Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Quebrueki
Trooper
 

Question [DS HELP] Curso superior em TI

25-11-12, 20:14 #1
Peço a sugestão de vocês referente a seguinte situação: Me inscrevi em dois vestibulares esse ano, um pela FATEC e outro na UFSCar, ambos em curso de tecnologia da informação.
Dúvida: Qual deles seria mais interessante para o meu currículo? Ou para minha formação em geral? Pois um é presencial e com tempo reduzido e outro é EaD(Ensino a Distancia) e com 2 anos a mais de duração.

Segue mais informações dos cursos:

Primeira opção:
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Escola: FATEC
Duração: 3 anos
Aulas presenciais
Mais info sobre o curso:
http://www.fatecsjc.edu.br/?cont=cursos/ads

Segunda opção:
Curso de Bacharelado em Sistema de Informação
Escola: UFSCar
Duração: 5 anos
EaD - Ensino a Distância
Mais info do curso:
http://betara.ufscar.br:8080/uab/si


Helpa eu ae!





Quebrueki is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
25-11-12, 21:49 #2
Pelo nome e duração do primeiro, é formação de Tecnólogo.
Se vc pretende um dia fazer concurso público, os mais concorridos normalmente exigem formação de Bacharel, que é o segundo curso.

Se concurso não estiver no horizonte, faça curso de Tecnólogo numa boa. É muito mais enxuto o currículo e em matéria de conhecimento não deve em nada ao resto (até pq em carreira de TI a formação da faculdade é semi-irrelevante, só ajuda no início).

Sephiroth is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
25-11-12, 23:10 #3
Você pode fazer tecnologo e depois um mestrado, ai acho que já pode entrar em concurso.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

25-11-12, 23:24 #4
O duro é que Centro Paula Souza,tanto tecnico como superior, varzeia em dois tempos

ds is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-11-12, 00:00 #5
Depende dos seus objetivos, disponibilidade de tempo e da grana e da pressa pra começar a ganhar dinheiro.

Qual sua idéia de carreira?
Tecnólogo é o suficiente pra bastante coisa na iniciativa privada, mas como já falaram tem alguns concursos que não aceitam. E essa idéia de fazer mestrado depois do tecnólogo não sei se é uma boa, porque a formação é critério de seleçao no mestrado

Entre 5 anos pra tecnologo+mestrado e 4 anos pra graduacao bacharelado pegaria bacharelado

Zedd is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
26-11-12, 00:05 #6
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Depende dos seus objetivos, disponibilidade de tempo e da grana e da pressa pra começar a ganhar dinheiro.

Qual sua idéia de carreira?
Tecnólogo é o suficiente pra bastante coisa na iniciativa privada, mas como já falaram tem alguns concursos que não aceitam. E essa idéia de fazer mestrado depois do tecnólogo não sei se é uma boa, porque a formação é critério de seleçao no mestrado

Entre 5 anos pra tecnologo+mestrado e 4 anos pra graduacao bacharelado pegaria bacharelado
Ele teria que fazer POSCOMP e conseguir uma boa nota, possivelmente seria o único jeito de ser aceito numa boa instituição.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
26-11-12, 06:42 #7
Na verdade eu acho que vcs estão viajando quanto a seleção de mestrado.
Eu fiz TI e em seguida fiz mestrado em Computação Grafica ambos na Unicamp mas em institutos diferentes.

Basicamente se o rapaz quer ter mestrado, basta durante a graduação ele começar a sua produção cientifica. Fazer iniciação cientifica, elaborar um TCC bacana, publicar algo. Isso tudo é muito mais relevante do que o curso que ele fez. Por isso cuidado com os cursos EAD.

Alguns institutos fazem uso do POSCOMP, mas isso não é só para pessoas formadas em TI. É para todos os cursos...

Sobre duração de mestrado ele pode durar de 1 a infinito. O pessoal recomenda 2 anos, mas já vi varias pessoas terminar em 1 ano, 1 ano e meio. Depende do escopo da tese.

Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
(até pq em carreira de TI a formação da faculdade é semi-irrelevante, só ajuda no início).
Concordo 100%. E neste caso eu recomendo no termino vc optar por estagio. O TCC pode parecer comodo e útil para a carreira acadêmica, mas não te ajuda em nada na hora de te introduzir no mercado.

Sobre as instituições em si eu considero a UFSCar mais renomada. Porém tenho forte preconceito quando EAD. Acho isso super valido, mas para materias especificas ou cursos de extensão.

IMHO: Eu faria TI na Fatec. Se quer ir para iniciativa privada, no final do curso faça estagio. Se quer ir para o meio academico, faça IC, TCC e publique algo.


Last edited by Sussa; 26-11-12 at 06:47..
Sussa is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

26-11-12, 08:02 #8
Apenas para acrescentar ao coro.

Faça a faculdade. Ela vai ensinar um pouco de tudo e isso é péssimo para o mercado de TI. Depois dela, corra para um mestrado ou escolha a sua área dentro de TI e faça certificações, pois elas vão te forçar a estudar e aprender muita coisa que é importante hoje em dia.

Eu segui o caminho diferente dos acima - Técnologo e Pós, com certificações.

Prefiro o mercado do que o meio academico.

u3663 is offline   Reply With Quote
Quebrueki
Trooper
 

26-11-12, 09:23 #9
Estou acompanhando as sugestões de vocês e tentando definir o que exatamente quero seguir, posso afirmar o seguinte:
- Não pretendo fazer concurso público;
- Minha ideia de carreira, inicialmente, é ter uma formação superior para ter mais competitividade, pois já trabalho com TI faz tempo, porém, a falta de uma formação limita o teto salarial.
- Sobre o curso ser EaD, também era desconfiado quanto a qualidade, porém, assistindo ao vídeo que a Profª Drª Vânia Neris, coordenadora do curso UFSCar a distancia, mostra que se no diploma não tem nenhuma diferença quanto a modalidade do curso, então acredito que apenas será mais difícil fazê-lo a distancia.

Vídeo sobre o curso EaD, UFSCar:
http://youtu.be/YG2-mq_vY6Q

Quebrueki is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

26-11-12, 09:47 #10
Quote:
a falta de uma formação limita o teto salarial
Depende de onde você quer trabalhar... muitas empresas pedem formação ou experiência profissional equivalente.

punisher is offline   Reply With Quote
Quebrueki
Trooper
 

26-11-12, 10:56 #11
punisher, você tem razão, porém oq me preocupa é que esse teto é claramente visível em anúncios de vagas de emprego, e ao enviar algum contato para concorrer a vaga, seu currículo é ignorado, se o curso superior for requerido. E muitas vezes eu tenho condições para preencher a vaga em questão.

Sua afirmação de que muitas empresas pedem formação ou experiência equivalente é válida, porém elimina muitas vagas que eu poderia concorrer com o superior completo.

Quebrueki is offline   Reply With Quote
SilverSurfer
Trooper
 

26-11-12, 11:01 #12
conseguir vaga pelo caminho de procurar oportunidade e enviar cv é trabalhoso e improdutivo, mas infelizmente é como as coisas começam.

Depois que vc já tem experiencia e networking, a parte acadêmica do seu cv passa a ser semi irrelevante.

SilverSurfer is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

26-11-12, 11:45 #13
Quote:
Postado por Quebrueki Mostrar Post
punisher, você tem razão, porém oq me preocupa é que esse teto é claramente visível em anúncios de vagas de emprego, e ao enviar algum contato para concorrer a vaga, seu currículo é ignorado, se o curso superior for requerido. E muitas vezes eu tenho condições para preencher a vaga em questão.

Sua afirmação de que muitas empresas pedem formação ou experiência equivalente é válida, porém elimina muitas vagas que eu poderia concorrer com o superior completo.
Mas o que você quer fazer profissionalmente, e em que tipo de empresa quer trabalhar?

punisher is offline   Reply With Quote
Quebrueki
Trooper
 

26-11-12, 12:28 #14
Então cara, oq eu queria mesmo era trabalhar numa empresa de desenvolvimento de games, por ex., na parte da solução mesmo dos jogos, programação, algoritmos por aí vai. Pois não tenho muito estímulos para trabalhar com sistemas para os diversos processos de gestão e solução para empresas.

Imagino que pra ser programador de jogos é só estudar programação, com certificações e tals, e não necessita de curso superior, inclusive até já fiz alguns joguinhos, porém isso é o que eu desejo fazer, não necessariamente oq eu conseguirei realizar para minha vida profissional.

Por não haver garantias de que um dia a Blizzard vai me implorar para que eu trabalhe pra ela, quero me garantir com uma facul no setor de TI.

Resumindo: A área de desenvolvimento de sistemas me satisfaz, mesmo que ainda assim seja uma afirmação genérica, por conta das diversas formas de soluções possíveis.

Quebrueki is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

26-11-12, 13:37 #15
Bom, então só tem uma coisa que você precisa fazer: programar. Muito.

O resto é mais ou menos irrelevante... programar é uma das atividades profissionais com menor barreira de entrada, tudo que você precisa é de um computador e um compilador.

Então independentemente do curso que você escolher (eu iria no que tem mais ênfase em computação gráfica, geometria analítica e álgebra linear, basicamente) o fator determinante pra conseguir emprego provavelmente vai ser seu portfolio de código. Leia bons livros, participe de boas comunidades e escreva muitos testes. Crie uma conta no github.com e vá publicando seus apps/testes.

O resto vem por merecimento.

Outra coisa, muita gente entra em um curso de computação achando que quer ser desenvolvedor de jogos, mas se desilude depois. Você já deu uma boa olhada no skillset necessário pra se desenvolver jogos? Se você não gosta muito de matemática vai passar por maus bocados :P

Na minha turma me lembro de uns 3 ou 4 que desistiram no terceiro semestre.

punisher is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
26-11-12, 14:24 #16
Se for joguinho simples com engine pronto sem fazer nada fora do que o engine te oferece talvez não precise de curso superior.

Se não precisa de muita fisica, matematica, algoritmos, entender de hardware, etc. O que tem mais chances de saber com curso superior.

Ted is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-11-12, 15:52 #17
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
programar é uma das atividades profissionais com menor barreira de entrada, tudo que você precisa é de um computador e um compilador.
Verdade. Mas, por outro lado, é uma das 'barreiras mentais' mais comuns que eu conheço.

Até ver nego chorar porque não consegue programar eu realmente achava que todas as pessoas tinham a capacidade de aprender tudo.

Zedd is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

26-11-12, 15:58 #18
Curso superior de TI? huahuahua!
Quer se sentir superior faça eng civil.
Nunca vi ninguém que se achasse mais.

PS: Pegue o curso que vc pretenda/consiga/possa concluir.

diferent is offline   Reply With Quote
Quebrueki
Trooper
 

26-11-12, 17:08 #19
Obrigado a todos pelas sugestões. Vou levar em consideração a opinião de cada um e tentar formar melhor como desejo conquistar esses objetivos.

Acho que as duas formações serão válidas e equivalentes em relação ao propósito que pretendo fazê-las.

Quebrueki is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 21:23.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.