Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
Default RIP Mandela

05-12-13, 19:50 #1
Quote:
Postado por G1
Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial
Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, ele tinha 95 anos.
Líder foi hospitalizado em dezembro para fazer exames de rotina.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, segundo a presidência do país. Mandela estava internado desde o dia 8 de junho devido a uma infecção pulmonar.
Mandela vinha sofrendo do problema. Esta foi a quarta internação do ex-presidente desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava qualquer emoção. No início de março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira. Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado, em decorrência de uma infecção pulmonar.
No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.
Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.
Ele ficou preso durante 27 anos e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país.
Mandela é alvo de um grande culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu rosto aparece em todos os tipos de recordações para turistas.
Havia algum tempo sua saúde frágil o impedia de fazer aparições públicas na África do Sul - a última foi durante a Copa do Mundo de 2010, realizada no país. Mas ele continuou a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
Mandela passou por uma cirurgia de próstata em 1985, quando ainda estava preso, e foi diagnosticado com tuberculose em 1988. Em 2001, foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado por problemas respiratórios, sendo liberado dois dias depois.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/20...de-racial.html





Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
05-12-13, 20:00 #2
R
I
P

!


DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Capyvara
Trooper
 

05-12-13, 20:01 #3
RIP

Um dos caras mais phodas do século.

 

Capyvara is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

05-12-13, 20:43 #4
RIP, velhinho demais, porém uma pena do mesmo jeito.

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
rini
 

05-12-13, 20:48 #5
RIP.

pensando que o cara foi libertado da prisao em 1990.

rini is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

05-12-13, 20:50 #6
RIP forte...

ircF is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

05-12-13, 20:56 #7
heuehuehuehuehueuehuehu

heuehuheueuheuheuh

heuehuehueheuhueh

se fode ae

Stranger is offline   Reply With Quote
rini
 

05-12-13, 20:57 #8
Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
heuehuehuehuehueuehuehu

heuehuheueuheuheuh

heuehuehueheuhueh

se fode ae
?

rini is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
05-12-13, 21:06 #9
rip

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
05-12-13, 21:28 #10
RIP!

Bart is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
05-12-13, 22:00 #11
RIP

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-12-13, 22:09 #12
dessa vez morreu mesmo?

vegetous is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

05-12-13, 22:34 #13
Foi de longe o nome mais importante do século XX, no que se diz sobre luta por igualdade. Morei na África do Sul em 2010, e era muito bonito ver o carinho com que eles se preocupavam com o Madiba. Era algo constante - todo dia com notícias falando sobre ele, e com o pessoal citando ele.

E infelizmente agora eles tem um beócio como o Zuma no poder. =/

Vassourada is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

05-12-13, 22:55 #14
Mad props pro meu truta madiboua

 


fará falta, sdds eternas

[SPOILER]
 

Blazed is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
06-12-13, 00:03 #15
muito foda o cara, pelo menos viveu bastante
RIP

ReDEviL is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

06-12-13, 01:10 #16
Dá até preguiça de explicar que o cara não é e nunca foi santo.

Stranger is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
06-12-13, 01:22 #17
Explica ae pra nóis , champz


**saí vazado do topic**

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-12-13, 01:24 #18
rip

Chronos is offline   Reply With Quote
Behemott
Trooper
 

06-12-13, 08:21 #19
R.I.P Nelson!

Behemott is offline   Reply With Quote
rini
 

06-12-13, 08:41 #20
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
Explica ae pra nóis , champz


**saí vazado do topic**
Fez algo impensável. Peitou os dominantes de várias formas para reivindicar igualdade de direitos. Pelo menos foi castigado com décadas de cadeia, ainda bem. Que sirva de exemplo para que o mundo mantenha a ordem.
VÂNDALO.

rini is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

06-12-13, 09:01 #21
ngm ta comparando ele com o Jesus(visto pelos cristaos), ele era um homem como qlker outro, errou e "pecou" mto, mas o q ele conquistou, a persistencia do cara e o q ele conseguiu, eh incomparavel.

ircF is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

06-12-13, 09:03 #22
eu postei uma foto do morgan freeman no meu facebook huaehueah sou muito asshole

rockafeller is offline   Reply With Quote
troglodita
Trooper
 

Steam ID: mcarvalho83
06-12-13, 10:07 #23
Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
Dá até preguiça de explicar que o cara não é e nunca foi santo.
Mas n tem ninguém falando q foi santo ué.

Tão falando q foi foda, q lutou contra o racismo, q desafiou a tirania no país dele.... Essa besteira de santo quem falou foi vc....

troglodita is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
06-12-13, 10:16 #24
RIP in peace
agora é a hora da igreja fazer algo de bom e santificar ele

Yakov is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

06-12-13, 10:18 #25
respeito sua trajetoria de vida sofrida

roadster is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

06-12-13, 10:19 #26
As pessoas confundem heróis com revolucionários
Dai da nisso. santificam as pessoas e automaticamente eles são perfeitos.

O cara foi foda, e se divertiu pra kct.
Sofreu pra kct depois.
Ninguém nasceu sabendo o q fazer, alguns simplesmente não fazem e outros fazem por mil

SsjGohan is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

06-12-13, 11:10 #27
Meninões da vovó que não saem do sofá falando que o Mandela foi terrorista e bla bla bla hahaha tá cheio de descolados na timeline hoje.

taco is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

06-12-13, 11:10 #28
Tão Nobel da paz quanto o Obama.

Stranger is offline   Reply With Quote
rini
 

06-12-13, 11:16 #29
falae stranger.. nos embebede com sua sabedoria.

rini is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

06-12-13, 11:21 #30

Stranger is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
06-12-13, 11:30 #31
A F1 fechou os olhos para a causa de Nelson Mandela

 

Negro sul-africano trabalha no autódromo de Kyalami durante o GP de 1972

Nelson Mandela passou praticamente a vida inteira lutando. Foram muitos os anos tentando acabar com o apartheid, depois pela sobrevivência e perseguição do regime, depois, para unir o povo sul-africano tentando evitar uma guerra civil, e nos últimos anos contra problemas de saúde. Ele passou três meses internado no Hospital do Coração Mediclínic, em Pretória, com uma infecção pulmonar, voltou para casa, mas nesta quinta-feira acabou não resistindo e morreu em sua residência, ainda com problemas respiratórios.

A batalha que este revolucionário travou contra a segregação racial durou décadas. Ignorada no começo, tomou aos poucos corpo, e com o passar dos anos encontrou o suporte que precisava em organismos internacionais importantes para ser bem sucedida. Por outro lado, não foram poucas as pessoas e instituições que simplesmente ignoraram a causa, muitas delas agora tentam ignorar esse passado.

A F1 sempre foi uma entidade que nunca ligou muito para o que acontece fora de seu paddock. Seja no entorno do autódromo, ou até mesmo nas arquibancadas mais baratas. Sempre foi usada a velha desculpa de que o esporte não deve ser usado com fins políticos, mas em alguns momentos, essa tentativa de se desvencilhar dos movimentos do mundo passou dos limites e a falta de vergonha de se priorizar contratos e os vultosos pagamentos de organizadores (que na maioria das vezes são dos próprios governos, utilizando o orçamento público) superou demais o bom senso.

A relação da categoria com a o apartheid é um exemplo disso. Enquanto diversos outros esportes resolveram se afastar da África do Sul com o passar do tempo, para não terem relação com o regime que promovia a segregação entre brancos e negros, os dirigentes que comandavam a FIA e a F1 nunca olharam para o que estava acontecendo no país.

E não só na África. Nos anos 60, chegou a existir, por exemplo, uma equipe totalmente bancada pela Gunston, empresa de cigarros da antiga Rodésia (nome do Zimbábue na época), que também tinha um regime de apartheid e que vivia uma sangrenta guerra civil entre brancos e negros.

Por outro lado, a Fifa, por exemplo, que não é exatamente um exemplo de ética e de combate ao racismo no mundo, suspendeu o país de competições internacionais em 1963 e rejeitou diversas tentativas da federação local de participar de campeonatos com duas equipes diferentes: uma formada por brancos e outra por negros, como chegou a acontecer na década de 30. O COI também excluiu os atletas sul-africanos dos Jogos Olímpicos a partir de Roma-60.

Enquanto isso, a África do Sul começou sediou o seu GP de F1 normalmente a partir de 1962, justamente no ano em que Nelson Mandela foi preso, acusado de incitação dos trabalhadores e de deixar o país sem permissão. A corrida aconteceu normalmente nos anos seguintes e por toda a década 70 e primeira parte da de 80, enquanto o revolucionário cumpria pena por traição em Robben Island. O sistema, como era de se esperar, fazia com que os negros passassem a semana trabalhando e preparando o evento para que os brancos pudessem acompanhar e circular no autódromo durante os dias de corrida.

A F1 chegou até mesmo a ter um campeão sul-africano, Jody Scheckter, um branco, claro, em 1979, pela equipe mais importante da categoria: a Ferrari. A categoria só deixou a África do Sul em 1985, no auge da pressão da comunidade internacional contra o apartheid.

 

Largada do GP da África do Sul de 1985

Na prova daquele ano, chegou a existir um movimento de boicote de alguns pilotos e equipes, mas, no final, poucos aderiram. As francesas Ligier e Renault não compareceram a pedido do presidente da França, François Mitterrand. A americana Lola-Beatrice, de Carl Haas, treinou, mas resolveu não correr.

Outros países chegaram a pressionar seus pilotos para não participarem da prova, inclusive o governo brasileiro, que chegou a ameaçar de impedir Nelson Piquet e Ayrton Senna de correrem. O paulista chegou a anunciar que não iria andar, mas depois jogou a responsabilidade da decisão para a equipe Lotus, que resolveu correr normalmente.

Finlândia e Suécia também tentaram fazer com que Keke Rosberg e Stefan Johansson boicotassem a corrida. A Federação Sueca de Automobilismo chegou a anunciar publicamente que o piloto da Ferrari não iria competir, mas eles correram normalmente. Dias depois desta prova, o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre, acabou cedendo às pressões, e anunciou que a F1 não voltaria mais à África do Sul.

Mandela foi solto da prisão, após muitas negociações com o governo sul-africano, em 1990. Dois anos depois, o apartheid terminou oficialmente e a F1 retornou ao país, com etapas em 92 e 93. O GP em Kyalami deixou de acontecer em 94, algo completamente irrelevante diante do fato de os sul-africanos terem eleito, naquele ano, Nelson Mandela como seu primeiro presidente negro, que nos anos seguintes conseguiu fazer reformas importantes e evitar que o país caísse em uma guerra civil, como aconteceu em outras nações do continente.

serjaum is offline   Reply With Quote
rini
 

06-12-13, 11:37 #32
vou adiantar o argumento do eon ou qualquer extrema direita daqui.

flw.


rini is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
06-12-13, 11:46 #33
santidade nao existe, em nenhum caso..

ninguem ta aqui pra endeusar o kra, mas a verdade tem q ser dita: por tudo que ele fez na africa do sul, ele é o simbolo da igualdade e da luta racial NO MUNDO...
isso é simplesmente incontestável...

OrGg is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-12-13, 12:21 #34
pelo que ele vai ser lembrado?

E você, pelo que vai ser lembrado?

nuff said

Chronos is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 14:58 #35
Ótimos comentários do Olavo, como sempre...

Realmente a trajetória política do Mandela não faz o menor sentido a menos que se leve em consideração a origem nobre dele, os contatos políticos com os mineradores de diamante e a orientação marxista que ele nunca negou nem escondeu de ninguém.

Como presidente ele foi deplorável, não tem nem o que comentar.

Eon is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

06-12-13, 15:21 #36
Texto de um conhecido no Facebook
Quote:
Em maio eu fui pra África do Sul. Viajei sozinho de carro pelo interior do país, passei por lugares lindos, lugares bem tristes, me perdi, fiquei sem gasolina, dormi no meio do nada esperando que alguém me resgatasse.

Ao amanhecer, um caminhão parou e me levou a um vilarejo que tinha gasolina. Ao chegar, um senhor me atendeu, enquanto várias crianças me rodeavam, sorrindo, e perguntando um monte de coisas. O senhor me disse que não era nada comum alguém “como eu” passar por lá. Brincou comigo por eu estar perdido, me disse que nem uma criança de 5 anos se perderia por lá.

Enchi dois galões de gasolina, paguei e voltei para a minha carona, que me levaria de volta ao carro que estava no meio do nada. Quando estava saindo, o senhor me chamou e me disse algo que nunca mais vou esquecer na vida. Ele colocou a mão na minha cabeça, olhou pra mim e disse: “Senhor, estas crianças só estão sorrindo pra você por causa de ‘Madiba’. Não esqueça isso. Você é branco e talvez esteja com medo de estar aqui. Eu espero que você não esteja. ”.

Piscou o olho e disse lindamente: “Não tenha medo da África que Madiba tentou mudar". Acho que ali eu entendi um pouco o que fui fazer no meio da África. Fui tentar entender o que faz uma pessoa se dedicar a mudar a vida dos outros e do mundo. Fui tentar entender a influência e o respeito que o Mandela tem. Fui tentar ver um pouco da liberdade da África e da magnitude disso. Fui ver pessoas e entender valores que nunca entenderei.

Nunca chorei tanto em uma viagem. Talvez tenha sido só um resquício da inocência e do romantismo da minha juventude. Não sei. Sei que o Mandela é meu ídolo. Que cara sensacional.

punisher is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 15:34 #37
Não existe nenhuma razão para ter medo de estar na África do Sul.

A menos é claro que você seja uma mulher: http://operamundi.uol.com.br/conteud...segundos.shtml

Eon is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

06-12-13, 15:46 #38
Eon, o que vc faz pelo próximo?

taco is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 15:58 #39
Isso é entre Deus e eu taco, sorry.

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. "

Mateus 6:1-4

Eon is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

06-12-13, 16:05 #40
Faz porra nenhuma, para de se esconder atrás da bíblia.

taco is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

06-12-13, 16:10 #41
Eon, Deus me falou que te dará a glória eterna se você sumir da DS.

Bjs

_j5 is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
06-12-13, 16:28 #42
Quote:
Postado por _j5 Mostrar Post
Eon, Deus me falou que te dará a glória eterna se você sumir da DS.

Bjs
(1)
THIS!

OrGg is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 16:46 #43
Taco, independentemente do que bíblia ensina, é importante perceber que a primeira luta contra o mal que todo ser humano tem que travar, se quiser tornar o mundo melhor, começa dentro de si mesmo.

Portanto engana-se quem pensa que fazer algo pelo próximo se limita a "lutar contra o sistema" ou "fazer caridade"... essas coisas são apenas obras de misericórdia, o trabalho pesado mesmo é no dia-a-dia lutando internamente para ser uma pessoa cada vez melhor.

100 mandelas não podem impedir um estuprador de cometer um crime quando ninguém o estiver vigiando. Uma disposição interna de ser uma pessoa melhor aliada a consciência das próprias fraquezas pode.


Pense nisso. Beijos.

Eon is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

06-12-13, 16:51 #44
Vc tá criticando um cara que fez mais pelo próximo que provavelmente teremos chance de fazer. Humildade Eon, cadê?

taco is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 17:02 #45
Não aceitar críticas naquilo que merece ser criticado também é falta de humildade Taco.

O cara apoiava uma ideologia assassina, era admirador pessoal de ditadores ligados a essa ideologia, recebeu ajuda militar desses ditadores direta e indiretamente, e provavelmente jamais teria chegado ao poder se não tivesse usado o lobby dos diamantes para isso.

Ele não era um santo, nem muito menos um salvador da pátria. Só estou dizendo a verdade.

Eon is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

06-12-13, 17:04 #46
 


Parece ser bem interessante esse filme, acabou de lançar...

_j5 is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-12-13, 17:10 #47
Aliás essa história de fazer mais pelo próximo me lembra uma outra parábola:

"Jesus estava sentado diante do Tesouro do Templo e olhava a multidão que depositava moedas no Tesouro. Muitos ricos depositavam muito dinheiro. Então, chegou uma viúva pobre, e depositou duas pequenas moedas, que valiam uns poucos centavos. Então Jesus chamou os discípulos, e disse: "Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos os outros que depositaram moedas no Tesouro. Porque todos depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva na sua pobreza depositou tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver." Marcos, 12: 41

A idéia de que o Mandela fez mais do que qualquer um de nós terá chance de fazer é completamente equivocada. O valor daquilo que você é capaz de fazer pelos outros é sempre relativo às suas próprias possibilidades.

Eon is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
06-12-13, 17:56 #48
Q q Mandela fez na vida, nem se compara às obras do porfessor Olavo.

Não foi perfeito, incorruptível e jenho da raça que nem o porf, então que se foda-se.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

06-12-13, 18:07 #49
O Eon tem uma certa razão.

Basta ver que o sucessor que o Mandela deixou se envolveu num escândalo de corrupção enorme. Sendo que era um cara de confiança dele.


Ele foi um líder notável na luta contra a segregação, um símbolo importantíssimo, mas um péssimo governante.

jacu is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
06-12-13, 18:21 #50
Um péssimo governante, indeed. Pensa num olavinho no lugar, China voltaria a ser uma economia emergente em comparacao riariaria

seuboi is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
06-12-13, 18:21 #51
Coincidencia ou nao hoje estreou um filme dele no cinema aqui da cidade. Vou domingo assistir 'Las Vegas' pra prestar homenagem

Yakov is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

06-12-13, 18:24 #52
Quote:
Postado por jacu Mostrar Post
O Eon tem uma certa razão.

Basta ver que o sucessor que o Mandela deixou se envolveu num escândalo de corrupção enorme. Sendo que era um cara de confiança dele.


Ele foi um líder notável na luta contra a segregação, um símbolo importantíssimo, mas um péssimo governante.
Acho um pouco complicado relacionar na política a idéia de "alguém de confiança"... são interesses, de todos os lados, lobby e corrupção tem em todo os países, nem por isso o cara deixa de ser uma boa pessoa ou bem intencionada.

O Legado dele com certeza não é como político, vejo particularmente ele como um humanista fantástico, e pra mim é isso que fica.

_j5 is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

09-12-13, 13:13 #53
Hoje vai passar um documentário no History às 22:00 hrs sobre a vida do Mandela...

_j5 is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

09-12-13, 13:23 #54
Eon estraga ate topico do Mandela...

ok, ele nao foi um bom governante, ainda assim vc precisaria nascer e sacrificar umas 200x para ter o nivel de importancia q esse "negrinho" teve na luta pela libertação de sua raça na africa do sul..

Eh no minimo hilario ler isso de vc e do bosta mole do Olavo,eh o mesmo q assistir o gordo Neto dando pitaco no que o Pelé deveria fazer quando jogava de ponta eskerda, vaza!

ircF is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

09-12-13, 14:44 #55
Morgan Freeman não pode comparecer pq o povo vai falar que Mandela ressuscitou.

diferent is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

09-12-13, 14:52 #56
No caso do Mandela a analogia da ponta esquerda é perfeita, visto que ele era um esquerdista de marca maior que jamais teria conseguido chegar em lugar nenhum sem o auxilio de seus comparsas igualmente esquerdistas! rs.

Eon is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
09-12-13, 14:55 #57
Do blog do Flavio Gomes

Quote:
SÃO PAULO – Desembarquei à noite, e se bem me lembro mais de uma semana antes da corrida. Tinha algo a ver com o preço da passagem, era mais barata se o período de permanência no destino fosse de não sei quantos dias. Viajava de Varig e havia um voo, desconfio, que saía do Rio, parava na Cidade do Cabo, em Johannesburgo e seguia para a Tailândia. Ou talvez não parasse no Cabo e fosse direto para Jo’burg, como logo aprendi.

Bem. Desembarquei à noite, estávamos em fevereiro de 1992 e o apartheid havia terminado oficialmente em 1990, embora, na prática, só tenha terminado de verdade com as eleições de 1994. Meu hotel ficava no centro da cidade e peguei um carro. Um carro pequeno, branco, é do que me lembro. Mão inglesa, mas eu sabia dirigir essas coisas. Com um mapa no banco, minha cara branca, meus cabelos loiros e meus olhos azuis, fui para a cidade e encontrei o hotel, no centro. Não deve ter sido complicado, eu me lembraria se tivesse sido.

Na África do Sul, como em muitos países, a tomada para ligar o computador na energia era diferente da que eu tinha. É um inferno, isso. Se bem me lembro, três pinos, sendo um deles, o terra, mais grosso. Mas a tomada do banheiro era num padrão mais ou menos conhecido, embora o aviso fosse claro: apenas para aparelhos de barbear. Nunca levei isso muito a sério em hotéis e espetei o velho Toshiba para mandar algumas linhas ao jornal. Só que o diabo da tomada não carregava o computador, e foi aí que passei a levar a sério essas tomadas apenas para barbeadores.

Desci, fui à recepção e perguntei se eles tinham algum adaptador. Não tinham. Onde compro a essa hora? Eram umas oito, nove da noite. Tem um lugar virando ali. OK. O senhor vai lá? Vou, uai.

Saí, com minha cara branca, meus cabelos loiros, meus olhos azuis e alguns rands no bolso para comprar meu adaptador. O lugar indicado era uma daquelas bodegas que vendem de tudo, latas de refrigerante, cigarros, isqueiros, chicletes, sanduíches prontos, batatas fritas de pacote, sorvetes, lâmpadas e, com alguma sorte, adaptadores de tomadas. E tinha mesmo, tanto que comprei e voltei tranquilamente para meu hotel, e foi com algum espanto que o rapaz da recepção, negro, me viu entrando sossegado com o adaptador na mão, mais uma carteira de Peter Stuyvesant, marca de cigarro que adotei como minha naqueles dias, a caixa branca com uma tarja vermelha. Eu guardo esses detalhes.

Agradeci sorrindo, afinal tinha sido muito bem-sucedido nas minhas compras, e ele me disse que eu não deveria sair por ali àquela hora da noite. E por que não deveria, perguntei, e ele disse que era porque ali só havia negros, e o centro da cidade é perigoso para brancos como o senhor.

Fiquei sem reação, porque não me senti em perigo em momento algum, talvez tenha percebido um ou outro olhar, e de fato só havia negros nas imediações, mas e daí?, eu estava na África, o Continente Negro, não era particularmente uma surpresa haver muitos negros, e até onde eu sabia, o apartheid tinha terminado, o presidente De Klerk já havia convocado eleições abertas para dali a algum tempo e o Madiba estava solto.

Nos dias seguintes, mais de uma pessoa me disse que fui muito corajoso de sair com minha cara branca, meus cabelos loiros e meus olhos azuis pelo centro de Jo’burg numa noite de meio de semana para bater perna atrás de um adaptador de tomada. Podia ter sido assaltado, espancado e morto. Achei que aquilo era mentira, alarmismo típico de quem gosta de supervalorizar qualquer merda, não me senti nenhum herói humanitário por ter enfrentado uma turba negra de peito aberto. Não senti nada, apenas saí para comprar um adaptador, e se alguma menção honrosa mereço, foi por ter encontrado, que essas coisas, às vezes, são bem difíceis de achar quando se precisa delas.

Sem muito o que fazer até o dia do primeiro treino, que pode ter sido numa quinta-feira, já que era pista nova no calendário, acabei conhecendo, não me lembro bem em quais circunstâncias, um rapaz de Curitiba, branco, que estava estudando jornalismo em Jo’Burg e gostava de esportes. Nos encontramos para tomar uma cerveja e ele me contou que alguns brasileiros atuavam no futebol sul-africano, e achei que aquilo poderia render algum material para o jornal, como de fato rendeu. Para quem tiver curiosidade de ler, está aqui.

Graças ao rapaz de Curitiba, fiquei sabendo que havia sete brasileiros jogando por lá, além de um técnico, Wander Moreira, que outro dia soube que morreu em Apucarana. Fui ao seu apartamento e me lembro de duas coisas em particular: o papo divertidíssimo de um sujeito que daria um livro e de suas filhas lindas, já pós-adolescentes, heroínas ao lado daquele homem que vivia de treinar equipes de futebol na África, 18 anos rodando pela Somália, Sudão, Moçambique, Tanzânia, Suazilândia e sabe-se lá onde mais. Wander Moreira…

Bem, vamos em frente. Um dos sete brasileiros que jogavam lá era Jaiminho, razoavelmente conhecido porque tinha feito parte de um bom time do São Paulo nos anos 80, que tinha Müller, Careca e outros caras bons. Neguinho lépido, habilidoso, foi parar no time mais popular da cidade, o Orlando Pirates, e iria estrear naquele fim de semana num torneio de abertura de temporada contra o grande rival local, o Kaizer Chiefs. Era uma boa matéria, sem dúvida, e o amigo curitibano arrumou o telefone do Jaiminho e combinamos de tomar uma cerveja para fazer uma entrevista, e então eu, com minha cara branca, meus olhos azuis e meus cabelos loiros, descobri o que era o apartheid.

Pegamos Jaiminho no hotel onde ele estava morando, ou talvez fosse um apartamento alugado, não lembro bem, e saímos pela noite de Jo’burg para tomar um negócio num bar e fazer uma entrevista, e como eu já estava havia alguns dias na cidade, sabia de um lugar legal pelas redondezas, e para lá fomos. Quando parei o carro na porta do bar, descemos, dois brancos de olhos azuis e cabelos loiros, com um neguinho de olhos espertos e dentes muito brancos, mas não fomos longe. Entra no carro, disse o curitibano a Jaiminho, porque em nossa direção vinham três caras enormes, de pele avermelhada e ar pouco amistoso, e falaram alguma coisa em africâner que não entendemos, e por via das dúvidas entrei no carro também, e meu amigo, e um dos caras encostou no meu pneu, tirou o pau para fora e começou a mijar no carro, enquanto os outros dois gesticulavam e gritavam para que fôssemos embora dali, isso deu para entender.

Saímos em silêncio, e eu poderia dizer aqui que fiquei com muita vergonha do que tinha acabado de acontecer, mas não fiquei, fiquei com muita raiva, vergonha eu não tinha motivo algum para sentir porque não fazia parte daquele grupo, e quando quebrei o silêncio disse apenas “filhos da puta, filhos da puta”, e fui procurar outro bar, onde nos sentamos e conversamos.

No fim de semana, fui com meu amigo ao jogo de estreia do Jaiminho, no FNB Stadium, que deve ter sido um desses reformados para a Copa de 2010. De brancos, no estádio, dava para contar nos dedos: eu, o amigo, os dois goleiros e o trio de arbitragem. Eles não gostam de goleiros negros, me explicou um jornalista local. Assisti ao jogo de dentro do campo, arquibancadas cheias, torcida toda negra, uma festa e uma alegria que eu não consigo descrever direito, aí, antes do início da partida, entra no gramado um coral de negros fortes e negras gordas, vestidos com roupas coloridas de motivos tribais, e eles vão para o grande círculo, e o estádio se cala, e eles começam a cantar, sem microfone, sem instrumentos, o hino sul-africano em zulu.

Foi a coisa mais linda que vi na vida, a liberdade.

serjaum is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-12-13, 09:43 #58
 

Jeep is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
10-12-13, 09:56 #59
OREMOS

colher is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
10-12-13, 10:09 #60
TAMO PAGANDO PRO COLLOR PAGAR DE BOM SAMARITANO NO ENTERRO DO MANDELÃO?

tdf is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
10-12-13, 10:13 #61
Eu ia falar que esqueceram de levar o Itamar Franco, dae lembrei que ele morreu hahahah

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

10-12-13, 13:07 #62
Itamar>Mandela

Stranger is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-12-13, 13:26 #63
pelo que eu vi, sim, ele apelou para violencia e terrorismo, mas teve a justificativa de ter tido seu "partido" proscrito e trocentos atos de violencia contra os negros acontecerem, basicamente um "first blood". Estimular e discursar sobre atentados civis e "morte aos brancos" nao foi exatamente o momento mais inspirador dele.

O bom é que mesmo com a cadeia de 27 anos ele nao saiu querendo revanche e sim tentando conciliar as coisas, pode nao ter sido um bom governante e ter saido na foto no esquema "tamo juntos!" com um monte de ditadores, mas bem ou mal evitou um banho de sangue e um razoavel avanco na situacao racial. Nao sei se depois de quase 30 anos na cadeia e na idade que ele estava, teria dado pra fazer mt mais, esse "pouco" ja pareceu ser muito.

De qq maneira, tensoes raciais continuam acontecendo e tem muita discussao se a vida do povo de la efetivamente mudou para melhor, acho que mesmo com os problemas, que sao muitos, que pelo menos a direcao decente foi dada, particularmente acho que é mais facil desandar e o atual banho de sangue nos fazendeiros brancos aumentar ate um ponto de ebulicao completa, mas vai que da certo? Parece que o esquema eleitoral la tambem é bem discutivel.

enfim, nao, nao acho que foi santo e nem demonio, mas ganhou pontos comigo ao ter toda a moral pra fazer um massacre e nao fazer e em seguida nao se eternizar no trono e passar a bola pro proximo.

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
11-12-13, 12:06 #64
e vc, qual seu macimoo?

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2...impostor.shtml

A comunidade de surdos da África do Sul está ofendida", afirmou Delphin Hlungwane, intérprete oficial da Federação de Surdos da África do Sul.

"Ele estava basicamente gesticulando. Ele não seguiu nenhuma das regras de gramática e de estrutura da língua. Ele simplesmente inventou os seus sinais", disse Hlungwane.

"Houve 0% de precisão. Ele não conseguiu acertar nem o básico. Ele não conseguia sequer dizer obrigado", disse ele à Reuters.


Jeep is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

11-12-13, 12:50 #65
Opção 1: Cara manda muito de Jazz para surdos.

Opção 2: O apartheid não deixou ele ir pra escola.

Opção 3: "Hand Ebonics"

Opção 4: Ele é gago e disléxico.

Stranger is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
11-12-13, 13:08 #66
Opção 5: Ele tava falando outra língua...

Mordred_X is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
11-12-13, 17:36 #67
ou ele tava fora de sync
ou ele tava no mute
ou todas as anteriores e as que virão abaixo

colher is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
11-12-13, 17:42 #68
iaheoiraheiu caraio, q isso? O bicho falando em braile!

seuboi is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
11-12-13, 19:30 #69
Ele tava mandando um rap nervoso dentro do seu mundinho.

CtrlA is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

11-12-13, 19:33 #70
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
hoiauHEOiu puta que pariu!

MdKBooM is offline   Reply With Quote
look
Trooper
 

11-12-13, 20:17 #71
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Não existe nenhuma razão para ter medo de estar na África do Sul.

A menos é claro que você seja uma mulher: http://operamundi.uol.com.br/conteud...segundos.shtml
A cada 12 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil

http://www.juspodivm.com.br/noticias/noticias_1410.html

ÓHHHHHH

look is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

11-12-13, 20:45 #72
Quote:
Postado por look Mostrar Post
A cada 12 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil

http://www.juspodivm.com.br/noticias/noticias_1410.html

ÓHHHHHH
CHUPA AFRICA DO SUL

Sekzzz is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-12-13, 23:46 #73
Ajusta essa estatística pra porcentagem da população, tem 5 vezes mais gente no Brasil praticamente

Zedd is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
12-12-13, 12:13 #74
fica melhor a cada instante

http://www.estadao.com.br/noticias/i...,1107626,0.htm

JOHANESBURGO -Thamsanqa Jantjie, o intérprete de linguagem de sinais acusado de inventar a tradução simultânea do discurso de líderes mundiais durante o memorial de homenagem a Nelson Mandela, disse nesta quinta-feira, 12, que sofre de esquizofrenia.

Segundo ele, no momento em que traduzia o discurso do presidente americano, Barack Obama, ele viu anjos descendo do céu e tentou não entrar em pânico. Por isso, errou. O intérprete pediu desculpas por sua performance no memorial.

"Não tinha nada que eu podia fazer. Eu estava sozinho numa situação muito perigosa. Eu tentei me controlar e não mostrar ao mundo o que estava acontecendo", disse Jantjie ao jornal Star, de Johanesburgo. "Eu sinto muito."

O intérprete, de 34 anos, diz não saber o que provocou o ataque de esquizofrenia, mas garantiu que toma seus remédios em dia. Jantjie também garantiu que conhece a linguagem de sinais padrão usada na África do Sul. "Com certeza absoluta", disse. Sou campeão de linguagem de sinais."

O trabalho de Jantjie foi criticado ontem por associações de surdos-mudos sul-africanos. Para Wilma Newhoudt, surda-muda, deputada sul-africana e vice-presidente da federação, o caso foi "vergonhoso". Ela havia usado o Twitter durante a homenagem para pedir que retirassem Jantjie de lá. "Por favor, façam-no descer", escreveu. Em outro tweet, ela esbravejou: "Que vergonha esse homem que se chama intérprete no palco. O que ele está sinalizando? Ele sabe que surdos não podem vocalmente vaiá-lo".

Segundo Delphin Hlungwane, intérprete oficial da Federação de Surdos da África do Sul, o Jantjie não conhece a linguagem dos sinais que fingiu interpretar. "Ele gesticulava e apenas mexia as mãos para todos os lados, sem nenhuma gramática, sem utilizar nenhuma estrutura. Ele não conhecia nenhuma regra da língua", analisou. "Ele não traduziu nada, porque nenhum de seus gestos fazia nenhum sentido."

Jeep is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
12-12-13, 12:33 #75
Quote:
Postado por Mordred_X Mostrar Post
Opção 5: Ele tava falando outra língua...
Acertou! Língua dos anjos he he

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 00:13.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.