Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
Default FACULDADE APOS 38

04-09-17, 12:06 #1
Ola pessoal, bom dia, beijos e tudo mais...

Então, o que ocorre, aos 19 anos entrei na faculdade federal de economia e cursei até o ultimo periodo, faltando apenas algumas materias para me formar... mas com os acontecimentos da vida, trabalho, montei um pequeno negocio, que hoje é médio~grande negocio.

Minha empresa é de construção civil, tem um bom nome na praça, mas o mercado está oscilante, mas mesmo com todas as dificuldades, estamos indo bem dentro do mercado atual.

Mas enfim, estou pensando em fazer uma nova faculdade, de arquitetura, e estou naquele momento de "vale a pena fazer" ou "estou velho pra isso"

Me sinto mal por não ter uma formação, nenhuma cobrança externa, é uma questão muito pessoal, seria uma realização de um sonho, alem de ajudar na empresa.

Mas me pego pensando a respeito da questão idade, se vou me adequar, muito amigos falam que ja não vale a pena, pois tenho uma empresa e que devo focar sempre nela e que fazer uma faculdade seria um fator que poderia atrapalhar no contexto geral...

E ai chego até aqui, o que vocês nerds ACHÃO disso?

Obrigado e bom dia.





Soul is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
04-09-17, 12:21 #2
Se você já é um empresário picudo, eu não iria pruma área técnica, faria algo na área de ADM, depois uma pós, Mba....

maurocool is offline   Reply With Quote
phrango
Trooper
 

04-09-17, 12:27 #3
Sou bem uns 10 anos mais novo que voce, mas segue minha opiniao:

Nao existe estar velho demais pra alguma coisa, a idade enquanto numero. O que a idade traz e um monte de responsabilidades que imagino que nesse momento da vida ja estejam bem encaixadas na sua rotina, e como essas responsabilidades provavelmente demandam muito mais tempo do seu dia do que quando voce tinha 19 anos, fica mais dificil encaixar o tempo pra estudar.
Mas se vale a pena, so voce pode saber. Se o tempo que a faculdade vai tomar vai te fazer falta demais, se vai interferir no resto das suas obrigacoes, o quanto a faculdade vai te trazer profissionalmente e/ou pessoalmente.

Quanto a se adequar, depende de voce tambem! Quando estava na faculdade sempre teve todo tipo de gente, da molecada que so queria beber aos mais serios que sentavam, assistiam a aula quietos e iam trabalhar. No periodo noturno no meu mesmo ano tinha um cara de 40 anos+ que era amigo de todo mundo, gente boa demais. E eu fiz comunicacao social, um curso que considero mais "jovem" que a media.
Unico ponto talvez e que podem ter professores mais novos que voce, e conteudo que voce ja tenha aprendido na sua vida profissional, entao tomar cuidado pra isso nao fazer voce perder uma "postura de aluno" ou o interesse em geral.

No fim, colocando tudo na balanca, se voce tiver todos recursos necessarios (tempo, dinheiro e vontade), manda bala e vai realizar seu sonho.

phrango is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

04-09-17, 12:49 #4
Coloque no papel.

Quanto custa a formação em arquitetura e quanto você economizaria na empresa por ser arquiteto.

Sem mais detalhes da empresa é difícil mas de forma geral. Vc tá com tempo livre? Pode ser arquiteto e continuar fazendo o q faz? Ou é mais barato fazer o q arquiteto faz e passar pra outra pessoa fazer o q vc faz hj ( pelo menos parte)?

Valor da faculdade mais essas contas aí ainda compensam, vc gasta mais q isso tudo contratando arquiteto?

Se vc faz uma administração dos número e resultados, acho q deve valer mais a pena faz administração, MBA, projetos...

Mas se é um sonho seu poder dizer q é arquiteto ou fazer é assinar as paradas da sua empresa, aí é mais uma questão afetiva. Aí essas contas não fariam sentido uma vez q como vc diz a empresa já está bem.

Mas se vc não tem essa questão afetiva, sonho, aí tem q ver se ser arquiteto fará tua empresa lucrar mais no futuro.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
04-09-17, 13:10 #5
Responda bem esta pergunta:

- A faculdade que você quer fazer resolve qual tipo de formação que você quer exercer? Ela é NECESSÁRIA para este fim?

Never Ping is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
04-09-17, 13:18 #6
Eu mandaria seus amigos tomarem nos respectivos cuis por te desencorajar a fazer a faculdade...
Coloca no papel e vê se vale a pena, como todo mundo já falou e muitos ainda vão falar aqui no tópico.
Na minha opinião, vale a pena sim investir seu tempo nisso. Tenta ao menos finalizar a formação que você já começara, e depois parte pra arquitetura.

Chronos is offline   Reply With Quote
moter
Trooper
 

XFIRE ID: moter_moter Steam ID: moterdime
04-09-17, 14:01 #7
Meu pai fez faculdade de engenharia civil depois de aposentar somente por hobbie / realização pessoal e além de poder construir as casas que ele faz por conta, mas não era problema pra ele.

O seu caso acredito que seja igual a do meu pai, mas acredito que você precise avaliar os pontos que o pessoal levantou aí antes de tomar a decisão.
Pra mim, conhecimento e experiência vale exponencialmente mais do que a graduação, lógico que conhecimento + experiência + graduação = GG.
Não seria o caso de você fazer um MBA (por exemplo em gestão empresarial) direto? (Não sei se é permitido, mas agregaria muito mais valor e conhecimento do que a graduação em si).

moter is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
04-09-17, 15:05 #8
to +- na mesma situacao
fiz os 4 anos de bacharelado, paguei formatura, participei da festa, tenho album e o carai...ateh dancei a valsa ahuehauea


mas tinha umas materias pra fazer e nunca fiz...

hj penso em fazer uma faculdade apenas por realizacao pessoal, mas nunca mais penso em fazer uma facu de TI

quero fazer aviacao civil, mas pqp... encarar 2.5k por mes, prefiro torrar essa grana em coisas mais divertidas

um dia eu faço uma facu, mas o problema eh agora eu com 36 anos conseguir levar uma faculdade a serio....nao tenho mais o pique

serjaum is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
04-09-17, 15:11 #9
Eu tbm qria fazer uma segunda faculdade.. a unica coisa q me desanima é o lance de ir até o lugar pra fazer. ficar sentado numa cadeira por 4,5,6 horas...

Aprendi a estudar sozinho no mestrado e é essa linha que qro seguir. POr isso penso em fazer algo EAD.

Zigfried is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

04-09-17, 17:08 #10
Cara, sempre achei inútil 2 graduações. Pra mim sempre foi uma questão mais de vaidade do que de aprendizado.

Em bacharel a regra é aprender quase nada de quase tudo. Fazer isso 2x me parece uma enorme perda de tempo.

Mas se é um sonho seu isso, vai fundo. Recomendaria um EAD + aulas/ajuda das pessoas que você já (imagino) conhece na área, assim você não ia perder tempo indo assistir aula de Estética e História I por exemplo.

Something is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

04-09-17, 17:16 #11
Se é o seu sonho então pau na máquina.

De fato se você espera agregar algo no seu trabalho ou na sua empresa é bem inútil, seja essa ou qualquer outra faculdade, já que há meios muito melhores de se ganhar conhecimento de verdade e sem enrolação.

Só que a questão não é essa, é um sonho que você tem. Então sim, vale muito a pena. Manda ver nessa poha e pega o seu diploma

Baron is offline   Reply With Quote
lol
 

PSN ID: dasouzaj Steam ID: davihey
04-09-17, 17:33 #12
tb fiz 4 anos de adm e n terminei
mas to de boa de voltar, baita porra faculdade kkkk

lol is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

04-09-17, 19:49 #13
Se tu acha que vai se sentir melhor, beleza.. bola pra frente e realiza teu sonho! Eu não vejo assim.
Acho muito mais pica o cara estar feito na vida sem ter faculdade.

marconds is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

04-09-17, 20:11 #14
Agora eu não faria outra, principalmente pq se fosse era med, dai são 6+5+2 anos pra chegar onde eu gostaria - sem contar os anos de medcurso e cursinho disso e daquilo,
esperar vaga de orientador X (sem trabalhar e não sou herdeiro).

mas voto com NP/EB/Something.

tem como meter um curso técnico pra assinar projeto até certos parâmetros.

Blazed is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
04-09-17, 20:34 #15
Um dos dias mais felizes de minha vida foi quando me formei e me livrei dessa pressão social merda de ter um título

tdf is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
05-09-17, 10:18 #16
Nossa, no seu caso eu faria correndo a faculdade..
Não interessa condição financeira, pra mim ficou claro no seu post que seria uma satisfação pessoal, além, claro, de eventualmente ajudar no que você já faz (e bem).

Se você tem tempo, go for it.

PS: negativado pela sua mediocridade, never ping


Last edited by didz; 05-09-17 at 17:04..
didz is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-09-17, 10:38 #17
Só uma coisa: conhecimento técnico é muito mais fácil de aprender com um tutor pra quem você pode fazer perguntas direcionadas, colegas que são do mesmo nível que você, sequência lógica nos conceitos e tempo pra aprender a base. Arquitetura deve enquadrar nisso, até onde entendo. NÃO é a mesma coisa que fazer coursera, não é a mesma coisa que fazer sozinho e completamente fora de ordem, e não é a mesma coisa que fazer correndo pq tem 'pressa'

Se for pra fazer, não se paute pela experiência de quem formação muito diferente, seja ótima, ruim ou meia boca; se for de humanas, sociais ou essas soft-tecnicas pode desconsiderar pq não refletem o que voce vai encontrar numa faculdade mais técnica

edit: falando sobre o curso especificamente e o valor de faculdade, só, antes que achem que eu to sacaneando quem fez humanas

Zedd is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

05-09-17, 12:50 #18
cusao , respeita a camianhada de humanas ai
vacilao

luisinha

Blazed is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
05-09-17, 18:00 #19
opa galera,

sim, existem N pontos envolvidos, mas o maior deles com certeza é o sentimento de não estar completo, não exatamente pela cobrança da sociedade, mas pelo prazer de conhecer... de me sentar a mesa de reunião com varios doutores e mesmo sabendo o mesmo que eles sem a formatura, me sinto um peixe fora dagua de vez em quando...

pagar a um arquiteto não é o problema, mas poder ter a satisfação de assinar o projeto, para mim pesa mais...

o valor de uma faculdade é alto, me tomaria tempo, mas conseguiria resolver essas questões, mas ha dias que me sinto vazio, mesmo tendo feito tudo correto..

mesmo tendo resolvido problemas nas obras que ate grandes engenheiros do estado não tiveram aquela ideia..

eu não sou foda em nada... sou apenas dedicado, me considero inteligente...

mas tenho o grande defeito de querer fazer tudo certo e isso que me levou ate o ponto onde estou hoje... mas a formatura me faz uma falta em certo momentos...

dois posts me fizeram tomar minha decisão...

vlw pessoalll

Soul is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
05-09-17, 18:04 #20
cuzão! vem aqui recebe ajuda e não fala oq vai fazer

ReDEviL is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
05-09-17, 18:10 #21
aeheheeheheh desculpa,

VOU FAZER SIM A FACULDADE

Soul is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
05-09-17, 19:17 #22
Chama pra tomar umas com as alunas de arquitetura

maurocool is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

05-09-17, 20:11 #23
[MENTION=16]Soul[/MENTION];

terminar a faculdade que você já cursou, mesmo tendo que pagar várias matérias, não te daria a mesma satisfação com menor investimento de tempo e dinheiro?

Hades is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

05-09-17, 23:19 #24
To fazendo Análise de sistemas com 40 anos. Mais da metade do aparece no curso eu ja tinha estudado/visto por curiosidade. Kkk Espero que continue assim até o fim.

diferent is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

06-09-17, 00:18 #25
Se todo mundo que lhe diz ser necessário ponderar com racionalidade sua intenção obtém uma resposta tão combatente, tão sincera e em defesa da persecução deste objetivo... então você está perdendo tempo perguntando. Trata-se de um questionamento meramente retórico. Então faça logo! É o tesão que move a gente. Se for ruim caia fora. Ao contrário de antes HOJE você não tem nada pra perder.

Aos 29 fiz vestibular pra direito. O motivo foi outro. Me sentia cada vez mais técnico, mecânico, tal qual o Chaplin em "Modern Times" arrolando as mesmas roldanas eternamente. Houve um esgotamento intelectual na própria matéria, eu sentia que não aprendia nada de novo. & aquilo que se vendia como novo na minha área de conhecimento (MKT e Propaganda) para mim se tratava de uma mera enganação e maquiagem de dados de penetração.

Fui totalmente no escuro. Não estudei nada, apenas li uns resumos dos livros ridículos que estavam cobrando. E entrei na UEL. Tá sendo bem tranquilo, apesar de puxado associar um curso com uma carga grande de dedicação aos estudos com o trabalho.

Eu imaginei que existiria um abismo maior entre eu e a galerinha mais nova; mas com exceção de não participar das cervejadas e festas por não ter pique nem EROS, não tenho dificuldade alguma de relação. Tem um pessoal bem gente boa e admiravelmente madura pela pouca idade. Lógico que tenho um natural afastamento, não estou lá para ter experiências, nem para fazer BFF de baladas ou pegar geral, mas não me sinto um estranho no ninho. Fui com uma idéia diferente: não sou obrigado a viver novamente esses momentos para me enquadrar. Estranhamente o pessoal até se choca ao saber minha idade (32), pensam que tenho a mesma que a deles (19-24 anos). Até uma das coisas engraçadas são as meninas vindo querer bater papo...fico só esperando surgir a oportunidade para dizer minha idade, e tadinhas, surge aquela carinha de frustração e um "nossa, mentira" HUIAHOEUH.

Mas minha dica é: não seja o tiozão que bota banca de empresário, que já sabe tudo sobre todos os assuntos e usa a sala de aula para discursar sua vasta experiência. Seja discreto, solícito, sempre elogie os colegas, compartilhe informações de estudo...enfim, mantenha os mesmos mecanismos de conquistar pessoas no trabalho. Eu mantenho um relacionamento estritamente profissional com todo mundo, mas nunca ultrapasso esta linha delimitadora. E tudo está ok.

Sobre os estudos: conhecimento a mais NUNCA atrapalha. Estou adorando. Você só não pode dar uma de perdido nos trabalhos e estudar pouco. Entrar pra ser vagal e fazer tudo nas coxas apenas para ter um diploma realmente é perder tempo. Dedique-se como se isso fosse um projeto dentre tantos outros que você perscruta no trabalho. Você já tem até um tema TCC pronto: projetar seu próprio prédio. Com a diferença que ele não irá ficar só no papel - tal qual seria se você fosse 15 anos mais novo -, mas também não irá transcorrer tão rápido tal qual seria se você empregasse todo poderio empresarial que você tem em mãos.

Serão 4(5) anos, 4h por dia de segunda a sexta, apenas para assinar ESSAPOURRA. E vai valer muito a pena.




 

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
06-09-17, 10:19 #26
warz ♥
e como ousa fazer direito sem me comunicar? sabia disso não, is it true?
sabe que vou te tentar te ajudar, né? mesmo que vc não queira.

didz is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

06-09-17, 19:12 #27
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
warz ♥
e como ousa fazer direito sem me comunicar? sabia disso não, is it true?
sabe que vou te tentar te ajudar, né? mesmo que vc não queira.
OOO didz, tou no segundo ano solamente - então lógico que aceito & careço de toda ajuda possível. HUIAHOUH. Eu sigo sua página, sua vida, e vou te pedir estágio :**

Estou curtindo bastante, me arrependo de não ter feito antes pois sempre tive facilidade com retórica e aproximação com os temas filosóficos quer revoluteiam o direito.

Até agora só não gostei muito do direito penal porque ele basicamente é classificatório: define-se o fato típico e desdobram-se as técnicas para verificar agravantes, atenuantes, ou questões que afastem a sanção. Ou seja: me parece que você está sempre trabalhando para desconstruir a solidez de algo, não verificar se aquela relação é justa, se há vinculo obrigacional e de qual tipo, se aquela linha raciocínio é adequada. Enfim, não se discute quem tem a razão, mas sim a pena razoável ou a impossibilidade de aplicá-la. Mas pode ser só um primeiro contato com a matéria, as vezes é parecido com o restante.

Tou feliz pra caralho porque hoje fiz minha primeira petição inicial em face da decolar.com, que comunicou errado um cancelamento por insuficiência de fundos no cartão de crédito, fez comprarmos duas passagens de 3.5 mil temers para washington dc (para mesma pessoa, sendo que a ANAC veda a troca de titularidade), e ainda se negou a cancelar seja por duplicidade, por vinculação da obrigação de cancelar mesmo com a transmissão errônea por meios interpostos, e nem pelo fato solicitarmos o cancelamento antes dos 7 dias em uma compra online "as cias aéreas não seguem o art 49 do cdc, mas sim os regulamentos da ANAC".

Afinal manjam muito, KELSEN escreveu um puto de um livro inteiro falando que regulamentos podem inovar o direito firmado pelo poder reformador.


Last edited by WaR WoLf; 06-09-17 at 19:24..
WaR WoLf is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

08-09-17, 13:14 #28
Quando fiz economia tinha um cara de 60+ e ele era gente boa uhahuahauh

Só as vezes ele queria falar das experiencias dele e meio q travava as aulas.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

08-09-17, 18:15 #29
Na minha turma de Direito tinha um cara de 48.

Super animado, decidiu fazer o primeiro churrasco da turma no seu sítio.

Uma das filhas dele tinha 16 anos na época.

Até hoje ele é conhecido como "Sogrão".

Hades is offline   Reply With Quote
Arcades Sabboth
Trooper
 

PSN ID: BR-Dude Steam ID: ArcadesSabboth
04-10-17, 00:39 #30
Cara, como vários já disseram, idade é apenas um número. Eu tinha 30 anos quando resolvi fazer um concurso publico, e 33 quando resolvi que faria faculdade novamente. Aos 18 eu tinha feito 1 ano de ciências da computação, mas agora resolvi investir na carreira e fiz contablidade. Hoje aos 37 e sou bacharel em ciências contábeis, estou pensando em qual pós graduação vou fazer e qual será meu próximo concurso. Só digo novamente o que vários já disseram: você não tem tempo para tomar uma decisão emocianal, então tenha uma decisão racional. Por mim eu terminaria ciências da computação ou faria alguma engenharia. Mas pela minha carreira mais provável e imediata, dentro daquilo que eu já exercia, escolhi contabilidade e sinceramente, não me arrependo da minha escolha (mesmo atualmente pensando em um novo concurso). Você precisa tanto assim de um arquiteto diferenciado que qualquer outro aleatório contratado não possa preencher os requisitos? Meça as opções e os impactos de cada decisão, e depois de tomar uma decisão siga em frente sem olhar para trás.

Arcades Sabboth is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:54.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.