Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
14-03-11, 21:19 #151
Aff, reator nuclear não explode igual bomba nuclear! Se ele explodir não vai ser tipo Hiroshima, vai ser tipo Chernobyl.





vegetous is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
14-03-11, 21:29 #152
acho que se explodir, não vai ser tipo Hiroshima, vai ser mais pra Chernobyl... não sei se já falaram...

Chronos is offline   Reply With Quote
diazepan
Trooper
 

Steam ID: diazepan
14-03-11, 21:32 #153

diazepan is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

14-03-11, 21:37 #154
vendo no globo news:

não há risco de explosões atômicas, o que está explodindo é o hidrogênio que se forma com a decomposição da água em altas temperaturas no sistema de resfriamento dos reatores.

não vai acontecer uma tragédia nas proporçoes de chernobyl por que o sistema de resfriamento é diferente na ucrânia era feito com grafite que superaqueceu e incendiou, explodindo e espalhando detritos radioativos por uma área muito maior do que uma usina refrigerada a água é capaz de alcançar.

menos mal.

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
14-03-11, 22:07 #155
kbou de ter outra explosão, no reator 2...

Chronos is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

14-03-11, 22:17 #156
 


lol

sibs is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
14-03-11, 22:38 #157
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post

lol
Pois é, quem iria prever tamanho azar ?
Mesmo assim, acho muito sufoco o que os caras estão passando. Devia ter um plano extremo pra ser usado em ultimo caso..

Ex: podia ter um fosso embaixo do reator e quando o resfriamento sair de controle, era so apertar um botão e ia tudo pro fundo do buraco e depois era so completar de concreto.

4nkh is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
14-03-11, 22:46 #158
Vc tá assistindo muito anime!

vegetous is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

14-03-11, 23:01 #159
Revisaram a magnitude do terremoto de 8,9 para 9,0 graus na escala Richter... Tanto o Serviço Geológico dos EUA quanto a Agência Meteorológica Japonesa já fizeram essa revisão e agora o terremoto passou a ser o quarto mais forte a da história, empatado com outros 3...

fonte: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacif...a-mundial.html

Btw... só pra vcs ficarem ligados no drama, a escala Richter é uma escala logarítmica, ou seja, um aumento de um ponto quer dizer algo muitas "vezes" mais forte. Então um terremoto de 9,0 graus é muito mais forte do que um de 8,9!!!

Tenso!

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

14-03-11, 23:09 #160
Reator 2 explodiu agora pouco e o núcleo foi danificado. Os níveis de radiação subiram consideravelmente ao redor da usina e agora o risco de dar merda de verdade começou a aumentar... Nao vai explodir igual Chernobyl, mas vai contaminar uma área grande tbm...

Sobre a segurança das usinas nucleares, o problema não é a seguranca, mas o lixo atômico. Não se sabe o que fazer com isso, nenhum país do mundo tem um reservatório seguro para dispor o lixo, os bastões usados sao armazenados nas piscinas dentro dos reatores. O que era pra ser um depósito temporário, armazena resíduos há décadas. As usinas de Angra armazenam esses resíduos assim, na gambiarra mesmo...

mojud is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
15-03-11, 01:13 #161
Radiação pode chegar a Tóquio em 10 horas, diz embaixada francesa
Velocidade dos ventos pode levar nuvem radioativa à capital.
Embaixada pede que franceses no Japão não entrem em pânico.

http://g1.globo.com/tsunami-no-pacif...-francesa.html

E no twitter da @MetSul

"Flash - Níveis de radiação acima do normal são detectados na capital Tóquio, mas são descritos como "não prejudiciais à saúde""

wiseman is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
15-03-11, 01:18 #162
fim do mundo amigos

Satangos is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

15-03-11, 01:30 #163
Da série: "frases que precedem o pânico":

"Embaixada pede que franceses no Japão não entrem em pânico."


Last edited by mojud; 15-03-11 at 01:35..
mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-03-11, 03:31 #164
Ferrou.

Nesse exato momento existem apenas 50 trabalhadores dos 800 da usina, já evacuaram todos os demais. Os que ficaram estão realizando apenas trabalho crítico (leia-se paliativo) e as autoridades já pediram que as pessoas fiquem dentro de casa. A radiação já é detectável em Tóquio.

Agora é rezar pela equipe que ainda está lá dentro trabalhando, imagina 50 caras fazendo manutenção numa usina daquele tamanho que está prestes a explodir, pqp... já são heróis esses caras, independente do que acontecer.

Eon is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 05:18 #165

sibs is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
15-03-11, 07:49 #166
Esse vazamento não vai contaminar a agua e criaturas do mar? Isso que acho que vai ser complicado, peixes radioativos migrarem e contaminarem outros locais.

Ted is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

15-03-11, 10:02 #167
 

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
15-03-11, 10:03 #168
 


edit: PORRA GOHAN!

HOIUehaoiueAHa

Caveira is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

15-03-11, 10:05 #169
Weeeeeeeeeee \o/

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

15-03-11, 10:33 #170
 

Bombastic is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
15-03-11, 10:38 #171
 


foda... deve estar um chaos nos aeroportos, a galera saindo fora. Mas deve ser muito tenso, deixar o país em que vive, em que nasceu...

Chronos is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 10:52 #172
tao saindo do japao?

4nkh is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
15-03-11, 11:51 #173
alguém que entenda um pouco mais explica pq os caras simplesmente nao desligam o negocio ou sei lá jogam no mar enterram sei lá....pq é tao dificil assim de conter o negocio?

Satangos is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
15-03-11, 11:51 #174
Radiação diminuindo.

http://beta.br.noticias.yahoo.com/%C...61659-278.html

viva

Não li nada a respeito de fuga de japonese, mas sim fuga dos brasileiros q estao lá e ficaram com medinho.

Tenho acompanhado pela globo, Kovalick heroi, morando num swift e vivendo de salgadinhos awuhawuh.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 11:54 #175
Acho que nao tem jeito de transportar ele.. Por isso falei q podia ter um buraco em baixo do reator pra jogar ele la em baixo hehe...
Pelo que sei tb nao tem jeito de "desligar", a reação só acaba quando o nucleo exaurir. Ai eles jogam a barra de combustivel fora, que ainda é radioativa.

4nkh is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

15-03-11, 11:58 #176
"'Estou preocupada', diz estudante que vai fazer intercâmbio no Japão"

http://g1.globo.com/vestibular-e-edu...-no-japao.html


Gerson is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 12:57 #177
do pouco que eu li basicamente a temperatura do nucleo pode estar de 1700 a 2500 celsius, se isso vazar da contencao simplesmente pode contaminar lencol freatico e ai um abraco. Alias, se isso encostar numa quantia razoavel de agua vira um chafariz de vapor estupidamente radioativo que vai voar a muuuuito metros de altura, e ai vai ser fallout 4.

existia um filme da decada de 80, sindrome da china, que era uma tese ja abandonada de que o nucleo iria se autoalimentar, chegar numa temperatura tao absurda que viraria baba de alien, simplesmente liquefazendo o solo e indo pro nucleo do planeta, dai vem a piada do nome, que iria acabar varando o planeta e saindo na china. Depois do acidente de three mile island (que rolou 10 dias depois do lancamento do filme) verificaram que isso nao seria viavel, que o proprio solo acaba por dissipar esse calor excessivo.

agora, cada usina se comporta de um jeito e eu nao sei se o conhecimento sobre reacoes atomicas é tao amplo pra poder se afirmar algo.

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
15-03-11, 13:17 #178
eu fiquei com varias duvidas q estão surgindo aqui no topico e fui procurar como que funciona nos wikipedias da vida...

Quote:
A fissão nuclear é o processo pelo qual, é lançado um nêutron em direção ao átomo de Urânio e ao se chocar, divide o átomo em dois novos átomos liberando dois ou três neutros do núcleo. Porem este processo é muito perigoso, pois ao ocasionar este choque ocorre uma reação em cadeia, ou seja, os dois ou três nêutrons liberados do núcleo se chocam com outros átomos e dividem-no em dois, liberando mais dois ou três neutros de seu núcleo e este por sua vez repete o processo continuamente.
 
basicamente jogam neutrons pra quebrar as moleculas do uranio, e essas vao gerando outros neutros, tendo auto-sustentação...

e depois procurei como eles mantem a quebra "controlada"

Quote:
Para que possamos utilizar este processo de controle da reação nuclear é necessário que os nêutrons liberados pelos átomos de Urânio-235, sejam retirados do sistema de forma a não se chocarem com outros átomos. Devemos então acoplar a estas varetas que se localizam na parte superior do Reator Nuclear de Fissão, um elemento capaz de retirar esses nêutrons a fim de paralisar o sistema. Em geral, os elementos que usamos para controlar as reações nucleares por fissão são o Boro ou Cádmio, que possuem a propriedade de receber nêutrons, pois os seus núcleos aceitam receber mais nêutrons em seu estado natural, resultando assim na formação de isótopos de Boro ou Cádmio.

Funciona da seguinte maneira: Se as varetas estiverem para fora do Reator, a Reação Nuclear está acontecendo no seu máximo, porém ao detectar uma grande produção de Energia, a varetas vão se locomovendo pra dentro para subtrair os nêutrons da reação, podendo parar a geração de energia se estiver totalmente dentro do reator.
ou seja, eles usam outros elementos quimicos (boro e cadmio) que tem uma alta absorção de neutrons, que por sua vez impedem que os atomos do uranio continuem se chocando gerando cada vez mais energia!

acho que da pra ter uma ideia mais ou menos de como funciona!

ragauskas is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 13:22 #179
certo. e pq esse reator do japao nao tem as varetinhas de boro e cadmio pra interromper a reação?

4nkh is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

15-03-11, 13:22 #180
afff rasga, teve aula de quimica no colegio nao?

vitorueda is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
15-03-11, 13:31 #181
Quote:
Postado por 4nkh Mostrar Post
certo. e pq esse reator do japao nao tem as varetinhas de boro e cadmio pra interromper a reação?
pelo que eu entendi eh justamente aí que ta o problema, esse sistema de resfriamento foi danificado pelo terremoto.

asmur is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 13:41 #182
Que vergonha cara, as vezes a gente tem q saber a hora de ficar quieto..

Quote:
Lupi diz que Brasil vai 'ganhar mais do que perder' com tragédia no Japão
Ministro lamentou desastre e disse que 'não deseja a tragédia de ninguém'.
Segundo ele, haverá maior demanda por cimento, minério e alimentos.

http://g1.globo.com/economia/noticia...-no-japao.html
Acho q podia ter deixado o comentario pra depois

4nkh is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-03-11, 13:51 #183
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
do pouco que eu li basicamente a temperatura do nucleo pode estar de 1700 a 2500 celsius, se isso vazar da contencao simplesmente pode contaminar lencol freatico e ai um abraco.
Estão dizendo que Chenobyl não tinha essa contenção, por isso foi tão sério, quando deu meltdown vazou radiação pra todos os lados.

Infelizmente parece que a contenção do reator 2 foi para o saco.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8...-diz-onu.shtml

Enfim, eu acho que a situação no Japão já é mais séria do que o governo e a imprensa admitem, então num clima de "vazou ontem, lavou hoje, amanhã está novo" mas se houve vazamento na usina é bem provável que a localidade seja interditada por décadas como aconteceu em Prypiat. Sinceramente acho que essa usina e as cidades entorno já eram.

Quem não sabe o que significa um acidente nuclear, assista esse ensaio fotográfico narrado, é de arrepiar: http://inmotion.magnumphotos.com/essay/chernobyl


Last edited by Eon; 15-03-11 at 14:02..
Eon is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

15-03-11, 14:09 #184
q q tem o comentário do lupi?

De boa, todos querem um mundo super bonitinho, mas não existe.
Ng fala q na África morre mais gente de guerra civil do q em td o tsunami de sumatra q matou mais de 200 mill pessoas. E isso é anualmente.
A indústria das armas sabe certinho aonde estão todas as guerras da África.

No meio dele saber de antemão q tem q se mecher pra que esse incidente ajude o brasil é mais do q natural.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
silvergun
Trooper
 

Steam ID: ernani_benkendorf
15-03-11, 14:10 #185
Quote:
Postado por 4nkh Mostrar Post
Que vergonha cara, as vezes a gente tem q saber a hora de ficar quieto..



Acho q podia ter deixado o comentario pra depois
Cara, se você reler a matéria, perceberá que ele falou somente o que lhe foi perguntado. No ponto de vista econômico, é ótimo pro Brasil. Quem acabou com a imagem do cara foi a própria Globo que polemizou com o título da reportagem. Não é de hoje que a Globo solta esses tipos de trollagens contra os políticos da esquerda dela.

silvergun is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

15-03-11, 14:15 #186
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Quem não sabe o que significa um acidente nuclear, assista esse ensaio fotográfico narrado, é de arrepiar: http://inmotion.magnumphotos.com/essay/chernobyl
visao do inferno

taco is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 14:22 #187
O que ele disse é verdade, mas sei lá. Não achei legal dizer que tem "lado bom" nessa historia toda.. Mesmo sendo realista.

[SPOILER]
 

4nkh is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
15-03-11, 15:02 #188
Crise nuclear japonesa é nível 6 na escala - que só vai até 7

A crise nuclear japonesa já corresponde ao segundo maior nível na escala internacional de acidentes atômicos. De acordo com informações da agência de notícias japonesa Kyodo, a avaliação foi feita pela Agência Nuclear da França. Dentro da Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiológicos, conhecida pela sigla Ines, os acidentes são classificados entre um e sete. A emergência japonesa está no nível seis - inferior, por exemplo, ao do desastre de Three Mile Island, nos EUA, em 1979.

Conforme a escala, os eventos da categoria um são descritos como uma "anomalia", e os da categoria sete, como um "grande acidente". O nível seis corresponde a um "sério acidente". Em toda a história, só a tragédia de Chernobyl, em 1986, chegou ao nível sete. A explosão numa usina em Kyshtym, na Rússia, em 1957, foi o único caso de evento de categoria seis, como o que ocorre agora no Japão. O desastre russo provocou enorme contaminação radioativa, provocando câncer nos moradores.

http://veja.abril.com.br/noticia/int...e-so-vai-ate-7



[SPOILER] RISE
[IMG]http://2.bp.blogspot.com/_3sqwbjMAbz...0/godzilla.gif

colher is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 15:08 #189
O japao tinha que desativar todas essas usinas nucleares velhas, eh perigoso D+ pra um pais com terremotos constantes.

Quote:
Ng fala q na África morre mais gente de guerra civil do q em td o tsunami de sumatra q matou mais de 200 mill pessoas. E isso é anualmente.
Pra ganhar audiencia precisa ter impacto, nao pode ser sobre um longo periodo de tempo.

sibs is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 15:32 #190
Quote:
eua é um povinho nojento
 


ta certo que eh o pais com maior numero de milhonarios... mas olha bem... brazil 0 mexico 175k...

sibs is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

15-03-11, 16:35 #191
Uns dias atras lembrei de um artigo que li sobre o tsunami da Indonesia e como ele foi bom pro capitalismo... A conclusao era a seguinte: catastrofes representam uma otima oportunidade de investimento com custo baixo. Lembrem-se sempre: acumulacao de capital e dignidade caminham por rumos opostos...

mojud is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
15-03-11, 17:09 #192
Nada tão ruim que não possa piorar:

Autoridades recomendam não beber água das torneiras de Tóquio, e já é registrado aumento nos níveis de radiação na cidade, que fica a 200km de Fukushima.

Run to the Hills nem se aplica pq a região montanhosa é vizinha da área dos reatores aiehaueh


OBS: Se São Paulo já é a maior cidade japonesa fora do Japão, imagina agora com o movimento inverso de pessoas migrando de lá pra cá. Só vai ter japa nakela porra.


Last edited by Sephiroth; 15-03-11 at 17:20..
Sephiroth is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

15-03-11, 17:38 #193
Cara, ta ficando sureal essa situação, pqp.

_j5 is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
15-03-11, 17:46 #194
radiacao eh foda... especialmente porque voce nao consegue ver, o panico que isso gera eh absurdo

predator is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 17:46 #195
http://edition.cnn.com/2011/OPINION/....html?hpt=Sbin

Quote:
Why Japan will prevail

Tokyo, Japan (CNN) -- As I try to write this essay, there is another aftershock -- a mere magnitude 6.2 event near the coast of Ibaragi, about 100 miles north of Tokyo. This was the third one I felt this morning in my office in a 12-story building on the campus of University of Tokyo.

But after the frightening two-minute shaking from the main shock on Friday, it doesn't seem like a big deal. I know I will feel more aftershocks in the months to come, but they will all pale in comparison to the magnitude 8.9 main earthquake.

An internet news site just reported another explosion at Fukushima Daiichi reactor site, this time in the building containing the third reactor. Is this turning into Chernobyl? Somehow, I don't think so. Authorities are focusing on cooling down the reactors with sea water. They have abandoned the notion these reactors will ever be used again. But with these focused efforts, why wouldn't the reactors cool down?

These are dedicated, courageous people. My eyes well up as I read about six workers injured while trying to release the hydrogen that accumulated in the exterior container.
I grew up in this country but I am still amazed at the people's patience and civility.
--Toshiro Tanimoto



Earthquakes
Now, 300,000 people have been evacuated in northern Honshu. Most have lost their homes to the tsunami. A lot of them are still isolated in villages along the jagged coast. On the TV, video taken from a helicopter shows "500 Food" on top of a building, meaning there are 500 evacuees waiting for food.

I grew up in this country, but I am still amazed at the people's patience and civility. But I also know how they can remain so civil. They trust that food will come somehow. They trust the government and know their share will come. They have faith.

The Tokyo electric company started rolling blackouts today around the city. Five areas of Tokyo take turns going through three-hour blackouts in order to save electricity. Commuting is a problem as metros and trains run on irregular and reduced schedules. Some might be angry about the abrupt enforcement of this blackout, but most people stay calm. Most accept the government's explanation that this is better than having an unexpected blackout that may keep you stuck in an elevator or a subway for an indefinite period. Most people seem to agree and are willing to share their burden. They trust that it's for the best.

Along with electricity blackouts, the government is warning that water quality may suffer temporarily. Spurred on by my wife, I run to a convenience store nearby and find nearly empty rows of shelves and just 10 bottles of water left. I am amazed that the owner is still selling the bottles at the regular price -- $1 each -- because I know I would pay twice as much. I briefly think about grabbing all 10 bottles, but decide to buy just five, because I know others will need them. I also trust clean water will be available for me if I run out. Maybe my neighbor will provide it, and not the government, but I will have enough. I just trust I will.

Prime Minister Naoto Kan said this was the worst crisis since World War II. But this country built the world's second-strongest economy in 40 years, starting from ashes. The ashes along the Fukushima coast might contain more radiation now. But I know this country can do it again. Dedicated people are focused on it. Don't bet against Japan -- trust it will prevail.
The opinions expressed in this commentary are solely those of Toshiro Tanimoto.
Japan still superior in my book!

sibs is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

15-03-11, 17:53 #196
Aqui em Blumenau na enchente que teve vários FDPs vendiam agua de 1L a 5-7 reais, pqp.

Brasil é uma vergonha total.

_j5 is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 18:39 #197
http://scienceblogs.com.br/brontossa.../fukushima.php

Este texto foi escrito para clarear o que aconteceu em Fukushima. No entanto muita coisa ainda está aconetcendo, o que tem dificultado o trabalho. Vou atualizando o texto conforme as coisas acontecem.

Lembrem-se: não sou especialista, dependo dos relatos alheios. Por favor corrijam qualquer coisa.

Como funciona a usina nuclear de Fukushima?

Por incrível que pareça, a eletricidade na usina nuclear de Fukushima é gerada por vapor de água. A energia liberada pelo combustível nuclear, o radioativo óxido de urânio, ferve a água e o vapor gerado move turbinas, que geram a eletricidade.

O óxido de urânio está na forma de cerâmica, em pequenos cilindros. Estes cilindros não estão em contato com a água, evitando desta forma que a água fique radioativa. Eles são colocados em tubos de Zircaloy. Centenas de tubos de Zircaloy formam o reator nuclear. Os átomos de urânio se quebram em átomos menores, liberando calor e nêutrons. O calor aquece a água, que só está em contato com o Zincaloy, os nêutrons podem atingir outros átomos de urânio, ocasionando novas fissões (quebras). O ciclo da água líquida entrando e vapor saindo retira o calor do reator. Um detalhe que vai ser importante depois: os tubos de Zircaloy se oxidam a 1200oC e o óxido de urânio se derrete a 2800oC.

O reator é mantido encapsulado sob pressão em uma estrutura com paredes grossas de aço que servem para resistir a explosões. Esta estrutura está fechada hermeticamente em uma segunda estrutura, esta de aço e concreto. Uma terceira camada de concreto cobre tudo. Tudo isso atuando como uma proteção contra vazamento do combustível radiotivo para o ambiente (muito, muito ruim). Por fim, há o prédio da usina, que protege todo o aparato das intempéries.

É necessário notar que o design de um reator nuclear é compleatmente diferente de uma bomba nuclear. Por isso qualquer explosão que tenha acontecido ou venha a acontecer na usina de Fukushima NÃO vai ser uma explosão nuclear!

O que deu errado?

Quando há uma emergência, a usina nuclear pode diminuir a taxa de fissão de urânio mesclando-se cilindros de bóro - que absorve nêutrons - entre os cilindros de Zincaloy. Desta forma consegue-se reduzir a taxa de fissão do urânio em mais de 90% mas calor ainda é produzido. Por isso ainda é necessário continuar a resfriar o reator com água. Veja bem, se o reator ficar sem água, sua temperatura interna pode levar à oxidaçaõ dos cilindros e ao derretimento do urânio (o tal de meltdown). Quando ocorre o meltdown, o risco de haver vazamento de combustível radioativo aumenta consideravelmente, pricipalmente por se tornar mais difícil o controle das reações que ocorrem no reator.

Bem, a usina de Fukushima foi criada para aguentar terremotos de um certo grau: 1) o prédio não desabou; 2) quando foi detectado o terremoto, o maior da história do Japão (que tem um currículo considerável neste sentido), os cilindros de bóro foram ativados automaticamente, 3) o terremoto destruiu o acesso da usina à fotnes externas de eletricidade, necessária para o sistema de refrigeração, mas a usina possuía muitos geradores de eletricidade de reserva.

A usina possuía, inclusive, altas paredes que a protegiam da maré, caso houvesse um tsunami. A confiança nestas paredes era tanta que os geradores de emergência foram colocados no subsolo, protegidos de desabamentos. Os geradores funcionaram perfeitamente por cerca de uma hora quando veio um tsunami com uma intensidade muito maior do que a imaginada pelos engenheiros da usina. A água logo sobrepujou os muros da usina e chegou aos geradores, parando-os. A usina ainda contava com baterias de backup mas suas 8 horas de duração foram insuficientes para retornar a energia elétrica para os geradores. Quando a energia das baterias acabou a temperatura dentro do reator começou a subir. Eventualmente, geradores foram levados ao local: o grande desafio era, então, fazer a temperatura do reator diminuir.

O aumento da temperatura dentro dos reatores aumenta a sua pressão interna, o que pode danificar os sistemas de contenção de radiação. A solução é soltar parte dos vapores na atmosfera. Quando a temperatura dos reatores chega a 1200oC, o Zincaloy começa a oxidar, liberando o gás hidrogênio - altamente combustível. O problema é que não era possível estimar a quantidade de gás de hidrogênio que estava sendo liberado junto com o vapor o que ocasional as explosões vistas pela televisão (nota: neste momento houve uma terceira explosão cujas causas ainda estão incertas). Estas explosões destruíram o prédio da usina mas, até onde se sabe, não afetou as estruturas de contenção dos reatores. A degradação do Zincaloy também permite que alguns elementos radioativos saiam junto com os vapores, césio e iodo. Este material é o suficiente para aumentar a radioatividade da região mas não para ser letal a seres vivos.

Os engenheiros ainda começaram a bombear água do mar com ácido bórico nos reatores para ajudar no resfriamento do reator. Esta decisão acelera a oxidação do Zincaloy mas a prioridade era abaixar a temperatura. O ácido bórico também captura nêutrons, de forma a evitar que os reatores tornem-se ativo noavmente. Uma vantagem extra do ácido bórico é capturar parte do iodo radioativo gerado. A água do mar inutiliza os reatores por isso só é usada como último recurso. Parte da dificuldade em se resfriar os reatores é a pressão. Um dos especialistas coemntou que é o equivalente a tentar colocar água em uma bexiga cheia de ar.

Qual é a situação atual?

É difícil saber ao certo a situação atual dos reatores. Há muito boato e muita análise falsa rolando por aí. Apesar dos reatores estarem inativos faz muitas horas, ainda há uma certa dificuldade de se controlar a temperatura de alguns deles. Não é possível ter certeza mas acredita-se que dois dos reatores da usina ficaram sem água por um período de tempo devido a falhas nas válvulas de liberação da pressão. Este tempo pode ter sido o suficiente para que tenha ocorrido um meltdown. Se isto aconteceu, é necessário torcer para que os demais sistemas de contenção ainda estejam intactos. Certamente o Zincaloy de pelo menos um reator foi danificado, uma vez que foram detectadas pequenas quantidades de césio e iodo ao redor da usina.

A situação ainda é um tanto tensa, ainda mais porque não sabemos a extensão dos estragos nos reatores. O que se sabe é que não teremos um acidente do nível de Chernobyl. Os russos subestimaram o estrago que o gás hidrogênio poderia causar, não possuíam estruturas de contenção do reator e ocorreu uma explosão enorme causada pelo acúmulo de hidrogênio que levou junto o reator nuclear, espalhando o urânio na atmosfera. Os diversos níveis de contenção ao redor dos reatores servem exatamente para evitar que isso aconteça.

Nota: no momento em que escrevo há sinais de fogo em um dos reatores da usina e há indícios que a terceira explosão atingiu um das estruturas de contenção de um outro reator. Há relatos de que grandes quantidades de radioatividade estão sendo liberadas (a verificar). Há ainda boatos de que estão evacuando a usina, sinal péssimo que levaria ao o meltdown de pelo menos três reatores. No momento é impossível saber ao certo o que está acontecendo e a magnitude do problema.

A mídia adora falar em níveis de radiação X vezes acima do normal ou Y vezes a quantidade que permitida pela regulação ambiental. Quando ouvirem isso considerem que: 1) os níveis de radiação no ambiente são baixíssimos, 2) os níveis perimitidos por lei são baixíssimos e 3) a radiação letal para seres vivos tanto no curto quanto no longo prazo é muito mais alta!

A usina de Fukushima tem quase 40 anos. Nas usinas modernas, por exemplo, não é necessário energia elétrica para bombear água para os reatores. Ainda sim a usina resistiu a um mega-terremoto e um super-tsunami. Para se ter uma ideia dos "perigos das usinas nucleares": as usinas termoelétricas de carvão geram mais radiotividade que as usinas nucleares e usinas nucleares mataram menos por terawatt que qualquer outra fonte de energia, incluindo energia solar e eólica.

UPDATE1 (01:05 am 15/03): o fogo no reator 4 se extinguiu. Este reator estava desativado mas continha células de combustível nuclear usadas. O fogo pode ter espalhado radioatividade destas células. Os trabalhadores foram evacuados porque os níveis de radiação subiram demais, tornando-se danosos a seres vivos. O sistema de bombeamento de água do mar para os reatores 1, 2 e 3 continua ativo.

UPDATE2 (08:01 am 15/03): A atenção dada aos reatores 1, 2, 3 fez com que o reator 4 fosse negligenciado. Isto levou à evaporação da água dos contâiners de combustível radioativo usado, provocando o acúmulo de gás hidrogênio e o fogo. Durante o incêndio houve um pico de liberação de radioatividade que chegou (em baixos níveis) até Tóquio. Os reatores 5 e 6, também desligados, também apresentam altas temperaturas.

Fontes:

MIT Department of Nuclear Science and Engineering
Slate - Nuclear Overreactors
The Market Ticker - On The Japanese Quake and Tsunami
Boing Boing - Nuclear energy 101: Inside the "black box" of power plants
BBC News - Uncertainty surrounds Japan's nuclear picture

Jeep is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
15-03-11, 19:16 #198
 

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
15-03-11, 19:38 #199
PQP. cara parece cena de filme pos-apocaliptico, exterminador do futuro, fuga de los angeles, etc.

4nkh is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
15-03-11, 19:42 #200
e se não bastasse toda a destruição, ainda tá frio lá...

colher is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

15-03-11, 19:45 #201
Jeep, muito esclarecedor o texto! A verdade é que os russos fizeram um enorme desfavor a tecnologia nuclear e isso é muito difícil de remover da população. O medo e a insegurança são maiores que a razão em situações como a que está rolando agora.

O que acho mais intrigante, é que mesmo os especialistas da área de energia não concordam com o uso da energia nuclear. existem outros argumentos que vão além da segurança e que são mais complicados de derrubar. Por exemplo, existem usinas operadas por empresas privadas, cientificamente é necessário que o urânio usado fique em repouso por no mínimo 500 anos. Será que essas empresas terão condições de arcar com as despesas de armazenamento do lixo nuclear durante 5 séculos?

Também não existe uma forma oficial adotada no mundo para armazenamento dos resíduos nucleares. Atualmente tudo fica nessas piscinas de resíduos dentro dos reatores. As piscinas foram construídas originalmente como um entreposto. Uma vez usado, o urânio deveria ser armazenado nas piscinas e depois ser levado para o depósito final. Porém, nenhum país conseguiu chegar a um acordo de como o depósito final deve ser. Nos EUA chegaram perto disso, planejando um depósito subterrâneo no deserto, mas ele não chegou a ser construído.

Outro problema, como as usinas nucleares devem ser desativadas? O que fazer com o lixo? O que fazer com o terreno? Quem arca com esses custos? Por quanto tempo?

Por fim, as restrições de segurança atuais são tão grandes, que economicamente é inviável se investir em novas usinas. As planejadas tem forte incentivo público, que em alguns países acontece como disfarce para interesses bélicos (como no caso do Irã), ou como alternativa para combater as emissões de CO2 (como no caso da Europa).

Só sei que com essa crise no Japão, mesmo que o Einstein seja clonado, volte, e faça uma declaração que as usinas nucleares modernas são seguras, ninguém vai querer ser vizinho de uma usina... rhauehehuae

mojud is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 19:59 #202
devo estar falando uma grande bobagem, mas sempre me perguntei pq nao fazer isso em cavernas, tipo minas exauridas, de preferencia com um bom tanto de pedra por cima e por baixo. Resolver nao resolve, mas acho que algumas toneladas de pedra sempre ajudam a isolar as coisas.

Jeep is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 20:06 #203
Quote:
O que acho mais intrigante, é que mesmo os especialistas da área de energia não concordam com o uso da energia nuclear.
Nao eh verdade isso, varios paises planejam(ou planejavam) construir mais usinas nucleares.

Quote:
Atualmente tudo fica nessas piscinas de resíduos dentro dos reatores. As piscinas foram construídas originalmente como um entreposto. Uma vez usado, o urânio deveria ser armazenado nas piscinas e depois ser levado para o depósito final. Porém, nenhum país conseguiu chegar a um acordo de como o depósito final deve ser. Nos EUA chegaram perto disso, planejando um depósito subterrâneo no deserto, mas ele não chegou a ser construído.
Parcialmente nao eh verdade, o nuclear waste storage americano ta sendo construindo faz um tempo, vi no discovery ;p


Quote:
Será que essas empresas terão condições de arcar com as despesas de armazenamento do lixo nuclear durante 5 séculos?
Erm a dispesa eh fazer o tunel mesmo em um lugar desertico. O custo de manuntencao eh insignificante.

Quote:
Por fim, as restrições de segurança atuais são tão grandes, que economicamente é inviável se investir em novas usinas
Ainda eh mais barato que as alternativas mais limpas.

Quote:
Só sei que com essa crise no Japão, mesmo que o Einstein seja clonado, volte, e faça uma declaração que as usinas nucleares modernas são seguras, ninguém vai querer ser vizinho de uma usina... rhauehehuae
Eu nao tenho problema nenhum em ser vizinho de uma usina nuclear construida no ano de 2011. O problema eh o impacto na media, quando essas usinas de 1967 dao merda a repercussao e o fear mongering sao completamente insanos, eu acho que sem duvida o ideal eh energia limpa mas nao eh soh falar "LOL CLEAN ENERGY U DUMB" a populacao tem que estar disposta apagar o custo consideravelmente maior. Nuclear em 2011 eh bem melhor que Carvao em 2011.

sibs is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

15-03-11, 20:09 #204
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
devo estar falando uma grande bobagem, mas sempre me perguntei pq nao fazer isso em cavernas, tipo minas exauridas, de preferencia com um bom tanto de pedra por cima e por baixo. Resolver nao resolve, mas acho que algumas toneladas de pedra sempre ajudam a isolar as coisas.
porque contamina o lençol freático e formas de vida subterrânea... no caso, tinha que ser uma caverna/mina no deserto como os EUA queria construir... e mesmo assim fazer uma vedação foda.

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-03-11, 20:35 #205
Realmente, esse acontecimento é péssimo para a energia nuclear porque as pessoas vão ficar mais paranóicas do que já são (essa estatística do texto sobre a segurança das usinas é real, energia atômica é a mais segura e limpa do que termoelétricas e hidroelétricas) e isso é uma perda para o mundo todo.

Agora um detalhe nada a ver com o lance das usinas: A costa do Japão se moveu 4 METROS em direção ao leste por causa desse terremotos. 4 METROS PQP!!!

http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12732335

Eon is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 20:48 #206
ué? e na superficie contamina o lencol "aeratico", freatico, formas de vida humanoides, peludas, penosas e escamosas em geral (pensem nos gatinhos), solucao nao tem, mas me parece que tem locais suficientemente isolados, inclusive de agua, pra essas coisas.

Jeep is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

15-03-11, 21:04 #207
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
ué? e na superficie contamina o lencol "aeratico", freatico, formas de vida humanoides, peludas, penosas e escamosas em geral (pensem nos gatinhos), solucao nao tem, mas me parece que tem locais suficientemente isolados, inclusive de agua, pra essas coisas.
justamente, na superfície eles vedam tudo e tem vários sistemas antivazamento já pra não contaminar a água e os gatinhos, pra fazer subterrâneo, tem que ser igualmente blindado. e os locais suficientemente isolados são os desertos, como disse lá em cima, mas mesmo assim jamais um órgão de fiscalização e segurança permitiria simplesmente jogar buraco abaixo. tem que ser no deserto E blindado E mantido.

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 21:12 #208
so que quando da problema, qq vaporzinho que escapar, o vento leva longe. Num sistema fechado é bem mais facil de se isolar.

nao estou falando pra fazer sem contencao, estou dizendo pra fazer do jeito fodao que fazem na superficie, so que la embaixo, pra ter uma etapa extra de protecao quando tudo der errado, como esta dando agora.

Jeep is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

15-03-11, 21:14 #209
Porra, deixem de querer ser os gostosos da engenharia!!
A parada não é perfeita e gera MUITO lixo que é MUITO perigoso, ponto final!!!

Mas eu vejo esses eventos com outros olhos.. Além dessa catástrofe no japon mostrar que esta merda não é 100% segura mesmo depois de milhares de medidas de segurança, diminuindo a atratividade e fazendo o pessoal ter mais um pé atrás antes de desenvolver a energia nuclear, vai fazer com que outras formas de energia limpa recebam ainda mais incentivo de pesquisa!

/ggnorev

NewKa is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

15-03-11, 21:31 #210
 

aprovado companheiro =]

RedTrap is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

15-03-11, 21:35 #211
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
so que quando da problema, qq vaporzinho que escapar, o vento leva longe. Num sistema fechado é bem mais facil de se isolar.

nao estou falando pra fazer sem contencao, estou dizendo pra fazer do jeito fodao que fazem na superficie, so que la embaixo, pra ter uma etapa extra de protecao quando tudo der errado, como esta dando agora.
sim, daí da pra fazer, mas ainda tem que levar em conta que é caro pra caraleo consetruir um complexo subterrâneo com todos esse "achievements", e o principal empecilho é fazer um planejamento para nunca ter uma cidade ou qualquer tipo de atividade civil no terreno durante toda a vida útil do complexo subterrâneo (que deve ser de séculos) mais 500 anos (até que o último descarte de lixo se torne inerte).

Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Porra, deixem de querer ser os gostosos da engenharia!!
A parada não é perfeita e gera MUITO lixo que é MUITO perigoso, ponto final!!!

Mas eu vejo esses eventos com outros olhos.. Além dessa catástrofe no japon mostrar que esta merda não é 100% segura mesmo depois de milhares de medidas de segurança, diminuindo a atratividade e fazendo o pessoal ter mais um pé atrás antes de desenvolver a energia nuclear, vai fazer com que outras formas de energia limpa recebam ainda mais incentivo de pesquisa!

/ggnorev
ir na padaria não é 100% seguro, garanto que é bem menos do que morrer em um meltdown. acho que a tecnologia nuclear vem avançando bem, tanto em segurança quanto em eficiência, e nunca na história da humanidade, uma tecnologia foi descartada até estar completamente a prova de erros, se for contar o saldo final, como tinha num texto ali em cima, a energia nuclear é a mais limpa/segura por terawatt que se tem disponível.

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
15-03-11, 21:59 #212
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post

Mas eu vejo esses eventos com outros olhos.. Além dessa catástrofe no japon mostrar que esta merda não é 100% segura mesmo depois de milhares de medidas de segurança, diminuindo a atratividade e fazendo o pessoal ter mais um pé atrás antes de desenvolver a energia nuclear, vai fazer com que outras formas de energia limpa recebam ainda mais incentivo de pesquisa!

/ggnorev
Fácil falar pra um país de tamanho insignificante (ainda mais qd mais de 70% do território é montanhoso). Se em 2008 o Japão produzia algo como 1,025 quintilhão de watts, o que demandava hj em dia qd ocorreu o acidente?
O QUE substituiria a energia atômica naquele terreno?

Eolico? pff lembro do catavento recordista que produzia INCRIVEIS 4 megawatts.
Biocombustivel? Só se queimassem toda fauna e flora do leste asiático pra alimentar isso.

Se somente o complexo de fukushima produzia 4,7x10^6j/s e a maior turbina eólica do mundo produz 4x10^3j/s então só se o país todo fosse um cataventão de 150km de altura coberto de células fotovoltaicas

seuboi is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-03-11, 22:02 #213
@ newka
Erm ou voce nao leu nenhum dos replies, ou decidiu ignorar todos os fatos. E complemetando o belo post tem um ggnore e "ponto final" iuheoiheoihe

Eu concordo com a parte que mais investimentos em ciencia em geral sao 100% necessarios, uma fracao infima do capital mundial vai pra pesquisa tem tanto retorno a longo prazo pra humanidade

sibs is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
15-03-11, 22:17 #214
CREIO QUE SEJA FAKE


Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
15-03-11, 22:18 #215
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
 
Essa é a exata sensação que eu tive quando o Pain destruiu Konoha.

Never Ping is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

15-03-11, 22:21 #216
[QUOTE=sibs;1380182]Nao eh verdade isso, varios paises planejam(ou planejavam) construir mais usinas nucleares.

Mesmo nesses paises tem cientistas que discutem sendo mais ou menos favoraveis a energia nuclear. A comunidade cientifica nao apoia totalmente a energia nuclear, existem varias vertentes...

Parcialmente nao eh verdade, o nuclear waste storage americano ta sendo construindo faz um tempo, vi no discovery ;p

Tava construindo na marra na administracao Bush. O Obama parou o projeto.

Erm a dispesa eh fazer o tunel mesmo em um lugar desertico. O custo de manuntencao eh insignificante.

Insignificante? Calcula so o custo de vc manter a mao de obra morando e comendo no deserto durante no minimo 500 anos! heuhu3hehha

Ainda eh mais barato que as alternativas mais limpas.

Nao eh verdade, eolica ta barato pra kct... O problema eh que so eolica nao resolve...

mojud is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
15-03-11, 22:21 #217
@NP, Konoha pra mim não é nem 1/100 do que eu sinto vendo esta foto...

Chronos is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

15-03-11, 23:06 #218
Quote:
Postado por marceloisoppo Mostrar Post
ir na padaria não é 100% seguro, garanto que é bem menos do que morrer em um meltdown. acho que a tecnologia nuclear vem avançando bem, tanto em segurança quanto em eficiência, e nunca na história da humanidade, uma tecnologia foi descartada até estar completamente a prova de erros, se for contar o saldo final, como tinha num texto ali em cima, a energia nuclear é a mais limpa/segura por terawatt que se tem disponível.
Mas ir na padaria não pode acabar com um país, nem dizimar sua população em algumas semanas, muito menos condenar váááááááárias gerações conseguintes.
É eficiente? Sim.
É segura? dentro das condições controladas, previstas e cabíveis, muito!
Mas... vale lembrar que a terra é um sistema caótico e bla bla bla, ou seja, você não pode prever qual o desastre NATURAL que vai acontecer ali. Você pode dizer que há 0,00000001% de chance, mas não pode ter certeza nunca.
Isso sem falar no perigo relacionado a atentados terroristas e outras ações má intencionadas.

Quote:
Postado por seuboi Mostrar Post
Fácil falar pra um país de tamanho insignificante (ainda mais qd mais de 70% do território é montanhoso). Se em 2008 o Japão produzia algo como 1,025 quintilhão de watts, o que demandava hj em dia qd ocorreu o acidente?
O QUE substituiria a energia atômica naquele terreno?

Eolico? pff lembro do catavento recordista que produzia INCRIVEIS 4 megawatts.
Biocombustivel? Só se queimassem toda fauna e flora do leste asiático pra alimentar isso.

Se somente o complexo de fukushima produzia 4,7x10^6j/s e a maior turbina eólica do mundo produz 4x10^3j/s então só se o país todo fosse um cataventão de 150km de altura coberto de células fotovoltaicas
Meu amigo, o que substituiria não é problema meu.. Mas pelo jeito, os Japoneses vão ter que achar uma saída, não é? Ou isso, ou vão ter que começar a rezar pra não rolar mais terremoto/maremoto na região.. Pq a ilha é pequena e já vai perder uma boa área habitável agora. Imagina se perde outra? Invasão japonesa no brasil!!! \o

O ser humano é a desgraça mais adaptável e plástica que há nesse planeta cara.. E acima disso, a necessidade é a roda motriz da tecnologia.

Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
@ newka
Erm ou voce nao leu nenhum dos replies, ou decidiu ignorar todos os fatos. E complemetando o belo post tem um ggnore e "ponto final" iuheoiheoihe

Eu concordo com a parte que mais investimentos em ciencia em geral sao 100% necessarios, uma fracao infima do capital mundial vai pra pesquisa tem tanto retorno a longo prazo pra humanidade
Eu não falei que são necessários mais investimentos em ciência. Eu afirmei que agora, com essa cagada anunciada, a galera vai correr pra P&D em fontes alternativas de energia.
Eu li vários dos replies, e o que eu comentei, continuo comentando: nego quer ser o gostoso da engenharia, entendido em energia nuclear, danos colaterais, dispersão de radiação, especialista em bomba atômica, geopolítica... Por favor, né?

-------------------

Tendo acabado de responder aos quotes, farei algumas considerações sobre uma opinião recorrente..

"A energia nuclear é o melhor custo/benefício, é a energia mais barata, mais limpa e mais segura"

Bem.. inegavelmente a ideia de uma varetinha de alguns kg gerar megamilhares de kW é muito atrativa.
Porém, vamos quantificar o passivo ambiental que esta porra gera?
Como já comentaram, não há descarte seguro do material radioativo. Um vazamentozinho e a área tá morta por alguns séculos.
Agora no Japão, já se fala de contaminação em TÓQUIO. 200 Km distante da usina.. Imagina as consequência na região? Imagina as consequências num raio de 30 km?

Mas aí vem alguém e me diz: mas todas as outras formas de geração de energia têm consequencias!!!
Ué, claro que tem, o progresso requer consequencias..
Até nas hidrelétricas, que são as mais "limpas" (são porra nenhuma), as consequencias são terríveis... Mas daí pra ter um acidente apocalíptico, meu caro.. Acho que não!

Enfim, é mta coisa pra falar e acho que não conseguiríamos discutir tudo sem ser numa mesa de bar.

NewKa is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

15-03-11, 23:38 #219
acharam o dog do tiozinho e devolveram pra ele :~

 

taco is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
15-03-11, 23:38 #220

subi um dos topicos mais recentes de chernobyl, mas acho que cabe nesse topico aqui tambem

Jeep is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

15-03-11, 23:52 #221
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Eu li vários dos replies, e o que eu comentei, continuo comentando: nego quer ser o gostoso da engenharia, entendido em energia nuclear, danos colaterais, dispersão de radiação, especialista em bomba atômica, geopolítica... Por favor, né?
bom, espero que não seja pra mim isso... eu não quero ser o gostosão da engenharia, mas faço engenharia de minas e aprendo sobre descartes, inerte, químico e nuclear. aqui estamos discutindo, e eu estava na maior boa intenção trocando uma ideia com o fagmin . se assumirmos nossa "leiguisse" como tu sugere, só vamos ficar postando fotos do godzilla e qualquer super herói japonês para salvar o mundo.

tu mesmo está sendo leviano ignorando a informação que a energia nuclear foi a que menos matou por terawatt de todas, incluindo solar, hidro, eólica e tudo mais.

sou a favor da energia nuclear, la no japão tinha que ser mais bem preparada pras catástrofes, que invistam mais na blindagem do reator, mas não abandonar uma tecnologia promissora e superior a qualquer outra em eficiência, tamanho/desempenho e em relação a poluição quando devidamente protegida e mantida.

Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Até nas hidrelétricas, que são as mais "limpas" (são porra nenhuma), as consequencias são terríveis... Mas daí pra ter um acidente apocalíptico, meu caro.. Acho que não!

Enfim, é mta coisa pra falar e acho que não conseguiríamos discutir tudo sem ser numa mesa de bar.
a energia hidrelétrica é tão a prova de apocaípse que itaipú é estratégicamente posicionada pra varrer a argentina do mapa em caso de guerra.

além do que, o povo de sichuan, tem sérios motivos pra desconfiar que o terremoto que devastou tudo lá foi desencadeado pelo peso do lago de uma mega hidro que tão fazendo lá.

não adianta, tira do cu de um pra botar no outro.

quanto ao bar, concordo, mas seria invável.

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

16-03-11, 00:20 #222
Quote:
Insignificante? Calcula so o custo de vc manter a mao de obra morando e comendo no deserto durante no minimo 500 anos! heuhu3hehha
Eh insignificante mesmo, eh um custo praticamente estatico voce pode ter 500 anos de lixo atomico no tunel voce continua gastando soh com seguranca/transporte...

Lixo nuclear nao precisa de baba 24 horas por dia.

Quote:
Nao eh verdade, eolica ta barato pra kct... O problema eh que so eolica nao resolve...
?????? What? Barato pkct? Voce entende que precos sao relativos, eolica continua sendo muito mais cara(em area e capital) que as opcoes que poluem -_-.



Newka voce ignorou posts com fatos(do jeep), falou um monte de baboseira e como justificativa do terribad post me responde:
Quote:
nego quer ser o gostoso da engenharia, entendido em energia nuclear, danos colaterais, dispersão de radiação, especialista em bomba atômica, geopolítica... Por favor, né?
Vitrola? Por favor ne.

Soh repetindo essas usinas sao de 1966-1977, as usinas nucleares modernas usam processos diferentes pra se obter energia - vide post do jeep falando que as usinas modernas nao precisam nem de energia pra esfriarem sozinho alias eu ja tinha postado algo do tipo sobre energia nuclear no ultimo topic que teve na ds mas algo mais informal, segundo meu amigo mega nerd entendido (boa referencia eu sei) "thorium design based nuclear reactors are meltdown proof" ou algo do tipo faz muito tempo que eu falei com ele.

Sinceramente deem uma olhada na lista de desastres nucleares:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear...tion_accidents

Todos esses acidentes/problemas sao com usinas consideravelmente velhas. (1980-)

Pro brasil com certeza nuclear nao eh a melhor opcao mas para paises tipo franca/alemanha/JAPAO hoje em dia eh a melhor opcao - se a populacao nao quiser pagar consideravelmente mais pra nao ter um "pouco" lixo toxico.

sibs is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

16-03-11, 00:33 #223
enquanto isso no meio do mar...

 

pqp

sibs is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
16-03-11, 00:41 #224
uauaua vocês são todos metidos a cientistas e não manjam nada, japoneses burros por usarem energia atômica uauau, quem manda eles não "re"inventarem um relé de massa pra obter energia infinita a partir de um grão de areia.



Faça o favor né.

Aliás, pensando no trollphysics me fez lembrar da energia maré-motriz, gerada pela variação do nível do mar. Imagina se o negócio suportasse a energia deslocada de um tsunami, infinity eletricity!!1 (braços em forma de macarrão)

seuboi is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
16-03-11, 00:50 #225
Nego axa que tem espaço pra fazer represa no japão eahouhaeo

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:54.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.