Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default Contra espionagem, governo quer sistema de e-mail nacional

02-09-13, 14:48 #1
LOL!

AS PIADAS-PRONTAS PARAM MIM:
- ESTATAL PRA ENVIAR E-MAIL
- Provavelmente cobrará por e-mail enviado, a não ser que seja carta-simbólica de 20 linhas de pessoa física para pessoa físca que vai ser de 1 centavo
- Vai ter cartório online para registrar e-mail por 2,50 provavelmente, sendo que existe um negócio chamado PGP pra isso...

http://g1.globo.com/politica/noticia...-nacional.html

Contra espionagem, governo quer sistema de e-mail nacional
Ministério das Comunicações fez o pedido para os Correios.
Ideia surgiu depois de primeiras denúncias sobre espionagem dos EUA.

O Ministério das Comunicações pediu para os Correios desenvolverem um sistema de e-mail totalmente nacional. O pedido foi feito após as primeiras denúncias de que ações de espionagem dos Estados Unidos monitoravam comunicações eletrônicas no Brasil.

Reportagens do jornal "O Globo" publicadas a partir de 6 de julho, com dados coletados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, mostraram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito no país foram monitorados.

Neste domingo, reportagem do Fantástico mostrou que também a presidente Dilma Rousseff foi alvo das ações de espionagem dos EUA.

Com o sistema de e-mail desenvolvido pelos Correios, o governo quer tornar mais difícil a espionagem e o acesso a dados de comunicação eletrônica dos brasileiros.

De acordo com a assessoria do Ministério das Comunicações, ainda não há uma data definida para o lançamento do novo sistema de e-mail.


Denúncia

Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

O jornalista Glenn Greenwald, coautor da reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. “Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original.”

O pacote tinha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a Rússia, onde passou 38 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, até ter seu pedido de asilo aceito no país.

Durante a produção, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do território russo, ele disse que por exigência do governo local não pode comentar o conteúdo dos papéis, mas disse que acompanha a repercussão que os documentos estão tendo pelo mundo, inclusive no Brasil.

Fantástico: como é que a gente pode avaliar o documento e saber se foram operações que foram consumadas, e não apenas projetos?

“Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita, porque eles não estão discutindo isso só como alguma coisa que eles estão planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem”, afirmou Glenn.

Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.

A apresentação secreta se chama "filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil." Segundo a apresentação, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma "agulha no palheiro."

O palheiro, no caso, é o volume imenso de dados a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, internet, servidores de e-mail e redes sociais. A agulha é quem eles escolherem.

No documento, de junho de 2012, são dois alvos: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Como funciona

Selecionado o alvo, são monitorados os números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador). É feito o mesmo para os interlocutores escolhidos - no caso, assessores.

O que eles chamam de um “pulo” é toda a comunicação entre o alvo e os assessores. Um “pulo e meio” é quando os assessores conversam entre eles. “Dois pulos” é quando eles conversam com outras pessoas.

Investigação de Peña Nieto

Para espionar o então candidato mexicano Peña Nieto, o serviço de segurança internacional da NSA para América Latina - fez uma ação intensiva. Para isso, usou dois programas - um deles é chamado "Mainway" e serve para coletar o grande volume de informações que passa pelas redes de comunicação.

As mensagens de texto por telefone do candidato também foram interceptadas, usando o programa "Association", que pega as informações que circulam nas redes sociais. Daí, as mensagens vão para outro filtro - o "Dishfire" - que busca por determinadas palavras-chave.

Sob o título "mensagens interessantes", está a prova de que o conteúdo das mensagens foi acessado. Dois trechos são citados. Num deles, Peña Nieto conta quem seriam alguns de seus ministros - que só tomariam posse seis meses depois da eleição.

Investigação da presidente Dilma

Na sequência, vem a explicação de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" é o objetivo da operação: "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".

O que eles chamam de "sementes" são os endereços eletrônicos e números de telefones monitorados.

Um dos programa usados pela NSA é chamado de "DNI selectors" - que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails e sites visitados.

Um gráfico mostra toda a rede de comunicações da presidente com seus assessores. No gráfico, cada bolinha representa uma pessoa.

A imagem ampliada mostra que legendas ou nomes de quem teve a comunicação interceptada foram apagados para a apresentação.

No documento, não há exemplos de mensagens ou ligações entre a presidente e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do México foi mencionado.

Mas na última página o documento diz que o método de espionagem usado é "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido." Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.

Conclui, ainda, dizendo que a união de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunicação. Novamente, se houve sucesso é porque foram exemplos reais.





Never Ping is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-13, 15:01 #2
eu acho que a área de mensageria de todo o serviço público nacional devia ser próprio, sempre disse isso. Com o escandalo do snowden achei q ia finalmente virar uma realidade, mas aí o cara vai e me pede um e-mail pros CORREIOS hAErhAHERhAER
faça 1000 favor né senhor ministro

maxcool is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
02-09-13, 15:05 #3
Luh agora vai ser responsabilizado pela demora na entrega de e-mails, além da demora nas entregas do dx. :/
Pô luh!

Chronos is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-09-13, 15:07 #4
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
eu acho que a área de mensageria de todo o serviço público nacional devia ser próprio, sempre disse isso. Com o escandalo do snowden achei q ia finalmente virar uma realidade, mas aí o cara vai e me pede um e-mail pros CORREIOS hAErhAHERhAER
faça 1000 favor né senhor ministro

Velho, tem um ministro que disse que a internet no Brasil é insegura porque usamos IPv4 e que a solução é migrar toda a rede do Brasil pra IPv6.

http://ultimosegundo.ig.com.br/polit...-este-ano.html


Quote:
Na avaliação do ex-secretário de Logística e Tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, os ataques de hackers à estrutura governamental é uma realidade em função da exposição à internet. No caso brasileiro, segundo ele, o que falta é infraestrutura em tecnologia atualizada para minimizar a exposição ao risco.

Santanna, que ocupou o cargo de secretário por quase oito anos antes de assumir a presidência da Telebras em 2011, lista entre os problemas brasileiros o fato de o governo ainda utilizar a versão quatro do IP (protocolo de internet). O nível mais avançado de proteção é a versão seis. “Os grandes sites de escuta (hackers) utilizam a versão quatro, por isso é mais fácil de invadir (a estrutura governamental)”, diz.
WE'RE SO FUCKED!

Never Ping is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
02-09-13, 15:08 #5
Estranho. Imagino, de acordo com a possibilidade mais cordata, que o sistema de e-mail proposto não seja para a população geral, mas para uso do governo, com a finalidade de "proteção de sigilo".

Mas aí me levanta a seguinte dúvida, que porras de sistema o governo federal está usando? Gmail? Bol? Se está usando um dominio dedicado, então o problema não é no sistema, né porras?

Cada vez mais convencido que só tem burro nessa carroça.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
02-09-13, 15:14 #6
parei de ler qd vi CORREIOS

nao consigo parar de rir

Sephiroth is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

02-09-13, 15:25 #7
Mais legar é ter pagar para usar =)

vitorueda is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
02-09-13, 15:27 #8
prefiro ser monitorado e ter um e-mail funcionado

whiplash is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

02-09-13, 15:27 #9
Correios: Prevejo atrasos nas entregas dos emails e avisos de endereço não encontrado, mesmo quando o endereço estiver correto.

dark_man is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
02-09-13, 15:30 #10
cada vez que eu leio artigos de TI tecnicos do governo ou mesmo pronunciamentos fica cada vez mais claro que quem ta no comando nao tem a menor das menores das noções basicas de TI e segurança da informação... a cena é tao pitoresca e ridicula que se assemelha a uma criança de 5 anos ensinando a vovó de todos-os-anos-de-idade a usar um computador, e o pior, a vovó são nossos ministros e secretarios-gerais...

o mais bizarro é pedir pros correios desenvolver um sistema de e-mails nacional... nao vou nem entrar nos meritos da arquitetura, servidores e serviços, mas imaginem que o produto final sera algo parecido com isso

 


parece em algo com isso?

 


Esse bananal só me deixa mais envergonhado... pqp!

Edit: é dificil pegar uma metodologia que funciona e aplicar aqui? sera que somos tao BURROS que nao conseguimos nem copiar algo que funciona? temos que reinventar o mundo sempre?

OrGg is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-13, 15:40 #11
blz o assunto mas essa sua comparação foi patética orgg

maxcool is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-09-13, 15:46 #12
Relaxa que o pessoal de TI de Cuba vai resolver.

Stranger is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

02-09-13, 15:50 #13
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
eu acho que a área de mensageria de todo o serviço público nacional devia ser próprio, sempre disse isso. Com o escandalo do snowden achei q ia finalmente virar uma realidade, mas aí o cara vai e me pede um e-mail pros CORREIOS hAErhAHERhAER
faça 1000 favor né senhor ministro
fala sério né max, vc queria q pedisse pro SERPRO? ehuehueheehueh tanto faz, a gente sabe que independente de quem for desenvolver vai ser a mesma coisa, vai ser mais caro que deveria e demorar mais tempo que o previsto.

agora só pra efeito de comparacao, o deutsche post aqui na alemanha tb tem um email dos correios que é o único email válido para assuntos oficiais. Eu paguei uma taxa e tive q comprovar residencia e q eu sou qm eu digo que eu sou. Imagino algo similar se implementado no brasil

Bone is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
02-09-13, 15:51 #14
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
blz o assunto mas essa sua comparação foi patética orgg
nao acho.. a comparação foi em nivel basico, pra todo mundo entender.. daria pra falar de diversos pontos de vista: arquitetura de infra da solução, arquitetura do software, serviços, plataforma, etc etc etc... o fato é que nada que for pedido pro desenvolvimento de software dos correios, ou de qqer orgao governamental vai sair bom.. é pertinente se voce aprender ir um poquinho alem do texto...

o resumo é: pq nao adotar algo consolidado e de mercado em uma nuvem privada, com segurança-ultra-paranoica ao inves de pedir pra alguem desenvolver um sistema de correios do zero, ainda mais quando esse alguem é a ECT, que desenvolve maravilhas como programas de telegrama eletronico (sim, isso existe) e outras mazelas...

isso acontece pq o corpo tecnico governamental quando o assunto é TI e Segurança da Informação fede como um cadaver em decomposicao.. esta claro qndo um ministro ou alguem com cargo alto do governo vem vomitando uma merda dessas... voce pode ate ter desculpa pra ser burro! agora é imperdoavel voce ser BURRO, ter o aparato do governo do seu lado e ainda ser mal acessorado!

OrGg is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
02-09-13, 15:56 #15
...huh...

Mordred_X is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
02-09-13, 16:11 #16
Quote:
Postado por OrGg Mostrar Post
o resumo é: pq nao adotar algo consolidado e de mercado em uma nuvem privada, com segurança-ultra-paranoica ao inves de pedir pra alguem desenvolver um sistema de correios do zero, ainda mais quando esse alguem é a ECT
vc está sugerindo que contratemos a amazon então para nos prover segurança nacional?

percezione is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
02-09-13, 16:13 #17
meu deus quanta bosta nesse topico

zorba is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
02-09-13, 16:15 #18
Quote:
Postado por OrGg
o resumo é: pq nao adotar algo consolidado e de mercado em uma nuvem privada, com segurança-ultra-paranoica ao inves de pedir pra alguem desenvolver um sistema de correios do zero, ainda mais quando esse alguem é a ECT
Quote:
Postado por percezione
vc está sugerindo que contratemos a amazon então para nos prover segurança nacional?
faltou leitura heim

vo te ajudar...le o negrito

OrGg is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-13, 16:20 #19
óbvio q qualquer sistema desse tipo seria "uma nuvem privada", genio

vc sabe do q vc está falando? Se vc quer 'contratar' uma 'nuvem privada', saiba que é exatamente isso que causou e facilitou essa espionagem. Se você quer algo com um mínimo de privacidade, tem que fazer o seu, com a sua segurança.

maxcool is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
02-09-13, 16:27 #20
eu havia ouvido algo a respeito, mas me parece que era na linha do tirar todos os emails institucionais das mãos de terceiros (cof, cof, gmail) e utilizar algum serviço do próprio governo br, pra só ele poder ler as mensagens da oposição.

vegetous is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

02-09-13, 16:27 #21
Amazon não é exatamente uma nuvem privada?

Não precisa reinventar a roda, é só fazer um datacenter seguro e usar algum opensource, ai já minimiza bastante oq de fato terá de ser desenvolvido. Agora pra que tudo isso se algum zé bunda vai vender informações privilegiadas?

taco is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
02-09-13, 16:36 #22
que bom que esse assunto ta em evidência
é claro que o governo brasileiro sempre soube que foi espionado assim como os EUA sabem que também são espionados
nós espionamos eles, eles nos espionam
acontece que não dá pra chegar lá na porta deles e dizer BUÁÁÁÁÁ PAREM DE NOS ESPIONAR A TECNOLOGIA DE VCS É MELHOR E ASSIM NÃO DÁ PRA BRIGAR DE IGUAL PRA IGUAL

acontece que agora foi pra mídia e o governo tem que dar uma resposta rápida e daí começa essa chuva de merda ae
efetivamente só será seguro pro Brasil quando tiver satélites próprios, cabos submarinos próprios, esse tipo de coisa

quem sabe agora o programa espacial brasileiro deslancha com + investimentos

kaolhooo is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-13, 16:37 #23
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
eu havia ouvido algo a respeito, mas me parece que era na linha do tirar todos os emails institucionais das mãos de terceiros (cof, cof, gmail) e utilizar algum serviço do próprio governo br, pra só ele poder ler as mensagens da oposição.
já existe, o sistema é ruim mas as relays são totalmente seguras, estrutura imensamente melhor q o software em si eheheh

expresso.gov.br

maxcool is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
02-09-13, 16:38 #24
Legal.

E vai ter cota tambem.
20% dos e-mails devem ser enviados a negros
15% para deficientes
25% a pessoas beneficiadas do bolsa familia.

Renegade is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
02-09-13, 16:42 #25
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
óbvio q qualquer sistema desse tipo seria "uma nuvem privada", genio

vc sabe do q vc está falando? Se vc quer 'contratar' uma 'nuvem privada', saiba que é exatamente isso que causou e facilitou essa espionagem. Se você quer algo com um mínimo de privacidade, tem que fazer o seu, com a sua segurança.


eles nao invadiram servidores e nem quebraram nada... eles apenas detem todos os tiers mais altos em roteamento de redes da internet, praticamente todo o trafego da rede passa por eles e se seus dados estao sem um nivel minimo de criptografia, eles vao monitorar e saber qqer coisa... e foda-se a sua soberania.. as grandes telecoms estao em territorio americano ou sao empresas americanas, sujeitas as leis deles, entao a nsa ou qqer orgao do governo de la faz o que quer! agora, adivinha so se as mensagens que interceptaram da Dilma nao estavam totalmente abertas...

ninguem ta falando em contratar a nuvem.. ela deve ser criada, com um nivel de sigilo e segurança fisica altos, em lugares geograficamente distantes, etc etc.. e todas as boas praticas de definição de datacenters de ponta...

e voce acha mesmo que ter segurança é somente fazendo o seu? voce quer atingir o nivel de maturidade em segurança de um software de ponta hoje criando algo do zero e ainda mais jogar na mao do desenvolvimento governamental brasileiro??? vai em frente e me conta sua experiencia...

edit: mais um resumo, pra quem nao entendeu o q eu to defendendo

1. cria uma infra totalmente apartada
2. implementa algo robusto e de mercado, com niveis de segurança mega-paranoicos
3. profit!

OrGg is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
02-09-13, 16:54 #26
Prevejo milhoes de anexos sendo extraviados

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
02-09-13, 16:55 #27
sem contar os anexos corrompidos!

Sobre o sistema, hora da dilma pedir consultoria ao povo da Coréia.

Chronos is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

02-09-13, 17:00 #28
Leram o power point de auto ajuda que a dilma mandou pro lula.. chateado..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

02-09-13, 17:03 #29
http://aws.amazon.com/federal/


amazon pra us federal

se chorar, devem criar pro brasil tb rs

Bombastic is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
02-09-13, 17:21 #30
A gente que é babaca debatendo issoaê, pq já deve até ter sido criado o CNPJzinho a quem o correio vai terceirizar o assunto...

Mordred_X is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
02-09-13, 17:34 #31
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
http://aws.amazon.com/federal/


amazon pra us federal

se chorar, devem criar pro brasil tb rs
ai o obama vai permissao de admin e vai mandar replicar no deles hahauioea

serjaum is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

02-09-13, 17:53 #32
Pronto, lá vem os petistas querendo estatizar a internet.

Esses comunistas malditos

jacu is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
02-09-13, 17:58 #33
orgg vc ta sugerindo o obvio, o que todo mundo aqui da área de ti sabe q tem q ser feito, só está sendo arrogante...

PROTIP: é só vc estudar que vc tb tem capacidade passar nos concursos públicos

percezione is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

02-09-13, 18:13 #34
Beleza, mas ASSESSORADO É COM SS

jacu is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

02-09-13, 18:16 #35
Afinal, o setor público brasileiro é sinônimo de excelência!

MdKBooM is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

02-09-13, 20:28 #36
Ate agora nao descobri se o serpro trabalha a favor ou contra a adm publica

SigSnake is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
02-09-13, 20:30 #37
não trabalha

whiplash is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

02-09-13, 20:33 #38
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
não trabalha
 

SigSnake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-09-13, 21:02 #39
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
óbvio q qualquer sistema desse tipo seria "uma nuvem privada", genio

vc sabe do q vc está falando? Se vc quer 'contratar' uma 'nuvem privada', saiba que é exatamente isso que causou e facilitou essa espionagem. Se você quer algo com um mínimo de privacidade, tem que fazer o seu, com a sua segurança.
Quote:
Postado por taco Mostrar Post
Amazon não é exatamente uma nuvem privada?

Não precisa reinventar a roda, é só fazer um datacenter seguro e usar algum opensource, ai já minimiza bastante oq de fato terá de ser desenvolvido. Agora pra que tudo isso se algum zé bunda vai vender informações privilegiadas?

O fato de você ter uma nuvem privada na Amazon não quer dizer nada.

O seu GMail não é privado? O Google mesmo forneceu dados ao governo americano sob ordens governamentais. O que garante que a Amazon não forneceria dados ao governo americano se fosse intimado?

A nuvem privada que o governo precisaria fazer é uma nuvem própria do governo sustenada pelo governo, gerenciada pelo governo e, o mais perto da perfeição, é QUE NENHUMA PONTA TENHA ACESSO A INTERNET. Ponta eu digo nenhum servidor governamental sai pra internet e nenhum desktop conecta-se via internet. O isolamento total permitiria que ele não fosse remotamente acessado, como era antigamente as redes de computadores (quando digo ANTIGAMENTE EU DIGO 1980 OU 1990, ANTES DA INTERNET).

Besides, criar um e-mail "do governo" não garante PORRA NENHUMA. Msmo que tenhamos nossos próprios SOA's, MX's, MTA's e o escambau, NADA GARANTE QUE UM E-MAIL ENVIADO DA DILMA PARA OS MINISTROS NAO SEJA REPASSADO PARA UM E-MAIL "PUBLICO".

Exemplo, supondo que a Dilma faça um e-mail escrevendo pros 42 ministros sobre uma nova regra de conduta para o e-mail PRIVADO DO GOVERNO, nada garante que UM DELES repassa a outro cara do ministério e que este repasse pra um GMail, HotMail ou Yahoo de um acessor ou qualquer outro subordinado.

Pra que a idéia do governo vingue, teria que fazer REALMENTE uma nova rede de computadores que não tem interconectivadade ou roteamento para internet para ter a total segurança dos dados não saírem da rede do governo.

Por fim, lembrem-se da maior regra: A Internet como conhecemos deriva da rede DARPA, um conjunto de protocolos e padronizações que visava a simples intercomunicação de dados. Todo e praticamente protocolo de internet funciona na munheca e, basicamente, sem o mínimo de autenticação e confiabilidade no quesito IDENTIDADE. Ex: HTTP, SMTP, POP3, TELNET, FTP, NEWS...

Quote:
Postado por kaolhooo Mostrar Post
que bom que esse assunto ta em evidência
é claro que o governo brasileiro sempre soube que foi espionado assim como os EUA sabem que também são espionados
nós espionamos eles, eles nos espionam
acontece que não dá pra chegar lá na porta deles e dizer BUÁÁÁÁÁ PAREM DE NOS ESPIONAR A TECNOLOGIA DE VCS É MELHOR E ASSIM NÃO DÁ PRA BRIGAR DE IGUAL PRA IGUAL

acontece que agora foi pra mídia e o governo tem que dar uma resposta rápida e daí começa essa chuva de merda ae
efetivamente só será seguro pro Brasil quando tiver satélites próprios, cabos submarinos próprios, esse tipo de coisa

quem sabe agora o programa espacial brasileiro deslancha com + investimentos
Também creio nisos Kaolhooo, mas eu penso no seguinte: Quão disponível estão esses dados. Ao meu ver, os dados estão todos absolutamente disponíveis. Basta uma ordem judicial.

Never Ping is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

02-09-13, 21:09 #40
Sim, questionei o uso do termo nuvem privada, não adianta nada. Mas a idéia é dificultar, 100% seguro não existe, mas enviar email pelo gmail é bem diferente do que trafegar isso numa intranet sem saída para internet.

taco is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-09-13, 21:13 #41
Quote:
Postado por taco Mostrar Post
Sim, questionei o uso do termo nuvem privada, não adianta nada. Mas a idéia é dificultar, 100% seguro não existe, mas enviar email pelo gmail é bem diferente do que trafegar isso numa intranet sem saída para internet.
Não é só enviar PELO GMail, mas é também PARA O GMail.

O Google esses dias soltou uma nota que e-mail não é seguro e a imprensa interpretou como e-mail do Google não é seguro. O que não é verdade.

O GMail por si só é seguro se comparado com e-mail xumbrega que uma empresa de pequeno e médio porte tem com sua hospedagem tosca na Zezinho Hostin quando falamos de antivirus embutido no MTA, sistema anti-brute force, spam e etc. O SERVIÇO EM SI OFERECIDO PELO GOOGLE. Mas o fato da conta [email protected] enviar um e-mail pra [email protected] NÃO GARANTE PRIVACIDADE, AUTENTICIDADE OU CONFIABILIDADE do destino de receber ou repassar seu e-mail, porque isso vem da natureza do serviço de e-mail concebido nos primórdios da Internet.

Never Ping is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

02-09-13, 21:17 #42
ue, pq nao usar o pgp e o gmail?

SigSnake is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-09-13, 21:20 #43
neuroping, foi exatamente isso q eu quis dizer no meu post q vc quotou, mas nem de longe tenho saco pra escrever um texto desse tamanho

maxcool is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-09-13, 21:28 #44
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
ue, pq nao usar o pgp e o gmail?
Usar o PGP ou GPG é uma boa solução, usando chaves acima de 4096 bytes ou bits, sei lá.... mas algo acima de 1024. Ninguém é louco de gerar chave SSL abaixo disso, tanto que a Amazon lhe dá uma chave de 2048 AFAIK.

Usar ou não o GMail deriva exatamente do ponto da privacidade. Os termos dizem que ninguém vai ler seus e-mails, até porque faz parte da constituição americana, MAAAAAS em teoria quando se fala de segurança nacional o governo tem usado isso como argumentação para poder interceptar dados.


EU ACREDITO FORTEMENTE que o governo americano tem feito BASICAMENTE apenas crawling em search engines e navegado anonimamente em sites que não oferecem proteção alguma (leia-se proteção algo como www.example.com/private/secret_documents.txt ser acessível por quaquer um sem autenticação, assim como logs do Squid do governo ficam "publicamente expostos".). POSTERIORMENTE, quando há evidências significativas eles pedem quebra de sigilo. Porra, não creio que o governo quebre TODO O SANTO DIA SIGILO DE TODO MUNDO EM TODO MUNDO. Ele vai observar um sujeito que tem fugido de padrões.

Quer fazer um freakout geral? Passe a enviar e-mail com PGP com chave de tamanho absurdo para vários endereços de e-mail de contas de e-mails privativas e de países esquisitos.

EDIT: Esqueci do principal, né?

Pq não usar o GMail privativo com PGP?

Pq tem muita gente burra do mundo

Exemplo:
Code:
from: [email protected]
to: [email protected]
subject: leia

---- BEGIN PGP SIGNARTURE ----
gq89e3hbvgng n20tg0293 t30 0t 25 4h2unu4ngb98nb42 82-49bh
h4325jh-89 j48jh83j-3536ju6j
---- END PGP SIGNATURE ----
Dae o que o arhtur fez?

Code:
from: [email protected]
to: [email protected]
Subject: FWD: leia

Estag, tem 20 reais na gaveta, compre lá.

---- BEGIN PGP SIGNARTURE ----
Athur, compre pó de café
---- END PGP SIGNARTURE ----

Never Ping is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-09-13, 21:28 #45
Umas 5 semanas atrás a jornalista da área tecnologia da CBN até comentou que o Kremlin estava usando máquinas de escrever para seus memorandos.
Um ano atrás ouvi uma conversa de China wide web que seria uma puta rede porém "fechada" justamente por questões de segurança.

#treta

Stranger is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
02-09-13, 21:59 #46
Sei não, será que essa PUTARIA que tá essa questão de espionagem, invasão de privacidade e o escambal pode ser motivador para uma outra guerra em grande escala? :/

Ontem falaram que a comunicação da Dilma foi espionada, mas como o Brasil não tem culhões, nada acontecerá. Mas... e uma hora detectam que os EUA espionaram as conversas do governo Russo, Alemão, Chinês, será que a casa cai?

Bart is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
02-09-13, 22:55 #47
Quanta bosta, meodels, não dá nem pra comentar haeoihaeoihae

Eluan is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-09-13, 22:57 #48
In Eluan we trust.

Iluminai-nos!

Stranger is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
02-09-13, 23:08 #49
a intencao do governo nao eh tornar a troca de emails mais segura... santa inocencia, batman

a cef, por exemplo, sempre operou por servidores privativos e isso eh a coisa mais izi de fazer ate mesmo la, q tem 100k funcionarios atuando em processos q dependem fundamentalmente de troca de infos por email pra funcionar

a intencao do governo eh ter acesso ao conteudo de TODOS os emails trocados em orgaos publicos. ou seja, nao tao se resguardando contra espionagem. eles ROUBARAM a ideia e isso pode (e vai) fuder completamente operacoes da PF, auditorias da cgu etc etc

vamos pensar pelo lado positivo
qto mais o governo adotar esse tipo de postura, mais facil fica pedir asilo em paises minimamente decentes. ainda mais quem ja tem superior completo, pois os profissionais capacitados ja estao sendo vistos como bruxas no meio da gestao publica implantada pelo nove dedos, q se orgulhava em dizer publicamente q nao gostava de ler

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-09-13, 23:11 #50
Tá. Mas vamos pra onde então? Bora pensar.
Tem que ter ping bom, gente bonita e comida normal.

Stranger is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
02-09-13, 23:15 #51
eu jogava bf3 com ping 250 enquanto geral tava com ping entre 5 e 10
la tem russas e eles comem batata
partiu?
ops tb sao commies... seriamos presos e deportados de volta pra ca :~

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-09-13, 23:23 #52
Bem lembrado.
Revisando:
Ping maomeno, gente bonita, comida normal e não-socialista.

Stranger is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

02-09-13, 23:31 #53
Partiu Isara!

Blazed is offline   Reply With Quote
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
03-09-13, 00:38 #54
Troque EUA por PT e veja a real intencao disso tudo...

PT sacou que so ele tem direito de espionar o brasileiro....

patrick is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
03-09-13, 00:50 #55
PORRA LUH, PORRA!

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
rini
 

03-09-13, 01:05 #56
Hahaha pt

rini is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
03-09-13, 08:58 #57
Quote:
Postado por percezione Mostrar Post
orgg vc ta sugerindo o obvio, o que todo mundo aqui da área de ti sabe q tem q ser feito, só está sendo arrogante...

PROTIP: é só vc estudar que vc tb tem capacidade passar nos concursos públicos
concordo com a arrogancia tb odeio ler asneiras de chefes de estado, secretarios, etc etc etc.. ai da um revoltez!

sobre o concurso, thx but no thx... prefiro o mundo real e nao voltar pra idade media...

OrGg is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

03-09-13, 09:14 #58
1990... antes da internet

vitorueda is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
03-09-13, 09:54 #59
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
a intencao do governo nao eh tornar a troca de emails mais segura... santa inocencia, batman
(...)
a intencao do governo eh ter acesso ao conteudo de TODOS os emails trocados em orgaos publicos. ou seja, nao tao se resguardando contra espionagem. eles ROUBARAM a ideia e isso pode (e vai) fuder completamente operacoes da PF, auditorias da cgu etc etc
Taí algo que não levei em conta.

Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

03-09-13, 10:02 #60
Eu não entendo pq o pessoal de TI não está nas ruas protestando. Fazendo greves ! Isso é culpa dessa classe mercantilista. O governo não tem nada a ver com isto !


EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
03-09-13, 11:22 #61
Quote:
Postado por Renegade Mostrar Post
Legal.

E vai ter cota tambem.
20% dos e-mails devem ser enviados a negros
15% para deficientes
25% a pessoas beneficiadas do bolsa familia.
E os emails que ninguem quiser ler os cubanos que lerão.

btw quem impede o governo de espionar o email do governo? :o


Last edited by Sh3lld3r; 03-09-13 at 11:30..
Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
03-09-13, 11:23 #62
Sou de TI, alguns anos com infra e outros em desenvolvimento ... não tem o que fazer ... o que eles quiserem espionar, vão espionar ...

*Teoria da conspiração 1: Suspeito que o windows têm programas secretos para espionagem ...
*PS: O Obama deve ter se divertido, uns 60% dos e-mails eram de piadinhas da web. (BRBRBR)


Last edited by CroNicaL; 03-09-13 at 11:29..
CroNicaL is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

03-09-13, 11:28 #63
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Eu não entendo pq o pessoal de TI não está nas ruas protestando. Fazendo greves ! Isso é culpa dessa classe mercantilista. O governo não tem nada a ver com isto !

pq isso nao me afeta igual outras decisoes afetam a classe medica

Bombastic is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
03-09-13, 13:01 #64
Quote:
Postado por CroNicaL Mostrar Post
Sou de TI, alguns anos com infra e outros em desenvolvimento ... não tem o que fazer ... o que eles quiserem espionar, vão espionar ...

*Teoria da conspiração 1: Suspeito que o windows têm programas secretos para espionagem ...
*PS: O Obama deve ter se divertido, uns 60% dos e-mails eram de piadinhas da web. (BRBRBR)
se o Windows tivesse isso qualquer pessoa com wireshark já teria encontrado

maxcool is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

03-09-13, 13:13 #65
No aguardo das fotos da Dilma caindo na net

jacu is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
03-09-13, 13:33 #66
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Eu não entendo pq o pessoal de TI não está nas ruas protestando. Fazendo greves ! Isso é culpa dessa classe mercantilista. O governo não tem nada a ver com isto !

Por N razões:

1) Não é comigo (o principal fator)
2) Não temos e nem precisamos de Conselho para ditar regras de TI (o melhor fator)
3) O Governo é quem sustenta a inutilidade. E é escolha pessoa trabalhar ou não para o Governo.
4) Os padrões de internet são fracos mesmos.
5) Nenhum governo aceita pitaco de população, logo foda-se.
6) Se o governo contratar empresas ou profissionais de outros países, eu não farei mimimi, até pq torrar grana é o que eles mais sabem fazer.
7) O governo não leva TI a sério (fator supremo).

Never Ping is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
03-09-13, 13:50 #67
Como que foge disso?

Backbones mudiais:
 

CroNicaL is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
03-09-13, 13:57 #68
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
7) O governo não leva TI a sério (fator supremo).
+ONZE
/close

OrGg is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

03-09-13, 14:02 #69
Não existe segurança.
Pq por mais q crie uma criptografia 100% brasileira.
Por meia duzia de banana alguém manda a forma de descriptografar pro inimigo.

Os EUA tem os servidores, e fim de papo, o q passa por lá eles dão um jeito de pegar.
A ideia é só atrasar mesmo.
Fazer com q demore meses pra conseguir as respostas, ou seja deixar complicado mesmo.
Pq um dia será quebrado.


É impossivel algo ser 100% protegido, a partir do momento q saiu do seu controle.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
03-09-13, 14:23 #70

maxcool is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

04-09-13, 12:51 #71
PF quer ouvir Snowden em investigação sobre espionagem no Brasil



Ouvi falar que vão mandar uma intimação pro Obama tb.

taco is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
04-09-13, 13:16 #72
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
O fato de você ter uma nuvem privada na Amazon não quer dizer nada.

O seu GMail não é privado? O Google mesmo forneceu dados ao governo americano sob ordens governamentais. O que garante que a Amazon não forneceria dados ao governo americano se fosse intimado?

A nuvem privada que o governo precisaria fazer é uma nuvem própria do governo sustenada pelo governo, gerenciada pelo governo e, o mais perto da perfeição, é QUE NENHUMA PONTA TENHA ACESSO A INTERNET. Ponta eu digo nenhum servidor governamental sai pra internet e nenhum desktop conecta-se via internet. O isolamento total permitiria que ele não fosse remotamente acessado, como era antigamente as redes de computadores (quando digo ANTIGAMENTE EU DIGO 1980 OU 1990, ANTES DA INTERNET).

Besides, criar um e-mail "do governo" não garante PORRA NENHUMA. Msmo que tenhamos nossos próprios SOA's, MX's, MTA's e o escambau, NADA GARANTE QUE UM E-MAIL ENVIADO DA DILMA PARA OS MINISTROS NAO SEJA REPASSADO PARA UM E-MAIL "PUBLICO".

Exemplo, supondo que a Dilma faça um e-mail escrevendo pros 42 ministros sobre uma nova regra de conduta para o e-mail PRIVADO DO GOVERNO, nada garante que UM DELES repassa a outro cara do ministério e que este repasse pra um GMail, HotMail ou Yahoo de um acessor ou qualquer outro subordinado.

Pra que a idéia do governo vingue, teria que fazer REALMENTE uma nova rede de computadores que não tem interconectivadade ou roteamento para internet para ter a total segurança dos dados não saírem da rede do governo.

Por fim, lembrem-se da maior regra: A Internet como conhecemos deriva da rede DARPA, um conjunto de protocolos e padronizações que visava a simples intercomunicação de dados. Todo e praticamente protocolo de internet funciona na munheca e, basicamente, sem o mínimo de autenticação e confiabilidade no quesito IDENTIDADE. Ex: HTTP, SMTP, POP3, TELNET, FTP, NEWS...



Também creio nisos Kaolhooo, mas eu penso no seguinte: Quão disponível estão esses dados. Ao meu ver, os dados estão todos absolutamente disponíveis. Basta uma ordem judicial.
existem n servicos que garante que todo email seja assinado e só pode ser redirecionado/lido se atender N requisitos

um exemplo BESTA e SIMPLES eh o RMS - q eh o q eu conheco
http://en.wikipedia.org/wiki/Active_...ement_Services

Eu posso setar aqui que o meu email eh confidencial e soh pode ser lido por X, Y e Z
porem soh será lido se for utilizado o outlook 2010 + dentro da empresa + no horario X + se tiver uma chicara de cha em cima da mesa cheio de coca-cola

tb posso impedir que qqer outra ação seja tomada, só será possível ler, nada mais

e isso funciona muito bem, pode ser feito com emails, sites e documentos
soh q todo mundo caga pra seguranca mesmo neh hue ahuahieaoe

fazer do lado do cliente eh dor de cabeça

ps. eu gosto de windows...ja falei isso neh? :P

serjaum is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
04-09-13, 13:24 #73
serjaum, isso é PSEUDO SEGURANÇA, na boa haehaeh
Estamos falando de ESPIONAGEM, não da menina da limpeza q lê um e-mail na sua tela

maxcool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
04-09-13, 13:30 #74
enquanto nao existir algo que transforme os borroes da tela em imagens e texto em um google glass da vida, nao vai adiantar mt. Isso se o glass nao estiver hackeado tambem

Jeep is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
04-09-13, 13:31 #75
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
serjaum, isso é PSEUDO SEGURANÇA, na boa haehaeh
Estamos falando de ESPIONAGEM, não da menina da limpeza q lê um e-mail na sua tela
até porque a MS deve emitir todo mês uma lista com todos seus backdoors atualizados e enviar pro governo americano.

vegetous is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:33.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.