Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
u0165
Trooper
 

Default Entre o mar e a violência

22-05-09, 02:45 #1
faz tempo que toh com esse texto aqui nos meus favoritos, ensaiando pra postar. mas nunca tinha paciência / tempo / vontade de tecer algum comentário. e como estou me esforçando pra não postar coisas sem falar nada... passou-se mais de um mês, heiauheiuahehuae

não lembro bem como cheguei a isso, mas é um post do blog da atriz Carolina Ferraz. Se eu não estivesse meio entediada e de humor no dia, provavelmente não teria dado uma chance ao texto, mas ainda bem que dei. me surpreendi e quis dividir com vocês

Quote:
20 abril.09, 18H59

Entre o mar e a violência
postado por carolina ferraz
Fui assaltada da maneira mais idiota e cretina possível. Acabei de trocar o carro e estava andando por aí, curtindo dirigir um carro que não era blindado. Já fui assaltada em São Paulo quatro vezes, no Rio, uma, sempre no trânsito. Após ter feito compras pra casa, enquanto andava em direção ao carro, fui rendida por um sujeito nervoso e fora de controle, que segurava uma gilete contra o meu pescoço. Honestamente, não sei se meu medo maior foi da gilete ou a percepção do quão descontrolado estava o bandido, de uns 18 anos. A 20 metros, por acaso, havia um caixa eletrônico. Ele me leva ate lá e pede que eu saque o dinheiro. Não sei como consegui me lembrar das senhas dos cartões, sou excelente para decorar texto de novela, fora isso, não sei decorar uma única senha. Não sei como, nessa hora uma luz surgiu e eu consegui me lembrar.

Eu sei que tudo poderia ter sido muito pior, mas é um absurdo me ver agradecendo por ter sido vítima de uma desgraça pequena. O sujeito insistia que eu devia ter mais cartões e como não tinha, não satisfeito, me deu um soco. Até nem doeu tanto, o que doeu foi a minha alma, meu coração ficou inchado e dolorido, a minha vergonha e humilhação foram tamanhas que fiquei ali no canto - nem mesmo chorar eu consegui. Ele, nervoso, foi embora e eu nem vi. Daí um tempo, veio uma senhora que me socorreu. Ela me reconheceu, e então realmente me dei conta do que acontecera, peguei minha bolsa e as sacolas de compras no chão, agradeci a gentil senhora que me acompanhou até meu carro, me recompus um pouco, catei o resto da dignidade que havia em mim e consegui dirigir até minha casa. Mas a minha revolta é tamanha, é tão imensa, que só consigo sentir um ódio de ser sujeitada a esse tipo de situação, cada vez mais comum na vida de todos nós brasileiros.

Sou uma mulher que trabalha, sou honesta, crio uma filha, tenho amigos, pago meus impostos, tenho uma relação justa como cidadã na cidade em que vivo. Mas você pode estar andando na rua e um sujeito drogado te ameaça, te diz coisas ofensivas e humilhantes, rouba o seu dinheiro, te bate e você ainda dá graças a Deus porque o pior não aconteceu?! Que mundo é esse, afinal?!

Eu sei que a violência faz parte da vida de todas as grandes cidades, mas no Rio extrapolou todos os limites do razoável. É uma cidade comprimida entre o mar e a violência. Honestamente não entendo como pode ser o metro quadrado mais caro do Brasil e posso dizer isso porque vivo aqui e sou apaixonada pela cidade, mas tenho certeza que não sou a primeira nem a última a experimentar esse tipo de violência.

Quero poder caminhar nas ruas sem ter medo, quero poder dirigir meu carro aproveitando toda a sua potência, impossível com um blindado. E afinal, por que tenho que blindar meu carro? A minha bandeira é a favor da liberdade dos cidadãos. Gostaria de morar num país aonde todos se sentissem mais seguros, mais livres. Queria não ter que agradecer por não ter sido vítima de uma agressão ainda pior. Aquele homem poderia perfeitamente ter me matado, ele estava visivelmente fora de si. Por que cada vez mais esse tipo de situação acontece a todos nós e cada vez menos há uma reação concreta? Voltei pra casa, não contei pra ninguém, fiquei quieta, calada, não queria que minha filha soubesse, não queria que ela soubesse que eu apanhei as 3 da tarde, numa rua qualquer do Leblon.
esse texto foi publicado na revista Joyce Pascowitch, o que honestamente não sei do que se trata, mas enfim.
tirei daqui http://carolinaferraz.uol.com.br/textos/?p=84

A parte que realmente me chamou a atenção
Quote:
(...)você pode estar andando na rua e um sujeito drogado te ameaça, te diz coisas ofensivas e humilhantes, rouba o seu dinheiro, te bate e você ainda dá graças a Deus porque o pior não aconteceu?!
É muito fácil ficar anestesiado e encarar essas notícias como apenas mais uma, especialmente quando a gente tem visto coisas como o cara que estuprou o bebê, depois a queimou e etc. De repente é fácil a gente se pegar pensando que essa vadia tinha mais é que parar de chorar. prima donna*, tinha que ficar feliz por não ter realmente se machucado.

tenho visto as pessoas somente ficando putas com essas coisas quando acontece com elas ou alguém muito próximo. é preocupante msmo. bem clima de guerra. não é uma tragédia, é uma estatística.
e o mais sinistro é que desde que me lembro as coisas são assim, e apenas pioram.
vai parar onde, essa merda? o que diabos eu faço? entro pra pm e viro capitão nascimento?
Porque morar em outro país eu não quero. nem no interior. e aí então? barrel roll? other cheek? me distraio? ehaiuehuaie
ah, deixando bem claro que não estou falando do Rio.


* não sei escrever e não quero pesquisar, se alguém souber tenha a bondade de me informar, pls





u0165 is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

22-05-09, 04:26 #2
interior ftw

sampa soh a lazer, orbigado.
seriao, soh moraria em capital se pudesse andar armado.
n tem jeito nao ai o baguio vai ficar cada vez mais loko, quanto mais neguim ker aparecer de carro novo, mais roubo vai ter, eh a ostentacao do proximo q alimenta a vontade de roubar. ostentar algo no brasil eh vestir a camisa da desigualdade social, e eh issu q na verdade impulsiona, revolta, e acende o paviu de quem jah tah cansando de soh tomar no cu desde q nasceu

aki em ribeirao eh muito claro de ver a quantidade de nego rico q vem morar aki em busca desta "liberdade" nego compra casa ou ap em condominio fechado e aos fds sai pra aproveitar do seu porche, da sua diablo, e etc... mas isso tb eh por pouco tempo aki tb, daki a poko o baguio vai ficar loko em tudo lugar, ai quem sabe o governo/privadas experimentam distribuir melhor a renda.


Last edited by roadster; 22-05-09 at 04:38..
roadster is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

22-05-09, 04:33 #3
Complicado.
Esperar a justiça agir é difícil, agir com 'sangue no zóio' não é o correto. O que fazer?
O fato é que a violência (não só no Rio, não só em SP mas como em todo lugar) vem crescendo em níveis exponenciais. A realidade dos anos 80 em que crianças brincavam na rua em suas bicicletas e o barulho de um estalinho não lembrava um tiro ja se foi.
Cobrar da polícia que não é remunerada devidamente e que apesar de muitas vezes corrupta, não tem culpa dessa situação estar instaurada? Não é a solução.

O buraco é muito mais embaixo, ou melhor, em cima. O erro não começa agora e não está em um só lugar. Não adianta querer consertar uma coisa, pq no Brasil, quando se conserta A, o B ja ta arrumando um jeito de conseguir burlar a lei e ainda chamam isso de 'jeitinho brasileiro'. De boa, como eu tenho ódio dessa porra desse 'jeitinho brasileiro'. Falar que a corrupção está em todos os níveis da sociedade também não adianta, todo mundo sabe disso, e o que todo mundo continua fazendo? A mesma merda de sempre.

Eu acho que a única maneira de melhorar alguma coisa nesse Brasil é sendo extremo. Eu não concordo que essa é a melhor maneira de agir, mas se não usarmos de atitudes extremas agora, será necessário que utilizemos atitudes muito mais extremas mais tarde. Pena de morte? Eu concordo que nenhum ser-humano tem direito de tirar a vida de outro, mas até que ponto o direito de alguém continuar a fazer a coisa errada deve ser tolerado? Bom, essa resposta é fácil. Deve ser tolerado até quando atingir alguém próximo da gente.

O que falta é atitude. Atitude pra fazer, pra ir atrás, pra cobrar, pra não deixar que continue assim. Confesso que não tenho essa atitude, mas confesso também que pra mim não é ruim do jeito que está. Particularmente eu me encontro na camada da sociedade que menos sofre (ou que sofre e fica inerte) com essa situação, como a maioria aqui. Pra mim, que tenho uma boa fonte de renda, tenho acesso a estudo e diversão esse tipo de coisa fica muito fora da realidade. Não, não to dizendo que quem tem que lutar é só quem sofre, mas quem precisa atirar a primeira pedra é quem ta na chuva se molhando. Ta errado? Bom, talvez esteja, mas um cara praticamente formado, com emprego e numa boa situação de vida ir atrás de direitos que não vai usufruir diretamente é algo que não entra na minha cabeça nem na de muitos.

Pra finalizar, entro na história das três verdades.
Uma vez meu avô me falou sobre isso. Em toda situação temos no mínimo três verdades, a sua, a minha e a verdade verdadeira. O negócio é que todo mundo puxa um pedaço da sardinha pro seu lado e no final qual é a certeza?

Do jeito que está não pode ficar. Mas a pergunta não é o que você deve fazer, e sim QUEM deve agir primeiro pra que a situação tome outro rumo.

Biel is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

22-05-09, 04:41 #4
Chegou fim de semana todos querem diversão
Só alegria nós estamos no verão, mês de Janeiro
São Paulo Zona Sul
Todo mundo a vontade calor céu azul
Eu quero aproveitar o sol
Encontrar os camaradas prum basquetebol
Não pega nada
Estou à 1 hora da minha quebrada
Logo mais, quero ver todos em paz
Um dois três carros na calçada
Feliz e agitada toda "prayboyzada"
As garagens abertas eles lavam os carros
Disperdiçam a água, eles fazem a festa
Vários estilos vagabundas, motocicletas
Coroa rico boca aberta, isca predileta
De verde florescente queimada sorridente
A mesma vaca loura circulando como sempre
Roda a banca dos playboys do Guarujá
Muitos manos se esquecem na minha não cresce
Sou assim e estou legal, até me leve a mal
Malicioso e realista sou eu Mano Brown
Me de 4 bons motivos pra não ser
Olha meu povo nas favelas e vai perceber
Daqui eu vejo uma caranga do ano
Toda equipada e o tiozinho guiando
Com seus filhos ao lado estão indo ao parque
Eufóricos brinquedos eletrônicos
Automaticamente eu imagino
A molecada lá da área como é que tá
Provalvelmente correndo pra lá e pra cá
Jogando bola descalços nas ruas de terra
É, brincam do jeito que dá
Gritando palavrão é o jeito deles
Eles não tem video-game às vezes nem televisão
Mas todos eles têm um dom São Cosme São Damião
A única proteção.
No último natal papai Noel escondeu um brinquedo
Prateado, brilhava no meio do mato
Um menininho de 10 anos achou o presente,
Era de ferro com 12 balas no pente
E fim de ano foi melhor pra muita gente
Eles também gostariam de ter bicicleta
De ver seu pai fazendo cooper tipo atleta
Gostam de ir ao parque e se divertir
E que alguém os ensinasse a dirigir
Mas eles só querem paz e mesmo assim é um sonho
Fim de semana do Parque Sto. Antônio.

(Refrão):
Vamos passear no Parque
Deixa o menino brincar
Fim de Semana no parque
Vou rezar pra esse domingo não chover

Olha só aquele clube que dahora
Olha aquela quadra, olha aquele campo
Olha, Olha quanta gente
Tem sorveteria cinema piscina quente
Olha quanto boy, olha quanta mina
Afoga essa vaca dentro da piscina
Tem corrida de kart dá pra ver
É igualzinho o que eu ví ontem na TV
Olha só aquele clube que da hora,
Olha o pretinho vendo tudo do lado de fora
Nem se lembra do dinheiro que tem que levar
Do seu pai bem louco gritando dentro do bar
Nem se lembra de ontem, de hoje e o futuro
Ele apenas sonha através do muro...
Milhares de casas amontoadas
Ruas de terra esse é o morro
A minha área me espera
Gritaria na feira (vamos chegando!)
Pode crer eu gosto disso mais calor humano
Na periferia a alegria é igual
É quase meio dia a euforia é geral
É lá que moram meus irmãos meus amigos
E a maioria por aqui se parece comigo
E eu também sou bam bam bam e o que manda
O pessoal desde às 10 da manhã está no samba
Preste atenção no repique atenção no acorde
(Como é que é Mano Brown?)
Pode crer pela ordem
A número número 1 de baixa renda da cidade
Comunidade Zona Sul é dignidade
Tem um corpo no escadão a tiazinha desce o morro
Polícia a morte, polícia socorro
Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo
Pra molecada frequentar nenhum incentivo
O investimento no lazer é muito escasso
O centro comunitário é um fracasso
Mas aí se quiser se destruir está no lugar certo
Tem bebida e cocaína sempre por perto
A cada esquina 100 200 metros
Nem sempre é bom ser esperto
Schimth, Taurus, Rossi, Dreyer ou Campari
Pronúncia agradável estrago inevitável
Nomes estrangeiros que estão no nosso meio pra matar M.E.R.D.A.
Como se fosse ontem ainda me lembro
7 horas sábado 4 de Dezembro
Uma bala uma moto com 2 imbecis
Mataram nosso mano que fazia o morro mais feliz
E indiretamente ainda faz, mano Rogério esteja em paz
Vigiando lá de cima
A molecada do Parque Regina
(Refrão)
Tô cansado dessa porra de toda essa bobagem
Alcolismo, vingança treta malandragem
Mãe angustiada filho problemático
Famílias destruídas fins de semana trágicos
O sistema quer isso a molecada tem que aprender
Fim de semana no Parque Ipê

roadster is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

22-05-09, 04:43 #5
Bom, essa violência do texto é típica de grandes metrópoles no Brasil. Digo no Brasil porque outras metrópoles do mundo, como Tokyo e Nova York, são muito maiores e não possuem problemas de violência endêmica como São Paulo o ou Rio. Mas Nova York é o melhor exemplo de todos.

Não faz 20 anos, Nova York era uma das cidades no topo da lista da violência do planeta. Haviam alguns bairros onde andar depois de determinada hora da noite era praticamente certeza de ser roubado, ou agredido ou estuprado. Até que assumiu o prefeito Giuliani, que reestruturou a polícia e implantou um sistema de metas que remunerava os policiais segundo a redução de criminalidade em sua área de atuação. Isso não só acabou com a corrupção policial como derrubou a criminalidade em 100% dos bairros, empurrando a cidade inacreditáveis 100+ posições abaixo no ranking da violência. Hoje Nova York é, se bobear, uma das metrópoles mais seguras do mundo para se visitar, fazer compras, etc.

Moral da história: o poder público, quando quer, resolve.

No Brasil não se pode contar com o poder público como nos EUA. Então aqui a solução pra quem quer escapar da violência acaba sendo mudar para áreas onde a violência é mais controlada, como cidades menores ou centros urbanos com uma rede de proteção privada que complemente a particular. Em geral existe uma necessidade de se isolar fisicamente das áreas mais pobres mesmo, o que não é possível de se fazer no Rio de Janeiro por exemplo.

O Rio é uma grande favela com pequenos bolsões de riqueza, mas está tudo completamente entrelaçado. Por isso lá a situação é tão grave. Em São Paulo a circulação já é mais limitada, até por conta da malha viária ineficiente que praticamente isola determinados bairros dos centros mais ricos.

Uma coisa é certa, mesmo 30Km de distância podem fazer uma diferença imensa na percepção da realidade de violência de uma pessoa. Quem mora em Alphaville por exemplo, ouve falar da violência de são paulo mas raramente vive alguma situação real de risco. O último assassinato que teve por lá deve ter acontecido há mais de 20 anos. Mas Alphaville pertence a Barueri e Santana do Parnaíba, e nessas duas cidades a situação já é completamente diferente. Ou seja, são sempre casos literalmente isolados.

No fundo, estar seguro no Brasil é uma questão de viver em locais privilegiados. E viver em locais privilegiados é uma combinação de poder aquisitivo com disposição para mudar a rotina e a própria vida. Digo isso porque apesar da violência, conheço um monte de gente que jamais abriria mão de viver em São Paulo ou no Rio, ou em qualquer outra grande metrópole.

Porém não é o meu caso. Nasci em São Paulo, odeio profundamente essa cidade, e toda a história da minha vida tem sido uma luta para sair daqui com um mínimo de estrutura. Já fui assaltado tantas vezes quanto necessário para concluir que não vale a pena viver esse tipo de vida. Cada um com suas escolhas, mas a minha é: ÁREA!!!

Eon is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 09:14 #6
Esse texto me soou tão repugnante quanto aquele do "coitadinho" do Luciano Huck quando teve o seu "miserável" Rolex roubado...

Esse papinho de "ai, eu sou um bom cidadão, pago meus impostos e ganho em troca uma arma na cabeça" é de um egocentrismo ridículo que me dá até nojo...

night is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 09:58 #7
Desculpa roadster, mas vtnc, na boa que visão limitada do caralho.

A culpa dos assaltos é pq o nego tem dinheiro? Obvio que sair com um rolex vc vai ser mais visado, mas é muito limitada essa ideia.
Ou vc realmente acha que se todo mundo deixar de usar joias, comprar o mesmo gol, os assaltos acabariam? Obvio que não.

E na boa, agora só pq o cara tem grana tem que baixar a cabeça e agradecer? Ele não pode reclamar? Pensar isso também é um puta egocentrismo e uma inveja patética. Pq enquanto é com eles, vc tá ai, querendo mais que se fodam, agora qdo a violência bate na sua porta vc fica puto. Pq vc tem mais direito de reclamar do que ele? Só pq vc é vc, e o que acontece com vc importa pra vc.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 10:12 #8
Acho que a segunda parte do seu comentário foi direcionada a mim, Mr. Valle, então vou responder...

Não falei que tenho mais (ou menos) direito de reclamar do que eles. Na verdade, o que eu falei foi justamente o contrário. Essa foi a primeira vez que eu vi a Carolina Ferraz falando sobre a segurança pública, criminalidade. E nem mesmo vivenciando a experiência ela foi capaz de falar em desigualdade social, falta de iniciativas públicas etc.; o que ela fez foi um mero desabafo de uma patricinha burguesa, tal como fez (unicamente porque foi assaltado) o Luciano Huck.

A visão que você teve do meu comentário reflete justamente a posição dessas pessoas, famosas, que somente "levantam a bandeira" quando a água bate na bunda. Quando veem em risco o seu teto de vidro e percebem que a violência existe (também) para eles.

Você não vê pessoas públicas, como artistas por exemplo, salvo raras (e louváveis) exceções, lutando por melhorias na segurança pública, melhor distribuição de renda, melhoria das escolas e demais necessidades gerais. Você só vê essa gente choramingando e bradando "EU PAGO MEUS IMPOSTOS!!!"... como se a responsabilidade deles se limitasse a isso: pagar impostos e cobrar providências.

Pra mim, a sua visão pareceu tão deturpada e limitada quanto a do roadster...

night is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

22-05-09, 10:24 #9
Quem tem muito $$$, não pode ostentar. Isso é real. É a consequência de ganhar grana. Que nem carinha que ganha na loteria e não conta pra ninguém, isso muda as amizades do cara, é foda! Dinheiro muda tudo, mais dinheiro ou menos dinheiro, pra melhor, pra pior. Comunismo não rola, é utopia. Capitalismo rola, mas você será assaltado por um drogadinho de 18 anos com uma gilete. A vida não é fácil de nenhum jeito e não vai ser. Corrupto no governo sempre vai ter. A vida é isso aí, o negócio é estar sempre alerta e ser sempre esperto. É a lei do mais esperto, e não do mais forte.

denial is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 10:33 #10
Nightwolf, sim era pra vc.

Ok, o seu ponto está um pouco mais claro. Mas mesmo assim, eu não acho que o fato de uma pessoa não levantar todos os dias a bandeira da desigualdade social diminui a importância do discurso dela. Cai no mesmo ponto do por que a reclamação de uns vale mais do que a de outros.

Entretanto acho muito justo que vc cobre dessas pessoas que elas se manifestem mais, e procurem usar um pouco mais o poder da sua voz pra incentivar melhorias sociais. Mas não diminuir a importancia da violência que sofrem por não fazer isso.

Eu e você pagamos váriso impostos, e isso por si só já é motivo o suficiente pra exigirmos mais segurança, saúde e educação. E mesmo se não pagassemos por questões de renda, ainda sim teriamos o direito de reclamar. Vc é advogado, teve ter algo assim na constituição não?

Se vc puder ser um pouco mais claro sobre onde minha visão está deturpada eu agradeço. (não é provocação)

@Denail, não discordo que ostentar riqueza te faça ser mais visado, mas isso não explica a violência ou explica muiiiiito pouco.


Last edited by Mr. Valle; 22-05-09 at 10:40.. Motivo: Comentário pro Denail
Mr. Valle is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 10:41 #11
Na verdade com o contraponto acho que ficaram mais claras tanto a minha quanto a sua opinião... talvez tenha sido um mal entendido, pois na minha interpretação você quis dizer que eu só achava errada a conduta da Carolina Ferraz porque "não era comigo". Então tratei de tentar explicar.

E sim, tem muita coisa na Constituição e todo mundo tem o direito de exigir melhorias, de brigar para que o Poder Público utilize adequadamente os recursos e tudo o mais. Em momento algum eu falei que está tudo bem e que o Governo é uma maravilha. Eu só acho patético que essas pessoas só param para fazer algum tipo de manifestação, se fazendo de coitadinha, batendo no peito e falando "GENTE, EU PAGO MEUS IMPOSTOS! CADÊ A MINHA SEGURANÇA? GRAÇAS A DEUS QUE EU NÃO MORRI!!" quando acontece com elas.

Isso que aconteceu com a "coitada" da Carolina Ferraz acontece todos os dias com muita gente que não tem a mesma sorte que ela teve. Uns morrem, outros perdem todo o salário (miserável) do mês. Ela ainda pode se dar ao luxo de cagar e andar para o bem material que perdeu e dar "graças a Deus" por ter saído viva. Mas por quê ela (entre outros tantos) não para pra pensar nisso antes de acontecer consigo?

Em linhas gerais, o meu pensamento reflete o seu. Só não fui bem interpretado por você na minha primeira resposta. Mas eu acho realmente patético que esse tipo de gente só se preocupe com segurança pública e temas correlatos quando acabam sendo atacados de alguma maneira. Repito: desde que eu tenho 7 anos de idade eu vejo essa mulher na televisão e esta foi a primeira vez que a vi falando alguma coisa sobre esse assunto (ou qualquer outro ligado a políticas públicas etc.).

night is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-05-09, 10:43 #12
Mas nite, segundo sua tese eu nao posso reclamar de nada, nao basta pagar os impostos, eu tenho que batalhar por estradas melhores, batalhar por educacao melhor, batalhar ate pra trocarem a lampada que queima no meu poste?

Eu nao acho nada simples vc dar adeus a 40% do que vc ganha, ter esse atendimento pifio e ainda falar "puxa, quase me mataram, preciso aumentar minha contribuicao social e lutar por melhorias publicas, obrigado senhor assaltante drogado por tirar as vendas dos meus olhos para sua vida sofrida e de como eu sou o principal responsavel por isso". Eu acho que o cara queria grana pq a noia dele tava batendo, mas eu faco analises rasteiras.

Curiosamente, vc pode ter certeza que 95% dos vizinhos dessa gentil vitima social pega no batente desde cedo e nunca puxou uma faca pra ninguem. O problema muitas vezes é do infrator e nao da vitima, como ficam martelando incessantemente nos ultimos tempos na nossa cabeca.

A unica excecao que eu faco nessa discussao é que isso nao pode se limitar ao ladrao de rua do rj, tem que ter a mesma atencao pro corrupto de brasilia, o empresario embrulhao, o prefeito malandrao e etc etc, esse pessoal todo poe a gilete no seu pescoco todo dia tambem.

Jeep is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 10:49 #13
Acho que eu não estou sendo suficientemente claro...

Não acho errado reclamar pela inércia do Poder Público. Acho errado esse tipo de gente "importante" só fazer esse tipo de manifestação e cobrar ações "porque paga impostos" quando acontece um negócio desses consigo...

Enquanto está tudo bem e ninguém consegue parar o carro blindado do Luciano Huck, você nunca vê ele parando o "Caldeirão" por meia hora pra falar da marginalidade. Mas quando levam o Rolex dele... meu Deus! É capaz de promover passeata até Brasília...

É nesse sentido...

Não estou pedindo para pagar mais impostos ou ajudar instituições. Estou cobrando uma postura DIGNA e não uma postura patética de só reclamar quando acontece com ela mesma. É bem provável que muita gente que mora na mesma rua que ela tenha sofrido o mesmo tipo de problema e ela tenha ignorado. Agora, como é com ela... vamos lá, vamos publicar no blog, na revista, vamos fazer o maior estardalhaço...

É típico de gente que só pensa no próprio umbigo. Uma atitude egoísta e egocêntrica.

night is offline   Reply With Quote
Shooter
Trooper
 

PSN ID: g_baladao Steam ID: shooter_g
22-05-09, 11:04 #14
li o reply #1 só...
btw. eu tenho um soco inglês pra me defender em casos assim, fiz um ano de boxe + soqueira = bandido owned
ao menos assaltado com tijolo como meus amigos foram ano passado eu não vou ser !

Shooter is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-05-09, 11:07 #15
O luciano huck ate onde eu sei faz varias obras sociais, lembro de orelhada da epoca que justamente ficaram jogando isso na cara dele, ele apenas nao divulgava. Alias, tem mt artista que ajuda e fica quieto, eu mesmo nunca tinha ouvido falar do hospital do cancer que tem no interior e que é ajudado por varios artistas e empresarios, cantores e atores, e isso so foi divulgado pq o cara que cuida do hospital falou.

Eu entendo o seu ponto, so acho que ele nao é dono da emissora ou tem um formato que permita fazer esse tipo de discurso. Tanto que a reclamacao que ele fez foi atraves de um texto de jornal, que eu saiba ele nao parou o programa dele pra reclamar do poder publico, da mesma forma que nao para pra falar da marginalidade, simplesmente pq nao tem a ver, seria como eu ir comprar pipoca e o pipoqueiro me falar sobre marginalidade por alguns minutos antes de me atender.

A carolina ferraz faz novelas, a menos que vc fale com o autor da novela, nao tem como ela ficar fazendo muita coisa, e quando ela nao esta em novelas ela no maximo esta indo em estreias, desfiles e afins, eu acho cobranca demais em querer que esse pessoal fique levantando bandeiras. Eles estao fazendo o que praticamente qq pessoa pode fazer, escrevendo em um blog e o outro no jornal, sempre dao destaque para alguem na sessao de cartas. O problema eu acho que comeca com esse policiamente de olhar com lupa o cara que faz uma reclamacao dessas, ta, ele ja paga 40% de impostos, ele teria que fazer o que? alterar o contrato com a globo para ter 1 hora por mes da programacao para falar sobre o assunto, doar mais uns 30% do salario pra "obras sociais"? enfim, quando que o cara pode simplesmente falar "porra, quase me mataram a troco de nada?!?". Ele certamente nao esta preocupado com o rolex roubado ou a atriz com o trocado que o cara levou, isso eles podem ter as bicas, tao preocupados com o cano na cara ou a faca no pescoco com direito a murro, de nao voltar pra casa e deixar seus filhos orfaos, ficar podando o direito do cara reclamar disso so pq tem grana eu acho absurdo. Mas normal, ja ja vem o perez? ferrez? enfim, o mano rapper da quebrada que sabe qual a real e vai dar a nota em cima desses insensiveis burgueses da midia.

Jeep is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 11:14 #16
Jipão, tanto um quanto o outro têm a seu favor a exposição na mídia. Não digo que tenham que parar a novela/programa para falar dessas questões. O que eu acho repugnante é passar sei lá... quantos anos de carreira tem a Carolina Ferraz? Mais de 20? Como eu disse, esta foi a primeira vez que eu a vi comentar esse tipo de assunto. Não importa se é no blog dela ou em rede nacional... o fato é que da mesma forma que ela tem um grande poder (na mídia), tem também uma grande responsabilidade. É o que eu acho.

Eu citei apenas o exemplo do Huck, que foi o que eu me lembrei, e esse de agora da Carolina Ferraz. Acho lindo que ele (o Huck) ajude instituições, assim como a Xuxa. Eu no lugar deles faria o mesmo... isso não deve mesmo ser divulgado e acho que eles estão certos em não ficar se auto-promovendo em função desse tipo de caridade.

A minha reclamação específica neste caso é com relação à ampla divulgação que dão para o texto da Carolina Ferraz, como se ela estivesse sendo a grande vítima da sociedade marginal. Como eu disse acima, o que ela vivenciou acontece todo dia... e você não a vê falando sobre isso todo dia; só foi falar quando aconteceu com ela.

Ela tem, sim, todo o direito de reclamar. Mas a minha crítica foi com relação à forma de reclamação. Ao invés de falar para os problemas de toda a sociedade, olha para si mesma e diz "Nof@, quase me mataram... e olha que eu pago meus impostos, hein?"

Porra, todo mundo paga imposto. Muita gente que paga imposto é assaltada todo dia. Esse tipo de assunto tem que ser alvo de debates frequentes na mídia e especialmente por essas pessoas cujas palavras geram maior repercussão. Mas estas só se lembram de fazer esse tipo de ressalva quando a marginalidade bate à sua porta.

night is offline   Reply With Quote
Style
Trooper
 

22-05-09, 11:43 #17
ela falou, falou do carro blindado mas quando ela foi assaltada nem estava dentro dele... e ela nem foi na polícia fazer o boletim de ocorrência?
depois faz um texto enorme reclamando q não tem segurança, mas ela não fez a parte dela de ir la e denunciar o acontecido.

é facil ficar de mimimi...

o problema do Brasil é social e a culpa é das autoridades pelo descaso... tem q haver investimento para q as crianças cresçam e não se tornem bandidos...

manda ela assistir ao filme “O assalto ao ônibus da linha 174”.

talvez ela entenda um pouco do q acontece de verdade nesse país.

Style is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 12:03 #18
Quote:
Postado por Style Mostrar Post
ela falou, falou do carro blindado mas quando ela foi assaltada nem estava dentro dele... e ela nem foi na polícia fazer o boletim de ocorrência?
depois faz um texto enorme reclamando q não tem segurança, mas ela não fez a parte dela de ir la e denunciar o acontecido.
Perfecto. Vai ganhar maizinho, ewok...

night is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-05-09, 12:20 #19
Quote:
Postado por annia
vai parar onde, essa merda? o que diabos eu faço?
1) nao blinde o carro
2) se preocupe com o social
3) faca o B.O.
4) Assista onibus 174
5) ???
6) Profit!!!

Jeep is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

22-05-09, 13:36 #20
Agora aqui em frente ao escritório 3 pivetes assaltaram um motorista (ou tentaram, não sei), roubaram umas enxadas dos garis que estavam limpando o canteiro central e deram várias enxadadas no carro, quebrando todos os vidros e machucando o motorista.. Como foi perto de um ponto de ônibus, um pessoal segurou 1 deles e os outros 2 fugiram. A polícia, para variar, só chegou bem depois..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 13:55 #21
Nossa cara...

Af, deixa quieto... nem vou falar mais nada.

Não adianta eu explicar que não acho errada a reclamação, mas somente a oportunidade e a forma da reclamação.

Nego insiste em tentar dar uma conotação diferente para o que eu já falei trinta vezes.

Ok... gg!


Last edited by night; 22-05-09 at 14:00..
night is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

22-05-09, 14:42 #22
Tenho a mesma opinião do Jeep.
Eu pago 40% de imposto pra NÂO ter que levantar bandeira de porra nenhuma!
Eu voto nos governantes para que eles se preocupem com isso e façam bom uso dos 40% do meu salario!
Acho que ela está certissima em reclamar agora mesmo, que foi assaltada. Antes disso ela tinha a opinião que eu tenho. Pago 40% para que não aconteça isso.

Se fuder quem acha justo que eu pague esse absurdo de imposto e com os 60% restantes eu pague educação, saude, seguranca.. Tudo isso já devia estar incluso naqueles 40% lá!

osterne is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 14:45 #23
E quem falou que acha isso justo?

Na boa, eu vejo sérios problemas de interpretação de texto por aqui...

night is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

22-05-09, 14:48 #24
Não tava falando de você Nite..

Citei isso porque no meu bairro agora rola uma cota de 100 reais para termos segurança.. Eu penso: "porra, já não basta saúde e educação que tem que ser privada? Segurança tambem?"

osterne is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 14:54 #25
Sei lá né? Do jeito que a coisa está... qualquer coisa que eu falo nego multiplica por um zilhão e joga no ventilador pra respingar em todos os lados...

Mas isso da taxa de segurança no bairro é opcional, né? Tipo... paga quem quer. São tipo aqueles vigias noturnos que ficam passeando pelo bairro de moto, certo?

night is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

22-05-09, 15:37 #26
pra mim, uma pessoa pública, que aufere TODA sua renda a partir do poder de influeência que sua imagem tem frente à opinião pública (notadamente as camadas menos privilegiadas da sociedade), tem o DEVER CÍVICO de utilizar essa mesma imagem em prol de todos aqueles que são afetados por ela.

pq ao invés de achar que sua cidadania se resume ao pagamento de impostos e à esse desabafo patético ela não procura uma ONG que veicule alguma campanha publicitária defendendo o direito de TODOS à mais segurança, sem cobrar cachê? e para financiar a veiculação dessa campanha, pq ela não procura doações dos mesmos grandes empresários que ela procura na hora de conseguir cortesias e convites para festas, shows e carnaval?

Hades is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

22-05-09, 15:44 #27
osterne, o que imagino que vc deva entender é que os exorbitantes 40% de impostos e o voto direto, por mais absurdo que isso seja, são apenas PARTE dos seus deveres como cidadão.

numa sociedade caracterizada pelo abismo social e, especialmente, educacional, aqueles que detem maior conhecimento tem, entre outros, o DEVER de transmiti-lo, e utilizá-lo para, ao menos, tentar influenciar aqueles menos favorecidos.

e influenciar de forma a esclarecer da situação em que nos encontramos e estimulá-los a encarar essa luta de cobrança de melhores condições, pois na democracia plena o cidadão deve expor sempre suas ideias, tanto de concordância como de desconformidade com as políticas públicas.

enquanto a sociedade não for verdadeiramente participativa, além de não obter a satisfação de todos os direitos assegurados nas leis e na constituição, pra mim (e aqui é mesmo apenas minha humilde opinião), ela vai perder gradativamente o próprio direito de exigí-los.

e, como eu disse, a participação popular DEVE extrapolar a reclamação e envolve muito mais AÇÃO.

Hades is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

22-05-09, 15:51 #28
Olha, não sei se entendi direito, mas vamos lá.
QUando night diz isso aqui
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Não adianta eu explicar que não acho errada a reclamação, mas somente a oportunidade e a forma da reclamação.
eu entendi o seguinte... que é creticinice a revolta dela motivada exclusivamente ou principalmente pelo episódio que ela viveu. E quando ele diz sobre a forma dessa reclamação, lendo o texto dá pra ver que foi um desabafo de certa forma infantil. criticando o que aconteceu com ela, achando absurdo e ponto final. algo que a gente diria pra um amigo, no auge da indignação e cabeça quente, ou que escreveria num diário.

eu concordo que pessoas públicas / famosas têm mais responsabilidade sim, pois são formadores de opinião. Mas por outro lado, uma atriz chegou a esse status por
a)aparência
b)talento
c)influência
d)deu pra alguém
e)sorte
f)t.a.a.
Acho um pouco ingênuo também exigir de alguém assim um texto jornalístico com alto eor informativo / crítica social e etc etc etc.
Um político a gente até pode esperar... mas alguém que só é influente porque apareceu muito na TV?
assim como adultos são apenas meninos inflados pela idade, muitas dessas pessoas são como aqueles vizinhos trouxas, apenas inflados por uma hiper-exposição na mídia.

acho que ela tinha que assistir Homem-Aranha

e Jeep, você esqueceu do step 5: comprar um soco inglês
heiuahe

u0165 is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 15:55 #29
Puta merda, Hades... muito obrigado!!!
Sério, me come!

Acho que VOCÊ falando, talvez consigam enxergar e interpretar direito. Parece que quando eu falo, o pessoal já tem a pré-noção de que se trata de perseguição. Enfim...

E Ann... você captou "mais ou menos" a minha mensagem. Até a primeira parte... porque com relação ao texto, eu não digo apenas sobre o conteúdo do texto, mas principalmente com relação ao momento do texto. Ela, pela posição e status que ocupa, certamente já teve zilhões de oportunidades de manifestar preocupação semelhante de forma muito mais efetiva, como exemplificou (com perfeição) o Hades. Mas se omitiu. Estava numa posição muito confortável de inércia - da mesma forma como é inerte o Poder Público. Só sentiu a necessidade de fazer uma manifestação patética quando sentiu na pele... e é contra esse tipo de atitude que se volta toda a minha indignação.

night is offline   Reply With Quote
Style
Trooper
 

22-05-09, 16:15 #30
Night e Hades, sem mais.

ahh Night obrigado pelo +zinho

Style is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 16:39 #31
Eu concordo que os caras podem fazer um pouco mais e devem fazer um pouco mais. Mas tb não vamos hiperestimar a capacidade de envolvimento destes artistas com as causas, como educação, violência, ecologia, saúde, etc etc etc... Eu lembro que a carolina ferraz participava daquela campanha do cancer de mama, não?

E tem outra coisa, quem aqui alguma vez perguntou ou se importou com o que a Carolina Ferraz tem a dizer sobre segurança?

Como o Jeep falou, apesar dela ser uma figura pública, não adianta ela falar sobre segurança se ninguém está interessado na opinião dela sobre o assunto. Por que o espaço dela na midia é proporcional ao interesse do público nessa pessoa. Ela pelada venderia muita playboy, ela falando sobre segurança na capa da veja com certeza não. Alias, alguém aqui entrou no blog dela, pra saber mais alguma coisa?

Vejam bem, eu to concordando com vcs, mas tb quero trazer um pouco de realidade do cotidiano para essa discussão.

Alguém aqui está interessado no que pensa ou o que o Reinaldo Gianecchini, está fazendo pela segurança? Não, motivo pelo qual ele não participa de nenhum jornal, e mesmo motivo pelo qual o Jô não pergunta isso pra ele no programa dele. No máximo ele apareceria numa foto participando de uma passeata pela paz qualquer. Se amanhã ele sofrer algo, e ele enviar a um jornal, der uma entrevista, ou publicar no seu blog um texto contando o que ocorreu, e revoltado como qquer um fica nessas situações, seria falta de bom senso eu dizer que o cara nunca fez porra nenhuma, ou que ele tem que se manifestar sobre o problema a mais tempo.

Até pq os poucos que fazem como o Bono e Chris Martin, são taxados de chatos de galocha. E mesmo esses dois defendem apenas uma causa de batem o pé forte. O perdão da dívida de países pobres da áfrica e comercio mais justo. Eles não conseguem defender várias causas simultâneas, pq o público perde interesse e o foco em apenas uma é mais eficaz.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
22-05-09, 17:21 #32
Quote:
Postado por Biel Mostrar Post

Eu acho que a única maneira de melhorar alguma coisa nesse Brasil é sendo extremo. Eu não concordo que essa é a melhor maneira de agir, mas se não usarmos de atitudes extremas agora, será necessário que utilizemos atitudes muito mais extremas mais tarde. Pena de morte? Eu concordo que nenhum ser-humano tem direito de tirar a vida de outro, mas até que ponto o direito de alguém continuar a fazer a coisa errada deve ser tolerado? Bom, essa resposta é fácil. Deve ser tolerado até quando atingir alguém próximo da gente.

O que falta é atitude. Atitude pra fazer, pra ir atrás, pra cobrar, pra não deixar que continue assim.

Biel disse uma coisa que eu concordo em número, gênero e grau. eu acho que o Brasil precisa de uma atitude extrema, acho que a unica coisa que discordo dele é sobre a pena de morte porque hoje em dia vagabundo não tem medo de morrer, tem medo é de trabalhar, por mim colocaria eles todos trabalhando, nem que seja para quebrar pedras ou catar lixo no acostamento das estradas. Pelo menos o dinheiro do contribuinte não seria gasto pra pagar vagabundo que fica tomando banho de sol sem fazer nada.

Acho interessante o seguinte,
Todo mundo pede pelos seus direitos, tudo bem, mas parecem que não querem também deveres neh? Aqui no Brasil, qualquer coisa nova que impõe algo ao povo brasileiro, começam os gritos de "liberdade de expressão" , "incostitucional", "lei abusiva" e blá blá bla. Como eu disse, brasileiro só quer saber de seus direitos, poque deveres não quer saber de nenhum. Deveres como votar conscientemente.

Reclamar da segurança é facil, sair apontando dedo pros erros é facil. Agora levantar a bunda da cadeira e fazer algo que você acha que faz a diferença você não faz. Acho um absurdo as pessoas desistirem por causa da apatia das outras em relação ao caso, ficarem de mimimi falando :" Ah! Mas só eu que faço isso". E se continuar batendo o pé as pessoas te rotularão de chato e irão te ignorar. As pessoas brasileiras em geral só resolvem tomar uma iniciativa ou tentar mudar a situação quando acontece algo com elas. Salvas as exceções é claro. Ainda bem que existem pessoas com a consciência de que ela pode fazer a diferença sem precisar que acontecer algo com elas. Já cansei de ver ong ae de pais, filhos, filhas, primas, mãe e caxorro, reclamando de violência e criando onde após ter um de seus entes queridos vitimados pela violência

Uma coisa é certa, não vai mudar nada se cada um de nós não botarmos a mão na cabeça e tomar uma atitude. Votar conscientemente é um ótimo começo, saber quem é o politico em quem você vai votar, seus planos e COBRAR os seus projetos de campanha. O mesmo deve-se fazer com o vereadores, senadores, deputados federais. Não fez o que prometeu, não vota mais nele, simples. Uma outra atitude a se tomar é não se deixar afetar pela atitude dos outros. Mais uma atitude interessante? Cobrar por educação descente nesse país.

Para vocês terem uma ideia, já viram como é na França? Teve uma vez que o governo fez uma lei que prejudicava todos os estudantes do país a arrumar o primeiro emprego. Os estudantes se revoltaram tanto que o governo teve que voltar atrás. com policial cobrindo ele de porrada e tudo e mesmo assim cnoseguiram.


Tem uma musica do Gabriel, o Pensador que trata desse assunto e mais um pouco, ela se chama "Até Quando". Vale a pena escutar

DeMolay is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

22-05-09, 17:41 #33
velho a kestao eh clara assim sim, soh existe esse tanto de violencia absurda pq a desigualdade social eh absurda tb,
se a desigualdade social nao fosse tao absurda a violencia tb nao seria tao absurda porra!

roadster is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
23-05-09, 11:51 #34
Nada mais verdadeiro, profundo e direto.

Planet Hemp - Zerovinteum!

Rio, cidade-desespero
A vida é boa mas só vive quem não tem medo
Olho aberto malandragem não tem dó
Rio de Janeiro, cidade hardcore.
Arrastão na praia não tem problema algum
Chacina de menores é aqui 021
Polícia, cocaína, Comando Vermelho
Sarajevo é brincadeira, aqui é o Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, demorô, é agora
Pra se virar tem que aprender na rua o que não se aprende na escola
Segurança é subjetiva Melhor ficar com um olho no padre e outro na missa
Situações acontecem sobre um calor inominável
Beleza convive lado a lado com um dia-dia miserável
Mesmo assim, não troco por lugar algum Já disse: este é o meu lar. Aqui, 021

"Cuidado pra não se queimar na praia do arrastão"
É...Rio de Janeiro
"Aqui fazem sua segurança assasinando menor"
É...Rio de Janeiro
"A cidade é maravilhosa mas se liga, mermão"
É...Rio de Janeiro
"Então fica de olho aberto malandragem não tem dó"
É...Rio de Janeiro

É muito fácil falar de coisas tão belas
De frente pro mar mas de costas pra favela
De lá de cima o que se vê é um enorme mar de sangue
Chacinas brutais, porradas de gangue
O Pão de Açúcar de lá o diabo amassou
Esse é o Rio e se você não conhece, bacana, (POW POW POW)
Tome cuidado, as aparências enganam
Aqui a lei do silêncio fala mais alto
Te calam por bem ou vai pro mato
Mas de repente invadem a minha área, todos fardados
Eu tô ficando loco, ou tem alguma coisa errada?
Brincando com a vida do povo,
Então se liga na parada
Porque hoje ninguém sabe, ninguém viu.
Um dia alguns se cansam e "pow!", guerra civil!
Porque como diz o ditado, quando 1 não quer 2 não brigam
Mas já que cê tá pedindo, segura a ira
Porque a cabeça é fria, mas o sangue não é de barata

Esse é o Rio, mermão, o veneno da lata.
How how how faz o Papai Noel
Pow pow pow e nego não vai pro céu
Digo V de vendetta, lírica bereta Black Alien e família, soem as trombetas
Tomando de assalto a cidade que brilha
Mãos ao alto, vamos dançar a quadrilha 288 é formação de quadrilha
Nome: Gustavo Ribeiro, a descrição do elemento
Primeiro é o olho vermelho, na mente, no momento Como
diz o Bispo, eu sou artista, esse é meu lixo
Acesso ao som restrito aos peritos
O dialeto se dito é um perigo, amigo
Para o consumo da alma sem abrigo
O ritmo e a raiva, a raiva e o ritmo

"Cuidado pra não se queimar na praia do arrastão"
É...Rio de Janeiro
"Aqui fazem sua segurança assasinando menor"
É...Rio de Janeiro
"A cidade é maravilhosa mas se liga, mermão"
É...Rio de Janeiro
"Então fica de olho aberto malandragem não tem dó"
É...Rio de Janeiro

Never Ping is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

23-05-09, 11:57 #35

faixa 1 do cd - os cães ladram mas a caravana não para

ps: a letra tá com a ordem dos versos errada ali no 3º e no último parágrafos/estrofes, never...

Hades is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:29.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.