Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Aveia-Quaker
Trooper
 

Default Ajuda - Aluguel x Compra (EXCEL)

28-03-11, 20:49 #1
Prezados,

Preciso fazer uma tabela em excel que me mostre quando vale a pena comprar um imóvel em comparação com o aluguel, considerando uma taxa de ganho anual em cima de investimentos com o montante que seria utilizado para compra.

Exemplo:
Um imóvel custa R$ 200.000,00, que será pago durante 6 meses.
A taxa de retorno anual se aplicássemos este dinheiro é de 10%.
Mesmo comprando o imóvel, ainda há um custo fixo mensal de 200,00 relativo a condomínio e outros.
O aluguel custa 1.000,00.

Qual o limite de tempo que compensaria eu ficar com o imóvel alugado em detrimento a compra?

Por exemplo: Se eu alugar por até 24 meses é interessante pois os ganhos com os investimentos ultrapassam o valor do aluguel.

Ouvi falar em Valor Presente Líquido, Valor Futuro, Valor Presente, e outros. Mas não entendi como aplicar neste caso. Alguém pode me ajudar?





Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

28-03-11, 21:39 #2
rapaz, se tu explicasse melhor, até dava pra ajudar... ahuahuah

NewKa is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

28-03-11, 22:06 #3
wats?

ShadoW is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

28-03-11, 22:14 #4
Geralmente o aluguel é 0,5% do valor do imovel

Todas as contas não levam em conta a valorização do bem

Se você tiver todo o dinheiro e aplicar em qualquer coisa que te retorne acima disso já é lucro.

Condominio, IPTU e outros não entra na conta uma vez que você pagará alugando ou comprando.

Ao contrário de muitos eu acho que alugar > comprar (desconsiderando o fator valorização) uma vez que ao se irritar ou enjoar do imovel nao precisa vender

Btw move to empreendedorismo

Ps: Sua planilha:
http://www.investpedia.com.br/Util/A...to_aluguel.xls

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

28-03-11, 22:25 #6

Buwem is offline   Reply With Quote
Ambervision
Trooper
 

28-03-11, 23:20 #7
Comentario do Buwem é de casual player!

Ambervision is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

28-03-11, 23:25 #8

Buwem is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

28-03-11, 23:38 #9
Na verdade eu só quero a tabela! Não quero alugar nem comprar nada... Apenas dei um exemplo para facilitar o entendimento.

É coisa de trabalho e não tem a ver com aluguel de imóveis. Vou olhar a tabela depois. valeu.

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
28-03-11, 23:59 #10
to na mesma situação
to pensando em alugar simplesmente pq acho meio tenso congelar todo seu capital num imóvel

nao posso pedir dinheiro emprestado pra ninguem(leia-se papai), entao amarrar a grana toda num imovel fica foda.

Fosse o caso de ter uns 200k em cash + algum tipo de cobertura financeira da familia ou algo assim, compraria numa area com potencial de valorizaçao sem pensar 2x

Sephiroth is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

29-03-11, 00:03 #11
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Na minha humildissima opiniao, se vc tem dinheiro pra comprar um apartamento, simplesmente nao compensa morar de aluguel.

1 - Depender da boa vontade dos outros é foda. A nao ser que vc goste de ser nomade.
2 - Aluguel sobe em media uns 10% ao ano, novamente vc depende da boa vontade dos outros.

Se vc compra um apartamento ele é SEU. Foda-se a economia mundial, a crise no camboja ou qualquer outra coisa do tipo. Eu so mto mais 200 mil em patrimonio do que 200 mil no banco, vai saber que loucura eles fazem com o seu dinheiro. OBVIO que vc tem que ter uma certa liquidez, mas patrimonio eh mto melhor(pelo menos eu acho)
Depende do seu estilo de vida e das oportunidades... Queria comprar uma casa, mas o valor que tinha de entrada me forçava a fazer um financiamento de 20 anos (o prazo máximo da Caixa é de 30). Fiz as contas, aluguei um imóvel e estou juntando pra ter uma entrada maior... Pra vc ter uma idéia, se eu conseguir dobrar o que tenho, as taxas de juros que economizo do financiamento quitam todos os meses que paguei de aluguel...

mojud is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
29-03-11, 00:07 #12
pois eh mojud
financiamento longo eh furada

pelo simulador da caixa, um imovel de 250k, dando 100k de entrada e financiando os outros 100k em 15 anos.....sai por 350k
e a prestaçao eh o valor de um aluguel(1000 reais)

eh foda...

Sephiroth is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

29-03-11, 00:32 #13
sim mas depois de 15 anos o imóvel é seu
e provavelmente a valorização será os 350k

SsjGohan is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

29-03-11, 00:33 #14
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
pois eh mojud
financiamento longo eh furada

pelo simulador da caixa, um imovel de 250k, dando 100k de entrada e financiando os outros 100k em 15 anos.....sai por 350k
e a prestaçao eh o valor de um aluguel(1000 reais)

eh foda...
Cheguei a essa conclusão tbm... Mas tbm é importante avaliar se vc vai ter a disciplina de economizar...

Fora isso, o site da Caixa diz que a prestação se reduz ao longo dos anos, mas na prática eles aumentam os custos dos outros serviços, que vc é obrigado a contratar na hora do financiamento, e o valor mensal fica no mesmo patamar. Considerando esses outros serviços, pode colocar uns 20% em cima da parcela, que vc vai pagar em seguro da casa, de vida, previdência etc etc etc...

mojud is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

29-03-11, 01:03 #15

Buwem is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

29-03-11, 03:55 #16
eu, desde o momento q comecei a morar sozinho, sempre morei de aluguel

e vou te falar q eh um saco ter q mudar de 3 em 3 anos em media, nao poder fazer mudancas drasticas na casa(vc ate pode, mas vai dar de graca pro proprietario em muitas das vezes) e por ai vai

ter um lugar q tu chama de seu eh top

Bombastic is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

29-03-11, 07:27 #17
A tabela não me ajudou... Além de estar travada é mais específica para imóvel...

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

29-03-11, 08:08 #18
Em termos de $$ aluguel vai ganhar de imovel SEMPRE.

Mas vc tem que ver o que é melhor para vc.

Se vc tiver certeza:
-que esse é o local que vai querer ficar pelos proximos 20 anos.
-que sua familia não vai crescer e precisará de mais espaço.
-que a vizinhança não tem tendencia de piorar.

Se nao tiver certeza dessas coisas, compensa alugar pela propria mobilidade e incerteza da vida, alem de ser mais barato e ter mais liquidez.

No seu caso (200k em seis meses x aluguel de 1000)
se tiver os 200k em maos, deixar na poupanca (cerca de 0,54% am) enquanto paga o imovel, vai ter um resto de 3766,37 + o imovel de 200k (que pode valorizar ou desvalorizar)

Ja se tiver os 200k, morar de aluguel pagando 1k e deixar o dinheiro na poupança (invesimento de baixissimo rendimento e extrema liquidez) vai ter 200.404,34.

SigSnake is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

29-03-11, 19:07 #19
Nesse seu trabalho que voce tem que fazer.

Supondo nesse exemplo que você deu:

Os R$200k que vai pagar em 6meses tem uma taxa de juros junto a ela, por pagar parcelado ou é só fazer a conta 200k/6 reais/mes?
Tem custos adicionais ao colocar o imóvel para alugar? Porque na prática é gasto +- uns 10-20% do valor do imóvel, mobiliando e instalando tudo para deixar pronto para alugar.
E voce tem que levar em conta a depreciação ou valorização do imovel nesse tempo? Caso futuramente voce queira vender o imovel?
Ou a valorização do aluguel?


Um jeito pra resolver seu problema seria igualar o valor futuro da aplicação de 10%a.a. com o valor futuro ganho pelo aluguel do imóvel.
Com isso você achará o periodo em que as duas aplicações se igualam, como que os juros da aplicação segue uma tendência exponencial,juros sobre juros, e o aluguel um tendência linear,pois todo mês entra um valor fixo, para periodos maiores do que você achar nessa equação é melhor fazer a aplicação.

Edit:esqueci que tem que fazer uma correção supondo que todo a valor do aluguel ganho, você vai estar aplicando a 10%a.a.
esqueci agora como era essa formula....vo tentar fazer aqui...


Last edited by Glutton; 29-03-11 at 19:19..
Glutton is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

29-03-11, 20:36 #20
Quote:
Postado por Glutton Mostrar Post
Nesse seu trabalho que voce tem que fazer.

Supondo nesse exemplo que você deu:

Os R$200k que vai pagar em 6meses tem uma taxa de juros junto a ela, por pagar parcelado ou é só fazer a conta 200k/6 reais/mes?
Em relação aos 200k seria somente um 200/6 mesmo.

Quote:
Tem custos adicionais ao colocar o imóvel para alugar? Porque na prática é gasto +- uns 10-20% do valor do imóvel, mobiliando e instalando tudo para deixar pronto para alugar.
E voce tem que levar em conta a depreciação ou valorização do imovel nesse tempo? Caso futuramente voce queira vender o imovel?
Ou a valorização do aluguel?

Não tem custos adicionais relativos ao aluguel, porque na verdade eu sou o cliente, eu vou alugar...

Em relação a valorização/depreciação, não se aplica neste caso, ficando somente o índice relativo ao investimento do dinheiro (como por exemplo em ações) ao invés da compra em 6 meses.

E também é um investimento sem volta. Não posso "vender" depois.

Quote:
Um jeito pra resolver seu problema seria igualar o valor futuro da aplicação de 10%a.a. com o valor futuro ganho pelo aluguel do imóvel.
Com isso você achará o periodo em que as duas aplicações se igualam, como que os juros da aplicação segue uma tendência exponencial,juros sobre juros, e o aluguel um tendência linear,pois todo mês entra um valor fixo, para periodos maiores do que você achar nessa equação é melhor fazer a aplicação.

Edit:esqueci que tem que fazer uma correção supondo que todo a valor do aluguel ganho, você vai estar aplicando a 10%a.a.
esqueci agora como era essa formula....vo tentar fazer aqui...
E como faço isto? Isso que eu não entendo... Lembro que não é imóvel. Imóvel é só um parâmetro de comparação mais fácil. é só uma simples relação de "compra X aluguel com investimento do dinheiro da compra". Poderia ser carro, imóvel, televisão... Enfim, qualquer coisa...

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

29-03-11, 23:32 #21
Manda seu e-mail por pm que acabei fazendo a planilha pra voce, pq nao sei onde hospeda o arquivo...
mal a demora...sai pra janta voltei agora pouco...
hehehe

não lembrei a formula pronta entao fiz na mão mesmo


Então voce está querendo comparar qual tipo de investimento é melhor, né? Nesse caso aplicar a 10%a.a com o capital disponível, ou comprar um imóvel e alugá-lo, suponho.

Tem varios jeitos de fazer isso, na planilha fiz comparando os valores futuros dos dois casos, que na minha opinião é o mais fácil.

Glutton is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

30-03-11, 08:25 #22
manda pra mim tb glutton

danielnc at gmail

Bombastic is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

30-03-11, 12:14 #23
Ae mandei já pro e-mail de vocês

Então fiz 2 planilhas:
A primeira supondo que o imóvel foi pago a vista.
A segunda que o dinheiro restante do pagamento do imovel foi aplicado a taxa de 10%a.a.


Se você quiser é só mudar os valores das variáveis que deixei explicado na coluna G e L de cada planilha que elas já estão automatizadas.
Só não automatizei uma coisa, na segunda planilha, se voce quiser mudar o número de prestações voce vai ter que mudar valores lá na coluna T
até o mês em que pagará todas as prestações do imovel

Glutton is offline   Reply With Quote
TrancëJay
Trooper
 

30-03-11, 12:17 #24
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
sim mas depois de 15 anos o imóvel é seu
e provavelmente a valorização será os 350k
Não manjo muito, estou com uma pessoa da família com o mesmo problema é acho que é bem por aí mesmo.


Você passar 3 anos pagando aluguel pra depois não ficar com nada eu acho bem bizarro.

TrancëJay is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

30-03-11, 12:20 #25
valeu glutton!

Bombastic is offline   Reply With Quote
Ambervision
Trooper
 

30-03-11, 15:01 #26
Tb quero! Manda ae!

=*

Ambervision is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
30-03-11, 16:36 #27
opa
quero a planilha tb

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Lev
Trooper
 

30-03-11, 17:01 #28
hospeda a planilha ae bródi

Lev is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

30-03-11, 17:23 #29
Seph, ja pensou em comprar uma carta de consorcio contemplada?
é muito mais negócio que financiar e vc nao usa todo seu capital...

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

30-03-11, 18:35 #30
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
Seph, ja pensou em comprar uma carta de consorcio contemplada?
é muito mais negócio que financiar e vc nao usa todo seu capital...
(1)

tem carta de 200k que prazo de pagamento eh 100+ meses com juros de 11% no periodo inteiro + 3% de manutencao

ridiculo de baixo, enquanto financiamento é uns 9.7 ano

Bombastic is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

30-03-11, 20:18 #31
Upei no rapidshare:


Se não conseguirem baixar avisa ae...

Ps: Automatizei aquela parte dos números de prestacões

Edit: nova url http://rapidshare.com/files/455191072/abc.xlsx


Last edited by Glutton; 30-03-11 at 20:26..
Glutton is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
30-03-11, 20:24 #32
aqui deu not found

4nkh is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

30-03-11, 20:27 #33
Tenta ae agora...

Glutton is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
30-03-11, 20:38 #34
glutton, se te interessar tente o dropbox, pelo menos vc tem melhor controle dos arquivos e do tempo de vida deles

e se alguem quiser usar meu referal pra eu (e o clicador) ganharmos 250mb a mais na conta, clicar aqui -> http://db.tt/rUeOxVR


Last edited by Jeep; 30-03-11 at 20:50..
Jeep is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

30-03-11, 22:07 #35
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
glutton, se te interessar tente o dropbox, pelo menos vc tem melhor controle dos arquivos e do tempo de vida deles

e se alguem quiser usar meu referal pra eu (e o clicador) ganharmos 250mb a mais na conta, clicar aqui -> http://db.tt/rUeOxVR
Esse link aí não está funcionando jeep.. Corrigi pra vc: http://tinyurl.com/2kzsqs

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
30-03-11, 22:09 #36
consegui baixar
valeu


Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
Seph, ja pensou em comprar uma carta de consorcio contemplada?
é muito mais negócio que financiar e vc nao usa todo seu capital...
Nunca tinha pensado nisso, pq nunca vi consorcio de imóvel por aqui no Rio,
pelo menos nunca estão nos anúncios das imobiliárias nem dos bancos.

vo dar uma pesquisada


Last edited by Sephiroth; 30-03-11 at 22:16..
Sephiroth is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
30-03-11, 23:00 #37
http://veja.abril.com.br/vejasp/espe...io/p_130.shtml

ta aí um comparativo que mostra que o SFH/SFI continua sendo a melhor opçao.

a diferença de preço final pro consorcio não chega a ser tão grande pra valer a pena o tempo de espera até ser contemplado.

pra quem não entendeu direito como funciona o esquema de juros do consorcio, pois parece mil maravilhas numa primeira impressão, olha aqui:
http://acertodecontas.blog.br/financ...qual-o-melhor/

o que fode o povo no consórcio é a correção do valor da prestaçao pelo INCC

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

30-03-11, 23:33 #38
Galera, desculpa quem já baixou a planilha...mas percebi que calculei errado a coluna D nas duas planilhas, esqueci de somar o rendimento do mês anterior, dando um valor menor do que deveria.

Upei denovo corrigido aqui...

http://dl.dropbox.com/u/24897139/abc.xlsx

Glutton is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

31-03-11, 01:32 #39
seph eu consigo taixas muito mais baixas q essa no consorcio pelo meu banco

Bombastic is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
31-03-11, 12:46 #40
vai ser reajustado pelo INCC de qualquer jeito
os juros são baixos por natureza
oq joga o valor pra cima é o reajuste tabelado pelo INCC, e isso é legislação, vai ser igual em qq lugar.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

31-03-11, 13:05 #41
nao necessariamente é INCC
pode ser INPC
pode ser CUB
pode ser uma porrada de indice

eu vou ver isso essa proxima semana q conto mais novidades

Bombastic is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:53.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.