Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
NITRO
Trooper
 

Default Regra que exigia curso e prova para renovação de CNH será revogada, diz ministério

17-03-18, 19:48 #1
Regra entraria em vigor em junho e previa, por exemplo, novo curso teórico e prova para renovar a CNH. Governo diz que objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar carteira.

 

Governo vai revogar resolução que exigiria prova para renovar a CNH (Foto: Divulgação)



O Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada.

Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de "reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro".

Pela resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico (atualmente obrigatório).

A resolução também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a 1ª CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas.

"Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação", diz a nota do ministério.

De acordo com a assessoria da pasta, a revogação será formalizada "no próximo dia útil", entre segunda (19) e terça (20) da próxima semana.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento:

Ministério das Cidades revoga resolução que altera procedimentos para Renovação da CNH

Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.

Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil.

A revogação acontece no próximo dia útil.

Alexandre Baldy

Ministro das Cidades


https://g1.globo.com/carros/noticia/...nisterio.ghtml





NITRO is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

17-03-18, 20:39 #2
Eles tinham que melhorar as aulas práticas e teóricas pra primeira carteira, isso sim.

Qualquer um tira carteira no Brasil e já sai por ai rodando estrada, geralmente na idade mais perigosa.

troy is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

17-03-18, 21:30 #3
Lembro da polemica do kit de primeiros socorros e do extintor de incendio.
Pelo menos desta vez não foi preciso gastar com as loucuras do governo

NITRO is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
18-03-18, 00:54 #4
Quote:
Postado por troy Mostrar Post
Eles tinham que melhorar as aulas práticas e teóricas pra primeira carteira, isso sim.

Qualquer um tira carteira no Brasil e já sai por ai rodando estrada, geralmente na idade mais perigosa.
hiuhiuae mano nao é qualquer um nao.
é um processo extremamente caro e demorado. por isso todo mundo dirige sem.

em porto rico fiz uma prova de 20 questoes (de um papel que eles dao pra vc decorar) e a prova pratica: carro automatico, camera de ré...
todo o processo demorou menos de uma semana.

drakiN is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

18-03-18, 06:07 #5
Depende a cidade do Brasil a prova pra tirar carteira muda totalmente. Não é homogêneo.

Aqui em Curitiba a prova do Detran é conhecido por ser bem difícil. É bem comum ter q fazer 2 3 vezes pra passar. ( e ter q pagar a cada re teste) Circuito na rua, qq erro reprovam.

Quando tirei carteira em blumenau era só dar uma volta no pátio e fazer uma baliza. Nem saía na rua.

E tive amigo que fez em cidade bem pequena que só pagou as taxas e um extra pra auto escola. Não assistiu nenhuma aula nem fez nenhuma prova.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-03-18, 10:06 #6
Quote:
Postado por troy Mostrar Post
Eles tinham que melhorar as aulas práticas e teóricas pra primeira carteira, isso sim.

Qualquer um tira carteira no Brasil e já sai por ai rodando estrada, geralmente na idade mais perigosa.
Já melhorou. Saiu acho que de 10 horas para 30 horas teóricas, as práticas subiram de 10 para acho que 12 ou 15, inclui também direção noturna.

Geralmente quem está fazendo mais merda são os mais velhos ou os nervosinhos que, independente de idade de carteira, vão fazer merda.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Leandro
Trooper
 

18-03-18, 17:30 #7
É muito burocrata numa salinha com ar condicionado querendo decidir a vida de uma população de 206 milhões de habitante. Só podia dar merda desses alienados do CONTRAN. Tinham que ser todos exonerados.

Leandro is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

19-03-18, 17:01 #8
Olha, pra ser sincero acho que algumas pessoas com carteira de motorista com mais de 20/25 anos deveriam passar por reciclagem. Antigamente não existia muita lisura para se passar na auto-escola, dependendo da cidade e o quão conhecido você era...perguntavam "sabe dirigir?", se a resposta era "Sim" você tirava carteira.

Muita gente não sabe coisa básica: fazer rotatória, sinalização de chão.

Mas acho que pelo custo e trabalho não vale a pena, não é relevante para tornar o transito mais seguro.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

19-03-18, 17:38 #9
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Já melhorou. Saiu acho que de 10 horas para 30 horas teóricas, as práticas subiram de 10 para acho que 12 ou 15, inclui também direção noturna.

Geralmente quem está fazendo mais merda são os mais velhos ou os nervosinhos que, independente de idade de carteira, vão fazer merda.
Se não me engano são 50 h/a teorica e 20 de direção + 5 no simulador...

dankretli is offline   Reply With Quote
Tchesko
Trooper
 

19-03-18, 19:54 #10
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Olha, pra ser sincero acho que algumas pessoas com carteira de motorista com mais de 20/25 anos deveriam passar por reciclagem. Antigamente não existia muita lisura para se passar na auto-escola, dependendo da cidade e o quão conhecido você era...perguntavam "sabe dirigir?", se a resposta era "Sim" você tirava carteira.

Muita gente não sabe coisa básica: fazer rotatória, sinalização de chão.

Mas acho que pelo custo e trabalho não vale a pena, não é relevante para tornar o transito mais seguro.
Concordo, mas não tem como impedir que imbecis que não conseguem ser minimamente educados no trânsito mudem ao fazer mais uma prova, ou que tem dificuldades extremas em entender que as leis que eles criaram pra si, não são as que valem pra todos.
Não tem jeito bicho, tem gente que SEMPRE vai ser uma múmia no trânsito, ou vai dirigir bem mas vai ser maior cuzão. No meu facebook postei há uns anos sobre o quanto pessoas que travam a faixa da esquerda atrapalham o trânsito, e aí vi pessoas indo lá dizer coisas do tipo:

1. Se o cara colar e der seta eu não saio!;
2. Se o cara colar e NÃO der seta, eu não saio!;
3. Só saio se o cara der sinal de luz;
4. Se der sinal de luz NÃO saio!;
5. Já to no limite da via, pq vou sair?;
6. Não preciso andar no limite da via só porque to na esquerda, tem que andar com segurança!

Teve TODO tipo de comentário, até apaguei aquela merda pra poder justificar os 3/4 que deletei ao ler esses absurdos.
Nenhuma prova vai conseguir identificar imbecis que não sabem agir em sociedade. NENHUMA!

Tchesko is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

20-03-18, 20:47 #11
Sim você está correto. Acaba sendo irrelevante. Mesmo se analisarmos com a melhor das intenções a proposta de lei ou portaria é estupida.

Percebi que estão aumentando muito o valor das taxas de formação de condutores. Lembra os antigos discursos elitistas de que o trânsito está ruim porque o “pobre não poderia andar de carro”. Como se carro fosse artigo de luxo, nao de necessidade.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:52.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.