Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
Default HD DVD, Blue Ray, EH MEU CACETE! OPEN SOURCE NELES!

17-04-06, 14:16 #1
Alternativas livres aos formatos e mídias de DVD
==============================
==================

Colaboração: Luiz Gonzaga dos Santos Filho

Numa época de brigas de titãs para ver quem vai substituir o DVD -
HD-DVD ou BluRay, os grandes nomes mundiais investem pesado na tecnologia
escolhida... Mas timida, porém corajosamente, um novo formato enche o peito
e se mostra:


VCDHD
=====

(Trecho seguinte retirado da internet

Um consórcio de empresas da Rússia e da Ucrânia lançou esta semana o que poderá se tornar uma alternativa na disputa pelo sucessor do DVD. Batizado de VCDHD ("Versatile Compact Disc High Density"), o novo formato de disco óptico é mais simples e mais barato até mesmo do que o próprio DVD.

Segundo a empresa, uma nova geometria garante uma taxa de erros menor do que todos os outros formatos. Embora sua capacidade atual seja a mesma de um DVD comum, o novo disco tem apenas metade da espessura - 0,6 mm. Isso reduziu enormemente o custo de produção do novo disco.

Além da diminuição da quantidade de policarbonato, pela redução do volume do disco, não há necessidade de colagem de camadas, como nos DVDs. A simplicidade se traduz num tempo de fabricação de apenas 2 segundos por unidade - um DVD leva de 6 a 9 segundos para ser produzido.

A empresa anunciou que já está trabalhando numa versão com laser azul, que deverá elevar a capacidade de armazenamento para 25 GB.

*Mas o grande trunfo desse disco óptico alternativo é a ausência de taxa de licenciamento*. O primeiro filme gravado no novo formato - "Prorwemos", um filme de ação ucraniano - será vendido pelo equivalente a US$4,50. ""


Sobre as licensas para DVD e players de DVD:
============================================

O licenciamento, royalties, etc, são responsáveis por 30~60% do valor final do player/mídia.

O formato VCDHD por exemplo já não paga isso, aliado ao formato open-source
*Matroska* imagina o que teríamos: Um player que rodaria TODOS os codecs
de áudio/video sem os custos que um player que leva o logo DivX tem, e,
a exclusão definitiva do AVI e DivX nos players.

Para o Blu-Ray por exemplo já existem há tempo players/gravadores de mesa da
Philips com suporte ao Matroska exclusivamente (foi excluído o AVI, DivX, ND,
etc) e esses players vem com uma suite de softwares incríveis para você
"brincar" no pc. Recentemente a Philips licenciou a alemã Münchmeyer
Petersen & Co. GmbH para produzir players com as mesmas especificações.

Não existem no mercado ainda por causa da DivX que se aliou aos estúdios,
impondo um monte de normas aos fabricantes, para proteger logicamente o seu
formato restrito.

Lançando um player que exclui o AVI, DivX, Nero Digital, etc, como container
e inserindo um formato open-source (como o matroska - MKV) como padrão de
manipulação de menus, streams, etc, ela vai de cara contra o DirectShow -
formato proprietário (Microsoft) atualmente mais usado.


Compatibilidade:
================

Uma outra excelente notícia é que o VCDHD é compatível com os players atuais de
DVD, o que não acontece com o BluRay e com o HDDVD, que exigirão um "upgrade"
de nossos artefatos tecnológicos para sua utilização. Talvez a única mudança
de hardware necessária para o VCDHD seja quando lançarem a versão de laser
azul. Mas, mesmo assim, não seria toda uma nova tecnologia "reinventada",
mas somente o leitor/gravador compatível com a faixa de laser azul.


Referências:
============

- Site oficial: http://www.vcdhd.com/
- http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010150060331
- http://www.engadget.com/2006/03/29/n...oins-the-fray/





maxcool is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
17-04-06, 15:01 #2
num achei grde coisa nao

serjaum is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
17-04-06, 15:28 #3
o fato da tecnologia ser boa ou ruim não faz a menor diferença, o que importa mesmo é o tamanho do loby que será feito em torno desse novo padrão.

alguém acredita mesmo que os estúdios irão abandonar os milhões do HDDVD ou do blue ray? a boa nova a meu ver, é que esse projeto pode viabilizar a produção de DVDs de produções independentes ou de pequenos estúdios. ou quem sabe, se for possível fabricar RWs com esse mesmo tipo de tecnologia, a venda de mídias mais baratas e de boa qualidade para o usuário final.


Last edited by vegetous; 17-04-06 at 15:43..
vegetous is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
17-04-06, 15:33 #4
sera um otimo meio de pirataria

maxcool is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
17-04-06, 15:37 #5
Fico só imaginando daqui uns 5 anos, que quando vc for baixar um Blu-Ray Rip na net, vc vai ter que baixar 25gb aehoiae.

Aqualung is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
17-04-06, 15:41 #6
Eu sempre achei que matroska era só um empacotador e dentro dele se usava qualquer codec de audio e video existente. Acho que esse cara falou besteira do matroska, o aparelho da philips tem que ter outros codecs pra rodar matroska.

Ted is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
17-04-06, 15:51 #7
eh aqualung
mas ateh lah nossas conexoes tambem serao mais fodas

maxcool is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-04-06, 15:53 #8
Só não entendo pra que um filme precisa ter 40 Gigas. De quatro já tá bão de mais. Tem uns de 700mb que são feras bragarai. Pra mim tudo isso é frescura; só pra fazer a gente gastar mais dinheiro.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
17-04-06, 16:52 #9
nao pense como filme
pense como midia pra backup
25 gb eh uma puta midia do caralho....
torco logo pra chegarem as midias de 100gb euheu

serjaum is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-04-06, 16:54 #10
WaR WoLf: Fazendo assim, fica menos compactado e precisa de menos poder pra descompactar. Dá pra diminuir MUITOS gb colocando um processador melhor...

Eu odeio isso.

Eluan is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

17-04-06, 17:06 #11
Os filmes vão ser maiores por causa de sua resolução que vai aumentar.
Os filmes em HDV terão sua resolução em 1080x1440 e não 720x480 do DVD, por isso o aumento da capacidade da mídia para suportar tal resolução e qualidade.

Aki eu tenho uma camera que filma em HDV......hehe, qualidade bem superior ao miniDV, e qto a captura....... suga HD que é uma blz.

Roger Young is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-04-06, 18:15 #12
Quote:
Postado por serjaum
nao pense como filme
pense como midia pra backup
25 gb eh uma puta midia do caralho....
torco logo pra chegarem as midias de 100gb euheu
Isso é verdade, serviria pra backup empresarial. E pros novos jogos de gráficos cabulosos. Mas pra música, filme etc, esses sistemas não serviriam de nada. Acho ainda muita areia pro nosso caminhãozinho, mesmo que pra daqui a putrfentosmilanos. Acho que deveriam investir numa mídia mais duradoura, essas porras de cds e dvds riscam e param de tocar, oxidam bragarai. Queria um sistema mais confiável, não só com maior capacidade de armazenamento.

Quote:
Postado por Eluan
WaR WoLf: Fazendo assim, fica menos compactado e precisa de menos poder pra descompactar. Dá pra diminuir MUITOS gb colocando um processador melhor...

Eu odeio isso.
Por mais que eu não entenda nada sobre o assunto, mal sei o como funciona um processador, concordo 100%.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
17-04-06, 18:54 #13
Quote:
Postado por WaR WoLf
Só não entendo pra que um filme precisa ter 40 Gigas. De quatro já tá bão de mais. Tem uns de 700mb que são feras bragarai. Pra mim tudo isso é frescura; só pra fazer a gente gastar mais dinheiro.
Além da questão do tamanho da imagem do HD-DVD e Blue-ray ser bem maior (como já foi dito aqui) tem também a questão do áudio. Os DVD's geralmente tem 3 faixas de áudio, inglês, espanhol e português (isso falando em Brasil).

E outra, capacidade maior siginifica além de qualidade maior, mais coisas em um disco, ou seja, mais extras. =)

Marcelo is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
17-04-06, 18:56 #14
Quote:
Postado por WaR WoLf
Isso é verdade, serviria pra backup empresarial. E pros novos jogos de gráficos cabulosos. Mas pra música, filme etc, esses sistemas não serviriam de nada. Acho ainda muita areia pro nosso caminhãozinho, mesmo que pra daqui a putrfentosmilanos. Acho que deveriam investir numa mídia mais duradoura, essas porras de cds e dvds riscam e param de tocar, oxidam bragarai. Queria um sistema mais confiável, não só com maior capacidade de armazenamento.
Sobre o tamanho do armazenamento eu repito uma coisa que eu sempre disse: Banda de internet e HD, quando mais você tiver, mais você vai querer.

Agora, sobre a resistência dos discos você não poderia estar mais certo.

Marcelo is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

17-04-06, 19:17 #15
O blu-ray tb armazena 25gb por layer, a diferença que tem blu-ray de 4 layers, totalizando 100gb. Não vi inovação nessa mídia nova, tirando a licensa, obviamente. Arrisco até afirmar que vai ser mais frágil que as mídias existentes, devido à reduzida espessura.

punisher is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
17-04-06, 20:30 #16
Mesmo com mais áudios, mais tamanho e o * a 4, DÁ PRA DIMINUIR "INFINITAMENE" O TAMANHO USANDO CODECS MELHORES!
Eles tão colocando Bitrates realmente ALTÍSSIMAS sem necessidade!

A mídia mais confiável e creio que sejam os vários tipos de flash, apesar da capacidade reduzida.

É só armazenar seus CDs em um ambiente 100% esterilizado que só contenha hidrogênio puro como ar.

Eluan is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
17-04-06, 20:54 #17
DVD realmente não é mais suficiente pra eu ficar grando meus arquivos. Eu uso uns 10 dvds por mês... (Gravando animes, arquivos de backup, filmes...)

E olha q eu sempre gravo os videos no formato padrão. (avi, wmv e etc)
Eu nunca converto pra dvd. Se não ia um zilhão de midias por mes.

Sussa is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
17-04-06, 21:23 #18
Quote:
Postado por PitBicha
DVD realmente não é mais suficiente pra eu ficar grando meus arquivos. Eu uso uns 10 dvds por mês... (Gravando animes, arquivos de backup, filmes...)

E olha q eu sempre gravo os videos no formato padrão. (avi, wmv e etc)
Eu nunca converto pra dvd. Se não ia um zilhão de midias por mes.
Eu ia falar isso! Tô acumulando uma média de 40GB por mês e ficar gravando 10 ou mais DVDs já tá enchendo o saco. Além do fato que as mídias de DVD que agente compra por aí tão uma merda! E mídias de marcas boas tem um custo benefício tão ridículo, que valeria mais a pena comprar HDs extras para armazenar os dados.

t+

vegetous is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
17-04-06, 22:49 #19
Quote:
Um consórcio de empresas da Rússia e da Ucrânia lançou esta semana o que poderá se tornar uma alternativa na disputa pelo sucessor do DVD. Batizado de VCDHD ("Versatile Compact Disc High Density"), o novo formato de disco óptico é mais simples e mais barato até mesmo do que o próprio DVD.
heheheh... das duas, uma: ou essas empresas vaum "misteriosamente" sumir do mapa ou alguma sony ou phillips da vida vai abrir algumas filiais na ucrania ou na russia =D

OrGg is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

18-04-06, 00:11 #20
[QUOTE=maxcool]Alternativas livres aos formatos e mídias de DVD
==============================
==================

Embora sua capacidade atual seja a mesma de um DVD comum, o novo disco tem apenas metade da espessura - 0,6 mm. Isso reduziu enormemente o custo de produção do novo disco.


A empresa anunciou que já está trabalhando numa versão com laser azul, que deverá elevar a capacidade de armazenamento para 25 GB.


Sou obrigado a esboçar um leve sorriso qdo leio algo do tipo.

Pra que pegar um disco menor e com a mesma capacidade? hahaha...ridículo...só podia vir da Rússia.

E a tão anunciada tecnologia laser azul é nada mais nada mesmo que o blue ray oras....enfim....deu no mesmo.

Tá provado que HD-DVD é mais barato e que irá monopolizar se a Sony não demonstrar que o Blue Ray tem custo mais barato de produção.

Em termos de tecnologia...eu ficaria com o Blue...mas não sou eu que dito as regras de mercado.

Comédia essas notícias.

AracnotroN is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

18-04-06, 05:59 #21
Quote:
Postado por AracnotroN
Pra que pegar um disco menor e com a mesma capacidade? hahaha...ridículo...só podia vir da Rússia.

para.. diminuir os custos de producao? e (hopefully) deixar a midia mais barata?


se vc comprar um dvdr numa loja c paga 4.50 aki no brasil.. mas eh claro q tem lugares q vendem mais baratos como.. camelôs (achei por 2.50)

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
18-04-06, 08:19 #22
eu to achando por 1.99 em supermercado. eheheh
juro q fiquei ate espantando qdo vi o preço no extra.

Sussa is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

18-04-06, 18:48 #23
Quote:
Postado por ZeroCarontE
se vc comprar um dvdr numa loja c paga 4.50 aki no brasil.. mas eh claro q tem lugares q vendem mais baratos como.. camelôs (achei por 2.50)
[/b]
Zero, veja essa loja:

www.techcd.com

Comprei lá minhas mídias...4,50 o e-sedex. Cara, além de preços bons...vem a nota fiscal junto hehe...

Abraço!

Gostei muitos dos Dotcom


AracnotroN is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
18-04-06, 20:28 #24
Rapaz, DVD-r aqui na Central dos CD's custa 1,50~2.00 .

1,50 as smartbuy
2,00 as HP

E se comprar o tubo todo fica ainda mais barato.

Marcelo is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
18-04-06, 20:29 #25
Ahh, moro em João Pessoa.

Marcelo is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

18-04-06, 20:53 #26
Quote:
Postado por Roger Young
Os filmes vão ser maiores por causa de sua resolução que vai aumentar.
Os filmes em HDV terão sua resolução em 1080x1440 e não 720x480 do DVD, por isso o aumento da capacidade da mídia para suportar tal resolução e qualidade.

Aki eu tenho uma camera que filma em HDV......hehe, qualidade bem superior ao miniDV, e qto a captura....... suga HD que é uma blz.
falou tudo. Parece que ninguém tá vendo que tá acontecendo no Brasil! O desenvolvimento da TV digital e o aumento nas vendas das TVs de LCD e Plasma vão tornar os filmes muito maiores devido ao aumento da resolução.

E outra, não tem jeito, se vc quer qualidade de som precisa de arquivos grandes. Não existe codec que deixe um arquivo de áudio DTS 5.1 de 2 horas pequeno. Muito menos no formato PCM, de maior qualidade, que é aquele utilizado em CD's de música.

Achei a notícia do caralho e se for verdade todos nós aqui estaremos usando essa mídia em menos de 2 anos.

jacu is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
18-04-06, 22:13 #27
FLAC tem qualidade igual a PCM e um custo benefício várias vezes maior...

Eluan is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:29.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.