Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
SigSnake
Trooper
 

Default "Nova" Escola!

12-03-18, 22:29 #1
https://educacao.uol.com.br/noticias...esce-em-sp.htm

Bem, até uns 3 anos vá lá, mas depois...fica meio fodinha ne?

A não ser que tenha um pai tipo do Capitão Fantástico...mas não parece que é o caso, parece um bando de "descolados"





SigSnake is offline   Reply With Quote
moter
Trooper
 

XFIRE ID: moter_moter Steam ID: moterdime
13-03-18, 07:14 #2
"Lá estão cerca de 30 crianças, filhas de músicos, designers e intelectuais..."

Não precisam ler mais.

moter is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

13-03-18, 07:14 #3
Pois é. Pra criança maior acho complicado.

Fico na dúvida como será em casa esses pais com essas crianças. Será q essas crianças dormem a hora que querem, comem a hora que querem, como o q querem? Se quiserem comer chocolate ao invés de comida salgada, tudo bem? Não querem tomar banho ou escovar os dentes, tudo bem?

Ou só ali na escola que o ambiente é livre mas em casa tem regras?

É um meio termo difícil esse de autonomia e mimada/birrenta.

Isso aí me parece aquele outro lado extremo. Se uma escola tradicional podaria autonomia, essa escola aí me parece estimular mimados.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

13-03-18, 08:47 #4
Meu filho frequenta uma escolinha bem "diferentona" dessas aí.
Talvez não seja a mesma coisa, ou então o artigo não passou a real.
Lá todas as abordagens são muito bem fundamentadas, tanto em estudos quanto na experiência dos professores, no artigo a coisa me pareceu "largada" demais, e lá não é bem assim.
As crianças fazem coisas de criança, é importante reiterar que a idade é até os 6 anos.
Criança tem que brincar, o aprendizado vem naturalmente, não apenas intelectual mas o social também.
A mãe dele saberia defender melhor os motivos disso tudo ser mais benéfico para a criança, além de diretora de escola pública infantil, ela também é psico-pedagoga e tenta vorazmente trazer alguns desses conceitos para a escola dela.

Eu sou leigo no assunto pedagógico então posso apenas dizer que ao observar o Davi perto de outras crianças que frequentam lugares tradicionais, a diferença é brutal. Tanto que a maioria dos amiguinhos dele são mais velhos, pois ele se relaciona muito bem e os da idade dele simplesmente não conseguem acompanhar. Ele resolve conflitos e negocia as coisas, elabora as ideias e consegue se expressar muito bem, tanto na fala quanto nas atitudes.

Sim, faz birra, fica emburrado, chora, como toda criança, a diferença é que sabemos como lidar com isso, pelo menos é o que a nossa observação tem nos evidenciado. É importante deixar a criança se frustrar, saber até onde ela consegue ir, e o mais importante, deixar ela aprender a lidar com isso.

Na minha leiga e humilde opinião, 90% desses casos são problemas de confiança entre a criança e os pais. Quando estamos perto de outros casais fica claro a diferença. Nós simplesmente não mentimos para o nosso filho, nunca, portanto quando dizemos algum "não" ou alguma outra coisa que vá contra a vontade dele naquele momento, ele sabe que é por uma boa razão e vai aceitar melhor a situação.
Criança é altamente receptível e a energia dessas mentiras deixa marcas.

Vou dar um exemplo.
O pai vai na padaria com seu filho e lá tem aquelas máquinas de bolinhas de silicone, que você coloca uma moeda de 1 real e sai a bolinha. Aí seu filho pede uma, o pai sabe que se dizer não a criança vai dar show, então como ele tem medo de ser julgado pelas pessoas a sua volta e por si mesmo como pai, ao invés de dizer "não" ele diz algo do tipo, "papai não tem dinheiro agora", embora tenha. É uma mentirinha singela e inofensiva certo? Mas logo após isso a criança vê o pai pagar a conta da padaria com dinheiro...

Acho que saí um pouco do assunto do tópico, mas eu sou a favor de maior liberdade na escola, e tenho visto efeitos muito positivos dessa abordagem. Pode ser que essa minha opinião mude quando ele for maior, mas eu gostaria muito que ele estudasse em uma escola nos moldes da Escola da Ponte:
https://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=61513

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

13-03-18, 12:34 #5
É uma escola que tira dos pais a responsabilidade de se sociabilizar com a criança. Em um mundo em que ninguém tem mais tempo para dedicar-se a à paternidade, penso ser uma abordagem interessante.

"Eu não preciso de informação para ser humano. O que preciso é criar vínculos...."

O cuidado maior é fazer a transição desse lúdico para o acadêmico. Eu lembro até hoje a diferença absurda que foi estar no primeiro ano e de repente me ver medido por notas, avaliações, aulas de português ensinando oxítona, paroxítona etc. Lembro como se fosse hoje quão estranho foi esse rito de passagem & quão desconexo com minha vida pregressa de criança.

Sobre a ideologia por trás desse movimento:
Em teoria, para ser um business-man bem sucedido o network é essencial, até mais que capacidades acadêmicas. Mas a informação não é nem nunca será irrelevante. Hoje o conhecimento e o intelecto não têm o mesmo reconhecimento financeiro que antigamente. Tudo que você precisa é um business-plan, investimento e dedicação: a capacidade de realizar, do saber fazer, tem custo baixo. Programadores, designers, engenheiros...são mão-de-obra barata. Ainda mais com a revolução informacional e com a globalização: é possível terceirizar para outros países à custos baixíssimos.

O problema dessa mentalidade é que tudo se auto-regula. Hoje vivemos numa sociedade que cria indivíduos para serem bons em interconexões pessoais - o que explica o fetiche de toda criança em ser youtuber. Mas pode ser que amanhã tenhamos uma carência técnica muito grande. Ai pimba... você forma uma geração de gente que só sabe ser chefe, mas não sabe executar nada.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

16-05-18, 12:44 #6
No meu caso, é essa aqui:


FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
16-05-18, 15:27 #7
Ta certo. Essas merdas tem q mudar msm. O jeito que é hj, é tortura para pais, alunos e professores.

Zigfried is offline   Reply With Quote
doob
Trooper
 

16-05-18, 19:17 #8
eu visitei uma escola dessa aqui em Sorocaba quando procurava pra minha filha. Disseram que era um modelo italiano pós-guerra chamado Reggio Emília... só vi a criançada se matando e comendo terra no play. Coloquei numa normal tupiniquim mesmo

doob is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

17-05-18, 01:15 #9
Quote:
Hoje o conhecimento e o intelecto não têm o mesmo reconhecimento financeiro que antigamente. Tudo que você precisa é um business-plan, investimento e dedicação: a capacidade de realizar, do saber fazer, tem custo baixo. Programadores, designers, engenheiros...são mão-de-obra barata. Ainda mais com a revolução informacional e com a globalização: é possível terceirizar para outros países à custos baixíssimos.
O intelecto ou é o que você da valor, ou produz tudo o que você da valor, é literalmente super compensado como nunca antes. O seu post inteiro parece que foi escrito por um trust fund baby, a la donald trump.

sibs is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-05-18, 08:27 #10
Tem crase errada ae

Zedd is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
17-05-18, 11:51 #11
que coisa de hippie do caralho...

pagaria MUITO dinheiro se houvesse algo assim por aqui:

drakiN is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.