Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Hades
Trooper
 

21-01-16, 18:32 #76
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Quem tem dinheiro teve e tem uma massa de gente trabalhando abaixo dele num sistema em que a renda é revertida de forma muito desigual. Esse é o ponto da discussão.
em qual das grandes fortunas a renda foi "revertida" de forma injusta?

poderia apontar o nome das empresas, posição do indivíduo desprivilegiado, quanto ele recebeu, quanto deveria ter recebido e pq exatamente a participação dele deveria ter sido melhor remunerada?

assim poderemos discutir as melhorias caso a caso.

obrigado.





Hades is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

21-01-16, 18:57 #77
Se vc está falando de grande fortunas que não foram geradas por poupadores e nem de forma ilegal ( roubo, corrupção, etc). Então de quais vc tá falando? Qual é essa grande fortuna que ainda não foi taxada de forma justa?

Sim, moramos nas cavernas e era ruim. Mudamos. Querer implementar políticas utópicas que nunca vão funcionar pq negligência como o ser humano é, não é evoluir. É involuir. Pelo visto quem não quer evoluir é você.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

21-01-16, 19:16 #78
tentaram equalizar a Venezuela e a ultima noticia que eu tive era que eles estavam limpando o cu com jornal, acho que tá próximo de voltar pras cavernas

Buwem is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-01-16, 19:26 #79
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Fale mais sobre isso!
Pra mim, em teoria, se o cara tem uma grande fortuna ela foi taxada no ano-a-ano da declaração de IR dele, fora - exemplo - nos impostos que pagou na empresa dele em cima das vendas, indiretamente no frete, na conta de luz, até na respiração se bobear, etc.
Quando passa a régua desse ESTUPRO que é a carga tributária no Brasil, quando sobra ali alguma coisa, vem alguém com a camiseta do che guevara bradando "RAAA, FALTOU ESSA TRIBUTAÇÃO AQUI, EM CIMA DA GRANDE FORTUNA, IRRA". Essa, se eu tivesse uma grande fortuna, faria questão de não pagar. Ia bater o pézinho, ia montar uma trincheira, contratar uns mercenários e morrer com dignidade.

P.S.: Sonegadores tem que se foder e é outro papo, tou falando de alguém que fez tudo certo.
É assim, existem varias maneiras de se declarar lucro de uma empresa, presumido ou real por exemplo

Sem entrar no merito da contabilidade que vai muito longe, pensa só assim(no caso mais simples sem entrar no merito de colocar despesas na empresa e n pagar nada de imposto em cima disso)

Distribuicao de lucros no brasil nao sofre imposto

Entao o rico consegue pagar imposto 1x(empresa)
O funcionario paga 2x(empresa, depois no clt)

Existem VARIAS maneiras de se criar empresas, holdings etc para segurar o dinheiro e fortunas que voce nao paga 1 pingo de imposto em quase nada


enquanto o funcionario clt tradicional paga na fonte

Bombastic is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

21-01-16, 19:48 #80
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
O funcionario paga 2x(empresa, depois no clt)
Paga imposto pela 3x quando com o que sobrou decide comprar algum produto.

Mas reduzir estado é golpe. Então bora taxar a divisão de lucros tb pq se tem alguém pagando imposto só 2x e não 3x, é injusto mesmo.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
21-01-16, 19:49 #81
não é tão simples
tanto o rico quanto o pobre pagam imposto, e não é pouco
o problema é que a tributação no brasil é muito regressiva, porque se tributa muito mais fortemente o momento em que a renda é posta em circulação (consumo) do que a renda poupada (lucro acumulado)
enquanto o pobre dispende 100% do que ganha em consumo, com uma tributação alta, o rico consome 10% da sua renda e poupa o restante, praticamente livre de tributação até por essa renda novamente em circulação
dizer que rico pode armar 1001 esquemas pra "não pagar imposto" é fantasia; pode elidir uma parcela, mas ainda paga bastante

whiplash is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

21-01-16, 20:20 #82
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Nem toda, mas a sua é falsa mesmo
Ngm falou em matar quem sonega imposto. Nao e o que acontece hoje e presumo que nao chegue a ser no futuro. Nego é processado, é preso, etc.
Exatamente! PRESO! E se você resistir à prisão, o que acontece?

Meu filho, em que mundo você vive? Se você resistir à prisão você morre.

Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Se voce acha que é 'covardia' "deixar o estado ir lá e prende-lo", somos todos covardes pq achamos que traficante assassino tem que ser preso, mas nao estamos dispostos a subir morro nós mesmos para faze-lo
Bom, traficante não tem que ir preso. Assassino sim.

E se estiver em minhas mãos a execução de um assassino eu meto bala na cara dele sem pestanejar.

Minha pergunta que você não quer responder é: num exemplo hipotético que eu vou dar pela TERCEIRA vez, porém dessa vez quase desenhando, o que você faria:

Num cenário em que existe essa sua genial ideia da tributação de herança
1) Bill Gates tem 1 tonelada de ouro na casa dele
2) Bill Gates morre
3) O filho do Bill Gates diz 'só roubam esse ouro do meu pai se passarem por cima do meu cadáver'. Ele não está disposto a deixar a polícia entrar na casa dele e prendê-lo por isso
4) Você, Zedd, estaria disposto a passar pelo cadáver do filho do Bill Gates se isso estivesse nas suas mãos? Você tem a metralhadora na mão, você tem que meter um tiro na cara do filho dele, entrar na mansão, saquear X% do ouro, colocar num caminhão e ir embora

E aí, te parece correto?

Veja, você me fala do Assassino. Se estiver em minhas mãos entrar na casa do seu suposto assassino e passar fogo nele, caso ele resista à prisão, digo pra quem quiser ouvir que faria de consciência LIMPA.

Se o cara for somente traficante (ou seja, uma pessoa que faz comércio de drogas, armas etc e SÓ. Sem crimes contra o indivíduo e a propriedade privada) eu NÃO faria.

Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
O resto do seu post eu queria poder tatuar no peito ao contrario, pra toda vez que eu me olhar no espelho poder ler e me lembrar do quao bem eu estou na vida porque, afinal de contas, eu poderia ser burro pra caralho

Gracas a deus eu sou comunistinha mas nao sou burrinho!
Você é hipócrita, não burro. Ser hipócrita é um defeito muito maior, na minha opinião.

Me chame de burro o quanto você quiser, só não me chame de anti-ético nem hipócrita. Porque isso eu tenho certeza absoluta de que não sou. O resto que se foda.


Last edited by Baron; 21-01-16 at 20:32..
Baron is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

21-01-16, 21:25 #83

Something is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

21-01-16, 22:01 #84
Gostei desse vídeo do Rafael Hide. Concordo 100% que esse pessoal comunistinha não consegue defender os próprios pontos de vista e nem atacar os pontos de vista alheios.

Ao contrário dele, eu não tenho dó. Essa gente no poder matou milhões e milhões de inocentes nos últimos 200 anos. Tem que tomar tapa na cara sim.

E achei hilária a comparação de quando entra um passarinho na sua casa e o passarinho fica desesperado batendo a cara no vidro. É exatamente isso que está acontecendo neste momento no mundo com os commies.

Baron is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

22-01-16, 14:59 #85
Bom vídeo !

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

22-01-16, 15:38 #86
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
não é tão simples
tanto o rico quanto o pobre pagam imposto, e não é pouco
o problema é que a tributação no brasil é muito regressiva, porque se tributa muito mais fortemente o momento em que a renda é posta em circulação (consumo) do que a renda poupada (lucro acumulado)
enquanto o pobre dispende 100% do que ganha em consumo, com uma tributação alta, o rico consome 10% da sua renda e poupa o restante, praticamente livre de tributação até por essa renda novamente em circulação
dizer que rico pode armar 1001 esquemas pra "não pagar imposto" é fantasia; pode elidir uma parcela, mas ainda paga bastante
Sim, tem essa tambem!!

Mas sim, da pra armar varios esquemas(legais) para nao pagar imposto

Bombastic is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

26-01-16, 11:41 #87
 

Buwem is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

26-01-16, 20:07 #88
[MENTION=1686]Hobbes[/MENTION]; fugiu da pergunta?!

Explica ai pra gente seu ponto de vista super coerente, cara...

E [MENTION=11]Kensha[/MENTION]; cade você?


Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
em qual das grandes fortunas a renda foi "revertida" de forma injusta?

poderia apontar o nome das empresas, posição do indivíduo desprivilegiado, quanto ele recebeu, quanto deveria ter recebido e pq exatamente a participação dele deveria ter sido melhor remunerada?

assim poderemos discutir as melhorias caso a caso.

obrigado.
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
[MENTION=11]Kensha[/MENTION]; seu post é deveras interessante, então começo pedindo breves esclarecimentos.

pq você acha que a diferença entre seu patrimônio e o patrimônio do amancio ortega/zuckerberg/elon musk/carlos slim/etc é um problema?

vc acha que essa diferença deveria ser menor? quanto menor seria justo e pq?

Hades is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

26-01-16, 20:15 #89
Minha pergunta também continua: vocês estariam dispostos a sujar as próprias mãos caso fosse necessário fazer cumprir a lei e passar por cima do cadáver das pessoas que vocês querem que sejam saqueadas?

Baron is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

26-01-16, 21:34 #90
calma que o hobbes ta resolvendo o problema da "crise migratoria" na europa...

SigSnake is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

26-01-16, 22:52 #91
E o gusto nunca mais voltou, rs

Blazed is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

26-01-16, 23:38 #92
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
poderia apontar o nome das empresas, posição do indivíduo desprivilegiado, quanto ele recebeu, quanto deveria ter recebido e pq exatamente a participação dele deveria ter sido melhor remunerada?
Acompanha fritas?

http://exame.abril.com.br/economia/n...mundo-ate-2016

Esse aqui

http://www.theguardian.com/business/...it-switzerland

traz alguns pontos que poderiam reduzir esse diferença, destaco alguns:

- Clamp down on tax dodging by corporations and rich individuals (mencionado pelo Bomba)
- Invest in universal, free public services such as health and education (tido como absurdo e utópico por muitos aqui)
- Share the tax burden fairly, shifting taxation from labour and consumption towards capital and wealth. (a discussão em questão)
- Ensure adequate safety-nets for the poorest, including a minimum-income guarantee. (tipo renda cidadã? - já riram do Suplicy, claro)

Mas já disseram que Oxfam e o Credit Suisse não são críveis nesse mérito de distribuição de riqueza, meu parça do facebook que sabe melhor.

Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Paga imposto pela 3x quando com o que sobrou decide comprar algum produto.

Mas reduzir estado é golpe. Então bora taxar a divisão de lucros tb pq se tem alguém pagando imposto só 2x e não 3x, é injusto mesmo.
Eu concordo que se paga imposto demais no Brasil e já disse isso.

Também acho que implantar no Brasil essa taxação de grandes fortunas é dar margem pra mais desvio, como tudo, admito e já disse antes.

Mas aí o problema não é a taxação, é a corrupção.

Veja acima que taxar grandes acúmulos de capitais poderia inclusive abonar o consumo, aí talvez você (sim, você aí na poltrona!) pagasse menos imposto. Agora que te favorece você considera a ideia?

O tamanho mínimo do estado é 0 (zero) e a isso se dá o nome de anarquia.

O que recentemente se chamou de golpe foi o pedido de impeachment sem fundamento legal ou apresentação de provas. Mas aí já estaríamos pulando do assunto 1 pro 2 e depois pro 3, meio que fugindo do ponto né?

Por favor seja claro na sua proposta de estado mínimo, o que deve ser alcançado, como deve ser implementado e como isso vai ser bom pra todos e aí podemos discutir alguma coisa que não seja só orientação política.

Eu não fujo do tópico e também não me comprometo a discutir ou rebater tudo o que é levantado aqui, somente o que eu acho que vale a pena

Hobbes is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

26-01-16, 23:53 #93
Tem mais gente falando que golpe são outras coisas sim. Dá uma lida nesse boçal aqui, acho que vc vai se amarrar.

http://brasil.elpais.com/m/brasil/20...46_169410.html

Depois posto o resto. Tá na hora de nanar.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

27-01-16, 01:50 #94
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Acompanha fritas?

http://exame.abril.com.br/economia/n...mundo-ate-2016

Esse aqui

http://www.theguardian.com/business/...it-switzerland

traz alguns pontos que poderiam reduzir esse diferença, destaco alguns:

- Clamp down on tax dodging by corporations and rich individuals (mencionado pelo Bomba)
- Invest in universal, free public services such as health and education (tido como absurdo e utópico por muitos aqui)
- Share the tax burden fairly, shifting taxation from labour and consumption towards capital and wealth. (a discussão em questão)
- Ensure adequate safety-nets for the poorest, including a minimum-income guarantee. (tipo renda cidadã? - já riram do Suplicy, claro)

Mas já disseram que Oxfam e o Credit Suisse não são críveis nesse mérito de distribuição de riqueza, meu parça do facebook que sabe melhor.



Eu concordo que se paga imposto demais no Brasil e já disse isso.

Também acho que implantar no Brasil essa taxação de grandes fortunas é dar margem pra mais desvio, como tudo, admito e já disse antes.

Mas aí o problema não é a taxação, é a corrupção.

Veja acima que taxar grandes acúmulos de capitais poderia inclusive abonar o consumo, aí talvez você (sim, você aí na poltrona!) pagasse menos imposto. Agora que te favorece você considera a ideia?

O tamanho mínimo do estado é 0 (zero) e a isso se dá o nome de anarquia.

O que recentemente se chamou de golpe foi o pedido de impeachment sem fundamento legal ou apresentação de provas. Mas aí já estaríamos pulando do assunto 1 pro 2 e depois pro 3, meio que fugindo do ponto né?

Por favor seja claro na sua proposta de estado mínimo, o que deve ser alcançado, como deve ser implementado e como isso vai ser bom pra todos e aí podemos discutir alguma coisa que não seja só orientação política.

Eu não fujo do tópico e também não me comprometo a discutir ou rebater tudo o que é levantado aqui, somente o que eu acho que vale a pena

Com todo respeito, mas citar o tal projeto maluco de "renda cidadã" do suplicy beira a bocalidade. Qual o racional de dar X mensais para toda a população? Quale a eficiência de se colher imposto no arroz com feijão do pobre pra dar 100 pila pro Abilio Diniz?

Esse projeto Eh o mais retardado de todos. Não é à toa que nunca saiu do papel e o suplicy só é famoso Pq é um tiozao engraçado

Buwem is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-01-16, 07:33 #95
Hobbes, vc mora em casa ou predio? se for em predio, em quantos vc ja morou? te pergunto pq eu mudei completamente minha linha de pensamento apenas participando de reunioes de condominio e vendo o quanto as coisas podem degringolar quando esse pessoal resolve controlar desde o tipo de material que vc poe na porta da sua casa ate o tipo de cortina da sua janela.

Inevitavelmente contratam gente demais(é nossa funcao social enquanto condominos), torram o "dinheiro dos outros" pra colocar um piso melhor no lugar do que ja estava otimo "mas, nossa, tao velhinho, desvaloriza o imovel" e nao se preocupam que o valor do condominio vai fazer com que os idosos aposentados do predio tenham de escolher qual remedio vao ter que deixar de comprar naquele mes (sim, eu ja tive um pau homerico com canhotos que obviamente eram funcionarios publicos com salariao e sem chances de demissao, que achavam que era problema desses idosos, em uma reuniao). Detalhe, quando tudo deu errado, colocaram o apto a venda e abriram area, afinal, o predio tava reformadinho e pintado, facil de vender, sobrou pros fascistas resolver o nabo de arrumar as contas.

Como eu ja disse, nao sou ancap, estou varios niveis abaixo do baron e do buwem mesmo, so acho que esse conceito do Estado querer "abracar o mundo com as pernas" sempre deu merda, basicamente pq é poder demais na mao de gente de menos, poder corrompe, etc etc.

No mais, sou favoravel a um paraquedas social, que é bem diferente de um "almoco gratis", bem como sou favoravel de participar da vaquinha pro hospital, seguranca, educacao e moradia das pessoas, basicamente pq nao é pq o pai da crianca nao valoriza educacao e nao vai gastar um puto nisso que a crianca interessada vai ficar sem estudo, idem pra saude. E pq sou bonzinho? nao, apenas pq pessoas que nao tem medo de morrer de fome ou a mingua tem uma predisposicao menor de matar alguem (eu incluso), tem mais condicoes de planejar sair do buraco, enfim, saber que vai ter jantar e uma cama, mesmo que simples e a troco de varrer a rua da cidade, ajuda a ter dignidade, a raciocinar e a evitar atitudes desesperadas.

Agora, isso nao quer dizer que eu quero que o estado construa hospitais e contrate medicos, nem construa escolas e contrate professores, isso nao é tarefa dele, é tarefa dele organizar a distribuicao da vaquinha e acompanhar se os estabelecimentos que aceitam os vales estao atendendo o combinado contratual. So isso, administracao e auditoria, enxuta, sem exageros, nao precisa ter financiamento de mba ou cirurgia plastica pq o nariz nao é igual ao da atriz da novela.

"ah, mas ai nao vai ter um hospital de ponta em Apuçolina do Capengaço". Perfeito, esse é seu momento de me chamar de fascista, mas se existe um local onde nenhuma pessoa quer arriscar dinheiro pq sabe que nao vai prestar, pq temos que enterrar dinheiro ali mesmo? tipo, faz sentido querer manter locais, cidades, municipios que sao completamente inviaveis apenas pq é "honrado, bom e belo"? nao é melhor trazer esse pessoal pra locais viaveis e usar essa grana em locais que tem demanda e podia usar uns vales a mais?


Last edited by Jeep; 27-01-16 at 07:49..
Jeep is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

27-01-16, 09:08 #96
[MENTION=1686]Hobbes[/MENTION]; você não respondeu nem com fritas e nem sem. essa generalização não tem o menor valor.

me fale uma empresa e me mostre como a distribuição foi desigual.

quanto alguém recebeu a mais e quanto alguém recebeu a menos.

indique também o porque de cada indivíduo daquela empresa merecer ganhar mais.

não nos deixe pensando que na sua bela teoria, o atendente da lanchonete para funcionários do Facebook foi injustiçado e recebeu menos que merecia unicamente pq o Mark Zuckerberg ganhou mais.

obrigado.

Hades is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

27-01-16, 09:28 #97
Para não ser cansativo e evitar que você fuja do debate ou fuja das respostas, com generalizações cretinas, vou me ater a duas propostas:

Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
- Invest in universal, free public services such as health and education (tido como absurdo e utópico por muitos aqui)
como exatamente se investe em serviços públicos gratuitos?

são campanhas para convencer médicos a pararem suas atividades remuneradas de onde sustentam suas famílias para realizarem consultas e cirurgias de graça?

e como convencer alguém a ceder um prédio do tamanho de um hospital sem receber nada por isso? e os fornecedores de água, luz e materiais hospitalares?

o mesmo serve para educação: algum professor vai ensinar sem receber por isso?
diretores, servidores responsáveis pela manutenção do prédio? o próprio prédio?

o investimento em serviços públicos gratuitos universais vai ser uma grande campanha de voluntariado?

Quote:
- Ensure adequate safety-nets for the poorest, including a minimum-income guarantee. (tipo renda cidadã? - já riram do Suplicy, claro)
a diarista que presta serviços na minha casa trabalha em 2 turnos durante 6 dias da semana. arruma uma casa das 6h às 14h e outra das 15h às 21h.

sua noção de justiça é pegar o dinheiro dos impostos que ela paga (e paga muito) e usar para dar um salário para alguém que simplesmente não quer trabalhar?!

ah, e se a resposta passar por reforma tributária com isenção para alguns e sobretaxa para outros, favor especificar as faixas de isenção, as alíquotas a pagar e a arrecadação prevista.

Hades is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
27-01-16, 15:42 #98
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
[MENTION=1686]Hobbes[/MENTION]; fugiu da pergunta?!

Explica ai pra gente seu ponto de vista super coerente, cara...

E [MENTION=11]Kensha[/MENTION]; cade você?
Valeu pelo re-quote, ja tinha meio esquecido.

Sua pergunta pra mim é meio complicada de responder, mas vou tentar Vamos la.

Eu nao acho que tenha nada de errado com a diferença entre o meu patrimonio e o do zuckeberg. Eu entendo e aceito que o dele é infinitamente maior do que eu jamais vou ter e vivo bem com isso, mas isso só acontece porque eu sei das minhas capacidades e limites e sei a onde quero chegar. Eu tambem sei que isso leva tempo e consideravel sorte, e apesar do que possam falar, me considero inteligente por entender essa diferença.

Ai entra o meu ponto de vista, a onde o dinheiro no futuro talvez nao faca tanta diferenca, mas sim, o quao inteligente é uma pessoa e o quanto ela retorna pro mundo. Eu realmente tenho fé que os seres humanos vao perceber isso como uma maneira de prosperar como humanidade. (Quando falo isso quero dizer sermos uma raça com sei lá, 1 milhao de anos?!)

No fim, o que quero dizer, é que o dinheiro só é importante enquanto voce nao atingiu o que voce acredita como "estabilidade financeira", depois disso, ele se torna irrelavante assim como qualquer outra coisa.

O grande problema da desiguldade grande que temos (To falando o Zuckerberg vs Quem nao tem o que comer), é que essa pessoa hoje, mesmo sendo uma pessoa super inteligente, esta fardada a viver na miseria a vida inteira, pois querendo ou nao, ela precisa de um assistencialismo basico que dificilmente ela vai ter (ai mais no Brasil), que é a educaçao basica de qualidade.

Pra mim, a desiguldade nem eh tanto financeira, mas sim de inteligencia/educacao. Quando tivermos uma humanidade a onde a sua plena maioria eh inteligente, o capitalismo abusivo que existe hoje vai perder espaço pra uma "economia-de-retorno-inteligente", a onde o que importa nao é o dinheiro que voce tem... Mas sim o quanto a sociedade é inteligente como um todo.


Nao sei se fui claro, e foi mal a demora em responder, se precisar explicar alguma outra coisa, é só quotar de novo

Kensha is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-01-16, 17:45 #99
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Por favor seja claro na sua proposta de estado mínimo, o que deve ser alcançado, como deve ser implementado e como isso vai ser bom pra todos e aí podemos discutir alguma coisa que não seja só orientação política.

Eu não fujo do tópico e também não me comprometo a discutir ou rebater tudo o que é levantado aqui, somente o que eu acho que vale a pena
Basicamente o que o jeep falou. Não falei estado zero. Falei reduzir estado.

Eu realmente acho melhor pagar 100 na mensalidade do meu filho na escola do que 150 no imposto que vai bancar a escola com 100 e usar 50 pra bancar sua estrutura. Ou PIOR, pagar 150 de imposto, não usar essa escola pq é uma merda e pagar mais 100 na particular.

É só ir colocando isto pra outros setores. Deixar o essencial pro estado apenas.

O estado não tem q ter 100 peão de obra que ficam consertando buracos nas ruas. Ele pode ter 1 pessoas que elabora a licitação e fiscaliza todo dia a empresa que ganhou.

Não é nem necessariamente parar de cobrar imposto e privatizar. Cortar funcionário público, usando essa grana pra contratar uma empresa que faça esse serviço e só ter o papel de fiscalizar já iria ajudar muito.

Esse tipo de coisa que falo quando digo reduzir estado.

Quote:
Postado por Kensha Mostrar Post
Valeu pelo re-quote, ja tinha meio esquecido.

Sua pergunta pra mim é meio complicada de responder, mas vou tentar Vamos la.

Eu nao acho que tenha nada de errado com a diferença entre o meu patrimonio e o do zuckeberg. Eu entendo e aceito que o dele é infinitamente maior do que eu jamais vou ter e vivo bem com isso, mas isso só acontece porque eu sei das minhas capacidades e limites e sei a onde quero chegar. Eu tambem sei que isso leva tempo e consideravel sorte, e apesar do que possam falar, me considero inteligente por entender essa diferença.

Ai entra o meu ponto de vista, a onde o dinheiro no futuro talvez nao faca tanta diferenca, mas sim, o quao inteligente é uma pessoa e o quanto ela retorna pro mundo. Eu realmente tenho fé que os seres humanos vao perceber isso como uma maneira de prosperar como humanidade. (Quando falo isso quero dizer sermos uma raça com sei lá, 1 milhao de anos?!)

No fim, o que quero dizer, é que o dinheiro só é importante enquanto voce nao atingiu o que voce acredita como "estabilidade financeira", depois disso, ele se torna irrelavante assim como qualquer outra coisa.

O grande problema da desiguldade grande que temos (To falando o Zuckerberg vs Quem nao tem o que comer), é que essa pessoa hoje, mesmo sendo uma pessoa super inteligente, esta fardada a viver na miseria a vida inteira, pois querendo ou nao, ela precisa de um assistencialismo basico que dificilmente ela vai ter (ai mais no Brasil), que é a educaçao basica de qualidade.

Pra mim, a desiguldade nem eh tanto financeira, mas sim de inteligencia/educacao. Quando tivermos uma humanidade a onde a sua plena maioria eh inteligente, o capitalismo abusivo que existe hoje vai perder espaço pra uma "economia-de-retorno-inteligente", a onde o que importa nao é o dinheiro que voce tem... Mas sim o quanto a sociedade é inteligente como um todo.


Nao sei se fui claro, e foi mal a demora em responder, se precisar explicar alguma outra coisa, é só quotar de novo
Não é bem sobre o que vc falou mas sobre educação:

Foda que o estado engessa quem é pobre. Pobre paga imposto e tem que usar a educação que o estado dá. E se o estado é populista [SPOILER]
.
, vai dar uma educação de lixo.

O rico paga o imposto e a mensalidade da escola boa.

Se vc tira a educação do estado e devolve o dinheiro do imposto pro pai de família usar na educação privada, a chance é bem maior de ter uma educação boa. Pq se a escola não for boa, o cara muda o filho de escola.

O pobre que sabe que a escola do filho é um lixo, só pode sentar e chorar...

E sobre taxar grandes fortunas:

No papel é até bonito. O problema é que na prática vc afugenta o grande talento, o próximo Zuckerberg.

O talento sabe que é inteligente, q o negocio dele tá indo bem e ele vai ganhar muito. Então vc até taxa ele no início, mas assim que ele ver q é vantajoso, vai levar a empresa, os empregos e todo o retorno de impostos que ela geraria pra outro país. Pq no longo prazo vai ser mais lucrativo pra ele.

Melhor ganhar 10% por décadas ? Ou ganhar 20% por 5 anos ?

Claro que não é o único aspecto sobre taxar grandes fortunas. Mas é mais ou menos por aí. Tá cheio até de ditado popular do estilo "ir com muita sede ao pote", "se apertar demais, morre"...

E esquerdista é assim. Não pode ver alguém ganhando dinheiro que quer uma parte a todo custo. Veja a curva de laffer [SPOILER]
.
sobre arrecadção e imposto.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
27-01-16, 18:04 #100
Evil, nao ficou claro na minha opiniao ali quem deve dar a educaçao.

Na minha primeira concepçao, sim, o estado é obrigado a dar a melhor educacao possivel de graça (Povo inteligente ---> Naçao Inteligente --> Desenvolvimento). Mas eu tambem entendo que isso é muito dificil de alcançar...


O que to querendo dizer que quem vai diminuir a diferença de inteligencia/educaçao nao é governo, e sim a propria pessoa/corporação que detem muito mais dinheiro do que precisa, e ele mesmo investe na educaçao de qualidade pras pessoas que realmente QUEREM ter acesso a isso, de maneira direta e privada. Deixem o governo pra depois. hehe.

Kensha is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

27-01-16, 18:40 #101
chega a ser ridiculo certas discussoes;

Temos um estado que:

- permite que o governo leve uma comitiva de 900 pessoas pra uma reuniao na frança, tem uma embaixada top de linha mas ficam todos hospedados em um hotel de luxo;

- tem 120 empresas estatais. A maioria tem prejuizo. Alem de servir de cabide de emprego, oferecem um servico porco, e no fim do ano ainda precisam botar mais dinheiro dos impostos la pra cobrir o rombo

- tem uma folha de pagamento de 35% de TODA a arrecadacao federal, distribuidos em 2 milhoes de pessoas (1% da populacao consome 34% de toda renda arrecadada a força);

- Decide por decreto o que vc pode chamar de sua familia;

- decide por decreto o que vc pode fazer para educar seu filho;



Entre outras mil coisas sem fundamento. Aí quando alguem diz "reducao do estado", obviamente assumem que querem ver gente morrendo na rua e analfabeto. O comedor de criancinha dos anos 2000 é quem sabe fazer conta.

Claro, o unico lugar que tem pra cortar é o safety net e a saude "publica". No resto nao tem margem, nosso governo é muito austero e trabalha no limite.

Buwem is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-01-16, 18:54 #102
Quote:
Postado por Kensha Mostrar Post
O que to querendo dizer que quem vai diminuir a diferença de inteligencia/educaçao nao é governo, e sim a propria pessoa/corporação que detem muito mais dinheiro do que precisa, e ele mesmo investe na educaçao de qualidade pras pessoas que realmente QUEREM ter acesso a isso, de maneira direta e privada. Deixem o governo pra depois. hehe.
Sim, eu sei. Tanto q comecei o post já falando q não era bem sobre o q vc falou.

Deixem o governo pra depois NÃO kensha. Pq justamente o governo está impossibilitando isto q vc fala.

Tire o governo e é bem capaz q isto seja possível anos luz antes do q vc pensa. hehhe

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

01-02-16, 19:37 #103
Só passei aqui pra apontar que descobri de onde o Baron tirou essa IDIOTICE de 'voce iria la matar o traficante voce mesmo': de um video idiota de um palestrante discutindo com um adolescente igualmente idiota

AEUHAHEUAE, caralho, ninguém tem nocao da minha surpresa ao clicar num video qualquer e associar uma coisa a outra

Os argumentos do vídeo ja nao sao bons sozinhos, tirados de contexto... só posso dizer que ri laboriosamente

Valeu Baron! Espero que voce leia isso quando tiver voltado de 'ir la matar o traficante voce mesmo'

Zedd is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

01-02-16, 21:50 #104
Posta aí então...

Hobbes is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

01-02-16, 22:46 #105
[MENTION=1686]Hobbes[/MENTION]; aguardando suas respostas...

direto do fantástico mundo utópico vermelho.

Hades is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

01-02-16, 23:04 #106

Zedd is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

01-02-16, 23:56 #107
Não entendi.

Por que os 2 são idiotas?

Something is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

02-02-16, 00:08 #108
como assim voce 'descobriu'?
ele mesmo postou esse video na pagina anterior

Sekzzz is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

02-02-16, 06:13 #109
lol video do dinesh, ele foi preso por fraude.

sibs is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-02-16, 06:55 #110
indice de 2016, obviamente nao significa nada.


tao ridiculo que mostra que o Huezil caiu mais umas posicoes, ficamos abaixo da media mundial e da media regional, ainda bem que nao significa nada(e que temos a venezuela e a argentina pre-macri na regiao, ufa!).

 

http://www.heritage.org/index/country/brazil


Last edited by Jeep; 02-02-16 at 07:02..
Jeep is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

02-02-16, 07:23 #111
Bom saber q vc viu esse vídeo pela primeira vez clicando por aí e lembrou da ds. Bom saber q vc nunca viu por aqui. Explica muita coisa isto tudo.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

02-02-16, 07:29 #112
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
lol video do dinesh, ele foi preso por fraude.
fraude financeira. isso realmente invalida completamente os argumentos dele.

e quando o neymar for preso por evasão fiscal a fifa vai invalidar os gols que ele marcou.

sua lógica é brilhante. lol.

Hades is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

02-02-16, 14:07 #113
Explica que se eu assisti 10 videos de alguem e os 10 eram inuteis, quando ele posta videos dali pra frente eu ignoro solenemente
Vi no fb pq a pessoa que postou n tem esse historico

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

02-02-16, 14:15 #114
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
indice de 2016, obviamente nao significa nada.

https://www.youtube.com/watch?v=aC8nnUy_exI

tao ridiculo que mostra que o Huezil caiu mais umas posicoes, ficamos abaixo da media mundial e da media regional, ainda bem que nao significa nada(e que temos a venezuela e a argentina pre-macri na regiao, ufa!).

[IMAGEM]
http://www.heritage.org/index/country/brazil
De fato um dos maiores paises do mundo ficar abaixo da media global é sempre triste, mas pelo que o cara falou (não li) o cálculo nao leva em consideracao alguns dos 'alvos' dos programas do governo: menos miseraveis, acesso "global" a educação, etc.

Claro que os programas deram em grande parte com os burros nagua pq foram malfeitos, mas é uma métrica para a qual o nosso governo abertamente caga desde a fundação do partido, não? Não é surpresa

Zedd is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

02-02-16, 14:41 #115
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Bom saber q vc viu esse vídeo pela primeira vez clicando por aí e lembrou da ds. Bom saber q vc nunca viu por aqui. Explica muita coisa isto tudo.
AUHUHEuHEHEIUHEiuHE esse Zedd tá no mundo das estrelas. Sonha aí Zeddão!

Ah, por falar em mundo das estrelas, você estaria disposto a ir até as últimas consequências para cobrar o imposto que você tanto defende?

Acho que você ainda não me respondeu. Mas vai ver que não respondeu porque não viu, né? Tipo esse vídeo do Dinesh que foi postado 362 vezes nos últimos 35 anos de DS.

Aquele beijo e aquele abraço.

Baron is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

02-02-16, 14:56 #116
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Explica que se eu assisti 10 videos de alguem e os 10 eram inuteis, quando ele posta videos dali pra frente eu ignoro solenemente
Vi no fb pq a pessoa que postou n tem esse historico
E me explica q eu estava tentando conversar até hoje com alguém que não escutava os outros. Não estava ali pra conversar, só pra falar mesmo. Afinal nem via os vídeos q o outro colocava e seguia nas discussões como se tivesse visto. Mas agora q vc explicou, não vou mais errar. Ao contrário da esquerda, eu aprendo com os erros.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

02-02-16, 17:04 #117
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
fraude financeira. isso realmente invalida completamente os argumentos dele.

e quando o neymar for preso por evasão fiscal a fifa vai invalidar os gols que ele marcou.

sua lógica é brilhante. lol.
Ta bravo? Eu não disse que invalida os argumentos dele, só acho engraçado que o cara foi pra prisão mesmo.

sibs is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
02-02-16, 18:29 #118
Achei mto incomodo ver esse link do heritage... pqp

Kensha is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
02-02-16, 22:46 #119
o melhor desses sites tipo o heritage e banco mundial eh isso aqui:
Unemployment: 6.8%

eles acreditam nos indices oficiais, mesmo o Huezil tendo 44% da População Economicamente Ativa (PEA) ociosa. 44 + 6,8 = 50,8

sim, temos 50,8% de taxa de desemprego. só nao é chamada assim pq os indices oficiais so consideram desempregado aquele cara q esta desempregado E procurando emprego. se estiver desempregado em casa de boa, dai eles chamam de "desocupado"

Fura Olho is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

02-02-16, 23:17 #120
a farra da taxa maquiada de desemprego do ibge esta para acabar

http://www2.camara.leg.br/camaranoti...-COMISSAO.html

Quote:
O texto determina que os órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não poderão considerar empregadas as pessoas sem ocupação profissional remunerada em dinheiro que participam de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Além disso, o projeto determina que somente será considerada empregada a pessoa que recebe o pagamento em dinheiro, conforme estabelece o artigo 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

...

Segundo o relator, o objetivo do projeto é obrigar os institutos de pesquisa a adotarem os parâmetros internacionais de emprego e desemprego. Eurostat, organismo estatístico da União Europeia, por exemplo, já está implementando as regras da resolução da OIT.
quero ver acabar o conceito de classe media PTISTA, que é quem ganha 300 por mês hasuehsuaehusae

SigSnake is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

03-02-16, 11:52 #121
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
Ta bravo? Eu não disse que invalida os argumentos dele, só acho engraçado que o cara foi pra prisão mesmo.
bravo? não... eu até ri. lol.

Hades is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
03-02-16, 12:22 #122
Quote:

O Yahoo! anunciou nesta segunda-feira, 25, a aquisição do aplicativo Summly, criado por Nick D’Aloisio, um jovem empreendedor de 17 anos, de Londres.
O Summly foi lançado em dezembro de 2011 somente para dispositivos da Apple. O app faz o resumo de notícias em 400 caracteres com base em um algoritmo que define quais são os trechos mais relevantes de um texto.
Os termos da aquisição não foram divulgados. Mas o site AllThingsD diz que o Yahoo! pagou US$ 30 milhões pelo aplicativo (90% em dinheiro, 10% em ações), segundo fontes do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O site avalia que foi um preço alto, considerando o nível de maturidade do aplicativo, que foi baixado cerca de 1 milhão de vezes e gerou 90 milhões de resumos de notícias. E, como é comum, até então não tinha um plano de negócios bem definido.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/blogs...to-de-17-anos/
Uma dúvida para quem é a favor da taxação de grandes fortunas. Um menino de 17 anos cria um app. Vende por milhões de dólares. É justo que ele tenha (IMO SURRUPIADO) de ser taxado? O que exatamente ele fez, para além dos impostos normais, ele tomar uma paulada num imposto só porque o valor é alto?

E uma situação hipotética:

- Eu tenho um app que o Google queira pagar 100 milhões.
Sei que o meu país iria me morder de cara 27,5% de imposto (um chute, não sei como funciona alíquota para vendas internacionais)
Sei que se eu investir um valor X (menor que 10%) em qualque país desenvolvido eu teria visto permanente
Então pelo 1+1 eu levaria esses 100 milhões pra fora

Agora a pergunta: Não seria pior taxar? Esse é só um caso, agora imagina os BILHÕES saindo daqui (ou desistindo de vir) por causa desse imposto.

timber is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

03-02-16, 12:30 #123
Ué, mas é exatamente isso que acontece. O capital sai do país e vai pra um país que cobra menos imposto.

Veja o caso da França, por exemplo:

Aprovado na França imposto de 75% sobre grandes fortunas

França abandona projeto de imposto sobre fortunas


Países abandonando essas ideias idiotas que não funcionam e os brasileiros querendo implementá-las.

Baron is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

03-02-16, 12:57 #124
Parabéns timber. Vc sabe como é o mundo real. E sim, o mundo da esquerdalha é cor de rosa com unicórnios voadores...

2 meses de governo novo na Argentina com redução de impostos e aumento na arrecadação de impostos tb mandam lembranças.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

04-02-16, 07:08 #125
Adam Smith não era a favor de taxação sobre heranças?

O filho(a) do bill gates já tem tantas vantagens sera q ele precisa de bilhoes de dollares?

sibs is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

04-02-16, 08:38 #126
Ele não precisa mas não concordo em taxar heranças

Só eles pagando os impostos certinho já da uma boa grana p estado

Oleleh is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
04-02-16, 08:47 #127
O dinheiro é do cara, ele faz o que quiser. Se ele quiser doar pras criancinhas, ok. Se quiser fazer um pinto de mármore com uma fonte de leite moça em seu topo, azar o dele.

tdf is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

04-02-16, 09:02 #128
Antes taxar heranças que taxar "grandes fortunas"

SigSnake is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
04-02-16, 09:50 #129
acho que era bom especificar o local, unicorniolandia, eua, Brasil, pq por aqui me parece que ja temos varios impostos que as pessoas pagam "como heranca", http://www1.folha.uol.com.br/mercado...r-divida.shtml

E obviamente, quando alguem for vender a casa da heranca, vai pagar imposto de ganho de capital, que por acaso aumentou esses dias http://g1.globo.com/economia/noticia...e-capital.html e nao se preocupem, o cara que compra tera de pagar ITBI, http://www.prefeitura.sp.gov.br/cida...servicos/itbi/

E provavelmente tem mais alguns que eu esqueci ou desconheco, mas poxa, podiam mesmo por mais um, assim quem sabe podiam sextuplicar o fundo partidario em vez de terem apenas triplicado?

Jeep is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

04-02-16, 10:00 #130
 


Receber mais é mais fácil que cortar gastos rsss

faltou o ITCMD

Blazed is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

04-02-16, 10:15 #131
Vários conceitos errados aqui.

Daonde vcs tiram q grandes heranças é = tio patinhas?
Não existe uma caixa forte do bill gates, do zuckerberg ou a apple esteja construindo uma.

TODOS ESSES BILHÕES estão na economia, estão pagando milhares de funcionários, estão agando bilhões em impostos, estão girando no mercado.

Apenas o tempo de gastar eles não é suficiente(e eles não são burros de fazer isso) aonde esse dinheiro apenas não some, eles compram alguma empresa, perdem dinheiro, mas ganham alguma coisa em troca e fazem mais dinheiro e por ai vai.

ACONTECE A MESMA COISA COM TODO MUNDO, só q o dinheiro q a gente gasta em comida, transporte, educação etc afeta como vamos gastar em outras coisas.
Perdemos nossas pequenas fortunas de maneira extremamente rápida.



Segundo,
Por mim chegaremos no estado ZERO um dia.
Mas nesse dia, teremos tudo de graça, de graça pq será infinitamente barato produzir, apenas isso.

HOJE em dia precisamos de um estado q de:
O básico em segurança, não vou contratar segurança particular para cada cidadão.
O básico em educação, alguém sem educação não consegue emprego e sem condições de viver a merda acontece mais rápido.
O básico em saúde, merdas acontecem, ninguém sabe se vai ter câncer ou outra doença rara, ou até mesmo cair no chuveiro e ficar paraplégico. Ninguém tem culpa disso, não acho justo uma família pagar e perder tudo por causa de uma enfermidade.


E assim como falaram lá em cima, os ricos já pagam muitos impostos, não adianta cobrar mais impostos, afinal só vão conseguir q alguns ricos não sejam mais ricos e assim não pagarem seus funcionários e ai nem lutar por 20 centavos por causa do busão pq nem busão vc pega para ir do quarto pra cozinha e olhar sua geladeira vazia.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

04-02-16, 10:39 #132
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
Vários conceitos errados aqui.

Daonde vcs tiram q grandes heranças é = tio patinhas?
Não existe uma caixa forte do bill gates, do zuckerberg ou a apple esteja construindo uma.

TODOS ESSES BILHÕES estão na economia, estão pagando milhares de funcionários, estão agando bilhões em impostos, estão girando no mercado.

Apenas o tempo de gastar eles não é suficiente(e eles não são burros de fazer isso) aonde esse dinheiro apenas não some, eles compram alguma empresa, perdem dinheiro, mas ganham alguma coisa em troca e fazem mais dinheiro e por ai vai.

ACONTECE A MESMA COISA COM TODO MUNDO, só q o dinheiro q a gente gasta em comida, transporte, educação etc afeta como vamos gastar em outras coisas.
Perdemos nossas pequenas fortunas de maneira extremamente rápida.



Segundo,
Por mim chegaremos no estado ZERO um dia.
Mas nesse dia, teremos tudo de graça, de graça pq será infinitamente barato produzir, apenas isso.

HOJE em dia precisamos de um estado q de:
O básico em segurança, não vou contratar segurança particular para cada cidadão.
O básico em educação, alguém sem educação não consegue emprego e sem condições de viver a merda acontece mais rápido.
O básico em saúde, merdas acontecem, ninguém sabe se vai ter câncer ou outra doença rara, ou até mesmo cair no chuveiro e ficar paraplégico. Ninguém tem culpa disso, não acho justo uma família pagar e perder tudo por causa de uma enfermidade.


E assim como falaram lá em cima, os ricos já pagam muitos impostos, não adianta cobrar mais impostos, afinal só vão conseguir q alguns ricos não sejam mais ricos e assim não pagarem seus funcionários e ai nem lutar por 20 centavos por causa do busão pq nem busão vc pega para ir do quarto pra cozinha e olhar sua geladeira vazia.
Tem um livro que se chama Sociedade com Custo Marginal Zero, não lembro o nome do autor, mas que fala algo parecido com o que você falou.

Kenny is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
04-02-16, 10:52 #133
Porque o 1% deve ser muito mais rico do que o restante 99%

Olhe o mundo ao seu redor. Olhe com atenção. Enumere as coisas que você vê. Enumere as coisas que você usa no seu dia-a-dia. Responda:

1. Quantas dessas coisas você fez com as suas próprias mãos?

2. Quantas dessas coisas foram feitas por indivíduos solitários (artesãos)?

3. Quantas dessas coisas foram feitas por pequenos grupos de indivíduos, organizados em pequenas empresas?

Sou capaz de apostar que a sua resposta seja zero, ou algo muito próximo, para estas três perguntas. O mundo ao nosso redor é produzido por grandes empresas. Grandes empresas são organizações que congregam muitas pessoas, cada uma realizando um trabalho muito específico.

Adam Smith, no início do seu “A Riqueza das Nações”, destaca a diferença entre o que ele chama de “nações selvagens” (o que hoje chamaríamos de subdesenvolvidas) e “nações civilizadas” (as que hoje seriam as economias desenvolvidas):

“Entre as nações selvagens de caçadores e pescadores, todo indivíduo que está apto para trabalhar está mais ou menos empregado em algum trabalho útil, e procura prover, tão bem quanto possa, as necessidades e conveniências da vida, para si próprio, para sua família ou tribo, seja ele muito velho, ou muito novo para caçar ou pescar. Estas nações, entretanto, são tão miseravelmente pobres que, às vezes, são reduzidas à necessidade de eliminar ou, pelo menos, abandonar suas crianças, seus idosos e aqueles afetados por doenças, a perecer pela fome, ou serem devorados por bestas selvagens.

Entre as nações civilizadas, ao contrário, apesar de um grande número de pessoas não trabalhar de maneira alguma, muitas dessas pessoas consomem a produção equivalente a dez vezes, frequentemente a cem vezes o trabalho daqueles que produzem; mas a produção do trabalho de toda a sociedade é tão grande, que todos são abundantemente atendidos; e um trabalhador, mesmo o mais baixo e mais pobre, se ele é frugal e trabalhador, pode aproveitar uma parcela muito maior das necessidades e conveniências da vida que seria possível para qualquer selvagem obter.”

Tenha em mente que Adam Smith escreve este texto no final do século XVIII. Portanto, suas categorias e linguajar podem causar um pouco de estranheza, como quando, por exemplo, ele chama as nações mais atrasadas de “selvagens”. É a forma da época. Mas o centro da ideia de Adam Smith é que as nações desenvolvidas conseguem, de alguma forma, ser mais produtivas que as nações menos desenvolvidas. Nas nações menos desenvolvidas, apesar de todos trabalharem mais, a produtividade é muito baixa, e a produção não é suficiente para todos. Já nas nações desenvolvidas, mesmo que nem todos trabalhem, a produção é tão abundante, que sobra conforto até para os trabalhadores mais pobres.

Ao longo do livro, Adam Smith vai desenvolvendo esta ideia, começando justamente pelo conceito de empresa: várias pessoas trabalhando em conjunto, com a especialização de tarefas. Smith demonstra que a produtividade aumenta exponencialmente quando existe organização do trabalho.

Olhe novamente à sua volta. Praticamente tudo o que você vê e usa no dia-a-dia é fruto do trabalho de uma extensa cadeia de produção, formada por trabalhadores organizados em torno de grandes empresas. Graças a isso, podemos usufruir de um nível de conforto simplesmente inimaginável para nossos ancestrais de, digamos, 200 anos atrás.

Para que tudo isso seja possível, são necessárias ao menos duas coisas:

A genialidade do indivíduo que inventa novas coisas ou novas formas de fazer as mesmas coisas e
A genialidade do indivíduo que consegue organizar o trabalho de outros indivíduos da forma mais produtiva possível.
Uma coisa não existe sem a outra. Quantas pessoas geniais não existem no mundo, e que morrem anônimas com suas geniais invenções nas gavetas de suas casas? E, claro, o contrário também é verdadeiro: não existe empresa que fabrique algo que antes não tenha sido inventado.

Se o papel do inventor parece indubitavelmente muito precioso, o papel do CEO de uma empresa já é um pouco mais polêmico. Na semana passada, a candidata a candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, afirmou em um discurso que a diferença de salário entre os altos escalões das empresas e o chão da fábrica deveria ser diminuída. Esta é uma percepção comum: por que o salário do manda-chuva tem que ser 20, 50 ou até 100 vezes maior do que o salário de quem realmente põe a mão na massa e produz? (Aliás, recentemente o CEO da Gravity Payments, uma empresa de processamento de cartões de crédito de Seattle, USA, fez uma experiência: aumentou o salário mínimo da companhia para US$70.000. Quer saber o que aconteceu? Os funcionários mais experientes começaram a deixar a companhia. Leia aqui).

Vou fazer uma outra pergunta antes de responder a esta: quando a Wal Mart começou suas atividades (e o mesmo vale para McDonalds, Magazine Luiza, Microsoft, e todas as outras grandes empresas em que você possa pensar), havia milhares de outras lojinhas no mundo. Por que a Wal Mart se tornou a Wal Mart e outras lojinhas permaneceram outras lojinhas, ou morreram e deram lugar a outras lojinhas? Será porque os trabalhadores da Wal Mart, aqueles que põem a mão na massa, trabalhavam mais duro do que a média? Ou será porque o CEO da Wal Mart estava disposto a apostar em sua visão, e tinha liderança para fazer com que outros o seguissem em sua visão?

Jogadores de futebol, há milhares no mundo inteiro. Mas Messi, há um só. As pessoas vão ao estádio não para ver o Barcelona jogar. As pessoas vão ao estádio para ver Messi jogar. Os outros jogadores se esforçam, e suam a camisa durante os mesmos 90 minutos. O treinador, o massagista, o roupeiro, todos trabalham muito, até mais do que Messi. Aliás, Messi não jogaria sozinho, ele precisa dos seus companheiros e de toda a infra-estrutura do clube. Mas as pessoas vão ao estádio para ver Messi.

A GM não inventou o automóvel, mas Alfred Sloan fez da GM a maior fabricante de automóveis do mundo durante muitos anos. O Facebook não inventou as redes sociais, mas Mark Zuckerberg fez do Facebook a maior rede social do mundo. O Google não inventou os mecanismos de busca na Internet, mas Larry Page e Sergei Brin fizeram do Google o maior mecanismo de busca na Internet do mundo. Não foram os trabalhadores mais capacitados da GM, do Facebook ou do Google que fizeram dessas empresas as líderes de seus setores. Foram Sloan, Zuckerberg e Page/Brin. Se dependessem dos trabalhadores, todas essas empresas seriam do tamanho de seus talentos: lojinhas de esquina.

Assim como as “nações civilizadas” se diferenciam das “nações selvagens” pela forma como organizam a sua produção, as empresas de sucesso se diferenciam das lojinhas da esquina pela forma como organizam a sua produção. No caso dos países, entenda-se por “organizar a produção” todas as instituições que permitem o livre empreendimento e a acumulação de capital físico e humano ao longo do tempo. No caso das empresas, entenda-se por “organizar a produção” desde ter uma estratégia de longo prazo, até a habilidade de atrair e reter os melhores talentos.

– Mas Dr. Money, há muito CEO incompetente que ganha rios de dinheiro!

Sem dúvida. Assim como há muitos trabalhadores incompetentes que continuam ganhando os seus salários regularmente. Mas não confunda a fotografia com o filme. Ninguém consegue se segurar eternamente em uma determinada posição se não tiver o talento necessário. Isso vale tanto para CEOs quanto para trabalhadores. Quando se está iniciando na carreira, esta afirmação parece um pouco forçada. Depois que se vai ganhando experiência, vamos percebendo que as pessoas, cedo ou tarde, são “marcadas a mercado”.

Assim, chegamos ao cerne da questão: são poucas, muito poucas pessoas mesmo, que fazem a diferença no mundo. 1% é muito generoso. Provavelmente, estamos falando de 0,001%. Estes 0,001% agregam mais valor ao mundo do que os restantes 99,999%. Valor aqui, bem entendido, material. Não me ocupo aqui de outras dimensões, tão ou mais importantes. Para um filho, a mãe agrega muito mais valor do que qualquer outra pessoa no mundo. Para um aluno, o professor certamente agrega mais valor. Acho que já me fiz entender.

Sendo assim, parece ser natural que existam bilionários no mundo. E, em um segundo escalão, milionários. Estas pessoas, ou seus ascendentes, agregaram valor equivalente. E, na medida em que os benefícios criados por estas pessoas atingem cada vez mais pessoas em um mundo globalizado, não é de se estranhar que as fortunas sejam maiores do que no passado.

A preocupação com a concentração de renda, que ocupa os discursos de 10 em cada 10 governantes na atualidade, é legítima. A única forma de diminuir a concentração de renda é diminuir o gap entre a capacidade das pessoas. Programas sociais desacompanhados de melhoras substantivas na educação e na saúde do povo somente diminuem o crescimento potencial do país (via aumento de impostos), sem melhorar em uma vírgula a concentração de renda. Programas como o Bolsa Família são meritórios na medida em que exigem uma contrapartida (manter os filhos na escola), diminuindo o gap educacional. O benefício em si (o dinheiro que vai para a família) pode ter efeitos conjunturais, passageiros sobre a distribuição de renda, mas não estruturais.

Mas, por mais que se diminua a diferença de capacidade produtiva entre as pessoas, o 0,001% sempre existirá. Normalmente, este 0,001% é usado como símbolo das injustiças sociais. Quando, na realidade, são a garantia de que a humanidade avança, e de que os mais pobres hoje conseguem viver em condições materiais muito melhores do que os mais pobres de 50 ou 100 anos atrás. É essencial que o 0,001% exista e seja muitíssimo bem remunerado. Caso contrário, a civilização, tal como a conhecemos, não existiria.

http://www.drmoney.com.br/economia/p...o-restante-99/

o que você já fez de absolutamente extraordinário para estar entre o 1%?

whiplash is offline   Reply With Quote
Munchies
Ewok
 

04-02-16, 12:08 #134
Bom sei que sou somente um Ewok mas sou formado em Economia e tenho pós na USP também. Meus pontos são:

1- A gente não vive o capitalismo 100%, não esqueçam que temos um governo forte e milhares de sindicatos.
2- Pensando exclusivamente no caso do Brasil, se não houvesse corrupção e todos os impostos recolhidos fossem alocados corretamente o país não estaria nessa situação, lembre-se que por enquanto só o Eduardo Cunha já embolsou 300 milhões.
3- Eu acredito totalmente na meritocracia, tudo nessa vida é uma questão de escolha e valores, porém acredito na meritocracia desde que o start de todos fossem mais igualitário.
4- A pessoa que escreveu esse texto nunca leu sobre nada de história do pensamento econômico, porque a época que a gente vive é a que mais valoriza e as pessoas tem mais acesso a todas formas de artes, só ver qtas exposições gratuitas existem, quantas bandas, atores e atrizes, comediantes, pintores, escultores, estilistas, etc... Não existem hoje e conseguem sobreviver disso? Óbvio que poucos ficam milionários, o mesmo acontece com matemáticos, estatisticos, financeiros, médicos e por ai vai.. Tudo depende da genialidade de cada indivíduo.
5- E pra finalizar a sociedade não depende de um sistema específico, como disse antes vivemos em um sistema misto, oque fode é o homem, nós estamos no topo da cadeia alimentar e nosso predador somos nós mesmos, o homem é o lobo do homem, sempre vamos querer ser melhor que alguém e ponto final, e todas as espécies um dia se não se adaptariam a realidade do meio ambiente que convivem vão ser extintas, todo ano milhares de espécies são extintas um dia chegará nossa vez.

Munchies is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

19-06-16, 18:21 #135
UUUPPPP

https://www.gatesnotes.com/Developme...Raise-Chickens

Ai meu deusis, lá vem os capitalistas querendo ajudar os pobre de novo...

( achei a idéia legal )

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

19-06-16, 21:46 #136
A idéia é legal e eu entendi o sarcasmo que você queria aplicar, mas ironicamente o Bill Gates é um péssimo exemplo pró-capitalismo, só procurar as coisas que ele mesmo posta tipo 'o capitalismo não resolverá o problema climático' e 'o capitalismo depende da bondade pessoal de bilionários para resolver problemas' e etc.

Zedd is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
19-06-16, 21:51 #137
É, o cara mais rico do mundo é um péssimo exemplo de capitalismo heheh

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
19-06-16, 22:29 #139
Cara, ele é o cara mais rico do mundo. Atenção a este fato: "ele eh o cara mais rico do mundo"

Ele pode falar o quanto quiser e o que quiser. Isso nunca vai mudar o fato acima. Ou seja, ele nunca será um bom exemplo contra o capitalismo, por mais meigo que seja o seu discurso

maurocool is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

19-06-16, 22:37 #140
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
Cara, ele é o cara mais rico do mundo. Atenção a este fato: "ele eh o cara mais rico do mundo"

Ele pode falar o quanto quiser e o que quiser. Isso nunca vai mudar o fato acima. Ou seja, ele nunca será um bom exemplo contra o capitalismo, por mais meigo que seja o seu discurso
O que demonstra que (quase) subconscientemente as pessoas consideram o capitalismo ótimo porque permite que 1 indivíduo se torne rico, extremamente rico nesse caso, mesmo que não ofereça mecanismo ou garanta de nenhuma forma que outros 1.000.000 de indivíduos passem fome, ou que as empreitadas capitalistas gerem danos profundos e globais - problema aliás assinalado pelo indivíduo do exemplo, Bill Gates.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

19-06-16, 23:22 #141
"Ele é o cara mais rico do mundo" e diz que o capitalismo depende da caridade pessoal de multibilionários pra corrigir o sistema, e que isso não só não é mérito do sistema como é uma falha evidente. Portanto, é irônico usar o cara que é um dos maiores críticos desse aspecto do sistema como exemplo de que o sistema funciona, quando isso é diametralmente o oposto do que ele mesmo fala

Pelo que entendi do que vc escreveu, vc acha que pq ele é 'vencedor' nao pode criticar as regras do sistema no qual venceu. É isso? Explique, por favor, pq pra mim isso pq não é óbvio e a princípio discordo completamente. Se bobear, ele está na posição MAIS privilegiada pra falar do assunto

A gente tem uma sorte do caralho do Bill Gates gastar o dinheiro dele assim e não fazendo merda. O fato dele não fazer merda e ajeitar as coisas (parafraseando ele: "gasta-se mais dinheiro desenvolvendo remédio pra calvície do que malária, então vou resolver a malária") não é mérito do capitalismo, é mérito dele

Zedd is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

20-06-16, 09:58 #142
The bill and melinda gates foundation.

péssimo exemplo de capitalismo

rockafeller is offline   Reply With Quote
Maia
Trooper
 

Steam ID: Sorella3
20-06-16, 10:28 #143

Maia is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
20-06-16, 10:42 #144
famoso pobre que come -mortadela- apresuntado e arrota peru defumado.

drakiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-16, 10:51 #145
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
The bill and melinda gates foundation.

péssimo exemplo de capitalismo
Presumo que isso seja ironia, mas aí fica foda, pq eu expliquei exatamente isso no post anterior. Não tem problema, vou repetir:

o proprio Bill Gates fala que o capitalismo 'depender' da caridade pessoal de alguns poucos pra resolver falhas é um problema do sistema, e não um mérito

Se n deu pra entender ainda pode explicitar a tua duvida que nao me importo de te explicar, embora vc provavelmente consigar entender procurando vc mesmo no google

Zedd is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
20-06-16, 11:01 #146
só sendo muito tapado pra não ter consciência do tanto de RIQUEZA e PRODUTIVIDADE que pessoas como o bill gates trouxeram pro mundo
foda-se se ele acumulou 100 bilhões de dólares em fortuna pessoal, o que move o mundo em direção da diminuição da pobreza é a inovação e geração de novas oportunidades, e não a repartição do capital de meia dúzia

whiplash is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

20-06-16, 11:05 #147
Depender da boa vontade de uns poucos ou depender da boa vontade de todas pessoas da terra?

Stranger is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

20-06-16, 11:33 #148
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
O que demonstra que (quase) subconscientemente as pessoas consideram o capitalismo ótimo porque permite que 1 indivíduo se torne rico, extremamente rico nesse caso, mesmo que não ofereça mecanismo ou garanta de nenhuma forma que outros 1.000.000 de indivíduos passem fome, ou que as empreitadas capitalistas gerem danos profundos e globais - problema aliás assinalado pelo indivíduo do exemplo, Bill Gates.
não, o capitalismo não permite que 1 indivíduo se torne extremamente rico apenas.

a não ser que haja uso de mão de obra não remunerada (escravidão stricto sensu), no capitalismo, o enriquecimento de 1 indivíduo pressupõe o enriquecimento de todos aqueles que participam do processo.

bill gates é um excelente exemplo disso. procure a lista dos homens mais ricos do mundo e veja quantos microsoft ou ex-microsoft estão lá. depois pesquise o salário médio dos funcionários da microsoft e perceba que não, não é 1 indivíduo ficando muito rico. é um conjunto incalculável de indivíduos, direta e indiretamente envolvidos, ficando "mais ricos".



Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
"Ele é o cara mais rico do mundo" e diz que o capitalismo depende da caridade pessoal de multibilionários pra corrigir o sistema, e que isso não só não é mérito do sistema como é uma falha evidente.
não vi ele não dizendo isso.

já li declarações dele no sentido de que mundo depende da caridade pessoal para corrigir os problemas. problemas do mundo e não do capitalismo.

tanto o é que os principais problemas que ele próprio se dispõe a corrigir são advindos de lugares onde a realidade é bem distante do capitalismo de fato.

e não sejam ingênuos. há vários bilionários que agem contra o capitalismo e o livre mercado.

aliás, todo o pensamento anti-capitalista surgiu da elite burguesa, não?!

quem mais interessado em intervenção e auxílios estatais e controle da livre concorrência do que quem já tem posição dominante no mercado?!

não à toa, george soros é um dos maiores financiadores do movimento esquerdista no mundo.

Hades is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-16, 11:50 #149
Nao sei exatamente como voce separa problemas do mundo de problemas do capitismo, mas de cabeca lembro que, do capitalismo ele diz q existe "desigualdade bola de neve" (falando especificament ea desigualdade-problema, nao dos niveis normais aceitaveis por meritocracia) que o proprio sistema n consegue corrigir isso, sendo necessario intervencao

E problema do mundo ele considera global warming como o maior dos problemas atuais e isso nao tem nada a ver com "lugares onde menos tem capitalismo". Ele fala exatamente q a logica do investimento e retorno e incapaz de lidar c esse problema

De novo: uma busca trivial no google deve mostrar q ele tem essa opiniao, e posso faze-la por vc qdo n estiver em mobile

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-06-16, 11:52 #150
Vc tambem acha q pro ser multibilionario ele n esta apto a comentar sobre a saude do sistema?

Segunda vez q aparece essa opiniao aqui e n entendo de imediato qual o racional q a sustenta

Zedd is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:31.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.