Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
Default Mario Quintana

25-07-06, 09:19 #1
Quote:
Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas… Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.
Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu… Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?
Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Érico Veríssimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.
Mario Quintana (nasceu no dia 30 de Julho de 1906, Alegrete, RS- morreu no dia 5 de Maio de 1994, Porto Alegre, RS) foi um dos maiores poetas brasileiros.
Considerado o poeta das coisas simples e com um estilo marcado pela ironia, profundidade e perfeição técnica, trabalhou como jornalista quase que a sua vida toda. Traduziu mais de cento e trinta obras da Literatura Universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs.Dalloway de Virginia Woolf e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.
Em 1940 lançou o seu primeiro livro de poesias, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966 foi saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manoel Bandeira, e obteve o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores pela obra Antologia Poética.
Viveu grande parte da vida em hotéis, sendo que o Hotel Majestic ou Majestoso Hotel ou Hotel Majestoso no centro Velho de Porto Alegre foi tombado e transformado em centro cultural e batizado Casa de Cultura Mario Quintana em sua homenagem ainda em vida. Em seus últimos anos de vida, era comumente visto caminhando nas redondezas.
Segundo o próprio poeta, em entrevista a Eddla Van Steen em 1979, seu nome não tem acentuação.

Quote:
DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!

BILHETE

Se tu me amas,
ama-me baixinho.

Não o grites de cima dos telhados,
deixa em paz os passarinhos.

Deixa em paz a mim!

Se me queres,
enfim,

.....tem de ser bem devagarinho,
.....amada,

.....que a vida é breve,
.....e o amor
.....mais breve ainda.

SIMULTANEIDADE
- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

POEMINHO DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!





Mordred_X is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-06, 09:24 #2
O fura escrevia umas paradas mto mais rlz q essas no blog dele
Vandalismo
HAEGUIOaheguiohAEIOUh

maxcool is offline   Reply With Quote
Gabeleu
Trooper
 

PSN ID: GABELEU
25-07-06, 09:46 #3
MARAFFFFILHA HEIM !!!

Gabeleu is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
25-07-06, 10:22 #4
Quote:
Postado por maxcool
O fura escrevia umas paradas mto mais rlz q essas no blog dele
Vandalismo
HAEGUIOaheguiohAEIOUh
Beleza, espero sinceramente que um dia seja comemorado o centenário do Fura Olho.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
25-07-06, 12:34 #5
aqui vai um exemplo de vandalismo direto, onde o portugues eh agredido direta e indiretamente:
maldito anacoluto
ah, anacoluto
eu odeio você mais que o muito pior
viado! seu grande puto!
você mim nunca sei de cór


mordred
comemorarei meu centenario ainda em vida, enxendo a cara ainda por cima (pra variar)

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
25-07-06, 12:42 #6
Vê se convida os amigos.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
blaster
Trooper
 

25-07-06, 14:09 #7
Quote:
Postado por Mordred_X
Beleza, espero sinceramente que um dia seja comemorado o centenário do Fura Olho.
aihehiaeihae boa.

blaster is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
25-07-06, 14:57 #8
e ele era um dos maiores mesmo?
qual a altura dele?
ou esse texto ai foi escrito pelo faustao?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.