Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
niKe!
Trooper
 

Default [cinema] O Código da Vinci

19-05-06, 19:43 #1
AVISO: Esse topic poderá conter SPOILER (não por mim).


Bom, aqui na merda da cidade onde eu to morando agora não tem cinema.. queria saber o que vocês acharam do filme, se foi fiel ao livro, etc..
acabei de ler o livro ontem, achei demais, o cara escreve muito bem... prende atenção no livro do início ao fim e acontecem muitas surpresas de cair o queixo... eahueha

bom, era isso.. quem ainda não leu o livro e pretende ver o filme, nem entre aqui...

nike
[]s





niKe! is offline   Reply With Quote
jota
Trooper
 

19-05-06, 19:48 #2
talvez amanhã eu veja com meus pais

jota is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
19-05-06, 20:17 #3
Eu vou esperar baixar um pouco a poeira, detesto cinema cheio
Sexta que vem já sai X-Men 3 e daí quem sabe eu já faça uma sessão dupla

wiseman is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
19-05-06, 20:37 #4
nao assisti, mas soube q eh uma merda...

percezione is offline   Reply With Quote
niKe!
Trooper
 

19-05-06, 20:58 #5
Quote:
Postado por brunorei.
nao assisti, mas soube q eh uma merda...
olha cara, por pior q seja o filme, uma MERDA é meio dificil hein.. fala serio
escolha melhor suas fontes

niKe! is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

19-05-06, 20:58 #6
o cara morre no final
fiquei sabendo q foi vaiado no festival de canes
/close
ehaoshe

AcquiencE is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

19-05-06, 21:51 #7
dozer vc eh um filho da puta

relax' is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
19-05-06, 21:56 #8
Acquience é o dozer? :o

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
jota
Trooper
 

19-05-06, 22:22 #9
dozer ja zero doom?

jota is offline   Reply With Quote
Juka
Trooper
 

19-05-06, 22:34 #10
Enfim, o filme mais esperado do ano estreou aqui no Brasil e em enorme parte do Mundo. Polêmicas, protestos, polêmicas, ansiedade e mais um pouco de polêmica. No final de tudo, O Código Da Vinci, infelizmente, não corresponde à toda aquela expectativa.

Pra início de conversa, por se tratar de uma adaptação, o filme difere em alguns pontos do best-seller de Dan Brown. Mas isso não chega a ser um problema. É inevitável que isso aconteça... São duas mídias diferentes e blá blá blá. O fato de o jeito que a história foi contada ser diferente de como ela realmente é, pra mim, não muda muita coisa. Ou nada.

O problema todo está no "peso" que o roteiro, o diretor e principalmente a edição não conseguiram carregar. É fraco demais. Não tem suspense, não tem empolgação com o final que se aproxima... E não é porque eu e o resto das pessoas (com excessão de umas 8 outras, ao redor do universo) que assistirão ao filme já leram o livro e sabem o final. Simplesmente... É fraco. =]

Os flashbacks, por exemplo. São de extrema necessidade para explicar algumas coisas mas, por conta da edição, ou não explicam muita coisa, ou atrapalham... Não sei explicar. Simplesmente não gostei daquelas imagens meio monocromáticas, brilhantes e por aí vai. Eu até tomei um sustão numa hora, hehehe, e é bem capaz que todos tomem. Mas de resto... =]

Elenco x Personagens
Falando em fraco, Tom Hanks realmente não é o Robert Langdon ideal. Porém, graças à Deusa (HÁ!), ele não atrapalha em nada. É aquela coisa: só cumpre o seu papel. De ator, não de professor de simbologia sei lá o que de Harvard. =D

O Silas, interpretado por Paul Bettany, é outro que não convence. Pra começar, ele tem olho azul. E albinos, como todos sabem, têm olho avermelhado, tipo "Coelho da Páscoa". Além disso, ele é descrito como um ser enoooorme, a ponto de carregar o Bispo Aringarosa (Alfred Molina) nas costas "como uma criança". Mas ele é menor que o Bispo! o_O E neeeem um pouco assustador, como deveria ser. Só o tal do cilício é que dá aflição. =]

De resto, todos estão bem. Jean Reno como o Bezu Fache, Audrey Tautou como a Sophie também. Eu só a achei nhui de mais... Mas isso não é problema não, se é que você me entende. Cof. =D

Eu preciso mesmo é elogiar o Ian McKellen. Não existe outro ser velho e inglês tão doidão quanto ele. Por ser meio bichona loooouca, ele ficou perfeito no papel. Fodão. =]

fonte:
 

Juka is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

19-05-06, 22:44 #11
vaiado em cannes p mim é lixo
cannes nunca premiou filme ruim ^.~

ninfo is offline   Reply With Quote
niKe!
Trooper
 

19-05-06, 23:09 #12
putz
depois do q o Juka (ewok?) postou, vou ter q concordar com qm comentou do filme pro bomba.

niKe! is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

19-05-06, 23:15 #13
Quote:
Postado por Sh3lld3r
Acquience é o dozer? :o
sim!! shelldinhu! :*

e não, eu não sou um filho da puta
e sim, já zerei doom...3 vezes :/

AcquiencE is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

20-05-06, 00:24 #14
nike:

http://cinema.terra.com.br/interna/0...EI6810,00.html

eh uma MERDA mesmo,nao eh exagero eaoheao

o q eh pior eh q um monte d brainless vai adorar pelos motivos imbecis

ja avisando, por motivos imbecis,kem gostar e soltar argumentos inteligentes nao faz parte dos imbecis ehehhe

ircF is offline   Reply With Quote
mandrak
Trooper
 

20-05-06, 00:35 #15
e nao curti tb...
muito fraco comparado ao livro, esperava bem mais...

mandrak is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

20-05-06, 00:38 #16
to loco pra ver o filme
acho que vou amanha
entao nem vou ler o topico agora
audhdauihad
mo medo de conter spoiler ae

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

20-05-06, 00:48 #17
cabei de chegar do cinema...

não vou dizer que é uma merda, mas é uma bosta.

acho que o livro tem detalhes d+ pra ser feito um filme..
não tem nenhuma cena com muita emoção e tal...

Livro > Filme

snake is offline   Reply With Quote
Gabeleu
Trooper
 

PSN ID: GABELEU
20-05-06, 02:36 #18
Sinceramente eu achei muito bom o filme...
Curto historia pra caralho...
Nao li a porra do livro, nao estou falando do conteudo do livro no filme...

Velho, eles mostraram varios marcos historicos nas filmagens, O Simbolo dos templarios, aquele cavalo com dois cavaleiros em cima, varias outras coisas que fiquei contente com o filme...

Uma coisa que uma professora de historia me ensinou, vc nao pode querer assistir um filme para aprender sobre historia...
Você tem que estudar a Historia...

Por esses motivos achei interessante o filme...
Sem contar que nao tem nada de real nesse conto do Brown...

Mas nao podemos tirar os creditos do cara, pq ele escreve pra caralho...

Gabeleu is offline   Reply With Quote
kascola
Banned
 

20-05-06, 02:57 #19
eu não gostei do Jean Reno como o Bezu Fache, eu imaginava o Bezu Fache um negão grandalhão ehuahueha

kascola is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

20-05-06, 02:58 #20
Eu tô querendo mto ver o filme...acho q qdo vc lê o livro, vc cria uma expectativa maior...
Ptz, qdo eu li o livro, lembrei q tinha um cara na facu, ele era mto estranho...daí a gente soube q ele era da Opus Dei e até usava os espinhos no tornozelo...ele era mto estranho mesmo, dava medo haehuaeea


Last edited by Alessandra; 20-05-06 at 03:08.. Motivo: Pronto kasc!
Alessandra is offline   Reply With Quote
kascola
Banned
 

20-05-06, 03:02 #21
opus dei

kascola is offline   Reply With Quote
Snowfox
Trooper
 

20-05-06, 04:59 #22
po cara.. eu vi agora de noite.. achei muito legal o filme.. correspondeu as minhas expectativas. Obvio que eles mudariam algo.. senao nao teria como por la.. mas era mais ou menos como eu imaginava. Alias, tirando o detalhe do Silas ser pequeno demais perto do livro, o resto tava bem parecido mesmo.

gostei sim dos flashbacks, porque eles eram importantes e realmente precisava deles, senao ia ser um monologo do Langdon...

sinceramente.. nao sei o que os criticos de Cannes querem, porque pra ser melhor que isso, soh fazendo um filme de 5 horas, pra contar tudo que o Dan Brown escreveu.

Cá pra nós.. a historia do livro aconteceu em lugares reais, isto é, nao tinha como ter erro cara.. os lugares ja existiam, nem precisaram inventar nada. Como podem dizer que foi uma merda ? tao loucos da cabeça.. obvio que nao seria igual ao livro, mas chegou bem perto sim.

os que nao gostaram, deve ser pelo fato do filme nao conter algumas explicacoes de simbolos e tal.. mas iria ficar muito massante um filme com isso, era obvio que nao iria ter isso. Sobre nao ter suspense ou emocao.. para la cara.. a maioria deve ter lido o livro.. como tu queria emocao ? tu ja sabia o que ia acontecer.. como se tu ja tivesse visto o filme meu caro..

suspense.. num filme baseado num livro que tu ja leu.. acho dificil

eu fiquei bem vidrado do inicio ao fim.. achei bem bom o filme.. superou minhas expectativas.. e a parte onde explicam a Santa Ceia.. bem bolada.. eu nao tinha entendido muito bem ao ler o livro, mas ali ficou bom (apesar de nao lembrar se foi exatamente como no livro).

detalhe pra uma falha no fim heahe o cara se corta com a gilete e depois fica sem nada no rosto quem ver a cena vai notar.. hehehe

lembrei duma outra coisa que acho que faltou.. eu juro que quando li o livro.. eles se beijavam.. e nao um afago na testa ehiauehae

[]'s


Last edited by Snowfox; 20-05-06 at 05:05..
Snowfox is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

20-05-06, 10:30 #23
Quote:
Postado por niKebot!
putz
depois do q o Juka (ewok?) postou, vou ter q concordar com qm comentou do filme pro bomba.

ta doidao?

Bombastic is offline   Reply With Quote
Gunner
Doctor
 

20-05-06, 12:08 #24
Quote:
eu não gostei do Jean Reno como o Bezu Fache, eu imaginava o Bezu Fache um negão grandalhão ehuahueha
tb imaginava ele assim...

Cara...Paul Bettany detona...
Nem tudo da pra sair perfeito...o que conta é o desenrolar da história...
Afinal, onde vão achar um ATOR ABLINO DE 2 METROS COM OS OLHOS VERMELHOS???

Gunner is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-05-06, 13:47 #25
pqp, dizer que Dan Brown "escreve pra caralho" é sinal de falta de leitura de livro de verdade

eu li anjos e demônios e Código da Vinci dele e os livros são quase IGUAIS!! E ainda perguntei pra um amigo meu que comprou aquele "ponto de impacto" e meu amigo disse: é igualzinho os outros!!

Dan Brown é famoso, é pop, é conhecido e muita gente puxa o saco dele. Mas ainda fico com aquela frase de Jean Baudrillard: "O povo é burro".

Sério, querem algo legal pra se divertir nas horas vagas, leiam "Nome da rosa" (suspense, mistério, debate teológico, tudo no mesmo livro) por exemplo.

Mas dizer que Dan Brown escreve pa caraio? Sério, vá ler autores de verdade que escrevem muito e vc vai notar a diferença, não tem nem comparação. Pelamor

Ah!! E não tô dizendo que o livro seja chato! Até pode ser lido, normal, igual um paulo coelho. Mas dizer que Dan Brown escreve pra caralho ceis ferem os meus sentimentos!

Baron is offline   Reply With Quote
Zafa
Trooper
 

20-05-06, 14:02 #26
caros companheiros darknerds, apresento o verdadeiro segredo, a verdadeira pintura de leonardo da vinci

 

Zafa is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
20-05-06, 14:08 #27
BOWWWWWWWWAAAAAAAAAAA CABELOOOOOOOOOO!!!

AUHAhuaHUAhaUHAhuaHUAhuaHUAhuaHUAhua

Sussa is offline   Reply With Quote
Juka
Trooper
 

20-05-06, 14:10 #28
hauhauahuahauhauhauha

Juka is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
20-05-06, 14:13 #29
Quote:
Postado por Baron
pqp, dizer que Dan Brown "escreve pra caralho" é sinal de falta de leitura de livro de verdade

eu li anjos e demônios e Código da Vinci dele e os livros são quase IGUAIS!! E ainda perguntei pra um amigo meu que comprou aquele "ponto de impacto" e meu amigo disse: é igualzinho os outros!!
Eu li os 3 (Fortaleza Digital, Anjos e Demônios e O Código Da Vinci) e digo que é realmente idêntica a história, só muda lugar, pessoas e coisas do tipo, pelo visto o Ponto de Impacto é a mesma coisa, não comprei justamente por imaginar que a história seria igual.

O que eu mais gostei foi Anjos e Demônios.

Aqualung is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

20-05-06, 14:19 #30
porra.. eu tava esperando o filme para nao ler o livro...
ja vi q serei forçado a le-lo ^^

RedTrap is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

20-05-06, 14:30 #31
O livro eh sem dúvidas bem melhor que o filme.
Mas não achei o filme essa bosta toda que vcs tão falando não, faltou suspense mesmo, tudo era decifrado tão rapidamente que deu até raiva. No livro era quase 1 capítulo inteiro pro cara decifrar uma coisinha, aih chega no filme, pluft, num passe de mágicas ele descobre tudo.
Mas entendo que não podiam ter prolongado mto esses detalhes, pq se assim o filme já durou quase 2 hrs e meia, imagina se tivessem feito algo mais detalhado.
Mas tá, nota 8,5 pro filme. Eu gostei!

lalah is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

20-05-06, 15:11 #32
Mas podem falar o que quiserem do Dan Brow... achei o livro do caralho mesmo.
aquele tipo de livro que vc começa a ler e não quer parar.

snake is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
20-05-06, 15:15 #33
Eu parei

Eluan is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-05-06, 15:23 #34
Quote:
Postado por ninfo
vaiado em cannes p mim é lixo
cannes nunca premiou filme ruim ^.~

2003 Cannes Film Festival

Palme d'OrElephant, Gus Van Sant (United States)

Zedd is offline   Reply With Quote
Avacaiador
Trooper
 

PSN ID: Avacaiador
20-05-06, 15:40 #35
Pq no 1º post do Juka tem umas letras em itálico no meio do texto, em aleatório?
Alguém juntou pra ver se diz algo?
Tou com preguiça de ver =\

Avacaiador is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

20-05-06, 16:53 #36
Quantos nós vcs dão nos tênis?

Gerson is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

20-05-06, 20:28 #37
HAEUHEAUEHUAEHUH
ZAFA APAVORA!
PQP

Quote:
Postado por gabeleu
Nao li a porra do livro

Sem contar que nao tem nada de real nesse conto do Brown...

Mas nao podemos tirar os creditos do cara, pq ele escreve pra caralho...

merece credibilidade o comentario do orc?

nothxbye

... is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
21-05-06, 11:04 #38
Quote:
Postado por Avacaiador
Pq no 1º post do Juka tem umas letras em itálico no meio do texto, em aleatório?
Alguém juntou pra ver se diz algo?
Tou com preguiça de ver =\
Aquele texto foi retirado daqui: www.judao.com.br

Marcelo is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

21-05-06, 11:08 #39
Quote:
Postado por deus
Quantos nós vcs dão nos tênis?
um, porra

Quote:
Postado por snak3
Mas podem falar o que quiserem do Dan Brow... achei o livro do caralho mesmo.
aquele tipo de livro que vc começa a ler e não quer parar.
Quote:
Postado por Eluan
Eu parei
PWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWNPWN

relax' is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

21-05-06, 11:42 #40
Quote:
Postado por relax
um, porra
leonardo da vinci !



Gerson is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

21-05-06, 12:14 #41
Quote:
Postado por Zafa
caros companheiros darknerds, apresento o verdadeiro segredo, a verdadeira pintura de leonardo da vinci

 
EHAOSEHASOHEASOHEASOHEOASHEOAS
ZAFA PAVORO EASHOEHASOEASOHEOASH
EASHOEASHOEHASOEHASEASOIHSOIHASEHAS

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Donnald
 

21-05-06, 12:19 #42
eu nao curti o filme nao.
muita coisa q se le no livro..e vc tem certeza q vai ver no filme fica de fora.

Donnald is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

22-05-06, 04:52 #43
vcs nao queriam uma triologia do livro igual fizeram pro senhor dos anéis nao neh?

jpadua is offline   Reply With Quote
Donnald
 

22-05-06, 08:38 #44
nao eh trilogia batutinha.
eh claro q nao da pra pasasr tudo do livro pra um filme de 90min por exemplo.
(nao to falando q o codigo da vinci tenha 90min)
mais coisas q TINHAM Q APARECER no filme, nao apareceram saco?

Donnald is offline   Reply With Quote
Donnald
 

22-05-06, 08:43 #45
terminei de ler o topico todo agora.

gebeleu...
eh bem nessas mesmo, quem nao leu o livro gosta do filme,pq nao sabe como o livro e bem detalhado, e se faltar alguma coisa, pra quem nao leu o livro passa desapercebido!

[SPOILER]tanto q,quando o legaludec ta no carro com o silas e fala q eh o mestre.
um monte de idiota q nao leu o livro fica..CARALHO! ELE EH O MESTREEE EU SABIAAAA.
eh foda.

Donnald is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

22-05-06, 10:00 #46
Eu não acho que faltaram partes importantes não... tudo que era relevante foi mostrado no filme.
Eh o que eu falei, eles procuraram "resumir" a história, pegando os fatos mais importantes. Claro que o livro eh TROCENTAS vezes melhor, e tem algumas coisas que se tivessem incluído, deixaria o filme mais interessante, e mais compreensível até, pra quem não leu. Por exemplo, meu namorado não leu, aih ficou sem entender direito pq o Silas se chamou de fantasma qdo morreu. O filme só mostrou um flash back do Silas, acho que deveria ter sido mostrado mto mais! Assim como algumas outras coisas...
Mas mesmo assim, do jeito que ficou, PRA MIM, NA MINHA OPINIÃO, ficou ótimo. hehehe


Last edited by lalah; 22-05-06 at 10:04..
lalah is offline   Reply With Quote
Donnald
 

22-05-06, 10:08 #47
isso tb foi foda lalah, mta gente q nao leu o livro saiu se perguntando sobre isso.
tem tb a parte:
[SPOILER]q o legaludec entra pra render o langdon e a sophie ameaçando o teabing,q foi meio nadaver com o livro tb...

Donnald is offline   Reply With Quote
Gunner
Doctor
 

22-05-06, 11:27 #48
Achei o filme até bonzinho...Superou minha expectativas, já que fui assistir o filme meio cabreiro (visto tantos maus comentários e críticas)...
Começou meio fraquinho, pulando partes, inventando outras, com uma idéia de apressado...mas depois foi ficando bom, curti as explicações...depois notei que o filme mesmo cortando muita coisa, já tava ficando longo pra caralho...não tinha como fazer diferente...tinha que cortar pedaços mesmo e adaptar algumas coisas...
Tudo bem que Paul Bettany não é nenhum gigante...mas ele não fez feio como Silas...mas Ian McKellen é foda mesmo!

Gunner is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
22-05-06, 12:47 #49
O filme é uma sessão da tarde.

Não tinha como os caras fazerem milagre. O livro é fraco, o filme tinha que ser também.

Marcelo is offline   Reply With Quote
rodrigO
Trooper
 

22-05-06, 17:49 #50

rodrigO is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
22-05-06, 18:07 #51
Quote:
Postado por rodrigO
O problema com os livros de Dan Brown é que são todos iguais. E quando eu digo iguais, é que eles são ABSOLUTAMENTE I G U A I S.

Mas nem sempre isso é ruim. O problema real é que Robert Langdon não chega nem aos pés de Jams Bond.

Marcelo is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

22-05-06, 18:35 #52
critica q reflete o q eh o filme perfeitamente?

www.cinemaemcena.com.br

o villaça mandou mto na critica,assino embaixo

ircF is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
22-05-06, 18:37 #53
Acho que o Anjos e Demônios vai acabar sendo bem mais rlz, pq ele é bem filme de ação mesmo o tempo inteiro.

Eu assisti o filme hoje e tal, baixei e tudo mais.

Achei uma boa adaptação, foram poucas as adaptações de livros que ficaram realmente boas quanto os livros (LOTR é uma delas). Um dos meus problemas foi ter assistido sem legendas, me perdia nas partes em francês ou nas partes dos franceses falando inglês. E quem é Legaludec? O mordomo lá? Faz uma cara que eu li o livro.
No mais, achei uma boa adaptação, os efeitos dos flashbacks foram legais e tudo mais, próximo passo é ver no cinema, quando estiver bem vazio.

O mordomo era Remy, não era?
E pq o Silas diz que era um fantasma? Não lembro e não tô com o livro aqui pra ver.


Last edited by Aqualung; 22-05-06 at 18:42..
Aqualung is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

03-06-06, 16:26 #54
Quote:
Postado por Zedd
2003 Cannes Film Festival

Palme d'OrElephant, Gus Van Sant (United States)
o.O
Vem me dizer que elefante é ruim?
uhum...
péssimo
cara o filme é fantástico!
mas gosto é gosto...

ninfo is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

14-10-06, 03:09 #55
assisti hj o filme.. dia 13 de outubro, numa sexta feira
qd ele começou a falar q os templarios foram presos dia 13 de outubro, numa sexta feira, q eu lembrei q dia 12 foi quinta (feriado)

btw, gostei do filme, apesar q nao prestei mta atenção no final (começando a ficar com sono) dae eu acho q perdi alguma coisa e fiquei sem entender direito

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

14-10-06, 09:11 #56
hauhauhau particularmente eu gostei do filme
nao li o livro pq acho uma leitura vazia...

Demé is offline   Reply With Quote
merak
Trooper
 

14-10-06, 11:57 #57
UHAHUEUAHEAHUEAUHEAUHE zafa rulo mto pqp huaeahue

merak is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:45.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.