Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

Default Cotas no vestibular... ai, ai

21-01-09, 15:06 #1
Bom,
eu já ouvi vários argumentos bons a favor e contra cotas para quem vem de escolas públicas. Se por um lado isso pretende-se fortalecer a rede pública de ensino, por outro isso é cuspir na cara de quem se matou pra dar colégio particular pros filhos.
Também é triste que já no primeiro ano de cotas para oriundos de escola pública aqui na minha universidade, já tem um bando de rico (daqueles que enchem o cu de dinheiro) que faz segundo grau em escola pública e faz o melhor e mais caro cursinho da cidade mais pra perto do vestibular. Ai, ai.

Concluindo o raciocínio, eu nunca ouvi um bom argumento pra cotas por cor da pele. Cotas pra indígenas e negros são a coisa mais tosca, e eu não entendo nem qual foi a motivação da criação disso. Populismo cego? O movimento 'negro' brasileiro tem poder político pacaraio e eu não sabia? Algum mistério? Enfim, foi aprovado aqui e, apesar de menos de 10% da população ser negra segundo o censo, reservaram mais que isso em vagas na universidade.

Aí eu vou olhar o resultado parcial do vestibular e peço que me acompanhem:
São 150 questões no vestibular, mkay? Cada uma com cinco alternativas, nenhuma questão discursiva, não perde nada por errar, não existe 'disciplina favorecida' para um curso ou outro.
Isso quer dizer que se você estiver fazendo vestibular para Letras, uma questão de português vale a mesma coisa que uma de matemática (não varia por curso).

Funciona assim: depois de fazer a prova e ver quantas das 150 você acertou, eles pegam o dobro do numero de vagas em pessoas pra fazer a redação. Ou seja, se tem 40 vagas, pegam os 80 primeiros. A pontuacao do 80º cara de cada curso é o "PONTO DE CORTE". A pontuação do 40º cara é a "NOTA DO MEIO".

É óbvio que a não ser que todo mundo esteja muito empatado (só acontece em medicina aqui, quase) uma pessoa tem que ter muito mais do que o ponto de corte pra passar. Como é exatamente o 'dobro do numero de vagas em pessoas', em geral o candidato que tem mais que a nota do meio passa no vestibular, até porque a redação vale 10 questões apenas. Então se você tem mais que dez acertos a mais que a nota do meio dos classificados pra redação do teu curso, tu só não passa se zerar a redação (zerar desclassifica).

Vejamos o resultado parcial do curso de Farmácia, que o que minha namorada faz:
Cidadao E, sem cotas:
Maior nota: 113/150
Ponto de corte: 72/150
Nota do meio: 84/150

Ou seja, desses que nao tem cotas, tem chance os que tem 72 questoes ou mais (embora pouca), boa chance os que tem 84 questoes ou mais e passaram quase certo aqueles que tem 94 questoes ou mais. Simples, nao?

Vejamos o mesmo curso, as cotas para oriundos de escolas públicas:
Maior nota: 104/150
Ponto de corte: 86/150
Nota do meio: 92/150

Olha que supresa pra quem dizia que cotas era pra 'deixar mais fácil pra quem vem de escola publica passar'. "É MAIS FÁCIL PASSAR NO JEITO NORMAL QUE POR COTAS?". Claro que não. CASO seja mais concorrida a disputa por cotas do que a normal, você disputa PRIMEIRO por cotas e, caso não tenha conseguido, disputa o páreo normal. Então aquele monte de calculo de antes, dizendo que quem tinha 94 ou mais passava certo não é bem assim... tem que averiguar primeiro quantos dos cotistas de escola pública nao vao pegar essas vagas, mesmo nao tendo passado usando o criterio das cotas.

Até aí tudo bem. Isso mostra que o desempenho dos alunos de escola pública foi maior nesse curso, e saiu até no jornal que no fim das contas, levando todos os cursos em consideração, ficou parelho com o vestibular normal. Os cotistas ainda tem aquela 'segunda chance' espertalhona que falei ali, mas isso é o de menos. Se os caras fizeram mais que os 'normais', merecem passar antes, mesmo.

Agora, mesmo curso, cotas pra pele escura (sim, porque "AFRO-BRASILEIRO" no cu de quem inventou o termo):
Maior nota: 102
Ponto de corte: 41
Nota do meio: 68

Fazendo as contas, chega-se a conclusão:

-> Se você é negro, tendo 78 questões, passa com quase certeza (basta não zerar a redação).
-> Se você é branco, com 78 questões depende de ir muito bem na redação e torcer pra pelo menos uns 10 candidatos imediatamente na sua frente irem muito mal, ou qualquer candidato a sua frente zerar.

Se você é negro e tem 68 acertos, pode passar indo bem na redação e torcendo pra uma pessoa na sua frente ir mal (são só 10 vagas). Se você é branco e fez 68, é melhor estudar mais pro ano que vem.

E esse não é o pior caso. Eu me motivei a escrever esse caralhaço de coisas aqui porque percebi o seguinte, olhando a lista: tem cursos que se cotista por pele escura acertar TRINTA questoes de CENTO E CINQUENTA, tem boas chances de passar.

Percebam o absurdo disso.

Cento e cinquenta questoes com 5 alternativas, chutando TUDO a probabilidade reza que voce acertas quantas? Quantas, mesmo?

Trinta.

O suficiente pra passar no vestibular em alguns cursos. Medicina Veterinária, que é um curso não dos mais fáceis, incluso.

O que vai valer, daqui a uns 10 anos, o diploma de um cara esforçado e estudioso que por acaso tem a pele negra? Ele vai sofrer o preconceito e ser estereotipado como o incompetente que só passou no vestibular porque é negro e só se formou por acaso. Dependendo da condição do cara, trabalhar e estudar junto não vai permitir as melhores notas. E o currículo dele vai berrar, muito injustamente, incompetência.

Se você é negro e tá na universidade, brace for the impact. Mire nas notas boas. Sem notas acima de 8 ou 9 em quase tudo, vai ficar marcado que passou porque alguém decidiu que era uma boa idéia te "dar uma vaga".





Zedd is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

21-01-09, 15:09 #2
mto grande pra ler.

mas sou contra as cotas raciais!

kuidow is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

21-01-09, 15:11 #3
Podia pelo menos escrever porque é contra então, visto que o tópico é pra discutir, kuidow

Zedd is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
21-01-09, 15:16 #4
Isso na UFSM?

wiseman is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

21-01-09, 15:17 #5
Sim =(
Acabei de ver aqui que pra deficientes é a mesma coisa.
Quer fazer física bacharelado e passar direto? Basta ser negro e fazer uma pontuação ridícula pros padrões de universidade federal (menos de 50 das 150) ou ser deficiente e chutar tudo A (30 questoes).

Zedd is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
21-01-09, 15:29 #6

wiseman is offline   Reply With Quote
slashin
Trooper
 

21-01-09, 15:35 #7
rola acúmulo?
tipo... o cara é negro e deficiente, ou indígena e deficiente e além disso ainda estudou em escola pública.

acho que rola de escola pública + cor de pele (ou como sugere a lei: cor de cérebro)

slashin is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

21-01-09, 15:39 #8
concordo com TUDO que vc disse Zedd

lalah is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

21-01-09, 15:39 #9
Cotas pra negros e indios é ridículo.
Já as pra estudantes que vem de escola pública até acho válido, mas não da forma como é aplicada.
Ao invés de aumentar as vagas, tão usandol as vagas que já tem, ou seja, prejudicando alguns.
E, claro, se tivessem melhorando o ensino fundamental publico seria bem melhor... mas isso demora muito então não dá voto.. optaram pela solução imediata.
o certo seria aumentar vagas pra colocar cotas (só pra quem vem de escola publica), e ao mesmo tempo ir melhorando o ensino público fundamental e médio.

Lembrando que eu não sou cotista... pelo contrário.. se não tivesse cotas pra comer boa parte das vagas eu teria entrado esse ano na facul.

snake is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
21-01-09, 15:43 #10
Eu jah era meio contra... apos os vestibulares do ano passado eu fiquei 100% contra essas bostas de cotas..

eu tentei vestibular pra medicina... e as notas para quem tem cotas era bem abaixo de quem nao tinha... e ainda por cima... a vaga deles era quase 50%!

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

21-01-09, 16:32 #11
ae Zedd, vo ver se eu acho o documento que eu e minhas irmãs escrevemos e lemos quando ocorriam os debates das cotas na UFSM, em 2006 se não me engano, fomos os ÚNICOS representantes dos estudantes durante a assembléia que decidiu.
vou achar o texto e posto aqui


Last edited by Zedd; 06-09-16 at 06:53..
marconds is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
21-01-09, 16:38 #12
Quote:
O que vai valer, daqui a uns 10 anos, o diploma de um cara esforçado e estudioso que por acaso tem a pele negra? Ele vai sofrer o preconceito e ser estereotipado como o incompetente que só passou no vestibular porque é negro e só se formou por acaso. Dependendo da condição do cara, trabalhar e estudar junto não vai permitir as melhores notas. E o currículo dele vai berrar, muito injustamente, incompetência.
fail.
Entrar na faculdade é uma coisa. Sair dela é outra.

De resto, concordo com grande parte

maxcool is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
21-01-09, 16:43 #13
ah btw
eu acho que devia funcionar assim:

se o cara entrou por cotas, quaisquer que sejam - cor da pele, classe social, o caralho a quatro - deve dedicar X horas, X dias, X sei lá o que dando aula em cursinhos pra pessoas pobres, escola pública, e participar de projetos sociais, ensinando população carente e tal.
Se não fizer isso, não cumprir as metas, não cola grau.

Sem contar que deveriam, também, ter um esquema de meta de notas. Abaixo de X é jubilado.

Quer mamata pra entrar? Tenha. Mas faça por onde permanecer

maxcool is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

21-01-09, 17:08 #14
You must spread some reputation around before giving it to Zedd again.

Locutus is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

21-01-09, 17:29 #15
o problema é difinir quem é negro e quem não é.
lembram desse caso da Unb? Os gemeos univitelinos, um foi considerado negro e o outro não.
Mas na boa, eu se ficar 1 mês na praia tomando sol fico muito mais preto que eles. Acho que vou fazer isso

 

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibu...+EM+COTAS.html

gusto is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

21-01-09, 17:34 #16
tinham que mapear o DNA de brancos e negros, descobrir as maiores diferenças, definir tudo certinho e coletar uma amostra de sangue dos cotistas no dia do vestibular.

Já que vamos discriminar que seja feito com o máximo de justiça!

Baron is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-01-09, 17:41 #17
zedd++

Jeep is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

21-01-09, 17:54 #18
esses 2 nao sao negros nem a pau
eu tb, se tomar sol fico muito mais morena que eles
meu irmao entao, nem se fala... o apelido de meu irmao eh BUIU de tao moreno que ele eh, mas nao eh considerado negro

concordo tb com oq o maxcool falou, de ensinar e ter metas de notas...

lalah is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
21-01-09, 17:58 #19

chrysler is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

21-01-09, 18:33 #20
Aí que tá a questão, maxcool

Quem entrar por cotas VAI se formar. Quer apostar que vao usar esse dado pra 'reafirmar' que as cotas dão certo? "Se formaram tantos quanto os não cotistas". Óbvio.
A média numa universidade é 5. Mesmo considerando que existem cursos mais fáceis e mais difíceis, acho que NINGUÉM aqui duvida que a nota que sai lá no histórico depende muito mais do professor do que da disciplina. Disciplina difícil e professor 'fácil' é nota alta, o contrário é o contrário absoluto

VAI ter gente se formando com 5 parelho, como sempre teve, só que vai ser mais gente e geralmente no empurrãozinho. É o que eu acho. E tem mais que se 20% da turma começar a remar, remar, remar e não sair do lugar o 5 de amanhã será o 2 e meio de hoje

O nível de "cobrança" dos professores ameça cair vertiginosamente, levando a qualidade do ensino geral lá pra baixo. É óbvio que bons alunos vão continuar fazendo boas faculdades, é o aluno que faz o curso, e nesse modelo sempre será. Mas o aluno médio pura e simplesmente se fodeu.

É exatamente isso: o aluno médio se fodeu. Ele é o cara que passa quase no ponto de corte, e agora não passa mais. Ele é o cara que tinha um nível aceitável de aprendizado porque os professores cobravam e ajudavam as coisas certas, agora não mais

SImplesmente fodeu

Marconds, eu lembro disso, posta aí o que puder sobre o assunto

Zedd is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

21-01-09, 21:27 #21
fail pq chrysler?

gusto is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
21-01-09, 22:37 #22
cota = lixo

Acid is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

21-01-09, 22:54 #23
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Se você é negro e tá na universidade, brace for the impact. Mire nas notas boas. Sem notas acima de 8 ou 9 em quase tudo, vai ficar marcado que passou porque alguém decidiu que era uma boa idéia te "dar uma vaga".

Nossa velho, olha a bosta imensa que tu falou.
Quer dizer que todo mundo que faz faculdade particular é um lixo ou 'vai ficar marcado' pq foi fácil entrar?
hehe presta atenção tchê.

Gerson is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
22-01-09, 00:27 #24
Cara, vestibular não quer dizer nada... é só um processo de seleção, não um batismo de fogo.

Também sou contra as cotas, e também concordo que a pessoa possa sofrer preconceito NA FACULDADE. Mas depois disso, qual a relevância?

Conrado is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-01-09, 09:16 #25
Quote:
Postado por songer Mostrar Post
Nossa velho, olha a bosta imensa que tu falou.
Quer dizer que todo mundo que faz faculdade particular é um lixo ou 'vai ficar marcado' pq foi fácil entrar?
hehe presta atenção tchê.
É bem diferente, tem uma diferença bem sutil mas que muda tudo
Universidades particulares são sensivelmente mais fáceis de entrar, mas as pessoas levam em conta a 'nota do mec' praquele curso e supoe-se que todos os alunos tiveram a 'mesma qualidade' no curso.

O que eu acho que vai acontecer é que vai se oficializar no imaginário popular é que se alguém é negro e fez federal, se ele não tem as melhores notas é porque ganhou uma vaga e fez um curso abaixo do medíocre aos trancos e barrancos

Pode ser idiotice minha mas mesmo que seja e nada aconteça, nao justifica tirar a vaga de um cara porque o outro tem a pele mais escura

Esse critério nao leva nada em conta, posicao socio economica, etc, porra nenhuma, só a cor da pele
Me diz quão imbecil é isso

Zedd is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
22-01-09, 09:37 #26
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
fail pq chrysler?
Pros 2 "negos" que não são...

chrysler is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

22-01-09, 10:02 #27
Bom, tem outro lado também.

Eu tô no mercado há + de dez anos, e acho que nunca nenhum chefe ou intrevistador me perguntou as minhas notas de faculdade. Pra falar a verdade, eu não saberia responder sem consultar meu histórico. Tudo que tem no CV lá é o nome, curso, e ano de conclusão, e só quem tem contato com meu diploma é a estagiária do RH que xeroca e arquiva as papelada depois da contratação verbal. A Brasil Telecom foi a única que exigiu histórico, mas foi por processo interno e não porque meu chefe pediu.

Não sei se isso é uma característica de TI, que no início da década nem era exigido nível superior.

Bom. Agora na pós eu tive uma cadeira de gestão estratégica onde quase metade das aulas era sobre como a indústria prevê pessimisticamente a qualidade da mão de obra do futuro. Enquanto em países desenvolvidos até um pedreiro precisa ter curso profissionalizante pra misturar o cimento na proporção certa (senão as autoridades não autorizam a obra), aqui no Brasil os estagiários estão entrando no mercado cada vez mais n00bs. As faculdades já começaram a diminuir o crivo e o mercado já começou a sentir. Em muitos casos, empregadores já perceberam que é preferível pagar U$15K prum gringo vir trabalhar aqui do que anunciar uma vaga de R$10K e levar meses pra encontrar alguém, e ainda ter que lidar com a curva de aprendizagem.

Bem. Eu já nunca fui fã do sistema de ensino brasileiro, em especial esse lance de vestibular. O vestibular deveria ser classificatório, e não eliminatório. Depois a faculdade volta todo o foco pra pesquisas científicas e esquece que o que enriquece o país é a indústria. Aí nossos melhores pesquisadores vão trabalhar pro exterior e os que ficam precisam de anos como treinee pra assumir algum cargo descente.

Anyway. Se o excelentíssimo sr. presidente não precisou de faculdade pra chegar onde chegou, pra que alguém vai meter o dedo no MEC pra tentar mudar alguma coisa?

... e a tendência é piorar...

Locutus is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

22-01-09, 10:21 #28
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
É bem diferente, tem uma diferença bem sutil mas que muda tudo
Universidades particulares são sensivelmente mais fáceis de entrar, mas as pessoas levam em conta a 'nota do mec' praquele curso e supoe-se que todos os alunos tiveram a 'mesma qualidade' no curso.

O que eu acho que vai acontecer é que vai se oficializar no imaginário popular é que se alguém é negro e fez federal, se ele não tem as melhores notas é porque ganhou uma vaga e fez um curso abaixo do medíocre aos trancos e barrancos

Pode ser idiotice minha mas mesmo que seja e nada aconteça, nao justifica tirar a vaga de um cara porque o outro tem a pele mais escura

Esse critério nao leva nada em conta, posicao socio economica, etc, porra nenhuma, só a cor da pele
Me diz quão imbecil é isso
Não tão sensivelmente né Zedd, aqui no RS tu entra em qualquer uma acertando 20% da prova em todos os cursos, menos medicina.
Mas enfim,
eu não concordo com as cotas velho, realmente...to contigo que é imbecil.
Só acho que tu ta meio que equivocado nesse 'preconceito' que tu diz que vai existir. Nessa necessidade de notas altas.

Se fosse assim, me diz, o que que ia sobrar pros negros que forem pra particular, que não tiverem capacidade de passar mesmo com cotas?
Pelo que vão ter que passar esses, se os que foram melhor que eles já serão vítimas desse tal preconceito?

Gerson is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
22-01-09, 13:35 #29
Quote:
Postado por songer Mostrar Post
Nossa velho, olha a bosta imensa que tu falou.
Quer dizer que todo mundo que faz faculdade particular é um lixo ou 'vai ficar marcado' pq foi fácil entrar?
hehe presta atenção tchê.
Sim, exatamente. Em diversas empresas que eu conheço é assim.

Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
Bom. Agora na pós eu tive uma cadeira de gestão estratégica onde quase metade das aulas era sobre como a indústria prevê pessimisticamente a qualidade da mão de obra do futuro. Enquanto em países desenvolvidos até um pedreiro precisa ter curso profissionalizante pra misturar o cimento na proporção certa (senão as autoridades não autorizam a obra), aqui no Brasil os estagiários estão entrando no mercado cada vez mais n00bs. As faculdades já começaram a diminuir o crivo e o mercado já começou a sentir. Em muitos casos, empregadores já perceberam que é preferível pagar U$15K prum gringo vir trabalhar aqui do que anunciar uma vaga de R$10K e levar meses pra encontrar alguém, e ainda ter que lidar com a curva de aprendizagem.
Não é que as faculdades começaram a exigir menos. As boas universidades continuam boas. O problema é que da noite pro dia surgiram 535433 UNIXULAMBS da vida. Então a qualidade média do mercado como um todo diminuiu, mas continua tendo, na pior das hipóteses, o mesmo número de pessoas boas.

O problema todo é que se o pessoal de RH *também* veio da UNIXULAMBS eles não terão a percepção de que a UNIXULAMBS é uma bosta e daí você entra em um ciclo vicioso em que as empresas não sabem selecionar os candidatos corretamente.

Na verdade, esse é o problema. Vou citar um exemplo real (e me desculpe se eu ofender alguém aqui de BH, mas é a verdade). Existe uma universidade aqui em BH que se chama FUMEC e atualmente é a terceira maior da cidade (depois da UFMG e da PUC). A maioria do pessoal de RH que eu já vi se formou na FUMEC. No entanto os cursos da área de Ciência da Computação/TI de lá são uma merda total, ruins mesmo, coisa de gente conseguir formar em CC (nem é algo tipo Sistema de informação não) que não sabe programar.

A mentalidade de 90% das pessoas que eu já vi da FUMEC é que o curso de lá é tão bom quanto em qualquer outro lugar. Alguns até ousam defecar pela boca coisas como "a formação da FUMEC é superior a da UFMG porque aqui nós estamos mais ligado ao mercado enquanto lá eles só ficam na teoria". O que é duplamente errado.

E daí vem o ciclo vicioso. Aí você soma isso com aberrações como o PROUNI e GG, foi pro buraco.

Acid is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

22-01-09, 14:29 #30
Quote:
Postado por Acid Mostrar Post
Sim, exatamente. Em diversas empresas que eu conheço é assim.
as diversas que voce conhece eh UMA e nao eh boa de trabalhar assim(atan)

Bombastic is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

22-01-09, 14:30 #31
Zedd, não achei
se perdeu junto com o HD antigo delas.

marconds is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

22-01-09, 14:48 #32
Pelo que eu conheço (Grupo Telefônica (Terra/Vivo), Brasil Telecom, BearingPoint/KPMG/Andersen, British American Tobacco/Souza Cruz, GM) o pessoal caga pra tua formação na entrevista. Eles perguntam mais da sua experiência, e pedem como demonstrar ou comprovar alguns pontos mais marcantes. Caso você seja convincente, aí sim te direcionam pro RH que age de forma completamente burocrática, sem nem ler o que estão cadastrando.

...aí durante três meses, se você não atender às expectativas, rua.

Então na verdade a formação da menina do RH nem vai influenciar nesses casos. Se alguma coisa influencia no quesito formação, é o crivo do entrevistador, que tá mais preocupado em aferir se alguma vez na vida você precisou exercer a função para a qual eles estão te contratando, e se fez bem feito.

Locutus is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
23-01-09, 11:35 #33
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
as diversas que voce conhece eh UMA e nao eh boa de trabalhar assim(atan)
Não, não é... até porque, agora que virou Accenture, cagaram o processo seletivo e virou aquele teatrinho de RH heheh... E acho que na maioria das empresas *grandes* é assim.

Mas que $deity me livre de ir trabalhar em um lugar assim...

Acho mais fácil a *sua* experiência aqui em BH ser limitada somente à Sydle hein =P

Acid is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
23-01-09, 11:37 #34
Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
Pelo que eu conheço (Grupo Telefônica (Terra/Vivo), Brasil Telecom, BearingPoint/KPMG/Andersen, British American Tobacco/Souza Cruz, GM) o pessoal caga pra tua formação na entrevista. Eles perguntam mais da sua experiência, e pedem como demonstrar ou comprovar alguns pontos mais marcantes. Caso você seja convincente, aí sim te direcionam pro RH que age de forma completamente burocrática, sem nem ler o que estão cadastrando.
Estou falando pra recém-formado. Normalmente, sem experiência como contratado.

E, em especial, em empresas menores. Em empresa grande o pessoal não tem critério mais pra contratar. Contrata qualquer merda que consegue fazer teatrinho direito e depois reclamam por aí falando que pessoal de TI não é qualificado e que projetos atrasam...

Acid is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

23-01-09, 11:44 #35
isso é ridiculo, o lula já deu o que tinha que dar, as relaçoes estao acertadas, precisamos novamente de um cerebro no poder...

dos Pampas is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
23-01-09, 12:29 #36
Precisamos de :

 


BARAKA

chrysler is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

02-05-09, 23:44 #37
RISE FROM YOUR GRAVE
e summon porteir0


Em um comentário à parte, prevejo os livros de história daqui a 30, 40 anos falando sobre como uma política racista e retrógrada foi aplicada num páis com quase 200 milhões de habitantes no início do século. E maldizendo a imbecilidade que manteve esse sistema funcionando e impactando negativamente toda a estrutura do ensino superior. Vão olhar pra trás e dizer: "Meus deuses, era só investir na escola pública, pagar melhor os professores, incentivar a meritocracia na escola como método de admissão nas universidades federais, talvez criar um sistema de cotas por situação socioeconomica para amenizar o problema a curto prazo... mas de quem foi a idéia de fazer essa merda toda?".

Gostaria que me respondessem essa indagação aqui:
Quote:
Postado por Zedd
Esse critério nao leva nada em conta, posicao socio economica, etc, porra nenhuma, só a cor da pele
Me diz quão imbecil é isso
Então, numa de zero a dez de imbecilidade, quão imbecil é promover um concurso público meritocrático onde a cor da pele é fator altamente decisivo? Favor ler o primeiro post desse tópico e me dar explicações sobre porque existem cotas para COR da pele e não para renda, situação socioeconômica, etc.

Zedd is offline   Reply With Quote
banshee
Trooper
 

03-05-09, 00:21 #38
Existe isso porque você mora no Brasil.
Só por causa disso. Se você vivesse num país decente, isso não aconteceria.

banshee is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
03-05-09, 00:24 #39
Só tinha que existir cotas para deficientes, cotas por questões sociais é ridiculo. O governo tem que corrigir o ensino publico e não ficar tampando o sol com uma peneira. O que adianta o cara passar no vestibular e não conseguir sair nunca do ciclo básico? Quem fez um bom ensino particular já sofre pra passar de Fisica III e Calculo II, imagine um cara que veio de escola publica?

Acaba que esse cara fica 30 anos na faculdade e não se forma....

mrxrsd is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

03-05-09, 00:27 #40
Quote:
Postado por zedd
Concluindo o raciocínio, eu nunca ouvi um bom argumento pra cotas por cor da pele. Cotas pra indígenas e negros são a coisa mais tosca, e eu não entendo nem qual foi a motivação da criação disso. Populismo cego? O movimento 'negro' brasileiro tem poder político pacaraio e eu não sabia? Algum mistério? Enfim, foi aprovado aqui e, apesar de menos de 10% da população ser negra segundo o censo, reservaram mais que isso em vagas na universidade.
porra
como assim nao entende a motivaçao disso?
talvez o fato de que há nem 200 anos atrás eles eram escravos?
deve ter sido muito fácil pra eles se integrarem à sociedade, né?
imagina o dia da libertaçao dos escravos... o senhor de engenho liberando geral: "we're cool, right guise?"
e no dia seguinte ja haviam medicos, advogados, engenheiros negros!

por isso a comunidade negra no brasil hoje é tao privilegiada
meia duzia de geraçoes, e problem solved
os negos ja estao entre nós, mostly rich and well-cultured

o fato de pobreza e miséria estarem intimamente relacionadas com a cor da pele no brasil é mera coincidencia.

que se fodam, right
vao estudar, vagabundos
hail


Last edited by rockafeller; 03-05-09 at 00:33..
rockafeller is offline   Reply With Quote
ArKaNuS
Trooper
 

03-05-09, 00:43 #41
Eu desaprovo completamente as cotas.

Eu estudei em escola pública e 95% é uma grande bosta!
É inviável colocar tanta gente despreparada na faculdade...

Paguei meu cursinho trabalhando no próprio cursinho, onde tive uma boa base para poder começar meus estudos e consegui entrar na federal sem artifícios que vão contra a meritocracia.

E tem muita gente que se ferra, familias que se ferram pagando boa escola pros filhos, e agora eles são os maiores prejudicados nessa história.

ArKaNuS is offline   Reply With Quote
ArKaNuS
Trooper
 

03-05-09, 00:43 #42
btw

...........................|.\/..\/..\/.|
............................|_______|
............................///.........\\\
..........................////~~..~~\\\\
........................((((...@...\.@..))))
........................))))........_\....((((
.......................((((.......-~~-...))))
......................)))))\......***.../(((((
.....................(((((..\............/...)))))
.....................)))))....\_____/.....(((((

LUÍS XVI DOS BROTHER SE VOCÊ NÃO MANDAR ESSE MONARCA ABSOLUTO PRA 5 BROTHER VOCÊ NÃO É UM BROTHER E VAI PRA BASTILHA.

ArKaNuS is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-09, 01:29 #43
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
porra
como assim nao entende a motivaçao disso?
talvez o fato de que há nem 200 anos atrás eles eram escravos?
deve ter sido muito fácil pra eles se integrarem à sociedade, né?
imagina o dia da libertaçao dos escravos... o senhor de engenho liberando geral: "we're cool, right guise?"
e no dia seguinte ja haviam medicos, advogados, engenheiros negros!

por isso a comunidade negra no brasil hoje é tao privilegiada
meia duzia de geraçoes, e problem solved
os negos ja estao entre nós, mostly rich and well-cultured

o fato de pobreza e miséria estarem intimamente relacionadas com a cor da pele no brasil é mera coincidencia.

que se fodam, right
vao estudar, vagabundos
hail
Pera, é o dia seguinte ou 200 anos? E os imigrantes que chegaram aqui com uma mão na frente e outra atrás? No outro dia já receberam diplomas e salários? Advogados, médicos e engenheiros? Note-se que parte dos descendentes desses imigrantes continua compondo a classe social menos privilegiada, e parte ascendeu. Mesma coisa com os negros, parte ascendeu, parte não. Mas não se vê cotas para japoneses explorados em plantações de café.

Não existe dívida histórica que não possa ser pago com IGUALDADE de condições pra todos. Quero ver um bom argumento sobre como uma cota por cor da pele é melhor que uma cota por renda.

E o argumento da cor da pele, depois de 200 anos, estar ligado ao estado social de pobreza ser 'coincidência' é infantil e espero que se saiba disso. A miscigenação em 200 anos deve ter tratado de dar pele mais negra ou mais clara pra muita gente que teve ou não teve ascendentes escravos. Além do mais, você tirou essa informação que não é coincidência de onde?

Zedd is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
03-05-09, 01:45 #44
alguém aí em cima perguntou o porque de cotas. é simples, pra não ter que resolver o problema da educação!

Brasil é o país da muleta, aqui não se resolve porra nenhuma, só se dá muleta!

vegetous is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
03-05-09, 01:47 #45
nego não paga nem imposto... por que deveria usufruir das universidades?

drakiN is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
03-05-09, 08:15 #46
pq ela é publica.. por isso ela é pra todos, e tb tem rico que nao paga imposto, pq eles tem direito?

sou contra a qualquer cota... o correto deveria ser a melhoria do ensino fndamental e medio... mas as cotas servem apenas para criar numeros ridiculos que negros e pobres/publicos estao na universidade.. todo mundo sabe disso...

entao quem é branco como eu que nao liga pra isso, acha errado e fica na sua
e quem é branco e revoltado, faz um grupo de apoio aos brancos desamparados do braZil
GABRAD BRAZIL =] (mesmo eles sendo ricos)

acho que o ensino, assim como saude, segurança deveria ser pra todos sem diferenças... mas eu fui obrigado a estudar em escola particular pq a publica é lixo, fiz universidade federal (mas ainda nao existia cota nenhuma), sou obrigado a pagar plano de saude, sou obrigado a pagar segurança particular pra minhas duas empresas... pq nada funciona.. e pra mostrar que funciona eles fazem esses remendos..

boa sorte pra quem precisa fazer vestibular...

vc vai lutar contra...
1 - os proprios concorrentes
2 - os negros
3 - os negros pobres
4 - os brancos podres
5 - qualquer um que seja de qualquer raça que seja pobre
6 - qualquer um que nao passar em sua classe que se torna seu concorretne novamente...

pobre = ensino publico

Soul is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

03-05-09, 10:30 #47
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
porra
como assim nao entende a motivaçao disso?
talvez o fato de que há nem 200 anos atrás eles eram escravos?
deve ter sido muito fácil pra eles se integrarem à sociedade, né?
imagina o dia da libertaçao dos escravos... o senhor de engenho liberando geral: "we're cool, right guise?"
e no dia seguinte ja haviam medicos, advogados, engenheiros negros!

por isso a comunidade negra no brasil hoje é tao privilegiada
meia duzia de geraçoes, e problem solved
os negos ja estao entre nós, mostly rich and well-cultured

o fato de pobreza e miséria estarem intimamente relacionadas com a cor da pele no brasil é mera coincidencia.

que se fodam, right
vao estudar, vagabundos
hail
Excelente. Algum post salvando o tópico.... Tá faltando muito "se botar no lugar do outro" por aqui....
Vou falar o que falei no outro tópico:

Eu sou a favor de cotas sociais, como medida paliativa. A medida não é de toda boa, mas no saldo final é positiva, muda alguma coisa - e vejam, isso é muito importante, alguma coisa mudar! A situação tá caótica! Uma medida que tenha como consequência debates quentes como esse que ocorre aqui é muito importante. Pensar, discutir, repensar, ideias. Isso falta muito!

Quanto às cotas raciais, sou a favor mas como medida paliativa também. Precisamos de negros em outras posições sociais além de membro de grupo de pagode e jogador de futebol. Vá numa favela, e veja em quem os pequenos se espelham.... coincidência? Em pouco tempo as cotas raciais terão trabalhado nesse aspecto, teremos negros em outras posições sociais, mais interessantes (educacionalmente falando). Também há a dívida que temos com a raça negra, que tem um passado tão sofrido. Uma espécie de reparação simbólica é importante. Isso não é coisa de gente burra, galera. Aconteceu na Noruega uma reparação para com o povo lapônico.... Primeiro mundo hein!


---

No mais, rapidiaum, tô contigo. Os que clamam "reforma no ensino básico!" como se fosse muito simples, estão dando soco em ponta de faca, insistindo em algo *que leva muito tempo, é uma complexa construção, que de pequenas em pequenas medidas será executada, e não de uma hora pra outra*. ÓBvio que nós, a favor das cotas, concordamos que é isso que precisa ser feito. Mas um ultimato a esse nível não elabora nenhum caminho a ser seguido, as coisas ficarão como estão. Cotas é uma medida paliativa para gerar um efeito a curto/médio prazo. Investimento em ensino básico necessita de um longo prazo para funcionar (no Brasil). MUITA coisa teria que mudar, e deve. Fiquem felizes de alguma coisa estar mudando, mesmo que seja uma medida paliativa, mesmo que não seja a melhor ideia, mas é uma ideia lançada e executada, e isso é grande coisa!

denial is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 11:32 #48
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
A média numa universidade é 5.
Nossa!

Em QUAL universidade?

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 11:35 #49
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Não existe dívida histórica que não possa ser pago com IGUALDADE de condições pra todos.
O seu conceito sobre IGUALDADE é meio deturpado. Igualdade, ou isonomia, não é dar as mesmas ferramentas e condições para todas as pessoas, mas sim tratar de "os iguais de maneira igual e os diferentes de maneira diferente, na medida da sua desigualdade". É isso o princípio da isonomia, que está presente até na tributação... veja: quem tem mais, paga mais; quem tem menos, paga menos impostos.

Esse conceito de igualdade que você está pregando olha muito para o próprio umbigo e quase nada para o lado. É "venha a nós o vosso reino e vosso ventre que se foda"... fail total.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 11:40 #50
E só para constar: eu sou absolutamente contrário às quotas. Sempre fui. Mas não por esses argumentos...
Simplesmente eu acho que não são as quotas que vão proporcionar uma compensação digna e adequada aos quotistas...

night is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-05-09, 12:49 #51
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
RISE FROM YOUR GRAVE
e summon porteir0
im here: 100 000 000 mana used;

argumentam que se preocupam com o problema da qualidade da universidade; que o problema da educação nao irá se resolver; que está na escola pública o verdadeiro problema, e blá blá blá.

por trás disso preocupam-se somento com seus umbigos, com as "suas" vagas. peraí - as vagas nao são nossas, são públicas!! pra alguns é dificil entender essa acertiva.

Ainda mais com o PiG e o Zé Pedágio escancarando a preocupação com as cotas, sim - pq vai ter uma pá de negão, e indio na UFRJ e USP, UFRGS, FURG, UEL, UFPeL, UFSM, UnB e outras.

Nao adianta chorar, as cotas foram implantadas.

porteir0 is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-09, 12:52 #52
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
O seu conceito sobre IGUALDADE é meio deturpado. Igualdade, ou isonomia, não é dar as mesmas ferramentas e condições para todas as pessoas, mas sim tratar de "os iguais de maneira igual e os diferentes de maneira diferente, na medida da sua desigualdade". É isso o princípio da isonomia, que está presente até na tributação... veja: quem tem mais, paga mais; quem tem menos, paga menos impostos.

Esse conceito de igualdade que você está pregando olha muito para o próprio umbigo e quase nada para o lado. É "venha a nós o vosso reino e vosso ventre que se foda"... fail total.
Leu que eu aceito cotas por renda? Isso é exatamente a igualdade que você descreveu.

A igualdade que descreve a política de cotas por COR DA PELE é a seguinte:
"os iguais de maneira igual, os diferentes de maneira diferente na medida de sua desigualdade, e alguns iguais desmesuradamente."
Ou você nega que alguém é igual por ter a cor da pele diferente? Se não me engano isso tamém tá na lei.

Repito: um argumento sobre porque cotas por cor da pele não são completa besteira, me tragam um.

O denial acabou de expôr que acha que 'as crianças negras vão ter exemplos além de pagodeiros e jogador de futebol'. Não considerei um bom argumento, porque é fantasioso, e mesmo que fosse o principal foco de uma ação, creio que ia se mostrar falho: quem aspira ser traficante é porque não tem EDUCAÇÃO e ALTERNATIVA. Não é porque não tem alguém com a mesma cor da pele pra se espelhar. Se essa idéia fizesse sentido, os meninos brancos de favela iam aspirar ser 'coisas diferentes' e estatisticamente seriam menos propensos a virarem traficantes, e acho que ninguém chega a pensar que isso é verdade

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-09, 13:05 #53
Quote:
Postado por porteir0 Mostrar Post
im here: 100 000 000 mana used;

argumentam que se preocupam com o problema da qualidade da universidade; que o problema da educação nao irá se resolver; que está na escola pública o verdadeiro problema, e blá blá blá.

por trás disso preocupam-se somento com seus umbigos, com as "suas" vagas. peraí - as vagas nao são nossas, são públicas!! pra alguns é dificil entender essa acertiva.

Ainda mais com o PiG e o Zé Pedágio escancarando a preocupação com as cotas, sim - pq vai ter uma pá de negão, e indio na UFRJ e USP, UFRGS, FURG, UEL, UFPeL, UFSM, UnB e outras.

Nao adianta chorar, as cotas foram implantadas.
Me preocupo com o problema de qualidade das universidades. Se entrar gente despreparada, temo que professores tenham que atingir 'cotas de alunos aprovados' e baixem o nível. Qual é mesmo a falha do argumento?

Também afirmo que está na escola pública grande parte do problema. Se as pessoas tivessem as ferramentas que deveriam ter, gratuitas, da escola pública, qual a razão de separar forçosamente alguém porque 'não lhe foi dada a oportunidade'? Numa analogia: prefiro remediar o problema a dar compensações para quem foi afetado por ele (deixando o problema lá pra afetar mais gente). E também não entendi como um post semi irônico desclassifica esse argumento.

Sobre se preocupar com seu umbigo, o que você esperava? As pessoas que vão lutar por uma vaga no vestibular próximo deitassem de lado com algo com que não concordam (quando poderiam apontar argumentos e fatos para fortalecer sua idéia)? Deixassem isso para outras pessoas resolverem porqeu 'ia parecer que estamos nos importando com o próprio umbigo'?

E em uma nota lateral, ninguém muito próximo de mim precisa fazer vestibular ainda, já passei da idade de ter amigos, namorada, etc. vestibulandos, já tenho diploma, etc. Portanto, a tentativa de minar a argumentação apontando a falha de caráter do debatente, se houve, falhou. Minha preocupação é simplesmente com o estado das coisas, e é fácil entender essa assertiva. Sabe, tem gente que quando detecta injustiça imbecil gosta de apontar o dedo.

Não creio que entendi plenamente o último parágrafo, mas me parece que você disse algo como "só estão chorando porque não querem conviver com negros e índios". Que legal, as pessoas que defendem o apartheid social brasileiro apontando o dedo pra quem tá apontando o absurdo (denovo: com argumentos e expondo as razões pelas quais discorda de toda essa merda).
Quem sabe acusar os outros de racismo - gratuitamente, ainda - não é discriminação?

Zedd is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
03-05-09, 13:15 #54
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
porra
como assim nao entende a motivaçao disso?
talvez o fato de que há nem 200 anos atrás eles eram escravos?
deve ter sido muito fácil pra eles se integrarem à sociedade, né?
imagina o dia da libertaçao dos escravos... o senhor de engenho liberando geral: "we're cool, right guise?"
e no dia seguinte ja haviam medicos, advogados, engenheiros negros!

por isso a comunidade negra no brasil hoje é tao privilegiada
meia duzia de geraçoes, e problem solved
os negos ja estao entre nós, mostly rich and well-cultured

o fato de pobreza e miséria estarem intimamente relacionadas com a cor da pele no brasil é mera coincidencia.

que se fodam, right
vao estudar, vagabundos
hail
concordo com grande parte do que vc disse, rocka.
Inclusive, há algum tempo li algo em algum lugar, que falava que 97% da população considerada pobre no brasil era negra.

Ok. Justo, faz todo sentido aplicar um sistema de cotas aí, porque, tirando 3% dos pobres, "nem todo preto é pobre, mas todo pobre é preto".

Mas é exatamente aí que entra o erro. E o preto que não é pobre? E o pobre que não é preto?

Se você vai aplicar uma cota que vai favorecer 97% dos pobres (os negros), porque não mudar um pouquinho e favorecer os 100% dos pobres, aplicando a cota por classe social?

maxcool is offline   Reply With Quote
MavericK
Trooper
 

03-05-09, 13:18 #55
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
Se você vai aplicar uma cota que vai favorecer 97% dos pobres (os negros), porque não mudar um pouquinho e favorecer os 100% dos pobres, aplicando a cota por classe social?
max ruleou nessa ++

MavericK is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-09, 13:19 #56
E isso não leva em conta as diferenças regionais. No RS, pode apostar que mais da metade dos pobres são brancos ou mulatos claros, porque a população negra aqui é muito reduzida. E lembrando qeu a população sendo muito mais branca, os filhos de negro com branco tendem a se miscigenar "mais rápido" e em direção ao branco, no que diz respeito à gerações. É comum demais o cara ter um avô ou dois bisavós negros e ser branco que chega a parecer um lightsaber. Meio teoria dos jogos isso.

Mas no mais, EXATO
E eliminando ainda a ignorante vantagem injusta dada aos negros que NÃO SÃO POBRES.
Essa medida de cotas por classe social é um bilhão de vezes melhor que por cor da pele, e eu não entendo, NÃO ENTENDO porqeu a segunda foi adotada.

Zedd is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
03-05-09, 13:23 #57
a segunda foi adotada porque pessoas correram atrás, fizeram pesquisas, mostraram dados históricos e deixaram claro que a raça negra foi achincalhada no brasil. Deve ter uma bancada pró-negros na câmara, no senado, etc.

Querendo ou não, existe muita força política. E assim conseguiram implementar a cota.

Agora, quem é que ia defender os pobres?

maxcool is offline   Reply With Quote
porteir0
Trooper
 

03-05-09, 13:28 #58
é uma capacidade inata do forum, acreditar que a contra-argumentação fere diretamente em nível pessoal? Zedd, nao tenho objetivo algum de modificar sua opiniao, me tranquilizo em conhece-la e só. sou a favor das cotas,

Zedd, fiz minha defesa, parca e fugaz. Nao leve como pessoal.

porteir0 is offline   Reply With Quote
MavericK
Trooper
 

03-05-09, 13:31 #59
Não lembro quem falou la em cima, acho que foi o Vegetous, Cota é o meio mais rápido de mascarar o problema da educação do país.

Trocar o pensamento de "Vamos melhorar o ensino público para que possam competir nas melhores Universidades" por "Manter nossos salários e garantir a vaguinha deles"

MavericK is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
03-05-09, 13:35 #60
O pressuposto de que os indivíduos devem ser tratados como iguais não passa de ficção. A desigualdade étnica no Brasil é comprovada, não adianta fazer de conta que ela não existe e que todos partem das mesmas condições.

Sem entrar muito no juridiquês, mas a Constituição assegura a igualdade de tratamento para todos (Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)). É o tal do Princípio da Igualdade.

Apesar de dizer que todos são iguais e blábláblá, tal princípio não proíbe a diferenciação de tratamento. O que é vedado são as diferenciações sem respaldo material, fático. Também proíbe que se trate por igual situação essencialmente desigual.

As ações afirmativas, discriminações positivas, (cotas) "são definidas como políticas voltadas à concretização da igualdade de oportunidades e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. Assumem uma postura pedagógica, não raramente impregnadas de um caráter de exemplaridade, que visam a propagar nos atores sociais a observância do princípio da pluralidade e da diversidade do convívio humano contidos na política de compensação e reparação de grupos sociais historicamente marginalizados, por meio da valorização social, econômica, política e cultural dos mesmos durante um período limitado de tempo."

Daí sai a famosa "tratar os iguais de modo igual, e os desiguais de modo desigual", que nada mais é que dizer os indivíduos que estão em condições desiguais não podem ser genericamente tratados da mesma forma.

Voltando ao Princípio da Igualdade, o que é assegurado não é a igualdade genérica de tratamento, mas a igualdade de oportunidades. Nos 200 anos de aplicação estática do princípio liberal da igualdade, as desigualdades oriundas dos processos históricos não foram revertidas.

Tá, bonito, mas e aí?

E aí que é só olhar ao redor que você vai ver que o negro não tem as mesmas oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e ocupação das mesmas vagas no mercado de trabalho. A imagem do negro é diretamente associada à pobreza. O preconceito vem direto daí: ou por ele ser pobre, ou por ser negro, presumidamente pobre.

Com as cotas não se busca reparar as injustiças da escravidão ou whatever, o fundamento está no presente: a marginalização do negro, que não tem acesso à universidade pública, habitada quase que exclusivamente por brancos. Ver tal disparidade atual e não fazer nada é o verdadeiro racismo.

whiplash is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 13:35 #61
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Ou você nega que alguém é igual por ter a cor da pele diferente? Se não me engano isso tamém tá na lei.
Historicamente e, principalmente, socialmente, não há essa igualdade racial que você quer impor. A lei impõe, mas ela não existe. Aqui, valho-me do que disse o rockafeller... são séculos de desigualdades. Não se muda isso da noite para o dia.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 13:37 #62
Quero que me digam qual vai ser o critério para definir quem é pobre (e teria direito a quotas) e quem não é (e, portanto, não teria). Isso no exemplo que o maxcool citou...

night is offline   Reply With Quote
MavericK
Trooper
 

03-05-09, 13:41 #63
O problema é que todo brasileiro da um jeito de se aproveitar da situação, como o exemplo dos playboy que fizeram o último ano do colegial púbico só por causa da cota (o que não deixa de ser patético e se auto declarar idiota por sempre estuar escola boa e não ter a capacidade de passar numa merda de vestibular)

MavericK is offline   Reply With Quote
MavericK
Trooper
 

03-05-09, 13:43 #64
Se querem dar cota para quem estudou em escola pública ( e isso deveria servir de critério para pobres e negros ), é só o aluno ter o registro escolar TODOS em escolas públicas, simples assim.

MavericK is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

03-05-09, 13:53 #65
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Além do mais, você tirou essa informação que não é coincidência de onde?
erm... da minha aula de Historia do Brasil, na 5a serie?

ou vc acha q o brasil hoje em dia, taaaantos anos após a aboliçao, nao é um país altamente racista?
essa parada de ser 'cool' e bater no peito e falar "eu nao sou racista" é coisa da nossa geraçao, é apenas o COMEÇO da aceitaçao q apenas na sua cabecinha ja ocorreu

veja os avós da maioria da galera aqui... aposto q a grande maioria é racista. minha avó faz uns comentario absolutamente terriveis do lado da minha empregada, negra, como se fosse a coisa mais comum do mundo
nossos pais sao a geraçao q têm consciencia q racismo é visto com maus olhos, entao tentam se passar por nao-racistas, mas a educaçao q tiveram os impossibilita de efetivamente se verem totalmente livres de racismo (maioria, claro)

há 50 anos atras negros tinham q andar no fundao do onibus, pelamor

veja quantos negros medicos, advogados, engenheiros existem... entra num escritorio, veja quantos negros vc vê, mesmo fazendo qualquer trampo mediocre, nem q seja tirando xerox.... pouquissimos
por outro lado, a probabilidade do faxineiro ser preto é altissima
nossa, por que será?


em momento algum eu defendi as cotas, pois mesmo a teoria ja é bastante contestável, e a pratica entao, tendo como agravante o fator BRASIL-SIL-SIL, torna tudo uma grande piada de mal gosto
só te dei os motivos q as justificam, já que vc "nao consegue enxerga-los"


MAS
ja é um começo, um sinal de que o governo tem consciencia de q a populaçao negra ainda nao sofreu a integração social q deveria, e de que intervençoes nesse sentido sao necessarias.


Last edited by rockafeller; 03-05-09 at 14:02..
rockafeller is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-09, 14:27 #66
Hue... a minha avó paterna tinha uma escrava... isso que o rocka está falando é absolutamente correto. A sociedade é extremamente racista. E alguns dizem não ser mas, no fundo, são...

night is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-09, 16:12 #67
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Quero que me digam qual vai ser o critério para definir quem é pobre (e teria direito a quotas) e quem não é (e, portanto, não teria). Isso no exemplo que o maxcool citou...
Ué, mas qual é o critério de pobreza adotado pra saber se o cara pode ganhar bolsa famíla, gás, escola, laranja ... ? Não dá pra usar o mesmo?

Vocês enfrentam muito mais situações racistas que eu no dia-a-dia acho, pra ficarem vendo racismo em tudo. Gostei do argumento do whiplash nessa parte aqui:

Quote:
Postado por whip
E aí que é só olhar ao redor que você vai ver que o negro não tem as mesmas oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e ocupação das mesmas vagas no mercado de trabalho. A imagem do negro é diretamente associada à pobreza. O preconceito vem direto daí: ou por ele ser pobre, ou por ser negro, presumidamente pobre.
Embora eu concorde que há muita gente que faz a associação que ele falou, acho que uma política de cotas por cor da pele é um dos PIORES jeitos de lutar contra isso. Mais de uma pessoa já me falou que vai 'cuidar o ano de ingresso de negros na universidade'. Em vez de educar, se mete o pau em tudo pra garantir voto.

E discordo fortemente do parágrafo seguinte, nas mesmas bases: não por ser negro que é difícil entrar na universidade, é porque se é pobre e ensino médio estatal é uma merda. Aí o cara que não paga pra estudar 'a mais' fica desfalcado de chances.

Gostei da explicação do Maverick, é a única que faz sentido.
Quote:
Postado por Maverick
Trocar o pensamento de "Vamos melhorar o ensino público para que possam competir nas melhores Universidades" por "Manter nossos salários e garantir a vaguinha deles"

Zedd is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

04-05-09, 07:15 #68
ja falei no outro topic da negra que chegou pra fazer uso da cota dela, aí ela escandalizou bem na entrevista e foi embora de corsa 0km

ChakaN is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

04-05-09, 07:29 #69
NOSSA!!!! UM CORSA!??!?!?!?!
Negro não pode ter carro popular 0km, que hoje em dia é facilitado de 1001 maneiras para você comprar, né?
Olha o preconceito intrínseco, que vergonhoso....

denial is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
04-05-09, 08:52 #70
pior q esses tópicos sempre tem as mesmas respostas...

"é racismo ter cota pra negro"

"os cara nao se esforçam e tem vaga garantida...."

bla bla bla ;D

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
05-05-09, 14:52 #71
saindo um pouco da discussão agora..
bolsa familia, bolsa gas, bolsa laranja, bolsa escola..
no melhor e imáginário dos cenários, AMANHÃ é implantando o regime de cotas por classe social
e no mesmo dia, galera vem criticar aqui
bolsa diploma, governo populista, meu ovo bla bla bla

rapidiaum is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

05-05-09, 15:16 #72
Eu curti o caso dos bombeiros brancos que processaram o estado por racismo, por causa de um concurso que foi anulado por falta de negros e espânicos. Inclusive tinha um espânico no meio processando também.

Isso mostra a tremenda zona que esse mundo está virando. Um monte de gente incapaz criando problemas novos no lugar de resolver os problemas que já existem há séculos.

Eon is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

05-05-09, 15:36 #73
Pelo que eu observo, a maioria dos alunos de faculdade pública são de no mínimo classe média (pelo menos nas faculdades que eu conheço) e essa galera que vem de cotas ou transferidos normalmente fica pra trás. Isso quando não abandonam...

AcquiencE is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
05-05-09, 15:52 #74
quando um preto sai com camiseta 100% preto é normal, qndo um branco sai com uma 100% aí é preconceito! te contar viu!

leiden is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

05-05-09, 16:39 #75
Eu tb acho que o ideal era instituir nas universidade uma cota para alunos de baixa renda.

Mas como disseram, o problema é a aplicação disto. Vide os recentes escândalos de casos de alunos beneficiados pelo prouni que tinham renda familiar real muito acima da permitida. Não há como fazer um controle eficiente, por isso aplicar a cota racial ou de escola pública apesar de não ser o ideal, é o que se pode fazer por enquanto.

Mas como eu mesmo disse 2 erros não fazem um acerto, então isso não vai resolver, só tampar o buraco, acredito que paralelamente tem que se procurar novas alternativas.

Enfim não acho que as cotas sejam o ideal, ou a solução final, mas é algo que pode ajudar e não tem pq não tentar.

Vestibular sempre foi um funilzão, agora o bocal tá um pouco menor. Sempre vai ter gente que vai ficar de fora. E acho que a gente deveria se preocupar em como das chances a estas pessoas de cursar uma boa faculdade privada expandindo o crédito.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 22:45.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.