Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
denial
Banned
 

Default O futuro está aí: carro a hidrogênio.

16-06-09, 20:17 #1
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8103106.stm

 


Hydrogen car to be 'open source'
By Jason Palmer
Science and technology reporter, BBC News

Riversimple car (Anthony Dawton)
The car may be rolled out in small to medium UK cities starting in 2010

The manufacturer of a hydrogen car unveiled in London on Tuesday will make its designs available online so the cars can be built and improved locally.

The Riversimple car can go 80km/hr (50mph) and travels 322km (200mi) per re-fuelling, with an efficiency equivalent to 300 miles to the gallon.

The cars will be leased with fuel and repair costs included, at an estimated £200 ($315) per month.

The company hopes to have the vehicles in production by 2013.

Next year, it aims to release 10 prototypes in a UK city which yas yet to be confirmed.

Riversimple has partnered with gas supply company BOC to install hydrogen stations for the cars in the city where the prototypes are launched.

The car itself is an amalgam of high-efficiency approaches in automotive design.

Its four motors are powered by a fuel cell rated at just six kilowatts, in contrast to current designs that are all in excess of 85 kilowatts - required because the acceleration from a standing start requires a great deal of power.

Riversimple's solution is to power the car also from so-called "ultracapacitors", which store large amounts of electric charge and, crucially, can release that charge nearly instantly to provide the power needed to accelerate from rest.

The ultracapacitors are charged as the vehicle brakes to a halt, converting the energy of the moving car into stored energy.
Fuel cell for hydrogen car(Riversimple)
Under the bonnet is a comparatively tiny fuel cell

 

Without a combustion engine, gearbox, or transmission, and with a shell made of carbon fibre composites, it weighs 350kg.

The company claims that it is closer to market than any of its start-up competitors, but what sets them apart is an unusual business model.
"Riversimple has effectively rethought the whole of what in the business school world we call the 'value chain' of the auto industry," said John Constable, chair of the Riversimple project.

The company asserts that in the leasing model, the vested interest for the manufacturer is in producing long-lasting, fuel-efficient, high-quality products, since it bears the cost of both hydrogen and repairs.

Its partnership with BOC is designed to resolve the chicken-and-egg question of who would build the infrastructure required to refuel hydrogen cars when there are none on the road. Meanwhile, would-be hydrogen car buyers are concerned about the dearth of re-fuelling stations.

"You can incrementally put in a template package of one re-fuellling point and 50 cars in different cities, and each city one by one can build an urban hydrogen infrastructure, and that incrementally builds a nationwide infrastructure," said Hugo Spowers, the former race car designer who conceived the Riversimple idea in 1999.

The company will distribute the engineering designs to the 40 Fires foundation, a not-for-profit organisation that will make the designs "open source".

The idea, they say, is to allow local manufacturing in small plants. This stands in contrast to the "economies of scale" that drive current plants to huge sizes and workforces.

In addition, designs can be adjusted for local markets, using locally sourced parts or materials.

The agreement will be such that if the designs are improved by a local manufacturer, those improvements will be sent back, so that what the company refers to as its "network of manufacturers" can contribute to the overall development of the product line.





denial is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

16-06-09, 20:24 #2
lembro de ter lido uma matéria a respeito dessa fonte de combustível por volta de 2000 e dizia que só não existiam ainda porque os eua se recusavam a investir mais em pesquisas para manter o preço do petróleo..

é simplesmente perfeito.. imagina.. você usa hidrogênio e libera água pura!
profit!

troy is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

16-06-09, 20:59 #3
É... finalmente algo de concreto surgiu. É foda ir contra-corrente, contra os chefões do petróleo. Ainda mais com os pólos derretendo e tendo lugar pra extrair mais petróleo.... a hora de ir contra é agora. Viva a energia alternativa! Esse carro é meu sonho.

denial is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-06-09, 21:07 #4
afe
a honda ja tem um carro a hidrogenio MUITO mais pro
e é gigante, um sedan de luxo
eu vi no Top Gear, nao é bullshit
nao tenho certeza q era a honda, mas acho q era
procura ai o top gear, eh mto pro
eles fazem test drive com o carro e tudo
anda pa caraio, e por dentro é bizarrao, parece uma espaçonave

rockafeller is offline   Reply With Quote
Camper
Trooper
 

16-06-09, 21:45 #5
po tem varios carros com isso ae já, mas normalmente sao hibridos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Célula_de_combustível

Camper is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
16-06-09, 22:33 #6
até que um carro exploda. :<

drakiN is offline   Reply With Quote
Tannark
Trooper
 

16-06-09, 23:24 #7
BREAKING FUCKING NEWS: Células de hidrogênio não são uma fonte de energia, são só um meio de armazenamento. O carro vai parar de soltar fumaça, mas a não ser que a energia usada na fabricação seja de uma fonte não-poluente, não vai adiantar porra nenhuma.

Tannark is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

17-06-09, 00:16 #8
Quote:
Postado por Tannark Mostrar Post
BREAKING FUCKING NEWS: Células de hidrogênio não são uma fonte de energia, são só um meio de armazenamento. O carro vai parar de soltar fumaça, mas a não ser que a energia usada na fabricação seja de uma fonte não-poluente, não vai adiantar porra nenhuma.
WAT? cabo a brincadeira entao? nao pode ser.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

17-06-09, 11:40 #9
Quote:
Postado por Tannark Mostrar Post
BREAKING FUCKING NEWS: Células de hidrogênio não são uma fonte de energia, são só um meio de armazenamento. O carro vai parar de soltar fumaça, mas a não ser que a energia usada na fabricação seja de uma fonte não-poluente, não vai adiantar porra nenhuma.
Nossa fio não viaja. Ela chama célula de hidrogênio pq a reação do hidrogênio com o oxigênio, que libeira energia e tem com produto a água, ocorre dentro dela (famosa célula eletroquímica). Logicamente ela tb serve para armazenar essa energia né.
A tecnologia tá quase pronta, ela ainda tem problemas de longevidade.

Uma vez eu li um artigo sobre o uso de hidrogênio na mistura ar-combustível, uma vez q ele produz quase 3x mais energia de queima do que a gasolina. No entanto, tem aquele problema da octanagem do combustível que diminuiria a potência do motor caso a combustão ocorresse de maneira precipitada. No mesmo artigo e ainda dizia q a adição uma quantidade de aproximadamente 1% de hidrogênio na mistura ar-combustível diminuiria em torno de 5% a emissão de gases poluentes.

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
17-06-09, 12:02 #10
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
afe
a honda ja tem um carro a hidrogenio MUITO mais pro
e é gigante, um sedan de luxo
eu vi no Top Gear, nao é bullshit
nao tenho certeza q era a honda, mas acho q era
procura ai o top gear, eh mto pro
eles fazem test drive com o carro e tudo
anda pa caraio, e por dentro é bizarrao, parece uma espaçonave
Top Gear - [12x07] - 2008.12.14

O carro é o Honda FCX Clarity, e o diferencial dele é exatamente esse que o rocka falou, é um carro movido a hidrogênio, mas que funciona exatamente como um carro normal.

Quote:
Postado por Camper Mostrar Post
po tem varios carros com isso ae já, mas normalmente sao hibridos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Célula_de_combustível
Os caros híbrido não usam células de hidrogênio, usam baterias que são carregadas pelo motor à combustão normal.

Marcelo is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
17-06-09, 12:07 #11
Quote:
Postado por Dr_Phibes Mostrar Post
Nossa fio não viaja. Ela chama célula de hidrogênio pq a reação do hidrogênio com o oxigênio, que libeira energia e tem com produto a água, ocorre dentro dela (famosa célula eletroquímica). Logicamente ela tb serve para armazenar essa energia né.
A tecnologia tá quase pronta, ela ainda tem problemas de longevidade.
phibes, vc acha que o hidrogenio vem da onde? pra isolar o hidrogenio precisa de uma fonte de energia...

predator is offline   Reply With Quote
hisashi
Trooper
 

17-06-09, 12:12 #12
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
afe
a honda ja tem um carro a hidrogenio MUITO mais pro
e é gigante, um sedan de luxo
eu vi no Top Gear, nao é bullshit
nao tenho certeza q era a honda, mas acho q era
procura ai o top gear, eh mto pro
eles fazem test drive com o carro e tudo
anda pa caraio, e por dentro é bizarrao, parece uma espaçonave
http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/
Honda fcx clarity

se me lembro bem, na reportagem, o carro era do jay leno

btw, Top Gear rlz!

hisashi is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

17-06-09, 12:36 #13
Quote:
Postado por predator Mostrar Post
phibes, vc acha que o hidrogenio vem da onde? pra isolar o hidrogenio precisa de uma fonte de energia...
Assim como pra conseguir etanol da cana de açúcar ou separar os hidrocarbonetos do petróleo vc precisa de energia. Essa energia vem da queima de biomassa, ou seja, gera poluição direta.

A produção de hidrogênio pode ser feita pela eletrolise da água (ou seja, quebra a água em hidrogênio e oxigênio), o que demananda energia elétrica. Se a energia elétrica pra eletrólise for proveniente do vento, por exemplo, nós temos um sistema limpo onde o produto da combustão é convertido em reagente e nenhum poluente é gerado. Só que se a energia vier de uma usina termonuclear, aí o sistema não será limpo, no entanto a poluição q uma usina termonuclear gera gera pode ser mais facilmente controlada do que a poluição dos gases lançados na atmosfera.

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

17-06-09, 12:57 #14
ETANOL FTW!!

Já tá pronto, aqui, bem desenvolvido, econômicamente viável, os carros realmente acelaram e tb não polui.

VAI Brasil, Etanol dá um pau em todas essas porras ae...

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-06-09, 13:07 #15
entao
lembrei agora
se nao me engano, o carro é basicamente eletrico
ele funciona à eletricidade, tem 2 baterias gigaaaaaantes e tal, mas o "milagre" é ele conseguir transformar hidrogenio em eletricidade, oq obviamente eu nao saberei explicar

mr valle, etanol nao polui? LOL

rockafeller is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
17-06-09, 13:46 #16
Quote:
Postado por Dr_Phibes Mostrar Post
Assim como pra conseguir etanol da cana de açúcar ou separar os hidrocarbonetos do petróleo vc precisa de energia. Essa energia vem da queima de biomassa, ou seja, gera poluição direta.

A produção de hidrogênio pode ser feita pela eletrolise da água (ou seja, quebra a água em hidrogênio e oxigênio), o que demananda energia elétrica. Se a energia elétrica pra eletrólise for proveniente do vento, por exemplo, nós temos um sistema limpo onde o produto da combustão é convertido em reagente e nenhum poluente é gerado. Só que se a energia vier de uma usina termonuclear, aí o sistema não será limpo, no entanto a poluição q uma usina termonuclear gera gera pode ser mais facilmente controlada do que a poluição dos gases lançados na atmosfera.
ta eu concordo com isso, mas nao entendi pq vc nao concordou com o tannark q ta correto

predator is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
17-06-09, 13:56 #17
Quote:
Postado por hisashi Mostrar Post
http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/
Honda fcx clarity

se me lembro bem, na reportagem, o carro era do jay leno

btw, Top Gear rlz!
O carro era da honda mesmo, emprestado pro Top Gear, Jay Leno só apareceu pra falar sobre o carro.


-//-


Pra mim hidrogênio tem uma vantagem imensa sobre os os derivados do petróleo por alguns fatores:

1 - Hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, não vai acabar.
2 - A queima dele não polui.
3 - Mesmo o hidrogênio que foi queimado pode ser reutilizado.

A questão é saber se os sistemas de produção em massa desse combustível vão gerar tanto dano quanto a produção de derivados do petróleo.

Tem que pensar no longo prazo da coisa toda.
Por exemplo, alguns estudos já apontam que a longo prazo um Toyota Prius (carro híbrido da Toyota que virou acessório de famosos "ecologicamente corretos") faz mais estragos ao meio ambiente que um Range Rover.

Marcelo is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
17-06-09, 14:03 #18
eu vi esses tempos na tv um brasileiro que está produzindo um motor a ar comprimido.
Ele usa ar comprimido e libera ar gelado :O

vou googlear e ver se encontro...

BURNOUT is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
17-06-09, 14:18 #19
Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Ele não rejeita a comparação com o Professor Pardal das histórias em quadrinhos, mas o mecânico Antônio "Pedro" Dariva, leva a sério sua invenção: um motor que funciona com ar comprimido. Sem o uso de combustíveis e capaz de se auto-abastecer, o equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores.

Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. "O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo", conta o inventor.

Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o "tanque de combustível". Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.

"Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso", explica Dariva.

Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. "Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso".

O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.

Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. "Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera", afirma o inventor.

Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.

Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.

Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. "Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro", explica.

Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. "Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade", afirma Dariva.

fonte : terra http://noticias.terra.com.br/ciencia...-EI300,00.html

BURNOUT is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

17-06-09, 21:12 #20
Então tem um cara q pensou a mesma coisa só q na europa
Só q ela fez o carro e virou empresa seria

A ideia desse cara é genial pq pode transformar os carros atuais em carros a ar comprimido. Se eu tivesse $$ com certeza investia na ideia desse cara do brasil.

E eu diria q o futuro deveria ser esses carros movidos a ar comprimido.
1- nível de poluição ZERO mesmo
2- Construção fácil se comparado até mesmo aos carros atuais
3- Não acaba com a cadeia econômica dos automóveis q ainda teriam de ter postos de reabastecimento.
4- Não tem perigo de explosão
5- Reabastecimento barato sendo q seria cobrado somente o serviço,não o produto

Os motores da hidrogênio são lindos e bla bla bla
Mas eu li em algum lugar q MUITO oxigenio pode afetar o planeta, alguém ai q saiba mais explica.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

17-06-09, 21:35 #21
Ta ai o sr dariva e seu invento



E a empresa q falei

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...2-9658,00.html

E mais um site

http://motorsa.com.br/2007/07/12/o-carro-movido-a-ar/



Sobre o fato de produzir a compressão eu vi num documentário sobre esse carro francês o modo como se faria isso de forma barata.

Um projeto testado foi feito, colocaram uma pedra enorme feita de concreto e com o peso dela o ar foi afunilado e comprimido, dai o pq ñ se mataria a cadeia economica dos postos, pois ng vai colocar uma pedra gigante em casa. E a unica energia gerada para isso seria de colocar a pedra no lugar denovo
O q pode ser feito de diversas formas criativas

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Cadogan
Trooper
 

17-06-09, 21:45 #22
O Ratan Tata (da Tata Motors, que fez o Nano...) já tinha um projeto de carro a ar comprimido a tempos, só era bem inviável, até onde eu sei, porque é muito barulhento e acho que a potência também não era boa.

Porém já tem um aeroporto francês (ou uma empresa aérea) que encomendou vários carros pra transporte de bagagem com ele. Começa a funcionar aí no final do ano ou ano que vem.

Mas ainda falta muito pra isso virar carro comercial mesmo, creio que está mais longe da realidade do que carro a hidrogênio.

Carro a hidrogênio também não é nenhuma novidade, nada de "o futuro está aí". Só tá longe de ir pra rua também por 2 motivos principalmente: Hidrogênio é muito instável e explode ridiculamente fácil, assim, pra ter um tanque de hidrogênio no carro ele tem que ser muito resistente. Agora, um tanque muito resistente ou pesa muito ou custa uma furtuna (ambos inviáveis). E o outro motivo é que hidrogênio é produzido através de uma reaçãp química que exige energia elétrica. E advinhem daonde vem a energia elétrica? Petróleo e Carvão... A poluição ainda vai ser a mesma e vai acabar não sendo vantajoso ainda. (não esquecem que se todo mundo começar a usar carro a hidrogênio hoje, a produção de energia vai ter que aumentar absurdadmente, e mais petróleo e carvão vao ser usados pra isso..).

Antes de mudar a matriz energética o hidrogênio nem vai ser tão boa alternativa assim.

Até o etanol acaba sendo mais eficiente. Queima do etanol polui? Claro.. mas a plantação da cana fixou todo o carbono que foi queimado como etanol. O problema disso é ocupar o espço pra plantio de comida com cana.

E isso de que muito oxigênio pode afetar o planeta eu acredito que seja porque muito O2 vai acabar sendo produzido também muito O3 (ozônio) na baixa atmosfera e ozônio é uma desgraça... mas não sei, posso estar falando uma grande merda heheh sei lá, oxigênio é agente oxidante né, pode ter a ver com isso.

E nuunca vão conseguir um motor com 100% de eficiência... Só se mudarem a física. 75% já é bem suspeito pra algo de baixo custo.

Edit: então quer dizer que a tecnologia não é bem da Tata, eles compraram né. Mas de qualquer forma eles já tão fazendo os carrinhos lá pra transportar bagagem.

Cadogan is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:54.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.