Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
petrasbut
Trooper
 

Default PJ x CLT-Flex x CLT-Full

15-07-08, 13:29 #1
Oq preferem na hora de ser contratado?

Particularmente ja fui estag e cooperado (mema coisa de PJ) e
gostei mto do estilo PJ de ser.. mta liquidez e liberdade de fazer oq
quiser com o dimidm... tipo investir e fazer prev privada.

o foda que um salario de por exemplo 30 a hora pra PJ
equivale (anualmente) a 4k mes CLT-Full... e a maioria das
empresas nao aguenta pagar 4k de clt-full... as aguenta 30 a hora.

E vcs? Tem experiencia com essas formas de contratação?
Opinem bunitinho e nao deem de cuzoes pq os amarelinhos tao comendo solto por aew...





petrasbut is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 13:37 #2
Caralho. Pare de falar em códigos e diga o que exatamente você quer dizer com essas merdas dessas siglas.

night is offline   Reply With Quote
Vollrath
Trooper
 

15-07-08, 13:46 #3
oahoiuheaiea tb não entendi nada

Vollrath is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

15-07-08, 13:49 #4
melhor você fazer um TG porque o PJ nem sempre supera o NT...
o ideal mesmo seria um LM aliado a um RF.. só assim você atingirá o modelo HW esperado

snake is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-07-08, 13:49 #5
caraleo voces nao trabalham nao pra saber o que pj, clt-flex e normal??? me surpreendi, principalmente com o nightwolf (falando de boa)

pj = pessoa juridica, o famoso terceiro, voce abre uma empresa no seu nome e emite a nota para empresa que voce trabalha te pagar no final do mes

clt - flex = o famoso migué, os caras te dao um salario mais baixo na carteira (tipo 700), mas voce tem que ficar mostrando nota fiscal da onde voce gasta pra nao pagar imposto no resto do salario. ex: se vc ganha 700 na carteira + 1300 em flex voce tem que pegar nota de tudo o que voce gostou até bater os 1300 pra nao pagar imposto em cima desse valor...

e o clt - full = acho que nao preciso nem comentar o que é, é o clt comum.

Kensha is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 13:50 #6
oUAHeHUaueAuoehOaeuoAHeuoHAouehuoeho!!!
Ai, ai... boa snak3...

Quando eu li o título do tópico pensei que era algum comparativo entre três versões de um carro/moto/vídeo-game/<qualquer merda>.

Nossa! Surpreendente eu não saber falar em CÓDIGO...

Anyway, é óbvio que CLT-FULL é o mais vantajoso pro empregado. Férias remuneradas, 13.º salário, FGTS (e multa de 40% no caso de demissão sem justa causa) etc. Mas a maioria das empresas não está disposta a pagar um salário decente registrado em carteira (justamente por causa da tributação).

night is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-07-08, 13:56 #7
calma night, eu falei de boa, achei que com a tua experiencia voce sabe, nao quis ofender nao , falando sério

concordo com voce, eu trabalho ocm uns caras que sao clt flex e eles xingam mto, putz, ter que ficar correndo atras de nota todo mes é uma merda... pj meu, ficou 1 mes de ferias, só lamento.... precisou visitar a mae, só lamento.... enfim, é bem mais complicado

Kensha is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 13:59 #8
Bom, eu não tenho experiência nenhuma com direito do trabalho (que, aliás, eu detesto). E não sabia que se utilizavam tais siglas para classificar os contratos legais (CLT-FULL) dos ilegais (PJ; CLT-FLEX).

night is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-07-08, 14:06 #9
ahhh tah Malz entao.

Entao, o clt-flex é legal sim, por mais picaretagem que pareça...haghiahoiuahia

Kensha is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 14:12 #10
É? Viu por quê eu odeio direto do trabalho? É um festival de horrores...

Mas à primeira vista parece uma maneira de burlar o fisco, não parece?

night is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-07-08, 14:16 #11
Sim, e na real é auiohaiuha eu nao consigo acreditar que essa merda foi aprovada em algum lugar, porque VARIAS empresas fazem isso (empresas de nome), entao acho que se fosse ilegal ja tinha dado merda.

O foda meu , o q eu pelo menos acho é voce ter que ficar dando nota pra empresa pra comprovar que voce gastou e tal hauihoaiuha, tipo vai no motel e pega a nota saca, acho uma merda ter que dar esse tipo de satisfaçao SE BEM QUE tem muita gente que acaba burlando as notas, pegando nota sem gastar, enfim, uma picaretagem em cima da outra... ahuahia

BRASIL MEU BRASIL BRASILEIRO!

Kensha is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 14:18 #12
Cara, eu vou averiguar isso com algum colega que entenda de leis trabalhistas... porque eu quero muito acreditar que não existe tal permissivo. Isso seria uma afronta! Pf...

night is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
15-07-08, 14:31 #13
sou cooperado
matheus é mão de vaca

serjaum is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
15-07-08, 14:46 #14
PJ não é ilegal não Night, tá louco?
Não se lembra da "MP DO BEM"? (agora tô em dúvida se é ela) Que teve uma puta propaganda da Rede Globo? Dizem que foi feita na medida pra ela

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
15-07-08, 14:51 #15
Me lembro muito bem da discussão de contratos individuais com pessoas jurídicas.. inclusive meu professor deu o exemplo do Faustão, empregado com salário absurdamente alto, onerava demais a Globo e ele mesmo.. hehe. Daí abriu uma empresa e passou a "prestar serviços" pra Globo, como forma de burlar impostos. Deu mó discussão, mas o fato é que alguns meses depois veio uma MP e regularizou/regulamentou isso.

didz is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 14:53 #16
Não é ilegal, fato. Mas eu já vi inúmeros casos em que se usa isso para burlar a legislação trabalhista. E os Juízes do Trabalho simplesmente "ignoram" a existência da PJ e consideram o "empresário individual" um empregado qualquer.

Eu não tenho experiência na área, mas nesse caso específico eu já vi vários...

Mas não me lembro disso que você tá falando...

night is offline   Reply With Quote
petrasbut
Trooper
 

15-07-08, 15:16 #17
Tá mas o topico é oq eh mais vantajoso...
mais rentavel... etc..

petrasbut is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 15:20 #18
E eu já respndi no meu primeiro reply...
É só você ler... etc...

night is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

15-07-08, 15:26 #19
HEiuahiuehIUAE tava lendo como escolha pra Pajero Flex, Pajero Full EHUAHE LULZ

SparkS is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

15-07-08, 15:41 #20
Quote:
Postado por petrasbut Mostrar Post
Tá mas o topico é oq eh mais vantajoso...
mais rentavel... etc..
Vai depender da sua negociação com a empresa né campeão..

1. Criando uma pessoa jurídica vc perde uma série de benefícios, mas ganha em remuneração - como já destacado pelo night, pode ser desconsiderada em juízo;
2. Uma CLT com salário menor declarado - que já vi ser contestado em juízo mediante a apresentação dos valores recebidos comparados aos valores declarados - você recebe um pouco mais como bônus por ter desonerado a empresa de uma série de tributos; e
3. Uma CLT com salário real declarado você recebe um valor um pouco menor mas tem uma série de benefícios e garantias..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
15-07-08, 15:46 #21
eu uso win + e pra abri o windows explorer

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
15-07-08, 15:57 #22
PJ é bom, mas tem que conter a tentação e investir uma parte do que vc ganha em previdência e coisas do tipo. Eu lembro da primeira proposta PJ que eu recebi.
Eu fiquei totalmente "OMG!!!" qdo vi o salário, mas só depois descobri oq era PJ. udsdauhsdauh

Anyway, eu acho que optaria por CLT-Full. Da menos dor de cabeça na hora de gerenciar tudo. hehe

Sussa is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-07-08, 16:07 #23
Quote:
Postado por Sussa Mostrar Post
Anyway, eu acho que optaria por CLT-Full. Da menos dor de cabeça na hora de gerenciar tudo. hehe
Exatamente o motivo que eu, trabalhando com informatica em São Paulo, nunca trabalhei como PJ. Para quem trabalha aqui sabe que é comum você ser PJ.

u3663 is offline   Reply With Quote
Choke
Trooper
 

Gamertag: wrparra Steam ID: wrparra
15-07-08, 16:14 #24
Putz, estou exatamente nesta encruzilhada. Recebi algumas propostas de trabalho, uma dessas PJ Home-Office, realmente tentadora pois é um ponta-pé inicial pra que eu abra minha própria empresa e outra CLT-FULL pra trabalhar dentro de uma empresa com algumas "garantias" mas com salario mais baixo.
Tá complicado decidir isso... vamos ver no que dá.

Choke is offline   Reply With Quote
petrasbut
Trooper
 

15-07-08, 16:48 #25
Quote:
Postado por Choke Mostrar Post
Putz, estou exatamente nesta encruzilhada. Recebi algumas propostas de trabalho, uma dessas PJ Home-Office, realmente tentadora pois é um ponta-pé inicial pra que eu abra minha própria empresa e outra CLT-FULL pra trabalhar dentro de uma empresa com algumas "garantias" mas com salario mais baixo.
Tá complicado decidir isso... vamos ver no que dá.
nesse seu caso optaria pelo CLT na empresa..
acho q perde-se mto em ficar em casa..
tipo o convivio e o networking...

mas se for uma diferença brutal de $ fika em casa....

Sei la... pra mim ta sussa administrar a grana...
o $ cai na conta e eu ja rateio pros fundos/prev/colchao e gg.....

petrasbut is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

15-07-08, 17:00 #26
Cara, PJ tem mais grana e CLT segurança. CLT-Flex eu me abstenho de comentar, pra mim parece uma gambiarra. Conheço uns kras q trabalham como Flex e não curtem não.

O problema do PJ é no longo prazo. Se você almeja cargos táticos ou estratégicos, salários altos, colecionar nomes de peso no curriculum, você precisa ser funcionário. É raro no mundo de TI haver gerentes PJ. Diretor acho que nem pode.

Agora se a sua meta na dita empresa é apenas operacional, PJ de longe é a opção mais lucrativa. A segurança de não ser demitido vai estar na sua competência e na continuidade do projeto, mas o mercado de TI tá tão bom que eu não me preocuparia muito com isso.

Locutus is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-07-08, 17:15 #27
Vocês não estão desconsiderando os custos para abrir uma Pessoa Jurídica e o trâmite burocrático de registro na Junta Comercial e na Receita Federal para obtenção do CNPJ?

Digo: se o cara já tem uma empresa, evidentemente que pode ser melhor firmar contrato de prestação de serviços. Mas daí a "criar" uma empresa por causa de UMA oportunidade específica? Eu acho meio temeroso...

night is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
16-07-08, 11:08 #28
prefiro salario

ainda bem q sou o dono da empresa

Soul is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

16-07-08, 11:52 #29
Interessante o tópico.

Estou precisando contratar e estava pensando seriamente em adotar o sistema PJ. CLT fica muito oneroso para a empresa.

Ou vou ficar contratando estagiário e demitindo quando acabar o contrato asuhsauh =[

Inquisitor is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
16-07-08, 15:25 #30
Como o Brasil eh uma bosta, ai vai
<IMHO>
2 visoes, pois ja estive, e ainda estou, dos dois lados:

empregado:

CLT FULL eh a unica forma de contrataçao legalmente correta, o PJ e a prestacao de serviços arrombam o cidadao na hora de abrir uma empresa e pagar ISS e afins... CLT Flex eh um nome mais bonito de algo q existe a bilhares de anos, q eh o famoso PORFORA... simplesmente ridiculo e totalmente pleiteavel em um tribunal trabalhista, com 101% de ganho de causa seu (compre sua testemunha, fale q vc trabalhou com ela, instrua sua testemunha, ?????, Profit)... dps do Bi-combustivel, a moda agora sao os bi-contrataveis...

empregador:

CLT Full: um empregado tem o custo de 2 empregados, que por sua vez custariam 4, 8, 16, and so on... carga tributaria e custo social com beneficios de uma CLT paternalista e populista simplesmente dao "aquela incentivada" na criacao de novos postos de trabalho LEGAL

CLT Flex: eh o modo menos oneroso pra "contratar", maaaas qqer processo na justiça, vc vai ter q negociar um acerto, OBRIGATORIAMENTE

PJ: qqer fiscalizacao de trabalho axo q vc teria problemas... pq teoricamente ter uma empresa com 1 proprietario e 5000 prestadores de serviço eu axo q daria algum rolo... nunca contratei via PJ
</IMHO>

e como mexer nas leis trabalhistas aki eh como botar o pau no vespeiro, ninguem mexe e ficamos assim, criando metodos alternativos e bizonhos pra contrataçao ao inves de fazer uma coisa soh q seja benefica tanto pra empregador quanto pra empregado, para que nem a empresa pareça a vilã do mundo, pq nao estamos mais na revolução industrial, e nem o empregador seja sempre a vitima do sistema cruel e do capitalismo selvagem..

OrGg is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
16-07-08, 16:22 #31
OrGg tá certíssimo.

night is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
16-07-08, 19:41 #32
Btw, googleando achei esta planilha que ajuda a estimar o quanto vc ganharia em cada tipo: http://www.apinfo.com/sal.xls

Sussa is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

16-07-08, 21:16 #33
Aproveitando o tópico, alguém pode explicar super resumidamente como funciona uma cooperativa do ponto de vista da empresa? Em relação a pagamentos e comparação com a CLT.

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
clt, ctrl + alt + del, diesel ftw, pajero full, palio flex


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:56.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.