Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Louis Vuitton - operation skankbag

11-03-11, 21:00 #1
 





Jeep is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-11, 21:42 #2
Não tinha ouvido falar, mas me parece que exije da população ativa nesses 'movimentos anonymous' que eles façam algo que custa dinheiro e precisa levantar da cadeira/sair do pc
Portanto penso que fora um DDOS e a parte de difamação online, não haverá muita movimentação auehauhe (e é óbvio que como existem MUITOS até pode acontecer uma que outra coisa que ganhe destaque na mídia, se não fosse pelo tsunami no Japão)

Ah, caso seja verdade a história assim como foi contada:
Alguém mais pensou que o melhor a fazer era simplesmente disseminar a idéia de que a Louis Viutton tá acabando com uma campanha que doa dinheiro pra um país pobre por ganância?

Zedd is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
11-03-11, 21:46 #3
Vc que pensa Zedd, anonymous é maior do que todos nós.

Expect us.

Aqualung is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
11-03-11, 22:18 #4
 


por mais que eu ache que a L.V. deva se foder, a empresa ta coberta de razao nesse caso.

o design na camisa eh uma cópia descarada de um modelo real da LV.

e inicialmente a notificacao judical foi pra simplesmente alterar o modelo da bolsa, algo tipo meter bolinhas coloridas ao inves dos caracteres. Algo que desqualificasse o desenho como plágio de um design patenteado da LV.
A mulher nao respondeu a notificacao, e agora a LV entrou com acao de copyright.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

11-03-11, 22:23 #5

Buwem is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
11-03-11, 22:28 #6
Achei meio pifio, exige mta grana.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
11-03-11, 22:31 #7
Po Sephi mas este era o objetivo, era deixar claro a referência e criar este antagonismo.
Isto é arte cara e o mais importante arte social.


Seria a mesma coisa que processar o Warhol ou o Banksy mas neste caso é ainda pior pois o lance é puramente para caridade. Só mostra como a empresa esta completamente fora da realidade.

No fim foi bom para a artista e para a causa. A LV ta se enforcando na própria corda.

Potato is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

11-03-11, 22:43 #8

Buwem is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

11-03-11, 23:21 #9
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
por mais que eu ache que a L.V. deva se foder, a empresa ta coberta de razao nesse caso.
Cara, acho que você não entendeu a questão.

Não importa se a bolsa existe ou não. Se for necessário usar toda a coleção REAL da LV para expressar uma idéia, ela tem o direito de fazê-lo como artista, assim como de fato vários outros artistas já o fizeram na história.

Andy Warhol usou incontáveis vezes logotipos, rótulos e fotos de artistas famosos em seu trabalho. E estamos falando de logotipos da coca-cola, rótulos de sopas campbell e fotos da Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson, etc. Perto disso, quem esse imbecil da LV pensa que é para vetar uma obra assim?

E não, não importa a idéia por trás da obra. Se quiser fazer uma instalação quilométrica com potes de merda ao lado de potes de sopa nestlé, a nestlé não tem o direito de vetar ou censurar a obra apenas por não ter gostado do contexto no qual aparecem seus produtos.

Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
11-03-11, 23:22 #10
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
LSLS
aposto que se fosse uma atriz usando na novela das 8 sem autorizaçao nao dava nada
Claro.

Nego processa o uso de imagem em tres situações:

1- Quando alguém lucra com a imagem
2- Quando alguém denigre a imagem.
3- Quando alguém reclica a imagem para outros fins (mesmo que sem custos). Exemplo, eu criar um fan-fiction de Harry Potter e distribuir em PDF.

Se vc tiver promovendo de maneira amistosa ou positivamente pra marca, mesom que sem autorização, óbvio que ninguém processará.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
12-03-11, 00:16 #11
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Cara, acho que você não entendeu a questão.

Não importa se a bolsa existe ou não. Se for necessário usar toda a coleção REAL da LV para expressar uma idéia, ela tem o direito de fazê-lo como artista, assim como de fato vários outros artistas já o fizeram na história.

Andy Warhol usou incontáveis vezes logotipos, rótulos e fotos de artistas famosos em seu trabalho. E estamos falando de logotipos da coca-cola, rótulos de sopas campbell e fotos da Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jackson, etc. Perto disso, quem esse imbecil da LV pensa que é para vetar uma obra assim?

E não, não importa a idéia por trás da obra. Se quiser fazer uma instalação quilométrica com potes de merda ao lado de potes de sopa nestlé, a nestlé não tem o direito de vetar ou censurar a obra apenas por não ter gostado do contexto no qual aparecem seus produtos.
acho que voce que nao entende leis de copyright.

Pelo o que eu li era soh a mulher colocar umas bolinhas coloridas na bolsa ou trocar a cor q a Louis Vitton nao ia processar.

O design da bolsa é o trabalho de um artista também, alias.
Denigre a imagem da empresa e o trabalho de quem desenhou.

Pra mim isso eh causa ganha pra LV.


Mto imbecil essa mulher em copiar exatamente um modelo de bolsa, que provavelmente ela possui em casa auheuahe.




Mas eu no lugar de um diretor da Louis Vitton jamais processaria essa mulher.
Isso soh gera mais publicidade negativa ainda.

Eh q nem no caso da Sony com os hackers do PS3.
Correr atras de viloes assim soh faz avisar ao mundo q sua imagem foi arranhada.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-03-11, 00:42 #12
Artistas que de alguma maneira infringem copyright sempre tomaram muito processo. Digamos que os que camuflam mais perdem menos. Nesse caso da camisa, ela só tirou o LV e substituiu por L$..

Mais infos em: http://en.wikipedia.org/wiki/Appropriation_(art)

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-11, 01:13 #13
Gente, vocês estão confundindo plágio, pirataria e violação de copyright com ARTE.

Plágio: Você grava uma música muito parecida com uma música que já e existe e diz que é de sua autoria. Se você faz isso de propósito é plágio intencional, se faz sem querer é plágio não-intencional.

Pirataria: Você faz cópias de uma música que já existe e distribui sem autorização do autor da música.

Violação de Copyright: Você grava uma versão de uma música que já existe e distribui sem autorização do autor da música original.

Fair Use (ARTE): Você pega uma música que já existe e usa como material para uma nova obra musical que não se encaixa em nenhuma das alternativas anteriores. Ex: paródia musical.


A menina não está copiando bolsas da LV e vendendo como se fosse dela, não está usando a marca LV para vender bolsas que são de outra autoria e também não está fazendo versões da bolsa da LV. Na verdade o trabalho dela SIMPLESMENTE NÃO DIZ RESPEITO AOS PRODUTOS OU À MARCA LOUIS VUITTON! E se alguém não gostou da obra dela, literalmente, DANE-SE. Nenhuma obra artística pode ter a sua existência condicionada a pré-aprovação de um grupo ou pessoa, a não ser que estejamos falando de um país como a China onde liberdade de expressão simplesmente não existe.

É arte, o fair use está pressuposto e a empresa é uma imbecil por tentar passar por cima disso num país democrático como a Holanda.

Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-03-11, 01:23 #14
Eon, em nome da arte você permitiria que um "artista" fizesse uma "arte" que de alguma maneira pudesse denegrir a SUA imagem?

Melhorando o exemplo, e se da "arte" constasse apenas a mensagem "não faça negócios com o Eon" e isso fosse vendido para ajudar crianças na África?

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-11, 01:37 #15
Se o objetivo é apenas difamar em vez de expressar uma idéia artisticamente então não se trata de arte mas sim de uma simples agressão disfarçada de arte. EX: Gravar uma música com o refrão "MDK é viado!" e pagar para um carro de som tocar essa música todos os dias na porta do seu local de trabalho NÃO É ARTE, e sim uma agressão pessoal.

Porém é óbvio que não se trata do caso dessa artista holandesa. A mensagem contra injustiça social é clara, e na verdade poderia ser qualquer outra marca de luxo no lugar da Luis Vuitton que o efeito seria o mesmo.

EDIT: E digo mais, se NÃO houvesse alguma marca de luxo sugerida na gravura, a obra perderia o sentido!


Last edited by Eon; 12-03-11 at 01:44..
Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-03-11, 01:43 #16
E na sua opinião a "arte" que envolve a bolsa não é prejudicial aos negócios da marca?

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-11, 01:57 #17
Você sinceramente acredita que o público que compra bolsas ORIGINAIS da Louis Vouitton é o mesmo público ao qual se destinam essas camisetas?

E mesmo que o público alvo fosse o mesmo, não é uma simples questão de "está prejudicando meu negócio, tire esse treco de circulação". Uma obra artística tem um valor social e também um propósito, se esse propósito esbarra em questionar os próprios valores da sociedade então é óbvio que ela não pode ser censurada por isso.

Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-03-11, 02:33 #18
"E mesmo que o público alvo fosse o mesmo, não é uma simples questão de "está prejudicando meu negócio, tire esse treco de circulação"."

Sim, é. A empresa tem a OPÇÃO de não iniciar um procedimento judicial em razão do risco de imagem que isso pode gerar, mas não deixa de ser uma OPÇÃO. Aliás, "está prejudicando meu negócio, tire esse treco de circulação" é a base de todo o regramento internacional sobre propriedade industrial.

Quanto ao fair use, cada país aplica de maneira diferente, mas se vamos considerar a aplicação americana, é preciso lembrar que os produtos, ainda que com propósitos supostamente nobres (todo o dinheiro vai para caridade?), são vendidos, a bolsa é desenhada sem qualquer alteração no design e embora o público alvo da camiseta não seja o mesmo comprador da bolsa, CERTAMENTE há um impacto negativo de imagem em seu público alvo.

Volto a frisar: todos os artistas mencionados aqui no tópico sofreram processos por infração a copyright.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
12-03-11, 02:48 #19
acho incrivel como tem nego que defende o discurso corporativista com unhas e dentes...

Zigfried is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-03-11, 02:51 #20
acho incrivel como tem nego que defende o mundo de fantasias em que vive com unhas e dentes...

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
12-03-11, 04:15 #21
MDK você tem razão, na questão jurídica a marca pode processar, este ponto é claro. Mas será que você não esta analisando o caso apenas do ponto de vista de negócios?

Olhando de uma forma mais ampla, uma das grandes funções da arte é questionar o poder, seja ele economico, social ou político. A arte traz uma visão diferente sobre o comum.A crítica que a artista faz é bem contundente, vivemos em um mundo desigual, sem distribuição de renda e com uma grande parte população vivendo abaixo da linha de pobreza.

Isto é pura arte! De forma pacífica, criativa e tocante ela atingiu seu objetivo: trouxe a discussão de um tema extremamente delicado para a sociedade.É claro que a LV pode processar a artista, mas faz sentido? Do ponto burocrático e para os acionistas sim. Mas de um ponto de vista de sociedade, de humanidade é rídiculo, a livre expressão, a arte deve ser preservada são estas ações que trazem o debate, que mostram a pluraridade e que no fim das contas nos faz mais humanos, tolerantes e conscientes.

Potato is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

12-03-11, 09:47 #22
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Você sinceramente acredita que o público que compra bolsas ORIGINAIS da Louis Vouitton é o mesmo público ao qual se destinam essas camisetas?
Essa não é toda a ideia da operation ai? Ou você acha que a madame não vai se importar de ver um mendigo com a mesma bolsa dela?

É obvio que a empresa não vai gostar de ver sua marca exposta dessa maneira e tem direito de solicitar que a artista mude um pouco.
Acho que se a artista tivesse mudado a bolsa não teria alterado em NADA o objetivo da campanha.

Acho um motivo meio futil para se usar toda a força da Mafia-Nerd-Mor.

osterne is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

12-03-11, 10:22 #23
Faltou criatividade da artista em atacar a "industria da moda" (e consequentemente a sociedade capitalista no momento em que se encontra) sem precisar individualizar uma marca em especifico.

E faltou inteligencia da LV, pois sua atitute apenas potencializou a critica da artista.

SigSnake is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-11, 12:38 #24
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
Sim, é. A empresa tem a OPÇÃO de não iniciar um procedimento judicial em razão do risco de imagem que isso pode gerar, mas não deixa de ser uma OPÇÃO.
Ok, mas a discussão não é sobre isso. Você também tem a opção de processar qualquer pessoa do planeta por qualquer motivo que vier na sua cabeça, por mais louco que seja seu motivo, desde que haja um mínimo embasamento legal para sua loucura.

A questão é como o direito de livre manifestação artística se sobrepõe aos demais direitos dentro de uma sociedade, e aí a coisa funciona mais ou menos como eu disse antes: Se você mora numa sociedade democrática é ESPERADO que idéias e valores possam ser exprimidos livremente, desde que seja num contexto artístico.

Resumindo, a empresa PODE processar a artista, assim como de fato já o fez. Mas a artista deve ser condenada pela iniciativa? Minha resposta é que numa sociedade democrática com direito a livre manifestação artística, NÃO!


EDIT: Aliás, diga-se de passagem eu nem gosto do trabalho da artista. Esse papo de "enquanto você come caviar alguém morre de fome na áfrica" é totalmente vazio, a indústria do luxo também tem seus proletários assalariados e a vida deles DEPENDE desse perfil de consumo. Aliás, quer acabar com a miséria da áfrica é só transferir as fábricas das LV da China para lá... Não obstante a manifestação da artista é válida por mais que eu discorde da visão dela.


Last edited by Eon; 12-03-11 at 12:46..
Eon is offline   Reply With Quote
guinho
Trooper
 

XFIRE ID: regoline Steam ID: regoline
16-03-11, 19:45 #26
O site tá lá ainda
http://www.meucarrofalha.com.br/arqu...rnos/index.php


Tava lendo lá.. tem 48 horas para tirar do ar, sob multa de 100 reais.


Last edited by guinho; 16-03-11 at 19:59..
guinho is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

16-03-11, 20:18 #27
100 por dia?

David is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.