Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Síndrome do Rambo: a fadiga do combate

12-06-09, 17:02 #1
http://www.diariodeumpm.net/2009/06/...ga-do-combate/

texto a seguir foi publicado originalmente na comunidade da PMRN. Sabe quando você está com vontade de desabafar e vai descarregando tudo no teclado? Pois bem, esse foi um desses momentos de inspiração.O responsável por essas linhas é ex-policial militar do Rio Grande do Norte (oito anos na Gloriosa) e atualmente trabalha na polícia civil como escrivão. Assim, ninguém pode dizer que ele não conhece o serviço policial e muito menos duvidar de seu relato (por mais escabrosa que a história seja). Confira.

Este ano completa um total de cinco anos que as tropas brasileiras estão no Haiti, cumprindo uma missão que DEVERIA ser cumprida AQUI.

Durante meus dias na gloriosa, atendi muitas ocorrências nas quais o personagem central era um veterano do Haiti. Geralmente eram garotos entre 20 e 22 anos, mal saídos dos cueiros, mas já com a carreira destroçada e a vida comprometida. Todos apresentavam elevado grau de adrenalina, esquizofrenia, além de um exagerado senso de auto-defesa. Quando passava um fusca “véi”, peidando, os garotos se jogavam no chão e saíam no rastejo, procurando abrigo. Por diversas vezes tivemos que conduzi-los ao HGUN, para internação.

Tudo isso são ecos da guerra, de uma escala exagerada, que força os limites do ser humano e do profissional ao extremo, deixando a qualidade do serviço à beira do caos. O soldado JOHN RAMBO, famoso personagem do cinema encarnado por SYLVESTER STALLONE, é o maior exemplo, embora fictício, da fadiga de combate à qual os médicos deram um nome bastante alusivo: A SÍNDROME DO RAMBO.
A síndrome do rambo consiste num acúmulo de estresse além do limite suportável pelo profissional da área de segurança, incluindo-se aí as forças armadas. Os sintomas são justamente esses que os ex-combatentes do Haiti demonstraram ao voltar de lá. Quase todos apresentam sérios problemas psicológicos e alguns evoluíram o seu quadro de uma forma tão fora de controle que passaram a ser atendidos pela psiquiatria e não mais pela psicologia.

Conversando com alguns deles, depois de mais calmos, ouvi relatos horríveis sobre o dia-a-dia entre o MEDO DE TER QUE MATAR e a CERTEZA DA MORTE, nas favelas haitianas.

Segundo eles, os corpos das pessoas mortas nos combates ficam expostos por semanas a fio, sem que ninguém os recolhessem, pois justamente as pessoas que tentam dar cabo do trabalho funesto são os alvos preferidos dos franco-atiradores, além de enfermeiros e paramédicos.

Um deles me falou que demorou mais de três meses para se acostumar em casa, sem o colete e o capacete.

Às vezes vejo um deles, que mora no Pitimbu, assumindo posição defensiva, atrás do muro de sua casa, como se estivesse em seu BUNKER ou sua trincheira, sempre que um carro se aproxima. Depois que o carro passa, ele direciona sua atenção em direção ao alto de uma duna próxima, como se nela houvesse alguém à espreita, pronto para atacá-lo. O triste nessa história, é que isso não é um caso isolado. E não acontece apenas nas forças armadas.

resto do texto-> http://www.diariodeumpm.net/2009/06/...ga-do-combate/





Jeep is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

12-06-09, 17:22 #2
Não é de se estranhar... e não apenas pelo stress do combate mas também da necessária lavagem cerebral pela qual os soldados são submetidos no treinamento antes de entrarem na zona de guerra.
Não é atoa que os soldados desenvolvem estes problemas psicológicos. Aliás, o que nós consideramos problemas psicológicos para eles são mecanismos de defesa num ambiente hostil onde a vida realmente está em jogo a cada segundo do seu cotidiano.
E não precisamos ir muito longe não para vermos sinais deste tipo de síndrome em pessoas que nem vão ao Haiti. Quem de nós já não virou assustado ao escutar uma freada de carro, um estouro de escapamento de moto (que parece barulho de tiro), quem não atravessou a rua, segurou a bolsa mais forte ao ver dois negros maltrapilhos com o olhar aparentemente ameaçador. Não quer dizer que a freada seja um acidente, que o barulho da moto seja um tiro e que as pessoas mal vestidas iriam te assaltar, mas infelizmente estamos em um ambiente hostil onde este tipo de síndrome acaba virando um mecanismo de autodefesa. Em certo grau, todos nós estamos aos poucos adquirindo esta síndrome.

marconds is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
12-06-09, 17:28 #3
Cara, texto muito foda. Positiviado para caralho.

Darth Maul is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

12-06-09, 17:58 #4
pagapal

dreisao is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

12-06-09, 18:25 #5
Guerras? sou da paz!

seria um ótimo soldado, mas pra mim a guerra nunca valeu a pena, é de se assustar como as coisas sao feitas no nosso mundo, não da pra imaginar um mundo sem essas coisas do mal, esses sentimentos escrotos, e essas barbaridades que ficamos sabendo, é uma questao de evolução espiritual o dia em que no mundo faremos as coisas certas e teremos mais amor no coraçao, de certa forma lemos esse texto como se a culpa fosse de alguem e não de todos, fazemos parte do sistema e o sistema é imundo e hipocrita, nós somos assim, nós fazemos as coisas assim, tá certo que a porcentagem de culpa de cada um é mto pequena, porem somadas resulta no mundo de hoje.


quanto ao texto nao tenho nada a declarar, isso não é novidade pra mim, se quiser saber como um cara fica louco na guerra, passe meia hora pensando em todas as situaçoes que pode passar na guerra...

por outro lado, antes um desertor do que um assassino frio e desmotivadp, em prol de um governo, organização mundial seja o que for, tudo pela paz! heheh desde que vc faça da sua vida um inferno.

2012 taí, bem que as previsoes poderiam ser meio que corretas e varrer a imundice do universo.


dificil é acreditar.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
AZ8
Trooper
 

12-06-09, 22:59 #6
Cara, uma pessoa que passa 6, 8 ou 10 horas por dia num trabalho comum, com tensão e pressão psicológica o tempo todo, mas sem ameaça direta à vida, já leva um monte de manias, tensões e frustrações para a vida pessoal e até social.
Agora é só imaginar que essas tensões que pessoas comuns passam, podem se passar 24 horas por dia e ser muito, mas muito mais intensas, cercado pela morte, que está no som, na visão, e até no cheiro. Não precisa muito tempo numa situação assim pra fazer alguém esquecer que existe outro jeito de viver fora dali. Com muito menos medo.
Se hoje me dei conta de que passo a mão no peito toda vez que levanto duma cadeira pra ver se estou de crachá (mesmo quando não estou no trabalho), o fato de um veterano de guerra montar guarda atrás do muro de casa pode até me entristecer, mas não me surpreende.

AZ8 is offline   Reply With Quote
leonsk5
Trooper
 

Gamertag: Leo oru PSN ID: leonskfifth Steam ID: leoru5
13-06-09, 00:31 #7
É muito dificíl pessos viverem situações muito ruims como é o caso de uma guerra e sairem sei sequelas mentais!

leonsk5 is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

13-06-09, 00:49 #8
soh sei que o bisavô da minha muleh era pracinha q foi pra itália na 2ªgm, foi e voltou bem sem ferimentos fisicos

mas depois de voltar, se passasse aviao no ceu e ele ouvisse bastava pra ele entrar num panico que nao tinha quem acalmasse ele, ele ia pra debaixo da cama e ficava la ateh passar o nervoso

fazem poucos anos que ele se matou

ChakaN is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
13-06-09, 12:22 #9
Beneath the remains...

Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

13-06-09, 14:03 #10
Faço psiquiatria e isso existe mesmo... acontece...

Mas achei bem exagerado... morei 2 anos com um cara q foi tenente por 6 meses no haiti, era o chefe da garagem, responsável por todas viaturas... nunca me contou nada relacionado a isso...

bem pelo contrário até... contava dos soldados manés que ficavam falando q mataram não sei qnts... qnd era mentira... de soldado q ficava de tocaia só pra tentar matar alguem...

não que não exista casos q o autor descreve... mas sei la... acho q ta meio exagerado.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

13-06-09, 19:04 #11
O cara que tu conheceu ficou 6 meses numa garagem
Os caras que tem problemas provavelmente ficaram na rua o tempo todo
Alguém sempre se fode

Zedd is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

13-06-09, 19:27 #12
omg

marz is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

14-06-09, 10:44 #13
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
O cara que tu conheceu ficou 6 meses numa garagem
Os caras que tem problemas provavelmente ficaram na rua o tempo todo
Alguém sempre se fode
Ser chefe da garagem não quer dizer passar o dia nela sem sair nunca. Toda vez que tinha operação grande ele tava junto... mas nas patrulhas pequenas do dia a dia com certeza ele não ia, não era a função dele.

Mas acho que vc nunca serviu pelo visto... Não é pq ele ta em uma função que ele não conversa com as outras pessoas...

Ele tem várias fotos de lá... inclusive desses corpos nas ruas que passavam dias lá pq ng tinha coragem de parar e retirar pq podia ser uma tocaia...

E quando voltaram, realmente todos precisaram passar por entrevistas com psicólogos para tentar identificar traumas e tal... Alguns ficavam mesmo... mas eram poucos... Afinal, só vai voluntários pro haiti, quem não quer, quem tem medo, não vai.

É bem diferente de ir obrigado pra uma guerra... aí sim, vc ja não queria ir e dae chega lá e fica louco mesmo... pro resto da vida... agora vc querer ir já é diferente, vc já tá esperando pela coisa...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-06-09, 11:52 #14
Ate onde eu sei, eles estao la como tropas da onu, missao humanitaria, ou seja, acho que o cara se voluntaria pra uma missao de ajudar pessoas a se reerguer e se descobre no meio de uma guerrilha urbana, so que nao da pra pedir pra sair

De qq forma, realmente eu acho bem estranho é a falta de noticias desse assunto, so quanto um dos comandantes la apareceu morto (suicidio?) é que falaram algo, mas mt raramente vc noticias do que as tropas estao enfrentando no dia a dia...

Jeep is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

14-06-09, 12:17 #15
ah mas eles sabiam bem o barril de polvora que eh o haiti, os eua tentaram 3 vezes pacificar o haiti e nao conseguiram, a onu tentou uma vez tb

enfim tentaram com o brasil liderando as forças de todos os países, o brasil cuida soh de cite du soleil, q eh tipo favela carioca

a noite a galera sai a peh com visao noturna fazendo incursao nas favelas e trocando tiro no escuro, eles fazem muitas missoes de policia lá, por exemplo:
no haiti eh comum o sequestro e estupro tb, tem muito sequestro, eh um meio de vida, as quadrilhas sao enormes, muitos vivem de sequestro
e o brasil vai la e estoura cativeiros, salva refens, isso eh algo que fazem muito

e de tiroteio assim antigamente tinha muito, registrou-se tiroteios que usaram 10.000 municoes numa sequencia soh, isso era do tempo que tinha muito mais arma que hj

com o tempo a tropa brasileira foi ganhando confianca do povo e comecou a ganhar ajuda principalmente com informacoes, com o tempo o povo ficou do lado do brasil e das tropas lideradas pelo brasil

tanto que com o tempo os rebelados comecaram a tentar uma guerra de propaganda pra ver se alguns voltam pro lado dos rebeldes

 


teve uma epoca que o brasil era idolatrado pelo povo, tipo selecao brasileira assim
mas diz que hj em dia nao tao nem aí mais pq o país ainda nao mudou radicalmente

foi instalado principalmente em cite du solei cursos profissionalizantes
porque nao tem pedreiro, cozinheiro, mecanico, eletrecista
ninguem sabe fazer coisa alguma, simplesmente assim, nao tem nem como gerar emprego

hj lá milhares de pessoais sabem uma profissao

ChakaN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

14-06-09, 16:13 #16
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Ser chefe da garagem não quer dizer passar o dia nela sem sair nunca. Toda vez que tinha operação grande ele tava junto... mas nas patrulhas pequenas do dia a dia com certeza ele não ia, não era a função dele.

Mas acho que vc nunca serviu pelo visto... Não é pq ele ta em uma função que ele não conversa com as outras pessoas...

Ele tem várias fotos de lá... inclusive desses corpos nas ruas que passavam dias lá pq ng tinha coragem de parar e retirar pq podia ser uma tocaia...

E quando voltaram, realmente todos precisaram passar por entrevistas com psicólogos para tentar identificar traumas e tal... Alguns ficavam mesmo... mas eram poucos... Afinal, só vai voluntários pro haiti, quem não quer, quem tem medo, não vai.

É bem diferente de ir obrigado pra uma guerra... aí sim, vc ja não queria ir e dae chega lá e fica louco mesmo... pro resto da vida... agora vc querer ir já é diferente, vc já tá esperando pela coisa...
AUehea desculpa, faltou o emoticon de exagero proposital

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

14-06-09, 16:56 #17
sei q decretaram que todo mundo que possuia armas de fogo era pra entregar, e a partir de uma data x, quem fosse visto com arma na rua poderia tomar tiro direto... sem nem mesmo atirar nas tropas...

nego se voluntaria pra ir pra um lugar assim e acha q vai ser paz e tranquilidade ? hehe

Mas na verdade o povo que vai pra la vai pela grana... Meu amigo ganhava o salario dele aki e mais um salario da onu em dolar.... e na epoca o dolar tava mais de 2 reais... o tempo q ele tava la ele triplicou o salario... a verdade é essa... grana.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
born2bmild
Trooper
 

14-06-09, 17:03 #18
atééé onde eu sei qndo fode tudo num país e onu manda uma missão de paz ela tem que fazer 4 coisas simples lol estabelecer ordem, desarmar grupos guerrilheiros, promover eleição e dar uma mão no desenvolvimento econômico e da instituição do estado democrático
os caras tão lá há 5 anos, PUTAQUEPARIU haja guerrilheiro hein pqp, tem respawn de milícia, é isso? ué sem querer soar como um nazista filho do puta haeu mah milicia tem q meter o dedo e zaz, fazer oq? já dizem que política não se discute lol vão convencer os caras na casa deles à virar a casaca? nunca
ou os brazuca tão querendo desarmar literalmente os caras e por incompetencia não tão conseguindo desarticular porra nenhuma ou tão fazendo uma horinha por politicagem sei lá como nem pq
dá pra usar a missão de "paz" dos eua no oriente médio como exemplo, seguiram as mesmas diretrizes provavelmente mandaram mil rebelde pra casa do chapeu e já tiveram eleição
lá no haiti conseguiram fazer uma eleição, mah o president eleito é tão gente boa que deixou a constituição do país ser seguida, permitindo a volta do ex-presidente deposto pela rebelião e blabla daí os rebeldes ficam de mimimi pq já tinham expulsado o cara e volta à estaca zero, estabelecer ordem
mais fácil ser ditador, pegar esse eleito e fala pra ele parar de frescura e acalmar o povo e só depooois ser gente boa e seguir as leis como se deve, mah não, o cara tá botando mais lenha na fogueira pqp

born2bmild is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

14-06-09, 17:18 #19
Ok...

Lido o relato, pergunto: Por que então não muda de profissão?

Um cão não consegue fazer o serviço de um gato.

Passar bem John Rambo!

AracnotroN is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

14-06-09, 18:21 #20
eita! qntos anos vc tem? trabalhou qntos anos?

vc acha que por exemplo, um pm com 15 anos de carreira saber fazer mais o que?
vai numa entrevista de emprego:
-qq o senhor sabe fazer?
-sei matar, pedir suborno, etc


fica dificil, mesmo coisa pra todos os outros militares, mtos nao sabem fazer coisa alguma, precisa comecar do zero com alguma idade ja, c vc acha q eh facil assim eh pq vc ta no colo do pai e da mae e ganha ajuda pra tudo

mas mesmo assim mtos mudam, mas eh extremamente custoso e depende de um pouco de sorte
tem um amigo meu que eh pm há 9 anos, o kra ta quase terminando a faculdade, daí ele vai procurar emprego na area que ele quer depois, vao perguntar pra ele qual eh a experiencia dele e ele vai dizer que nao tem nenhuma, isso com 28 anos de idade

ChakaN is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

15-06-09, 10:29 #21
passou uma reportagem acho q ano passado na globo. eu nem sabia q o brasil tinha essas tropas por la. la mostrou q he bastante perigoso e mostrou o povo fazendo as rondas noturnas. mostrou uma favela la que eles conseguiram desarticular o crime e q estava bem tranquila ja ai o reporter saiu com o soldado nas ruas e as crianças corriam atras deles como se fossem herois. mas sei la tv né! :P

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:11.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.