Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Mostrar resultado da votação: Você é a favor de cotas raciais nas universidades?
Sim 15 11.36%
Não 117 88.64%
Voters: 132. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

26-04-12, 23:03 #76
Sibs, nao vi o video, mas, sim, existe um monte de gente que fala isso. Geralmente mais pro lado dos biólogos e menos pro lado do aprendizado.

O resumíssimo do argumento que eu ia explicar é que a variabilidade genética humana não é grande o suficiente para que um comportamento de alto nível seja influenciado em medida detectável. E aprendizado, QI, raciocínio, abstração é de TÃO alto nível que que é bem possível que todas as coisas de nível mais baixo influenciem
Se qualquer mudança na 'genética' impacta na 'capacidade máxima' de abstração do cara, a variabilidade entres duas pessoas de 'raças' quaisquer é, pra esse quesito, a "mesma" que pra dois indivíduos da mesma 'raça'
Se, por outro lado, só mudanças genéticas 'grandes' impactam... porque não conseguimos detectá-las? E porque a 'variabilidade' que a gente observa é muito mais dependente de não ter sido subnutrido, não ser espancado em casa, de ter tido educação contínua durante as etapas de formação...?

----
Note que o argumento não é 'natureza vs. meio', genes vs. cultura. O argumento é: mesmo que haja dependencia forte genética, ela não seria detectavelmente separável em 'raças'. De fato, a gente sabe tão pouco sobre como tudo se integra que é bem possível que nem seja categorizável, que dirá por agrupamento decaracterísticas diretamente associáveis a cor da pele, formato do cabelo, capacidade de fazer um U com a língua





Zedd is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

26-04-12, 23:13 #77
Assista o video iuhekehioeheiohe

o cara te contradiz com varios exemplos...

sibs is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

26-04-12, 23:17 #78
"Se houvesse uma proporção igual de negros e brancos pobres, a questão racial seria desimportante."

Bom, por mais que 90% da população pobre seja negra, te apresento uma cota que é mais "justa" na sua cobertura: cota pra pobres. 100% da população pobre é pobre.

Cota pra quem frequentou escola pública: 100% das pessoas que frequentaram escola pública frequentaram escola pública.

Eu acho incrível como as pessoas tentam justificar a cota racial como sendo "uma boa aproximação pra cota pra pobre/escola pública/etc". Pra mim não há motivo nenhum pra se usar um critério de aproximação se é perfeitamente possível usar um critério que é exato (ou no mínimo muito mais aproximado) e que não diferencia as pessoas por cor da pele, raça etc.

Hobbes is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

26-04-12, 23:21 #79
nao existe motivo, com cotas raciais naturalmente os negros seriam os maiores beneficiados

taco is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
26-04-12, 23:23 #80
Hobbes, favor ler meu post.

Outro ponto: isso também trata da inserção social e CULTURAL do indivíduo, o fato do negro rico estar "abaixo" do branco rico, o negro pobre "abaixo" do branco pobre.
Isso não é privilégio nenhum, é direito.

didz is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

26-04-12, 23:23 #81
yep, mas hobbes, voce esqueceu algo que nao pode ser esquecido A DIVIDA SOCIAL!!!!

pq eu tenho ctz que os parentes de todos os brancos ja fizeram um negro trabalhar forçado

e sobre a ideia de "é facil fake pobreza, mas negro é negro"
hammm, e até onde uma pessoa tem raizes negras? ótimo né? agora só o zedd que é o puro creme branco nao poderia alegar isso


lil jon, flava flav, pai veio de umbanda..
isso é cultura negra didz, a sua cultura branca é cultura branca, voce tá tentando forçar os caras a gostarem de algo que voce gosta?

Blazed is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

26-04-12, 23:39 #82
Eu li seu post. Por favor, pare com essa mania ridícula de desprezar o argumento alheio insinuando que não se leu ou compreendeu o que você disse. Eu simplesmente não concordo.

Universidade pode ser várias coisas, mas basicamente é ensino. Se a dívida do estado no que diz respeito a ensino é com quem frequentou escolas públicas, então faz uma cota pra essas pessoas, independente da cor.

Honestamente, eu acho que uma cota pra quem veio de escola pública ia ser igualmente boa pras pessoas negras que atualmente se beneficiam do sistema de cotas, iria incluir pessoas não negras que foram "vítimas" do mesmo ensino público falido e, de quebra, não ia levantar toda essa polêmica.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

26-04-12, 23:43 #83
PEW PEW PEW

Blazed is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
27-04-12, 00:05 #84
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Eu li seu post. Por favor, pare com essa mania ridícula de desprezar o argumento alheio insinuando que não se leu ou compreendeu o que você disse. Eu simplesmente não concordo.

Universidade pode ser várias coisas, mas basicamente é ensino. Se a dívida do estado no que diz respeito a ensino é com quem frequentou escolas públicas, então faz uma cota pra essas pessoas, independente da cor.

Honestamente, eu acho que uma cota pra quem veio de escola pública ia ser igualmente boa pras pessoas negras que atualmente se beneficiam do sistema de cotas, iria incluir pessoas não negras que foram "vítimas" do mesmo ensino público falido e, de quebra, não ia levantar toda essa polêmica.
Achei que tinha pulado, pois disse "Bom, por mais que 90% da população pobre seja negra, te apresento uma cota que é mais "justa" na sua cobertura: cota pra pobres. 100% da população pobre é pobre."

ÓBVIO que o justo é "cota pra pobre", não foi essa a matéria discutida no STF, e sim a legalidade OU NÃO das cotas.
Quem define o critério é a Universidade.

Em regra, são raciais por motivos CULTURAIS, de uma inclusão única e exclusivamente nesse sentido, como medida paleativa, pois assim, quem sabe, a geração seguinte desses "cotistas" já não faça mais jus ao benefício.

edit: ou, nas palavras do Ministro: uma dívida histórica. Negro deixou de ser escravo de um senhor e passou a ser escravo de um sistema.


Last edited by didz; 27-04-12 at 00:12..
didz is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

27-04-12, 00:26 #85
Aí que está: eu acho que quem é escravo do sistema, no âmbito da educação, é quem frequentou escola pública, seja negro ou não.

Outro problema pra mim é esse: pegar a questão do preconceito racial (que eu não nego que exista!), dívida histórica e etc e enfiar em TODA E QUALQUER DISCUSSÃO.

Universidade é educação. Educação pública é dever do estado. É uma bosta? Deixou de prover ensino de qualidade durante décadas? OK, então que se tome uma medida paliativa de cota, mas uma que "pague" a verdadeira dívida, que é com aqueles, todos aqueles, e somente aqueles que dependeram dela, ou seja, aqueles que frequentaram escola pública. Negro, branco, asiático, não importa quem.

Pra mim, se a pessoa negra sofre de preconceito no seu cotidiano, certamente isso é um problema. Mas não é oferecendo cota nas universidades que você vai sanar esse problema. Muito pelo contrário, aliás.

EDIT: não acho que a discussão deveria ir pelo viés do cultural, porque não acho que isso seja justificativa, mas vá lá: cultural? Quando se fala de cota pra indígenas eu ainda acredito que exista um fator cultural forte, mas quem é negro vive na mesma sociedade do branco, do asiático, de todos. Sofre de preconceito, mas honestamente não acho que os fatores culturais sejam assim tão distintos. Mas como eu disse, válida ou não essa minha observação, não acho que a discussão tem que entrar nesse ponto.

Hobbes is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
27-04-12, 00:38 #86
Até onde eu sei ninguem pode dizer a que "raça" voce pertence

Sendo assim, rocka, é mais fácil fingir de negro que fingir de pobre. Se eu falar que sou negra (pois meu bisavô era descendente de negro) quem vai dizer que não sou? Vão medir a porcentagem de DNA negro em mim?
Então eu posso chegar lá e falar: Sou negra, quero Cota!

Outra coisa, aqui em Sorocaba, diferentemente de como é no Rio, quase não se vê negros. O Vulca ministra aula em escolas estaduais, acho q nas turmas dele não tem quase negros, se é que tem algum. Inclusive tem mais oriental que negro. E ae? Ninguem lá passa necessidade? Ninguem lá mereceria uma chance?
E tem crianças da SEXTA SÉRIE que não sabe ler!!! Dá pra acreditar nisso??? Ah, criança branca tá?

Concordo 200% com tudo que o Jeep falou, tem chance aquele que tem família dando suporte, quem não tem, pode ser loiro de olho azul, se tiver sorte vai varrer alguma rua no futuro.

Mais uma coisa, os italianos, por exemplo, trabalharam praticamente como escravos no Brasil logo após a lei Áurea (recebiam um salário de fome com uma moeda que só podia ser usada dentro da própria fazenda, segundo um "contrato" assinado por eles, vcs devem conhecer a história). Então se os negros receberem 50% de cotas, os descendentes de italianos deveriam receber algo também, algo em torno de 15% talvez.

Isso é completamente absurdo gente! Praticamente todo mundo tem acesso a escola, se a escola pública é ruim é pra todos e é isso que precisa ser arrumado.


Last edited by T@ti; 27-04-12 at 00:47..
T@ti is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 00:41 #87
Quote:
Até onde eu sei ninguem pode dizer a que "raça" voce pertence

Sendo assim, rocka, é mais fácil fingir de negro que fingir de pobre. Se eu falar que sou negra (pois meu bisavô era descendente de negro) quem vai dizer que não sou? Vão medir a porcentagem de DNA negro em mim?
poderiam fazer isso sim.

sibs is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

27-04-12, 00:42 #88
Asiaticos tbm cairam nessa labia de trabalhar em fazendas aqui no Brasil...

vitorueda is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
27-04-12, 00:43 #89
Poderiam? E vc precisaria ter qual porcentagem deste DNA pra ter direito a cota?

T@ti is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 00:46 #90
Nao sei , mas da pra se usar o DNA pra achar de onde seus ancestrais mais proximos vieram (de que continente).

http://en.wikipedia.org/wiki/Human_genetic_clustering

sibs is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

27-04-12, 01:00 #91
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
edit: ou, nas palavras do Ministro: uma dívida histórica. Negro deixou de ser escravo de um senhor e passou a ser escravo de um sistema.
Só o negro?

Se existe uma casta superior neste país, que domina a brancos e negros, sem dar a mínima para a cor (taí uma coisa que não tinha pensado, nesse aspecto eles são super "justos"), é a classe política.

São eles que criam as regras disso que você chama de "sistema". São eles que dizem o que é "certo", "errado" ou "constitucional".


BTW

Após um longo e angustiante momento no qual se ouviram estrondos e resmungos de maquinaria destruída, de lá saiu, descendo pela rampa, um enorme robô prateado, com trinta metros de altura.Ele fez um gesto, levantando a mão.— Eu venho em paz — anunciou ele, acrescentando após um longo momento de esforço adicional — levem-me ao seu lagarto.

Ford Prefect, é claro, tinha uma explicação para aquilo tudo, enquanto assistia com Arthur às repetidas reportagens frenéticas na televisão que, por sinal, não tinham nada a dizer, além de anunciar que a coisa tinha causado um prejuízo tal, avaliado em tantos bilhões de libras e que tinha matado aquele outro número completamente diferente depessoas, e depois repetiam tudo novamente, porque o robô, desde então, estava prostrado, balançando levemente o corpo e emitindo pequenas mensagens de erro incompreensíveis.

— Ele vem de uma democracia muito antiga, sabe...

— Você está querendo dizer que ele vem de um mundo de lagartos?

— Não — respondeu Ford que, àquelas alturas, já estava um pouco mais racional e coerente do que antes, tendo finalmente sido forçado a tomar uma xícara de café -, nada tão trivial. Nada assim tipo isso tão compreensível. No mundo dele, as pessoas são pessoas. Os líderes é que são lagartos. As pessoas odeiam os lagartos e os lagartos governam as pessoas.

— Ué — comentou Arthur -, achei que você tinha dito que era uma democracia.

— Eu disse — afirmou Ford. — E é.

— Então — quis saber Arthur, torcendo para não soar ridiculamente estúpido -, por que as pessoas não se livram dos lagartos?

— Isso sinceramente nunca passou pela cabeça delas — disse Ford.

— Como elas têm direito de voto, acabam supondo que o governo que elegeram é mais ou menos parecido com o governo que querem.

— Quer dizer que eles realmente votam nos lagartos?

— Ah, sim — disse Ford, dando de ombros -, é claro.

— Mas — perguntou Arthur, sem medo de ser feliz — por quê?

— Porque, se deixam de votar em um lagarto — explicou Ford -, o lagarto errado pode assumir o poder. Você tem gim?

— O quê?

— Eu perguntei — disse Ford, com um tom crescente de impaciência entranhando-se em sua voz — se você tem gim.

— Vou ver. Conte-me sobre os lagartos.

Ford deu de ombros novamente.— Algumas pessoas dizem que os lagartos são a melhor coisa que já lhes aconteceu— explicou ele. — Elas estão completamente enganadas, é claro, completa e absolutamente enganadas, mas é preciso que alguém tenha a coragem de dizer isso.

— Mas isso é terrível — disse Arthur.

— Olha, meu camarada — disse Ford -, se eu ganhasse um dólar altairiano cada vez que eu ouvisse um fragmento do Universo olhando para o outro fragmento do Universo edizendo "Isso é terrível", eu não estaria sentado aqui como um limão procurando por um gim.



Adams, Douglas. O guia do Mochileiro das Galáxias Vol. 04

Baron is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

27-04-12, 01:24 #92
Concordo 100% com a T@ti.

E tem outra: dívida histórica ou herança histórica é uma coisa que se identifica, mas não se paga. Se identifica pra que não se cometa os mesmos erros, mas não se paga. Cota não é pra pagar herança histórica, até porque nada poderia fazê-lo, mas pra ser uma solução paliativa pra educação fundamental pública falida. Quem sofre com isso é quem frequenta escola pública.

Hobbes is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
27-04-12, 07:34 #93
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
Nao sei , mas da pra se usar o DNA pra achar de onde seus ancestrais mais proximos vieram (de que continente).

http://en.wikipedia.org/wiki/Human_genetic_clustering
http://www.bbc.co.uk/portuguese/repo...uinho_cg.shtml

kakarotto is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

27-04-12, 08:13 #94
O que me preocupa é que agora devem surgir um monte de cotas...

Cota para mulheres
Cota para negros
Cota para índios
Cota para homosexuais
Cota para imigrantes
Cota para nerd (?)

Sou a favor da cota social e mais nada. Aonde a comprovação de situação social é simples e a comprovação da situação racial é subjetiva.

Beijos

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 08:48 #95
Eu chuto que 80% das pessoas seriam mt felizes e realizadas profissionalmente sabendo ler, escrever e as 4 operacoes. O ruim é que apos quase 10 anos de "escola" mal sabem ler uma frase e acreditam em "a vista = 12x sem juros". Mas a solucao é passar uma % infima baseada em criterios de culpa em vez de resolver o real problema, que é simplesmente um sistema falido.

Empurram com a barriga ate nao poder mais, dizem que 99% das criancas estao alfabetizadas e na escola, depois criam mais uma cota pra dar um ultimo empurrao e prontinho, estamos no mundo de alice do ensino universal. Fica lindo nas estatisticas, pessimo no dia a dia.

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

27-04-12, 08:54 #96
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
em vez de resolver o real problema, que é simplesmente um sistema falido.
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
primeiro, esse é o argumento mais batido e obvio
ninguem discorda disso.
segundo, é inexequível a curto/medio prazo a mudança necessária no sistema de ensino pra COMEÇAR a aparecer os frutos disso na estratificação social. Isso é algo pra DÉCADAS, e ainda dependendo de diversos planos de governo a cada 4 anos.
.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 08:58 #97
batido, obvio e nao por isso menos correto e que se sao for resolvido em algum momento, daqui a 30 anos vai ser ainda levado em conta.

Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
A gente ta conversando isso desde que o forum comecou, se tivessem melhorado a escola naquela epoca, hj, 15 anos depois ja teriamos uma geracao completamente resolvida e as seguintes tambem

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

27-04-12, 09:12 #98
exatamente

eu sou completamente a favor doq vc disse, mas levando em consideração nossa realidade política, concluo como inexequível para as próximas décadas.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 09:20 #99
sim, mas se vc levar em consideracao essa mesma classe politica, isso so vai servir pra abrir a porteira pra mais um monte de cotas "do bem", que so vao disfarcar o quao mal eles trabalham, nao vai ter regra de saida pra nenhuma delas, e ja ja a gente vira um pais quebrado com um monte de gente despreparada e muito mal acostumada, mas cheia de exigir direitos.

isso é que nem cpmf, no papel é lindo, mas vc sabe que so vao usar pra eles mesmos e nao vao resolver nada.

Jeep is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 09:22 #100
normal, eh possivel, mas eh excessao.

sibs is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 09:30 #101
e tem mais um lance:

Quote:
Postado por http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=205874
A primeira oradora, Juliana Corrêa, advogada do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (MPMB), afirmou que o sistema de cotas raciais nas universidades prejudica os pardos e mestiços, que, segundo o Censo de 2010, representam 43% da população brasileira (82,2 milhões de pessoas). “Foi divulgado erroneamente que o Censo apontou que os negros são 50% da população, superando os brancos, que somam 47%, como se o Brasil fosse uma nação bicolor. Na verdade, a população é composta por apenas 7% de negros. Quem são os outros 43%? Os pardos e mestiços: mulatos (mistura de branco e negro), cafuzos (negro e índio), caboclos (índio e branco), mamelucos (branco com caboclo) e índios. Os pardos e mestiços não são negros”, disse.
A advogada ressaltou que, para ser incluído no sistema de cota racial, o estudante deve se declarar negro. “Pardos e negros não são iguais. O estudante precisa negar sua própria identidade para conseguir o benefício. Isso não seria um genocídio racial, sumindo com 43% da população brasileira?”, questionou.

A representante do MPMB argumentou ainda que a Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância Correlata, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001 na cidade de Durban (África do Sul), reconheceu a existência da população mestiça. “O que está em pauta é a extinção da etnia mestiça, que são mais de 80 milhões de brasileiros”, afirmou Juliana Corrêa.
pois é.

branco+branco=branco (ok)
negro+negro=negro (ok)
branco+negro=negro (hum?)

eu lembro de uma discussao acho que na camara federal, um representante de um movimento negro (tambem negro) foi criticar as cotas, minha nossa, so faltaram dizer que ele era loiro de olho azul filho de feitor.

Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
normal, eh possivel, mas eh excessao.
entao teve excecao pra cacete, isso virou quadro no fantastico e a piada era mostrar os brancos com "dna negro" e vice versa.

Jeep is offline   Reply With Quote
Tchesko
Trooper
 

27-04-12, 09:41 #102
Melhorar o ensino público ninguém quer, né?
Melhorar distribuição de renda ninguém quer, né?
TOMAR NO CU!! A gente cresce aprendendo que o esquema é "deixar rolar" aí vira uns merda -me incluo- que só esperneia até desligar o pc da net.
Se dessem educação pública de qualidade não seria necessário cota, cota é uma maneira de remediar essa BOSTA de ensino público que temos e do governo não precisar mudar nada, só distribui umas cotas pra parecer que ta tudo bem e já era.
Existem escolas boas, sem dúvida, mas não somam 5% do total de escolas do Brasil nem fodendo.
Mas sussa, terminando esse post volto pra minha vida e em 15 minutos vou acreditar que está tudo bem.

Tchesko is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
27-04-12, 09:43 #103
ok, sou a favor agora...
descobri ontem que sou negro...

viva minha inclusão..

amanha vou adotar uma criança e pedir auxilio para ela..

ah! acho que sou pedir pra prender meu pai tb... pq parece que tem auxilio pra esposa de preso tb...

nossa, vou ficar rico e estudado..

\o/

Soul is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 10:04 #104
Quote:
entao teve excecao pra cacete, isso virou quadro no fantastico e a piada era mostrar os brancos com "dna negro" e vice versa.
: "We have shown a nearly perfect correspondence between genetic cluster and SIRE for major ethnic groups living in the United States, with a discrepancy rate of only 0.14%."(Tang, 2005)

No brasil deve ser maior o erro devido a maior miscigenacao, mas ja te da um teste pra fazer em malandro que quer falar que eh negro e tem pele branca ;p.

sibs is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
27-04-12, 10:06 #105
Denovo velho...

Matematica fajuta...

+ Melanina = - QI + pau grande...

Isso não tem muita razão...A ideia é valida, mas como tudo que é feito no Brasil, é feito de forma errada...

Eu particularmente sou contra a maior parte do sistema de cotas.
Cota impõe, e impor é anti evolução.

Simples assim.

Qual o objetivo de uma faculdade?
Dar as pessoas as ferramentas de conhecimento para ela se destacar no mercado.
E o destaque, necessita de peneiras.

E a cota vai contra tudo isso.

Seria como existir cota para pessoas TAPADAS nas empresas.

Voce faz um teste de QI... deu menos de 35 .. vaga garantida.
To falando de asnos e não deficientes. Para deixar claro!

É um processo para EMBURRECER a população.

O inverso seria melhorar o sistema basico de ensino gratuito, para todos terem acesso a ferramentas iguais.

Renegade is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 10:09 #106
 


ya'll mad, quem vendeu os escravos pros brancos malvados?
já diria o poeta "o filho é teu, voce que embala"

Blazed is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 10:15 #107
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
mas ja te da um teste pra fazer em malandro que quer falar que eh negro e tem pele branca ;p.
sim, da mesma forma que o bafometro(e o tal de nao gerar provas contra vc? ), so resta determinar se maioria simples ja basta, se vc pode considerar dna de indio no meio, vai ser legal tambem gente pedindo pra negro provar que é negro mesmo, vixi, vai ser a festa da confraternizacao racial.


Last edited by Jeep; 27-04-12 at 10:20..
Jeep is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 10:15 #108
ta faltando essa pic nesse thread

 

sibs is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
27-04-12, 10:31 #109
Eh soh a faculdade tirar uma foto do estudante e avaliar as porcentagens do RGB dos pixels da cor da pele no photoshop. Dae da pra fazer uma tabelinha.

Ehaheahehahea, meu dels, ainda nao acredito como dividir um beneficio por COR pode ser levado a serio pqp.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 12:50 #110
this thread is worthless without pics

 


 


 




Blazed is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-04-12, 14:27 #111
Vocês não deveriam estar discutindo o sistema de cotas em si, mas o fato do STF estar mais uma vez passando por cima da vontade do povo para fazer ativismo político.

Agora que vocês estão do outro lado do muro, não parece tão gostoso assim colocar a decisão de uma minoria né?

Eon is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

27-04-12, 15:02 #112
que muro? das lamentacoes?

taco is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
27-04-12, 15:06 #113
não fala besteira, eon
o STF só age quando provocado e não passa sobre vontade de ninguém
o programa de cotas foi instituído pela UNB, o STF, depois de provocado pela ADPF, só declarou que ele é constitucional
o que você parece desconhecer é que, felizmente, nem sempre o comando constitucional coincide com a aparente vontade da maioria da população

whiplash is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-04-12, 15:16 #114
Felizmente para quem, né whiplash?

Quem está feliz com esse sistema de cotas?

Eon is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

27-04-12, 15:20 #115
Negro é maioria no Brasil... Minoria somos nós... hue

vitorueda is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

27-04-12, 15:38 #116
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
Assista o video iuhekehioeheiohe

o cara te contradiz com varios exemplos...
Porra, massa. É bom saber, vou ter que ler pra caralho agora pra saber se não tô no Bonde do Politicamente Correto sem querer

Se existe, existe e pronto
E se existe, provavelmente temos uma resposta para o dbf: japoneses, no que eles são top? Em QI.

--
Até me informar bem continuo mantendo a seguinte opinião: culturas que valorizam a educação, o status social de ser professor e a competitividade acabam gerando indivíduos mais intelectualizados em média. Geral odeia os judeus, mas o respeito ao 'professor' (que vem do respeito ao cara que ensina o Torá e etc.) é muito grande, pelo que eu sei. Japoneses, competitividade extrema no colégio, forçando todo mundo pra 'cima' (e não pra média, como nosso sistema de mínimo-esforço costuma fazer)... e assim vai.
O resumo da minha ópera é: é a cultura, e não o gene.

Zedd is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 15:46 #117
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
O resumo da minha ópera é: é a cultura, e não o gene.
ponto chave msm.
Afros... eles estão melhores na Europa, America do Norte, Brasil... ou na AFRICA?

como ja diria o /pol/

Inglaterra 2000 b.C. - uma tenda
Africa 2000 b.C. - uma tenda

Inglaterra 2000 a.C - mudafuquin Palacio, Torres, arquitetura e engenharia invejaveis, universidades de ponta...
Africa 2000 a.C - continua uma tenda

btw, blame it on jew ppl

n, n é um simples flame, eu realmente acho que a cultura é diferente.

Blazed is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

27-04-12, 15:55 #118
E deixa eu dar minha opinião geral sobre o problema de um sistema de cotas, deixando claro que é sobre o ponto de vista da 'qualidade do aluno da educação superior'.

o problema de um sistema de cotas é que o aluno com vaga no ensino especializado não será o aluno com maior qualidade/capacidade. Será o aluno com maior capacidade que pertence ao subgrupo X (negro, índio, deficiente físico, aluno de escola pública, virgem, etc). Dá pra entender isso? Depende da média ponderada entre 'cotistas' e 'não-cotistas', que pelo que vi da última vez que me interessei pelo assunto, era de quase um pra meio (a média pra entrar sem cota era quase o dobro que a média para entrar por cota). Usando a diferença de 1 pra 0.9 - que, muito provavelmente, é menor do que a real - num país onde 10 milhoes de pessoas entram, por ano, no ensino superior, se 20% das pessoas selecionadas forem selecionadas por cotas, temos mais ou menos duzentos mil candidatos preteridos pelo quesito da cota.
I.e. nesse exemplo duzentos mil alunos não-classificados tiveram nota mais alta que alunos que entraram.

Se é necessário como política social, se é preciso pelos motivos que forem eu não sei - e pro meu posto de vida, admito que muito mais utilitário do que deveria, não importa. Só o que importa é o seguinte: o país sofrerá com pessoas na faculdade de engenharia, medicina, letras, sociologia, educação física... que sabem menos do que as pessoas que deveriam fazer engenharia, medicina, letras, sociologia, educação física...

Por isso o argumento 'batido' e do qual 'ninguém discorda' (que é necessário investir na educação básica) é o único - ÚNICO - que 'resolve' o problema, do ponto de vista que eu descrevi. E ele não 'resolve', sob os outros aspectos, mas pelo menos ele torna o problema inexistente em alguns, e menos relevante nos outros. E eu penso que seja um problema facilmente enfrado em curto prazo. Não é nem um pouco difícil, na verdade.

Notem que em nenhum momento do meu argumento falei em cor da pele. Isso se aplica a qualquer tipo de cota.

Zedd is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 16:14 #119
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Notem que em nenhum momento do meu argumento falei em cor da pele. Isso se aplica a qualquer tipo de cota.
mas é exatamente isso, dos 8 cotistas da minha sala, 3 desistiram (tirando o lugar de outros cotistas) e 4 estão retidos no 1o ano, só um segue com a gente, maaas carrega o limite de DPs.

muito coerente seu post zedd.

Blazed is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

27-04-12, 18:09 #120
Agora todo cotista é burro

ShadoW is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

27-04-12, 18:10 #121
Quote:
Postado por Blazed Mostrar Post
como ja diria o /pol/

Inglaterra 2000 b.C. - uma tenda
Africa 2000 b.C. - uma tenda

Inglaterra 2000 a.C - mudafuquin Palacio, Torres, arquitetura e engenharia invejaveis, universidades de ponta...
Africa 2000 a.C - continua uma tenda
Agora que eu li isso

AEHUAEHUHUHEUHAUHEUAHUSHAUUEHAUSNAAUHEUAhsu


pqp, foi troll né???????

ShadoW is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

27-04-12, 18:27 #122
Quote:
O resumo da minha ópera é: é a cultura, e não o gene.
Acho que a cultura definitivamente tem um impacto, e se esforcando pode com ctz se superar quase tudo. Logico que sem a parte genetica voce nao eh o novo albert einstein, mas da pra se graduar em quase qualquer campo.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1224534/

Esse estudo eh interessante, eu nao li inteiro porque eh muito grande (LOL), mas o super TLDR:

Quote:
Between 40% and 80% of the variation in human intelligence (IQ) is attributable to genetic factors.
Um dos motivos que eu acho que existente realmente uma influencia genetica forte, eh que negros nos USA (pais de pouca miscigenacao) tem um desempenho consideravelmente pior que brancos em TODAS faxas de renda, o branco com familia de renda anual de <20k tem +- o mesmo rendimento que o negro em familia que ganha >200k+, a diferenca no QI tambem eh bem acentuada 1 ou 2 std dev vendo grafico no google images.

No video o cara da uns exemplos de como ele acha que doencas geneticas que os judeus tem aumentam a inteligencia deles por acidente, mas eu nao tenho paciencia nem base para estudar isso a fundo. (https://en.wikipedia.org/wiki/Ashkenazi_Intelligence)

PS: Logico que a cor da pele eh completamente indiferente a inteligencia, mas geralmente cor de pele negra vem associada com outros genes.

sibs is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 18:29 #123
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Agora todo cotista é burro
na vdd nao, eu nao generalizei, esses 8 que começaram comigo que são bem ruins msm, a outra sala ainda tem 2 sem nenhuma dp, keep strugglinnnn'


só esqueci do "ICE CUBE SEAL OF APPROVAL ON THIS SHIT YAW!"


Last edited by Blazed; 27-04-12 at 18:43..
Blazed is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

27-04-12, 18:58 #124
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Agora todo cotista é burro
Não, ele não é 'burro'. Só que no sentido que estou debatendo ele é objetivamente "pior" que o aluno que não participou por cotas.
[SPOILER] ("Objetivamente" tão objetivo quanto um teste permite, claro - o que é outra discussão, favor não deturpar, acho que todos entendem o que significa o meu 'pior' nessa frase)

CASO 1: nota do cotista X > nota de corte geral
Se X passaria mesmo sem a cota, ele é igual ao aluno que passou sem cotas - melhor, se tirou nota mais alta. X é melhor que todo aluno que não passou, independente desse aluno ter concorrido como cotista ou não.

CASO 2: nota de corte cotistas > nota do cotista X > nota de corte geral
Se X passou exclusivamente porque concorreu por cotas (i.e. não teria passado se não fosse a reserva de vagas), X é objetivamente pior que o aluno que passou sem cotas (e também é pior que todo aluno que passou por cotas e teve nota mais alta).

Agora, o problema é o seguinte: nesse caso, certamente há um aluno cuja nota é maior do que a nota de corte geral (um aluno objetivamente melhor que X) e VAI FICAR SEM VAGA.

"Ah, é pouca gente". Em porcentagem? Talvez (e acho que nem assim, dado que metade ou mais das vagas vão pra um tipo de cota ou outra, pelo que parece), se a diferença enra nota de corte cotistas e nota de corte geral for pouca (e parece que não é).

Mas mesmo que seja 0.01% dos casos, num país de 200 milhoes de habitantes e, sei lá, 10 milhoes de jovens em idade pré-vestibular... 0.1% é um caralhaço.

Repito: essa é uma análise pelo critério 'utilitário' "meritocrático".


--
sibs, qdo chegar em casa se der um tempo entre estudos pra prova vou assistir o vídeo e ler o negócio. É completamente possível que eu tenha lido um material extremamente politicamente correto auehae

E sobre a discussão do STF: eu não creio que tenha a competência pra argumentar com os caras, e a maior parte dos amigos que fazem/fizeram direito dizem que realmente não é inconstitucional. E no final das contas as universidades tem certa autonomia sobre processo seletivo. Ngm tá dizendo qeu só porque é constitucional tem que fazer parelho, que eu saiba

Zedd is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 19:06 #125
vcs tao analisando um caso em que a entrada esta condicionada a um handicap, dar uma nota extra que ajuda alguem que ja estava quase aprovado a ser, matematicamente é pessimo pros que rodam, *porem* caso o aluno se acerte, coisa que nao é dificil em um cara aos 18-19 anos, ele pode mt bem ir ate o fim do curso e ninguem nem notar, se bobear ate melhor que os demais nao cotistas.

porem, e se as cotas forem cotas mesmo, no melhor estilo "tem que ter 20% de negros, ponto. Notas sao ferramentas opressoras da burguesia branca dominante", e ai? E o professor na hora de dar nota pro cotista, tem que dar colher de cha tambem?

Jeep is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

27-04-12, 19:39 #126
É complicado isso hein...

Gente falando que não somos senhores de engenho e não devemos nada pra ninguém...
Não, não temos escravos negros. Ok, e?
A situação dos negros no país hoje se deve a isso AINDA. Mas nós já podemos lavar as mãos né?

Alguém ao menos leu esse post?

Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
ninguém falou até agora que cotas não devem ser distribuídas em razão de nível social
fato é que uma pessoa pobre, mas branca, já estará em uma colocação social muito superior em relação a um negro também pobre
isso justifica a concessão de cotas exclusivamente em razão da cor
e pra pobres em geral, bem ou mal tem o prouni.

não acho que precisa falar aqui, lembrar de que depois da abolição (que antes claro tiveram as utilíssimas ventre livre e sexagenários... ) não teve nenhum apoio aos negros, nenhum auxílio, capacitação, ou qualquer coisa que fosse. isso relega uma pessoa a que? depois de cento e poucos anos?
e daí que a dívida não é nossa? se tem gente sofrendo com ela, ainda precisa de reparação não é?

não acho que cotas são a reparação. são falhas, são sim racistas, são baseadas no conceito subjetivo de cor em vez de etnia ou outra coisa...
mas o próprio constructo de identidade baseada em cor é uma coisa brasileira....

mas não tenho visto mais nada sendo feito. é um passinho ao menos.
e um dos melhores argumentos contra o "diploma de segunda classe" cotista veio do próprio stranger...
É complicado isso hein...

Gente falando que não somos senhores de engenho e não devemos nada pra ninguém...
Não, não temos escravos negros. Ok, e?
A situação dos negros no país hoje se deve a isso AINDA. Mas nós já podemos lavar as mãos né?

Alguém ao menos leu esse post?

Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
ninguém falou até agora que cotas não devem ser distribuídas em razão de nível social
fato é que uma pessoa pobre, mas branca, já estará em uma colocação social muito superior em relação a um negro também pobre
isso justifica a concessão de cotas exclusivamente em razão da cor
e pra pobres em geral, bem ou mal tem o prouni.

não acho que precisa falar aqui, lembrar de que depois da abolição (que antes claro tiveram as utilíssimas ventre livre e sexagenários... ) não teve nenhum apoio aos negros, nenhum auxílio, capacitação, ou qualquer coisa que fosse. isso relega uma pessoa a que? depois de cento e poucos anos?
e daí que a dívida não é nossa? se tem gente sofrendo com ela, ainda precisa de reparação não é?

não acho que cotas são a reparação. são falhas, são sim racistas, são baseadas no conceito subjetivo de cor em vez de etnia ou outra coisa...
mas o próprio constructo de identidade baseada em cor é uma coisa brasileira....

mas não tenho visto mais nada sendo feito. é um passinho ao menos.
e um dos melhores argumentos contra o "diploma de segunda classe" cotista veio do próprio stranger...

u0165 is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

27-04-12, 19:53 #127
Vocês conhecem esse site? heaiuheaiehiauh

maior estilo "véi... na boa" heiuaeh
mas além da cutucada, é engraçado.

http://classemediasofre.tumblr.com/

u0165 is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

27-04-12, 19:54 #128
Djip, te amo.

Stranger is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

27-04-12, 20:17 #129
O q eu ja acreditava(q essa lei eh RIDICULA), apos ler esse topico tenho ainda mais certeza, muitos pontos de vista q eu nem havia considerado(principalmente a questao de definir: quem eh efetivamente negro e se adequa a cota? . E quanto a Italianos e outras "raças" que tbm sofreram discriminação e , teoricamente, o Brasil esta em "divida" ?) tornam ainda mais forte essa crença na imbecilidade disso tudo..

e essa teoria de "pelo menos eh um passo a frente, mesmo q todo errado" eh a maior manifestação de mediocridade e conformismo que podemos ter, "ta ruim mais ta bom"

ircF is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-04-12, 20:44 #130
Quote:
Postado por Annia Walker Mostrar Post
Gente falando que não somos senhores de engenho e não devemos nada pra ninguém...
bem, nao somos, eu pelo menos sou um descendente de imigrante italiano que veio plantar cafe. Acho que nao preciso dizer que as condicoes nao eram boas tambem, né?

Quote:
Não, não temos escravos negros. Ok, e?
tambem nao tenho uma ferrari, acharia estranho receber um boleto mensal da concessionaria me cobrando por uma

Quote:
A situação dos negros no país hoje se deve a isso AINDA. Mas nós já podemos lavar as mãos né?
ninguem quer lavar as maos, so que ajudar uma porcentagem minima as custas de outros tao fudidos quanto? isso so serve pra revoltar e aumentar tensoes raciais q nao existiam.

1a parte - porcentagem minima

Se a premissa é verdadeira "negros sao prejudicados para entrar na faculdade", devo considerar que sao prejudicados no estudo como um todo, se vc vai escolher dar um handicap pra infima porcentagem que consegue chegar a quase entrar, fica bem na foto, na estatistica, nao. Vc esta resolvendo a situacao de uma pontinha do topo da piramide, de gente que mesmo que nao entre na faculdade vai acabar arrumando algo razoavel. Os demais negros vao literalmente pra vala.

Ao passo que se em vez das pessoas ficarem no "oh, vamos ajudar nossos irmaos negros", ficasse em "eu nao voto mais no senhor e nem no seu partido caso as escolas continuem nesse caos e as avaliacoes nesse patamar", e nao, nao leva tanto tempo, em 5 anos vc consegue alfabetizar uma crianca decentemente, MUITO MELHOR do que a maquiagem de 10 anos que fazem hj em dia.

se a cota nao for por handicap e sim por vagas secas, vc so vai desmerecer o diploma dos negros, vao ser considerados profissionais cafe-com-leite (no pun intended, ta dum pssss!)


2a parte - tensoes que nao existiam

O q vc acha que dona joana, "branca", vizinha de dona marcia, "negra", cujos maridos trabalham no mesmo lugar, frequentam o mesmo supermercado e a mesma igreja vai sentir quando seu filho nao entrar na faculdade e o filho de dona marcia entrar?

antes das cotas - "droga, ele podia ter estudado mais, o marcio conseguiu, ele podia tambem"

depois das cotas - "meu filho so nao entrou pq o marcio pegou a vaga dele, mesmo ficando no bar o dia inteiro" (detalhe, nao fica no bar, mas a partir de hj, qq virgula vai virar um poste)

Quote:
e pra pobres em geral, bem ou mal tem o prouni.
ou seja, tem pra negros tambem, e pelo jeito nao ta resolvendo mt, ja que alem disso estao propondo cotas, ou esta funcionando so pros brancos e os negros nao estao sabendo aproveitar? é isso que vc esta dizendo, que nas mesma oportunidade os brancos pobres se viram e que negros nao estudam? (sorry, mas é a mesma logica que tem por ai ao criticar qq um que nao seja a favor de cotas)

Quote:
não acho que precisa falar aqui, lembrar de que depois da abolição (que antes claro tiveram as utilíssimas ventre livre e sexagenários... ) não teve nenhum apoio aos negros, nenhum auxílio, capacitação, ou qualquer coisa que fosse. isso relega uma pessoa a que? depois de cento e poucos anos?
e daí que a dívida não é nossa? se tem gente sofrendo com ela, ainda precisa de reparação não é?
concordo integralmente, tem GENTE sofrendo, entao vamos ajudar GENTE, nao gente NEGRA. Acho que vc nao viu o ponto anterior, se vc considerar negros, temos 7% no pais, se vc considerar mesticos, quase 50%, adivinha como se forma um mestico? entre outras combinacoes é com um branco e um negro, ou seja, a menos que a gente for incluir estupro coletivo no roll de maldades opressoras dos brancos brasileiros, eu diria que nesses mais de 100 anos a sociedade felizmente se miscigenou, o que torna essas tais dividas um tanto quanto complicadas de serem pagas se vc for se basear em "cor", nao? Que tal ajudar esse pessoal com base em dar condicoes pra quem quer crescer e nao por taxas arbitrarias de melanina? Exemplo basico, meu sobrinho tem avos negros por parte de mae e avos holandeses por parte de pai, ele nasceu branco de cabelo liso, prestando atencao vc nota algum traco de negro no labio, na praia ele pega cor facil e nao sofre do efeito camarao, mas so prestando atencao mesmo, ao passo que o irmao é mulato claro. E ai, devemos dar pro irmao mais escuro uma parte da mesada do irmao mais claro a titulo de "pagamento de divida"?

Quote:
não acho que cotas são a reparação. são falhas, são sim racistas, são baseadas no conceito subjetivo de cor em vez de etnia ou outra coisa...
mas o próprio constructo de identidade baseada em cor é uma coisa brasileira....
Po annia, acha falha, acha racista e acha que vai dar certo? Ta parecendo conceito homeopatico de diluir o veneno ate nao poder mais e tomar esperando que de certo


Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
Djip, te amo.
ama nada, me tem desejo!

Jeep is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

27-04-12, 23:21 #131
nossa, serio annia? 1/10, troll fraquissimo. ate o post do concado foi superior

Blazed is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
28-04-12, 00:22 #132
Maioria das pessoas que está a favor das cotas, nunca vai precisar do ensino público nem vai disputar vagas em universidades públicas. É tipo uma chupeta pra criança parar de chorar. Vêm falar de dívidas seculares que devem ser pagas, mas vocês não estão pagando nada lol. Quem vai pagar é quem realmente precisa e já é lesado pelo sistema (gruar etc).

CtrlA is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
28-04-12, 00:38 #133
como você sabe? ahueh
eu não entrei na ufpr em 2004 por causa de cotas, so stfu

whiplash is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
28-04-12, 00:49 #134
de novo essa discussao?
usa o search maxcool, porra

rapidiaum is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

28-04-12, 01:09 #135
A realidade é dura e cruel. Cotas não são solução, a solução está abaixo (old but gold )


Baron is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

28-04-12, 01:13 #136
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
eu não entrei na ufpr em 2004 por causa de cotas
voce passou bem pros 20% das cotas (caso UnB) não retirarem sua vaga?
e chamada nao conta, chamada é coisa de viadinho/mediocre.

se sim.. Olha que legal, teria gente que merecia mais essa vaga que voce.

se não, WP, não fez mais que a obrigação de pessoa branca, segundo o STF e os 7 votantes da ds.

Blazed is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

28-04-12, 11:11 #137
Jeep

sobre o handicap...
eu acredito que o salto quantitativo resulte em alguma melhora qualitativa. é melhor que a alternativa, que é zero mudança qualitativa.

talvez a mudança fundamental entre nossas opiniões seja que você não aceita isso pelos erros "fundamentais"... e eu apesar de concordar com todos esses problemas levantados, ou a maioria deles, ainda acho válido como medida provisório porque a alternativa a essa medida é nenhuma medida... E isso pra mim é mais "fundamentalmente errado" ainda, porque enquanto se discute o problema de identidade, cor e instituição, essas pessoas continuam sofrendo e sem ter auxílio algum.

e sobre o que vc disse dos votos aos candidatos que priorizem educação e etc... eu concordo. não acho que uma exclua a outra.
mas melhorar a educação básica funciona pra próxima geração, mas e a de agora? nasceu na época errada?

sobre dona joana e dona marcia... primeiramente eu não sei como funcionam essas cotas... não sei se é só se declarar negro ou o q...
mas esses rapazes vão escolher se acham que merecem a cota e, se acharem isso e entrarem pela cota, isso é de responsabilidade deles ldiarem com as consequências disso.

e eu discordo que essas tensões inexistiam...
outro dia li sobre essas coisas que "estimulam o racismo" um cata falando que ah, puxa, estimula os racistas potenciais, porque se não estimular ninguém é racista né? racismo é velado nesse país.

sobre a coisa de pobre e negro em cotas...
eu repito o que o whiplash falou. um negro pobre ainda esta em situação pior que um branco pobre.
então pra virar um negro formado em pior condição que um branco formado me parece uma qualidade de vida superior... como medida provisória.

o problema sobre pq o negros não aproveitam o prouni e etc é algo muito profundo, que eu não sei até que ponto entendo e tenho cabedal pra sequer arriscar... mas rola muita inferiorização deles mesmos frente a essas dificuldades e adversidades com o racismo.
esse vídeo ilustra um pouco o que eu quero dizer.


sobre o lance de negros serem poucos, negro tipo A, como um colega meu fala, eahiueahe... a maioria é miscigenado e etc... mas mesmo branqueados o problema social, a herança dele, ainda é a mesma.
não sei como funciona mas imagino que não precise ser "retinto" pra ser considerado negro. mesmo porque até na áfrica tem diferença de cor e traços muito grandes.
é complicado a identidade por cor. como minha professora disse, alguns nunca chegam a vivenciar o que é ser negro. como o pelé. ele é antes de tudo negro ou simplesmente o pelé? a identidade dele é jogador de futebol.
mas a da maioria dos pardos, escurinhos, whatever, é negra. porque tem as condições sociais, o preconceito e as oportunidade reduzidas. sem contar o "berço" também.

mas é difícil falar disso aqui.porque quem é mais "lesado" por esse tipo de medida é justamente 99% dos frequentadores da ds. a tal classe B.

mas também não quero convencer ninguém e nem acho que consigo. só queria explicar meu ponto de vista e ouvir o seu e o de alguns.

e sobre achar racista e achar que dá certo...
não acho que vai dar certo, acho que é alguma coisa.
e pra deixar de ser racista a gente teria que resgatar uma identidade étnica que simplesmente se perdeu... que não dá pra resgatar. teria que se construir alguma ou algo assim e depois mudar toda a nossa visão sobre isso. que eu acho mais complicado e demorado.

e essa coisa de identidade racial por cor acho que esse texto é muito pra demonstrar...
a gente precisar falar como aquele negão é bonito.... e não falar que aquele brancão é bonito ou whatever...porque o padrão vigente é ser "branco" e ser negro é o outro, então precisa de indicação...
mas ele escreve melhor que eu.

http://papodehomem.com.br/racismo-e-normalidade-1/

u0165 is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-04-12, 11:59 #138
Vc se preocupa que ninguem esta fazendo nada, mas acredita que ao "fazer cotas", eles estao fazendo algo certo, ja eu acho que estao novamente empurrando o problema pra frente, efetivamente nao fazendo nada alem de marketing. Nao vai ser provisorio, ou qual politico vc acredita que vai virar um dia e dizer "bom, 100 anos de cotas, acho que ja ta bom, né?", depois de dar um privilegio so com um monte de gente morta pra se retirar.

Mas eu nao posso deixar de achar que essa relativizacao ta cada vez melhor, vc pode ser terrorista, contanto que esteja do lado certo, vc pode ser bandido, contanto que esteja do lado certo, e agora vc pode ser racista, contanto que esteja na raca certa. Eu imagino como isso vai refletir na cabeca das pessoas.

e acho que vc leu mt por cima dos exemplos que eu dei, eu deixo claro que o numero de negros que vao ser beneficiados é minuscula, e que se sua preocupacao realmente é com negros prejudicados, lamento, mas eles vao ficar 99% no mesmo lugar, mas todos taxados de "vagabundos, pq tem cotas e nao aproveitaram". o 99% sequer chega a poder fazer vestibular, quanto mais fazer uso de cotas, identico a uma enormidade de nao-negros que estao na mesma situacao.

Sobre esse exemplo da boneca, procure por um chamado blue eyes, esse tipo de coisa funciona ate quando vc estimula separacao entre brancos baseado em criterios como cor dos olhos. Alias, humanos adoram tribos, estimular isso nunca prestou, a menos que "seja por uma boa causa".

Ah, e esse exemplo do simonal e do roberto carlos... cara, é tao besta que nem da graca. Chamar um cara de negao indica que ele é um negro grande, entre homens ser grande em geral é um atributo bom. Ser chamado de brancao por outro lado nao indica que ele é um homem branco grande, indica que é um cabacao que nao sai de casa e que ta branco como leite. Sabe, é como comecar a dizer que se uma mulher chama um cara bonito de "pedaco de mau caminho" ela esta coisificando um serumano com sua culpa religiosa. E tambem acho que o paulo zulu deve imediatamente mudar de nome.

de resto, textos do alex castro sobre racismo sao como os do ali kamel sobre o nao racismo, eu prefiro postar os meus achismos do que o de um cara que pesquisou isso quando morou nos eua, numa situacao bem diferente.

Jeep is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

29-04-12, 00:01 #139
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
veio
huaheuhea
se alguém mais for falar q "O CERTO É INVESTIR EM EDUCAÇÃO BASICA!" por favor retire-se
primeiro, esse é o argumento mais batido e obvio
ninguem discorda disso.
segundo, é inexequível a curto/medio prazo a mudança necessária no sistema de ensino pra COMEÇAR a aparecer os frutos disso na estratificação social. Isso é algo pra DÉCADAS, e ainda dependendo de diversos planos de governo a cada 4 anos.
Enquanto simplesmente colocando negros em boas universidade, você tem automaticamente um negro melhor-sucedido ao sair de lá, um potencial trabalhador pai de família que terá condições de criar e educar seus filhos

concordo que não é a melhor solução, concordo que seja absurdamente imediatista e kinda racist, mas infelizmente, é oq dá pra fazer por enquanto.



edit: Casaldo e floydz, estudem História do Brasil e vocês terão a resposta.


Acha MESMO que um negro/branco que obteve uma PÉSSIMA educação básica vai conseguir se sair bem numa faculdade federal fuderenga?! Se conseguir se formar, vai ser um PÉSSIMO profissional.

Para e pensa antes de escrever, rockafeller. Porra!!!

E outra coisa: É plenamente exequivel diminuir essas diferenças para os mais humildes (independente de cor). Basta querer e fazer um puta programa de qualificação profissional para os jovens, uma vez que temos olimpiadas, copa do mundo, pré-sal e o caralho a quatro precisando de mão de obra.

Skipper is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
29-04-12, 00:09 #140

Retalhos.

rocka: "É o que dá pra fazer por enquanto".
Gostei da piada, valeu, valeu.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
FPS_John
Trooper
 

29-04-12, 00:46 #141
Cota SOCIAL é a solução.

FPS_John is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

29-04-12, 01:53 #142
É mesmo?

Nada como um negro, PHD em economia, extremamente reconhecido em seu meio, discordar totalmente dessa posição de cotas.

E nada como um jornalista medíocre da globo ser ownado até não poder mais. Nada como um jornalista fazendo jornalices.

Eu se fosse vocês assistiria até o fim, ao menos o primeiro vídeo



Baron is offline   Reply With Quote
FPS_John
Trooper
 

29-04-12, 02:00 #143
Ponto de vista do Walter é muito interessante. Pq imagine se o cara nascer branco e com baixa renda, o que acontece com essa pessoa?


Last edited by FPS_John; 29-04-12 at 02:15..
FPS_John is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

29-04-12, 02:08 #144
Se a pessoa é branca e de baixa renda ela assiste ao vídeo antes de perguntar merda.


Baron is offline   Reply With Quote
FPS_John
Trooper
 

29-04-12, 02:29 #145
Pior é a outra pessoa que se acha esperta, mas responde uma pergunta retórica.

FPS_John is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

29-04-12, 02:34 #146
Last edited by FPS_John; 29-04-12 at 02:15..


Baron is offline   Reply With Quote
FPS_John
Trooper
 

29-04-12, 02:37 #147
Po véi se não deixa eu molhar o bico ai da esses rolos, mas relaxa que eu entendi sim o ponto de vista do Walter, não se pode negar a validade dos argumentos apresentados.

FPS_John is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

29-04-12, 02:54 #148
tem umas coisas que esse walter williams fala que eh bem wtf

pelo visto ele contra o salario minimo tbm, alguem tem que avisa pra ele que free-market desregulado causou a grande depressao em grande parte...

sibs is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
29-04-12, 03:13 #149
Mais do mesmo, mas mesmo assim é mais.

CtrlA is offline   Reply With Quote
Hell Bovine
Trooper
 

PSN ID: buffbringer XFIRE ID: bovideos Steam ID: bovideos
29-04-12, 03:50 #150
nao concordo

Hell Bovine is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:36.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.