Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
s p o o l
Banned
 

Default Alguém aí faz USP? Dúvida sobre créditos, horas/aula e etc.

10-08-06, 14:46 #1
Então, eu estou pensando em prestar USP, mas vendo a grade de alguns cursos eu estou com uma dúvida... Como funciona o sistema de optativas/eletivas?

È que eu estava fazendo biologia na UFSCar e eu tinha 32 créditos (horas por semana de aula) lá. Vendo a grade de alguns cursos da USP, algumas tem 16 créditos, algumas até 12. É ridiculamente pouco, mas me falaram que você completa com as opcionais. Como funciona isso?





s p o o l is offline   Reply With Quote
vroou
Trooper
 

10-08-06, 15:36 #2
Spool se ta na faculdade ?

caraca se nao tem mais 15 anos ? ojiaoiaj to velho !

vroou is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

10-08-06, 15:39 #3
pq largou a UFSCar?

gusto is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

10-08-06, 15:44 #4
vroou eu tenho 18 anos ehuhuehueue! é, se você já era o tio sukita quando eu tinha 15, agora você deve ter 60! ashuosahuo brincadeira :* (daqui a pouco o hang vem me dar bronca por te chamar de sukita!)

e eu larguei a UFSCar por causa do curso, a princípio, mas é meio longe demais de casa também hehe... Mas recomendo demais a UFSCar, muito foda lá. É que não vou prestar biologia de novo

s p o o l is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

10-08-06, 15:46 #5
vai tentar o que?

gusto is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

10-08-06, 15:48 #6
Hm... algo de humanas. Estou pensando em Relações Internacionais, mas é o terceiro mais concorrido da Fuvest Ou eu começo a me matar de estudar ou não sei não...

s p o o l is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
10-08-06, 16:36 #7
Créditos obtidos:
aula: 461
trabalho: 72
total: 533
Carga Horária Total: 9075
Um crédito aula corresponde a 15 horas de carga horária semestral, e o trabalho a trinta

leiden is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
10-08-06, 17:18 #8
pra q serve esses creditos?

serjaum is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
10-08-06, 17:34 #9
cara mas depende se o curso eh tempo integral ou nao... poli era 28-32 creditos todo ano, se vc vai bombando as materias vai acumulando mais creditos ou vc fica mais uns anos

edit: e mesmo dentro da poli, o numero de creditos na area especifica varia... tipo teleco sao uns ~30 e producao uns ~16 (sem certeza nenhuma dos numeros, soh sei q producao eh MUITO menos)

direito por exemplo tem o curso noturno, q acho nao vai ter mais de 24 creditos simplesmente pq n rola fazer mais do q isso de noite...

e essa de optativas depende de cada curso... o melhor eh vc se informar ou direto na secretaria de cada curso ou com alguma pessoa q ta cursando...

e n larga a biologia nao... biologia eh o q ha

predator is offline   Reply With Quote
Alexandre
Trooper
 

10-08-06, 19:03 #10
cara

1 crédito aula = 1 hora de aula por semana

no instituto de matematica, a maioria das matérias é 4 créditos, algumas (como calculo) são 6 (isto é, 3x por semana uma aula de 2 horas)

Alexandre is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

10-08-06, 20:00 #11
Quote:
Postado por s p o o l
Então, eu estou pensando em prestar USP, mas vendo a grade de alguns cursos eu estou com uma dúvida... Como funciona o sistema de optativas/eletivas?

È que eu estava fazendo biologia na UFSCar e eu tinha 32 créditos (horas por semana de aula) lá. Vendo a grade de alguns cursos da USP, algumas tem 16 créditos, algumas até 12. É ridiculamente pouco, mas me falaram que você completa com as opcionais. Como funciona isso?
Alguns cursos obrigam você a cumprir não apenas com a grade obrigatória de disciplinas, mas tb com uma certa quantidade de créditos em disciplinas optativas.
Por exemplo, no 8° semestre vc pode ser obrigado a fazer 6 créditos em disciplinas optativas (além das disciplinas básicas do teu curso).

Além disso, os cursos definem se vc deve cumprir esses creditos com disciplinas
OPTATIVAS ELETIVAS
ou se vc pode cumprir os créditos (ou parte deles) com
OPTATIVAS LIVRES.

Optativas eletivas são assim: a sua faculdade coloca a disposição algumas disciplinas optativcas eletivas, e dentre essas vc escolhe aquelas cujos assuntos te interessam mais para cursar e cumprir com a sua obrigação de créditos. Ou seja, eles te fornecem algumas opções e dentre essas opções vc escolhe algumas.

As optativas livres são assim: a facul define que vc deve fazer, por exemplo, 8 créditos em optativas livres. Vc escolhe qqr porra de matéria e faz (dependendo da tua facul vc pode fazer até disciplinas de outras faculdades da usp), e cumnpre com os 8 créditos (por exemplo, faz 4 matérias quaisquer de 2 créditos).


É basicamente isso, tirando algumas diferenças de uma faculdade pra outra.


Last edited by jacu; 10-08-06 at 20:05..
jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

10-08-06, 20:04 #12
De qqr forma, não esquente a cabeça com optativas, elas são a parte mais fácil da faculdade. Mole mole, e optativas livres podem ser muito interessantes (com sorte vc pode até escolher as matérias pela quantidade de gostosas que haverá na sala de aula).

jacu is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

10-08-06, 20:30 #13
legal. é que qualquer resposta serve pra mim, pois eu penso em fazer outra facul junta, nesse caso, seria melhor que fosse o mais tranquilo possível... mas se eu não fizesse, queria que o currículo fosse mais denso! enfim, acho que deu pra entender

s p o o l is offline   Reply With Quote
user114
.
 

10-08-06, 21:02 #14
po, eu achei que o spool tava no PARANA hehe
de qualquer forma, por muito tempo pensei em fazer RI mas parece que nao rola um campo de trabalho legal, aih acabei mudando..

user114 is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

10-08-06, 21:52 #15
o problema é a concepção errada que as pessoas tem de RI eu acho... meio voltado demais pra comércio exterior e essas coisas hehe

e eu ia pra Curitiba, mas desisti pq era muito longe hehehe quase quase mesmo eu fui.

s p o o l is offline   Reply With Quote
Avacaiador
Trooper
 

PSN ID: Avacaiador
10-08-06, 22:25 #16
Tem RI na unesp daqui de Marília e esse curso tem as minas mais top do campus.

Avacaiador is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

11-08-06, 00:08 #17
xupa federal!
aeiheaihaeoihiea
nda, meu irmao faz usp em sanca e esse ano vo tenta entrar na usp ou na federal de sanca
do contrário, vo tirar diploma d cursinho =(

Demé is offline   Reply With Quote
dreh
Trooper
 

11-08-06, 07:48 #18
ae spool ve se encontra meu irmao la ehauue ele ja encontrou o scorpion uma vez por la huahua, falo que é um nerd japones magrelo uhahua

e spool, se vai naquela festa que vai rolar ?? vamae mano, eu vo e vo beber de graça, o bk vai fica na barraca do rugb huau

dreh is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

11-08-06, 08:34 #19
sem querer ser chato ou generalizar, mas em são carlos a federal é bem mais legal que a usp... não tenho motivos pra defender pois não vou terminar meu curso lá e vou prestar USP agora, então eu devia é defender o nome USP acima de tudo, massss...

eu explico: concentração de nerds extremos (e muitos nerds chatos, claro que na federal também tem de monte, mas é diluído...) e de homens

na USP só tem engenharia, umas coisinhas de exatas e uma turma de arquitetura (que eu nunca vi nem conheci ninguém, diga-se de passagem). ou seja, 98% de homem... e 99% de pessoas com cabeça parecida.

Na UFSCar é bem regulado. E não to falando que não gosto de pessoas de engenharia, na verdade o meu melhor amigo lá era um cara de Engenharia da Computação que eu já conhecia antes, mas o negócio é você ir pra uma universidade e poder conhecer pessoas de todos os tipos. Lá tem desde música, ciências sociais, biologia, psicologia a enfermagem e agora até medicina.

É claro, se você quer alguma coisa que só tenha na USP, tente lá, você vai poder conhecer as pessoas da federal nas festas e a cidade é bem legal... mas se puder escolher, eu recomendo a federal, pois os cursos são muito bons e a convivência que você vai ter lá é muito melhor

É claro que esses são os meus valores... O bandejão da USP lá é bem melhor que o da Federal segundo consta! (malditos subsídios estaduais!! pq o lula não dava a grana do Fome Zero pro RU da federal?)

Se estiver em dúvida, vai lá e passeia pela Federal e pela USP, conversa com as pessoas... Ninguém vai te impedir de entrar em nenhuma das duas, pode ter certeza hehe. Ou melhor: vai em uma festa lá e de dia vai conhecer as universidades Tem uma semana lá que rola o "Universidade Aberta", pra galera ir conhecer, e tem eventos nas duas. Acho que é uma boa oportunidade, pois eles devem dar material sobre os cursos e etc.

www.ufscar.br procura por Universidade Aberta aí que você acha as coisas

e dreh, nerd, japonês e magrelo não falta por lá, seja na USP ou seja na área norte (de exatas) da federal... então a não ser que você me diga que curso ele fazia, e onde, e de que ano é, as chances de eu te dizer que conheço passam de mínimas pra impossíveis

e festa que vai rolar? cara, lá rola festa toda semana. você tem de ser específico... a maior festa e mais famosa que rola lá é o TUSCA (Taça Universitária de São Carlos), e já aconteceu, e eu fui

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE PRA QUEM VAI PRESTAR UFSCar, ATENÇÃO!!!

Você provavelmente vai ficar na LISTA DE ESPERA. É normal, a concorrência lá é enganosa, pois a lista roda muito. Medicina lá a concorrência foi de 200 candidatos por vaga, biologia era 40 candidatos por vaga e etc, enquanto em outras federais era de 13 a 18.

Não se assuste, e VÁ NA PORRA DO DIA DE CONFIRMAR INTERESSE. Eu fui e saí de lá MATRICULADO. Esse dia que é a matrícula de verdade, pois a lista roda muito lá. É nesse dia que o trote bomba e tudo mais pra você ter noção. Acontece que MUITA gente não vai lá confirmar o interesse pensando "ah, não vou viajar até são carlos por chances mínimas", acontece que as chances são muito grandes. Eu era o 15 da lista de chamada de 60 vagas, Ok, era perto. Mas só nesse dia rodou até o 101!

Minha amiga que prestou Sociais quase não foi porque era a 80 na lista de espera, passou no primeiro dia e rodou muito mais depois. Muita gente perdeu a vaga de bobeira, avisei a todos que pude e aviso hehe


Last edited by s p o o l; 11-08-06 at 08:42..
s p o o l is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

11-08-06, 13:57 #20
caralho spool, mto bom esse tutorial =P
pod cre! eu fui no tufscar ano passado, que nao é um torneio mmmmmto grande mais é legal
meu irmao sempre fala maravilhas do tusca, q geralmente o caaso ganha da federal no volei (ele é titular do time)
se eu passo na usp e na federal eu vou pra federal, pq engenharia de computação lá é bem melhor cotado que na usp
mas aproveitando, uma dúvida:
como é o esquema de bolsa la na federal?

Demé is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

11-08-06, 14:11 #21
não sei muito bem seiya... tem o alojamento onde você pode morar de graça, e acho que você come de graça no RU (restaurante universitário, meio enjoativo, mas enfim...)

Não sei se tem alguma ajuda de custo ou algo assim. Só sei que eu conheci um cara que de pobre não tinha nada e tinha essa bolsa, o pai dele era comerciante então ele falou que era pobre ou sei lá...

Tem as bolsas pra iniciação científica também, mas isso você só consegue depois de um tempo... e é difícil. Tem também bolsa monitoria, que você vira monitor de uma matéria. Você tem que ter cursado essa matéria.

Essas coisas são disputadas pelo seu IRA- Índice de Rendimento Academico. Envolve suas notas, faltas, matéria que bombou e mais umas coisas...

s p o o l is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

11-08-06, 18:37 #22
ano que vem é eu na bio da ufrgs MWAHAHHA

relax' is offline   Reply With Quote
Flavio_0
Trooper
 

11-08-06, 18:44 #23
usp?

achei q era sobre o laboratorio underground...

Flavio_0 is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
11-08-06, 19:26 #24
Quote:
Postado por s p o o l
na USP só tem engenharia, umas coisinhas de exatas e uma turma de arquitetura (que eu nunca vi nem conheci ninguém, diga-se de passagem). ou seja, 98% de homem... e 99% de pessoas com cabeça parecida.
viajou hein? o q n falta na USP eh gente de todo tipo...

predator is offline   Reply With Quote
Alexandre
Trooper
 

11-08-06, 19:30 #25
preadator: acho que ele esta falando da USP campus São Carlos

Alexandre is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

11-08-06, 21:19 #26
é, mas mesmo que ele se refira à USP de São Carlos ele tem razão, eu forcei um pouco na generalização... é claro que dentro da engenharia existem pessoas diferentes, mas mesmo assim, o leque de um lugar onde se tem cursos diversos é BEM maior

s p o o l is offline   Reply With Quote
PhB
Guest
 

12-08-06, 04:34 #27
Federal?!? q Federal?!? Ahhhh sim a UFSCAR... aquela da beira da estrada né?!?
Xupa Federal!!!

Bom na USP-São Carlos existem cursos privilegiados de mulher: química, math e arquitetura... o resto é foda...
Bão msm é USP-Ribeirão Preto... 78% de fêmeas... dilícia total

  Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:28.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.