Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Mk
Trooper
 

Thumbs up Osciloscopio...

04-07-06, 02:06 #1
pra quem nao sabe, osciloscopio é um negocio que analisa ondas, por exemplo, aquele plugin do winamp que as barrinhas ficam "pulando"...

bom,,, a uns dias atras eu tava procurando algo pra fazer, dae eu lembrei que eu tinha um osciloscopio mecanico, que eu ajudei um amigo da minha irma a fazer para um trabalho dela.
fui la, peguei o bagulho e fui fazer uns testes,,, mas nao tava dando muito certo.
(ele era feito de pedaco de garrafa de chá mate + cano amarelo usado pra passar fio eletrico em construcao + lata de nescau)
a ideia era basicamente, estica uma bexiga e prende ela na boca da lata de nescau, gruda um espelho e aponta um laser no meio do espelho...
quando vc fala no bocal (feito com a garrafa de chá) o som vai pelo cano até a lata de nescau, vibra a bexiga e consequentemente o espelho... o reflexo do laser forma uns desenhos bem legais (os desenhos das ondas).

hoje eu resolvi fazer o mesmo esquema só que em vez de por a bexiga numa lata de nescau pra eu FALAR, eu puis a bexiga num alto falante (veja a foto abaixo) e fui fazer uns testes...
(eluan ainda me salvou a vida me falando como eu podia ligar o laser no pc pq tava sem bateria já...)
 

depois eu gravei um videozinho com um pedaco duma musica tocando e as ondas desenhando,,, gravei pouco tempo pq ta de madruga. de dia eu vou ver c gravo um outro mais certinho e posto aki...
http://rapidshare.de/files/24886438/..._RAVE.AVI.html

a foto ta ruim, o video ta mal gravado,,, mas eu fiz tudo isso meio correndo agora de madruga... de dia eu faco uma coisa mais decente...

(podem ver que os apoios do laser são, uma pilha de cd e 2 pares de grampos de roupa...)





Mk is offline   Reply With Quote
Regis
Trooper
 

04-07-06, 02:18 #2
bah.. fico massa..
parabens

Regis is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
04-07-06, 02:20 #3
Mk posta no youtube
tem a conta da darksidee

Kensha is offline   Reply With Quote
niKe!
Trooper
 

04-07-06, 02:21 #4
eahuhaeuaheuae
curti pra caralho!
btw: q merda de teclado eh esse ???!?!!?

niKe! is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

04-07-06, 02:34 #5
o teclado n tem a ver com o osciloscopio hahaha era uma outra coisa q eu tava tentando aki hj...

vou postar um video melhor no yt,,, (eu tbm tenho acc haha)
de dia eu gravo, pq dae eu posso projetar no teto a o desenho fica maiorzao... e posso bombar o som q ngm vai encher..

Mk is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

04-07-06, 14:58 #6
que foda cara! põe no youtube mesmo que geral vai querer ver
eu quero
\o/

u0165 is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

04-07-06, 15:27 #7
kct, que rox!
Baixem o video que vale a pena.

dark_man is offline   Reply With Quote
destroyer
Trooper
 

PSN ID: carextredo Steam ID: Maca_BR
04-07-06, 15:37 #8
putz. soh eu nao achei TÃÃÃO fodástico assim!?

destroyer is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
04-07-06, 19:18 #9
Achei roxxxxx! Mas estou esperando pelo novo video... aih q nem a Annia falou, upa no youtube. \o/

Sussa is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
04-07-06, 19:39 #10
http://www.youtube.com/watch?v=SUHhcORzmCk

PIT BULL is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

04-07-06, 22:58 #11
pow... vou gravar um legal aki... 1min,,, eu gravei outro mas achei tosco xD

Mk is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

04-07-06, 23:26 #12
realmente gamma, osciloscopio de ver sinal em circuito eletrico pelo q eu sei é um saco, todo mundo fala mal dele eaheahuea...
esse meu é mais "artistico" do que cientifico e tals... mas eu tou usando ele pra uns "estudos" de ondulatoria. o original, que era de falar, ta aqui em casa ainda mas eu nem uso...
depois eu ainda vou brincar com esse aqui com a guitara ligada no altofalante pra ver o resultado!! deve ser show.

e finalmente, o video!
no finalzinho tem uma hr q ele meio q para, nao da p ver o desenho pqno pq tem a refracao no vidro do espelho e a propria qualidade do equipamento (laser, bexiga e espelho) comprometem o desenho pequeno. mas depois ele volta a ficar grande!
nao da pra ver tambem a interferencia que o teclado(synth) faz na "bateria"(q é na verdade um outro teclado) por causa da qualidade do video, mas aqui no REAL eu consigo ver!

http://www.youtube.com/watch?v=8f-k1KDyZ-Q

Mk is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

04-07-06, 23:45 #13
mais um video. agora em vez de musica, botei um audio com frequencias entre 1hz e 60hz aumentando a cada segundo.

http://www.youtube.com/watch?v=hiyXPv-EzSM

Mk is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
04-07-06, 23:49 #14
auheuahea q rox

T@ti is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

04-07-06, 23:58 #15
terminando a seção flood.
outro video com frequencia continua, ficou melhor esse (eu estiquei um pouco mais a bexiga, dae ela fica mais sensivel a frequencias graves e produz desenhos maiores).
http://www.youtube.com/watch?v=P2Z8yIqw-JM

Mk is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
05-07-06, 00:00 #16
Ow... Faz as frequencias aumentando até 20k, sei lá

Quote:
Postado por Mk
realmente gamma, osciloscopio de ver sinal em circuito eletrico pelo q eu sei é um saco, todo mundo fala mal dele eaheahuea...
É a mesma coisa que programador odiar o gdb :/

Eluan is offline   Reply With Quote
Snowfox
Trooper
 

05-07-06, 00:06 #17
Quote:
Postado por Gamma Ray
interessante sua bugiganga...

mais legal que um osciloscopio de verdade que eh totalmente sem graca =(
hehehe pq sem graca ? e sem ele te garanto que seria umas 300x pior pra qualquer coisa que mostre um sinal.

bom mesmo sao aqueles osciloscopios digitais.. onde aparece na tela os valores direto.. nao tem que ficar calculando quadradinhos e tal.. sem falar que sao beeeeeeem menores e mais leves.

OBS: dependendo do sinal que tu consegue captar, pode ter muita graça sim.. eu mesmo ja vi umas coisas bem bacanas no osciloscopio, pegando ondas AM.

[]'s

Snowfox is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

05-07-06, 00:07 #18
Eluan:
como o negocio é bem "caseiro". fica meio dificil...
eu usei frequencias bem graves pq sensibiliza mais facil a bexiga...
quanto mais alto o som, menor eu tenho que dexa a tensao da bexiga, se nao ela nao sensibiliza muito e nao da pra ver o desenho. e se eu deixar uma menor tensao, nao vai desenhar os graves pq eles precisam de grande tensao na bexiga pra desenhar legal.
nesse ultimo video eu consegui combinar bem a tensao da bexiga com a faixa de frequencia, o maior desenho ali chegou a 1palmo tranquilamente...

ps. eu nunca mexi num osciloscopio "de verdade" (esse meu é de verdade porra!!), aquele comentario é oq eu escuto do pessoal nos corredores da facul...

Mk is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

05-07-06, 00:16 #19
Acho que fui o primeiro a ver o tópico, achei puta legal mas acabei n postando.. Cara, muito bom.. Alguns desenhos de frequências constantes ficam muito bonitos..

Mas será que você não poderia fazer um desenho mostrando a montagem da peça? Não entendi como ficaram as peças na foto que você postou. E tipo, seria muito louco se fossem vários lasers juntos..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

05-07-06, 00:36 #20
video do negocio vai ficar dificil agora q gravar a noite fica um lixo..

vai um esquema em desenho:
 


1) PRETO = alto falante; ROXO = bexiga esticada e bem presa na boca do falante; CINZA = espelho (1cmx1cm)
2) MOSTARDA = emissor de laser; MARRON CLARO = apoio para o laser, no meu caso é uma pilha de cds e grampos de roupa para prender o laser na posicao certa.
3) anteparo onde é projetado o reflexo do laser (é o reflexo que faz o desenho)
4) PC que alimenta o laser e onde eu ponho as musikas ou outros sons pro falante tocar.

amanha vou fazer testes com a guitarra ligada nesse falante!!

ps. o reflexo ali tem 3 feixes de laser pq o espelho vai estar "vibrando" e refletindo varias frentes de ondas pra varios lugares diferentes. por isso a intensidade do laser é mais fraca nas curvas do desenho.

ps2. agora que eu vi que vc falou desenho mesmo e nao video... hahaha

Mk is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
05-07-06, 00:42 #21
Usa uma lupa!

Eluan is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

05-07-06, 01:20 #22
Lupa amplia tanto o desenho como as FALHAS do desenho...
dae se ele fica embolado e dificil de ver sem lupa, com lupa, a unica diferenca, é que ele vai ficar embolado, dificil de ver e grande!

uma saida seria, eu usar algum outro dispositivo mecanico que quando sensibilizado por frequencias baixas esticasse a bexiga, e quando sensibilizados por frequencias altas afrouxasse a bexiga.
mas isso já seria beeem mais complexo de fazer com alguns clipes, elasticos, grampos de roupa e coisas que se consegue "de graça" (na verdade nao sao de graça, mas já estão pagos...).
(esse é o problema de projetos 100% caseiros, vc fica em função do que vc já tem...)

Mk is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
05-07-06, 02:23 #23
Ow... Se colar o espelho no balão não diminui as falhas não?

Eluan is offline   Reply With Quote
Snowfox
Trooper
 

05-07-06, 04:11 #24
Quote:
Postado por Eluan
Ow... Se colar o espelho no balão não diminui as falhas não?
eu tenho impressão que ele fez isso.

[]'s

Snowfox is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

05-07-06, 22:30 #25
Quote:
Postado por Snowfox
eu tenho impressão que ele fez isso.

[]'s
eu FIZ isso hahaha

se não colar o espelho no balao o espelho sai andando em vez de "vibrar" e dae nao desenha nada...

Mk is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 23:51.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.