Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Eon
Trooper
 

12-03-13, 17:55 #526
Para quem está interessado em estatísticas comparativas envolvendo escolas públicas, uma leitura interessante: http://www2.ed.gov/rschstat/research...iew/report.pdf

Sim, o problema é sério e generalizado, infelizmente.





Eon is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

12-03-13, 18:24 #527
Generalizado é a definição de "educators" nessa leitura aí. Deve ter alguns padres no meio tb.

intel is offline   Reply With Quote
rini
 

13-03-13, 00:03 #528
E esses cardeais poluindo o planeta? Até isso?
Ls

rini is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
13-03-13, 00:26 #529
Sim eon, vou perder horas aqui lendo um documento que descreve o obvio.
ehhe

Kensha is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

13-03-13, 00:35 #530
Eon não desiste, pobre coitado.

ircF is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

13-03-13, 01:18 #531
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Você vai me desculpar, mas ao que me consta você é a única pessoa que levantou questões contra a credibilidade desse report. rs.

Diga-se de passagem, o estudo foi publicado em 2004 e de lá pra cá houve tempo o suficiente para fazer muitas críticas e derrubar a validade do levantamento, o que simplesmente não aconteceu. Pelo contrário, esse report permanece como a fonte de dados mais abrangente já compilada sobre os abusos cometidos por padres na Igreja Católica.

Além disso eu vou repetir a pergunta que eu já fiz várias vezes para ver dessa vez você responde: se esses dados não tem credibilidade, então quais dados tem, na sua opinião?

Por favor cite uma fonte alternativa que possa contradizer o que está no report, para que a sua opinião deixe de ser baseada em... digamos... nada.

Ok, acabei de fazer uma nota mental: colocar notas de rodapé em tudo o que eu falar aqui DS aqui pra frente.

Se apenas você adotasse para si mesmo as exigências que coloca em relação a mim, ah, essa discussão estaria em outro nível meu caro... por aqui parece que só os católicos tem o dever de fundamentar racionalmente suas opiniões, né? rs.

Quem disse?

E outra, mesmo se esse report fosse classificado dessa forma por pesquisadores sérios, você acha que gray literature não tem importância para a formação do conhecimento científico? Isso simplesmente não é verdade.

Gray literature não é ciência de segunda categoria. Essa talvez seja a visão que você tem da coisa, mas isso simplesmente não corresponde com a realidade.

Os dados sobre as acusações não são de nenhuma ONG. Os dados vem tanto do John Jay report quanto dos CARA reports, sendo que ambos são patrocinados pela associação dos bispos americanos, contabilizando um total de 6.115 padres acusados de abusos sexuais num período de mais de 60 anos.

Veja bem a terminologia:

1 - acusados (<> culpados)
2 - Abusos sexuais (<> pedofilia)

Se você assumir que todos os acusados são culpados e que todas as vítimas são vítimas de pedofilia... bem, você está sendo ignorante. Não é isso que os relatórios dizem, simples assim.

Agora, mesmo que todas essas acusações sejam de fato procedentes, ainda faltaria responder a única pergunta que realmente importa de um ponto de vista minimamente analítico e racional: como esses números se comparam com as estatísticas de abuso no resto da sociedade?

É uma afirmação completamente tendenciosa anti-científica que não condiz os próprios números que eles apuram:

http://www.bishop-accountability.org...ler_disclosure

10%, 7.7%, 8.9%, 9.6%, respectivamente. Acho que seria mais correto dizer que aproxima os 9%, não 10% como eles dizem. Estamos falando acusados, e não de condenados, é bom lembrar. E mesmo assim, quem disse que essa média é real e se aplica a todas as demais dioceses?

Você precisa seriamente ler o artigo que você mesmo postou sobre a analise quantitativa dos dados do report. O modelo de defasagem que eles usam serve exatamente para isso, inclusive lá tem os gráficos de como os abusos são percebidos ao longo do tempo em comparação ao que são registrados.

E de qualquer forma, os resultados que eles chegaram são os mesmos do report, mesmo ajustado pelo modelo... está nas conclusões do final do estudo também.

Se você tivesse realmente dito isso desde o começo, eu teria concordado de cara com você. Mesmo porque qualquer estudo tem seus problemas inerentes e isso é uma afirmação tão genérica que chega a ser impossível discordar. O problema é que você disse outra coisa completamente diferente:



Essa afirmação, volto a dizer, é completamente absurda e arrogante. Ainda mais se eu for levar em consideração que você sequer tinha realmente lido o estudo quando fez essa afirmação...

Você não falou aí com o intelecto, falou com a emoção, e esse tem sido o problema de toda sua "argumentação" de lá pra cá. Fique nos que dizem os reports e os artigos, isso já é um bom começo pra elevar o nível da discussão.

Meu amigo, eu leio tudo o que postam nos tópicos que me interessam. Eu tenho família, trabalho, uma vida corrida, mesmo assim eu leio porque considero uma questão de respeito com as outras pessoas que também gastam seu tempo escrevendo aqui. Justamente por isso que as vezes eu demoro pra responder, porque dá trabalho considerar aquilo que as pessoas escrevem e compreender o que elas estão tentando dizer.

Dito isso, eu gostaria de repetir algo que você deixou passar batido (enfim, comece por favor a ler as fontes que você cita para os outros) que é o fato de que a referida tabela compila números contidos no mesmíssimo report que estamos discutindo desde o começo, além de outros dados complementares que são encomendados pela mesmíssima USSCB do John Jay. Não há o que contestar lá, são as mesmas fontes que eu estou citando desde o começo, só que ali elas estão foram computadas de modo a consolidar um número total de acusados (não custa lembrar mais uma vez, acusados <> culpados) segundo os dados fornecidos pela própria Igreja.

Ou seja, eu não tenho muito mais o que comentar exceto que são dados voluntariamente fornecidos pela própria igreja que servem de munição contra ela mesma no caso desse site que você encontrou, e que de alguma forma misteriosa você considera válidos nesse contexto acusatório/difamatório, mas que por outro lado te parecem duvidosos quando são usados num contexto que possa mostrar que o problema talvez não seja tão grave quanto no resto da sociedade.

Acho que você é quem deve explicar que raios de postura analítica é essa, que considera dados como válidos ou inválidos na medida que eles convém para a sua argumentação! Se você não gostou do fato do fato da USSCB patrocinar os dados, então arrume outros dados para justificar a sua posição... isso seria a coisa intelectualmente honesta a se fazer.

Vejamos, a pergunta que você viu nos anexos chamou a atenção para uma possível falha metodológica, mas você não vê problema em não revelar o porque dessa pergunta ter te chamado a atenção, nem em não revelar qual seria a possível falha metodológica que ela sugere.

Ou seja, você não tem nada para falar e ainda assim acha que isso deveria contar como uma crítica válida?

Vixe... aheuaheuaheuahea.

Falta de seriedade comparado o que, Mojud? Essa é real discussão aqui!

Que existem casos dentro da Igreja, sim existem, nem a própria Igreja nega isso. Que existiram falhas nas apurações dos casos, claro que existiram, nem o Papa negou isso.

A minha pergunta é: como os abusos na Igreja se comparam ao resto da sociedade?

De que valem estatísticas sobre uma determinada população se você não compara-las com algum padrão de normalidade? Tente responder pelo menos isso como um ser racional, por favor.

Talvez não fosse um problema usar alguns argumentos emocionais se você usasse argumentos racionais de vez em quando...
Cara, deixa te falar uma coisa. Aqui é um fórum de internet, ninguém paga sua hora, nem a minha, a gente acessa porque acha legal.

Nossas discussões na DS são na verdade um embate de egos, por isso é divertido. Eu vou contradizer o seu óbvio e vc vai contradizer o meu, é assim. Essa não é minha postura no trabalho, nem na vida, e imagino que não seja a sua tbm.

Nas últimas páginas desse tópico a discussão não tem nada a ver com estudos, reports, metodologias e dados estatísticos, o embate é entre Mojud "Dr. Pica dourada" e Eon "Calça de veludo". E a galera quer ver sangue!

O John Jay é um estudo sério aparentemente, poderia ter sido publicado oficialmente, porque é assim que se faz na Universidade. Não pensando nas consequências para a Igreja, mas na própria formalização de metodologia para referenciar outros trabalhos com outros temas. Mas eu entendo o lado deles, pq participo de projetos de pesquisa que tbm não geram papers acadêmicos simplesmente por falta de homem/hora.

Ainda assim, ele possui falhas, porque todo estudo apresenta falhas. Além disso, ele foi realizado em uma amostra bem específica que é o território americano. Será que esses resultados se aplicam ao Brasil? A Europa? A África? Ninguém sabe.

O ponto principal é que o estudo mostra que a prática da pedofilia por padres é praticamente igual ao restante da sociedade 'americana', entre os anos de 1950 e 2002, para os casos relatados pelas cataqueses. Nada mais do que isso.

Essa conclusão implica que o tema deveria ser tratado pela Igreja de forma contundente e que os padres culpados devem ter, no mínimo, o mesmo tratamento criminal que qualquer cidadão culpado de pedofilia recebe.

Digo no mínimo, pq para mim o fato da pessoa ser um padre, professor, ou outro formador de opinião, que tenha poder sobre uma determinada população, deveria ser um fator agravante aplicado sobre a pena.

Quote:
Que existem casos dentro da Igreja, sim existem, nem a própria Igreja nega isso. Que existiram falhas nas apurações dos casos, claro que existiram, nem o Papa negou isso.

A minha pergunta é: como os abusos na Igreja se comparam ao resto da sociedade?
Desculpe, mas serei obrigado a usar o caps lock.

NÃO CARALHO, A PERGUNTA É: O QUE A IGREJA VAI FAZER PARA COIBIR A PEDOFILIA PRATICADA POR PADRES?!

mojud is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-13, 02:19 #532
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
NÃO CARALHO, A PERGUNTA É: O QUE A IGREJA VAI FAZER PARA COIBIR A PEDOFILIA PRATICADA POR PADRES?!
this

Conrado is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

13-03-13, 04:11 #533
eleger o anti-cristo, obvio.. idiotas.

dreisao is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
13-03-13, 10:31 #534
pelo jeito, opcoes existem.

http://oglobo.globo.com/opiniao/o-pa...ardeal-7818501
O papabile que continuou cardeal
ELIO GASPARI

Há os cardeais que foram eleitos Papa e aqueles que, com tudo para sê-lo, perderam a vez. No fim do século passado, o cardeal Carlo Maria Martini, arcebispo de Milão, tinha tudo para ser o sucessor de João Paulo II. Era jesuíta, e jamais um padre da Companhia sentara no trono, mas também se sabia que raramente o cardeal de Milão perdia o papado sendo um dos favoritos do conclave. Com sua longevidade, o Papa Woytila atravessou o tempo e continuou no Vaticano, enquanto Martini deixou a arquidiocese aos 75 anos. Em 2005, quando João Paulo morreu, ele teria disputado os votos com o cardeal Ratzinger. Perdeu, sentiu o peso do mal de Parkinson e afastou-se. Na sua última entrevista disse que a Igreja estava “duzentos anos atrasada”. Morreu em 2012, mas o Vaticano teria sida outro com o “Martini branco” (nas suas palavras), à frente.

Se os cardeais querem um pontífice com MBA, capaz de entrar na Cúria, botar a casa em ordem e estabelecer um clima de tolerância mínima com a pedofilia, os escândalos financeiros e as maracutaias da Cúria, o Papa seria o capuchinho Sean O'Malley, de 67 anos. Ele entrou no conclave sem o favoritismo dos cardeais Angelo Scola (arcebispo de Milão) e dom Odilo Scherer, mas sua repentina ascensão à lista dos papabili mostra que a possibilidade existiu.

Um Papa americano ofende muita gente, mas O'Malley tem origem irlandesa, como dom Odilo Scherer a tem alemã. Além disso, um Papa com cara de Papai Noel é outra história. Trata-se de um religioso que pode ser visto nas ruas de Boston, andando com as roupas e as sandálias da ordem. Ele limpou sua arquidiocese, a mais prestigiosa e também uma das mais corruptas dos Estados Unidos. Seu antecessor, o cardeal Law, era um queridinho dos líderes dos movimentos de esquerda, mas vivia como um príncipe, mandava padres pedófilos para psiquiatras em vez de entregá-los à polícia, arruinou as finanças da arquidiocese, foi obrigado a renunciar e vive em Roma. Numa Igreja que condena o divórcio, ajeitou a anulação do matrimônio de um filho de Robert Kennedy.

O'Maley é um pastor, foi missionário no Chile, junto aos sem teto do Caribe e concluiu um doutorado de literatura portuguesa e espanhola. Pacificou seu rebanho, indenizou 111 famílias de vítimas de abusos sexuais e foi o primeiro prelado a baixar uma política de repressão a essas práticas. A Arquidiocese de Boston tornou-se um polo de assistência a imigrantes. Para um trabalhador brasileiro na cidade, é mais negócio procurar ajuda na obra social de O'Malley do que o consulado de seu país. Mesmo assim, ainda há quem ache que ele fez pouco. No contencioso do capuchinho há a venda de um terreno da diocese para um fotógrafo por US$ 850 mil, revendido vinte dias depois para a Igreja Universal brasileira por US$ 2,65 milhões.

Se Martini tivesse sucedido Wojtyla, a Igreja não teria passado por aquilo que um dia poderá ser conhecido como a Crise de Ratzinger. Se O'Malley voltar para Boston como cardeal, algum dia se dirá que em março de 2013 perdeu-se a oportunidade de fazer aquilo que sabe-se lá quando será feito: entregar o trono do Vaticano a um administrador capaz de governar com uma política de tolerância mínima.

Jeep is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
13-03-13, 11:22 #535
 

Chronos is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

13-03-13, 11:51 #536
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Cara, deixa te falar uma coisa. Aqui é um fórum de internet, ninguém paga sua hora, nem a minha, a gente acessa porque acha legal.

Nossas discussões na DS são na verdade um embate de egos, por isso é divertido. Eu vou contradizer o seu óbvio e vc vai contradizer o meu, é assim. Essa não é minha postura no trabalho, nem na vida, e imagino que não seja a sua tbm.

Nas últimas páginas desse tópico a discussão não tem nada a ver com estudos, reports, metodologias e dados estatísticos, o embate é entre Mojud "Dr. Pica dourada" e Eon "Calça de veludo". E a galera quer ver sangue!

O John Jay é um estudo sério aparentemente, poderia ter sido publicado oficialmente, porque é assim que se faz na Universidade. Não pensando nas consequências para a Igreja, mas na própria formalização de metodologia para referenciar outros trabalhos com outros temas. Mas eu entendo o lado deles, pq participo de projetos de pesquisa que tbm não geram papers acadêmicos simplesmente por falta de homem/hora.

Ainda assim, ele possui falhas, porque todo estudo apresenta falhas. Além disso, ele foi realizado em uma amostra bem específica que é o território americano. Será que esses resultados se aplicam ao Brasil? A Europa? A África? Ninguém sabe.

O ponto principal é que o estudo mostra que a prática da pedofilia por padres é praticamente igual ao restante da sociedade 'americana', entre os anos de 1950 e 2002, para os casos relatados pelas cataqueses. Nada mais do que isso.

Essa conclusão implica que o tema deveria ser tratado pela Igreja de forma contundente e que os padres culpados devem ter, no mínimo, o mesmo tratamento criminal que qualquer cidadão culpado de pedofilia recebe.

Digo no mínimo, pq para mim o fato da pessoa ser um padre, professor, ou outro formador de opinião, que tenha poder sobre uma determinada população, deveria ser um fator agravante aplicado sobre a pena.
Agora sim eu concordo com as suas colocações! Acho que o estudo tem mesmo limitações territoriais, e convenhamos, os EUA podem não representar exatamente o resto do mundo devidadamente, tanto para o melhor quanto para o pior, então é complicado generalizar sobre a Igreja toda a partir desse report.

É sobre isso que eu estou falando aqui desde o começo: evitar generalizações.

Outra coisa importante é levar em consideração que estamos falando de estatísticas que tratam sobre "abusos sexuais", ou seja, que incluem mas não se limitam a casos de pedofilia. Neste relatório da Jon Jay por exemplo, aproximadamente 1/3 dos casos se refere a abusos cometidos contra vítimas entre 15 e 17 anos de idade, o que difícilmente poderia ser considerado como "pedofilia". Não obstante, abusos são abusos, e nesse sentido o relatório do Departamento de Educação é mais contundente ainda, pela frequência com que são registrados e pela raridade com que são punidos nas escolas públicas.
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Desculpe, mas serei obrigado a usar o caps lock.

NÃO CARALHO, A PERGUNTA É: O QUE A IGREJA VAI FAZER PARA COIBIR A PEDOFILIA PRATICADA POR PADRES?!
A resposta está no próprio relatório, na forma negativa.

Fatores de contribuição para o problema dos abusos:

- Falha da hieraquia da Igreja em compreender a gravidade do problema.
- Excesso de preocupação com a necessidade de evitar escândalos.
- Uso de centros de tratamento não qualificados (para os abusadores)
- Disposição em perdoar mal orientada.
- Responsabilização insuficiente pelos abusos cometidos.

Basicamente é rever cada um desses itens e reestruturar a Igreja para agir diferente quando se deparar com abusos. Isso será tarefa para o próximo Papa, que se Deus quiser, terá mais tempo que o Bento XVI para fazer todas as reformas necessárias.

Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

13-03-13, 11:55 #537
Afinal, teremos um papa brasileiro?

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

13-03-13, 11:57 #538
Eu não apostaria minha vida nisso. rs.

Eon is offline   Reply With Quote
Suprido
Trooper
 

Steam ID: drakkix
13-03-13, 11:59 #539
Afinal, o que mudará em sua vida com a escolha do papa? (pergunta retórica, e destinada a qualquer indivíduo)

Suprido is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-13, 12:22 #540
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Fatores de contribuição para o problema dos abusos:

- Falha da hieraquia da Igreja em compreender a gravidade do problema.
- Excesso de preocupação com a necessidade de evitar escândalos.
- Uso de centros de tratamento não qualificados (para os abusadores)
- Disposição em perdoar mal orientada.
- Responsabilização insuficiente pelos abusos cometidos.

Basicamente é rever cada um desses itens e reestruturar a Igreja para agir diferente quando se deparar com abusos. Isso será tarefa para o próximo Papa, que se Deus quiser, terá mais tempo que o Bento XVI para fazer todas as reformas necessárias.
Sussa. Rever os itens e agir diferente. Problema resolvido. Não é nada de mais, são só crianças sendo abusadas sexualmente, é só a Igreja rever esses itens e ela já pode continuar sendo a santa instituição da palavra de Jesus. Tenhamos fé e paciência.

Conrado is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
13-03-13, 12:52 #541
Quote:
Postado por Suprido Mostrar Post
Afinal, o que mudará em sua vida com a escolha do papa? (pergunta retórica, e destinada a qualquer indivíduo)
De acordo com São Malaquias, é melhor se preparar pro fim de alguma coisa (mundo, para os alarmistas, ICAR pare os temperados).

Olha, pelo que tô vendo a profecia tá fechando perfeitinha. Até o in perscutione extrema, vide aí os escândalos de homossexualismo e pedofilia, ref. este mesmo tópico.

A seguir, após fumacinha branca:

Petrus Romanus, qui paſcet oues in multis tribulationibus: quibus tranſactis ciuitas ſepticollis diruetur, & Iudex tremẽdus iudicabit populum ſuum.

Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruida e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim

Mordred_X is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

13-03-13, 13:13 #542
ufa,tomara que o novo Papa tenha tempo para fazer todas as reformar necessárias ne?

tomara mesmo, mas enquanto isso vivamos como cristãos, alheios ao fato que PADRES ESTAO VIOLENTANDO MENORES DE IDADE E NADA ESTA SENDO FEITO..

eu fico admirado com a paz de espirito do amigo Eon e os irmãos fieis, realmente devem meditar mto pra poder ignorar completamente o ato abominável que a igreja esta ignorando por "falta de tempo"..

pegam uns 5 pedreiros que estão construindo a paroquia que o nosso amado ex-papa vai morar e bota eles pra aprender a dar TIRO e visitar as igrejas por ai, já seria um começo(mesmo q idiota).

ircF is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
13-03-13, 13:17 #543
Da série "imbecilidades que li na vida"

Breve nas livrarias.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

13-03-13, 15:16 #544
a lá
fumaça branca
vamos ver quem é
http://noticias.uol.com.br/internaci...ra-votacao.htm

Demé is offline   Reply With Quote
Suprido
Trooper
 

Steam ID: drakkix
13-03-13, 15:31 #545
Quote:
Postado por Mordred_X Mostrar Post
De acordo com São Malaquias, é melhor se preparar pro fim de alguma coisa (mundo, para os alarmistas, ICAR pare os temperados).

Olha, pelo que tô vendo a profecia tá fechando perfeitinha. Até o in perscutione extrema, vide aí os escândalos de homossexualismo e pedofilia, ref. este mesmo tópico.

A seguir, após fumacinha branca:

Petrus Romanus, qui paſcet oues in multis tribulationibus: quibus tranſactis ciuitas ſepticollis diruetur, & Iudex tremẽdus iudicabit populum ſuum.

Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruida e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim

Tá, obg

Suprido is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
13-03-13, 17:42 #546
Podemos fundir os tópicos? Fiquei na dúvida entre postar meu seguinte comentário aqui ou no Habemus Papam...

Tava "torcendo" pro italiano, ou pelo menos para que o eleito escolhesse o nome de Pedro...

Se bem que o sobrenome do cara é Bertoglio, né...? De ascendência italiana...

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
13-03-13, 17:45 #547
"Antica ed illustre famiglia, originaria di Monza, propagatasi, nel corso dei secoli, in diverse regioni d'Italia. L'origine di tal cognominizzazione, al dir di illustri genealogisti, andrebbe ricercata nel nome medioevale "Bertolius", a sua volta proveniente dal vocabolo longobardo "bertha" (= luminoso), appartenuto, probabilmente, ad un, oggi igno ... continua "

Monza é muito longe de Roma... Bom, aguardemos.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

13-03-13, 20:00 #548
Eu gosto dos comentários do Mordred rs

Eles me divertem, ele ridiculariza opiniões mal colocadas com muito sarcasmo e sem precisar de mais que duas ou três linhas. Humor, acidez e concisão combinados.

Rsrs

jacu is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
13-03-13, 21:05 #549
Obrigado, obrigado.

Sou Mordecai Redeker, Décimo, e estou lisonjeado.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-06-13, 09:11 #550
de volta a programacao normal:

http://www.patheos.com/blogs/friendl...om-the-church/

Girl Slaves of Catholic Magdalene Asylums to Receive Compensation, but Not from the Church
June 27, 2013 By Terry Firma

Twenty years ago, shock washed over Ireland. After the Catholic Church sold a parcel of a North Dublin convent’s grounds to a commercial developer, and the construction dig began, 155 bodies were discovered in unmarked graves. The place had been a Magdalene asylum for “wayward girls.” Apparently, inmates who met an early end had been buried in secret — many without a death certificate, without notification of parents or other family, and all without the dignity of even the simplest grave marker.

Initially conceived as rehabilitation centers for prostitutes, the Magdalene asylums — also known as the Magdalene Laundries for the “women’s work” slave labor expected of the residents — eventually grew into houses of horror. The girls, some not even teens, were forced to work seven days a week without pay. The short-term treatment intended by the founders eventually gave way to long-term incarceration. Though conditions varied from one asylum to the next, a strict code of silence was in place for most of the day throughout the Magdalene system. Long prayer sessions were mandatory.

Worse, for over a hundred years, beatings and sexual abuse are thought to have been endemic.

And you didn’t have to be a sex worker to “qualify” to be saved by God’s representatives on Earth. By the 1870s, asylum candidates

… extended beyond prostitutes to unmarried mothers, mentally retarded women and abused girls. Even young girls who were considered too promiscuous and flirtatious, or too beautiful, were sent to an asylum by their families.

Others reportedly ended up in a Magdalene asylum for being “slow learners.” They might never receive a lick of non-religious education again. The nuns were known to forge “school reports” and send those to the girls’ relatives, to conceal that their charges had been turned into slave laborers.

Recalls one former resident:
“We never saw daylight or heard music, and it was normal for girls to fall ill and never be seen again. Sometimes, we used massive industrial irons to press sheets for local hotels. They were raging hot and you had to concentrate hard to make sure your hands didn’t get caught. The steam nearly took your skin off. In the end we got used to getting burned — it was part of everyday life.”

If it didn’t take much to be sent to one of these hellholes, getting out wasn’t so easy.

Without a family member on the outside who could vouch for them, many incarcerated individuals stayed in the asylums for the rest of their lives, many taking religious vows.

Given Ireland’s historically conservative sexual values, Magdalene asylums were a generally accepted social institution until well into the second half of the twentieth century. They disappeared with changes in sexual mores — or, as [historian Frances] Finnegan suggests, as they ceased to be profitable: “Possibly the advent of the washing machine has been as instrumental in closing these laundries as have changing attitudes.”

Those 155 bodies? After they were discovered, in early 1993, they were cremated quickly, and reburied in a mass grave. That raised a lot of suspicion. Why weren’t forensic investigators allowed to work the scene? What were the Church and the civil authorities hiding?

The latter, at least, are now offering an apology to all the Magdalene survivors — as well as a financial olive branch. That’s because the Irish state was complicit in the scandal, having botched its oversight and having profited from the girls who worked the laundries washing and repairing prison uniforms and the like.

Ireland will pay several hundred former residents of Catholic-run Magdalene laundries at least 34.5 million euros ($45 million) to compensate them for their years of unpaid labor and public shame, the government announced Wednesday following a decade-long campaign by former residents of the workhouses.

Justice Minister Alan Shatter apologized to the women — an estimated 770 survivors out of more than 10,000 who lived in the dozen facilities from the 1920s to 1996 — that it had taken so long for them to receive compensation. The move marked the latest step in a two-decade effort by Ireland to investigate and redress the human rights abuses in Catholic institutions.

The women will also qualify for state-funded pensions and free medical care.

Not all of them think that’s enough contrition — or enough money. Maureen Sullivan, who co-founded Magdalene Survivors Together, says that justice is still not being served.

“I was 12 years of age — I was a child. My education was taken from me, my identity was taken from me. We [had] no outside communication, our letters were checked. … We had no play time. All that was taken from us and none of that has been taken into consideration, and I think that’s what we’re annoyed about.”

Ireland’s Catholic Church, meanwhile, continues to wash its hands of the affair.

The Irish government has at last made a serious gesture. The Church could show it has a conscience after all by doing the same.

P.S. If you want a haunt-your-dreams glimpse of what life was like in the Magdalene Laundries, get your hands on a copy of The Magdalene Sisters, the critically acclaimed movie by Peter Mullan. Highly recommended.

Jeep is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
28-06-13, 09:20 #551
nossa velho :O
Quote:
… extended beyond prostitutes to unmarried mothers, mentally retarded women and abused girls. Even young girls who were considered too promiscuous and flirtatious, or too beautiful, were sent to an asylum by their families.
hj não ia ter UMA nas ruas então uaehiua

zorba is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

28-06-13, 10:18 #552
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
ufa,tomara que o novo Papa tenha tempo para fazer todas as reformar necessárias ne?

tomara mesmo, mas enquanto isso vivamos como cristãos, alheios ao fato que PADRES ESTAO VIOLENTANDO MENORES DE IDADE E NADA ESTA SENDO FEITO..

eu fico admirado com a paz de espirito do amigo Eon e os irmãos fieis, realmente devem meditar mto pra poder ignorar completamente o ato abominável que a igreja esta ignorando por "falta de tempo"..

pegam uns 5 pedreiros que estão construindo a paroquia que o nosso amado ex-papa vai morar e bota eles pra aprender a dar TIRO e visitar as igrejas por ai, já seria um começo(mesmo q idiota).
carai, serio q postei isso? eaoheaoea

mas (1) pq me amo.

ircF is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

05-07-13, 19:46 #553
http://www.popmundi.com.br/noticias/...apa-ao-brasil/

DIU e pílulas serão tratados como aborto em cartilha distribuída durante a visita do Papa ao Brasil

Cartilha sobre a “Bioética” trata de métodos contraceptivos como “crime” e não promove o uso da camisinha como segurança

Faltando pouco mais de um mês para a vista do Papa Francisco ao Brasil, uma notícia já causa polêmica. Durante sua visita, 2 milhões de exemplares de uma publicação chamada “Manual da Bioética para Jovens” serão distribuídos no país. A “Cartilha” é uma publicação inédita no Brasil e será distribuída a partir do dia 23 de Julho. Apesar de buscar um embasamento científico, a publicação está sendo vista como um desserviço a sociedade e àqueles que são destinados: os jovens.

Isso porque numa época em que a gravidez é algo cada vez mais precoce, os métodos contraceptivos são tratados como aborto, entre eles estão o DIU, pílulas anticoncepcionais e a do dia seguinte. No manual não se fala sobre prevenção a gravidez e tampouco a doenças sexualmente transmissíveis. Com 65 páginas divididas em 7 capítulos, de acordo com a CNBB (Confederação nacional de Bispos do Brasil), o manual publicado pela Jeròme Lejeune, trata com embasamento científico, porém com ética cristã, sobre temas tão delicados como DIU e aborto.

Para profissionais da saúde, especialmente na situação brasileira em que jovens engravidam e adoecem cada dia mais cedo, o manual é um perigo, pois incute culpa sobre quem faz uso desse tipo de recurso, sem dar maiores esclarecimentos sobre o tema que não estejam ligados à referenciais religiosos. A igreja por sua vez, diz que essa é a chance de fazer com que os jovens não comprem tão facilmente a ideia do aborto, que em sua opinião é induzida por esse tipo de atitudes.

O manual já é publicado em países europeus, e por lá, aonde esse trabalho é legalizado, possui até informações legislativas sobre o assunto. Portugal é um dos países em que já existe a veiculação da publicação.

David is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-07-13, 19:02 #554
Nossa, tem tanta mentira e desinformação nesse artigo aí que eu nem sei por onde começar! rs.

1 - "DIU e pílulas serão tratados como aborto em cartilha"

A posição oficial da Igreja quanto a contraceptivos é muito simples: usar contraceptivos é pecado. Isso decorre do fato de que, segundo a doutrina católica, o sexo tem duas funções: unitiva e procriativa. Essas funções devem ser exercidas sempre juntas e dentro do contexto matrimonial, ou seja, sexo só deve existir dentro do matrimônio e o casal deve estar aberto a geração de vida 100% das vezes.

DIU e pílulas serão tratados com aborto? Pode ser que sim, no sentido de que tanto o uso de contraceptivos quando o aborto são pecados mortais. Até aí descuidar da saúde ou maltratar uma pessoa também são pecados mortais. Estamos claramente falando de moral e não de ciência.

A pergunta que eu faço é: cadê o texto original da cartilha mesmo? Ah, eles não mostraram.

Talvez porque o objetivo seja dar a entender que nós ensinamos que camisinha seria igual a aborto no sentido científico e não no sentido moral. Algo que certamente não ensinamos para os nossos filhos... porém cai como uma luva numa matéria onde há a clara tentativa de reforçar estereótipos em vez de informar.

2 - "Cartilha sobre bioética trata contraceptivos como crime"

O uso de contraceptivos não é um crime aos olhos da Igreja, é simplesmente um pecado. De novo: onde está a cartilha pra gente poder ler o que ela realmente diz?

3 - "publicação está sendo vista como um desserviço a sociedade"

Pera aí, está sendo vista como um desserviço por quem? Pelo autor do texto? Pela presidente Dilma? Pelos intelectuais da USP?

Nós católicos também achamos que o Governo presta um desserviço a sociedade quando permite o casamento gay sem consultar a população (que na maioria ainda é contra) e também quando ameaça permitir o aborto sem consultar a população (que na esmagadora maioria é contra) e também quando gasta milhões em cartilhas de que ensinam os jovens a cheirar cocaína e fazer sexo anal de forma "segura" quando nem matemática e português os coitados sabem, que desviem recursos públicos, que permitam condenados pelo STF legislarem no congresso quando deveriam estar na cadeia, etc, etc, etc.

Enfim, faltou apenas lembrar o "pequeno" detalhe que estamos numa sociedade democrática onde existem vários agentes e a Igreja Católica é um desses agentes, e sempre será. Tudo pode ser um desserviço ou um serviço, depende apenas do ângulo pelo qual você escolhe ver a situação, e no caso o autor do texto imputou uma opinião particular como se fosse universal e inquestionável, o que é uma desonestidade intelectual das bravas.

4 - "Isso porque numa época em que a gravidez é algo cada vez mais precoce"

Ah é? E porque a gravidez é algo cada vez mais precoce mesmo?

Isso não teria nada a ver, por acaso, com o lixo intelectual e moral que os nossos jovens consomem nas escolas e nos meios de comunicação em geral? Não teria a ver por acaso com o fato de que os pais dessas crianças estão ocupados demais com seus quase 50% de divórcios para dar qualquer tipo de orientação que preste para os filhos? Não teria a ver com a forma doentia que a mídia explora a imagem do corpo feminino e masculino para vender produtos?

Interessante como os liberais são mestres em vender soluções para os problemas que eles mesmos criam, e mais mestres ainda em denunciar qualquer um que tente resolver o problema por algum método que eles não aprovem.

Só pergunto o seguinte: se a gravidez precoce e famílias desestruturadas são um produto da sociedade liberal, então que moral essa sociedade tem para propor qualquer tipo de solução?

5 - "No manual não se fala sobre prevenção a gravidez e tampouco a doenças sexualmente transmissíveis."

Sim meu amigo, afinal de contas o evento se trata de uma visita do Papa ao brasil onde comparecerão jovens católicos (sabe aquele cara vai a missa, se confessa, comunga, etc?) e não uma conferência do Dráuzio Varella para seus amiguinhos ateus.

Todo esse lixo sobre "prevenção a gravidez" e afins que os jovens já estão carecas de ouvir, por isso eles vão lá para ouvirem o que o líder da Igreja de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tem para dizer... porque talvez eles queram aprender a viver a sexualidade de forma mais completa e humana, e não da forma como eles tem sido ensinados nas escolas e na TV.

6 - "Para profissionais da saúde, especialmente na situação brasileira em que jovens engravidam e adoecem cada dia mais cedo, o manual é um perigo, pois incute culpa sobre quem faz uso desse tipo de recurso, sem dar maiores esclarecimentos sobre o tema que não estejam ligados à referenciais religiosos"

Essa frase inteira é um pântano de segundas intenções.

Em primeiro lugar, ele fala aqui em nome de quais profissionais de saúde? Qual foi a entidade específica que leu o manual e emitiu um parecer contra o manual? O CFM? CFP? Aqui ele simplesmente emitiu um juízo de opinião 100% apócrifo.

Em segundo lugar, você jura que vai tentar acusar a Igreja de incitar os jovens a se comportar de forma irresponsável? A Igreja que prega abstinência completa para homens e mulheres antes do casamento, que prega castidade após o casamento, que ensina que a família é sagrada, que a vida é um dom de Deus, que é pecado usar drogas, que é pecado se embriagar, que é pecado roubar, que é pecado ser egoísta, faltar com caridade, desobedecer os pais, desrespeitar os mais velhos, maltratar os mais fracos, comer em excesso, descuidar da saúde, etc, etc, etc???

E tudo isso (na visão dos supostos profissionais de saúde apócrifos) é perigoso porque induz culpa nas pessoas que não se comportam de acordo com o que a Igreja ensina. Ou seja, talvez seja então melhor não ensinar mais nada para os jovens, afinal de contas só não é capaz de sentir culpa quem já não é capaz de distinguir entre certo e o errado. Nessa visão, sei lá, talvez o jovem ideal seja um xampinha da vida, 0% de sentimento de culpa, deveria ser um primor em suas escolhas morais.

Nego não sabe mais o que falar pra denegrir a Igreja, impressionante.

Eon is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

06-07-13, 19:23 #555
Auhuhaehuaeuh

Pior que nessa aí o Eon tem razão, o texto carece de referências, fontes e fatos, não faz direito as conexões entre opiniões e seus donos... Enfim, texto mal escrito, fácil de desqualificar, para alegria do Eon.

Não dá pra formar uma opinião com base nisso, vou esperar para ver.


Eu sou Jacinto Cuzzato e concordei com o Eon.

jacu is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

06-07-13, 19:29 #556
vamos falar dos papas virando santo entao!

http://g1.globo.com/mundo/noticia/20...-vaticano.html

SigSnake is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
07-07-13, 05:27 #557
Em 2013:

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Nós católicos também achamos que o Governo presta um desserviço a sociedade quando permite o casamento gay sem consultar a população (que na maioria ainda é contra)
Em 1960:

Quote:
Postado por Eon
Nós católicos também achamos que o Governo presta um desserviço a sociedade quando permite o casamento miscigenado sem consultar a população (que na maioria ainda é contra)
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Nego não sabe mais o que falar pra denegrir a Igreja, impressionante.
São tantas opções que já fica até redundante.

Conrado is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

07-07-13, 10:22 #558
A cartilha do Brasil é o mesmo material que já se distribui na Europa.

Segue link para download da cartilha completa distribuida em Portugal:
http://www.agencia.ecclesia.pt/dlds/...paraJovens.pdf

E a imagem da página 11 que mostra DIU e pílula como métodos abortivos.

 


De resto, boa discussão, só entrei pra mostrar que quando o Eon quer ele acha a fonte de estudos, manuais e textos, quando não quer, usa isso pra distorcer os fatos em favor das suas opiniões próprias.

mojud is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

07-07-13, 13:09 #559

SigSnake is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

07-07-13, 13:24 #560
Mojud, essa página me parece separar bem "metódos contraceptivos" de "abortivos" e "abortivos parciais". Inclusive esclarece que alguns métodos hora atuam como contraceptivos, hora como abortivos precoces impedindo a nidação do embrião, coisa que eu não sabia. Alguém pode confirmar se isso é verdade?

Por essa página não vi nenhum absurdo na cartilha.


O que vocês podem discutir é se a posição da Igreja de condenar métodos contraceptivos é correta ou não, e se isso configura um "desserviço" para a sociedade.



Fiquem tranquilos que agora eu estou mediando esta discussão.

jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

07-07-13, 13:26 #561
Eu sou Jacinto Cuzzato, o Rei Salomão dos tempos modernos.

jacu is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

07-07-13, 13:39 #562
jacu, separa bem onde?
tem um título: "Métodos abortivos" e coloca todos juntos.
a cartilha tbm tem 72 páginas e não menciona doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, são 72 páginas de discussão ética pra demonstrar o ponto de vista da Igreja em relação a sua prática de ser totalmente contra o aborto.

mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

08-07-13, 10:37 #563
Mojud, obrigado por achar a cartilha, na primeira vez que li essa matéria eu procurei e não achei, infelizmente.

O texto só comprova o que eu já desconfiava, as explicações da cartilha são claras e corretas, não existe afronta a medicina nem tampouco desinformação, muito longe disso as explicações são bem mais detalhadas do que normalmente você encontraria em veículos de informação governamentais.

Aliás detalhe ao título totalmente sacana da matéria novamente "DIU e pílulas serão tratados como aborto".

Quem lê "pílulas" e logo imagina que estão falando de pílulas anticoncepcionais (que impedem a fecundação do óvulo) quando na verdade a cartilha fala claramente de uma categoria diferente de pílulas efetivamente abortivas (que impedem a sobrevivência do óvulo já fecundado).

Enfim, só pra reiterar aquilo que eu já disse: do lixo cultural que o governo espalha nas escolas e a imprensa propaga em todo canto (com a conivência de pais ausentes, é claro) os jovens já estão cheios, se eles vão lá na JMJ é para ouvir uma mensagem diferente, e a Igreja tem todo o direito do mundo de dar essa mensagem para quem quiser ouvir.

Eon is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

08-07-13, 11:04 #564
infelizmente concordo com o EON, quem quer ser doutrinado, q vá.
Ser virgem até os 40 anos é uma opção.
Se eles acham q se o espermatozoide quando se une ao ovulo já é vida, azar o deles.
No meio cristão isso é a realidade. Mas q fique claro q eles não tem autoridade nenhuma de impedir q outros o façam. Apenas podem balançar a cabeça com os olhos cirrados em forma de negação

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
08-07-13, 11:31 #565
O problema é que a doutrinação em questão não propaga uma mensagem de união, mas de separação entre as pessoas. Pode o Eon vir com quinhentos textos, mas a prática é diferente. Uma pessoa normal escuta essa doutrinação e divide o resto do mundo em castas... E isso leva ao preconceito, e o preconceito leva ao ódio, e no final a doutrinação, apesar de todas suas boas intenções, tornou o mundo um lugar pior.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

08-07-13, 14:34 #566
Gohan, cada cristão é um voto e nós temos direito de sermos representados politicamente. Nesse sentido nós temos tanta autoridade quanto qualquer pessoa para propor leis que sejam condizentes com aquilo que nós pensamos, afinal de contas a sociedade é nossa também.

Mordred, você dizer que a prática do catolicismo é diferente da teoria pode ser verdadeiro para muitos católicos, mas todos esses católicos estão claramente fora daquilo que a Igreja ensina.

Tem muito católico que usa camisinha, pílula, faz até aborto... mas objetivamente todos eles estão em pecado. São pessoas que não podem sequer entrar numa Igreja e comungar para você ter uma idéia. E mesmo assim as vezes eles vão lá e comungam. Estão "bebendo e comendo a própria condenação" mas sabem porque eles fazem isso?

Ignorância.

A Igreja tem muita paciência com os ignorantes, começando com aqueles que estão mais perto dela. Eu diria que o maior esforço da Igreja no Brasil hoje é educar os próprios fiéis, pois muitos desconhecem a doutrina da própria Igreja que frequentam, e esses além de não se comportarem como cristãos viram alvos fáceis no mundo.

O fato é que nós temos uma doutrina oficial que tem 2000 anos de idade. Se um fiel quiser saber se algo é pecado ou não, basta olhar na doutrina e conferir. Eles olham? Muitos não. Aí entram as JMJ da vida. São eventos de formação, basicamente. Muitas vezes você tem que pegar o fiel e falar "meu amigo olha... a sua Igreja tem 2000 anos, não é que o aborto é pecado hoje... aborto é pecado desde sempre e isso nunca vai mudar" e aí o cara começa a se informar, tomar consciência de que está errando nisso e naquilo, etc.

Enfim, o grande problema é que re-evangelizar muitas vezes é um esforço muito mais difícil do que evangelizar do zero. Um índio que nunca ouviu falar de Cristo de repente vai entender muito mais fácil a doutrina do que um cara que foi envenenado a vida inteira com bobagens que não tem nada a ver com a doutrina cristã autêntica e muito menos com o que realmente ensina a Igreja... desinformação é um problema sério.

Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
29-08-13, 11:24 #567
Pronto, esclarecido:

http://www.paulopes.com.br/2013/08/b...-por-deus.html

Papa Bento 16 afirma ter sido demitido por Deus

O papa emérito Bento 16 (na caricatura ao lado), de 86 anos, disse ter deixado em fevereiro suas atividades porque Deus pediu a sua demissão.

A falar de sua renúncia — a primeira de um papa em 600 anos —, o emérito negou que tenha visto uma aparição de Deus ou escutado sua voz.

Ele garantiu, contudo, que passou por “uma experiência mística” na qual Deus lhe inspirou a se demitir para dedicar sua vida à oração.

A informação é da agência de notícia católica Zenit, que não revelou a sua fonte de informação.

De acordo com que teria dito Bento 16, a “experiência mística” durou meses, período em que criou uma relação direta com o divino. Não há informação sobre como foi essa “experiência”.

Bento 16 pediu demissão no auge de uma das maiores crise da Igreja Católica, sob denúncias envolvendo padres pedófilos em vários países e corrupção na Cúria Romana e Banco do Vaticano, além de vazamento de informação.

Na época, Bento 16 afirmou que estava se afastando por não ter mais forças para exercer suas atividades. Ele estaria cego de um olho e ficando surdo.

Never Ping is offline   Reply With Quote
rini
 

29-08-13, 11:40 #568
só acredito vendo o documento assinado por deus.

rini is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

29-08-13, 11:49 #569
Deus é um CEO responsável, viu que a empresa tava indo mal e demitiu o diretor de operações pra colocar um cara que sabe se aproximar mais dos clientes.

punisher is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
29-08-13, 11:53 #570
Quote:
Postado por rini Mostrar Post
só acredito vendo o documento assinado por deus.
Até porque neste país para falar em nome de Deus necessita de uma procuração.

Never Ping is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

29-08-13, 11:58 #571
Quote:
Postado por rini Mostrar Post
só acredito vendo o documento assinado por deus.
Mas e se for só uma piadinha?

Reflita

u3663 is offline   Reply With Quote
rini
 

29-08-13, 12:12 #572
se for uma piadinha não tem documento.
daí não acredito.

rini is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
29-08-13, 13:13 #573
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
"meu amigo olha... a sua Igreja tem 2000 anos, não é que o aborto é pecado hoje... aborto é pecado desde sempre e isso nunca vai mudar" e aí o cara começa a se informar
Aí o cara começa a se informar e descobre que a ICAR só determinou o aborto como pecado resultante de excomunhão em 1869.

http://www.irishtimes.com/news/socia...1869-1.1449517

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
desinformação é um problema sério.
Né.

Conrado is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

29-08-13, 14:23 #574
Não é pq o homem não sabia que a Terra era redonda que antes disso ela era quadrada, não é mesmo?

Creio que o raciocínio do eon seja p mesmo para o aborto.

jacu is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
29-08-13, 14:37 #575
A partir deste momento eu SEMPRE FUI corinthiano roxo.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

29-08-13, 14:46 #576
Sim Jacu, o raciocinio da igreja eh completamente ultrapassado, 90% das ideologias antigas sao baseadas em " a terra eh plana" e outras ignorancias que ao longo dos anos fomos descobrindo.

Se tudo no mundo evolui, se atualiza, pq a religiao nao? Bom, eles pararam de queimar "bruxas" entao ja eh um bom começo neh, eahoehoa

ircF is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

29-08-13, 14:48 #577
Postei só pra causar huahuhaehahuah

jacu is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:22.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.