Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
snake
Trooper
 

Default Livros de filosofia

24-11-06, 19:13 #1
Alguém ja leu algum livro legal de filosofia?

Andei dando uma olhada em alguns do Nietzsche...

To afim de ler algum livro desses que fazem você pensar nas coisas por outro lado, fora do senso comum, se é que me entendem...

:*





snake is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

24-11-06, 19:19 #2
ta cheio de pseudo-intelectual por aqui.. rapidinho respondem isso pra ti

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
24-11-06, 19:30 #3
Quote:
Postado por The.FirevpeR
ta cheio de pseudo-intelectual por aqui.. rapidinho respondem isso pra ti
PRIMEIRO!

bom
comece com algo mais light tipo aristoteles e tal, q "retrata" os ensinamentos de socrates.. nietzscxzckhe eh mto denso pra uma primeira leitura.. pode ser q vc nao absorva mta coisa, ou q entenda fora do contexto do q ele quis dizer

atualmente to lendo o "a erva do diabo", q fala um pouco sobre a filosofia de vida dos shamans mexicanos.. como sempre achei shamy uma classe ubber, dai acabei ficando curiooooOOOOooso

vale tb ler coisas sobre analise comportamental.. entendendo o contexto da vida do filosofo ajuda a entender e dissecar boa parte do q ele concluiu

Fura Olho is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

24-11-06, 19:41 #4
oaihoiea :- o

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

24-11-06, 19:41 #5
Os melhores livros de filosofia que eu já li foram escritos pelo Arthur Clarke e pelo Isaac Asimov.

antes que alguém pergunte porquê:

Filosofia é uma palavra derivada do grego - φιλοσοφία - que significa "amor pela sabedoria" (filos / sophos). Pode-se então traduzir o termo "filósofo" como "amigo da sabedoria" (ver amizade no conceito aristotélico). O filósofo é, portanto, concebido como aquele que busca o conhecimento puro e não se deixa corromper por sistemas pré-estabelecidos. fonte: Wikipedia


"Qualquer tecnologia suficiente avançada é indistinguível de mágica" - ARTHUR C. CLARKE


Last edited by Eon; 24-11-06 at 19:46..
Eon is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

24-11-06, 19:41 #6
É minha matéria favorita no Colégio.

Por isso recomendo alguns filósofos:

- Nietzsche: Meu favorito. Me interesso muito em qualquer coisa relacionada a "morte de Deus pelo homem" e do Ubermesch.

- Descartes: É interessante.

- Sócrates: Através de Platão da pra achar algumas coisas sobre ele. A critica aos Sofistas dá um paralelo crítico legal com as atuais instituições de ensino.

- Platão: Vale a pena procurar sobre "A República" para ver a visão política e epistemológica do Mito da Caverna.

- Parmênides

O que é chato e na minha opinião não vale a pena ler é relacionado ao periodo de I a XIII D.c , com Santo Agostinho, Tomás de Aquino e o resto que fez a merda de unir religião a Filosofia.

Vassourada is offline   Reply With Quote
Love in Green
Banned
 

24-11-06, 19:44 #7
 


o.O

Love in Green is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
24-11-06, 19:46 #8
diógenes

Holocaust is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

24-11-06, 20:10 #9
faz o que o Fura Olho disse, começa com o começo.

Depois cê pode ir pra Schopenhauer e Nitch.
um outro cara que eu gosto muito é o Maquiavel. A leitura é bem fácil, mas pra entender o que está por trás das palavras dele precisa refletir muito.
Eu gosto também dos filósofos de guerra, tipo Clausewitz, Bonaparte, Alexandre etc.

E leia em doses homeopáticas. Se você conseguir ler de 30-50 páginas de um Nitch e não se cansar é porque você não tá prastando atenção em porra nenhuma, não tá entendendo nada e portanto está perdendo seu tempo.
A única vez que eu li 30 páginas do Nitch sem parar me deu dor de cabeça (coisa que só me acontece quando to com 39 de febre).

E na verdade, a reflexão (no dia-a-dia mesmo), é muito mais importante que os livros. Os livros só servem pra abrir a mente um pouco mais.

Quanto ao Fireviper, além de nerd é ignorante? Porra, não se fazem mais nerds como antigamente. Já que é pra ser nerd que seja ao menos intelectual e leia algo mais que HQ da Mônica.

Baron is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

24-11-06, 20:13 #10
Schopenhauer x Kant x Sartre, Nietzsche x Kant, Rosseau x Hobbes, todos fights mto bons..
Recomendo tb Weber..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

24-11-06, 20:15 #11
você esqueceu Nitch x Schopenhauer (depois que eles brigaram) x Platão x Sócrates x tudo
HUA

Baron is offline   Reply With Quote
Love in Green
Banned
 

24-11-06, 20:25 #12
Michel Foucault

Love in Green is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

24-11-06, 20:26 #13
pois é pois é.. Mas o mais louco é Nietzsche x Nietzsche.. ebOAIEHoaeihoIUE Ele era a contradição em pessoa..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

24-11-06, 20:30 #14
Quote:
Postado por Baron
Quanto ao Fireviper, além de nerd é ignorante? Porra, não se fazem mais nerds como antigamente. Já que é pra ser nerd que seja ao menos intelectual e leia algo mais que HQ da Mônica.
não se pode mais fazer uma brincadeira ?!? HEHEHEHE se ficou ofendido, azar o teu.

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
24-11-06, 20:34 #15
adoro ver Nietzsche criticar kant e seus discipulos.. haeuae.. odeia metafisicos...

mas realmente.. ler isso eh meio pesado... precisa ter um preparo para acompanhar os caras...
tomei no cu no começo... por exemplo.. fui ler ecce homo logo de cara... nao sabia do q se tratava... mas eh uma compilação de todos os outros livros do cara... logico.. com novas ideias e talz.. vale a pena... mas boiei em muita coisa... pretendo ler novamente.. mas qndo tiver conteudo...

dpois comecei a ler livros mais leves... resumos... conclusoes de filosofos nacionais em cima de grandes pensadores.... tipo.. da uma ideia mais ou menos de como eh o discurso de cada um... facilita a leitura e interpretaçao.. soh tem q tomar cuidado pra nao comprar exatamente akele discurso desses livros...

recomendo um bem legal.. light a lot..
"nao espere pelo epitafio... - provocações filosoficas" de mario sergio cortella (prof. de filosofia/teologia da puc sp)
na verdade eh um monte de pensamentos curtos... de temas dispersos.. porem.. muito bem resumidos e embasado em ideias de grandes pensadores...
eh bem babaca pra quem jah esta usando drogas mais pesadas.. hehe... mas pra leigo como eu... eh bem legal...
to lendo livros tecnicos no momento (adm)... mas ja arrumei meu proximo.. ja esta na fila.. "a gaia ciencia"... dizem ser bom ... e adoro esses pockets de banca de jornal.. 5 realz! uhuu...
conheço pouquissimo platao.. tenho curiosidade...
nietz eh um sequelado... um pertubado fdp... grr... mas eh foda...

Patua is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

24-11-06, 20:57 #16
Quer um bem simplezinho? Lê o mundo de sofia.. Fala um pouco da história da filosofia, com alguns pensadores 'resumidos' e em linguagem para adolescentes.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
K o R n
Trooper
 

24-11-06, 21:23 #17
 


Esse é do bom.

K o R n is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

24-11-06, 21:26 #18
Na escola pelo que eu me lembre eu estudei Hobbes, Maquiavel, Rosseau e não lembro mais..

Sempre gostei da aula de filosofia e dos pensamentos desses filósofos e tal, dai surgiu o interesse de ler algo a respeito.

valeu pelas dicas ai

snake is offline   Reply With Quote
holopainen
Trooper
 

24-11-06, 21:54 #19
o desepero humano- soren kierkegaard

holopainen is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
24-11-06, 22:10 #20
eu ja fiquei de recuperacao em filosofia :\

drakiN is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

24-11-06, 22:58 #21
Leia Helena Petrovna Blavatsky, ao menos foge um pouco do marrasmo de Nietzsche e do discurso axiomático de Maquiavel. Filosofia deve ser um aforismo disperso, uma poesia abstrata do ser pensante; na realidade não é importante entender o que o autor quer realmente dizer num processo cognitivo de pura essência - mas sim entender o que você quer entender daquilo que ele quer que você entenda. Isto obriga o leitor a formular um crâneo próprio, contrário ao pensamento circunscrito que se dá no exercício do ciêntificismo autoral.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

24-11-06, 23:12 #22
Platão Sócrates e Nietzsche, eu acho entre eles o Nietzsche mais denso, eu começei lendo Ecce Homo dele, é bem legal, e tu vê o quão humilde ele é. Mas o melhor é "A Gaia Ciência" ^^

ninfo is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

24-11-06, 23:32 #23
ecce homo ele escreveu quando já tava pirando. Tanto é que se trata de seu último livro

É o último livro que se deve ler dele. Não sei porque o pessoal lê esse primeiro (tô constatando agora). Lá sim ele tava leso. Os outros livros dele não são assim não...
Lê na ordem pô.

Aqui tem a bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nietzsche

Baron is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

24-11-06, 23:49 #24
Começa com o "O amor é uma falácia" e segue pros livros depois.

Zedd is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

24-11-06, 23:50 #25
 



Quote:
Postado por WaR WoLf
Leia Helena Petrovna Blavatsky
(1)

relax' is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

25-11-06, 02:12 #26
WW, quais seus livros preferidos da Helena Blavatsky?
E caso não haja "preferidos", quais você recomenda pra começar?
Nunca li nenhuma obra dela, só ouvi falar um pouco.

Ela tem um lance meio de esoterismo e tal, não tem?
não sei se isso vai fazer meu gênero, mas pelo menos umas duas obras eu sempre leio.

Baron is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

25-11-06, 02:35 #27
A obra máxima dela é o livro surrealista "A Doutrina Secreta" dividido em 6 volumes, mas para qualquer um que você compre é bom ter do lado o glossário teosófico (um sétimo livro que explica parte da termologia usada). Ele é, como diz o complemento do título, uma síntese da ciência, filosófia e religião.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

25-11-06, 15:42 #28
O Mundo de Sofia

marz is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

28-11-06, 23:01 #29
To pensando em comprar o "Gaia Ciencia" do Nietzsche..
será que é complicado d+ pra quem tá começando?

esse "nao espere pelo epitafio... - provocações filosoficas" parece legal também, parece simples de ler.

snake is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

28-11-06, 23:18 #30
começa então pelo humano demasiado humano. A forma é igual a do gaia ciência (ou seja, são aforismos sobre todos os assuntos).

O gaia veio logo após o humano. Ler na ordem fica melhor pra acompanhar a evolução do autor.

Agora, se é complicado ou não pra você eu não sei. Experimenta ler e dar uma refletida. Ah! e leia em doses homeopáticas. Sempre.

Baron is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 21:44.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.