Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
marconds
PHD em Dota 2
 

Default Reflexo da situação do país

22-10-09, 16:15 #1
21/10/09 - 20h07 - Atualizado em 21/10/09 - 20h07

Concurso para gari no Rio registra 45 inscrições de candidatos com doutorado
Requisito são as quatro primeiras séries do nível fundamental.
A remuneração é de R$ 486,10 e há ticket refeição de R$ 237,90.

Do G1, em São Paulo

O concurso para 1,4 mil vagas de gari da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro recebeu, até a terça-feira (20), 109.193 inscrições. Entre os inscritos, 45 afirmaram ter doutorado, 22 mestrado e 80 pós-graduação, segundo registros da Comlurb. As inscrições encerram na sexta-feira (23).

Notícia completa: http://g1.globo.com/Noticias/Concurs...DOUTORADO.html





marconds is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
22-10-09, 16:30 #2
eu vi isso
foda cara...
não é pra xingar mas sei lá
brasil vai demorar muito pra perceber que tem que investir em educação e infra estrutura
além de ter que mudar a mentalidade do próprio cidadão, acabar com a impunidade e maracutaias

textos gigantes divagando sobre o assunto abaixo

kaolhooo is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

22-10-09, 16:31 #3

Buwem is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

22-10-09, 16:42 #4
Quase certeza que esses "doutores" mal sabem escrever o nome e marcaram a opção para tentar impressionar e garantir a vaga.

edit: li a materia. Segue o trecho não-sensacionalista:
Apesar de os dados serem curiosos, a Comlurb afirmou não ser possível saber se de fato o nível de escolaridade informado pelos candidatos é verdadeiro - o inscrito pode ter escolhido determinada opção por engano. O cargo exige que os candidatos tenham apenas as quatro primeiras séries do nivel fundamental.

nuff said. /crose

osterne is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

22-10-09, 16:43 #5
Nao exigem documento na inscriçao, os candidatos podem ter marcado errado.
Pode ser um protesto.
Pode ser mentira.

diferent is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
22-10-09, 17:03 #6
cortependuro

Renegade is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-10-09, 17:05 #7
Duhhh na moral, falta mão de obra qualificada e eu ouço isso de todos os meus clientes, então se vc tem doutorado e precisa se candidatar pra vaga de gari , se mata.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

22-10-09, 17:06 #8
Quote:
Postado por diferent Mostrar Post
Nao exigem documento na inscriçao, os candidatos podem ter marcado errado.
Pode ser um protesto.
Pode ser mentira.
E a pior das hipóteses.. pode ser verdade.

marconds is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

22-10-09, 17:10 #9
Olha, esse caso dos garis pode não proceder, mas quando abre concurso público de nível médio com salário bom a maioria das vagas acaba ficando com gente de nível superior, e pasmem, muitas vindas de faculdades de primeira linha. Na época em que eu estava na faculdade tinha vários colegas prestando, a maioria passou, e pergunta se eles querem saber de trabalhar na inciativa privada de novo...

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

22-10-09, 17:21 #10
Quote:
Postado por Mr. Valle Mostrar Post
Duhhh na moral, falta mão de obra qualificada e eu ouço isso de todos os meus clientes
Desde quando qualificação de mão de obra tem a ver com doutorado e mestrado? Esses são títulos acadêmicos, em outras palavras, servem para dar aula e pesquisar. E todo mundo sabe como anda o ensino e a pesquisa no Brasil desde o tempo do descobrimento...

Um pedreiro com curso técnico é mão de obra qualificada, um torneiro mecânico é mão de obra qualificada, um eletricista com noções de elétrica é mão de obra qualificada. Pra esse perfil de mão de obra está sobrando vaga mesmo, e se engana quem pensa que essa gente ganha mal comparado com a escolaridade que possuem.

Existe uma anedota muito engraçada que é um retrato do mercado de trabalho brasileiro. Conta que havia um sujeito com conexões muito boas em brasília, que estava preocupado com o seu filho mais velho. Andava largado na vida, sem fazer nada, não tinha qualificações, e o pai estava preocupado que ele começasse a se meter com coisa errada. Então ligou para um deputado e pediu por um emprego pro filho. O deputado respondeu:

- Tenho um cargo ótimo aqui. Seu filho vai ganhar R$30.000 por mês e não terá que fazer nada.

- Mas deputado, isso é muito dinheiro. Além do que se ele ficar desocupado, tenho medo que ele se meta em encrencas.

- Tudo bem. Tenho um outro cargo que ganha um pouco menos, R$15.000. Mas ele vai ter que trabalhar em período integral.

- Melhorou, mas acho que ainda é muito dinheiro para ele. Tenho medo que ele não saiba como gastar e se meta em coisas erradas. Você não teria algo aí que ele ganhe digamos, uns R$2000 por mês?

- Xiii... até tenho, mas aí ele tem que ter nível superior, saber inglês, ter domínio de word, excel, powerpoint...

Fim da história. Esse é o Brasil.

Eon is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

22-10-09, 17:21 #11
Marcaram a opção por engano. Com certeza.

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
22-10-09, 17:22 #12
Acho mais provavel um erro doq ter 1 unico mestre ou doutor inscritos nesse concurso.

Só se uma guilda de doutores e mestres combinaram no msn de zuar o concurso dos garis.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

22-10-09, 17:25 #13
Fake cara, o cara com esse nivel de ensino tem condiçao mental de saber onde pisar e achar melhores oportunidades.. naoquerdito.

NeckrO is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

22-10-09, 17:47 #14
smells like shenanigans

sibs is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

22-10-09, 17:47 #15
Quote:
Postado por Sh3lld3r Mostrar Post
guilda de doutores e mestres
OIHAOIEHOIAEHOIAEH

Sekzzz is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
22-10-09, 17:48 #16
eh mta inocencia ou leviandade acreditar q um POS GRADUADO, MESTRE ou DOUTOR disputaria vaga em concurso de GARI pra ganhar QUINHENTOS REAIS
para, vai...

outra coisa comum no mercado eh o mimimi de empresas de RH
"aiii.... aiiii... falta gente qualificada!"
ah, eh? me cite um exemplo de vaga q vcs oferecem
"aiiii... tem uma aqui pra tecnologia pra alguem com certificado pmp, conhecimento avancado em java, asp, sql, servidores sun, ambiente unix e q seja dba oracle, com ingles e espanhol fluentes!"
nossa! realmente precisa ser bem qualificado! quanto eh o salario?
"oferecemos R$ 1200 + VT + TR, mas FALTA GENTE QUALIFICADA!!!"

Fura Olho is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

22-10-09, 17:55 #17
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
eh mta inocencia ou leviandade acreditar q um POS GRADUADO, MESTRE ou DOUTOR disputaria vaga em concurso de GARI pra ganhar QUINHENTOS REAIS
para, vai...

outra coisa comum no mercado eh o mimimi de empresas de RH
"aiii.... aiiii... falta gente qualificada!"
ah, eh? me cite um exemplo de vaga q vcs oferecem
"aiiii... tem uma aqui pra tecnologia pra alguem com certificado pmp, conhecimento avancado em java, asp, sql, servidores sun, ambiente unix e q seja dba oracle, com ingles e espanhol fluentes!"
nossa! realmente precisa ser bem qualificado! quanto eh o salario?
"oferecemos R$ 1200 + VT + TR, mas FALTA GENTE QUALIFICADA!!!"
Bem isso.
Recebi uma proposta de uma empresa, vaga pra Analista de MIS.
Basicamente o que vc precisa saber é SQL, SAS, bastante de excel, alguma cosia de vba tb ajuda..

eis que ontem chega o email:
Quote:
Olá,boa tarde!

Para participar do nosso processo seletivo, gostaria que você respondesse as seguintes questões:

Pretensão Salarial(Obrigatório):

Classificasse seu conhecimento entre básico, intermediário e avançado, nas ferramentas abaixo:
SAP:
ASP:
VBA:
ACCESS:
EXCEL:
PHP:
JAVA:
JAVASCRIPT:
SQL:
Obrigada!


assim fica fodavc entrar em algum lugar sem ter QI.. se eu soubesse tudo isso seria um genio

gori is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

22-10-09, 17:56 #18
falta oferta de emprego qualificada, isso sim.
Fura, eu não acho tão absurdo não, o que o Eon falou eu já sabia também em função de um amigo que passou na PRF quando era apenas para ensino médio. O concurso de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda que também era pra nível médio adivinhe .. TODOS que passaram tinham nível superior e o salário não é tão alto assim ...

marconds is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
22-10-09, 18:13 #19
marconds
eh fato q tem mto concurso nivel medio disputado por nego de nivel superior
mas oq vcs nao levam em consideracao eh q existe possibilidade de ascencao dentro de TODOS esses orgaos conforme a sua escolaridade
o concurso da CEF, por ex, eh nivel medio, mas a funcao q ocupo atualmente eh de nivel superior, o q multiplica o salario base quase q por 4, isso sem somar participacao nos lucros, 13o, ticket ou investimento da empresa na qualificacao da galera

alem disso, eh normal existirem boosts salariais pra mestrados e doutorados q vao alem do encarreiramento em si, fora horas extras, diarias, bonus e afins

nao eh a toa q aquele carinha do senado q deu entrevista pra veja ganhou TRINTA E DOIS MIL em UM MES, sendo q o salario base dele eh 6k
onde ha fumaca, ja fogo.. ou vcs nunca desconfiaram do fato de concursos tipo camara, senado e tribunais serem tao absurdamente disputados?

agora, comparar a realidade dos concursos-nivel-medio-com-carreira-pra-nivel-superior-e-extras com concurso pra gari q paga perto do salario minimo eh sacanagem, ne?
um doutorado ganha isso ai dando 1h de aula por semana em qualquer curso boqueta de pos graduacao

Fura Olho is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-10-09, 19:39 #20
Errado é o cara que tem doutorado e se inscreve num concurso desse, roubando uma vaga de quem precisa bem mais que ele.

night is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
22-10-09, 19:44 #21
ilusão acreditar numa notícia dessas, hein

btw, quanto a concursos eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria, que sonha em seguir a carreira pública
parece tentador e tudo mais entrar em um serviço público, ganhando, seilá, seus 10k por mês, estabilidade e tudo mais
no AUGE dos meus 22 anos de idade (ahuehau) parece ser uma grana violenta
mas é isso que eu quero ganhar quando eu tiver uns 35/40 anos? obedecer superior pro resto da vida? resolver problemas dos outros pra sempre em troca de um salário?
posso mudar de ideia, mas no momento não é nem de longe um dos meus planos
também tem a questão de que uma vez dentro seria muito dificil sair, seja por comodidade ou compromissos e etc.

convivo com juízes federais e procuradores da república, que estão entre os salários mais altos do serviço público (20/22k, não sei exatamente), e posso afirmar que eles tem uma vida ótima, mas não chega a ser tudo que eu espero
posso chegar a não ganhar metade disso, mas pelo menos estarei trabalhando pra mim mesmo e correndo atrás do que é meu

whiplash is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

22-10-09, 20:14 #22
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
eh mta inocencia ou leviandade acreditar q um POS GRADUADO, MESTRE ou DOUTOR disputaria vaga em concurso de GARI pra ganhar QUINHENTOS REAIS
para, vai...

outra coisa comum no mercado eh o mimimi de empresas de RH
"aiii.... aiiii... falta gente qualificada!"
ah, eh? me cite um exemplo de vaga q vcs oferecem
"aiiii... tem uma aqui pra tecnologia pra alguem com certificado pmp, conhecimento avancado em java, asp, sql, servidores sun, ambiente unix e q seja dba oracle, com ingles e espanhol fluentes!"
nossa! realmente precisa ser bem qualificado! quanto eh o salario?
"oferecemos R$ 1200 + VT + TR, mas FALTA GENTE QUALIFICADA!!!"
Agora pergunta pro cara do RH qnt ele ganha.

diferent is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

22-10-09, 20:47 #23
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
ilusão acreditar numa notícia dessas, hein

btw, quanto a concursos eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria, que sonha em seguir a carreira pública
parece tentador e tudo mais entrar em um serviço público, ganhando, seilá, seus 10k por mês, estabilidade e tudo mais
no AUGE dos meus 22 anos de idade (ahuehau) parece ser uma grana violenta
mas é isso que eu quero ganhar quando eu tiver uns 35/40 anos? obedecer superior pro resto da vida? resolver problemas dos outros pra sempre em troca de um salário?
posso mudar de ideia, mas no momento não é nem de longe um dos meus planos
também tem a questão de que uma vez dentro seria muito dificil sair, seja por comodidade ou compromissos e etc.

convivo com juízes federais e procuradores da república, que estão entre os salários mais altos do serviço público (20/22k, não sei exatamente), e posso afirmar que eles tem uma vida ótima, mas não chega a ser tudo que eu espero
posso chegar a não ganhar metade disso, mas pelo menos estarei trabalhando pra mim mesmo e correndo atrás do que é meu
Acadêmico detected

ShadoW is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

22-10-09, 20:53 #24
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Acadêmico detected
Conformado detected

se tivesse mais gente pensando igual o whiplash nesse país pode ter certeza que a gente estaria muito melhor

punisher is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

22-10-09, 21:02 #25
não se esqueça que serviço público não é sentença pro resto da vida
óbvio que se aparecer algo muito melhor as pessoas saem
acontece é que não aparece algo melhor :P
e não venha com esse papinho de auto-ajuda de empreendedorismo, please.

marconds is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
22-10-09, 21:14 #26
Cara, os nego faz um curso de 16h no SESC e se confunde, acha que é dotor!

StorM is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

22-10-09, 22:15 #27
marconds, não sei se você percebeu mas não falei nada sobre concurso
sim, o país precisa dos concursados, mas não de nego tosando quem acha uma boa idéia empreender

btw, coisas muito melhores não "aparecem", tem que fazer acontecer. Por isso que tá cheio de gente que entra num cargo púbilco e fica esperando a vida toda aparecer algo melhor.

punisher is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

22-10-09, 22:22 #28
Poisé, eu tinha escrito já que tu ia falar sobre "fazer acontecer" por isso eu falei sobre o papinho de auto-ajuda de empreendedorismo.
Eu não sou uma boa pessoa para empreender. Não faço idéia da situação das outras regiões mas no mercado da minha região (interior central do RS) empreendedorismo é sinônimo de exploração e desonestidade. Esse foi um dos principais fatores que me levou ao mundo dos concursos.

marconds is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

22-10-09, 22:36 #29
Não é auto-ajuda velho, é simples. Enquanto você continua fazendo o que teu chefe manda, voltando pra casa e vivendo uma vida dupla (casa/trabalho), não acontece nada espetacular.

Fazer acontecer é botar pra funcionar aquela idéia que você teve, passar aperto um período, sair da tua zona de conforto, viver teu trabalho, etc. Não tem nada de auto-ajuda isso, e também não é nem um pouco fácil.

Por outro lado, nunca disse que todo mundo deveria abrir uma empresa, bem porque não faz o menor sentido todos fazerem a mesma coisa; o conceito de empreender vai muito além, você pode empreender sua carreira, por exemplo.

De qualquer forma a minha maior crítica é quanto ao comodismo. Não estou afirmando que você ou qualquer outro concursado o é, mas você tem que concordar que muita gente nessa situação é.

punisher is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
22-10-09, 23:13 #30
pupu
isso acontece gracas a cultura do pais e a politica interna das empresas

a cef, por exemplo, tem um potencial VIOLENTO de mudanca pra nacao como um todo, pois eh o principal agente de politicas publicas do governo
acontece q o tal comodismo "engessa" o pensamento criativo da empresa e esse potencial todo acaba indo pro ralo (assim como boa parte da verba)

eu ja tive a oportunidade de trabalhar durante 4 anos com um gerente top de linha e os resultados q atingimos deviam virar case.. isso gracas a puro empreendedorismo dele e a competencia da equipe q o acessorava
o valor das vendas saltaram de 150 pra 250 MILHOES e permaneceram nessa media ate a extincao da area, o q foi um resultado violento da combinacao de otimizacao de processos, planejamento estrategico e bsc

entao tipo
ter a visao de q fazer parte de uma organizacao/entidade publica e empreendedorismo sao atividades rivais eh apenas um paradigma, pois nao reflete a realidade..

alem da oportunidade de ser um elemento de mudanca da propria realidade do pais, eh possivel adquirir uma experiencia q dificilmente se conseguiria em uma empresa privada, ou empreendendo por conta propria
a gerencia q eu trabalhava, por exemplo, vendia cerca de DEZ MIL imoveis POR ANO e cuidavamos de um estoque rotativo medio de cerca de QUARENTA MIL imoveis.. eu desconheco imobiliarias privadas q tenham esse volume de vendas

um exemplo do q to querendo dizer pode ser visto no tropa de elite, mesmo q ficcional.. o matias fez um mapeamento da violencia no rio e bastava o comandante "se movimentar" pra diminuir as ocorrencias.. tem nocao do impacto q a proatividade de um unico cara teria pra toda a populacao da cidade? as acoes de UM CARA melhorando diretamente a vida de MILHOES de pessoas? isso eh iradissimo, pena q o funcionalismo publico seja tao estigmatizado pela morosidade e pelas tetas ao ponto desse contexto ser desconsiderado

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
22-10-09, 23:38 #31
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
eh mta inocencia ou leviandade acreditar q um POS GRADUADO, MESTRE ou DOUTOR disputaria vaga em concurso de GARI pra ganhar QUINHENTOS REAIS
para, vai...
Cara.... neeeem tanto.

Por volta de 2001, a COMLURB anunciou a contratação de 400 garis, mas apareceram por volta de 10 mil pessoas no Sambódromo. Tipo, praticamente Zerg Rush. O Fantástico, em época, tinha dado uma olhada no curriculo da galera. Cara, pegou em mãos: Era gente que tinha até nível superior e tudo mais. E ae tu pergunta pro cara que fez 6 anos de direito estava querendo varrer rua por 600 reais (em época): Estabilidade empregativa.

Claro que isso abre uma grande margem de discussão, mas a questão prinicipal é que eu nao duvidaria de ter uns 4 ou 5 pessoas que fizeram doutorado e estão lá. Deve ser gente que fez doutorado em educação física e tao ae largados.

Never Ping is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

23-10-09, 00:02 #32
Diploma não é sinônimo de segurança.

Brasil é um país das contradições: não tem dinheiro para os precatórios, mas vai gastar bilhões na Copa e nas Olimpíadas. Vai entender...

Foda-se tudo...

AracnotroN is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

23-10-09, 00:12 #33
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
pupu
isso acontece gracas a cultura do pais e a politica interna das empresas

a cef, por exemplo, tem um potencial VIOLENTO de mudanca pra nacao como um todo, pois eh o principal agente de politicas publicas do governo
acontece q o tal comodismo "engessa" o pensamento criativo da empresa e esse potencial todo acaba indo pro ralo (assim como boa parte da verba)

eu ja tive a oportunidade de trabalhar durante 4 anos com um gerente top de linha e os resultados q atingimos deviam virar case.. isso gracas a puro empreendedorismo dele e a competencia da equipe q o acessorava
o valor das vendas saltaram de 150 pra 250 MILHOES e permaneceram nessa media ate a extincao da area, o q foi um resultado violento da combinacao de otimizacao de processos, planejamento estrategico e bsc

entao tipo
ter a visao de q fazer parte de uma organizacao/entidade publica e empreendedorismo sao atividades rivais eh apenas um paradigma, pois nao reflete a realidade..

alem da oportunidade de ser um elemento de mudanca da propria realidade do pais, eh possivel adquirir uma experiencia q dificilmente se conseguiria em uma empresa privada, ou empreendendo por conta propria
a gerencia q eu trabalhava, por exemplo, vendia cerca de DEZ MIL imoveis POR ANO e cuidavamos de um estoque rotativo medio de cerca de QUARENTA MIL imoveis.. eu desconheco imobiliarias privadas q tenham esse volume de vendas

um exemplo do q to querendo dizer pode ser visto no tropa de elite, mesmo q ficcional.. o matias fez um mapeamento da violencia no rio e bastava o comandante "se movimentar" pra diminuir as ocorrencias.. tem nocao do impacto q a proatividade de um unico cara teria pra toda a populacao da cidade? as acoes de UM CARA melhorando diretamente a vida de MILHOES de pessoas? isso eh iradissimo, pena q o funcionalismo publico seja tao estigmatizado pela morosidade e pelas tetas ao ponto desse contexto ser desconsiderado
Exatamente, Fura. Que bom ter alguém que esteve do outro lado para corroborar com meu ponto de vista.

punisher is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-10-09, 00:17 #34
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
não se esqueça que serviço público não é sentença pro resto da vida
óbvio que se aparecer algo muito melhor as pessoas saem
acontece é que não aparece algo melhor :P
e não venha com esse papinho de auto-ajuda de empreendedorismo, please.
Não há empresa de iniciativa privada que vá ver uma experiência no funcionalismo público com bons olhos. No Brasil a carreira pública e a privada são tão separadas que um emprego público pode abrir um buraco irreparável no curriculum. Isso é algo que você não terá nunca como esconder e levará com você pro resto da sua vida profissional. Logo o serviço público é uma sentença muito mais do que a maioria das pessoas que fazem essa escolha imaginam, quem já tentou voltar de lá deve saber direitinho do que eu estou falando.

O fato é que o funcionalismo isola o sujeito do mercado de trabalho privado de tal forma que após alguns anos o cara perde noção total do posicionalmento de sua a própria carreria. Basicamente a falta de networking e contato com a realidade privada são responsáveis por isso. Afinal de contas num trabalho público você acaba convivendo apenas com outros funcionários públicos, e passa 90% do tempo fazendo as coisas sempre do mesmo jeito e obtendo sempre os mesmos resultados, sem real competição ou metas de produtividade.

Além disso existe o problema da remuneração. Tirando os cargos mais altos do judiciário e cargos de alto escalão do executivo e legislativo a carreira pública na verdade paga muito mal, por conta da defasagem salarial que vai acontecendo durante os anos. Quando abre o concurso o salário é bacana pra atrair bastante gente, o que eles não explicam é que 10 anos depois o sujeito vai estar ganhando a mesma coisa, sem um plano real de carreira ou reajustes que possibilite uma ascencão por mérito ou produtividade, por exemplo. A tal ponto que chega a ser falta de imaginação dizer que o sujeito permanece a vida toda como funcionário público porque nunca apareceu nada melhor para ele fazer. Muito provavelmente após uma vida toda no funcionalismo o número de oportunidades que uma pessoa perde é simplesmente enorme, o que realmente acontece é que ela não tem noção do que perdeu em função do isolamento de um mundo que é fechado em si mesmo.

É como eu já disse inúmeras vezes, pra quem trabalha com direito por exemplo o funcionalismo público pode representar o auge da carreira, como é o caso dos juízes e promotores. É o sonho de muita gente ocupar essas funções, e elas só existem sob a forma de emprego público. Até aí tudo bem, mas tirando meia dúzia de funções como essa o que sobra é um monte de cargos meia boca que mais fodem a carreira profissional do que realmente contribuem pra uma ascenção no longo prazo.

Eon is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
23-10-09, 00:23 #35
Para mim o que fode é só uma coisa, terceirização de mão de obra qualificada.

Acho que tinha que ser proibido as empresas terceirizarem profissões a partir de bacharel. Na área de informática por exemplo, grandes empresas fazem a festa: IBM tem contrato com mil consultorias, e só uns gatos pingados não são terceirizados, dai o exemplo de outras.

Outra coisa é impor um limite de idade para funcionários públicos se aposentarem, tem nego que passou na Infra3r0 a 4 anos e não foi chamando, mas é porque não chamam ninguém mesmo, eu trabalho lá e em geral a empresa tem em sua maioria funcionários > 55/60 anos. O problema não é a idade, alguns conseguem desenvolver muito bem sua atividades até depois dos 80 anos, mas o Brasil tem que andar, tem que ceder a vaga para os mais jovens, afinal cada cidadão desse deve ter um 3 filhos, 7 netos ... por ai vai...

CroNicaL is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
23-10-09, 00:29 #36
Agora eu acredito que tem gente ruim também ... tem gente que se forma sem estar envolvido em sua área, nunca buscou trabalho nem nada, ai termina a faculdade faz direto um doutorado sem ter trabalho.

Quando vai entrar no mercado sem experiência nenhuma, quer exigir salário de ponta. Tem gente que tem que ter SICAMCOL também né. Afinal trabalhar na área não é só fazer o que aprendeu na faculdade, nego chega verde querendo colher maduro, vai ver coisas que nunca teve idéia na vida, ai chega um estagiário mais promissor que se marcar bobeira da até aula pra esses caras.

CroNicaL is offline   Reply With Quote
Alessandra
Trooper
 

23-10-09, 00:33 #37
Quote:
Postado por StorM Mostrar Post
Cara, os nego faz um curso de 16h no SESC e se confunde, acha que é dotor!
SESC não deve ser. Vc quis dizer SEBRAE, não?

Alessandra is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

23-10-09, 00:40 #38
CREIO QUE SEJA FAKE!

rockafeller is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
23-10-09, 00:44 #39
Considerando o nível do mestrado de algumas faculdades pagou-passou que tem por aí, gari tá bom de mais pro nível do cidadão!

vegetous is offline   Reply With Quote
Kr0N
Trooper
 

23-10-09, 00:54 #40
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
pupu
isso acontece gracas a cultura do pais e a politica interna das empresas

a cef, por exemplo, tem um potencial VIOLENTO de mudanca pra nacao como um todo, pois eh o principal agente de politicas publicas do governo
acontece q o tal comodismo "engessa" o pensamento criativo da empresa e esse potencial todo acaba indo pro ralo (assim como boa parte da verba)

eu ja tive a oportunidade de trabalhar durante 4 anos com um gerente top de linha e os resultados q atingimos deviam virar case.. isso gracas a puro empreendedorismo dele e a competencia da equipe q o acessorava
o valor das vendas saltaram de 150 pra 250 MILHOES e permaneceram nessa media ate a extincao da area, o q foi um resultado violento da combinacao de otimizacao de processos, planejamento estrategico e bsc

entao tipo
ter a visao de q fazer parte de uma organizacao/entidade publica e empreendedorismo sao atividades rivais eh apenas um paradigma, pois nao reflete a realidade..

alem da oportunidade de ser um elemento de mudanca da propria realidade do pais, eh possivel adquirir uma experiencia q dificilmente se conseguiria em uma empresa privada, ou empreendendo por conta propria
a gerencia q eu trabalhava, por exemplo, vendia cerca de DEZ MIL imoveis POR ANO e cuidavamos de um estoque rotativo medio de cerca de QUARENTA MIL imoveis.. eu desconheco imobiliarias privadas q tenham esse volume de vendas

um exemplo do q to querendo dizer pode ser visto no tropa de elite, mesmo q ficcional.. o matias fez um mapeamento da violencia no rio e bastava o comandante "se movimentar" pra diminuir as ocorrencias.. tem nocao do impacto q a proatividade de um unico cara teria pra toda a populacao da cidade? as acoes de UM CARA melhorando diretamente a vida de MILHOES de pessoas? isso eh iradissimo, pena q o funcionalismo publico seja tao estigmatizado pela morosidade e pelas tetas ao ponto desse contexto ser desconsiderado
kra!!! muito bom isso!
exatamente!

Kr0N is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

23-10-09, 01:24 #41
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
ilusão acreditar numa notícia dessas, hein

btw, quanto a concursos eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria, que sonha em seguir a carreira pública
parece tentador e tudo mais entrar em um serviço público, ganhando, seilá, seus 10k por mês, estabilidade e tudo mais
no AUGE dos meus 22 anos de idade (ahuehau) parece ser uma grana violenta
mas é isso que eu quero ganhar quando eu tiver uns 35/40 anos? obedecer superior pro resto da vida? resolver problemas dos outros pra sempre em troca de um salário?
posso mudar de ideia, mas no momento não é nem de longe um dos meus planos
também tem a questão de que uma vez dentro seria muito dificil sair, seja por comodidade ou compromissos e etc.

convivo com juízes federais e procuradores da república, que estão entre os salários mais altos do serviço público (20/22k, não sei exatamente), e posso afirmar que eles tem uma vida ótima, mas não chega a ser tudo que eu espero
posso chegar a não ganhar metade disso, mas pelo menos estarei trabalhando pra mim mesmo e correndo atrás do que é meu
(1)

Fura, suponho que instituições bancárias públicas fujam de certa maneira do padrão de cabide de emprego em razão da administração derivar de estruturas já desenhadas na iniciativa privada. Não conheço muito a CEF, mas eu vejo por exemplo um funcionário do BB como outro qualquer de banco privado - trabalham muito e são bem remunerados. [Embora o BB seja de capital misto, o Lula demitiu o presidente por que o banco "estava dando muito lucro".]

Imagino que nesses casos as políticas de gestão e remuneração acompanham as empresas privadas, até por que são empresas que são competitivas, devendo ficar na pior das hipóteses no 0x0, não perdendo dinheiro público..

Agora pensa em empresas ou serviços que são monopólio, ou ainda naquele servidor que organiza os processos administrativos dentro da prefeitura.. Onde está o estímulo, a competitividade, a proatividade no atendimento ao 'cliente', vulgo contribuinte?

Essa história do impacto da atividade de um servidor público é bem real. A alta remuneração para esses cargos tem justamente esse propósito, e isso leva a uma constatação absurda: ora, se é um trabalho de tal importância, se pagamos tão bem a tais funcionários, não seria mera OBRIGAÇÃO o comandante se mexer com o mapeamento do matias? Da maneira como você colocou parece que o funcionário público está fazendo um favor à sociedade por exercer seu trabalho.. O que o funcionário público tem que entender é que seu trabalho é de suma importância sim, e, mais do que isso, sendo remunerado, tem o dever, não a faculdade, de trabalhar.

Outra coisa, você referiu-se à CEF como uma imobiliária ao vender x imóveis por ano, correto? Nesse caso a CEF não faria o trabalho apenas de financiar essas aquisições de imóveis?

Enfim, na minha singela opinião a diferença entre a iniciativa privada e a pública é que na primeira encontramos proatividade por toda a cadeia produtiva, do CEO ao vendedor varejista, enquanto na iniciativa pública apenas alguns, que eventualmente vislumbrem um benefício futuro (reeleição, indicação a cargo melhor, participação nos lucros), são proativos.

Certa vez ouvi de um economista, numa conversa de bar, que a democracia é por natureza deficitária. Concordo. O que não consigo admitir é que seja ineficiente.


Last edited by MdKBooM; 23-10-09 at 01:32..
MdKBooM is offline   Reply With Quote
SilverSurfer
Trooper
 

23-10-09, 03:07 #42
Quote:
Postado por CroNicaL Mostrar Post
Para mim o que fode é só uma coisa, terceirização de mão de obra qualificada.

Acho que tinha que ser proibido as empresas terceirizarem profissões a partir de bacharel. Na área de informática por exemplo, grandes empresas fazem a festa: IBM tem contrato com mil consultorias, e só uns gatos pingados não são terceirizados, dai o exemplo de outras.
A maioria dos terceirizados de informatica que conheço estão nessa vida porque querem, poderiam estar trabalhando em empresas grandes com CLT e tudo mais, mas preferem trabalhar em empresas menores como flex ou PJ pq ganham consideravelmente mais.
Eu acho a terceirização do setor tem suas vantagens, por exemplo na hora de se livrar de nego ruim (que tem muito no mercado diga-se de passagem).

gori: cara, eles não tão procurando alguem que conheça tudo isso. Em geral boa parte dos requisitos das vagas estão lá só pra encher linguiça. A maioria dos "recrutadores" sequer sabem o que estão pedindo, o esquema é mandar o CV e pagar pra ver. (exemplo: quando querem alguem pra trabalhar com SAP na área técnica, não vão perguntar o seu nível de conhecimento em "SAP", vão pedir um analista funcional do módulo X; um programador Y ou um BASIS com conhecimento em Z).

SilverSurfer is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
23-10-09, 09:56 #43
 

Jeep is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
23-10-09, 10:23 #44
eon
o q vc falou sobre "sujar o curriculo" se aplica a alguns cargos publicos, de fato, mas vc ta mto equivocado ao generalizar.. por exemplo: nao conheco ninguem da iniciativa privada q tenha a mesma experiencia e conhecimento q eu tenho em planejamento estrategico, coisa q consegui 95% na cef e q deixo estampado com orgulho no meu curriculo.. dou baile em mtos consultores de empresa privada q sao otimos no gógó-lero-lero-generator, mas q na pratica soh sabem maquiar a falta de substancia do proprio trabalho

alem disso, cansei de ver o caminho inverso aqui na cef gracas ao fim da terceirizacao da TI.. geral fazendo concurso pra fugir das empresas privadas, ganhando ate 2x menos.. pq? pq nao tinham buraco no curriculo, mas buraco NA VIDA: nego nao tira ferias, nem licenca paternidade, nem licenca pra tratamento de saude, nao recebe hora extra, eh assediado 24/7 pelo chefe, engravidou? rua! e por ai vai, e isso tudo de cabeca baixa e falando sim sr obrigado sr

a questao de enriquecer o curriculo pode ser observada em todas as areas importantes da cef. minha namorada eh advogada e tb eh daqui. trabalha com licitacao e faz criticas juridicas em processos de 5 a 200 MILHOES de reais, apontando inconsistencias e sugerindo alteracoes. eu GARANTO q ela seria disputada a socos e pontapes por empresas privadas de grande porte q possuam grandes contratos com o governo, com salarios bem polpudos

a impressao q tenho eh q vc imagina um aspone q passa o dia batendo carimbo ao falar de qualquer funcionario publico, enquanto isso ta BEM longe de ser o cenario real
um dos meus professores da pos, por exemplo, eh diplomata, e o itamaraty eh o tipico cenario de orgao publico: mobilia velha e sem ergonomia, carpetes, tv velha. mas vai ver o curriculo do cara pra ter nocao. se vc quer comparar emprego publico x emprego privado, entao q faca no mesmo grau de importancia. consultores vs consultores. analistas vs analistas. advogados vs advogados. eu GARANTO q o cenario q vc tracou vai por agua abaixo

mdk
existem sim varios 'empreguinhos' publicos q sao bem trashs, tipo o cara q organiza coisas na prefeitura, mas vc nao pode falar disso como se fosse isolado ao funcionalismo publico
e o vendedor do armarinho q passa o dia fazendo cruzadinha? e o motorista/cobrador de onibus q mal conseguem desempenhar o proprio papel com um minimo de qualidade? e a secretaria do escritorio q joga paciencia o dia inteiro? e os atendentes de telemarketing? kd o estimulo, a competitividade, a proatividade no atendimento ao cliente?

vcs precisam parar de pensar q existe diferenciacao HUMANA entre empregos publicos e privados. nao, nao tem. existem enroloes, 'cargos politicos', morosidade, ineficiencia ou qualquer outra falha de origem humana EM AMBOS. nao eh obrigacao da brtelecom/telemar/dell/gol/net, por exemplo, prestarem um bom servico tendo em vista q sao pagas pra isso? da maneira q acontece parece q as empresas privadas estao fazendo um favor a sociedade por exercerem seu trabalho. o q as empresas privadas tem q entender eh q seu trabalho eh de suma importancia sim e, mais do q isso, sendo remunerado, tem o dever, nao a faculdade, de trabalhar. percebe?

o q vcs criticam no funcionalismo publico ocorre em/com empresas privadas TAMBEM, pois isso tudo tem origem, como eu ja disse, em elementos humanos. eu to no meu decimo emprego, trabalho desde os 16 anos de idade e ja tive oportunidade de viver a realidade de como funcionam as empresas de ponta tanto privadas qto publicas, e afirmo q o buraco eh bem mais embaixo.

o descredito q vcs tem pelo estado, q talvez seja proveniente do asco aos politicos e suas acoes, nao deve ser adotado pro funcionalismo publico como um todo. pode ate respingar, claro, mas nao deve virar regra. vcs nao tem ideia da luta homerica q eh pro corpo tecnico da cef, por exemplo, pra sustentar as megalomanias politicas e a falta de preparo e capacitacao dos altos cargos... um parecer tecnico q na boucinhas bastaria uma pagina na cef precisa virar 12, pq o cara q vai ler e decidir algo foi indicado pelo sindicato pq eh da mesma base do deputado x, e varias outras coisas desse genero

vc tem nocao da energia q eh gasta pelos funcionarios pra empresa continuar competitiva mesmo completamente engessada pela burocracia, sendo vigiada 24/7 pelo tcu/mpu/bacen/populacao e sendo guiada por pessoas q, no geral, mal tem qualificacao e competencia pra compor o QUADRO TECNICO, o q dizer entao o gerencial? por isso q nao eh exageiro qdo digo q conheco mto funcionario publico q ATROPELARIA um equivalente da iniciativa privada. os 'fodoes' q conheco da iniciativa privada sao fodoes pq tem gógó, isso gracas a outra triste realidade do pais: o q uma empresa privada precisa fazer pra dar certo e ganhar mto dinheiro no brasil? tirar iso? qualificar geral em cobit, itil, pmp, mestrados, doutorados? aumentar eficiencia? nao nao.. nada disso.. basta pagar propina. vide a vista grossa das reguladoras diante das empresas de telefonia, a sonegacao GERAL cometida por 99%, as licitacoes direcionadas e por ai vai

em suma, a diferenca basica REAL entre iniciativa publica e privada eh q em uma delas a CLT (ou melhor q isso: a sonhada 8112) eh seguida A RISCA e na outra a remuneracao eh substancialmente maior. o resto ta a merce de fatores humanos.

ah! os bancos, na verdade, "financiam imoveis". entre aspas pq, na pratica, ele empresta dinheiro onde a garantia desse emprestimo eh o imovel. ou seja, se a pessoa nao paga, o banco pega o imovel. os bancos precisam de liquidez gracas a normas do bacen e ao basileia, logo, esses imoveis precisam ser alienados o mais rapido possivel. no caso da caixa isso ocorre por meio de concorrencias publicas, q eh diferente de leilao pq vc nao fica sabendo o valor das outras propostas. depois q o imovel eh oferecido x vezes por meio de cp, ele vai pra venda direta, ou seja, basta encontra-lo no site da caixa ou com um corretor credenciado pra poder compra-lo

Fura Olho is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

23-10-09, 10:42 #45
Nossa, essa tira que o Jeep postou resume tudo PQP.
+zinho.

marconds is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
23-10-09, 10:55 #46
Bom também não acredito nessa notícia, mas recentemente tive uma surpresa em um concurso aqui em uberlândia para a universidade federal, a vaga era para "Técnico em Eletromecanica(segundo grau p/ ganhar 800 reais)", um amigo meu prestou, ficou em segundo, em primeiro quem ficou? Uma MULHER que está terminando um mestrado na Univesidade de Brasília(engenharia se eu não me engano), como sabemos disso? Procuramos na internetzors.... detalhe, ela assumiu a vaga... deduzimos que ela deve ter parente por aqui, e para não ficar sem emprego, sem salário prestou isso aí....


Então não é tão absurdo assim....

Fura, funcionário público hoje em dia é julgado pela CLT ou ainda não? Se não você acha que isso não deveria mudar?

Sabbath is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
23-10-09, 13:01 #47
sabao
existe um numero magico q atrai os concurseiros profissionais: 8112
a lei 8112 eh o sonho de qualquer empregado do mundo, pois eh a lei dos "bonus sem onus", pois os bonus sao varios e os onus soh ocorrem se vc chutar o mastro do circo, pq soh o pau da barraca nao basta pra vc ser punido (ou seja, demitido)

ela garante isonomia salarial (se um analista do orgao X ganhar 10k, vc analista do orgao Y tb vai ganhar 10k), gratificacoes, adicionais (gratificacao natalina, hora extra adicional etc), "ajuda de custo", diarias, transporte, licenca premio e por ai vai
quem arbitra o valor de alguns desses "bonus salariais" eh o proprio orgao, ou seja, se o orgao quiser estabelecer ajuda de custo de 3k por mes pra moradia, ele vai

o resultado disso eh q salarios de 900 passam facil facil pra 3k, bastando algumas poucas manobras.. isso sem contar os cargos comissionados, onde os ganhos podem aumentar de 3 a 6k por mes... antigamente o oba oba era maior, tanto q existem SECRETARIAS de primeiro escalao (antigas) nos ministerios/senado/camara ganhando 23k por mes

"claro q nao, fura! nao pode!".. ahhhh.. se isso foi estabelecido enquanto podia, ja era.. conheco pessoalmente COPEIRA aposentada ganhando 12k/mes e SECRETARIA na ativa ganhando 23k.. no contracheque deve estar la 'salario padrao - R$ 800,00', beleza, o orgao se justifica pq "pratica o piso do mercado", mas dai vem gratificacao por antiguidade, complemento x, bonus y, adicional z etc etc total R$ 23.000,00

alem disso, existem distorcoes tipo a q foi exposta durante o escandalo do senado, q eh a concessao de licenca remunerada pro povo fazer cursos tipo capoeira, judo, teatro e afins.. sao 300 casos soh no senado nos ultimos 15 anos.. imagina q maravilha vc ficar 2 anos no exterior, vivendo a vida, e ainda RECEBER SALARIO
se eh assim pra casos esdruxulos, entao imagina o tanto de casos de licencas pra pessoas q vao fazer mestrado/doutorado nao importando em q.. o cara vai fazer doutorado em ciencias ocultas na espanha e fica recebendo salario por 3 anos

ou seja, essa mestranda q assumiu cargo tecnico provavelmente quer se "pendurar" na 8112 aspirando fazer mestrado/doutorado no exterior com direito a remuneracao, ou entao ja tava com isso engatilhado

a cef, gracas a suas peculiaridades, eh celetista, ou seja, somos regidos pela CLT e respondemos aos onus da 8112. por ex: se o servidor publico eh proibido de fazer atividade X, tb somos, automaticamente. ha uns anos atras era possivel, inclusive, demitir funcionarios da cef e isso era prerrogativa do gestor... isso acabou caindo, claro, pq era tanto poder na mao do gestor q o assedio moral comia solto

eu particularmente considero a 8112, a "mae" da esmagadora maioria dos funcionarios publicos, uma grande putaria e prova de q o estado brasileiro serve apenas pra favorecer pequenos grupos em dentrimento da populacao.. ela permite distorcoes onde um concursado 6k da camara ganhe mais do q um juiz federal, e isso nao eh por incompetencia de quem mantem a lei ou falta de atencao de quem regula, e sim o atestado da alienacao e tolerancia do povo brasileiro, q acaba endossando esse tipo de coisa

se a clt fosse o carro chefe de todo o funcionalismo do brasil, incluindo servidores publicos, talvez ela fosse mais madura. ao inves disso, eles preferiram criar uma lei propria, q separasse o joio do trigo, pra terem autonomia pra engordar os proprios salarios.. diplomata passa 4 anos fora do brasil e volta MILIONARIO gracas a diarias.. eh normal encontrar gente nos tribunais/camara/senado q ganha igual ou mais do q um juiz, e tem gente por ai q insiste q se o cara eh foda, capaz, top de linha, a iniciativa privada eh a melhor opcao... eh pra rir, ne?

e isso tudo gracas a um principio universal: todos sao iguais perante a lei, mas a lei nao eh igual perante a todos... a lei eh igual para todos os iguais, ou seja, pobre se fode igual e rico se beneficia igual com a lei

Fura Olho is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-10-09, 13:02 #48
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
Conformado detected

se tivesse mais gente pensando igual o whiplash nesse país pode ter certeza que a gente estaria muito melhor
Conformado?
Filhão eu trabalho pra mim mesmo

Só que as coisas não são tão simples assim e MUITO MENOS não são simples assim

ShadoW is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

23-10-09, 13:14 #49

Buwem is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-10-09, 13:20 #50
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Conformado?
Filhão eu trabalho pra mim mesmo

Só que as coisas não são tão simples assim e MUITO MENOS não são simples assim
lol repeti a mesma coisa..

PQ Q QUANDO EU TO LENDO OS POSTS DESLOGA MEU USER?
NAO POSSO FICAR 20 MINUTOS LENDO O TOPICO QUE DESLOGA PQP

ShadoW is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

23-10-09, 13:35 #51

Buwem is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-10-09, 15:40 #52
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
eon
o q vc falou sobre "sujar o curriculo" se aplica a alguns cargos publicos, de fato, mas vc ta mto equivocado ao generalizar.. por exemplo: nao conheco ninguem da iniciativa privada q tenha a mesma experiencia e conhecimento q eu tenho em planejamento estrategico, coisa q consegui 95% na cef e q deixo estampado com orgulho no meu curriculo.. dou baile em mtos consultores de empresa privada q sao otimos no gógó-lero-lero-generator, mas q na pratica soh sabem maquiar a falta de substancia do proprio trabalho
Mas eu não estou discutindo a sua experiência e conhecimento, nem a de qualquer pessoa que trabalhe em empresa pública. A questão que eu levantei é a forma como as empresas da inciativa privada vêem a experiência de quem trabalhou por anos na carreira pública. Por mais que você seja qualificado e competente, se os empregadores da inciativa privada não valorizarem o tipo de experiência que você tem (e eles não valorizam) então o buraco no curriculum começa a existir sim, e isso é o tipo de coisa que você só vai descobrir no dia em que resolver procurar emprego na iniciativa privada.
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
alem disso, cansei de ver o caminho inverso aqui na cef gracas ao fim da terceirizacao da TI.. geral fazendo concurso pra fugir das empresas privadas, ganhando ate 2x menos.. pq? pq nao tinham buraco no curriculo, mas buraco NA VIDA: nego nao tira ferias, nem licenca paternidade, nem licenca pra tratamento de saude, nao recebe hora extra, eh assediado 24/7 pelo chefe, engravidou? rua! e por ai vai, e isso tudo de cabeca baixa e falando sim sr obrigado sr
As condições de trabalho na iniciativa privada variam enormemente. A maior maravilha da iniciativa privada é que você NÃO precisa se contentar com um emprego para o resto da vida, existe sempre a possibilidade de procurar uma remuneração melhor em outro lugar, um ambiente de trabalho melhor, benefícios melhores, etc. Eu até entendo a posição de quem opta pela carreira pública por uma questão de estabilidade, aliás eu mesmo já flertei com essa possibilidade em momentos da minha vida, mas hoje eu entendo que é uma armadilha sem volta e não faria essa opção nem a pau.
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
a questao de enriquecer o curriculo pode ser observada em todas as areas importantes da cef. minha namorada eh advogada e tb eh daqui. trabalha com licitacao e faz criticas juridicas em processos de 5 a 200 MILHOES de reais, apontando inconsistencias e sugerindo alteracoes. eu GARANTO q ela seria disputada a socos e pontapes por empresas privadas de grande porte q possuam grandes contratos com o governo, com salarios bem polpudos
Mas então será que ela já não deveria estar trabalhando nessas empresas privadas de grande porte com um salário bem polpudo há muito tempo? Quem é que pode desperdiçar oportunidades assim nos dias de hoje?
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
a impressao q tenho eh q vc imagina um aspone q passa o dia batendo carimbo ao falar de qualquer funcionario publico, enquanto isso ta BEM longe de ser o cenario real
um dos meus professores da pos, por exemplo, eh diplomata, e o itamaraty eh o tipico cenario de orgao publico: mobilia velha e sem ergonomia, carpetes, tv velha. mas vai ver o curriculo do cara pra ter nocao. se vc quer comparar emprego publico x emprego privado, entao q faca no mesmo grau de importancia. consultores vs consultores. analistas vs analistas. advogados vs advogados. eu GARANTO q o cenario q vc tracou vai por agua abaixo
Do ponto de vista de carreira não adianta nada um profissional bem preparado trabalhar a vida toda numa instituição ruim, isso é um fato. Dois profissionais com qualificações semelhantes e experiências distintas são dois profissionais distintos, qualquer RH sabe disso e é por isso que a primeira coisa que eles olham na contratação são as experiências anteriores do candidato. Vai saber o quanto seu professor poderia produzir com a mesma qualificação que ele já tem se trabalhasse numa organização altamente produtiva e competitiva, em vez de um órgão público.

Esses argumentos todos que você colocou são muito comuns entre as pessoas que optam pela carreira pública. Eu sei disso porque minha mãe era professora do estado, alguns colegas de faculdade eram fiscais de renda, meu avô era investigador, tenho amigo que trabalha em forum, amigo que é juiz aposentado, parente por parte da mulher que é promotor, etc. Todos repetem os mesmos argumentos, de que existem funcionários públicos extremamente qualificados, tão qualificados quanto na inciativa privada, e eu acredito cegamente no que eles dizem. Porém as instituições para as quais eles trabalham põem tudo a perder, e nisso a maioria deles também concorda! É uma questão de administração pública mesmo.

Acredito que você seja um puta cara bem preparado, inteligente, profissional, tudo o que você falou e ainda um pouco mais. Mas posso te dar a minha opinião sincera sobre a CEF?

Abri uma conta faz dois meses, por conta de um financiamento que peguei ai. Melhor taxa de todos os bancos de longe, motivo EXCLUSIVO que me levou para a Caixa e não ao Itaú, Bradesco, etc. Tirando a taxa, que é uma política descaradamente governamental e até certo ponto subsidiada pelo próprio governo, todo o resto até agora foi péssimo.

A começar pelo contrato do financiamento, que saiu com os valores errados. Não fosse um anjo da guarda que resolveu interceder ali na hora eu poderia até mesmo ter perdido a compra do meu imóvel por causa disso. Isso foi em agosto. Nós estamos em outubro e para você ter uma idéia, até agora eu não consegui usar o internet banking do seu banco... o sistema está fora do ar o tempo todo e a tecnologia por trás da home da CEF é completamente bizarra. Cada browser que eu abro dá uma resposta diferente, o firefox nem me deixa entrar na página por falta de certificação. Detalhe é que eu opero no Itau faz anos e nunca tive problemas com isso, minha mulher tem conta o bradesco e também nunca teve problema com isso. E a operação do banco? Depositei uma grana na minha conta via TED e só consegui fazer o abatimento uma semana depois, porque não havia quem me atendesse pra movimentar o dinheiro. Tomei prejuízo por causa disso. Balanço geral? Não fosse pela taxa de empréstimo mais baixa do que a concorrência, que na verdade é o resultado de uma política do governo federal, eu jamais seria correntista da CEF com base na qualidade do serviço que ela oferece. Jamais.

Até que ponto essa minha experiência negativa com a Caixa se relaciona com o fato de que ela é controlada pelo governo? Até o pescoço, eu acho. Por que no fundo tudo o que é controlado pelo governo funciona dessa forma.

Eon is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
23-10-09, 16:32 #53
eon
eu tenho certeza q a experiencia q adquiri na caixa eh valorizada no mercado por propostas q ja recebi e por varias conversas q ja tive com gestores de empresas privadas. acredito q esse fato nao seja isolado a mim, q trabalho na matriz, pois mesmo o pessoal da chamada 'rede' (agencias, pabs, lotericos) tenham emprego facil em atividades equivalentes gracas sua tao famigerada experiencia
os caras das operacoes de tecnologia, por exemplo, trabalham em ambientes responsaveis por 48 MILHOES de transacoes por mes.. vc tem ao menos nocao do tipo de experiencia e conhecimento q o cara adquire trabalhando num ambiente assim? se tem, como pode afirmar q os empregadores nao valorizam isso? soh se for piada

alem disso, um emprego publico NAO EH uma armadilha sem volta. vc possui a mesma maravilha de nao precisar se contentar com o emprego pro resto da vida. a cef, por exemplo, possui uma capilaridade tao violenta q eu tenho a possibilidade de escolher os mais diversos tipos de atuacao, nas mais diversas areas, nas mais diversas faixas salariais (de 1.5 a 20k), podendo inclusive concorrer a vagas em ny, portugal e japao... nao ta satisfeito? pede licenca nao remunerada e vai cacar outro emprego

ou seja, a estabilidade do emprego nao eh o emprego em si, mas o proprio empregado. sempre foi, eh e sempre sera assim. devemos todos, funcionarios publicos ou nao, buscar aprimoramento constante, conhecimento, bons relacionamentos e afins. quem nao faz isso, funcionario publico ou nao, ta encrencado

no caso da minha namorada, nao, nao era pra estar trabalhando 12 horas por dia sem hora extra e trazendo trabalho pra casa, bitolada no trabalho igual vendedor de herbalife, tirando ferias de 3 em 3 anos nos periodos q o chefe determina, sem poder tratar da propria saude com qualidade e por ai vai. tudo tem seu preco e esse ela, sabiamente, nao quer pagar.. chame de comodismo. eu prefiro chamar de qualidade de vida

o q continuo achando injusto na sua opiniao eh querer generalizar as coisas e coloca-las em um mesmo grupo. conheco n profissionais q tem carreiras conceituadas dentro de instituicoes ruins, e ai? uma carreira eh uma fracao quase insignificante nos resultados de uma instituicao, mas dentro da sua visao generalista basta o cara ter trabalhado, por ex, na prefeitura de sp pra carreira dele ter ido pro lixo

mas me conforta o fato de q o RH das empresas q tem um minimo de qualidade sabem q uma carreira se constroi com participacoes em realizacoes significativas, e nao na sombra do nome de alguma empresa.. ou seja, o curriculo do cara q trabalhou na elaboracao do projeto do portal de transparencia da prefeitura de sp pesa mais do q o de um ze ruela da microsoft q trabalhava no atendimento, ou o do ze ruela da oracle q passava o dia alimentando metalink, ou o da oi q cuidava das planilhas de excel do setor

a proposito, a cef nao teria tantos problemas se quem decide tivesse mais experiencia e realizacoes na carreira ao inves de estarem na sombra de algum nome ou sigla... ironico, nao?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-10-09, 18:10 #54
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
a proposito, a cef nao teria tantos problemas se quem decide tivesse mais experiencia e realizacoes na carreira ao inves de estarem na sombra de algum nome ou sigla... ironico, nao?
E mesmo sabendo disso você prefere trabalhar na CEF do que em outros bancos? Por qual razão seria isso?

EDIT: A pergunta é retórica, meu ponto é que existe um padrão por trás das escolhas que levam à carreira pública e não há generalização em constatar esse fato. Pelo contrário, o padrão é um fato e as condições desse padrão é que são generalizadas na sociedade brasileira.


Last edited by Eon; 23-10-09 at 18:17..
Eon is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
23-10-09, 18:40 #55
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Acadêmico detected
falou o dr. que se formou ano passado

Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Conformado?
Filhão eu trabalho pra mim mesmo

Só que as coisas não são tão simples assim e MUITO MENOS não são simples assim
quem disse que é simples?
certamente também não é nem um pouco simples passar num concurso fodão, justamente por isso tenho enorme respeito pelos caras, porque sei o conhecimento que é exigido numa prova dessas e a complexidade do trabalho no dia a dia
mas pra mim é bem claro, pra quem se preocupa em ter um EMPREGO pro resto da vida com certeza concurso é uma ótima, mas não é o meu caso
aqui entra o que o punisher disse lá em cima, "fazer acontecer, passar aperto um período, sair da tua zona de conforto, viver teu trabalho", etc.

e fura, vai ser dentro da CEF mesmo que você vai chegar nos 6 dígitos? ahehaue

whiplash is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

23-10-09, 18:44 #56
é só viciar em craque que vira gari, pode ter sido ministro do stf, qualquer outa hipotese = faek.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

23-10-09, 18:59 #57
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
e fura, vai ser dentro da CEF mesmo que você vai chegar nos 6 dígitos? ahehaue
provavelmente nao, dependendo da area que ele ta lá dentro quando sair é rumo aos 6 digitos easy.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
23-10-09, 19:39 #58
Eon
Eu trabalho 6h, de 9 as 15, cuidando da execução da estrategia de toda a vice presidencia de tecnologia da cef, oq envolve direta e indiretamente o trabalho de cerca de 50k funcionarios e um orcamento médio de 1.9 BI/ano, aplicando e aprendendo conhecimentos avançados nos principais frameworks de gestão do mercado de ponta, podendo escolher qdo vou tirar (e parcelar) minhas férias e tratar livremente da minha saúde sem sofrer assédio moral, tendo direito a vr de r$ 16/dia, 13o vr, auxílio creche, 5 dias extras de licença por ano (acumuláveis), bolsa pra língua extrangeira, cursos top grátis, participacao nos lucros, sabendo q serei promovido assim q estiver com o diploma da pós nas mãos e morando a 300 metros do meu local de trabalho, e vc ainda quer quer eu vá pra iniciativa privada? hummm not!
por enquanto nos vale a pena MESMO. daqui uns meses sim, mas dificilmente será no brasil

whiplash
não vai ser na cef, claro, mas boa parte do aprendizado necessario depende, de alguma forma, dela

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-10-09, 22:43 #59
Pronto, você mesmo chegou onde eu queria: O serviço público gera MUITOS privilégios para algumas pessoas, pena que esses privilégios não tem contrapartida na qualidade dos serviços e a qualidade geral de vida do resto da população.

E aí voltamos ao começo do tópico...

Eon is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
23-10-09, 23:09 #60
É porque o Rio é uma cidade maravilhosa, sede da olimpiadas e palco da final da copa do mundo, logo todo mundo quer trabalhar aqui no rio até mesmo que seja de gari.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

23-10-09, 23:10 #61
Edita logo antes do RBP. Tem ninguém brincando de flame nesse tópico.

marconds is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
23-10-09, 23:13 #62
Não foi flame, foi um comentario sarcastico mesmo.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

24-10-09, 00:27 #63
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
falou o dr. que se formou ano passado



quem disse que é simples?
certamente também não é nem um pouco simples passar num concurso fodão, justamente por isso tenho enorme respeito pelos caras, porque sei o conhecimento que é exigido numa prova dessas e a complexidade do trabalho no dia a dia
mas pra mim é bem claro, pra quem se preocupa em ter um EMPREGO pro resto da vida com certeza concurso é uma ótima, mas não é o meu caso
aqui entra o que o punisher disse lá em cima, "fazer acontecer, passar aperto um período, sair da tua zona de conforto, viver teu trabalho", etc.

e fura, vai ser dentro da CEF mesmo que você vai chegar nos 6 dígitos? ahehaue

HUAHEHUAHEU

relax to brincando

É que todo acadêmico tem esse sonho de ter o próprio negócio e que 20 mil por mes é pouco dinheiro

ShadoW is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:17.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.