Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
snake
Trooper
 

Default Importação de médicos

06-05-13, 21:58 #1
Brasil trará 6 mil médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes

Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram nesta segunda-feira (6/5) a parceria

detalhe: SEM A PROVA DE VALIDAÇÃO DO DIPLOMA!!

fonte: http://www.correiobraziliense.com.br...carentes.shtml

nota de repúdio do CFM:
http://portal.cfm.org.br/index.php?o...iploma&catid=3

-

pelo que li, em 2010 só 2 dos 507 inscritos na prova de validação do diploma no Brasil passaram.
em 2011, de 677 inscritos 612 reprovaram.
e agora querem importar sem nem ter a provinha?!

na boa, é merda atrás de merda esse governo, pqp!
já não basta a abertura desenfreada de cursos novos de Medicina, agora isso?!
muitos deles são brasileiros que não conseguiram passar no vestibular aqui e foram pra lá estudar, igual muitos fazem indo pra argentina.

o pior é gente achar que os médicos ficam putos com isso só por questões de mercado e etc...
vc aceitaria de boa ser operado por um médico formado em um país que vc nem sabe a procedencia das escolas médicas?
não é médico gringo de harvard não...





snake is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

06-05-13, 22:03 #2
precisaria saber a % dos medicos formados no brasil que passariam nessa mesma prova para emitir minha opinião...

SigSnake is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

06-05-13, 22:07 #3
do jeito q tah pode vim medico formado na etiopia q vai ser melhor q um formado aki

roadster is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-05-13, 22:10 #4
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
precisaria saber a % dos medicos formados no brasil que passariam nessa mesma prova para emitir minha opinião...
aqui, ainda que longe de ser perfeito, o MEC ainda fiscaliza.
volta e meia o MEC fecha algum curso de Medicina ou corta algumas vagas.
daria pra fechar bem mais se quisesse, mas enfim...

sou novo na área, mas alguém com mais experiencia (Linx, EviLBraiN, etc) pode dizer mais sobre isso

Quote:
Postado por roadster
do jeito q tah pode vim medico formado na etiopia q vai ser melhor q um formado aki
tem muita Uniesquina aqui no BR, mas tem muita escola médica boa pra caralho.
estudo em uma das tops do Brasil e já fico preocupado com muitas faculdades daqui, imagine em países que a fiscalização é bem mais duvidosa que a nossa (a começar pelo processo de seleção né, nem prova tem)

snake is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
06-05-13, 22:35 #5
bom
se a validação for dispensada apenas pros cubanos, blz
dizem que uma das poucas coisas que funcionam bem em Cuba são as faculdades de medicina, espero q seja verdade.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

06-05-13, 22:54 #6
Se uma porra dum professor PHD, 5 estrelas, 13/0, fluorescente, 23cm, platinum, heroic, aura enchanted do MIT tem que prestar concurso pra dar aula aqui.

Por que um médico de Cuba não faz a mesmo concurso do médico formado aqui?
É fluente em português? Vai falar de que jeito com o resto da equipe? Ou já tá no plano trazer 36000 enfermeiros e farmacêuticos?

foto_das_farmácias_de_cuba.jpg
foto_dos_hospitais_de_cuba.jpg

E o que Cuba ganha na troca? Por que não gasta essa verba tirando a burocracia das ONGs que já fazem muito pela saúde em lugares perdidos e não cobram nada com isso? Por que não bota pra funcionar os trocentos hospitais parados e chamar os médicos que já passaram em concurso?

Acho que sei.

Stranger is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

06-05-13, 22:55 #7
Eu acho uma merda sem tamanho...

A situação é a seguinte, falta médico no interior do Brasil, os prefeitos ficam putinhos pq oferecem 10-20 mil de salário e só conseguem médico recem formado por pouco tempo.

Claro ! O problema não é o salário, e sim as condições de trabalho...


Como o governo resolve ?

Importa médico de países que estão pior que o interior do Brasil ( afinal, se estivessem em situação melhor não aceitariam trabalhar em tal local ). Não vão dar infraestrutura. Vão pagar 5mil pro cara e embolsar o resto na cueca.

De sem médico ou eventualmente médico, o interior vai passar pra sempre médico, eventualmente bom, ainda sem infraestrutura pra trabalhar...

A capital vai continuar cheia de médicos. Médicos estes que iriam para o interior se houvesse infraestrutura e plano de carreira no SUS. Parecido com concursos na área de direito ( coisa que o CFM defende faz tempo ). Seria vc começar trabalhando no SUS com um salário digno mas no interior, e com o passar dos anos vc vai sendo transferido para cidades mais perto da capital ou onde vc escolher... plano de carreira e aposentadoria...

O bacana é que depois de 4-5 anos estes médicos importados estarão liberados pra ir morar e trabalhar onde quiserem... Vão acabar nas capitais nos postos de saúde, pq provavelmente vão aceitar ganhar menos q os Brasileiros ( pois comparado ao país de origem estariam ainda ganhado mais )...

Isso só vai fazer com que a medicina de qualidade fique cada vez mais cara. Quem quiser a opinião de um médico bom vai ter q pagar uma consulta particular ainda mais cara do que hj em dia.

Qnt ao argumento: queria ver qnts médicos brasileiros passariam na prova. Eu tb queria ! Não tenho a menor idéia de qual seria o resultado. Mas isso não é justificativa pra importar médicos sem aplicar a prova.

Mas o governo não está pensando em melhorar a qualidade do serviço com essa importação, pensa só em eliminar a reclamação faltam médicos no SUS...

E o povão, que o PTzão tanto diz ajudar, que se foda mais uma vez e morra...

Faço plantão em um hospital psiquiátrico q só atende convênios e particular. Já vi algumas vezes pct bem pobre, pagar uma consulta particular pq está há meses sendo atendido no SUS por um clínico geral e não melhora da depressão. Ai paga uma consulta pra conversar com um psiquiatra. ( q não existe no SUS pq o salário é irrisório e a carga de trabalho descomunal )

Eu acho q é isto q vai virar o SUS com esses médicos estrangeiros.... vão resolver o básico, qq coisa mais complexa, o povo vai ter q pagar.

E se vc ver quantos milhoes os planos de saúde doaram pra campanha à presidência da dilma, vc logo entende pq ela quer q o SUS tenha um atendimento de má qualidade...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Painkiller
Trooper
 

Steam ID: PAINKILLER
06-05-13, 22:57 #8
Brasil já é dos países do mundo que tem mais médicos por habitante, numero não é o problema.
E questionar a qualidade do ensino no Brasil de longe não é justificativa para abrir a porteira para médicos estrangeiros sem validação.
E sim a AMB e o CRM estão em pouco tempo solidificando a implantação de um exame de conclusão de curso. E não o governo não quer isso, porque formariam menos médicos, bons ou ruins.
Governo quer médico a qualquer custo. Pagando mal e sem qualidade.

Maaaassss, Brasil é assim mesmo

Painkiller is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

06-05-13, 23:03 #9
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Qnt ao argumento: queria ver qnts médicos brasileiros passariam na prova. Eu tb queria ! Não tenho a menor idéia de qual seria o resultado. Mas isso não é justificativa pra importar médicos sem aplicar a prova.
Qual a posição do CFM quanto a implantação dessa dita prova para todos os médicos formados no brasil?

Quote:
Postado por Painkiller Mostrar Post
Brasil já é dos países do mundo que tem mais médicos por habitante
http://www.escolasmedicas.com.br/intern3.php

http://profissaogeografo.blogspot.co...antes-por.html

parece que não

SigSnake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-05-13, 23:08 #10
EviL e Painkiller falaram tudo

falar que "falta médico no Brasil" é falar uma merda sem tamanho.
estão mal distribuidos? sim! pelos motivos que o EviL falou!

É tipo a discussão da PROVAB (que vai dar bonus nas provas de resiência pra médicos que forem trabalhar no interior).
Olha só que boa idéia: mandar médicos recém formados, ou seja, com pouca experiência, pra lugares onde as condições de trabalho são precárias.

O governo não quer melhorar as condições de trabalho, regularizar a profissão com o ato médico, criar plano de carreira no SUS e etc, eles querem é colocar band-aid em um problema muito maior.
Não só querem como estão fazendo, e o pior: fazendo pose de partido que ajuda o povo. E tem gente que acredita.

Quem trabalhou em hospital do SUS sabe que as vezes tem que limitar os centímetros de esparadrapo usados no paciente.


snake is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-05-13, 23:14 #11
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
precisaria saber a % dos medicos formados no brasil que passariam nessa mesma prova para emitir minha opinião...
faz sentido, mas para pra pensar que o cara é brasileiro, e vai pra fora pra conseguir pelo menos passar no vestibular, pq nem isso aqui ele consegue, imagine o naipe.

basicamente é a mesma coisa da aprovacao continuada, "todas as nossas criancas chegam a 5a serie!!!!" e agora "temos uma media de medicos por habitante considerada ideal pela onu"

e concordo com o evil, obviamente assim que passar esse periodo de 5 anos (que confesso que nem sabia existir) esse pessoal vai dar uma banana e se espalhar pelo resto das capitais, onde tem muuuuito mais gente e fica dificil descobrir quem é quem.

Agora, de vez em quando a gente ve aqueles casos de medicos que resolvem virar cirurgioes palasticos na sala ao lado, matam ou mutilam dezenas e nada acontece, entao nao sei se esta tudo tao bem por aqui tambem. Temos tambem aquele anjo da uti que matava os do sus e afins com a aparente conivencia de medicos da equipe.


Last edited by Jeep; 06-05-13 at 23:21..
Jeep is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

06-05-13, 23:19 #12

Buwem is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-05-13, 23:35 #13
Sig, esses dados tão relativamente desatualizados, e outra: densidade médico/habitantes no SUS é praticamente metade do que a densidade médico/habitantes total.

e pq isso? novamente: pq o governo não dá condições! no papel o SUS é lindo, mas vc já viu na prática? pelo jeito não né...
sem contar as condições de trabalho de MUITAS cidades interioranas...

ou pq vo acha que na região sudeste a densidade total chega a 2,6 médicos/1000 habitantes (nível de países de 1o mundo) e lá no norte apenas 1,01?

http://amv.org.br/site/brasil-tem-do...il-habitantes/


Buwem,
claro que é rolo!
e outra: cuba é o 2o país com mais médicos/habitantes do MUNDO.

Olha, é bem como o EviL falou: mais gente vai começar a se consultar particular, o que daqui pouco tempo pra mim e demais bem formados vai ser monetariamente gratificante.
E o povo que se foda, né Dilminha?

Edit: sabe o que eu acho engraçado? alguns usuários lerem a opinião de pessoas que trabalharam/trabalham com o SUS e ainda assim acreditarem nas propagandas do governo, pqp...
se oferecem 20k ou mais de salário e os médicos não querem ir, tem algo muito errado não?
será que tem a ver com o fato da falta de plano de carreira, aposentadoria, transferencias e etc além do fato de poder morrer gente na sua mão pq o lugar que vc trabalha não tem condições nem de atendimento primário? vai ver não né, vai ver é só frescura de médico


Last edited by snake; 06-05-13 at 23:47..
snake is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

06-05-13, 23:36 #14
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Temos tambem aquele anjo da uti que matava os do sus e afins com a aparente conivencia de medicos da equipe.
OFF TOPIC

[SPOILER]Já fou julgada ? Foi provado ? Não estou defendendo, mas faz um tempo q não li mais sobre isto, e me parece q ela foi acusada, fizeram um hiper bafafá na mídia e agora sumiu.... ng mais fala nada...

Continuo achando q ela mexeu com o político errado e destruiram a imagem dela...

Claro q se for provado ela tem mais é se foder mesmo... Mas essa conivência dos colegas tá mto estranho....


De qq forma, isso só mostra que o governo deveria estar querendo melhorar a qualidade dos médicos no Brasil, e não tacar a merda no ventilador de vez...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

06-05-13, 23:37 #15
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Pq só Cubano?

Pq nao poderia vir um Americnao, um espanhol, um grego, ou quem quiser?

cara de rolo isso, pra variar
Exato. É o que eu sempre defendi.

E falam de médico cubano como se isso significasse alguma bosta.

HUE

Baron is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

06-05-13, 23:38 #16
Espero que a receita barre essa importação e taxe abusivamente como fazem com minhas compras

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-05-13, 23:43 #17
eu nem postei na epoca evil, mas o investigador finalmente mostrarou um monte de prontuarios onde basicamente em 90% ou mais vezes que ela punha a patinha e receitava o coquetel xpto, o paciente morria em menos de 24 horas, eu *acho* que tinha coisa da equipe dela tambem, mas de memoria nao vou lembrar. Serio, era gritante demais. Demais medicos questionados nao entendiam aquele coquetel, pq basicamente aquilo mataria mesmo a maioria que tomasse, ainda mais em ambiente de uti onde ja esta enfraquecido.

e sim, sou super favoravel a entrada de espanhois e afins, mas pra gente nao cair no mesmo problema de so pegar o eventual "resto" deles (aka, importar lixo importado pq acha que o nacional nao presta, apenas por ser nacional), que testem do mesmo jeito e pronto. E tomara que esse exame seja extendido aos brasileiros tambem.

Jeep is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

06-05-13, 23:45 #18
snak3, meus posts aqui sao questionatorios, quero aprender mesmo, por isso pergunto para ouvir a resposta de quem ta dentro e sabe

pois, pra quem ta de fora, como eu, a postura do CFM me parece mais preocupada com reserva de mercado do que com qualidade de profissional

talvez se ela aprendesse um pouco com a OAB e cobrasse uma anualidade bem cara ela mudaria de postura e queria cada vez mais médicos heuheuhe

PS: é brincadeira a ultima frase, nao me bana!

SigSnake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 00:07 #19
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
snak3, meus posts aqui sao questionatorios, quero aprender mesmo, por isso pergunto para ouvir a resposta de quem ta dentro e sabe

pois, pra quem ta de fora, como eu, a postura do CFM me parece mais preocupada com reserva de mercado do que com qualidade de profissional
Esse negócio de mercado ser a principal e única preocupação é o que querem que as pessoas acreditem.
Claro que tem a ver com mercado também, mas o buraco é muito mais embaixo.
A médio/longo prazo é bem provável que a previsão do EviL aconteça: os médicos bons vão atender só particular, e como o serviço público vai estar ruim a demanda vai ser maior e os médicos particulares vão ganhar mais.

Não falei brincando não, já vi enfermeira ter que contar os centímetros de esparadrapo pra usar pq tinha limite!

Mas claro, pro governo é muito mais fácil importar vários Dr. Hermanos, "resolver" o problema (aspas em tamanho 7 e negrito) de falta de médicos no interor, fazer pose de bom moço e ainda angariar mais votos.

Qualquer dia que tu tiver viajando e passar por alguma cidade bem do interior, interior mesmo, dá uma passadinha num posto de saúde e veja com seus próprios olhos.

Se em capitais já tem muitos postos sem condições (e isso eu posso falar com propriedade), imagine lá no interior do norte do país.

Se tu fosse médico, tu ia querer arriscar morrer gente na sua mão, não por imperícia, mas por falta de estrutura?
Já vi cidade pagar muito mais que 20k/mes, alem de auxlio transporte, moradia e alimentação e mesmo assim não conseguir médicos. As vezes nem mesmo os recém formados que querem fazer um pé de meia aceitam essas propostas.

É tipo querer mandar Engenheiros pro interiorzão pra construir uns prédios, pagando muito bem, mas assim: a areia é da praia, no lugar de guindaste tem umas cordas em roldanas e no lugar dos capacetes de proteção vão ter umas tigelas de sucrilhos com uma cordinha pra prender na cabeça.

Com essa desculpa de que faltam médicos o governo já abriu vários novos cursos de Medicina aqui no Brasil, além da já citada PROVAB e agora importação de médicos cubanos sem validação.

É tipo solucionar o problema da educação no país colocando cotas nas universidades. Não é uma solução, é um remendo!

Infelizmente o governo deveria investir muito mais em saúde e educação.

snake is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-05-13, 00:29 #20
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
Infelizmente o governo deveria investir muito mais em saúde e educação.
bem preocupante seus pontos, mt bom. So discordo com essa ultima frase, eu sempre fico com a impressao que o sistema é problematico (mta gente roubando e desviando) e nao exatamente falta de dinheiro, me da a impressao que se investissimos mais simplesmente roubariam mais, algo como "ué, passamos a gastar 50% a mais e so melhorou 10%?!?"

Jeep is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 00:39 #21
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
bem preocupante seus pontos, mt bom. So discordo com essa ultima frase, eu sempre fico com a impressao que o sistema é problematico (mta gente roubando e desviando) e nao exatamente falta de dinheiro, me da a impressao que se investissimos mais simplesmente roubariam mais, algo como "ué, passamos a gastar 50% a mais e so melhorou 10%?!?"
Pois é, isso é algo a ser considerado...
quando eu digo investir, eu digo investir de verdade, não investir em coberturas em miami.

Se os políticos tivessem que colocar os filhos em escolas públicas e terem atendimento médico só no SUS não há dúvidas que tudo ia ser muito diferente.

Mas claro, quando o Lula e a Dilma são internados eles vão pro Sírio-Libanês né

snake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 01:28 #22
noticia de 2006: http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665

"PT abre pré-seleção para bolsas de Medicina em Cuba"

e não é que, se a faculdade lá dura 6 anos também, eles se formaram no final do ano passado?!

que coincidencia!!!!!

snake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 16:46 #23
Paraguai > Brasil

28 de Marzo, 2011
Médicos graduados en Cuba tienen formación mediocre, dice decano de la Universidad Nacional
El decano de la Facultad de Medicina de la Universidad Nacional de Asunción (UNA), Aníbal Filártiga, afirmó que los médicos paraguayos graduados en Cuba tienen una formación "muy mediocre".

http://yingo.paraguay.com/nacionales...nacional-68181

snake is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
07-05-13, 16:49 #24
Melhor um cubano com escolaridade duvidosa... que um cotista...

Eu fico pasmo com essa merda de brazil... puta pais hipócrita... bando de lixo... escroto!

Nego é a favor de cotas...

ai quando sua filha estiver doente, e precisando de um atendimento de qualidade... vc vai querer um cara que é cotista... ou o melhor médico que existir na terra?

terceira guerra podia rolar logo... e aqui

Renegade is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

07-05-13, 16:49 #25
Cara, eu entendo o corporativismo mas, só pra levantar uma questão
e se os caras acertarem mais que os médicos brasileiros?

marconds is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

07-05-13, 16:55 #26
Daí beleza. Concurso é concurso, os melhores entram, pelo menos deveriam. Meritocracia manca é foda.

Stranger is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
07-05-13, 16:59 #27
O governo deveria dar empréstimos estudantis que poderiam ser pagos pelos formados em tempo de serviço em locais carentes.

Pagamos a tua facul, mas você vai trabalhar no interior por 2 anos e vai receber um salário (de 7k que seja, tem que ser menos da metade do que gastam com médicos hoje). Se peidar e quebrar o contrato, paga o empréstimo estudantil proporcionalmente.

Pronto, fecha a conta economizando nos 20-30k que oferecem atualmente de salário (mensalidade de curso de medicina não passa de 10k né?).

StorM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-05-13, 17:04 #28
Eu acho meio estranho, uma amiga se formou em medicina e passou 1 ano na amazonia num barco da marinha que ficava subindo e descendo o rio atendendo os ribeirinhos, parava numa cidade, atendiam por uns dias, iam pra proxima, eu lembro das fotos dela de uniforme da marinha e tudo, ate treino pra atirar ela teve. O linx aqui do forum fez algo semelhante tambem. Eu nao lembro dos valores, mas era uma grana boa, ainda mais pq ela nao gastava com alojamento, alimentacao e roupas, obviamente cozinhou naquele calor umido, mas acho que a grana compensou.

Jeep is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
07-05-13, 17:29 #29
Quote:
Postado por Renegade Mostrar Post
Melhor um cubano com escolaridade duvidosa... que um cotista...

Eu fico pasmo com essa merda de brazil... puta pais hipócrita... bando de lixo... escroto!

Nego é a favor de cotas...

ai quando sua filha estiver doente, e precisando de um atendimento de qualidade... vc vai querer um cara que é cotista... ou o melhor médico que existir na terra?

terceira guerra podia rolar logo... e aqui
Fato em...
Conheço caso de gente que estudou em colégio público municipal em bairro periférico e se formou em direito na USP sem perder um ano sequer (e com grandes chances de vir a se tornar um juiz em breve). Se a pessoa tem boa educação de berço, aplicação e força de vontade ninguém segura.
Temos que entender que o problema do brasileiro é cultural mesmo. A maioria das famílias não tem condições de dar uma FORMAÇÃO MORAL pros filhos.
Essa "geração funk" pra mim é emblemática. Futuro do Brasil é algo próximo da merda.
Esquema de cotas é furado pq o cara humilde que corre atrás de fazer uma faculdade faz. Tenho funcionário meu aqui de 19 anos vindo de comunidade carente que trampa de estoquista e cursa administração de empresas a noite.

Essa parada que eu falei (famílias que não tem condições de dar uma formação moral pros filhos) é o verdadeiro câncer do país. Isso que gera violência, isso que agrava o problema de incapacitação profissional, de despreparo educacional, etc.
Eu tenho opinião certa e formada que o maior problema da educação pública não é a escola e sim a merda dos alunos sem educação (de berço, a mais importante que você pode ter na vida) que os pais matriculam nela.
Uma escola é construída pela comunidade, pelos pais, pela cidadania e não só jogando a culpa na merda do governo (que tem a sua parcela, mas é beeem menos que 50% dela).

tdf is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 17:35 #30
Brasil dará crédito de U$176 milhões a Cuba para modernizar aeroportos

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 07/05/2013 14:37 Atualização: 07/05/2013 16:10


http://www.em.com.br/app/noticia/int...Q1K9hg.twitter

snake is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

07-05-13, 17:38 #31
Que bom né? Já que aqui não tem mais no que investir.

Stranger is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
07-05-13, 17:44 #32
A gente samo os novo imperialistcha, companhero!

tdf is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
07-05-13, 18:56 #33
Brazil zil zil

Renegade is offline   Reply With Quote
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
07-05-13, 19:32 #34
Acho que o negocio é deixar rolar mesmo... Medicina é um negocio, investe mal, gasta mais pra arrumar as cagadas... A hora que começar a pipocar as cagadas dos cubanos quero só ver de o de o governo vai tirar dinheiro pra cobrir tanto rombo...
Cada povo tem. O governo que merece...

patrick is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
07-05-13, 19:56 #35
concordo demais contigo, tdf... E essa ideia do storm é ótima. Se ao menos não fosse utopia...

Chronos is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

07-05-13, 21:56 #36

snake is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

08-05-13, 08:02 #37
Mandou bem o Alexandre Garcia, resumiu a situação. É isso aí.

Isso das condições de trabalho é a origem de tudo. Eu mesmo tinha idéia de voltar pra minha cidade natal, mas lá são péssimas as condições de trabalho na minha área. Acabei ficando na capital e aqui tá tão lixo o SUS e os convênios que metade da minha semana eu já trabalho só com consultas particulares... isto q tenho um ano e meio de especialista formado definitivo.

E concorco com o patrick, pra médico bom ( seja cubano ou Brasileiro ), essa importação só vai valorizar o trabalho dele. Trabalho que mudará de curador/tratamento de doeças para remendo de erros de outros médicos...

Já falei outras vzes, pessoalmente, fico feliz, pois vou ganhar cada vez melhor. Pq eu gosto da minha área e estudo. Agora deixando de pensar no meu umbigo, o povo tá fodido...

Outra coisa que já falei mtas vezes é q eu acho que a faculdade de medicina já tinha q ter passado pra 08 anos ao invés de 06.... há 50 anos atrás o conhecimento científico era infinitamente menor e já eram 6 anos... Hj estupram nossas cabeças com conhecimento demais da conta pra qq um num tempo tão curto e depois nos culpam de não saber tudo.... Tinha q ter uma reforma na educação médica, e não ficar abrindo curso novo cada vez de pior qualidade...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

08-05-13, 12:04 #38
EviL,

O pior é que tem muito estudante de Medicina em Cuba que é brasileiro. Não conseguiu passar no vestibular aqui e foi estudar lá. Assim como na Argentina tem muitos. E a gente que estudou pra passar em uma boa faculdade se fode né?!

Sobre o que tu falou da faculdade, eu concordo. E lém de aumentar pra 08 anos, tem MUITA coisa na faculdade de Medicina que vc, assim como eu, sabe que é praticamente inútil no final das contas. As horas-aula tinham que ser remanejadas e voltadas mais para a parte médica.

Eu, por exemplo, tive quase 3 vezes mais horas-aula de Histologia (e Bioquímica também) do que de Ofltamologia, por exemplo. Acho que é mto mais importante pra um médico, independente da especialidade que for seguir, saber fazer uma boa fundoscopia - que pode detectar muita coisa - do que saber identificar o epitélio de uma lâmina.
Otorrino idem: tive 1/3 da carga horária que tive em Bioquímica. Será que é mais importante eu saber bastante sobre rinite, sinusite, otite e etc ou saber quantos ATPs são produzidos por molécula de glicose?

Um professor de Patologia meu está tentendo mudar um pouco a grade lá na faculdade. Ele é novo, tem uns 35 anos, então tem uma mentilidade diferente do pessoal das gerações passadas. O que ele me disse é que não adianta, falta apoio do pessoal mais velho que tem um pensamento muito ortodoxo.

Os cursos novos o governo fica abrindo pelo mesmo motivo da importação dos médicos: "Faltam médicos no interior". Ah, vai pra puta que o pariu Dilma.
O que vai ter de portador de CRM (que me recuso a chamar de Médico) por aí vai ser complicado. Não pra mim, que estou tendo uma boa formação, mas pra quem for atendido por essa galera.

snake is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

08-05-13, 12:43 #39
Eu acho que a medicina como um todo deveria ser reformulada

Como você mesmo disse, tem muita coisa que vocês nao tem aula e eu acho que tem muita coisa que nem deveriam... Tudo deveria ser curso de especialização/residencia etc

Bombastic is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
08-05-13, 12:58 #40
nao soh na medicina mas tb na maioria dos cursos de graduacao
e fora isso todos os cursos tb deveriam ter uma prova de aptidao antes tb

assim como eh na maioria dos cursos de musica por exemplo

serjaum is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

08-05-13, 16:28 #41
Verdade, remanejar um pouco já ajudaria mto... boa mesmo.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

08-05-13, 23:07 #42

snake is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
09-05-13, 22:07 #43
A questão da vinda dos médicos cubanos para o Brasil
Enviado por luisnassif, qua, 08/05/2013 - 10:20
Por Pedro Saraiva

Olá Nassif, sou médico e gostaria de opinar sobre a gritaria em relação à vinda dos médicos cubanos ao Brasil

Bom, como opinião inteligente se constrói com o contraditório, vou tentar levantar aqui algumas informações sobre a vinda de médicos cubanos para regiões pobres do Brasil que ainda não vi serem abordadas.

- O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta.

- Acho estranho o governo ter falado em atrair médicos cubanos, portugueses e espanhóis, e a gritaria ser somente em relação aos médicos cubanos. Será que somente os médicos cubanos precisam revalidar diploma? Sou médico e vivo em Portugal, posso garantir que nos últimos anos conheci médicos portugueses e espanhóis que tinham nível técnico de sofrível para terrível. E olha que segundo a OMS, Espanha e Portugal têm, respectivamente, o 6º e o 11º melhores sistemas de saúde do mundo (não tarda a Troika dar um jeito nesse excesso de qualidade). Profissional ruim há em todos os lugares e profissões. Do jeito que o discurso está focado nos médicos de Cuba, parece que o problema real não é bem a revalidação do diploma, mas sim puro preconceito.

- Portugal já importa médicos cubanos desde 2009. Aqui também há dificuldade de convencer os médicos a ir trabalhar em regiões mais longínquos, afastadas dos grandes centros. Os cubanos vieram estimulados pelo governo, fizeram prova e foram aprovados em grande maioria (mais à frente vou dar maiores detalhes deste fato). A população aprovou a vinda dos cubanos, e em 2012, sob pressão popular, o governo português renovou a parceria, com amplo apoio dos pacientes. Portanto, um dos países com melhores resultados na área de saúde do mundo importa médicos cubanos e a população aprova o seu trabalho.

- Acho que é ponto pacífico para todos que médicos estrangeiro tenham que ser submetidos a provas aí no Brasil. Não faz sentido importar profissionais de baixa qualidade. Como já disse, o próprio ministro da saúde diz concordar com isso. Eu mesmo fui submetido a 5 provas aqui em Portugal para poder validar meu título de especialista. As minhas provas foram voltadas a testar meus conhecimentos na área em que iria atuar, que no caso é Nefrologia. Os cubanos que vieram trabalhar em Medicina de família também foram submetidos a provas, para que o governo tivesse o mínimo de controle sobre a sua qualidade.

Pois bem, na última leva, 60 médicos cubanos prestaram exame e 44 foram aprovados (73,3%). Fui procurar dados sobre o Revalida, exame brasileiro para médicos estrangeiros e descobri que no ano de 2012, de 182 médicos cubanos inscritos, apenas 20 foram aprovados (10,9%). Há algo de estranho em tamanha dissociação. Será que estamos avaliando corretamente os médicos estrangeiros?

Seria bem interessante que nossos médicos se submetessem a este exame ao final do curso de medicina. Não seria justo que os médicos brasileiros também só fossem autorizados a exercer medicina se passassem no Valida? Se a preocupação é com a qualidade do profissional que vai ser lançado no mercado de trabalho, o que importa se ele foi formado no Brasil, em Cuba ou China? O CFM se diz tão preocupado com a qualidade do médico cubano, mas não faz nada contra o grande negócio que se tornaram as faculdades caça-níqueis de Medicina. No Brasil existe um exército de médicos de qualidade pavorosa. Gente que não sabe a diferença entre esôfago e traqueia, como eu já pude bem atestar. Porque tanto temor em relação à qualidade dos estrangeiros e tanta complacência com os brasileiros?

- Em relação este exame de validação do diploma para estrangeiros abro um parêntesis para contar uma situação que presenciei quando ainda era acadêmico de medicina, lá no Hospital do Fundão da UFRJ.

Um rapaz, se não me engano brasileiro, tinha feito seu curso de medicina na Bolívia e havia retornado ao país para exercer sua profissão. Como era de se esperar, o rapaz foi submetido a um exame, que eu acredito ser o Revalida (na época realmente não procurei me informar). O fato é que a prova prática foi na enfermaria que eu estava estagiando e por isso pude acompanhar parte da avaliação. Dois fatos me chamaram a atenção, o primeiro é a grande má vontade dos componentes da banca com o candidato. Não tenho dúvidas que ele já havia sido prejulgado antes da prova ter sido iniciada. Outro fato foi o tipo de perguntas que fizeram. Lembro bem que as perguntas feitas para o rapaz eram bem mais difíceis que aquelas que nos faziam nas nossas provam. Lembro deles terem pedidos informações sobre detalhes anatômicos do pescoço que só interessam a cirurgiões de cabeça e pescoço. O sujeito que vai ser médico de família, não tem que saber todos os nervos e vasos que passam ao lado da laringe e da tireoide. O cara tem que saber tratar diarreia, verminose, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Soube dias depois que o rapaz tinha sido reprovado.

Não sei se todas as provas do Revalida são assim, pois só assisti a uma, e mesmo assim parcialmente. Mas é muito estranho os médicos cubanos terem alta taxa de aprovação em Portugal e pouquíssimos passarem no Brasil. Outro número que chama a atenção é o fato de mais de 10% dos médicos em atividade em Portugal serem estrangeiros. Na Inglaterra são 40%. No Brasil esse número é menor que 1%. E vou logo avisando, meu salário aqui não é maior do que dos meus colegas que ficaram no Brasil.

- Até agora não vi nem o CFM nem a imprensa irem lá nas áreas mais carentes do Brasil perguntar o que a população sem acesso à saúde acha de virem 6000 médicos cubanos para atendê-los. Será que é melhor ficar sem médico do que ter médicos cubanos? É o óbvio ululante que o ideal seria criar condições para que médicos brasileiros se sentissem estimulados a ir trabalhar no interior. Mas em um país das dimensões do Brasil e com a responsabilidade de tocar a medicina básica pulverizada nas mãos de centenas de prefeitos, isso não vai ocorrer de uma hora para outra. Na verdade, o governo até lançou nos últimos anos o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que oferece salários mensais de R$ 8 mil e pontos na progressão de carreira para os médicos que vão para as periferias. O problema é que até hoje só 4 mil médicos aceitaram participar do programa. Não é só salário, faltam condições de trabalho. O que fazemos então? vamos pedir para os mais pobres aguentar mais alguns anos até alguém conseguir transformar o SUS naquilo que todos desejam? Vira lá para a criança com diarreia ou para a mãe grávida sem pré-natal e diz para ela segurar as pontas sem médico, porque os médicos do sul e sudeste do Brasil, que não querem ir para o interior, acham que essa história de trazer médico cubano vai desvalorizar a medicina do Brasil.

- É bom lembrar que Cuba exporta médicos para mais de 70 países. Os cubanos estão acostumados e aceitam trabalhar em condições muito inferiores. Aliás, é nisso que eles são bons. Eles fazem medicina preventiva em massa, que é muito mais barata, e com grandes resultados. Durante o terremoto do Haiti, quem evitou uma catástrofe ainda maior foram os médicos cubanos. Em poucas semanas os médicos dos países ricos deram no pé e deixaram centenas de milhares de pessoas sem auxílio médico. Se não fosse Cuba e seus médicos, haveria uma tragédia humanitária de proporções dantescas. Até o New England Journal of Medicine, a revista mais respeitada de medicina do mundo, fez há poucos meses um artigo sobre a medicina em Cuba. O destaque vai exatamente para a capacidade do país em fazer medicina de qualidade com recursos baixíssimos (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1215226).

- Com muito menos recursos, a medicina de Cuba dá um banho em resultados na medicina brasileira. É no mínimo uma grande arrogância achar que os médicos cubanos não estão preparados para praticar medicina básica aqui no Brasil. O CFM diz que a medicina de Cuba é de má qualidade, mas não explica por que a saúde dos cubanos, como muito menos recursos tecnológicos e com uma suposta inferioridade qualitativa, tem índices de saúde infinitamente melhores que a do Brasil e semelhantes à avançada medicina americana (dados da OMS).

- Agora, ninguém tem que ir cobrar do médico cubano que ele saiba fazer cirurgia de válvula cardíaca ou que seja mestre em dar laudos de ressonância magnética. Eles não vêm para cá para trabalhar em medicina nuclear ou para fazer hemodiálises nos pacientes. Medicina altamente tecnológica e ultra especializada não diminui mortalidade infantil, não diminui mortalidade materna, não previne verminose, não conscientiza a população em relação a cuidados de saúde, não trata diarreia de criança, não aumenta cobertura vacinal, nem atua na área de prevenção. É isso que parece não entrar na cabeça de médicos que são formados para serem superespecialistas, de forma a suprir a necessidade uma medicina privada e altamente tecnológica. Atenção! O governo que trazer médicos para tratar diarreia e desidratação! Não é preciso grande estrutura para fazer o mínimo. Essa população mais pobre não tem o mínimo!

Que venham os médicos cubanos, que eles façam o Revalida, mas que eles sejam avaliados em relação àquilo que se espera deles. Se os médicos ricos do sul maravilha não querem ir para o interior, que continuem lutando por melhores condições de trabalho, que cobrem dos governos em todas as esferas, não só da Federal, melhores condições de carreia, mas que ao menos se sensibilizem com aqueles que não podem esperar anos pela mudança do sistema, e aceitem de bom grado os colegas estrangeiros que se dispõe a vir aqui salvar vidas.

Infelizmente até a classe médica aderiu ao ativismo de Facebook. O cara lê a Veja ou O Globo, se revolta com o governo, vai no Facebook, repete meia dúzia de clichês ou frases feitas e sente que já exerceu sua cidadania. Enquanto isso, a população carente, que nem sabe o que é Facebook morre à mingua, sem atendimento médico brasileiro ou cubano.

http://www.advivo.com.br/node/1364877

whiplash is offline   Reply With Quote
Donnald
 

09-05-13, 22:18 #44
os médicos estão reclamando dessa "importação", mas trabalhar nas áreas carentes e remotas ng quer neh oiaehOAWe

Donnald is offline   Reply With Quote
TigerWood
Trooper
 

09-05-13, 23:04 #45
ok Donnald

estudei 6 anos de faculdade + 2 anos de cirurgia geral + 3 anos de urologia

para ir para os cafundó do pqp para atender resfriado e ganhar menos do que ganho em SP



ok, to indo
o problema é bem mais complexo do que só trazer uns panguao e botar pra trabalhar la no fim do mundo

TigerWood is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

10-05-13, 02:23 #46
Quote:
Postado por Donnald Mostrar Post
os médicos estão reclamando dessa "importação", mas trabalhar nas áreas carentes e remotas ng quer neh oiaehOAWe
Ta ai o exemplo de um cara que nao leu nada do topic e ta falando besteira

snake is offline   Reply With Quote
Donnald
 

10-05-13, 14:57 #47
Quote:
Postado por TigerWood Mostrar Post
ok Donnald

estudei 6 anos de faculdade + 2 anos de cirurgia geral + 3 anos de urologia

para ir para os cafundó do pqp para atender resfriado e ganhar menos do que ganho em SP



ok, to indo
o problema é bem mais complexo do que só trazer uns panguao e botar pra trabalhar la no fim do mundo
Blz, vc estudou 30 anos na facul e tem seus motivos para não ir pra áreas remotas cuidar de resfriado. Provavelmente muitos médicos devem ter a mesma opnião que a sua.
Outro ponto é oq o snake falou, que os médicos daqui não conseguem passar nos testes, tipo de 500 passa 2.

Com base nisso, se tem gente doente em area remota, e ng para atender pq não importa logo os caras e pronto?

Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
Ta ai o exemplo de um cara que nao leu nada do topic e ta falando besteira
li o tópico de leve e dei minha opnião.

Donnald is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

10-05-13, 15:15 #48
Eu já fui tratado no hospital das clínicas de SP, tinham muitos médicos da AL nas equipes de lá e eles eram bons. No geral tenho uma imagem positiva da medicina cubana, tem um amigo meu que foi pra lá se tratar pois era um dois únicos lugares do mundo que dominavam 100% das técnicas necessárias para o tratamento.

O maior problema que vejo aí é o fato de que Cuba não é exatamente um país livre onde um médico pode fazer as malas e se mandar quando quiser, e o Brasil é um país que basicamente quer ser parceiro desse regime homicida ditatorial, então eu só gostaria de saber quais são os termos reais que esses médicos estão aceitando para vir para o Brasil, para fazer medicina nos quintos dos infernos, com recursos péssimos e salário indefinido.

Enfim, conheço pessoalmente dois cubanos que vieram para o brasil com visto oficial e não voltaram nunca mais pra Cuba, basicamente eles fugiram do regime na primeira oportunidade que tiveram, o que vai acontecer quando esses médicos pisarem aqui e se virem livres de dar satisfação ao tio Raul? Ou será que a parceria com o governo brasileiro inclui garantir que esses caras fiquem no meio do mato cumprindo pena, para depois voltarem forçados para Cuba em algum ponto no futuro? Sinceramente, se tratando do regime Cubano e de outro regime que gostaria de ser Cubano, tudo é possível.

Porque sério, essa história de "importar médicos" parece que estão falando de vacas e não seres humanos com vontade própria e capazes de fazer escolhas decentes sobre a própria carreira. Tem coisa errada aí.


Last edited by Eon; 10-05-13 at 15:22..
Eon is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

10-05-13, 16:08 #49
Eon, ninguém disse que TODOS os médicos de Cuba são ruins.
Tanto que eles nunca foram impedidos: vem, faz a prova. passou? ok.

agora, enxergar essa jogadinha do PT pra conseguir votos como sendo algo muito bom e louvável da parte deles, pra mim, é burrice e/ou desinformação

snake is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
10-05-13, 16:46 #50
http://www.cebes.org.br/internaEdito...ubCategoria=30

Não vou colar o texto pq estou saindo!

vegetous is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-05-13, 16:51 #51
bom, se vc procurar, vai ver que boa parte dos medicos de cuba que foram pra venezuela usaram isso de trampolim pra fugir. Reza uma lenda mt mal explicada (ja vi "provas" de ambos os lados) de que uma parte do salario do medico vai direto pra cuba.

se esses medicos sao apenas agentes turbinados de saude, que sejam so isso, ganhem seu dinheiro e salvem os carentes emergencialmente (e pra todo o sempre, pq isso vai enterrar de vez qq solucao de gente na regiao, vai ser esse acochambracao pra sempre). Eu so espero que depois de 2-3 anos esse super-agente vire um medico oficial e discretamente largue o posto e va ganhar dinheiro na capital e acabe de baguncar de vez o sistema de saude.

situacao 1 - arrumar o ensino basico - solucao-> progressao continuada
situacao 2 - arrumar o ensino medio - solucao-> cotas
situacao 3 - faculdades de medicina caca-niqueis - solucao-> abrir mais cursos
situacao 4 - comunidades remotas sem atendimento medico - solucao-> importar medicos de qualidade duvidosa

e assim vamos, de remendo em remendo podemos dizer que 100% dos jovens terminam o ensino basico, que a % de "povo" entrando na faculdade nunca foi tao grande e de que o numero de medicos por habitantes subiu como nunca antes nesse pais.

de qq forma, esse texto do blog do nassif veio incompleto, a 2a parte:

Por Gisele Katia Camara Oliveira

Os Médicos Brasileiros e Saúde no Brasil

Boa Noite Nassif, Abro minhas ponderações com uma postagem de minha sobrinha Lívia de Oliveira Antunes, jovem médica, no facebook:"Eu gostaria sinceramente de achar algum ponto positivo na vinda dos médicos cubanos para o Brasil... qualquer ponto que seja... deixando os meus interesses pessoais de lado e pensando unicamente na população que necessita do atendimento, assim eu sofreria menos...
Agora se tratando do fato de eu ser uma profissional da área de saúde e na maior parte do tempo após a minha conclusão ter atuado no sistema público, sei com toda convicção que o problema principal não está na falta de profissionais, mas sim na falta de estrutura para exercermos a medicina...
A verba destinada à saúde se fosse utilizada na saúde resolveria grande parte das angústias de nossa população... triste é que está verba acaba se perdendo nos “paraísos fiscais” nas contas de políticos corruptos, FDPs, desgraçados e sem alma que não se importam em matar muitas pessoas desde que seu patrimônio pessoal esteja em ascensão....
6 mil médicos não resolvem... nem 12 mil... nem 50 mil.... o médico sozinho não consegue salvar vidas...
Sempre fui completamente a favor da forma de administrar o país pensando nos menos favorecido... sou a favor de todas as “bolsas” e das “cotas” da vida... e, sou uma pessoa que ainda acredito na política...
Agora querer trazer profissionais sendo que o que falta é instrumento para trabalho, pra mim é a mesma coisa de contratar um monte de padeiro, só que problema é a falta de farinha!!!
E se tem a falta de farinha... é pq o entregador FDP descarregou no seu terreno particular!"

A classe médica brasileira está paralisada com a vinda de 6000 médicos cubanos, com diplomas não revalidados no Brasil, sem que tenhamos sido chamados para o debate com o Governo. Sabemos que a postura: não venham os cubanos pois isso é ruim para a classe médica brasileira, não funciona, pois tem algo maior que é o atendimento em saúde da população brasileira. Temos consciência de que se quisermos ser ouvidos e respeitados como classe, precisamos encarar o desafio de construir propostas para realmente resolver a demanda de grande parte da população brasileira que não tem acesso a saúde.

Seria o momento de União de todas entidades médicas CFM, CRMs, Sindicatos, FENAM, ANMP para criar uma estratégia conjunta de ação:
1) Análise dos reais motivos pelos quais não se consegue fixar médicos em determinadas regiões. (falta de plano de carreira, falta de estrutura de trabalho, falta de acesso a qualificação...)
2) Argumentação mostrando que não basta apenas ter médico para se ter saúde, essa visão simplista na verdade é uma maquiagem para iludir a população e possibilitar os grandes desvios de verbas da saúde.
3) Estudo do percentual de verbas da saúde que é desviado e não chega a população.
4) Criação de uma proposta conjunta considerando os ítens anteriores para se resolver a ausência de médicos em determinadas regiões, mas que esses venham para trazer saúde não para maquiar a realidade e iludir a população.
5) Colocar toda classe médica para dialogar com o governo no sentido de realmente resolver o problema, criando um plano de carreira para os médicos do SUS, utilizando médicos das forças armadas, o trabalho de recém formados do PROUNI-FIES, fornecendo qualificação continuada aos profissionais de saúde, criando uma estrutura de trabalho adequada... Que os médicos venham para realmente trazer saúde.
O objetivo primordial de um Governo é proteger seus cidadãos.


Gisele Katia Camara Oliveira

Médica do SUS em Amparo-SP

Jeep is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
10-05-13, 18:04 #52
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Eu já fui tratado no hospital das clínicas de SP, tinham muitos médicos da AL nas equipes de lá e eles eram bons. No geral tenho uma imagem positiva da medicina cubana, tem um amigo meu que foi pra lá se tratar pois era um dois únicos lugares do mundo que dominavam 100% das técnicas necessárias para o tratamento.

O maior problema que vejo aí é o fato de que Cuba não é exatamente um país livre onde um médico pode fazer as malas e se mandar quando quiser, e o Brasil é um país que basicamente quer ser parceiro desse regime homicida ditatorial, então eu só gostaria de saber quais são os termos reais que esses médicos estão aceitando para vir para o Brasil, para fazer medicina nos quintos dos infernos, com recursos péssimos e salário indefinido.

Enfim, conheço pessoalmente dois cubanos que vieram para o brasil com visto oficial e não voltaram nunca mais pra Cuba, basicamente eles fugiram do regime na primeira oportunidade que tiveram, o que vai acontecer quando esses médicos pisarem aqui e se virem livres de dar satisfação ao tio Raul? Ou será que a parceria com o governo brasileiro inclui garantir que esses caras fiquem no meio do mato cumprindo pena, para depois voltarem forçados para Cuba em algum ponto no futuro? Sinceramente, se tratando do regime Cubano e de outro regime que gostaria de ser Cubano, tudo é possível.

Porque sério, essa história de "importar médicos" parece que estão falando de vacas e não seres humanos com vontade própria e capazes de fazer escolhas decentes sobre a própria carreira. Tem coisa errada aí.
 


-

Vou colar o texto inteiro do site do Nassif aqui, em quote, pra ninguém passar batido:

Quote:
A questão da vinda dos médicos cubanos para o Brasil

Enviado por luisnassif, qua, 08/05/2013 - 10:20

Por Pedro Saraiva

Olá Nassif, sou médico e gostaria de opinar sobre a gritaria em relação à vinda dos médicos cubanos ao Brasil
Bom, como opinião inteligente se constrói com o contraditório, vou tentar levantar aqui algumas informações sobre a vinda de médicos cubanos para regiões pobres do Brasil que ainda não vi serem abordadas.

- O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta.

- Acho estranho o governo ter falado em atrair médicos cubanos, portugueses e espanhóis, e a gritaria ser somente em relação aos médicos cubanos. Será que somente os médicos cubanos precisam revalidar diploma? Sou médico e vivo em Portugal, posso garantir que nos últimos anos conheci médicos portugueses e espanhóis que tinham nível técnico de sofrível para terrível. E olha que segundo a OMS, Espanha e Portugal têm, respectivamente, o 6º e o 11º melhores sistemas de saúde do mundo (não tarda a Troika dar um jeito nesse excesso de qualidade). Profissional ruim há em todos os lugares e profissões. Do jeito que o discurso está focado nos médicos de Cuba, parece que o problema real não é bem a revalidação do diploma, mas sim puro preconceito.

- Portugal já importa médicos cubanos desde 2009. Aqui também há dificuldade de convencer os médicos a ir trabalhar em regiões mais longínquos, afastadas dos grandes centros. Os cubanos vieram estimulados pelo governo, fizeram prova e foram aprovados em grande maioria (mais à frente vou dar maiores detalhes deste fato). A população aprovou a vinda dos cubanos, e em 2012, sob pressão popular, o governo português renovou a parceria, com amplo apoio dos pacientes. Portanto, um dos países com melhores resultados na área de saúde do mundo importa médicos cubanos e a população aprova o seu trabalho.

- Acho que é ponto pacífico para todos que médicos estrangeiro tenham que ser submetidos a provas aí no Brasil. Não faz sentido importar profissionais de baixa qualidade. Como já disse, o próprio ministro da saúde diz concordar com isso. Eu mesmo fui submetido a 5 provas aqui em Portugal para poder validar meu título de especialista. As minhas provas foram voltadas a testar meus conhecimentos na área em que iria atuar, que no caso é Nefrologia. Os cubanos que vieram trabalhar em Medicina de família também foram submetidos a provas, para que o governo tivesse o mínimo de controle sobre a sua qualidade.

Pois bem, na última leva, 60 médicos cubanos prestaram exame e 44 foram aprovados (73,3%). Fui procurar dados sobre o Revalida, exame brasileiro para médicos estrangeiros e descobri que no ano de 2012, de 182 médicos cubanos inscritos, apenas 20 foram aprovados (10,9%). Há algo de estranho em tamanha dissociação. Será que estamos avaliando corretamente os médicos estrangeiros?

Seria bem interessante que nossos médicos se submetessem a este exame ao final do curso de medicina. Não seria justo que os médicos brasileiros também só fossem autorizados a exercer medicina se passassem no Valida? Se a preocupação é com a qualidade do profissional que vai ser lançado no mercado de trabalho, o que importa se ele foi formado no Brasil, em Cuba ou China? O CFM se diz tão preocupado com a qualidade do médico cubano, mas não faz nada contra o grande negócio que se tornaram as faculdades caça-níqueis de Medicina. No Brasil existe um exército de médicos de qualidade pavorosa. Gente que não sabe a diferença entre esôfago e traqueia, como eu já pude bem atestar. Porque tanto temor em relação à qualidade dos estrangeiros e tanta complacência com os brasileiros?

- Em relação este exame de validação do diploma para estrangeiros abro um parêntesis para contar uma situação que presenciei quando ainda era acadêmico de medicina, lá no Hospital do Fundão da UFRJ.

Um rapaz, se não me engano brasileiro, tinha feito seu curso de medicina na Bolívia e havia retornado ao país para exercer sua profissão. Como era de se esperar, o rapaz foi submetido a um exame, que eu acredito ser o Revalida (na época realmente não procurei me informar). O fato é que a prova prática foi na enfermaria que eu estava estagiando e por isso pude acompanhar parte da avaliação. Dois fatos me chamaram a atenção, o primeiro é a grande má vontade dos componentes da banca com o candidato. Não tenho dúvidas que ele já havia sido prejulgado antes da prova ter sido iniciada. Outro fato foi o tipo de perguntas que fizeram. Lembro bem que as perguntas feitas para o rapaz eram bem mais difíceis que aquelas que nos faziam nas nossas provam. Lembro deles terem pedidos informações sobre detalhes anatômicos do pescoço que só interessam a cirurgiões de cabeça e pescoço. O sujeito que vai ser médico de família, não tem que saber todos os nervos e vasos que passam ao lado da laringe e da tireoide. O cara tem que saber tratar diarreia, verminose, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Soube dias depois que o rapaz tinha sido reprovado.

Não sei se todas as provas do Revalida são assim, pois só assisti a uma, e mesmo assim parcialmente. Mas é muito estranho os médicos cubanos terem alta taxa de aprovação em Portugal e pouquíssimos passarem no Brasil. Outro número que chama a atenção é o fato de mais de 10% dos médicos em atividade em Portugal serem estrangeiros. Na Inglaterra são 40%. No Brasil esse número é menor que 1%. E vou logo avisando, meu salário aqui não é maior do que dos meus colegas que ficaram no Brasil.

- Até agora não vi nem o CFM nem a imprensa irem lá nas áreas mais carentes do Brasil perguntar o que a população sem acesso à saúde acha de virem 6000 médicos cubanos para atendê-los. Será que é melhor ficar sem médico do que ter médicos cubanos? É o óbvio ululante que o ideal seria criar condições para que médicos brasileiros se sentissem estimulados a ir trabalhar no interior. Mas em um país das dimensões do Brasil e com a responsabilidade de tocar a medicina básica pulverizada nas mãos de centenas de prefeitos, isso não vai ocorrer de uma hora para outra. Na verdade, o governo até lançou nos últimos anos o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que oferece salários mensais de R$ 8 mil e pontos na progressão de carreira para os médicos que vão para as periferias. O problema é que até hoje só 4 mil médicos aceitaram participar do programa. Não é só salário, faltam condições de trabalho. O que fazemos então? vamos pedir para os mais pobres aguentar mais alguns anos até alguém conseguir transformar o SUS naquilo que todos desejam? Vira lá para a criança com diarreia ou para a mãe grávida sem pré-natal e diz para ela segurar as pontas sem médico, porque os médicos do sul e sudeste do Brasil, que não querem ir para o interior, acham que essa história de trazer médico cubano vai desvalorizar a medicina do Brasil.

- É bom lembrar que Cuba exporta médicos para mais de 70 países. Os cubanos estão acostumados e aceitam trabalhar em condições muito inferiores. Aliás, é nisso que eles são bons. Eles fazem medicina preventiva em massa, que é muito mais barata, e com grandes resultados. Durante o terremoto do Haiti, quem evitou uma catástrofe ainda maior foram os médicos cubanos. Em poucas semanas os médicos dos países ricos deram no pé e deixaram centenas de milhares de pessoas sem auxílio médico. Se não fosse Cuba e seus médicos, haveria uma tragédia humanitária de proporções dantescas. Até o New England Journal of Medicine, a revista mais respeitada de medicina do mundo, fez há poucos meses um artigo sobre a medicina em Cuba. O destaque vai exatamente para a capacidade do país em fazer medicina de qualidade com recursos baixíssimos (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1215226).

- Com muito menos recursos, a medicina de Cuba dá um banho em resultados na medicina brasileira. É no mínimo uma grande arrogância achar que os médicos cubanos não estão preparados para praticar medicina básica aqui no Brasil. O CFM diz que a medicina de Cuba é de má qualidade, mas não explica por que a saúde dos cubanos, como muito menos recursos tecnológicos e com uma suposta inferioridade qualitativa, tem índices de saúde infinitamente melhores que a do Brasil e semelhantes à avançada medicina americana (dados da OMS).

- Agora, ninguém tem que ir cobrar do médico cubano que ele saiba fazer cirurgia de válvula cardíaca ou que seja mestre em dar laudos de ressonância magnética. Eles não vêm para cá para trabalhar em medicina nuclear ou para fazer hemodiálises nos pacientes. Medicina altamente tecnológica e ultra especializada não diminui mortalidade infantil, não diminui mortalidade materna, não previne verminose, não conscientiza a população em relação a cuidados de saúde, não trata diarreia de criança, não aumenta cobertura vacinal, nem atua na área de prevenção. É isso que parece não entrar na cabeça de médicos que são formados para serem superespecialistas, de forma a suprir a necessidade uma medicina privada e altamente tecnológica. Atenção! O governo que trazer médicos para tratar diarreia e desidratação! Não é preciso grande estrutura para fazer o mínimo. Essa população mais pobre não tem o mínimo!

Que venham os médicos cubanos, que eles façam o Revalida, mas que eles sejam avaliados em relação àquilo que se espera deles. Se os médicos ricos do sul maravilha não querem ir para o interior, que continuem lutando por melhores condições de trabalho, que cobrem dos governos em todas as esferas, não só da Federal, melhores condições de carreia, mas que ao menos se sensibilizem com aqueles que não podem esperar anos pela mudança do sistema, e aceitem de bom grado os colegas estrangeiros que se dispõe a vir aqui salvar vidas.

Infelizmente até a classe médica aderiu ao ativismo de Facebook. O cara lê a Veja ou O Globo, se revolta com o governo, vai no Facebook, repete meia dúzia de clichês ou frases feitas e sente que já exerceu sua cidadania. Enquanto isso, a população carente, que nem sabe o que é Facebook morre à mingua, sem atendimento médico brasileiro ou cubano.
----------------------------------------------------

Por Gisele Katia Camara Oliveira
Os Médicos Brasileiros e Saúde no Brasil

Boa Noite Nassif, Abro minhas ponderações com uma postagem de minha sobrinha Lívia de Oliveira Antunes, jovem médica, no facebook:"Eu gostaria sinceramente de achar algum ponto positivo na vinda dos médicos cubanos para o Brasil... qualquer ponto que seja... deixando os meus interesses pessoais de lado e pensando unicamente na população que necessita do atendimento, assim eu sofreria menos...
Agora se tratando do fato de eu ser uma profissional da área de saúde e na maior parte do tempo após a minha conclusão ter atuado no sistema público, sei com toda convicção que o problema principal não está na falta de profissionais, mas sim na falta de estrutura para exercermos a medicina...

A verba destinada à saúde se fosse utilizada na saúde resolveria grande parte das angústias de nossa população... triste é que está verba acaba se perdendo nos “paraísos fiscais” nas contas de políticos corruptos, FDPs, desgraçados e sem alma que não se importam em matar muitas pessoas desde que seu patrimônio pessoal esteja em ascensão....
6 mil médicos não resolvem... nem 12 mil... nem 50 mil.... o médico sozinho não consegue salvar vidas...

Sempre fui completamente a favor da forma de administrar o país pensando nos menos favorecido... sou a favor de todas as “bolsas” e das “cotas” da vida... e, sou uma pessoa que ainda acredito na política...
Agora querer trazer profissionais sendo que o que falta é instrumento para trabalho, pra mim é a mesma coisa de contratar um monte de padeiro, só que problema é a falta de farinha!!!
E se tem a falta de farinha... é pq o entregador FDP descarregou no seu terreno particular!"

A classe médica brasileira está paralisada com a vinda de 6000 médicos cubanos, com diplomas não revalidados no Brasil, sem que tenhamos sido chamados para o debate com o Governo. Sabemos que a postura: não venham os cubanos pois isso é ruim para a classe médica brasileira, não funciona, pois tem algo maior que é o atendimento em saúde da população brasileira. Temos consciência de que se quisermos ser ouvidos e respeitados como classe, precisamos encarar o desafio de construir propostas para realmente resolver a demanda de grande parte da população brasileira que não tem acesso a saúde.

Seria o momento de União de todas entidades médicas CFM, CRMs, Sindicatos, FENAM, ANMP para criar uma estratégia conjunta de ação:

1) Análise dos reais motivos pelos quais não se consegue fixar médicos em determinadas regiões. (falta de plano de carreira, falta de estrutura de trabalho, falta de acesso a qualificação...)

2) Argumentação mostrando que não basta apenas ter médico para se ter saúde, essa visão simplista na verdade é uma maquiagem para iludir a população e possibilitar os grandes desvios de verbas da saúde.

3) Estudo do percentual de verbas da saúde que é desviado e não chega a população.

4) Criação de uma proposta conjunta considerando os ítens anteriores para se resolver a ausência de médicos em determinadas regiões, mas que esses venham para trazer saúde não para maquiar a realidade e iludir a população.

5) Colocar toda classe médica para dialogar com o governo no sentido de realmente resolver o problema, criando um plano de carreira para os médicos do SUS, utilizando médicos das forças armadas, o trabalho de recém formados do PROUNI-FIES, fornecendo qualificação continuada aos profissionais de saúde, criando uma estrutura de trabalho adequada... Que os médicos venham para realmente trazer saúde.

O objetivo primordial de um Governo é proteger seus cidadãos.


Gisele Katia Camara Oliveira

Médica do SUS em Amparo-SP
Jeep, o espaçamento ficou meio confuso, não tem como arrumar?

Conrado is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-05-13, 18:10 #53
o dela, né? acho que a formatacao original que nao ajuda, mas seu quote ta bom de ler, acho que nem carece.

Jeep is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

11-05-13, 19:22 #54
Mel Deos... Médicos, e não médicos, leiam uma parte da famigerada prova do REVALIDA que reprovou tanto médico estrangeiro.

http://download.inep.gov.br/educacao...discursiva.pdf

Sério, puta que o pariu. Um médico que se preparou pra uma prova de conhecimentos gerais de medicina não sabe isto ?

Porra, sério, fiquei com medo agora... To no trampo, bloqueia vários sites aqui, vou ver se amanhã procuro o resto das provas e posto aqui. Mas sério, essa prova é ridícula de fácil.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
11-05-13, 19:43 #55
momento chutacao

1- pneumonia e 3- apendicite ?

ia chutar tuberculose, mas acho que a febre é mais alta.

Jeep is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

11-05-13, 20:11 #56
huaehufahe, na verdade essa prova aí dá pra até quem ainda não se formou resolver

sério, tbm fiquei com medo

snake is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
11-05-13, 20:16 #57
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Mel Deos... Médicos, e não médicos, leiam uma parte da famigerada prova do REVALIDA que reprovou tanto médico estrangeiro.

http://download.inep.gov.br/educacao...discursiva.pdf

Sério, puta que o pariu. Um médico que se preparou pra uma prova de conhecimentos gerais de medicina não sabe isto ?

Porra, sério, fiquei com medo agora... To no trampo, bloqueia vários sites aqui, vou ver se amanhã procuro o resto das provas e posto aqui. Mas sério, essa prova é ridícula de fácil.

eu li e nao entendi nada
tenho certeza que eu nao passaria nessa prova hauiaeoae

serjaum is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

11-05-13, 20:26 #58
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
eu li e nao entendi nada
tenho certeza que eu nao passaria nessa prova hauiaeoae
Tu tá no nível de 90% dos que fizeram essa prova então HUAHUHUHUA!
é rir pra não chorar viu

snake is offline   Reply With Quote
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
11-05-13, 22:17 #59
Ridícula a prova pqp!!

patrick is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

13-05-13, 00:23 #60
o vídeo é meio tendencioso, mas tem umas partes que valem a pena:


snake is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

13-05-13, 07:35 #61
Porra, a prova discursiva ta ridícula mesmo.
Quais outras provas tem além dessa?

Biel is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-05-13, 12:02 #62
e pra quem falou dos médicos de Portugal, ta aí:

 

snake is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

14-05-13, 12:21 #63
A resposta da primeira é pneumonia?

Zedd is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

14-05-13, 15:10 #64
A, B, B, C, A, D, A, D, C, C, B, 10m/s², 1959 por Fidel Castro, Plutão, Blastoderme e Augusto dos Anjos.

Stranger is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

14-05-13, 17:42 #65
http://www.cartamaior.com.br/templat...ref_map=%5B%5D

Code:
Eles são os verdadeiros heróis do desastre do terremoto no Haiti, a catástrofe humana na porta da América, a qual Barack Obama prometeu uma monumental missão humanitária dos EUA para aliviar. Esses heróis são da nação arqui-inimiga dos Estados Unidos, Cuba, cujos médicos e enfermeiros deixaram os esforços dos EUA envergonhados.

Uma brigada de 1.200 médicos cubanos está operando em todo o Haiti, rasgado por terremotos e infectado com cólera, como parte da missão médica internacional de Fidel Castro, que ganhou muitos amigos para o Estado socialista, mas pouco reconhecimento internacional.

Observadores do terremoto no Haiti poderiam ser perdoados por pensar operações de agências de ajuda internacional e por os deixarem sozinhos na luta contra a devastação que matou 250.000 pessoas e deixou cerca de 1,5 milhões de desabrigados. De fato, trabalhadores da saúde cubanos estão no Haiti desde 1998, quando um forte terremoto atingiu o país. E em meio a fanfarra e publicidade em torno da chegada de ajuda dos EUA e do Reino Unido, centenas de médicos, enfermeiros e terapeutas cubanos chegaram discretamente. A maioria dos países foi embora em dois meses, novamente deixando os cubanos e os Médicos Sem Fronteiras como os principais prestadores de cuidados para a ilha caribenha.

Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente, deixando claro que o Haiti está se esforçando para lidar com a epidemia que já matou centenas de pessoas.

Desde 1998, Cuba treinou 550 médicos haitianos gratuitamente na Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba (Elam), um dos programas médicos mais radicais do país. Outros 400 estão sendo treinados na escola, que oferece ensino gratuito - incluindo livros gratuitos e um pouco de dinheiro para gastar - para qualquer pessoa suficientemente qualificada e que não pode pagar para estudar Medicina em seu próprio país.

John Kirk é um professor de Estudos Latino-Americanos na Universidade Dalhousie, no Canadá, que pesquisa equipes médicas internacionais de Cuba. Ele disse: "A contribuição de Cuba, como ocorre agora no Haiti, é o maior segredo do mundo. Eles são pouco mencionados, mesmo fazendo muito do trabalho pesado.".

Esta tradição remonta a 1960, quando Cuba enviou um punhado de médicos para o Chile, atingido por um forte terremoto, seguido por uma equipe de 50 a Argélia em 1963. Isso foi apenas quatro anos depois da Revolução.

Os médicos itinerantes têm servido como uma arma extremamente útil da política externa e econômica do governo, gahando amigos e favores em todo o globo. O programa mais conhecido é a "Operação Milagre", que começou com os oftalmologistas tratando os portadores de catarata em aldeias pobres venezuelanos em troca de petróleo. Esta iniciativa tem restaurado a visão de 1,8 milhões de pessoas em 35 países, incluindo o de Mario Terán, o sargento boliviano que matou Che Guevara em 1967.

A Brigada Henry Reeve, rejeitada pelos norteamericanos após o furacão Katrina, foi a primeira equipe a chegar ao Paquistão após o terremoto de 2005, e a última a sair seis meses depois.

A Constituição de Cuba estabelece a obrigação de ajudar os países em pior situação, quando possível, mas a solidariedade internacional não é a única razão, segundo o professor Kirk. "Isso permite que os médicos cubanos, que são terrivelmente mal pagos, possam ganhar dinheiro extra no estrangeiro e aprender mais sobre as doenças e condições que apenas estudaram. É também uma obsessão de Fidel e ele ganha votos na ONU."

Um terço dos 75 mil médicos de Cuba, juntamente com 10.000 trabalhadores de saúde, estão atualmente trabalhando em 77 países pobres, incluindo El Salvador, Mali e Timor Leste. Isso ainda deixa um médico para cada 220 pessoas em casa, uma das mais altas taxas do mundo, em comparação com um para cada 370 na Inglaterra.

Onde quer que sejam convidados, os cubanos implementam o seu modelo de prevenção com foco global, visitando famílias em casa, com monitoração proativa de saúde materna e infantil. Isso produziu "resultados impressionantes" em partes de El Salvador, Honduras e Guatemala, e redução das taxas de mortalidade infantil e materna, redução de doenças infecciosas e deixando para trás uma melhor formação dos trabalhadores de saúde locais, de acordo com a pesquisa do professor Kirk.

A formação médica em Cuba dura seis anos - um ano mais do que no Reino Unido - após o qual todos trabalham após a graduação como um médico de família por três anos no mínimo. Trabalhando ao lado de uma enfermeira, o médico de família cuida de 150 a 200 famílias na comunidade em que vive.

Este modelo ajudou Cuba a alcançar alguns índices invejáveis de melhoria em saúde no mundo, apesar de gastar apenas $ 400 (£ 260) por pessoa no ano passado em comparação com $ 3.000 (£ 1.950) no Reino Unido e $ 7.500 (£ 4,900) nos EUA, de acordo com Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

A taxa de mortalidade infantil, um dos índices mais confiáveis da saúde de uma nação, é de 4,8 por mil nascidos vivos - comparável com a Grã-Bretanha e menor do que os EUA. Apenas 5% dos bebês nascem com baixo peso ao nascer, um fator crucial para a saúde a longo prazo, e a mortalidade materna é a mais baixa da América Latina, mostram os números da Organização Mundial de Saúde.

As policlínicas de Cuba, abertas 24 horas por dia para emergências e cuidados especializados, é um degrau a partir do médico de família. Cada uma prevê 15.000 a 35.000 pacientes por meio de um grupo de consultores em tempo integral, assim como os médicos de visita, garantindo que a maioria dos cuidados médicos são prestados na comunidade.

Imti Choonara, um pediatra de Derby, lidera uma delegação de profissionais de saúde internacionais, em oficinas anuais na terceira maior cidade de Cuba, Camagüey. "A saúde em Cuba é fenomenal, e a chave é o médico de família, que é muito mais pró-ativo, e cujo foco é a prevenção. A ironia é que os cubanos vieram ao Reino Unido após a revolução para ver como o HNS [Serviço Nacional de Saúde] funcionava. Eles levaram de volta o que viram, refinaram e desenvolveram ainda mais, enquanto isso estamos nos movendo em direção ao modelo dos EUA ", disse o professor Choonara.

A política, inevitavelmente, penetra muitos aspectos da saúde cubana. Todos os anos os hospitais produzem uma lista de medicamentos e equipamentos que têm sido incapazes de acesso por causa do embargo americano, o qual que muitas empresas dos EUA de negociar com Cuba, e convence outros países a seguir o exemplo. O relatório 2009/10 inclui medicamentos para o câncer infantil, HIV e artrite, alguns anestésicos, bem como produtos químicos necessários para o diagnóstico de infecções e órgãos da loja. Farmácias em Cuba são caracterizados por longas filas e estantes com muitos vazios. Em parte, isso se deve ao fato de que eles estocam apenas marcas genéricas.

Antonio Fernandez, do Ministério da Saúde Pública, disse: "Nós fazemos 80% dos medicamentos que usamos. O resto nós importamos da China, da antiga União Soviética, da Europa - de quem vender para nós - mas isso é muito caro por causa das distâncias."

Em geral, os cubanos são imensamente orgulhosos e apóiam a contribuição no Haiti e outros países pobres, encantados por conquistar mais espaço no cenário internacional. No entanto, algumas pessoas queixam-se da espera para ver o seu médico, pois muitos estão trabalhando no exterior. E, como todas as commodities em Cuba, os medicamentos estão disponíveis no mercado negro para aqueles dispostos a arriscar grandes multas se forem pegos comprando ou vendendo.

As viagens internacionais estão além do alcance da maioria dos cubanos, mas os médicos e enfermeiros qualificados estão entre os proibidos de deixar o país por cinco anos após a graduação, salvo como parte de uma equipe médica oficial.

Como todo mundo, os profissionais de saúde ganham salários miseráveis em torno de 20 dólares (£ 13) por mês. Assim, contrariamente às contas oficiais, a corrupção existe no sistema hospitalar, o que significa que alguns médicos e até hospitais, estão fora dos limites a menos que o paciente possa oferecer alguma coisa, talvez almoçar ou alguns pesos, para tratamento preferencial.

Empresas internacionais de Cuba na área da saúde estão se tornando cada vez mais estratégicas. No mês passado, funcionários mantiveram conversações com o Brasil sobre o desenvolvimento do sistema de saúde pública no Haiti, que o Brasil e a Venezuela concordaram em ajudar a financiar.

A formação médica é outro exemplo. Existem atualmente 8.281 alunos de mais de 30 países matriculados na Elam, que no mês passado comemorou o seu 11 º aniversário. O governo espera transmitir um senso de responsabilidade social para os alunos, na esperança de que eles vão trabalhar dentro de suas próprias comunidades pobres pelo menos cinco anos.

Damien Joel Soares, 27 anos, estudante de segundo ano de New Jersey, é um dos 171 estudantes norte-americanos; 47 já se formaram. Ele rejeita as alegações de que Elam é parte da máquina de propaganda cubana. "É claro que Che é um herói, mas aqui isso não é forçado garganta abaixo."

Outros 49.000 alunos estão matriculados no "Novo Programa de Formação de Médicos Latino-americanos", a ideia de Fidel Castro e Hugo Chávez, que prometeu em 2005 formar 100 mil médicos para o continente. O curso é muito mais prático, e os críticos questionam a qualidade da formação.

O professor Kirk discorda: "A abordagem high-tech para as necessidades de saúde em Londres e Toronto é irrelevante para milhões de pessoas no Terceiro Mundo que estão vivendo na pobreza. É fácil ficar de fora e criticar a qualidade, mas se você está vivendo em algum lugar sem médicos, ficaria feliz quando chegasse algum."

Há nove milhões de haitianos que provavelmente concordariam.

ShadoW is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

14-05-13, 18:35 #66
Shadow,

Esse texto não tem nada a ver com o problema do Brasil, mas só queria destacar uma parte;
"Os médicos itinerantes têm servido como uma arma extremamente útil da política externa e econômica do governo, gahando amigos e favores em todo o globo".

Mas o que me acha do Brasil importar 6 mil dentistas de Cuba sem validar o diploma?

snake is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

14-05-13, 22:37 #67
Só quis mostrar que eles estão acostumados a lugares extremos, vão matar a pau trabalhar em áreas afastadas que faltam o minimo do minimo. Jeito brasileiro de merda né, concordo com você deveriam melhorar a estrutura e não importar os médicos e mimimi..

velho, na moral, isso não vai afetar em nada médicos com residencia, pós graduação etc. Com certeza você será MUITO mais diferenciado que eles e não vai querer trabalhar em lugares afastados

ShadoW is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-05-13, 23:45 #68
A questão que ainda ninguém respondeu é: porque só importar de Cuba???

Pelo que entendi agora qualquer médico de qualquer lugar do mundo tem que passar pela prova para poder exercer medicina no Brasil.

A não ser que ele seja um enviado do regime cubano?

Caceta, desculpe, mas se for isso mesmo a tese de que são agentes infiltrados deixa de ser teoria da conspiração para ser o óbvio ululante!

Eon is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

15-05-13, 07:29 #69
Bem por aí Eon. Médicos formados nas melhoras faculdades dos Eua ou europa precisam fazer prova pra trabalhar no Brasil. Esses cubanos não vão precisar.

E sério, essa prova que postei alí em cima, qq aluno de 6 ano do Brasil sabe no mínimo uns 70%... No ano dessa prova, não passaram 20% dos cubanos super acostumados a situações extremas de trabalho que matariam a pal trabalhando no Brasil....


Eu fico mto assustado com isso, pq vc tem q pensar que qualquer um pode cair na mão de um médico sem querer...

Uma coisa é vc morar na capital, ficar doente, pesquisar e pagar a consulta com um médico famoso.
Outra coisa é vc estar viajando no feriadão, sofre um acidente na estrada, é levado ao hospital mais próximo. O mais próximo pode ser um hospital pequeno de interior com um médico desses fazendo plantão, pq os médicos melhores todos viajaram no feriadão...

Vc pode ter convênio, pode ser cheio da grana, mas vai incosciente pro hospital e os primeiros cuidados podem ser a diferença entre vida e morte...

( situação que talvez já é a nossa realidade de hj, pois no interior não tem recurso nem médico, com a importação vai ter médico despreparado e sem recurso )

Sei lá, no meu ponto de vista já ficou mais do que claro que trazer estes médicos é mutreta. Condições de trabalho e carreira de estado seria o correto.


Aqui onde moro ( Curitiba ) teve concurso público para psiquiatra do SUS há uns 2 anos. Não chegava a 3k o salário por 20 horas semanais. Eu trabalho de psiquiatra em uma das melhores empresas da cidade, trabalho UMA tarde por semana, faço entre 6-7 horas nesta tarde. Ganho entre 2,5-3k por estas 6-7 horas semanais.

Agora te pergunto, quem foi o psiquiatra que aceitou trabalhar 3-4 vezes mais, fazendo um número muito maior de consultas dentro de uma hora trabalhada e tendo um número muito menor de medicações à sua disposição ? Os TOP da cidade ?

Bem vindo ao SUS e ao valor que o governo dá à saúde pública.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

15-05-13, 07:49 #70
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Bem por aí Eon. Médicos formados nas melhoras faculdades dos Eua ou europa precisam fazer prova pra trabalhar no Brasil. Esses cubanos não vão precisar.

E sério, essa prova que postei alí em cima, qq aluno de 6 ano do Brasil sabe no mínimo uns 70%... No ano dessa prova, não passaram 20% dos cubanos super acostumados a situações extremas de trabalho que matariam a pal trabalhando no Brasil....


Eu fico mto assustado com isso, pq vc tem q pensar que qualquer um pode cair na mão de um médico sem querer...

Uma coisa é vc morar na capital, ficar doente, pesquisar e pagar a consulta com um médico famoso.
Outra coisa é vc estar viajando no feriadão, sofre um acidente na estrada, é levado ao hospital mais próximo. O mais próximo pode ser um hospital pequeno de interior com um médico desses fazendo plantão, pq os médicos melhores todos viajaram no feriadão...

Vc pode ter convênio, pode ser cheio da grana, mas vai incosciente pro hospital e os primeiros cuidados podem ser a diferença entre vida e morte...

( situação que talvez já é a nossa realidade de hj, pois no interior não tem recurso nem médico, com a importação vai ter médico despreparado e sem recurso )

Sei lá, no meu ponto de vista já ficou mais do que claro que trazer estes médicos é mutreta. Condições de trabalho e carreira de estado seria o correto.


Aqui onde moro ( Curitiba ) teve concurso público para psiquiatra do SUS há uns 2 anos. Não chegava a 3k o salário por 20 horas semanais. Eu trabalho de psiquiatra em uma das melhores empresas da cidade, trabalho UMA tarde por semana, faço entre 6-7 horas nesta tarde. Ganho entre 2,5-3k por estas 6-7 horas semanais.

Agora te pergunto, quem foi o psiquiatra que aceitou trabalhar 3-4 vezes mais, fazendo um número muito maior de consultas dentro de uma hora trabalhada e tendo um número muito menor de medicações à sua disposição ? Os TOP da cidade ?

Bem vindo ao SUS e ao valor que o governo dá à saúde pública.

Interessante o seu posicionamento apesar de discordar. Não acho que o governo deve pagar o mesmo que "uma das melhores empresas da cidade" aumentando ainda mais o famoso "custo brasil".

Acho sim que o governo deve valorizar as carreiras mais importantes (obviamente segurança, saúde e educação) mas não a ponto de concorrer com os melhores do setor privado.

É interessante você ver que um analista de ti no senado federal ganha algo em torno de R$ 14.000,00 inicial (não lembro o salário certo mais) enquanto um médico ou um professor em cargo público na mesma região (em outros órgãos claro) ganha muito menos.

O legal mesmo é você ver a quantidade de médicos que são concursados para trabalhar 40 horas no serviço público e mesmo assim tem os seus consultórios particulares ao qual atendem no mesmo horário em que deveriam estar trabalhando para o governo.

Sei que a justificativa é justamente por causa do salário, mesmo assim não dá o direito de ninguém cometer essa infração. Se não está ganhando o que acha suficiente, que saia.

Aí que vem o interessante do seu ponto. Se os médicos saem da iniciativa pública para trabalhar na privada, os que ainda estão/estarão na iniciativa pública na teoria são "os piores". E no setor mais importante de todos: Saúde.

O que, na minha opinião, tem que se fazer é achar o contraponto certo entre manter bons médicos, mas não os melhores.

IMHO

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
15-05-13, 08:05 #71
E porque Cuba? Se existe de verdade essa demanda, porque não importar médicos baseados na meritocracia? Porque não permitir médicos estrangeiros prestarem concurso no Brasil, competindo com médicos locais.

Importando médicos de cuba e jogando em cidades pequenas não vai resolver o problema da Saúde. O problema não é salário. O problema é que tu não pode pegar um profissional qualificado, que estudou durante anos, que pertence a elite intelectual do país, e querer que ele trabalhe no meio do lixo, e sem condições.

Esses médicos de Cuba, em 5 anos terão pulado fora da cidadezinha do interior e estarão indo pras capitais.

asmur is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

15-05-13, 08:30 #72
Reportagem pequena ontem sobre a manifestação em PoA, pois a Dilma estava (ou deveria estar) na cidade

http://www.facebook.com/video/embed?...63464983733947

snake is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-05-13, 09:41 #73
E a verdade aparece...


http://notalatina.blogspot.com.br/

Contratação dos médicos cubanos: o que há por trás disso?

A propósito do burburinho que se formou a respeito da contratação de 6.000 médicos cubanos pelo Governo brasileiro, quero tecer alguns comentários e informar algumas coisas que me foram reveladas por um médico cubano, amigo meu de longa data. Por questão de segurança, pois ele ainda tem familiares vivendo na ilha-cárcere como “refém”, passo a chamá-lo de “Ernesto”.

Ernesto formou-se em 1984 numa faculdade de medicina de Havana. Naquela época ainda não existia a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), que só foi fundada em 1999 e hoje produz médicos em série, como numa fábrica. Conta-me ele que em seu tempo o curso era em 6 anos, como aqui, mas que todos os formandos se graduavam como “médico da família” e quem quisesse se especializar em outro ramo da medicina teria que cursar mais 3 anos na especialidade escolhida. Desses 6 anos, desde o primeiro até o terceiro ano constava no currículo o estudo do marxismo-leninismo, como materialismo dialético, materialismo histórico e ainda história do movimento operário cubano e da “revolução de Fidel”. Essa escola, entretanto, e apesar do ódio visceral aos norte-americanos, seguia o currículo e a bibliografia da Escola Norte-Americana de Medicina, pois Fidel seguia as política e ideologia da extinta URSS mas sabia que a medicina mais avançada era a ianque.

Quando já havia cumprido sua especialização em gastroenterologia (3 anos), Ernesto decide sair de Cuba a qualquer preço, quando uma amiga lhe fala que estavam enviando médicos para outros países. Não era condição sine qua non, mas davam preferência àqueles que fossem filiados ao Partido Comunista. Ele recebeu uma proposta de filiação e, por incentivo da família, como uma maneira de escapar da ilha, filia-se e é enviado para trabalhar em Pernambuco (PE) em 1997, num convênio firmado entre o Ministério da Saúde do governo de FHC e Cuba, o “programa médico de saúde da família”. A seleção foi feita em Miramar, num organismo estatal chamado “Colaboração Internacional” que tem vários departamentos: Departamento África, Departamento Caribe, Departamento América Latina, etc., e durante a entrevista foi-lhe dito que teria que, “nas horas vagas”, trabalhar como “comissário político”, ao qual ele recusou-se.

Durante sua permanência em PE, ele foi alocado na prefeitura de uma cidade do interior, recebendo uma casa para morar com mais outras pessoas e uma empregada, alimentação e o salário de R$ 700,00. O governo federal pagava à Embaixada de Cuba por cada médico a importância de R$ 3.000,00, que repassava à prefeitura a parte correspondente a cada médico, ficando com um lucro de mais de 100%.

Com a criação do programa “Barrio Adentro”, criado por Chávez e Fidel Castro em 2002, conta-me Ernesto que o curso de medicina da ELAN sofreu um processo de “aceleração” e agora forma-se um médico em “Medicina familiar-comunitária” em 5 anos, quer dizer, em apenas dois anos, uma vez que os outros 3 são de doutrinação ideológica porque o objetivo não é formar médicos e sim “comissários políticos”. E as provas disto abundam, conforme pode-se ver nos vídeos que seguem.

Neste primeiro vídeo, vários estudantes brasileiros da ELAN dão seus depoimentos sobre sua experiência de estudar em Cuba. Desde 1999 o PT e Cuba, seu sócio no Foro de São Paulo (FSP), firmaram o primeiro convênio para enviar estudantes brasileiros para estudar na recém-inaugurada ELAM - talvez até tenha sido uma concepção do próprio FSP - como bolsistas, cujo edital de seleção todo ano é publicado pelo site do PT, conforme pode-se ler aqui. (http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665) Para concorrer a uma dessas bolsas é condição indispensável ser filiado ao PT ou ao MST, conforme comprovam o edital e o vídeo.

Nestes depoimentos, todos os estudantes afirmam ser militantes do braço armado do PT, o MST, e a última a dar seu depoimento confirma o que me informou Ernesto mais acima. Diz a estudante esta pérola: “Espero voltar para meu país e implantar esta semente revolucionária que estou vivenciando aqui e que está me nutrindo”. Esse vídeo não quer carregar, então, assistam-no aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=KslPYEoUg-A

No vídeo seguinte temos uma explicação sucinta do ex-espião cubano Uberto Mario, sobre como começou o programa “Barrio Adentro”. Sobre este senhor, o Notalatina fez uma edição em 26 de novembro de 2007 mas que não chamou a atenção de ninguém, apesar da extrema gravidade, pois os brasileiros não estavam interessados em saber o que se passava na Venezuela que eu vinha denunciando há anos. Agora, com a vinda desses 6.000 agentes castristas ao Brasil, é possível que desperte a curiosidade negligenciada antes... Vejam as denúncias que Uberto faz:

http://www.youtube.com/watch?feature...&v=Wip6D6eeCGQ


Nesse próximo vídeo um médico venezuelano que “desertou” e hoje vive nos Estados Unidos, conta como era sua vida na Venezuela. Saliento que a maioria dos médicos (ou profissionais de outras categorias) cubanos se submetem a sair do país deixando alguém da família como “refém” (também foi assim com Ernesto), na esperança de fugir do “paraíso” e pedir asilo em outro país. O Dr José Luis de la Cruz, entrevistado nesse vídeo, conta - e confirma o que disse Ernesto - que ao chegar na Venezuela recebeu um lugar para morar, alimentação e um salário que era, no seu caso, U$ 160 dólares, enquanto Chávez pagava a Fidel U$ 800 a U$ 1.200 dólares por pessoa. Da idéia de liberdade, o Dr José Luis só soube quando deixou a Venezuela, pois segundo o “regulamento”, eles têm que voltar para seus alojamentos às 5 h. da tarde e de lá não podem mais sair. Mas assistam ao vídeo e conheçam as barbaridades que sofrem esses cubanos no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature...&v=VmYwsTTwtA4


E, finalmente, convido-os a assistir esse vídeo do ex-espião Uberto Mario que publiquei em 2007, sobretudo a partir do minuto 8:55, onde ele fala sobre como os médicos cubanos são controlados e espionados até em seus telefonemas pela Embaixada de Cuba que retransmite TUDO para o controle dos ditadores Castro.

Ernesto me contou ainda que o “encurtamento” do curso da ELAM, além do objetivo de doutrinação ideológica, impede a validação dos diplomas nos países de destino, de modo a que “seus agentes” não desertem como fizeram tantos já desde a Venezuela. Ele me confirmou também que os médicos que foram para a Venezuela têm seus passaportes retidos pela Embaixada e, do mesmo modo que conta Uberto Mario nesse vídeo, recebem cedulação venezuelana para poder votar, um documento que não tem qualquer valor legal fora da Venezuela.

Depois de juntar e analisar todos esses dados, me parece que algumas coisas ficam claras. A vinda desses médicos cubanos ao Brasil serve a alguns fins: fazer doutrinação marxista e enaltecer a revolução cubana e, de passagem, enaltecer o governo brasileiro angariando votos para as eleições de 2014. Como a “eleição” de Maduro está ameaçada, pois a oposição desta vez não aceitou calada a monumental fraude, os Castro querem se assegurar de que se perderem essa “boca” terão outra na reserva, afinal, esses 6.000 médicos cubanos vão custar aos cofres públicos, isto é, o nosso bolso, a bagatela de U$ 792 milhões. Se considerarmos o dólar a R$ 2,00, o custo aproximado será de UM BILHÃO, QUINHENTOS E OITENTA E QUATRO MILHÕS DE REAIS, que poderiam construir ambulatórios e hospitais nos locais menos assistidos, pois os médicos brasileiros não querem ir para os rincões mais distantes por FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO!

E para terminar, os questionamentos que me inquietam são: “quem” vai espionar esses médicos no Brasil? Já temos espiões instalados aqui de maneira encoberta e a sociedade que vai pagar esta farra não sabe? Onde vão ficar os “censores”, em um comando central na Embaixada em Brasília ou cada cidade vai ter seu corpo pessoal de espiões? Mais do que saber se esses médicos vêm tratar diarréia, catapora ou pressão alta, é preciso saber dessas questões político-ideológicas e de espionagem, pois se não cuidarmos, não tarda em acontecer o mesmo que na Venezuela que já é uma colônia de Cuba. Se você ama o Brasil, pense nisso. Quero agradecer a Christoffer Alex Souza Pinto pela inestimável ajuda que me prestou. Fiquem com Deus e até a próxima!

http://www.youtube.com/watch?feature...&v=grEs8i6gii4


Last edited by Eon; 15-05-13 at 09:51..
Eon is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

15-05-13, 13:18 #74
Kct hein, só piora a situação...

Isso de um pedaço do salário ser mandado pra cuba eu havia escutado de um dentista cubano. Meu irmão é dentista e trabalhou com este cara, que contou q uma parte do salário dele ia pra cuba todo mês. E se ele não seguisse nos conformes haveriam retaliações contra a família dele q estava em cuba... na época não botei tanta fé, achei conspiração demais, mas pelo visto não era...


Eu aqui defendendo que a faculdade de medicina deveria aumentar pra 8 anos e os cubanos ( elite da medicina mundial segundo alguns comentários daqui ) fazendo a facul em 5 anos.... tá explicado pq essa elite não passa no Revalida...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-05-13, 14:15 #75
Ou seja, basicamente só existem dois cenários plausíveis:

Cenário 1: Os "médicos" na verdade são agentes cubanos infiltrados a serviço do governo cubano.

Cenário 2: Os "médicos" na verdade são escravos semi-qualificados do governo cubano, fabricados em massa na ELAM e exportados por um salário de subsistência no exterior, enquanto a família fica refém em Cuba.

Em ambos os cenários o que mais me assusta é silêncio assustador da imprensa sobre os verdadeiros termos dessa "contratação" de médicos, não dá pra acreditar que coloquem isso como se fosse uma disputa entre o CFM e o governo quando na verdade há claramente uma articulação suspeita com um regime comunista e ditatorial. Deve estar todo mundo comprado, não é possível.

Eon is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:41.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.