Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Brasília - Paraty

15-08-09, 01:37 #1
Deficiente visual vai de Brasília a Paraty de bicicleta

O convite partiu de um desconhecido. Quando o empresário Weimar Pettengill, 37 anos, ligou para o deficiente visual Adauto Belli chamando-o para uma viagem de bicicleta de Brasília a Paraty, se surpreendeu com a resposta. "Partimos quando? Amanhã? Hoje não dá. Estou ocupado", disse Adauto, 38 anos, adestrador de cães. Na bicicleta de dois lugares (modelo conhecido como 'tandem') a dupla seguiu para Minas Gerais e, de lá, rumo a Paraty, no Rio de Janeiro. Completaram o trajeto em 18 dias, a maior parte feita em estrada de terra.

Adauto, deficiente visual desde o nascimento, tem apenas 35% da visão. "A confiança ali é tudo. Eu pedalo tendo certeza de que, se for bater, ele (Weimar, o ciclista que vai guiando) vai bater no macio, se cair, ele vai tentar fazer com que eu me machuque menos", conta. "Quando a gente está em uma descida no cascalho a 110 km/h, tem que ter muita confiança. Se fosse com uma pessoa que vê perfeitamente, a viagem não teria dado certo", afirma Weimar.

Entre as experiências registradas no trajeto, Adauto lembra das vezes em que sua pouca visão o enganaram. "Você acaba vendo o que quer ver. A gente ia descendo perto de um vale e eu dizia 'Nossa, é um lago muito bonito', e o Weimar começava a rir e dizia 'que nada, isso aí é uma favela!'", conta.

Foram pouco mais de 1,6 mil km cruzados em 18 dias, de 29 de janeiro a 16 de fevereiro. A aventura rendeu até livro. Na última quinta-feira (21), Weimar Pettengill lançou em Brasília o resultado de suas memórias da viagem, entitulado 'Brasília-Paraty - Somando pernas para dividir impressões' (editora Thesaurus). "Quero agora fazer o áudio-book, pra que o Adauto possa 'ler' e dizer se está tudo certo", brinca o autor. A obra também será lançada em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Antes de partirem em cima da bicicleta, os dois eram praticamente desconhecidos. Haviam se encontrado cinco vezes, apenas duas delas com a bicicleta para fazer testes. Weimar já planejava pedalar o trajeto da Estrada Real -rota histórica de povoamento e exploração do interior do Brasil, criada no século XVII-, e decidiu incluir uma companhia no desafio. "Lembrei da bicicleta tandem e resolvi ir com um DV (deficiente visual) para compartilhar a experiência", conta o empresário. Ele chegou a Adauto através de amigos do projeto 'DV na trilha', que promove a inclusão social de cegos através de bicicletas duplas em Brasília.

Adauto sempre gostou de praticar esportes, e não pensa na deficiência como um obstáculo. Pelo contrário. "Muitas vezes é até uma vantagem, porque eu tenho que ficar mais concentrado", diz. Ele pratica o ciclismo desde 2007, mas seu esporte mesmo é a corrida. "Depois que eu o arrastei pra esse desafio, ele já arrumou o próximo, agora correndo. Vamos fazer a travessia dos Andes no final do ano", afirma Weimar.

Site: http://www.desbrava.com/DFRJ/brasilia_paraty.html

--

Acabou de passar no Jô uma entrevista com esses caras. Puxa, não digo nem pelo fato do cara ser deficiente visual, mas achei sensacional a idéia.

Tenho muita vontade de fazer algo parecido, de ir pedalando até um lugar longe pra caralho.. Com certeza é uma coisa que eu pretendo fazer no futuro.

Eles lançaram um livro também contando a história que sem dúvidas vou procurar nas livrarias..





MdKBooM is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

15-08-09, 02:13 #2
Olha que coisa foda: http://www.homemlivre.com

Ah velho, pqp, tesão pra caralho isso..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
15-08-09, 10:31 #3
Precisa ser solteiro, ou ter muito dinheiro guardado pra pensar em fazer isso! :-/ Filho então.... nem a pau juvenal...

Sabbath is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
15-08-09, 10:34 #4
porra
jurava que ia ser alguma coisa analisando os 2 carros eaaehueaae

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 04:58.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.