Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
matheus
Trooper
 

Gamertag: mthspschl
Default bom humor e as empresas aqui no brasil.

04-04-06, 16:05 #1
iae negada

achei um texto muito interessante sobre bom humor e o relacionamento dentro da empresas brasileiras ...

infelizmente..por questao cultural..as coisas aqui sao assim ... se isso nao for 99% do mercado brasileiro..eh 95%!

Quote:
O Segredo do Sucesso: Bom Humor
Humor é algo muito mal-visto no Brasil. Aqui temos atores “sérios” e atores “de humor”, Um Jim Carey ou um Seinfeld nunca ganhariam o que ganham. Em Hollywood (OK, Toontown) Roger casou com Jessica Rabitt, no Brasil o máximo que o Chico Anysio conseguiu foi a Zélia. Todo mundo gosta de uma boa piada, mas sempre separa. “coisa séria” é “coisa séria”. Enquanto aqui temos empresas que bloqueiam até o Flickr, as corporações de maior sucesso estimulam a criatividade, o bom-humor e a simpatia. O que mais me diverte é que da mesma forma que aqui temos criaturas completamente sem senso de humor, chamando seus funcionários de “mensalistas”, temos empresas como o Google e a própria Microsoft, que faturam MUITO MAIS do que esses sargentos frustrados faturarão na vida, investindo no bom humor. Quem riu por último?
“Bad, bad server. No donut for you”

Todo usuário do Orkut reconhece essa frase. Causou muita frustração, mas é uma forma bem-humorada de passar uma mensagem de erro. Muito mais “humana” que um “ABEND ERROR #2212? ou coisa parecida. Objetivo? No meio de uma situação frustrante, provocar um sorriso. Mesmo assim, há gente que reclama.

Já vi usuários (sempre brasileiros) dizendo que é ridículo, que esse tipo de brincadeira não leva a nada, que deviam se preocupar com “coisa séria”. Exato, a seriedade de uma das maiores empresas da Internet, o Google, é questionada por causa de uma brincadeira bem-humorada.

O Flickr é outro alvo do Esquadrão-Carrancudo. A mensagem “Flickr está recebendo uma massagem, tente mais tarde” ou “Flickr está com soluços” é recebida como ofensa pessoal. Como OUSAM eles brincarem na hora que o sistema precisa de manutenção? Quem perdeu tempo pensando nessas gracinhas? Não deveria estar trabalhando?

É muito incomum no Brasil achar gracinhas no código-fonte das páginas e dos programas. Também não temos aqui a cultura de colocar ovos de páscoa nos softwares. O simulador de vôo no Excell é ótimo, a homenagem ao companheiro falecido no Pagemaker é tocante, as gracinhas do Word e o Book of Mozilla no Netscape, um clássico. (não conhece? No Firefox digite about:Mozilla na linha da URL).

Quando sugeri um ovo de páscoa a um gerente meu, ele perguntou quem iria pagar, como colocar no cronograma, não era justificado, bla bla bla. Somos mais capitalistas que os pais do capitalismo, quando nos interessa. Tudo para evitar uma imagem que não seja “séria”.

Como a HP não é uma empresa séria, pois os scanners da série Scanjet tocavam música, se uma sequência correta de comandos fosse introduzida. Até o µTorrent, excelente e minúsculo (155KB) cliente do Bit Torrent tem um ovo de páscoa.

Pois bem, senhores empresários emburrados, sargentos frustrados e similares: Apesar de vocês não quererem, o mundo funciona assim. Pessoas trabalham melhor quando estão alegres, rir ainda é o melhor remédio, sei que vocês acham que se alguém está feliz não está trabalhando o bastante, mas acreditem: Está. Muito melhor do que os robôs acostumados a bater cartão, que vocês tanto admiram por sua bovinidade.

Então, enquanto vocês vão continuar com sua produtividade lá embaixo, funcionários dispostos a abandonar o barco diante de qualquer oferta razoável e sites chatos, seus concorrentes e as megaempresas que vocês se masturbam secretamente sonhando com um cargo continuarão dando brindes, fazendo festas, permitindo todo tipo de brinquedo nos escritórios, premiando idéias criativas e, acima de tudo, permitindo que cada um deixe seu toque pessoal na empresa.

Isso é economia inteligente e aproveitamento de recursos, não cancelar o contrato com a firma de entrega de água mineral e colocar a faxineira para encher os garrafões na torneira.

O Humor é uma ferramenta excepcional, tanto cura doenças como aumenta a produtividade no ambiente corporativo. Infelizmente no Brasil ainda é visto com maus olhos. Uma pena que não possamos ser profissionais E bem-humorados.
alguem aqui trabalha em uma empresa aonde o bom humor eh levado a serio?

ps: so para sentir o drama de como sao as coisas, imprimi isso e deixei na mesa da "gerente" de rh .... ela teve a moral de ler os 2 primeiros paragrafos e deixar a folha de lado...

lindo comportamento...

as vezes simplesmente da uma revolta de ter que trabalhar assim...

ps: nao tem fonte =\ .. cabei de receber por email.





matheus is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
04-04-06, 16:09 #2
meu chefe acabou de me chamar pra eu ensinar ele a jogar free cell =/
heauieha
e ele joga no servidor ainda eiuaheua

serjaum is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

04-04-06, 16:19 #3
Dou muita risada trabalhando.

Temos várias IN JOKES lá na agência e como a gente fala

'A gente ganha pouco mas se diverte!' (detalhe que o chefe fala isso também ahufahusfu)

Zedd is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
04-04-06, 16:59 #4
bem, a questao aqui acho q envolve o bom humor no desenvolvimento de um produto/serviço...

pq, se analisarmos no modo de relacionamento interpessoal, o brasil esta muito a frente da maioria dos outros paises...
lembrando q ms.. google e etc sao excessao...
e mesmo assim, o modo brasileiro ainda eh taxado de improdutivo...

tipo, conheci muiiiito alemao.. e por eles, todos eles, sem excessao.. preferem trabalhar no brasil a voltar pra alemanha...
aqui eh bem mais descontraido.. galera se envolve... se enturma.. conversas paralelas...

eu trabalho numa empresa franco-alema.. extremamente conservadora (politica do presidente, colombiano)
eh serio.. tem areas q tem robos... mas mesmo assim, rola uma discontração por parte de algumas equipes...

a minha eh mea boca... gente mais velha e tal.. mas mesmo assim faço a galera dar umas risadas.. nao gosto de forçar brincadeiras.. apenas aparecem

agora, realmente eu odeio qnd "forçam" um relacionamento extra-departamental... pqp. .como eu fico puto
eu to falando das coisas q extrapolam o ambiente profissional... tipo.. HH com toda diretoria.. almoço antes de feriado... amigo secreto. .aniversarios.. como se vc fosse obrigado a gostar de todo mundo...
isso eh uma idiotice completa muito trabalhada pelos brasucas...

antes, nesta mesma empresa, trabalhava na area financeira.. a parte mais conservadora da cia se for ver...
cara, la era merda o dia inteiro.. mas era intra departamental..
minhas planinhas tinham soh referencia cheia de brincadeiras, pra ninguem alterar...

qnd qq macro em vba estivesse rodando.. era soh merda as escritas.. se desse erro era: "deu merda".. etc..
mas tipo, eram coisas q soh rolavam entre nos, nao saia de la.. eram processos internos.. um ria do outro...
um camarada tinha feito vba q fazia um processo gigantesco em excell. aheae... como tinha assistido 60 segundos.. o nome do botao era "go baby go".. gigantesco..
agora, acho q eh um nivel de bom humor saudavel, q nao extrapola os limites do trabalho interno e q nao ofende ninguem...

pra mim easter eggs ainda tem a utilidade de divulgação/publicidade..
mas putz, nao eh qq sistema da empresa q vc vai ficar fazendo isso neh?
opiniao muito pessoal do escritor. .o bom humor nao esta limitado a frustração dele ...

Patua is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.