veja – E onde fica a influência da família?

Fergusson – Nós realizamos estudos observando o papel da influência dos pais, familiares e amigos. A influência familiar é relativamente fraca para evitar que jovens usem drogas. O que os pais e outras pessoas da família fazem não é uma forte determinante. O que seus amigos fazem, sim, é muito forte. Se você pensar sobre o assunto, faz todo o sentido. Adolescentes não prestam muita atenção no que os pais e familiares dizem. Ouvem muito mais os amigos, fazem o que eles estão fazendo. A influência do grupo é muito mais forte do que a familiar. E qualquer um que queira ganhar na prevenção deve tentar mudar as culturas dos grupos. Aí entra o papel da escola. Evidentemente não estou dizendo com isso que a estrutura familiar e o tipo de educação sejam secundários. É lógico que um adolescente que não tem quem cuide dele, lhe dê limites, exemplo e apoio está mais sujeito a ter problemas de todo tipo. Mas é uma ilusão achar que o contrário disso é suficiente para manter um adolescente longe do perigo não só das drogas como também de outros riscos.



Veja – Há pais que começaram a fumar maconha na juventude e continuam fazendo isso, alguns com os filhos. Mesmo se considerando essa relativamente pequena influência familiar, isso não é prejudicial?

Fergusson – Presumo que pais que oferecem maconha aos filhos estão obviamente encorajando o uso. Mas repito que, a não ser que o jovem pertença a um grupo de amigos que consumam a droga, isso não terá maior relevância. Se os amigos não chancelarem o código de conduta familiar, ele dificilmente será seguido.



Veja – A maior preocupação dos pais é detectar os sinais do uso de drogas nos filhos. Em sua experiência, quais são os sinais de perigo?

Fergusson – O fundamental é conhecer bem os filhos, para poder interpretar eventuais mudanças de comportamento. É comum associar, por exemplo, desinteresse pelo estudo e tendência ao isolamento a evidências de envolvimento com drogas. Eu não tenho certeza sobre isso. Até onde eu posso ver, existe somente um sinal muito claro de que os jovens estão consumindo drogas – e este é se seus amigos são usuários. Alguns pais me ligam e perguntam: "Você sabe se meus filhos estão usando drogas?", e eu respondo: "Se você quer saber, preste atenção nas pessoas com quem eles andam, pergunte a eles se seus amigos usam drogas. Se a resposta for sim, é muito provável que eles estejam usando também".

roadster is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 13:15 #3
continuando...

Veja – O senhor é a favor ou contra a legalização da maconha?

Fergusson – Não tenho clareza total sobre esse assunto e acho que é preciso que a discussão seja maior, mais séria, baseada em estudos, em estatísticas. O grande problema é que nesse debate as questões morais não devem suplantar os aspectos sociais e sanitários. Isso atrapalha o enfoque racional. Temos de discutir como lidar com a maconha sob o ângulo da saúde pública, assim como se discutem álcool e cigarro. Na Nova Zelândia, por exemplo, meu estudo demonstrou que, aos 25 anos, 70% dos jovens já haviam pelo menos experimentado maconha. Então é difícil insistir, a essa altura, na proibição absoluta da venda. A solução para essa questão está em algum lugar entre a ilegalidade absoluta e a legalização. O que eu proponho aos governos é que façam uma série de experimentos sociais. As penalidades para o uso de maconha seriam reduzidas progressivamente e haveria um acompanhamento rigoroso das conseqüências dessas mudanças, para que a legislação fosse revista definitivamente num prazo de, digamos, cinco anos. Acredito que esse seria um caminho para estabelecer bases objetivas para uma decisão sobre como lidar com esse problema.


Veja – O que deve ser levado em conta nesse debate?

Fergusson – A legalização envolve duas discussões distintas, que não devem ser misturadas. Uma é médica (faz mal ou não e em que intensidade). A segunda é institucional. A conclusão sobre a primeira não deve levar automaticamente a uma resposta sobre a segunda. Ou seja, as evidências de que tipo de efeito a droga tem sobre o indivíduo não necessariamente implicam uma resposta legal. Se fosse assim, o álcool e o tabaco, que têm os efeitos nocivos amplamente conhecidos, deveriam ser ilegais. Outro aspecto freqüentemente esquecido é que, mesmo em relação a drogas legais, a sociedade precisa decidir como lidar com elas, que tipo de regulamentação deve ser feita em relação ao uso. Os lobistas da liberação agem como se, quando legalizada, a maconha pudesse ser vendida como um tempero qualquer, tipo salsa ou manjericão. Não é assim, até porque ela não é uma erva aromática, é uma droga. Nós precisaríamos de uma legislação específica, com regras para produção, restrições à venda para menores de uma determinada idade, controle de qualidade, tudo o que já existe para tabaco e álcool. E isso é um arcabouço difícil de elaborar, toma tempo e envolve questões pouco discutidas.


Veja – Os defensores da legalização do uso da maconha invocam o filósofo inglês John Stuart Mill, citando sua célebre frase "sobre si mesmo, seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano". Como o senhor analisa esse ponto de vista?

Fergusson – Essa é uma visão interessante, mas omite que o indivíduo não paga a conta das conseqüências adversas de suas opções pessoais. Essa não é uma questão meramente existencial, tem conseqüências econômicas e sociais. Quem paga a conta é o governo – ou seja, é toda a sociedade –, que tem de fazer frente ao aumento da demanda na área de saúde, por exemplo. Submeter o corpo do indivíduo a sua exclusiva responsabilidade somente faz sentido se ele também se responsabilizar pelos custos totais de suas escolhas. Mas o que ocorre é que os indivíduos exigem que a sociedade banque o custo de suas experiências pessoais e não admitem que ela tenha o direito de regular sua conduta. É uma visão muito unilateral.

Veja – A defesa da legalização da maconha tem ganho adeptos em todo o mundo, inclusive de alguns grupos conservadores. Por que o senhor acha que isso acontece?



Fergusson – Creio que esse fenômeno tem base em um raciocínio de mercado. Como a maioria dos usuários de maconha não desenvolve dependência pesada, não haveria sentido em proibir o consumo, e a legalização permitiria ter controle sobre fatores como a qualidade do produto – além de significar uma fonte extra de arrecadação. No entanto, uma minoria sofre conseqüências graves, e, em algumas pessoas, o efeito da droga pode ser devastador. Quem se baseia na lógica do que seriam os direitos da maioria defende a legalização. Mas essa é uma simplificação, porque parte das evidências disponíveis mostra que a maconha é prejudicial a qualquer pessoa que a utilize. Eu insisto: é preciso estabelecer parâmetros mais objetivos para essa discussão.


Veja – Como o senhor lidou com seus filhos a respeito de álcool, cigarros, drogas quando eram adolescentes?

Fergusson – Eu os incentivava a tomar decisões como adultos e administrava essa situação, ou seja, discutia quando discordava de suas escolhas, mas aceitava. Hoje eles são adultos e usam álcool socialmente. Mas nenhum fuma e jamais usaram drogas.

Veja – E o senhor, já usou alguma droga?

Fergusson – Você deve se lembrar daquele famoso comentário de Bill Clinton quando lhe perguntaram se havia usado maconha. Pois bem, eu costumo dizer: "Eu estava lá com Bill, e eu traguei".

roadster is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

19-09-05, 13:21 #4
=O
qdo eu voltar do trampo, prometo q leio heheaehuae

... is offline   Reply With Quote
destroyer
Trooper
 

PSN ID: carextredo Steam ID: Maca_BR
19-09-05, 13:22 #5
Quote:
Postado por rockafeller
=O
qdo eu voltar do trampo, prometo q leio heheaehuae
(1)

destroyer is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

19-09-05, 13:22 #6
Continuo com a mesma opinião:

Quer fumar? fume! Cada louco com a sua mania \o/

snake is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

19-09-05, 14:12 #7
posta foto da parede do seu quarto ae road

relax' is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 14:27 #8
pintei meu quarto

agora a parede esta em um belo tom de verde

roadster is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

19-09-05, 14:31 #9
Quote:
Postado por snak3
Continuo com a mesma opinião:

Quer fumar? fume! Cada louco com a sua mania \o/
Desde q nao me prejudique nem prejudique os outros...que a pessoa se f*** sozinha... infelizmente não é o acontece

Alessandra is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 14:43 #10
e vc n eh prejudicada quando alguem fuma cigarro ao seulado?
ou quando volta de carona com o amigo bebado?

ah vah vah larga a mao de ser hipocrita

tem gente q tem informacao na cara e mesmo assim c nega a dexar de ser ignorante

roadster is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

19-09-05, 14:44 #11
se viro careta entao

relax' is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

19-09-05, 14:46 #12
Quote:
Postado por roadster
e vc n eh prejudicada quando alguem fuma cigarro ao seulado?
ou quando volta de carona com o amigo bebado?

ah vah vah larga a mao de ser hipocrita

tem gente q tem informacao na cara e mesmo assim c nega a dexar de ser ignorante
??? meu, qq vc ta me ofendendo? É claro q eu sou prejudicada qdo fumam do meu lado...pegar carona com amigo bebado eh ser idiota e pedir pra morrer, nao?

Alessandra is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 14:49 #13
entaum seu comentario n acresento nada ao topico

roadster is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

19-09-05, 14:50 #14
E...??? só pode comentar algo q acrescente ao topico? q legal, desculpe, nao li as regras da comunidade...
Se vc ta nervoso, nao venha descontar nos outros, ok? só isso...em nenhum momento desrespeitei alguem aqui no forum, e espero q a reciproca seja verdadeira

Alessandra is offline   Reply With Quote
Syndrome
Trooper
 

19-09-05, 14:54 #15
Então cara, se você parar pra pensar.
Esse negócio de que maconha só é droga ilegal por que assim disseram, é fato.

Comparado ao cigarro e a bebida, eu acho que maconha faz menos mal. Fisico, intelecto e socialmente.

Sei lá, só que mais DROGAS legais também não ajuda em nada

Syndrome is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 14:57 #16
desculpa alessandra
n to nervoso nem kero conffusao
soh axei q vc naum sabia q o cigarro e o alcool tb tem seus defeitos
mas jah vi q vc sabe entaum tah bao
beleza otimo
:*

roadster is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

19-09-05, 14:59 #17
okkk, sem mágoas... a ultima coisa q quero eh discutir em forum, a vida ja eh dura demais!

Alessandra is offline   Reply With Quote
Syndrome
Trooper
 

19-09-05, 15:02 #18
Vocês tão muito tensos gente..
Vamo fuma um beckinho ae pra relaxar..
AEOIEAHIOeA

Syndrome is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

19-09-05, 15:08 #19
Quote:
Postado por Syndrome
Vocês tão muito tensos gente..
Vamo fuma um beckinho ae pra relaxar..
AEOIEAHIOeA
EHhueueuh, ptzzz bann!!! MEAHEHUUHEA

Alessandra is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
19-09-05, 15:13 #20
Maconha e tatoo são as 2 coisas que mais chamam a atenção da humanidade. Penso que se você faz opção de "usar" a maconha que seja construtivamente. Não deixe que ela te use. Se vai beber, que beba para um fim, festa, pegar mulher sei lá. Acho que tudo é plausível de argumentos... Moderação é você saber o seu limite e impor o limite da "droga, substância". Tem uma frase clássica: "Raras são as substâncias indolores que geram crescimento, use-as com sabedoria."

Para quem gostaria de ter mais informações, e não se alienar do assunto, recomendo:
http://www.gabeira.com.br - Deputado que defende a legalização, e líder da esquerda da Câmara Federal, e acho que um dos que mais respeito intelectualmente, além de ser o meu indicado a substituir Severino Cavalcanti.

Informações, dúvidas, enquetes e acho que o mais recheado fórum do brasil sobre Cannabis.. http://www.growroom.net

choa

ozba is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
19-09-05, 16:10 #21
A principal é que, apesar de apenas um porcentual relativamente baixo (9%) dos jovens que acompanhei ter desenvolvido dependência grave, a maconha está longe de ser inofensiva. Entre seus usuários é maior a incidência de baixo rendimento intelectual e de evasão escolar. Além disso, seu consumo continuado aumenta o risco de surgimento de distúrbios psiquiátricos, principalmente depressão. E, finalmente, o uso de maconha estimula o consumo de outras drogas.
hmm talvez por isso o principal argumento dos maconhistas eh dizer q eh uma erva natural e q faz menos mal q o cigarro

eh o tal "baixo rendimento intelectual", tb conhecido como mongolice, tipo aquelas risadas "hãhãhãhãhãhãhã podicre"

Fura Olho is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

19-09-05, 16:48 #22
hahahahahaha
pode cre

roadster is offline   Reply With Quote
Fim
Trooper
 

PSN ID: oFim
19-09-05, 16:49 #23
Bom..depois com mais tempo eu quero ler essa entrevista
mas sobre a maconha sou usuario tentando parar e nunca participei de nenhuma discução sobre isso no forum..pq é uma questan de opnião hehehe
mas particularmente ela naum me troxe muitos beneficios
estou tentando parar e não ta nada facil...
mas o dia q eu ganhar na mega sena e naum tiver q fazer porra alguma da vida eu voltarei a fumar como nos bons tempos

Fim is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
19-09-05, 17:01 #24
Não é bem assim fura. Existe o fator "Propensão".

Exemplo:
Quando você é um tabagista você sofre de maiores "propensões" de adquirir um câncer. Mais nem todos tabagistas sofrem ou vão desenvolver o câncer, existem influências genéticas, hereditárias, ou desencadeada pelo uso mesmo que possam levar a isso.

Como você colocou, "Baixo rendimento intelectual". Pois bem, se você leva uma vida sedentária, come, dorme, acorda, come, dorme. Você será um fortíssimo candidato a ter ou adquirir um ínfimo rendimento de intelectualidade. Tenho certeza que não é a droga que te leva a ficar demente, e sim o seu estilo de vida.

Tiro por base eu mesmo. Usuário de cannabis a 3 anos, me considero um usuário Moderado(1 cigarro de maconha/dia) apesar de que qualquer quantidade possa ser estabelecida ou classificada como heavy-user. Faço Engenharia Agrícola estou no Terceiro ano, tenho média uma média digamos que geral 8 numa escala de 0 a 10. Malho, vou pra balada, tenho uma vida social agitada, garro autas gatinhas, trabalho.
Acho que o baixo rendimento intelectual está intrinsicamente ligado ao desprazer pela vida.

Assim como todo medicamento, ao menos para quem faz o mínimo de ler a bula, você terá a frase: TODO MEDICAMENTO NÃO DEVE SER TOMADO SEM A COMPREENSÃO DE SEU MÉDICO. A maconha se enquadra no mesmo paradoxo, cabe a você decidir se será benéfico ou letárgico =)

Acim de tudo, Seja mais você..

choa


Last edited by ozba; 19-09-05 at 17:06..
ozba is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
19-09-05, 17:31 #25
cada um, cada um, neh

miskaya condena quem fuma com a punicao mais severa: o cara passa a ser ABSTEMIO

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
\:-o/

Fura Olho is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

19-09-05, 20:14 #26
fura se tava de commander as 3 da manha no arena ig pqp
e ainda tava ocupando o tanque que eu queria pegar ;(

relax' is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

19-09-05, 20:40 #27
Quote:
Postado por ozba
garro autas gatinhas

Acho que o baixo rendimento intelectual está intrinsicamente ligado ao desprazer pela vida.
NAO ODEIE A VIDA ASSIM OZBA SERIO!!!

Bombastic is offline   Reply With Quote
cridaum
Banned
 

19-09-05, 21:07 #28
Quote:
Postado por Syndrome
Vocês tão muito tensos gente..
Vamo fuma um beckinho ae pra relaxar..
AEOIEAHIOeA
...o beck esta queimando
fumaça sobe
eu tenho a impressão de estar ouvindo vozes
parado nessa estrada fico pensando
pra onde esse caminho esta me levando
o corp flutua
a mente adormece...

cridaum is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
19-09-05, 21:13 #29
Ma de novo?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

19-09-05, 22:46 #30
Não concordei com tudo da reportagem, mas tá de boa...


Eu sô usuário também e sigo a vida normalmente! \o/

troy is offline   Reply With Quote
legendary
Banned
 

19-09-05, 23:56 #31
Quote:
Postado por ozba
Não é bem assim fura. Existe o fator "Propensão".

Exemplo:
Quando você é um tabagista você sofre de maiores "propensões" de adquirir um câncer. Mais nem todos tabagistas sofrem ou vão desenvolver o câncer, existem influências genéticas, hereditárias, ou desencadeada pelo uso mesmo que possam levar a isso.

Como você colocou, "Baixo rendimento intelectual". Pois bem, se você leva uma vida sedentária, come, dorme, acorda, come, dorme. Você será um fortíssimo candidato a ter ou adquirir um ínfimo rendimento de intelectualidade. Tenho certeza que não é a droga que te leva a ficar demente, e sim o seu estilo de vida.

Tiro por base eu mesmo. Usuário de cannabis a 3 anos, me considero um usuário Moderado(1 cigarro de maconha/dia) apesar de que qualquer quantidade possa ser estabelecida ou classificada como heavy-user. Faço Engenharia Agrícola estou no Terceiro ano, tenho média uma média digamos que geral 8 numa escala de 0 a 10. Malho, vou pra balada, tenho uma vida social agitada, garro autas gatinhas, trabalho.
Acho que o baixo rendimento intelectual está intrinsicamente ligado ao desprazer pela vida.

Assim como todo medicamento, ao menos para quem faz o mínimo de ler a bula, você terá a frase: TODO MEDICAMENTO NÃO DEVE SER TOMADO SEM A COMPREENSÃO DE SEU MÉDICO. A maconha se enquadra no mesmo paradoxo, cabe a você decidir se será benéfico ou letárgico =)

Acim de tudo, Seja mais você..

choa

OZBO \o/

legendary is offline   Reply With Quote
Syndrome
Trooper
 

20-09-05, 00:37 #32
Maconha é complicado mesmo..
Sei lá se eu seria a favor ou contra.

Precisava arranjar forças pra fazer um debate sobre o ecstasy de verdade com vocês.. ^^

Syndrome is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

20-09-05, 00:53 #33
eoihea se cigarro e bebida é liberado, libera tudo logo, vamo tudo ficar doidão aehaeoiae

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-09-05, 01:24 #34
Quote:
Postado por relax
fura se tava de commander as 3 da manha no arena ig pqp
e ainda tava ocupando o tanque que eu queria pegar ;(
po

eu soh consigo commander com meu ranking de madrugada neh.. e sempre q eu saia do tanque o outro commander me achava e me bombardeava uehaehueheaueha

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
20-09-05, 01:32 #35
ozba deu um /close no topico

Kensha is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

20-09-05, 02:47 #36
sim eu pedi pra tu sair do tanque tu saiu eu fui dar voltinha e soh vi [Artillery] Fura.Olho
ahuhau bf rox

relax' is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
20-09-05, 03:41 #37
Quote:
Postado por cridaum
...o beck esta queimando
fumaça sobe
eu tenho a impressão de estar ouvindo vozes
parado nessa estrada fico pensando
pra onde esse caminho esta me levando
o corp flutua
a mente adormece...
cara
essa eh uma das poucas musicas de rap que eu gosto
serio mesmo.

axo mto legal o ritmo e talz

Kensha is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

20-09-05, 05:57 #38
é, isso mostra como vc nao conhece absolutamente nada de rap.

... is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

20-09-05, 10:53 #39
hauehaueaueauehauueue

roadster is offline   Reply With Quote
Churrasquero
Trooper
 

20-09-05, 11:38 #40
Essa velha historia de que o "natural não faz mal" é o mais ridiculo de tudo, veneno de cobra é natural tambem, só por isso não faz mal?

Tinham que proibir tudo logo, por mim alcool, cigarro, maconha, qualquer poracaria que altere o estado mental de um individuo devia ser proibido mesmo. Depois, quem garante a reação de alguém que ta "fumado", assim como um bêbado? Eu não gostaria de ter que resposabilizar pela irrespossabilidade dos outros.

A entrevista é muito legal e vem mostrar que existe dependência química da maconha, o que eu tinha lá minhas dúvidas, além de comprovar os efeitos nocivos dela. Os 9% de dependentes é um número bastante alto, se comparassemos o consumo da maconha ao cigarro (cerca de 30% da população), teriamos praticamente 200 milhões de dependentes no mundo.

Bom, tão ai as evidências de que faz mal, e como "um mal não justifica o outro", para o caso do alcool e do cigarro, a maconha pode ficar bem proibida mesmo. Liberar é retroceder e não avançar, depois pra proibir o cigarro e o alcool vai ficar cada vez mais dificil...

Churrasquero is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
20-09-05, 12:24 #41
Fumem mais e falem menos.

colher is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

20-09-05, 12:45 #42
eh issu ae churraskeiro c tah certinho
parabens!

roadster is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

20-09-05, 12:50 #43
é, realmente
churrasqueiro falou tudo
/close topic

... is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

20-09-05, 13:09 #44
De nooooooovooooooooooo nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!!

jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

20-09-05, 13:15 #45
Não, sério
só fazer um comentário

Não tem nada a ver querer comparar maconha com bebida.
Bebida em doses controladas não é nociva, chega até mesmo a ser benéfica.

Não é o caso de maconha e cigarro, que mesmo em pequenas doses são nocivos (comprovadamente), principalmente por causa da ingestão de fumaça.


Então parem de comparar maconha com bebidas.

Comparem maconha QDO MUITO com cigarros.
Mas não com bebida, fica feio fazer essa comparação(indica ignorância sobre o assunto, sabe ).


É Issae Psit!!!

jacu is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

20-09-05, 13:20 #46
ingestao?
quando eu fumo, eu mando a fumaça pro pulmao, e nao pro estomago..

... is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

20-09-05, 13:24 #47
pra quem nao sabe a maconha tem um puta poder nutricional e medicinal

e vc q hj critica pode precisar dela ne um futuro proximo para ajudar vc no tratamento do cancer q vc pego comendo no mcdonaldis

ou em outras milhoes de utilidades q a planta cannabis sativa tem para a medicina

roadster is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

20-09-05, 15:10 #48
Quote:
Postado por roadster
e vc n eh prejudicada quando alguem fuma cigarro ao seulado?
ou quando volta de carona com o amigo bebado?

ah vah vah larga a mao de ser hipocrita

tem gente q tem informacao na cara e mesmo assim c nega a dexar de ser ignorante
  1. Nao pego carona com quem esta bebado!
  2. Nao fico perto de quem fuma!

Skipper is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

20-09-05, 15:13 #49
Quote:
Postado por roadster
pra quem nao sabe a maconha tem um puta poder nutricional e medicinal

e vc q hj critica pode precisar dela ne um futuro proximo para ajudar vc no tratamento do cancer q vc pego comendo no mcdonaldis

ou em outras milhoes de utilidades q a planta cannabis sativa tem para a medicina

Meu deus! Agora eu vou adquirir cancer comendo um McFish?!

HAHAHHAHAHAHHAHAH!

Comprovado: A maconha retarda as pessoas!

ta claro neste topico

Skipper is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

20-09-05, 15:19 #50
Quote:
Postado por rockafeller
ingestao?
quando eu fumo, eu mando a fumaça pro pulmao, e nao pro estomago..

HAUHUEhueHUaeHu


Last edited by jacu; 20-09-05 at 15:24..
jacu is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
20-09-05, 15:24 #51
Quote:
Postado por jacu
Não, sério
só fazer um comentário

Não tem nada a ver querer comparar maconha com bebida.
Bebida em doses controladas não é nociva, chega até mesmo a ser benéfica.

Não é o caso de maconha e cigarro, que mesmo em pequenas doses são nocivos (comprovadamente), principalmente por causa da ingestão de fumaça.


Então parem de comparar maconha com bebidas.

Comparem maconha QDO MUITO com cigarros.
Mas não com bebida, fica feio fazer essa comparação(indica ignorância sobre o assunto, sabe ).


É Issae Psit!!!
Ninguém aqui está levantando bandeiras pra alguma coisa ou outra, estou procurando sem bem parcial, mais esse seu comment além de não trazer nada para o tópico, foi de uma "idiotice" no sentido expresso da palavra, sem precedentes.
Procure qualquer pesquisa 'cientificamente' comprovada, e veja quantas pessoas morrem pelo uso do álcool por ano na sua cidade. Seja acidentes de carro, armas de fogo, festas, brigas..

[hilário mode on]

"Entre a ignorância e o idiota, eu fico com o jacu."

[hilário mode off]

Sem +

choa

ozba is offline   Reply With Quote
cridaum
Banned
 

20-09-05, 16:15 #52
Quote:
Postado por Skipper
Meu deus! Agora eu vou adquirir cancer comendo um McFish?!

HAHAHHAHAHAHHAHAH!

Comprovado: A maconha retarda as pessoas!

ta claro neste topico
ham?
só!

cridaum is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

20-09-05, 19:18 #53
Quote:
Postado por ozba
Ninguém aqui está levantando bandeiras pra alguma coisa ou outra, estou procurando sem bem parcial, mais esse seu comment além de não trazer nada para o tópico, foi de uma "idiotice" no sentido expresso da palavra, sem precedentes.
Procure qualquer pesquisa 'cientificamente' comprovada, e veja quantas pessoas morrem pelo uso do álcool por ano na sua cidade. Seja acidentes de carro, armas de fogo, festas, brigas..

[hilário mode on]

"Entre a ignorância e o idiota, eu fico com o jacu."

[hilário mode off]

Sem +

choa

Eu quis dizer que álcool qdo usado de forma MODERADA não é nocivo. Ao contrário de cigarros/maconha.

Aliás, se vc olhar ali no meu post tá escrito "Bebida em doses controladas". Se o cara quer exagerar o problema já é dele. Completamente ao contrário do cigarro, em que por exemplo muito nego é fumante passivo e não tem escolha.

Vc é meio burro hein pqp
Num sabe interpretar posts não?

AHUEhuAEH zuera


Ah vai tomah no c eu não quero mais discutir este assunto é o terceiro tópico em 1 mês.
Falow um beijo pra vcs boa discussão _)_

jacu is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:23.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.