Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
Exclamation Utilidade Publica - Informaçoes sobre a Dengue / Zica

05-04-08, 02:37 #1
Bom, visto ao frenesi dado pela midia ao caos no Rio de Janeiro, e a repercussao que isso causa no resto do pais (a gente que trabalha em pronto socorro sabe bem disso... qualquer caganeira ou gripe o pessoal acha que é dengue agora...)...
Vale lembrar tambem que nao existe hoje um exame complementar que de o diagnostico de dengue durante o curso inicial da doença... o que dispomos é uma sorologia que vai detectar a doença após 5 a 7 dias do inicio dos sintomas... de um modo geral, o médico vai fechar o diagnostico de dengue clinicamente, quando o paciente apresenta aqueles sintomas classicos como febre, dor de cabeça (principalmente atras dos olhos mesmo), dor muscular e nas juntas, manchas pelo corpo, etc... e não achar um foco infeccioso aparente (gripe, virose intestinal, amigdalite, etc..)
Isso, associado a alguns exames inespecificos (vide hemograma) com algumas alterações que podem ou não estar presentes, vão dar o diagnóstico de dengue...
Entao galera, os exames muitas vezes não mostram muita coisa.. o que vai valer mesmo é a experiencia e pericia do médico


eu vi uma materiazinha no site da UOL sobre alguns topicos no estilo FAQ relacionado a Dengue.. ai vai...

Como eu identifico o Aedes aegypti?
O Aedes aegypti mede cerca de 0,5 cm de comprimento e é parecido com o pernilongo comum, mas têm características que o diferenciam, como corpo e patas pretas com listras brancas. A picada dele também é semelhante a de qualquer outro mosquito, com sensação de incômodo e leve dor. Vale lembrar que apenas as fêmeas infectadas com o vírus da dengue transmitem a doença através de suas picadas.

O mosquito pode picar durante o dia ou à noite?
O Aedes aegypti é um inseto de hábitos diurnos encontrado principalmente nas zonas urbanas. Apenas as fêmeas picam os seres humanos, uma vez que necessitam de sangue para amadurecer seus ovos. As picadas concentram-se na região dos pés, tornozelos e pernas e acontecem em geral no começo da manhã e no fim da tarde.
As picadas concentram-se na região dos pés, tornozelos e pernas e acontecem mais no começo da manhã e no fim da tarde

O mosquito da dengue também pode transmitir outras doenças?
Além da dengue, o Aedes aegypti também é o vetor da febre amarela. Já a malária é transmitida por outro mosquito, o Anopheles, que faz parte da mesma família do Aedes, a Culicidae.

Quais são as principais medidas para combater a dengue?
O controle da dengue passa necessariamente pela eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a doença. Para tanto, é importante evitar qualquer acúmulo de água limpa, local onde os ovos se desenvolvem. Outras estratégias coadjuvantes são a utilização de repelentes nas áreas expostas do corpo, colocação de telas de proteção em portas e janelas e utilização de roupas longas, de preferência em cores claras, que não atraem tanto o mosquito. Ambientes com ar condicionado, mais frios e secos, geralmente são menos atraentes para o mosquito da dengue, que gosta de calor e umidade.

Usar repelente ajuda a evitar a picada? Pode fazer mal à saúde?
A utilização de repelentes é um bom método paliativo; não elimina o mosquito, mas o mantém afastado. Os mais indicados são os que contém DEET (dietiltoluamida), que não têm contra-indicação para pessoas com mais de dois meses de idade. Deve ser usado nas áreas do corpo que ficam descobertas e durante o dia. O uso prolongado de alguns tipos de repelente pode levar ao risco de intoxicação. É bom consultar um médico para avaliar o risco/benefício da utilização do produto.

É verdade que borra de café ajuda a combater a larva do mosquito da dengue?
Pesquisas realizadas na Unesp (Universidade Estadual Paulista) indicam que quatro colheres de sopa de borra de café para cada copo de água são capazes de bloquear o desenvolvimento da larva do mosquito da dengue. Contudo, não há consenso entre os pesquisadores de que a prática é realmente eficaz. De qualquer forma, a utilização da borra de café não substitui as medidas de combate aos criadouros do mosquito da dengue.

Já existe uma vacina contra a dengue?
Ainda não há no mercado uma vacina eficaz no combate à dengue. Uma das principais dificuldades para o desenvolvimento da vacina é que ela precisaria garantir proteção contra os quatro diferentes vírus causadores da doença, já que a imunização contra apenas um dos vírus pode aumentar o risco de ocorrência da dengue hemorrágica quando em contato com um dos demais vírus. Multinacionais e institutos de pesquisa, como a Fiocruz e a Universidade de São Paulo, estão realizando pesquisas na área e existe a estimativa de que em quatro anos já se tenha chegado a uma vacina eficaz contra os quatro vírus.

Quais são os sintomas da dengue?
Os principais sintomas da dengue clássica, ou seja, a dengue menos grave, são febre alta com início repentino, dor intensa nos músculos e nas articulações, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, fraqueza e manchas avermelhadas na pele. Outros sintomas, como náusea, vômito e diarréia também podem ocorrer.

Como eu sei se estou com dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica é uma complicação da dengue clássica. Além da febre alta, ela causa sangramentos, vômitos e fezes com sangue, além de hematomas no corpo. Outros sintomas como dor abdominal intensa, tontura e queda de pressão também são sinais de alerta. Assim que surgirem os primeiros sintomas de dengue, é importante procurar orientação médica, pois só um médico pode realizar um diagnóstico preciso, através da análise das queixas do paciente e de exames laboratoriais. Muitas vezes, a doença se agrava no quarto dia de manifestação dos sintomas, em paralelo ao desaparecimento da febre, por isso é importante estar atento aos demais sintomas.

Como é o tratamento de pacientes com dengue?
Não existe um tratamento específico para o combate ao vírus da dengue. O tratamento visa amenizar os sintomas e as possíveis complicações da doença. Para a dengue clássica, o tratamento é ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa ficar internado, mas deve manter acompanhamento médico periódico. As principais recomendações são a ingestão de grandes quantidades de água, para manter a hidratação do corpo, e a utilização de medicamentos para controle da febre e das dores no corpo, de acordo com orientação médica. Nos casos de dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue, o paciente permanece internado, recebe hidratação intravenosa e, se necessário, componentes do sangue, como plasma e plaquetas, para auxiliar na contenção dos sangramentos.

Se eu tomar aspirina e estiver com dengue hemorrágica, o que acontece?
Sempre que houver suspeita de dengue, deve-se evitar a ingestão do ácido acetilsalicílico, presente em antiinflamatórios e analgésicos como a aspirina. Isso porque o ácido altera a coagulação do sangue, favorecendo o aparecimento ou a intensificação de hemorragias. Pessoas com suspeita de dengue, clássica ou hemorrágica, devem procurar assistência médica o mais rápido possível e, em caso de ingestão acidental de medicamentos com o ácido acetilsalicílico na fórmula, informar o médico sobre o fato.

Fonte: Anvisa, Ministério da Saúde, Andrea D'Ávila Freitas (UERJ), Edmilson Migowski (UFRJ), Gustavo Johanson (Unifesp), Luiz Tadeu Moraes Figueiredo (USP)

em: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultn...t4477u479.jhtm





patrick is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
05-04-08, 03:53 #2
Boa pqp!
Belo topic.. PARABENS PATRICK !

li 100%

didz is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

05-04-08, 10:42 #3
Up!

GoldenEye is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
05-04-08, 11:56 #4
muito bom

+zin e UP!

Marcelo is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
05-04-08, 12:08 #5
Em 2002, naquele primeiro surto de dengue eu peguei a doença, a clássica, logo no primeiro período da facul, foi foda.
Agora ta foda né. na faculdade mais de 50 pessoas ja pegaram q EU fiquei sabendo.

Bom, uma dica, complexo B. O complexo B tomado 1 comprimido por dia funciona como repelente. Eu estou tomando, na época do primeiro surto nao tomei, nem meu pai, fomos os únicos que tivemos a doença. Outra coisa tb eh a pílula de alho, mesma coisa.

T@ti is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

05-04-08, 13:57 #6
bom topic.

ShadoW is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
05-04-08, 14:03 #7
patrick seu lixo
vc eh a dengue do tf2

serjaum is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
06-04-08, 17:31 #8
upi!

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-04-08, 18:45 #9
http://www.youtube.com/watch?v=X8mcrkJSzIM

snake is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
06-02-16, 23:46 #10
Dar um up pq a nova onda do momento agora é zica virus, tava pesquisando sobre repelentes e acabei caindo em um texto sobre a planta Citronela (capim santo) que é uma boa pra quem mora em casa ou até mesmo em ap que tem aquelas floreiras em janelas.

Citronela

Excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. Caso seja combinada com outras duas plantas repelentes naturais, a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna mais potente ainda;

Li tambem que se vc tem cachorro em casa é bom plantar perto de onde ele fica pq a Citronela repele pulgas.

Contras: pra quem tem gatos em casa ferrou pq é um repelente de gatos, desculpa ae [MENTION=1]Jeep[/MENTION] ;

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-02-16, 06:31 #11
cara, acho que meus gatos so tem olfato pra quando eu mexo em comida, pq fora isso eu ja tentei tanto repelente pra eles nao detonarem sofa e nenhum deles adiantou nada

Jeep is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
07-02-16, 09:44 #12
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
cara, acho que meus gatos so tem olfato pra quando eu mexo em comida, pq fora isso eu ja tentei tanto repelente pra eles nao detonarem sofa e nenhum deles adiantou nada
Já tive gato em casa e sei como é, ano passado fui em uma loja de roupas e nela tinha um sofá pros clientes que era de lona de caminhão, a achei da hora pra quem tem gato/cachorro.

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

07-02-16, 10:19 #13
Foda. Eu deixo umas caixas de papelão grandes em cima do sofá. Ai os cachorros não tem como subir. Mas gato acho q deitaria em cima da caixa... hehehe

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-02-16, 11:14 #14
ordem de atracao felina:
1) catnip
2) peixe, especialmente se vc tenta abrir um que esteja em lata em modo ninja silencioso
3) papelao
4) roupa recem lavada de cor contrastante a pelagem do bicho

o sofa eu so amenizei quando precisei trocar o tapete e peguei um bem rustico de "sisal" (ou algo proximo), eles preferem meter a unha ali, o sisal nem sente o tranco e o sofa tem escapado (quase).

Jeep is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
07-02-16, 18:32 #15
zica ta terrível mesmo, ótimas dicas e servem na geral, eu parei de jogar coisas na rua (vicio terrível) e agora junto tudo no carro ou onde estiver pra levar ate um lixeiro próximo.

sobre o gato:
so existe uma salvação, compra uma cadeira confortável e mostra pro gato que vc prefere ela, dai quando ele tentar usar, brigue com ele ate vc cansar, depois deixe ele usando e volte pro sofá..

única solução que consegui

cachorro, tenho 4 labradores, eles moram na área externa..

Soul is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 15:48.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.