Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Aveia-Quaker
Trooper
 

12-09-12, 22:46 #76
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Claro que sim, mas eu sou católico e isso significa que pra mim a bíblia é um livro integral e não uma mera coleção de idéias isoladas.

Exatamente por essa razão nós não concordamos que as escrituras devam ser levadas ao pé da letra, versículo por versículo, e sim no conjunto de uma única idéia cujo tom é definido pela vida e pelos ensinamentos de Jesus Cristo.

Se você ler Levítico por exemplo vai encontrar pequenos shows de horrores para os padrões morais modernos, entre eles diversas razões pelas quais uma pessoa poderia ser apedrejada, como você mencionou. Por outro lado, se isto não estivesse na bíblia, como poderíamos entender a importância da passagem na qual Jesus salva uma mulher do apedrejamento simplesmente desenhando uma linha no chão e dizendo:

"Quem dentre voz não tiver pecado, que atire a primeira pedra!"

Ou seja, como alguém pode apreciar a luz se não houver antes a perspectiva da escuridão?

Todas as coisas que estão na bíblia, por mais absurdas e figuradas que possam parecer de forma isolada e fora de contexto, especialmente para alguém que não é cristão, tem o propósito de nos fazer entender a grandeza da presença física de Deus entre nós, na figura de Jesus Cristo, na revelação final que é descrita em detalhes no Novo Testamento.

Mas acima disso tudo você precisa a perspectiva histórica correta sobre a Bíblia. Afinal de contas estamos falando de um livro sequer existiu durante os 4 primeiros séculos do cristianismo. E levou outros 1000 anos para que a prensa fosse inventada e ele pudesse chegar às mãos do homem comum. E mesmo que tivesse chegado antes, ainda haveria o problema de que a maiora das pessoas não sabia ler e portanto não tirariam nenhum proveito das escrituras.

A Igreja Católica não é nem nunca foi uma igreja baseada num livro. A nossa igreja é baseada numa pessoa viva que encarnou entre nós e mudou a história para sempre.

Da mesma forma para nós o cristianismo não é meramente uma doutrina contida num livro. O cristianismo é uma sequência de fatos históricos sobre os quais posteriormente se construiu uma doutrina, e ainda se constrói até hoje, as vezes de forma mais feliz e as vezes de forma mais infeliz ao longo da história...

E de fato, se você pudesse voltar no tempo até os tempos de Cristo, você não encontraria nem bíblia nem doutrina, você encontraria a REVELAÇÃO EM PESSOA, ANDANDO, FALANDO E FAZENDO MILAGRES.

Exatamente por este motivo nós católicos entendemos que uma pessoa pode ser salva mesmo que tenha um conhecimento imperfeito da doutrina, ou até mesmo nenhum, pois para nós a fé não se resume num livro/doutrina e sim na confiança que cada um de nós deposita no Cristo em pessoa.

Tudo isso para dizer que sim, a bíblia é fundamental e verdadeira para nós católicos pois ela nasceu dentro da nossa Igreja, mas ela deve ser entendida dentro de um contexto integral e não como um conjunto de verdades isoladas.
Ok... E quem define o que deve ser "interpretado" e o que deve ser levado ao "pé da letra"? Aí fica muito fácil para qualquer religião...

"Essa parte aqui é de contexto." "Essa outra é para ser seguida." Cada um (ou cada religião) terá uma interpretação diferente da bíblia e poderá considerar diversas partes como "verdadeiras" ou "interpretáveis".

Será que pode ser considerado errado o indivíduo, ou grupo, que faz uma determinada interpretação da bíblia? E se eu acreditar em todas as lindas passagens do antigo testamento (onde a bíblia é divertida) e achar que o novo testamento é só uma questão de "contexto"? Estarei errado? Por Quê? Somente a visão católica é a verdadeira?

E quanto aos anos e anos de santa inquisição? Foram erros, ou simplesmente questões de "contexto" ou "interpretação errada"?

Digo mais: Será que as pessoas que seguem o alcorão e o interpretam das mais diversas maneiras estão erradas? Por quê? Isto também não seria praticamente o mesmo que a "interpretação bíblica"?

Não precisa de resposta grande, tenho preguiça e pouco tempo pra ler.





Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

12-09-12, 23:17 #77
Hehehe. Eu tenho amigos crentes, aprendi a entender há pouco tempo.
Eles têm fé que as escrituras são verdadeiras e que a interpretação que eles dão é a correta. Mesmo que um versículo pareça errado, ele tem uma explicação e um porquê de ser daquela maneira. Quem pensa que ele está pregando o mal, está interpretando erroneamente ou isoladamente. Essa fé vem do sentimento que eles têm ao frequentar o culto, estudar a bíblia e o efeito positivo que isso trás pras suas vidas. Eu nada sinto, então apenas respeito. Até quero me desculpar pro Eon por ofensas passadas.

Gerson is offline   Reply With Quote
Rath
Trooper
 

13-09-12, 03:59 #78
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Não se você acredita que Cristo é quem ele dizia ser.

E eu acredito nisso.


Nem tudo está na bíblia e essa informação está na bíblia justamente para que você saiba disso:

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever".

Se as coisas que Jesus fez não estão escritas, isso significa que elas nunca aconteceram ou nunca foram testemunhadas? Óbvio que não.

Os apóstolos conviveram 3 anos inteiros com Jesus, é óbvio que eles viram e ouviram muitas coisas que não estão na bíblia, mas foram passadas adiante pelo magistério da Igreja. Mesmo porque como eu já disse, a bíblia sequer existiu como a conhecemos hoje durante 400 anos.

Existem as cartas de São Paulo em que ele exorta os discípulos a obedecerem as instruções "escritas e orais" que ele deixou quando pregava. A evangelização nos tempos apostólicos não era escrita e sim oral, mesmo a maioria dos cristãos não vinham de classes pobres e não sabiam ler.

A idéia de que "tudo está na bíblia" não corresponde com a história da igreja, e nem tampouco com a própria Bíblia.
Sim, meu "tudo" se refere à tudo que precisamos saber.

Ilustrando:

João 16:12 Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.

João 16:13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Rath is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

13-09-12, 09:31 #79
eu kero ver o Eon ter algum argumento nao-imbecil e que nao tenha 42313243242 palavras para argumentar com o Aveia, essa vou comer pipoca com o michael.

ircF is offline   Reply With Quote
StingraY
Trooper
 

Steam ID: FAButzke
13-09-12, 21:00 #80
Eon, eu não tenho nada contra ti e não leve como uma agressão o que vou te perguntar mas:

Se a Bíblia é a palavra de Deus, por que existem tantas interpretações dela? E por que apenas a interpretação católica está correta? E por que todas as religiões afirmam que a interpretação delas está correta? E por que Deus permite que sua palavra seja interpretada de N maneiras diferentes? Por que Ele não chega e diz claramente que a interpretação X está correta e todos os que seguirem as outras irão pro inferno?

Uma dica que eu sempre dou para qualquer "pregador da palavra" é ficar quieto e não falar sobre Deus pra ninguém. A razão pra esse conselho é simples: Diz lá (não lembro o livro nem o capítulo nem o versículo e tô com preguiça de procurar) mas diz lá em outras palavras que: Se ninguém proclamar a palavra Dele, as pedras clamariam. Cara, se eu visse pedra clamar alguma coisa eu me converteria na hora e rezaria quantas Ave Maria e Pai Nosso fossem pedidos de mim...

StingraY is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

13-09-12, 23:31 #81
EHauehauheaueh. Você mudou a frase completamente Stingray. É uma passagem da bíblia em que Jesus entra na cidade e o povo começa a clamar por ele, então algum fariseu pede que Jesus silencie o povo, e ele responde algo na linha "se eles se calarem, as pedras gritarão", ou seja, deixa o povo clamar.

Sobre a bíblia ter várias interpretações, a bíblia é um livro e todo livro está sujeito à interpretações. Sempre houve, desde os primórdios da igreja, o entendimento que todos os cristãos deveriam concordar sobre suas crenças, isto é, a igreja tinha que ser católica (do grego Katolikos, que quer dizer "universal) e portanto a sua doutrina deveria ser válida para todos os cristãos.

Historicamente, e isso pode ser comprovado pela simples leitura do Novo Testamento, as igrejas locais funcionavam por jurisdições territoriais que respondiam à autoridade dos apóstolos. Se você ler as cartas de Paulo, verá que ele sempre escreve à Igreja no singular, nunca no plural, justamente por causa deste sentimento de unidade que os cristãos cultivavam desde o início.

Pois bem, o que acontece é que naquele tempo a evangelização era basicamente feita por pregação e conversão, ou seja, os apóstolos iam até os lugares e falavam de Jesus, faziam milagres como Ele, e as pessoas se convertiam. Depois partiam para outro lugar.

Para que a fé continuasse se propagando nos lugares por onde passavam, eles constituiam uma autoridade local composta por bispos, presbíteros e diáconos. Os bispos tinham jurisdição total sobre os cristãos de uma localidade. Os presbíteros tinham jurisdição sobre um templo qualquer (cada localidade podia ter vários templos), e os diáconos eram ajudantes dos presbíteros.

Mas é óbvio que assim que o apóstolo virava as costas apareciam distorções nos ensinamentos, e conforme a igreja ia crescendo ela teve que ir aprendendo a lidar com as heresias que iam surgindo. Nas cartas de Paulo você vê altos puxões de orelha quando a igreja pisava na bola, assim como elogios quando eles faziam a coisa certa, e essa foi a forma que a Igreja encontrou de manter controle sobre aquilo que deveria ser ensinado para as pessoas: usar a palavra escrita como "manual" de evangelização, ou seja, criar um evangelho.

A maior parte do novo testamento surgiu assim, a partir de cartas que Paulo escrevia para as diferentes localidades, fazendo críticas e exortações, de onde é possível extrair ensinamentos positivos ("façam isso") e negativos ("não façam isso") que constituem a base da doutrina primitiva. E a outra parte surgiu de textos ditados pelos apóstolos ou seus seguidores próximos, narrando a vida e os ensinamentos de Cristo propriamente ditos.

Muitos evangelhos foram escritos, e como na época pouquíssimas pessoas sabiam ler e muito menos ainda sabiam escrever, cada igreja mantinha à 7 chaves sua coleção pessoal de pergaminhos que eram lidos para os cristãos nas igrejas. E cada Igreja tinha uma coleção de pergaminhos DIFERENTE da outra.

Ora, a Igreja tinha que ter ensinamentos católicos (universais), então começou-se a debater uma lista oficial de pergaminhos (cânones) que deveria ser usada por TODAS as Igrejas cristãs. Essa lista já existia, quase que em definitivo, já no século 150, coisa que sabemos através do pergaminho de Muratori. Nesse pergaminho há um trecho onde se lê o seguinte:

"...são tidas como sagradas uma [epístola] a Filemon, uma a Tito e duas a Timóteo; ainda que sejam filhas de um afeto e amor pessoal, servem à honra da Igreja Católica e à ordenação da disciplina eclesiástica. Correm também uma carta aos Laodicenses e outra aos Alexandrinos, atribuídas [falsamente] a Paulo, mas que servem para favorecer a heresia de Marcião, e muitos outros escritos que não podem ser recebidos pela Igreja Católica porque não convém misturar o fel com o mel."

Ou seja, já no ano 150 é bem claro que a Igreja não só tinha uma lista bem defininda de cânones, como já se denominava a si mesmo como Igreja Católica e já definia o que poderia ou não aceitar dentro de si mesma, em termos de cânones.

O tempo passou, a Igreja cresceu mais, e os bispos de diferentes localidades continuaram a ter que lidar com heresias apesar da padronização (quase definitiva) dos evangelhos, mas dada a necessidade de manter a igreja como católica (universal) passaram a fazer reuniões para decidir em conjunto quais doutrinas eram heréticas e quais não eram. Essas reuniões eram chamadas de "concílios".

Pois em 382 houve um concílio em Roma, sob a autoridade do Papa Damaso I, onde foi compilada a lista considerada definitivamente oficial. E essa lista foi confirmada alguns anos depois por outro decreto papal, do papa Gelásio I.

Ou seja, a bíblia é inequivocamente uma produção da igreja católica (universal) e discutir qual é a interpretação correta da bíblia no fundo é discutir a própria doutrina católica (universal) que ela representa, lembrando é claro que a doutrina oral veio antes de escrita na história do cristianismo, e não o contrário!

E a outra discussão possível seria se a igreja católica (universal) que compilou a bíblia é a mesma Igreja Católica de hoje, coisa que só é discutível mediante análise da história da autoridade papal sobre a Igreja. De forma geral é estabelecido que Pedro foi o primeiro Papa pela autoridade indisputada que ele exercia sobre os demais apóstolos (ele sempre é citado primeiro em todas as listas contidas nos evangelhos, e é protagonista das passagens mais importantes da bíblia em termos de autoridade apostólica) e como ele foi bispo de Roma, essa cátedra passou a ser automaticamente a mais importante da Igreja.

Em defesa da Igreja da qual eu faço parte, existe uma lista pública de Papas, que retroage desde os dias de hoje até São Pedro, cuja autenticidade é indisputada até mesmo entre as Igrejas que não admitem a autoridade de Roma: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_papas

Controvérsias a parte, existem dois fatos que não podem ser questionados, e eu falo isso não por flame à outras denominações mas sim por mera constatação a partir da história da bíblia e da própria igreja:

1 - Jamais se pretendeu que houvessem interpretações pessoais sobre o que está escrito na bíblia, pois muito pelo contrário, ela surgiu a partir da autoridade doutrinal coletiva da própria igreja em função da necessidade de UNIFICAR os ensinamentos entre todos os cristãos.

2 - A Igreja Católica atual pode ou não ser a dona desta autoridade dependendo de como você olhar os fatos históricos. Mas se ela não for, muito menos são as outras denominações que só foram aparecer 1500 anos depois...



Espero que a minha resposta tenha sido curta o suficiente para você. [SPOILER]


Last edited by Eon; 13-09-12 at 23:38..
Eon is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

14-09-12, 07:55 #82
cara,

não li. hehehehehe

abraços

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-09-12, 08:32 #83
Eu li.

As vezes eu imagino o que seria do Eon se ele levasse Naruto a sério e seus comentários no fórum de Anime.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

14-09-12, 12:58 #84
Não precisa ler, é identificável que isso é a encarnação de uma falácia de prova por verbosidade

Zedd is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

14-09-12, 14:23 #85
claro eon... já to lendo, peraí

rockafeller is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-12, 14:45 #86
O tempo passa, o tempo voa...

A parte legal é que cada vez que eu vejo um post gigantesco desses do Eon e "passo batido", lembro como eu era insuportável antigamente e fico feliz por ter melhorado nesse aspecto. É tipo um exercício de autocrítica e reflexão... hauhauhua!

Mas, de fato, nemly & nemlerey essa merda.

night is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

14-09-12, 14:47 #87
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Eu li.

As vezes eu imagino o que seria do Eon se ele levasse Naruto a sério e seus comentários no fórum de Anime.
Ele seria o Pena.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

14-09-12, 14:48 #88
Quote:
Postado por night Mostrar Post
O tempo passa, o tempo voa...

A parte legal é que cada vez que eu vejo um post gigantesco desses do Eon e "passo batido", lembro como eu era insuportável antigamente e fico feliz por ter melhorado nesse aspecto. É tipo um exercício de autocrítica e reflexão... hauhauhua!

Mas, de fato, nemly & nemlerey essa merda.
Você era apenas chato nightwolf.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-12, 14:49 #89
Favor não blasfemar o Pena, patife.
O Pena comanda tudo.

night is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-09-12, 14:59 #90
Quote:
Postado por night Mostrar Post
Favor não blasfemar o Pena, patife.
O Pena comanda tudo.
Pena faz sexo com animes ainda?

Never Ping is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

14-09-12, 16:50 #91
pra mim ficou claro que o EON ficou sem argumentos e preferiu escrever uma resume da biblia pra se livrar..

parabens, foi um migué "ala" religiao catolica eoaheoa

ircF is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

14-09-12, 22:18 #92
aqui mais um exemplo de como seria bom o sub forum religiao

la daria pra se discutir isso

aqui, logicamente, nao

SigSnake is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-09-12, 23:36 #93
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
aqui mais um exemplo de como seria bom o sub forum religiao

la daria pra se discutir isso

aqui, logicamente, nao
Um fórum de religião no DARKSIDE?

É tão... prodigioso quanto abrir uma filial da IURD na Red Light District de Amsterdan. AMEM, IRMÃOS?

Never Ping is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

14-09-12, 23:47 #94
Sig, você fala sério sobre esse negócio de fórum para religião, ou só uma "cutucada"?


Baron is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

15-09-12, 09:11 #95
Eu falo serio

pq quando se fala de religiao num topic nao relacionado a ela da merda

ja num topic de religiao, quando se esta discutindo o topico, da merda do mesmo jeito, povo entra so pra falar: "nem li!" e afins

resultado nos 2 casos: Nao se discute os assuntos do topico

mas sei la, minha opiniao

SigSnake is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

15-09-12, 09:16 #96
Já temos um fórum de religião e ele se chama futebol.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
15-09-12, 11:00 #97
Propaguei o caos.

 

tdf is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

15-09-12, 13:31 #98
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Propaguei o caos.

[IMAGEM]
Pra jogar lenha na fogueira:

“Caros cristãos,

aqui é Deus. Decidi tirar um tempo para explicar pessoalmente minha ausência no tiroteio em Aurora. E enquanto faço isso, achei que também poderia explicar minha ausência durante cada assassinato, massacre e crime já ocorridos na história do mundo e em toda guerra, todo lugar atacado pela fome, por secas e inundações.

Sabem, é que eu não existo. Nunca existi. Realmente fazia sentido para vocês que eu pudesse criar um universo inteiro com bilhões e bilhões de planetas e então esperasse cerca de 13.700.000.000 anos até poder me concentrar em alguns judeus da Palestina há cerca de 2.000 anos enquanto ignorava o restante das 200.000.000 de pessoas que existiam no planeta naquela época? Fui eu quem fiz aqueles poucos judeus ou foram eles que me fizeram?

Aliás, vocês realmente acham que eu ficaria sentado sem fazer nada enquanto os nazistas matavam 6 milhões do meu “povo escolhido”, mas acharia importante intervir para transformar água em vinho a fim de evitar que alguns anfitriões não ficassem embaraçados em um casamento em Canaã? Por que eu parecia estar tão ativo no Oriente Médio em um breve período há cerca de 2.000 anos, mas completamente ausente em qualquer outro lugar do planeta e pelo restante do registro histórico do mundo? Fui eu quem fiz os judeus ou foram eles que me fizeram?

Então vocês realmente acham que meus milagres periódicos provam minha existência, é? Então por que não fazer algo inquestionável, sem ambiguidade, como colocar um crucifixo gigantesco no céu ou a minha face na Lua? Por que os crentes têm sempre que construir meus milagres a partir de eventos perfeitamente explicáveis por causas naturais?

Isso acontece todas as vezes em que ocorre uma tragédia ou uma quase tragédia de qualquer tipo – em qualquer lugar do mundo e em todas as culturas. O capitão “Sully” Sullenberger pilota um avião com problemas até pousar com segurança no rio Hudson, em Nova York, sem que qualquer morte ocorra e é um milagre de Deus; uma jovem é encontrada na Índia, completamente aterrorizada, mas viva depois de ter sido raptada e estuprada por uma semana e é um milagre de meu concorrente Rama (ou Vishnu ou Shiva) que ela tenha sido devolvida à família; ou uma família no nordeste do Paquistão sobrevive a um míssil norte-americano perdido e é um milagre de Alá.

O que estas proclamações interesseiras de intervenção milagrosa sempre ignoram é o lado negativo desses incidentes. O fato de que os passageiros e a tripulação do voo 1549 ficaram aterrorizados e o avião foi destruído; que 11 pessoas inocentes morreram em Aurora; que a garota ficou presa por sete dias enquanto era estuprada e sodomizada e que ficará traumatizada para o resto da vida; ou que outros civis inocentes foram mortos pelo míssil.

Claro, pois nenhum destes incidentes foram realmente “milagres”. Quando a totalidade dos fatos é levada em conta, “milagres” se revelam como nada mais do que crentes desesperados por algum tipo de sinal da minha existência e que, para isso, ignoram os aspectos negativos de um grupo de fatos, focando exclusivamente no lado positivo e batizando esse “bem” isolado como um milagre meu ou dos outros contos de fadas. Um CEO poderia também ignorar as perdas de sua empresa e declarar ser um “milagre” que a companhia tenha subitamente dobrado de valor.

Outro hábito irritante dos meus “milagres” é que sempre parecem andar ao lado, mas um pouquinho atrás, da ciência médica – como um irmão caçula irritante que se recusa a se afastar. Até meados dos anos 90, aqueles com AIDS que rezavam por um milagre nunca foram atendidos. A medicina encontra um meio de controlar a doença e de repente eu começo a realizar milagres com pacientes de AIDS. Nenhum paciente de poliomielite jamais foi agraciado com um milagre até a vacina Salk surgir – e eu rotineiramente ignorava pacientes com câncer até que a quimioterapia e a radioterapia foram desenvolvidas. De repente, preces direcionadas a mim por pacientes com câncer começaram a ser regularmente “atendidas”.

Por que eu pareço surdo às preces de pessoas com amputações que desejam seus dedos, braços ou pernas de volta ou de outros que perderam olhos ou orelhas e daqueles que foram vítimas de queimaduras horríveis? E também de outros que sofrem de doenças patentemente visíveis, mas ainda incuráveis? Por que, ao mesmo tempo, sou receptivo às preces daqueles cujas condições são incertas, internas e, assim, vulneráveis a alegações milagrosas?

Tire cinco minutos para fazer duas listas: uma de doenças que irei curar milagrosamente e outra de doenças que não curarei. Você rapidamente descobrirá que elas coincidem perfeitamente com as doenças que a medicina ou o próprio corpo podem curar e aquelas que não podem. Por que acham que isso acontece? É quase como se meus milagres fossem criados a partir da ambiguidade médica, não é?

Não, meus amigos humanos. Receio não existir. Não posso ler suas mentes (ou “ouvir suas preces”, como gostam de dizer) e vocês não alcançarão a imortalidade (ou “a vida eterna”, como gostam de dizer), não importando quantos mandamentos criados na Paletina na Idade do Ferro vocês decidam “manter”. Sigam adiante e aproveitem os poucos anos que têm. Vocês estiveram mortos pelos últimos 13.700.000.000 e não foi tão desconfortável assim, foi?

Deus”

Tradução daqui:
http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/

Vassourada is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
15-09-12, 13:37 #99
fatality

XUXU is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

15-09-12, 13:43 #100
Fatality nada.

Existe uma coisa chamada fé, que á a razão de maior atraso na humanidade desde sempre.

O Eon olha para esse texto e pensa "pobres coitados, deus colocou esse texto para testar a fé deles".



Pessoas religiosas provavelmente sempre existirão, não importa o que você faça ou que o mundo evolua. Na minha opinião, a grande luta é impedir que essas pessoas interfiram com a liberdade das demais pessoas.

Hoje em dia esses grupos religiosos têm muito poder, enquanto deveriam ter poder só no templo deles, afetando a vida daqueles que querem ter sua vida levada pelas superstições. E vice-versa! Há regras impostas por outros setores da sociedade que muitas vezes tolhem a liberdade do religioso. Aí o religioso pensa "Hoje em dia esses grupos não-religiosos têm muito poder" porque também é verdade.

Cada um tem que cuidar da sua vida e parar de interferir um na vida do outro. Ninguém tem o mínimo de moral para interferir na liberdade de outrem, seja religioso ou não.


Last edited by Baron; 15-09-12 at 13:55..
Baron is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

15-09-12, 14:54 #101
"Sempre" é uma palavra muito forte

É clara a tendência ao ceticismo - em especial, em relação à essas crenças interesseiras e imorais ridículas como é o cristianismo em sua maior parte - conforme nos tornamos mais informados e educados, em favor de um humanismo mais geral. Sei que nego religioso vai discordar, mas é um fato observável - quem entende mais do mundo não se satisfaz com 'deus disse' e tá cagando pra promessa de céu, mas mesmo assim é uma pessoa igual ou melhor.

O maior inimigo da religião é que crianças sejam expostas à todas elas. As contradições entre elas tornam claro o ridículo de todo o pensamento positivo e medo da morte que fundamentam todas elas.

Meu argumento se resume da seguinte maneira: houve um tempo em que todas as pessoas vivas eram analfabetas.

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

15-09-12, 16:58 #102
Quote:
Postado por night Mostrar Post
O tempo passa, o tempo voa...

A parte legal é que cada vez que eu vejo um post gigantesco desses do Eon e "passo batido", lembro como eu era insuportável antigamente e fico feliz por ter melhorado nesse aspecto. É tipo um exercício de autocrítica e reflexão... hauhauhua!

Mas, de fato, nemly & nemlerey essa merda.
Como assim era ? Como assim melhorado ?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-12, 17:10 #103
:*

night is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-09-12, 17:58 #104
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
"Sempre" é uma palavra muito forte

É clara a tendência ao ceticismo - em especial, em relação à essas crenças interesseiras e imorais ridículas como é o cristianismo em sua maior parte - conforme nos tornamos mais informados e educados, em favor de um humanismo mais geral. Sei que nego religioso vai discordar, mas é um fato observável - quem entende mais do mundo não se satisfaz com 'deus disse' e tá cagando pra promessa de céu, mas mesmo assim é uma pessoa igual ou melhor.

O maior inimigo da religião é que crianças sejam expostas à todas elas. As contradições entre elas tornam claro o ridículo de todo o pensamento positivo e medo da morte que fundamentam todas elas.

Meu argumento se resume da seguinte maneira: houve um tempo em que todas as pessoas vivas eram analfabetas.
O fato é que durante a maior parte da nossa história uma pessoa dificilmente seria considerada culta a menos que conhecesse as escrituras e tivesse uma formação religiosa sólida. Em termos de formação acadêmica, até o final do século XVIII a teologia ainda era considerada nas universidades como "a ciência das ciências", noção que só começou a mudar com o Iluminismo e só se consolidou em idos do século XIX.

Hoje nós temos obviamente uma resistência ao pensamento religioso no meio acadêmico, mas essa resistência é circunstancial e não intrínseca ao pensamento científico... tanto é que a história da ciência mostra claramente que o conhecimento evoluiu a partir do desejo do homem de compreender a ordem de funcionamento do universo, com isso se aproximando de Deus.

O que essa abordagem proporcionou ao desenvolvimento humano e das ciências em geral? Tudo. A civilização ocidental para começo de conversa, se você quiser um exemplo mais específico. As obras clássicas da filosofia grega só sobreviveram graças à Igreja. A Igreja transformou o direito romano em direito canônico e o generalizou na europa inteira, praticamente desenhando as fundações a ordem institucional da Europa. As universidades surgiram a partir de escolas monásticas. Até hoje praticamente todas as escolas centenárias continuam sendo patrocinadas por Igrejas, isso as que não são religiosas desde a sua fundação, como Oxford, Cambridge, Paris, etc. E como é que hoje os "doutores da lei" podem exibir seus diplomas com orgulho anti-religioso, se as universidades que emitem esses diplomas são um presente da Igreja à humanidade? Só Deus sabe.

Mas como foi mencionado, a forma de pensar mudou.

Hoje sobram diplomas e faltam pessoas capazes de raciocinar além de suas especialidades, creio eu. Temos sociólogos pensando que tudo no mundo é sociologia, economistas pensando que tudo no mundo é economia, engenheiros pensando que tudo no mundo é engenharia.

Os homens se livraram de Deus para olharem para si mesmos, e com isso ficaram mais míopes do que nunca... A perspectiva transcendental sobre o conhecimento se perdeu completamente.


Last edited by Eon; 15-09-12 at 18:08..
Eon is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

15-09-12, 18:05 #105
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Fatality nada.

Existe uma coisa chamada fé, que á a razão de maior atraso na humanidade desde sempre.

O Eon olha para esse texto e pensa "pobres coitados, deus colocou esse texto para testar a fé deles".



Pessoas religiosas provavelmente sempre existirão, não importa o que você faça ou que o mundo evolua. Na minha opinião, a grande luta é impedir que essas pessoas interfiram com a liberdade das demais pessoas.

Hoje em dia esses grupos religiosos têm muito poder, enquanto deveriam ter poder só no templo deles, afetando a vida daqueles que querem ter sua vida levada pelas superstições. E vice-versa! Há regras impostas por outros setores da sociedade que muitas vezes tolhem a liberdade do religioso. Aí o religioso pensa "Hoje em dia esses grupos não-religiosos têm muito poder" porque também é verdade.

Cada um tem que cuidar da sua vida e parar de interferir um na vida do outro. Ninguém tem o mínimo de moral para interferir na liberdade de outrem, seja religioso ou não.
Baron, parte da lógica envolvida em assumir que a fé serviu apenas como atraso da evolução do ser humano também assume que todas as pessoas tem a mesma capacidade de se governarem, o que obviamente é falacioso.

Portanto, afirmo com certa segurança de que a fé teve sim sua parcela de importância na manutenção da ordem social, mas também exerceu efeito adverso em parte do avanço científico.

punisher is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

17-09-12, 07:30 #106
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
EHauehauheaueh. Você mudou a frase completamente Stingray. É uma passagem da bíblia em que Jesus entra na cidade e o povo começa a clamar por ele, então algum fariseu pede que Jesus silencie o povo, e ele responde algo na linha "se eles se calarem, as pedras gritarão", ou seja, deixa o povo clamar.

Sobre a bíblia ter várias interpretações, a bíblia é um livro e todo livro está sujeito à interpretações. Sempre houve, desde os primórdios da igreja, o entendimento que todos os cristãos deveriam concordar sobre suas crenças, isto é, a igreja tinha que ser católica (do grego Katolikos, que quer dizer "universal) e portanto a sua doutrina deveria ser válida para todos os cristãos.

Historicamente, e isso pode ser comprovado pela simples leitura do Novo Testamento, as igrejas locais funcionavam por jurisdições territoriais que respondiam à autoridade dos apóstolos. Se você ler as cartas de Paulo, verá que ele sempre escreve à Igreja no singular, nunca no plural, justamente por causa deste sentimento de unidade que os cristãos cultivavam desde o início.

Pois bem, o que acontece é que naquele tempo a evangelização era basicamente feita por pregação e conversão, ou seja, os apóstolos iam até os lugares e falavam de Jesus, faziam milagres como Ele, e as pessoas se convertiam. Depois partiam para outro lugar.

Para que a fé continuasse se propagando nos lugares por onde passavam, eles constituiam uma autoridade local composta por bispos, presbíteros e diáconos. Os bispos tinham jurisdição total sobre os cristãos de uma localidade. Os presbíteros tinham jurisdição sobre um templo qualquer (cada localidade podia ter vários templos), e os diáconos eram ajudantes dos presbíteros.

Mas é óbvio que assim que o apóstolo virava as costas apareciam distorções nos ensinamentos, e conforme a igreja ia crescendo ela teve que ir aprendendo a lidar com as heresias que iam surgindo. Nas cartas de Paulo você vê altos puxões de orelha quando a igreja pisava na bola, assim como elogios quando eles faziam a coisa certa, e essa foi a forma que a Igreja encontrou de manter controle sobre aquilo que deveria ser ensinado para as pessoas: usar a palavra escrita como "manual" de evangelização, ou seja, criar um evangelho.

A maior parte do novo testamento surgiu assim, a partir de cartas que Paulo escrevia para as diferentes localidades, fazendo críticas e exortações, de onde é possível extrair ensinamentos positivos ("façam isso") e negativos ("não façam isso") que constituem a base da doutrina primitiva. E a outra parte surgiu de textos ditados pelos apóstolos ou seus seguidores próximos, narrando a vida e os ensinamentos de Cristo propriamente ditos.

Muitos evangelhos foram escritos, e como na época pouquíssimas pessoas sabiam ler e muito menos ainda sabiam escrever, cada igreja mantinha à 7 chaves sua coleção pessoal de pergaminhos que eram lidos para os cristãos nas igrejas. E cada Igreja tinha uma coleção de pergaminhos DIFERENTE da outra.

Ora, a Igreja tinha que ter ensinamentos católicos (universais), então começou-se a debater uma lista oficial de pergaminhos (cânones) que deveria ser usada por TODAS as Igrejas cristãs. Essa lista já existia, quase que em definitivo, já no século 150, coisa que sabemos através do pergaminho de Muratori. Nesse pergaminho há um trecho onde se lê o seguinte:

"...são tidas como sagradas uma [epístola] a Filemon, uma a Tito e duas a Timóteo; ainda que sejam filhas de um afeto e amor pessoal, servem à honra da Igreja Católica e à ordenação da disciplina eclesiástica. Correm também uma carta aos Laodicenses e outra aos Alexandrinos, atribuídas [falsamente] a Paulo, mas que servem para favorecer a heresia de Marcião, e muitos outros escritos que não podem ser recebidos pela Igreja Católica porque não convém misturar o fel com o mel."

Ou seja, já no ano 150 é bem claro que a Igreja não só tinha uma lista bem defininda de cânones, como já se denominava a si mesmo como Igreja Católica e já definia o que poderia ou não aceitar dentro de si mesma, em termos de cânones.

O tempo passou, a Igreja cresceu mais, e os bispos de diferentes localidades continuaram a ter que lidar com heresias apesar da padronização (quase definitiva) dos evangelhos, mas dada a necessidade de manter a igreja como católica (universal) passaram a fazer reuniões para decidir em conjunto quais doutrinas eram heréticas e quais não eram. Essas reuniões eram chamadas de "concílios".

Pois em 382 houve um concílio em Roma, sob a autoridade do Papa Damaso I, onde foi compilada a lista considerada definitivamente oficial. E essa lista foi confirmada alguns anos depois por outro decreto papal, do papa Gelásio I.

Ou seja, a bíblia é inequivocamente uma produção da igreja católica (universal) e discutir qual é a interpretação correta da bíblia no fundo é discutir a própria doutrina católica (universal) que ela representa, lembrando é claro que a doutrina oral veio antes de escrita na história do cristianismo, e não o contrário!

E a outra discussão possível seria se a igreja católica (universal) que compilou a bíblia é a mesma Igreja Católica de hoje, coisa que só é discutível mediante análise da história da autoridade papal sobre a Igreja. De forma geral é estabelecido que Pedro foi o primeiro Papa pela autoridade indisputada que ele exercia sobre os demais apóstolos (ele sempre é citado primeiro em todas as listas contidas nos evangelhos, e é protagonista das passagens mais importantes da bíblia em termos de autoridade apostólica) e como ele foi bispo de Roma, essa cátedra passou a ser automaticamente a mais importante da Igreja.

Em defesa da Igreja da qual eu faço parte, existe uma lista pública de Papas, que retroage desde os dias de hoje até São Pedro, cuja autenticidade é indisputada até mesmo entre as Igrejas que não admitem a autoridade de Roma: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_papas

Controvérsias a parte, existem dois fatos que não podem ser questionados, e eu falo isso não por flame à outras denominações mas sim por mera constatação a partir da história da bíblia e da própria igreja:

1 - Jamais se pretendeu que houvessem interpretações pessoais sobre o que está escrito na bíblia, pois muito pelo contrário, ela surgiu a partir da autoridade doutrinal coletiva da própria igreja em função da necessidade de UNIFICAR os ensinamentos entre todos os cristãos.

2 - A Igreja Católica atual pode ou não ser a dona desta autoridade dependendo de como você olhar os fatos históricos. Mas se ela não for, muito menos são as outras denominações que só foram aparecer 1500 anos depois...



Espero que a minha resposta tenha sido curta o suficiente para você. [SPOILER]


Li tudo.

Ainda faltam respostas para as perguntas:

Quote:
Ok... E quem define o que deve ser "interpretado" e o que deve ser levado ao "pé da letra"? Aí fica muito fácil para qualquer religião...

(...)

Será que pode ser considerado errado o indivíduo, ou grupo, que faz uma determinada interpretação da bíblia?

(...)

E quanto aos anos e anos de santa inquisição? Foram erros, ou simplesmente questões de "contexto" ou "interpretação errada"?

(...) (creio que voce tenha respondido como erro da igreja, espero só uma confirmação)

Digo mais: Será que as pessoas que seguem o alcorão e o interpretam das mais diversas maneiras estão erradas?

(...)
Não precisa de resposta grande, tenho preguiça e pouco tempo pra ler.

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
17-09-12, 07:58 #107
Ai o Valdomiro Santiago vai vir em Juiz de Fora - MG no dia 20 de setembro \o/, eu vou

[SPOILER] NOP

 


iai quem ganha nessa Luta ?

Kamael is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-09-12, 08:26 #108
Quote:
Ok... E quem define o que deve ser "interpretado" e o que deve ser levado ao "pé da letra"? Aí fica muito fácil para qualquer religião...
Quem define é a Igreja Católica (universal), por autoridade coletiva de todos os bispos, segundo a tradição apostólica.
Quote:
Será que pode ser considerado errado o indivíduo, ou grupo, que faz uma determinada interpretação da bíblia?
Isso é auto evidente. As diferentes denominações não podem afirmar coisas diferentes a partir da bíblia e estarem todas corretas ao mesmo tempo. Alguém tem que estar errado.
Quote:
E quanto aos anos e anos de santa inquisição? Foram erros, ou simplesmente questões de "contexto" ou "interpretação errada"?
O professor marxista do ensino médio te ensinou que inquisição foi uma coisa horrorosa que matou milhões de pessoas e atrasou o ocidente em 1000 anos.

Os historiadores profissionais da atualidade ensinam que a inquisição matou 10k pessoas em 300 anos e que o ocidente emergiu muito a frente do resto do planeta ao final da idade média.

Cabe a você fazer essa investigação em detalhes e tirar suas próprias conclusões.
Quote:
Digo mais: Será que as pessoas que seguem o alcorão e o interpretam das mais diversas maneiras estão erradas?
A bíblia diz que Jesus era filho de Deus, morreu na cruz e ressuscitou. O Alcorão diz que nada disso aconteceu, e que maomé conquistador e sanguinário é o verdadeiro profeta de Deus.

Alguém tem que estar errado.

Eon is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

17-09-12, 09:32 #109
E pode ser você.

E não fale de conquistador e sangue.

É fácil ser católico ignorando o primeiro testamento.

u3663 is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

17-09-12, 10:24 #110
Eon... você não está falando que as cruzadas foram "uma boa", está?

Ice is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-09-12, 10:45 #111
Não sei o que você estudou na escola a esse respeito Ice, mas se foi a mesma coisa que eu estudei na faculdade, é óbvio que foram.

Você pensa que defender a civilização ocidental foi um mal negócio até entender o que significa estar em um país com leis islâmicas. rs.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-09-12, 13:01 #112
Quote:
Postado por Gerson Mostrar Post
Hehehe. Eu tenho amigos crentes, aprendi a entender há pouco tempo.
Eles têm fé que as escrituras são verdadeiras e que a interpretação que eles dão é a correta. Mesmo que um versículo pareça errado, ele tem uma explicação e um porquê de ser daquela maneira. Quem pensa que ele está pregando o mal, está interpretando erroneamente ou isoladamente. Essa fé vem do sentimento que eles têm ao frequentar o culto, estudar a bíblia e o efeito positivo que isso trás pras suas vidas. Eu nada sinto, então apenas respeito. Até quero me desculpar pro Eon por ofensas passadas.
Ou seja, Gerson tem amigos neo-pentecostais.

Aehauehauheuahe.

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
17-09-12, 15:09 #113
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
A bíblia diz que Jesus era filho de Deus, morreu na cruz e ressuscitou. O Alcorão diz que nada disso aconteceu, e que maomé conquistador e sanguinário é o verdadeiro profeta de Deus.

Alguém tem que estar errado.
Religião + materialismo:

 


WHY GOD
WHY

Conrado is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

17-09-12, 18:31 #114
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Quem define é a Igreja Católica (universal), por autoridade coletiva de todos os bispos, segundo a tradição apostólica.

Isso é auto evidente. As diferentes denominações não podem afirmar coisas diferentes a partir da bíblia e estarem todas corretas ao mesmo tempo. Alguém tem que estar errado.

O professor marxista do ensino médio te ensinou que inquisição foi uma coisa horrorosa que matou milhões de pessoas e atrasou o ocidente em 1000 anos.

Os historiadores profissionais da atualidade ensinam que a inquisição matou 10k pessoas em 300 anos e que o ocidente emergiu muito a frente do resto do planeta ao final da idade média.

Cabe a você fazer essa investigação em detalhes e tirar suas próprias conclusões.

A bíblia diz que Jesus era filho de Deus, morreu na cruz e ressuscitou. O Alcorão diz que nada disso aconteceu, e que maomé conquistador e sanguinário é o verdadeiro profeta de Deus.

Alguém tem que estar errado.

OK! Obrigado pelas respostas (pequenas finalmente!). Bom saber que a sua verdade é a absoluta e que só os membros da igreja católica realmente estão certos e irão para o céu. Bom saber com quem estamos lidando.

Um forte abraço companheiro que faz o bem baseado nos ensinamentos bíblicos(católicos). Keep the good job.

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 09:49 #115
Você entendeu que eu coloquei "universal" entre parênteses para diferenciar entre a Igreja Católica dos tempos apostólicos da Igreja Católica de hoje né?

Não que elas sejam diferentes, mas pelo bem da discussão já que tem gente que acreditam que elas sejam.

Eon is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
18-09-12, 10:01 #116
Eon, da uma passada no topico que eu fiz pra voce, seu lindo.

Kensha is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 10:02 #117
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
E pode ser você.

E não fale de conquistador e sangue.

É fácil ser católico ignorando o primeiro testamento.
É que eu não sei falar sobre o islamismo usando eufemismos, desculpe. Rs.

Maomé era mercador e consquistador que dizia ser mais um profeta, viveu como conquistador, e espalhou suas idéias na base do "converta-se ou corto sua garganta".

Jesus era um carpinteiro que dizia ser filho de Deus, viveu na pobreza, e espalhou suas idéias realizando milagres e dando exemplos de santidade.

Choose your destiny.

E sim, o islamismo é muito mais parecido com o judaísmo do tempo de Jesus do que o cristianismo (portanto do Antigo Testamento), pois eles não tem a moral cristã para lhes dar moderação. Eles estão no mesmo nível de radicalismo que os fariseus estavam à 2000 anos atrás. Por isso o islamismo não entra na minha cabeça de forma alguma.

Mas eu reconheço que é intrigante ver como as religiões abraâmicas dominaram o mundo num período tão curto e o papel que o islamismo tem nessa conversão... os judeus adoraram o Javé durante milhares de anos sem que ninguém nem soubesse disso, de repente vem Jesus e 1/3 do planeta passa a adorar o mesmo Deus dos judeus. E de repente vem Maomé e outro 1/3 segue o mesmo caminho.

É como se o povo judeu exercesse uma influência cultural indireta quase no mundo inteiro, o que vai diretamente de encontro às escrituras onde Deus promete a Abraão uma numerosa descendência, além de dominância sobre os homens.

Weird.


Last edited by Eon; 18-09-12 at 10:09..
Eon is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
18-09-12, 10:59 #118
Jesus viveu na pobreza?
Ele nao era da Casa de David e Salomão?

Yakov is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

18-09-12, 11:20 #119
Milhares de pessoas morreram, inclusive crianças defendendo uma lenda sobre um sujeito que morreu em uma cruz foi certo? Ok, right.

Eon, sinceramente, eu consigo entender a tua fé e o papel importante que ela desempenha para ti enquanto sujeito. Fico extremamente feliz que tenha encontrado na DS um meio de construir de forma mais sólida tua crença. Tenho medo de ti enquanto crente, mas sem dúvida teria mais se tu não fosse...

Ice is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 12:16 #120
Yakov, segundo a genealogia do Novo Testamento, era sim.

Mas tudo o que nós sabemos sobre os fatos da vida de Jesus vão do nascimento dele até os 12 anos de idade, depois existe um vácuo, e aí vem os 3 anos de ministério até a crucificação e ressurreição.

Nesses anos que constituem a vida pública de Jesus não há nenhum indício de uma vida de riquezas materiais. Aliás se tem um ponto que ele deixou muito claro nos ensinamentos foi que o reino dele não era desse mundo.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 12:28 #121
Quote:
Postado por Ice Mostrar Post
Milhares de pessoas morreram, inclusive crianças defendendo uma lenda sobre um sujeito que morreu em uma cruz foi certo? Ok, right.

Eon, sinceramente, eu consigo entender a tua fé e o papel importante que ela desempenha para ti enquanto sujeito. Fico extremamente feliz que tenha encontrado na DS um meio de construir de forma mais sólida tua crença. Tenho medo de ti enquanto crente, mas sem dúvida teria mais se tu não fosse...
Ice, para um cristão existem coisas piores do que morte, como por exemplo a perda definitiva da alma.

Para mim foi algo complicado de aceitar e entender a princípio, pois existem passagens do Novo Testamento onde Jesus diz expressamente coisas do tipo "aquele que perseguir a sua vida à perderá, e quem perder a sua vida por minha causa, a ganhará" e coisas mais fortes ainda como o dever de amar a Deus até mesmo mais do que a sua própria família e etc.

Creio que com uma perspectiva materialista não é possível entender as proposições de Jesus, mas a partir do momento que você se convence de que há uma realidade espiritual superposta à realidade material do dia-a-dia, o buraco automaticamente fica mais embaixo. rs.

Então a gente pensa "oh, crianças morrendo", e bem, a primeira coisa que eu diria é: não acredite em tudo o que te contaram nas aulas de história de ensino médio, porque boa parte é distorcida e a outra parte é literalmente inventada.

Como por exemplo a tal da "cruzada das crianças", que jamais existiu: http://en.wikipedia.org/wiki/Children's_Crusade

A segunda coisa que eu diria é que se você vai acusar o cristianismo de cometer atrocidades, isso só pode ser feito com perspectiva histórica e não como uma acusação generalizada. É bem claro segundo a historiografia moderna que se algum ser humano viveu algo parecido com o inferno na terra, isso aconteceu em algum país comunista do século XX/XXI e não nos vários séculos em que a Igreja dominou o pensamento Europeu e praticamente construiu a civilização da qual você se orgulha de fazer parte hoje em dia.

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
18-09-12, 12:39 #122
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Maomé era mercador e consquistador que dizia ser mais um profeta, viveu como conquistador, e espalhou suas idéias na base do "converta-se ou corto sua garganta".
Tipo os católicos nas Cruzadas?

Conrado is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
18-09-12, 12:41 #123
Mas faz sentido nao ter nenhum registro de riqueza. Ja que a historia so foi apresentada 300 anos depois, pela mulher do Constanzo. Que precisava impor um idolo humilde pra população.
Como voce deve saber, nessa época que foi reunida os livros da biblia. Onde deixaram de lado os livros que contavam que jesus casou e teve filhos, bem como os que falavam de suas riquezas.
Convenientemente o periodo é chamado de "vácuo".
Querendo aceitar ou não, Jesus provavelmente foi um dos homens mais ricos/influentes da epoca
Vale lembrar tambem que ele era filho de carpinteiro. E carpinteiros ate uns 100 anos atrás, eram os engenheiro de hoje.
Desculpa, mas pobre ele nao era.

Yakov is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
18-09-12, 13:11 #124
bla bla bla

XUXU is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

18-09-12, 13:44 #125
E o papai noel?

ShadoW is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-09-12, 13:46 #126
Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
Tipo os católicos nas Cruzadas?
 

Never Ping is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 13:52 #127
Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
Mas faz sentido nao ter nenhum registro de riqueza. Ja que a historia so foi apresentada 300 anos depois, pela mulher do Constanzo. Que precisava impor um idolo humilde pra população.
Como voce deve saber, nessa época que foi reunida os livros da biblia. Onde deixaram de lado os livros que contavam que jesus casou e teve filhos, bem como os que falavam de suas riquezas.
Convenientemente o periodo é chamado de "vácuo".
Querendo aceitar ou não, Jesus provavelmente foi um dos homens mais ricos/influentes da epoca
Vale lembrar tambem que ele era filho de carpinteiro. E carpinteiros ate uns 100 anos atrás, eram os engenheiro de hoje.
Desculpa, mas pobre ele nao era.
Na na na, calma lá...

Existe uma disciplina chamada "historiografia da bíblia" que trata de todos esse assuntos que você está mencionando de forma acadêmica. Você não pode chegar assim chutando todas as teorias furadas do mundo como se não existissem pessoas de todos os credos virando a bíblia do avesso há séculos. rs.

Em historiografia os livros da bíblia são tratados não como escrituras, mas como artefatos históricos, e aí eles são datados e classificados segundos esses critérios. Hoje TODOS os livros da bíblia já foram datados, e a opinião geral dos historiadores é que todos eles foram escritos entre 50DC e 100DC.

Conforme já foi mencionado aqui no tópico, o pergaminho de Muratori é de 150DC (a mulher do Constanzo não era nem projeto de gente portanto) e nele já são listados os livros que fariam parte da bíblia oficialmente mais de 200 anos depois.

Lembrando que o documento oficial (e original) mais antigo que existe a respeito da compilação da bíblia é um decreto papal onde o Papa Damaso é responsabilizado pelo feito no concílio de Roma (ano 382 DC)

Se Jesus casou e teve filhos, se era rico, ou se era qualquer coisa diferente da figura que nós conhecemos hoje através do estudo da bíblia... isso não tem lugar nem na teologia nem na historiografia. Simplesmente não existem evidências históricas a respeito disso e eu desafio qualquer um a citar fontes que comprovem o contrário.

[SPOILER]Mesmo porque se tais evidências existissem, elas seriam publicadas na primeira página de todos os jornais atualmente... não falta gente querendo desqualificar Cristo oficialmente, para na sequência exterminar todos os cristãos. rs

[SPOILER]Quando a gente lê comentários como o do Yakov é que dá pra perceber como caras como o Dan Brown prestam um serviço de desinformação ferrado à humanidade. Próximo passo é falar que a Opus Dei é uma organização composta por assassinos albinos ocultando a verdadeira natureza de Maria Madalena. Rshuhauheuahe.


Last edited by Eon; 18-09-12 at 13:59..
Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-09-12, 23:25 #129
E dai? Existem evangelhos apócrifos muitíssimo mais cabeludos do que esse fragmento aí Yakov.

Mas eles são apócrifos, ou seja, de autoria ou autenticidade duvidosa.

Mesmo que seja totalmente autêntico isso não tem impacto nenhum na teologia... continua sendo apenas um insight de como alguns cristãos viam a vida de Jesus.

É o mesmo que acharem um fragmento da DS daqui a 2000 anos onde está escrito "Yakov e seu macho..." e fim do fragmento. Isso quer dizer que você é gay? Não. Quer dizer no máximo que alguém disse que você era gay, 200 anos depois da sua morte.

Enfim, teologia é algo pra ser estudado a fundo, não para ler meia dúzia de notícias isoladas e sair tirando conclusões apressadas...

Eon is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
18-09-12, 23:35 #130
mas eu sou homessexual. e achei seu comentario preconceituoso

Yakov is offline   Reply With Quote
rini
 

18-09-12, 23:39 #131
Se jesus nao pegou era gay.

rini is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
19-09-12, 00:22 #132
yakov é da trupe do ice?

XUXU is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
19-09-12, 00:42 #133
"Autenticidade duvidosa", leia-se: "não admitido pela Igreja Católica, a detentora mundial da verdade"

Conrado is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
19-09-12, 01:16 #134
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Quando a gente lê comentários como o do Yakov é que dá pra perceber como caras como o Dan Brown prestam um serviço de desinformação ferrado à humanidade. Próximo passo é falar que a Opus Dei é uma organização composta por assassinos albinos ocultando a verdadeira natureza de Maria Madalena. Rshuhauheuahe.
 

seuboi is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
19-09-12, 09:04 #135
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
E dai? Existem evangelhos apócrifos muitíssimo mais cabeludos do que esse fragmento aí Yakov.

Mas eles são apócrifos, ou seja, de autoria ou autenticidade duvidosa.

Mesmo que seja totalmente autêntico isso não tem impacto nenhum na teologia... continua sendo apenas um insight de como alguns cristãos viam a vida de Jesus.

É o mesmo que acharem um fragmento da DS daqui a 2000 anos onde está escrito "Yakov e seu macho..." e fim do fragmento. Isso quer dizer que você é gay? Não. Quer dizer no máximo que alguém disse que você era gay, 200 anos depois da sua morte.

Enfim, teologia é algo pra ser estudado a fundo, não para ler meia dúzia de notícias isoladas e sair tirando conclusões apressadas...


Só li esse post porque era pequeno. Mas é impressão minha ou você acabou de dizer que essa bosta toda não tem credibilidade alguma? iauHIOAUHAEIh

Eluan is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

19-09-12, 10:38 #136
eon é meu heroi! askakskaskkaskaskasas santa paciência.

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
19-09-12, 10:46 #137
CARALHO VELHO

MAIS UMA VEZ VEMOS ALGUEM DISCUTINDO ONDE SER SER RICO É UM PROBLEMA
VAI TOMAR NO CUUUUUUUUUUUUUU

QUAL EH O PROBLEMA EM TER DINHEIRO PORRA?
QUE DIFERENÇA FAZ SE A PORRA DO JESUS ERA RICO OU NAO

CHUPA MINHA ROOOOOOOOOOOOOOOOOLA

Kensha is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

19-09-12, 11:04 #138
Bom colocado Kensha. A riqueza material não deveria ser vista como um problema para um cristão desde que ela não lhe tire o foco principal, que é a vida espiritual.

Mesmo porque todo mundo tem seus altos e baixos, e tirando essas oscilações que fazem parte do cotidiano de qualquer um, o que sobra é o seu relacionamento com Deus...

Quem não tem nenhum relacionamento com Deus está apostando as fichas em um jogo no qual é impossível ganhar. Rico ou pobre, tudo o que a pessoa teve na vida vai desaparecer, inclusive família, amigos, etc. Então todas estas "conquistas" na verdade não passam de ilusões, não são nada além de vitórias provisórias. A única vitória definitiva está em Deus.

Sobre Jesus ser pobre ou rico: Jesus deu um exemplo de pobreza e humildade? Deu. E isso era totalmente coerente com a mensagem que ele pregava para as pessoas. Ao meu ver isso é o que importa.


Last edited by Eon; 19-09-12 at 11:11..
Eon is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
19-09-12, 11:06 #139
Velho, se nao foi por falta de aviso eon, vai tomar no cu.
PARA DE FALAR UM POUCO MANO, TODO MUNDO JA ENTENDEU SEU RECADO

Kensha is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

19-09-12, 22:22 #140
Kenshi, relax bro
+NSFW
+18

[SPOILER]
 


Gerson is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
19-09-12, 23:34 #141
coloca um +homo po.

Yakov is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-09-12, 00:16 #142
Vou repetir aqui pra galera relembrar e pro Eon responder de novo

Crônicas 2, capítulo 15 versículo 13
"E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher."

Morte aos infiéis

Marcos, capítulo 16 versículo 16
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

Quem não acredita vai para o inferno.

Zedd is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

20-09-12, 00:16 #143
esse negócio de deus já é uma loucura do ser humano então eu não duvido nada das religiões.. não tem nenhuma que não seja insana

troy is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-09-12, 00:17 #144
E você não acredita, Zedd? Trrrouxa!

Baron is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
20-09-12, 00:26 #145
Incrível como as pessoas conseguem ler uma coisa e interpretar outra completamente diferente quando se trata da Bíblia... gente, assim fica muito fácil pro Eon.

Conrado is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

20-09-12, 00:56 #146
se isso acontece aqui na DS, imagina na biblia ne?

Blazed is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
20-09-12, 09:56 #148
eu em 10 palavras: cheiro bola lambo rola raspo cu peido fedido arroto porra


Last edited by Kensha; 20-09-12 at 10:01..
Kensha is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
24-09-12, 22:37 #149
do facebook
 

Yakov is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

24-09-12, 22:50 #150
Para de ser burro Yakov! Tem que analisar a biblia como um todo!

SigSnake is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 22:28.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.