Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
gusto
Trooper
 

Default A Glândula Pineal - Novos conceitos e avanço nas pesquisas

28-01-09, 22:52 #1
Quote:
Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e do espiritismo.

Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas. Realiza um trabalho junto à Associação Médico-Espírita de São Paulo AMESP e possui a clínica Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas.

Segundo o mesmo, a pineal forma os cristais de apatita que, em indivíduos adultos, facilita a captura do campo magnético que chega e repele outros cristais. Esses cristais são apontados através de exames de tomografia em pacientes com facilidade no fenômeno da incorporação. Já em outros pacientes, em que os exames não apontam tais cristais, foi observado que o desdobramento fora facilmente apontado.

Segundo a revista Espiritismo & Ciência, "o mistério não é recente. Há mais de dois mil anos, a glândula pineal é tida como a sede da alma. Para os praticantes da ioga, a pineal é o ajna chakra, ou o “terceiro olho”, que leva ao autoconhecimento. O filósofo e matemático francês René Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirma que “existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente”.

Sérgio Felipe de Oliveira tem feito palestras sobre o tema em várias universidades do Brasil e do exterior, inclusive na Universidade de Londres. Numa apresentação na Universidade de Caxias do Sul, o pesquisador afirmou ter recebido vários estímulos para estudar a glândula pineal quando ainda estava concentrado em pesquisas na área de física e matemática. Um desses estímulos foi uma visão em que lhe apareceu o professor Zerbini, renomado médico cardiologista e pioneiro dos transplantes de coração no Brasil. Zerbini, a quem Sérgio teria substituído em seus dois últimos compromissos acadêmicos, sugeriu a Sérgio insistentemente (durante a visão) que estudasse a glândula pineal, conforme o relato do pesquisador.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9...pe_de_Oliveira
Quem tive interesse de assistir uma palestra dele feita na Universidade de Caxias do Sul (UCS), aí está:






gusto is offline   Reply With Quote
Vollrath
Trooper
 

28-01-09, 23:25 #2
assisti todos 3x já!

Vollrath is offline   Reply With Quote
LuCk
Trooper
 

29-01-09, 00:09 #3
terceiro olho pra mim é outra coisa

LuCk is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

29-01-09, 02:06 #4
Extremamente interessante. Ao invés dele usar ficção científica ou problemas pessoais como inspiração, ele usa convicções de sua religião. Extremamente louvável, e nos dias de hoje digo que até necessário. Muito bom mesmo. Assisti e irei recomendar a alguns amigos. Entretanto, ele comete alguns pecados comuns, muitas vezes inconscientes, a muitos cientistas: Por vezes ele deu a entender que algumas de suas premissas ou teses são conclusões.

Bom, a palestra apresenta de forma bastante concreta que a glândula pineal é uma caixa de ressonância eletromagnética. Pode ser que sirva como um sensor, e sinceramente pra mim parece bastante provável uma vez que parto da premissa que tudo em nosso corpo tem uma função, até o apêndice. Mas agora ele precisa comprovar essa premissa, senão a mesma permanece no status de tese. O próximo passo seria detectar influências de campos eletromagnéticos nas áreas ligadas à glândula, assim como já foi feito com os estímulos elétricos vindos dos olhos que já entendemos tão bem como eles são interpretados, que já estão até avançando na construção de olhos biônicos. Isso seria até de interesse da comunidade médica, uma vez que em qualquer centro urbano somos inundados por campos eletrostáticos e até hoje ninguém estudou sua influência no funcionamento do corpo.

Aí ele fala sobre desdobramentos e alma e mediunidade. Ok. Mas isso são suas teses e aposto que ele, mesmo como físico, não conseguiu medir nada disso (ou mereceria o Nobel). Eu posso muito bem imaginar que essa glândula está ligada a alguma forma do corpo de obter alguma informação para regular o metabolismo, outro pode achar que é um captador de emoções externas associado à empatia, e ele achar que são espíritos, beleza. O cientista não consegue trabalhar sem inspiração, ele só precisa apontar isso com mais clareza. Pessoas menos informadas podem até entender que o cara já mediu o ectoplasma em ... curies?

Também não entendi a parte do corpo exalar ectoplasma, uma vez que o ectoplasma como é cientificamente conhecido, é uma geléia na periferia do citoplasma e dificilmente pode ser exalado. Talvez vaze ou escorra, mas exalar não. O termo é popularmente associado a uma energia não identificada ligada a materialização de fantasmas ou à transmissão de energia cinética em telecinésia, mas nesse caso nunca foi reproduzida em laboratório. Ou seja, ele precisa tirar isso do discurso.

No mais, é louvável ver um espiritualista buscando a explicação através de fatos verdadeiros. Talvez ele não encontre exatamente o que procura, mas alguma coisa ele já encontrou e isso vai servir de base pra muita pesquisa importante que está por vir. Se eu fosse um milionário eu contribuiria pra esses estudos.


Last edited by Locutus; 29-01-09 at 02:11..
Locutus is offline   Reply With Quote
rini
 

29-01-09, 10:25 #5
interessante..
em casa vejo os vídeos.

rini is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

29-01-09, 19:19 #6
Sim Locutus, apesar as convicções dele, é muito importante ter alguém estudando a glandula. Até para ter pessoas contrarias a ideolodia dele para estudar e provar o contrário.

Mas que há muitas coincidencias de diversas culturas e religiões envolvendo a glandula pineal é fato. Como pode tantas suposições serem a mesma em diversas épocas da história e em diversas religiões?

gusto is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
30-01-09, 03:04 #7
Pontos anotados, em seqüência à medida que fui vendo os vídeos:

1) Sim, computadores produzem seus próprios programas. Curiosamente isso é feito através de algoritmos genéticos e/ou evolutivos.

2) Citar filósofos não é uma prova de verdade.

3) Ele disse que é matemáticamente impossível que o corpo seja auto-consciente mas não cita a prova ou referencia um artigo.

4) "Prove o materialismo" foi algo extremamente tosco. Tipo argumento de discussão de religião tosca, sem fundamento. Tentando desqualificar o materialismo através do humor foi mais tosco ainda, usar o humor é o fim da picada.

5) Com o exemplo do médico que faz a cirurgia e precisa de ter o sangue circulado externamente, ele demonstrou que está disposto a falar qualquer bobagem que pareça convincente. Nesse tipo de coisa o sangue apenas deixa de passar pelo coração e é bombeado por uma bomba externa. O cérebro continua ativo caso contrário a pessoa morreria. Mesmo a 4 graus (o que nem é uma temperatura baixa) o cérebro não conseguiria ficar mais que alguns minutos sem sangue - caso conseguisse, eles acabaram de descobrir a criogenia e vão ficar milionários (dica: eles não estão milionários).

6) Resumindo, 20 minutos até agora e ele não falou *NADA* de verdade ainda, mas vou continuar vendo.

7) Espiritualidade entrar dentro de uma das preocupações da medicina é simplesmente conseqüência do estado psicológico das pessoas influir na saúde das mesmas. Não prova ou desprova a sua veracidade: é completamente irrelevante nesse sentido.

8) Estado de transe não deve ser diagnosticado como algum tipo de distúrbio mental porque trata-se de um fenômeno fabricado pela situação na qual a pessoa está inserida. O exemplo mais simples é só ver aqueles vídeos de evangélicos na igreja universal. A partir do momento que a pessoa acredita que está "em transe", ela pode agir, até mesmo inconscientemente como se estivesse em transe, seja para satisfazer expectativas sociais ou pessoais.

9) Ele assume que o simples fato da condição "estado de transe" existir como um diagnóstico médico comprova como verdadeira sua tese de aquilo só pode ser um fenômeno de mediunidade. Isso é uma falácia e o texto original, lido por ele mesmo, nem dá a entender isso.

10) Aos 25 minutos e 30 segundos, finalmente aparece pelo menos uma foto da glândula pineal.

11) "A glândula pineal capta as emoções de nossos pensamentos e de espíritos". Ele tira isso completamente do nada joga isso como se fosse verdade e começa a ir falando, falando, falando porcaria. Fala que aquilo fica "arquivado" ali e que reage no cérebro das formas mais diferentes possíveis, mas não cita ou explica o mecanismo de funcionamento.


12) Tenta usar argumentos religiosos para justificar seu ponto de vista, citando livros e crenças.

13) "Efeitos não-visuais da luz", wtf? Medicina alopática? Capta emissões da lua porque a gravidez tem 9 meses? LOBISOMEM?!?!? PUTA QUE PARIU, estou quase desistindo de continuar vendo.

14) Argumentos comletamente sem pé nem cabeça: "a produção de hormônio aumenta porque você tem se desdobrar, tem que sair do corpo". Ele nem cita qual hormônio que é (se é que tem algum de verdade) e quais as suas conseqüências mensuráveis no corpo.

15) Tem que acordar cedo, porque senão você é mal, porque espíritos bons vão trabalhar cedo. Agora são 2:45 da manhã. Tô ferrado.

16) "Sabidamente a pineal capta ondas magnéticas". NÃO É SABIDAMENTE, ISSO NÃO É PROVADO. Você quem está dizendo! Por favor, cite artigos, alguma fonte ou pelo menos mostre a sua pesquisa original demonstrando isso.

17) Explicação pra TPM foi boa e, pelo menos, posso dizer que não perdi meu tempo vendo esses 40 minutos de vídeo, vou poder falar isso com minha namorada, que é espírita hehehe...

18) Não é impossível fazer um corte na metade de uma estrutura submicroscópica. Isso não indica nada sobrenatural.

19) Como ele mede se as pessoas entram em "transe de desdobramento" para coletar esses dados? Qual é o método científico para se medir "transes de desdobramento"?
E como isso significa que ela "sai do corpo"?


20) Como o corpo capta essas supostas informações extra-sensoriais e como eles chegam no tálamo? Quais foram os métodos utilizados para chegar a essas conclusões? Em quais jornais científicos respeitados artigos sobre esse assunto foram publicados?

21) A mulher toma TROCENTOS remédios pra depressão/ansiedade/hiperatividade/etc... ela ter leves alucinações é algo que deveria ser considerado até normal heheh... Mas não. É um desdobramento.

22) Ectoplasma? Ghostbusters! Que causam câncer!

23) Essa semana li um artigo que explica porque umas pessoas engordam mais que as outras, mesmo sem ter tendência genéticas ou comer muito. Basicamente, é por causa da flora bacteriana de cada pessoa associada um adenovirus chamado Ad-36. NÃO É O O ECTOPLASMA!

Parei por aqui nos 50 minutos, chega... já está muito tarde.
Quem sabe eu vejo o restante amanhã.

Acid is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

30-01-09, 08:19 #8
Resumindo o post do Acid em 1 tópico para quem achou tl;dr:

1) Acid = Ateu militante

denial is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

30-01-09, 10:01 #9
Denial, o Acid criticou direitinho a palestra, não tem nada de ateismo nisso. Quando você entra no mundo da ciência, todo e qualquer conhecimento deve ser científrico. Científico significa: Que se sabe porquê já foi concluído através de experimentos.

Já tomei muito cartão vermelho em artigo de faculdade por ter esquecido alguma referência, ou por ter sem querer incluído uma opinião pessoal.

Eu só acho, Acid, que essa palestra não tem como intuito provar nada. É mais pra ele divulgar o trabalho que ele tá fazendo, então não achei tão ruim ele incluir convicções religiosas.

É meio assim, ele partiu do zero. Então ele precisaria criar terese pra ter com o que trabalhar. Só que ao invés dessas teses virem de inspiração como na maioria dos casos, elas estão vindo de convicção religiosa. Okay, é meio bizarro isso, mas conforme a pesquisa for avançado ele vai acabar concluindo coisas legais, avançando em áreas da ciência ignoradas pela maioria.

.... mas ectoplasma foi engraçado mesmo, heheeh.

Locutus is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

30-01-09, 10:24 #10
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
Sim Locutus, apesar as convicções dele, é muito importante ter alguém estudando a glandula. Até para ter pessoas contrarias a ideolodia dele para estudar e provar o contrário.

Mas que há muitas coincidencias de diversas culturas e religiões envolvendo a glandula pineal é fato. Como pode tantas suposições serem a mesma em diversas épocas da história e em diversas religiões?
Tem muita coisa que é coincidência em diversas culturas, mas não se deve pular para conclusões precipitadas. Adoração do sol, a palavra não/non/no, o balançar de cabeças afirmativa e negativamente, tudo isso é quase que universal. Talvez a impossibilidade de descobrirmos a verdade nessa vida torne conveniente encaixar uma crença alí no meio pro nosso universo não ficar cheio de buracos. Os "porquês" incomodam.

Eu por exemplo já tô achando que essa glândula é um sensor ou atrofiado que precedeu a visão, ou que influencia sutilmente demais pra ser percebido conscientemente. Mas isso é uma crença nem melhor nem pior do que acreditar em espíritos e desdobramentos. Resta alguém (esse cara) pesquisar pro conhecimento avançar.

Locutus is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

30-01-09, 11:42 #11
nem vi o video.. mas ja chuto que é tudo bullshit

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
30-01-09, 15:35 #12
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
Resumindo o post do Acid em 1 tópico para quem achou tl;dr:

1) Acid = Ateu militante
Nem... eu só fui escutar o cara falando porque eu estou tentando ver se me converto pra alguma religião. Mas, infelizmente, ainda não conseguiram me convencer.

Ter religião é rox. Pena que eu não tenho uma. =(

Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
Eu por exemplo já tô achando que essa glândula é um sensor ou atrofiado que precedeu a visão, ou que influencia sutilmente demais pra ser percebido conscientemente. Mas isso é uma crença nem melhor nem pior do que acreditar em espíritos e desdobramentos. Resta alguém (esse cara) pesquisar pro conhecimento avançar.
Isso pode até ser órgão vestigial da época dos seres aquáticos bizarros.

Se bobear, podem estudar aqueles bichos que vivem nas partes mais profundas do oceano e descobrir que eles possuem uma glândula pineal ou similar bastante desenvolvida: pode ser que, assim como usamos a visão e outros animais usam um sonar, isso serviria como uma espécie de "magneto-radar". E é assim que esses bichos conseguem "enxergar" em lugares sem luz.

Óbvio, que até o cara falando sobre desdobramento é mais "provado" do que eu falando isso, mas é uma possibilidade que faz sentido na minha cabeça já que ele disse que os peixes também possuem glândula pineal.

E ela deve, ainda, ter uma função similar pra gente mesmo. Eu já vi um estudo uma vez sobre como emissões eletromagnéticas dão a sensação de "presença" em pessoas. Basicamente, colocavam as pessoas em uma sala escura e ligavam um campo magnético bem forte à esquerda ou à direita e as pessoas sentiam como se tivesse alguém lá, daquele lado.

Eu não tenho link porque vi isso na televisão, há vários anos atrás.

Acid is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

30-01-09, 15:37 #13
Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
Tem muita coisa que é coincidência em diversas culturas, mas não se deve pular para conclusões precipitadas. Adoração do sol, a palavra não/non/no, o balançar de cabeças afirmativa e negativamente, tudo isso é quase que universal. Talvez a impossibilidade de descobrirmos a verdade nessa vida torne conveniente encaixar uma crença alí no meio pro nosso universo não ficar cheio de buracos. Os "porquês" incomodam.

Eu por exemplo já tô achando que essa glândula é um sensor ou atrofiado que precedeu a visão, ou que influencia sutilmente demais pra ser percebido conscientemente. Mas isso é uma crença nem melhor nem pior do que acreditar em espíritos e desdobramentos. Resta alguém (esse cara) pesquisar pro conhecimento avançar.
caralho, vc escreve bem pra cacete sempre, haja saco

ChakaN is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:05.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.