Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Team Fortress

Responder
 
Thread Tools
tdf
 

Steam ID: tdf
Default O legado do Quake Team Fortress no e-sport brasileiro

09-08-17, 13:28 #1
Queridos velhinhos,

Apesar do revival (que já esteve mais pujante e vascularizado) de 2017, muitos devem pensar que o Quake Team Fortress (QWTF) morreu e é parte do passado.
Esta corrente de pensamento é natural, pois, em termos práticos no que tange à relevância no "cenário gamer", realmente seríamos insignificantes na atualidade (olhando apenas por este lado).

Ledo engano. Traçando um paralelo, seria como constatar que aquele senhor de idade ali no cantinho da casa, repousando em sua cadeira de rodas olhando seus netinhos correndo e brincando não tem relevância. Que injustiça.
Anos de história, de trabalho, de sucesso, nada disso desapareceu, apenas foi transformado num legado, representado, nesse paralelo, em seus netinhos brincando felizes de médico com as filhas das vizin... EI, JAIMINHO, PARA COM ISSO, JÁ PRO QUARTO.

Pois bem. Onde o QWTF entra nesta história?
Simultaneamente em duas vertentes:

Legado no gameplay

Isso é fácil de perceber. O esquema de classes CRIADO no Quake Team Fortress foi DETERMINANTEMENTE INFLUENTE nos MOBAS e, principalmente, no FPS "do momento": Overwatch.
A influência no Overwatch fica mais clara se colocarmos o Team Fortress 2 no meio deste processo de herança genética.
Sim, o Overwatch é o herdeiro intelectual do Quake Team Fortress. Uma espécie de netinho rico e Nutella, mas ainda assim, um belo game e digno deste título.

Legado na comunidade brasileira

Em 1998 quando o doido do BBQ criou a FBTF, com um sistema em CGI/Perl audacioso e à frente de seu tempo, mal sabia, mas estava pavimentando a rodovia rumo ao progresso do e-sport brasileiro (pelo menos quando falamos de FPS por classes hehehe).
Anos depois daquela iniciativa de sucesso, que tanto nos marcou, recriamos a FBTF para o TF2, seguindo aquela mesma ideia, e buscando centralizar a comunidade num Bulletin Board (algo que hoje é considerado ultrapassado, mas que foi um dos grandes motivos de sucesso da nossa comunidade, o forum Darkside).
De início a ideia era deixar a comunidade de TF2 aqui na DS, mas em dado momento sentimos que era necessário separar o joio do trigo, e acreditem em mim, isso foi ótimo pra DS hahah
Estamos falando do final de 2007, há incríveis-quase-10-anos-atrás. Foi quando eu e o [MENTION=23]SuN WaR[/MENTION] começamos isso tudo com ajuda de outros membros daqui (como o [MENTION=2143]HellShadow[/MENTION] que deu várias ideias, apesar de não ter colocado tanto a mão na massa).
A história do TF2 competitivo no Brasil nasceu na DS, cresceu no forum da FBTF e morreu por lá também, porém, assim como nós, deixou seu legado, seu filho, que é a comunidade do Overwatch.
A comunidade competitiva de Overwatch teve como embrião a LBOW, criada pelo [MENTION=4038]Satangos[/MENTION] ano passado. Apesar da iniciativa da LBOW não ter vingado tanto quanto eu imaginava, sua existência foi fundamental e incentivou uma diáspora organizada do competitivo do TF2 brasileiro para o Overwatch.
Pois bem, o filho do QWTF, TF2, acabava de nos dar um netinho, o Overwatch.

A notícia que "me enche de orgulho" é ver que hoje em dia, provavelmente sem perceber, garotos brasileiros trafegam na rodovia que começou a ser pavimentada pelo Jeep, BBQ, The Killer, rorschack (e suas QNETS) e tantos outros grandes QWTFers da década de 1990 que seria injusto eu continuar citando pois vou esquecer vários.
O ápice disso vai ocorrer agora, entre os dias 11 e 13 de Agosto, em Los Angeles-Califórnia, onde ocorrerá a fase de grupos da Copa do Mundo de Overwatch 2017. Pela primeira vez o Brasil vai ter um time digno, representado pela BGH (time que tem em entre seus membros ex-jogadores de TF2).
Então é isso, torçam pros seus netinhos! Que o Jaiminho descubra a doença das filhas das vizinhas com sucesso.

https://playoverwatch.com/en-us/blog/20944433






Last edited by tdf; 09-08-17 at 13:40..
tdf is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

09-08-17, 13:35 #2
\o/

Sekzzz is offline   Reply With Quote
death2k
Trooper
 

Gamertag: flavinhufix Steam ID: 76561197981543846
09-08-17, 13:38 #3
Qse chorei aqui tdf =* s2

death2k is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
09-08-17, 13:41 #4
fera =)
Faz um podcast entrevistando essa galera que voce citou [MENTION=48]tdf[/MENTION]; ia ser maneiro ehehehhe

Potato is offline   Reply With Quote
death2k
Trooper
 

Gamertag: flavinhufix Steam ID: 76561197981543846
09-08-17, 15:17 #5
Quote:
Postado por Potato Mostrar Post
fera =)
Faz um podcast entrevistando essa galera que voce citou [MENTION=48]tdf[/MENTION]; ia ser maneiro ehehehhe
Bora .. eu to dentro =)

hahahahaha

death2k is offline   Reply With Quote
tHUN
Trooper
 

Gamertag: lucaosoares Steam ID: bomsenso
09-08-17, 20:06 #6
CHEERS!

tHUN is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

09-08-17, 22:04 #7
viúvas!

ps. o irmão do satangos tá envolvido nisso aí representando o huezil? mais um 7x1..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
10-08-17, 11:13 #8
eles ja jogaram algum jogo?

legal saber que fizemos parte disso ai tudo

qwtf e tf2 foram jogos que me divertiram demais...

to velho pro ow.. consigo brincar, mas n da mais pra jogar no nivel dessa molecada
nao tenho mais os msms reflexos de 10 anos atras e, muito menos, tempo

XUXU is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

10-08-17, 11:30 #9
tdf esqueceu de citar [MENTION=425]merak[/MENTION];
lenda suprema do tf brasileiro

Sekzzz is offline   Reply With Quote
death2k
Trooper
 

Gamertag: flavinhufix Steam ID: 76561197981543846
10-08-17, 15:23 #10
Quote:
Postado por XUXU Mostrar Post
eles ja jogaram algum jogo?

legal saber que fizemos parte disso ai tudo

qwtf e tf2 foram jogos que me divertiram demais...

to velho pro ow.. consigo brincar, mas n da mais pra jogar no nivel dessa molecada
nao tenho mais os msms reflexos de 10 anos atras e, muito menos, tempo
Sempre foi meu pato no quad =* s2

death2k is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

10-08-17, 17:28 #11
tem jogo hoje? tao se reunindo no mirc? voltei de viagem e a partir das 20hrs estarei livre!

ircF is offline   Reply With Quote
SapoChule
Trooper
 

10-08-17, 17:38 #12
Muito bonito o tópico, eu tava pensando em fazer um comentário realista sobre o time do Brasil de OW vs os time dos outros países, mas preferi não fazer para não estragar o clima de amor e abraços :*

SapoChule is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
12-08-17, 18:08 #13
Nosso legado levou pirocada, mas tá valendo hauejsje
Molecada joga bem, precisa de mais xp

tdf is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

12-08-17, 18:12 #14
Quote:
Postado por SapoChule Mostrar Post
Muito bonito o tópico, eu tava pensando em fazer um comentário realista sobre o time do Brasil de OW vs os time dos outros países, mas preferi não fazer para não estragar o clima de amor e abraços :*
em outras palavras, o time huebr é um bosta..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

18-08-17, 18:52 #15
Irei me quotar no primeiro tópico sobre a seleção de OW (dia 10-05-17, 20:59)
http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=64038

Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Já vejo esse inflar desde aquela época que Brasa, Did, e eteceteras formaram um time pra jogar com os finlandeses num servidor neutro e tomaram de um bilhão a zero na 2f5. Os negos achavam que iam destruir.

O fiasco foi tão grande que o Did decidiu que ia jogar só com os suíços dali pra frente... mas foi pego com cheat recentemente.
Ou seja...são nossa cria mesmo HUIAEHUIEAha

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
20-08-17, 08:08 #16
Ww, isso só rolou pq o svr não era neutro. Nível do Brasil em 2fort era mto bom, até pq só jogávamos isso

tdf is offline   Reply With Quote
Potato
Trooper
 

Steam ID: guilhermeaiki
21-08-17, 16:40 #17
[MENTION=48]tdf[/MENTION]; [MENTION=148]WaR WoLf[/MENTION]; po isto que ia comentar. Eu acho que o nível dos jogadores aqui eram pau a pau com os de fora. Nunca acompanhei a cena lá de fora, mas os players principalmente da era LPB acredito que jogariam pau a pau com os caras...

Potato is offline   Reply With Quote
SaM
Trooper
 

21-08-17, 21:26 #18
Nao existia server neutro, naquela epoca os servers americanos eram muito mais lagados pra nós do que pra eles.

O KoH jogou contra um dos melhores clãs da Finlandia, mas foi inviável, a diferença de ping quebrava qualquer chance de equilíbrio. Aqui ganhamos de 21x0 (aheuahea) e lá perdemos de 24x0. Vale lembrar que não valia sniper pelo acordo de cavalheiros, e cumprimos no primeiro jogo (server brasileiro). Eles no entanto foram filhos da puta e jogaram com sniper o jogo inteiro.

Em 2fort5 podia ser quem fosse, ia ser difícil ganhar de clan brasileiro.

SaM is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
22-08-17, 12:47 #19
hauheuahe o die jogou uma contra um clan gringo tb... Os merdas enfiaram 2 sniper ponte e defesa escada da agua... a gente de ping 300....
Pior que foi só 3x2 pra eles, patos.
Aqui no jogo de volta fizemos um esquema SUPER DIVERTIDO PRA ELES... foi tipo 30-0, trap no respawn, muito huehuehue

Eu afirmo com tranquilidade que o nível da 2fort5 aqui foi o melhor do mundo disparado.
A galera do quad que tryhardou aí também jogou no nível do resto do mundo e acharia difícil ganharem de uma dupla quadeira vício daqui tipo dumbo/arkanjo heaueah

tdf is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
22-08-17, 15:00 #20
Eu vi, eu tava lá. Foi lindo! :~~~~

Never Ping is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
24-08-17, 17:18 #21
Depois daquela final do DiE x EW na mbases eu me superei, e ao mesmo tempo, aposentei de hw...

Foi um do ultimos jogos emocionantes que eu lembro, não lembro quem era o eng, eu de hw embaixo da flag na ponte... olhava pra traz o eng me curando e buscando no dispenser e jogando ammo, o medic me curando, o eng curando armor...

mano, foi o primeiro UBER do TF, eu fiquei vivo até a flag voltar

yahoo!? is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
24-08-17, 17:44 #22
o DiE, no TF2, chegou a jogar contra um clan dos EUA e metemos uma goleada tb. Meio no ínicio do game.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
25-08-17, 15:55 #23
Eu lembro dos primeiros confrontos do TF2, joguei alguns pelo DiE, era outro nível de jogo e ainda era organizável, porque era PAGO.

Depois que ficou gratuito, porra, virou DM só!

yahoo!? is offline   Reply With Quote
SapoChule
Trooper
 

28-08-17, 13:00 #24
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
em outras palavras, o time huebr é um bosta..
Finalmente assisti o jogo do Brasil contra EUA e mas contra chinese taipai não consegui nem terminar, ô vergonha alheia....

Liko até matou um poquinho de genji, mas quando colocaram o macaco inimigo atrás dele ficou nulo, aí quando cai a ficha que o macaco é counter do genji, começa a passar vergonha de D.Va e Reaper... evidente que não treinou com ambos, tão achando que passar a tarde no fim de semana nos pubs aqui é treino. Tem uma hora lá que o reaper foi simplesmente ignorado, uma vez que não fazia nada mesmo. Liko morreria pobre se ganhasse 1 milhão de dólares toda vez que usasse o teleport do reaper, wraith form só vi usar uma única vez, mas assisti na qualidade baixa pq não tava valendo a pena gastar banda com essa pelada.

Murrizzz de soldier 76 contra o chinese taipei matava ninguém.

Alemão semi-useless de lúcio desperdiçando ult, não tem nem como colocar de mercy pq o time é todo desengonçado, joga separado, cada um mirando em alguém diferente, bancando os cones pro time inimigo achando que tão todos de uber do TF2.

Dudu achando que tá jogando na loteria com a bomba da tracer, mira para cima, taca a bomba e começa a rezar para ver se alguém se distrai e tropeça na bomba.

Neil pulava de macaco e nunca voltava pro heal.

Kolero jogou bem, porém 1v6 não dá para ganhar.

Única salvação desse time é se mudar para korea, encomendar um caminhão de miojo, e só colocar a cara no mundo 6 meses depois.

SapoChule is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
29-08-17, 17:04 #25
heaueha sapo, pior q os mlk da gang do anime são bons demais pro nível aqui no Brasil...
É que realmente, eles sentiram a piroca entrar pela primeira vez agora... Teriam que jogar mais com time top pra tirar um benchmarking melhor né... foda...

tdf is offline   Reply With Quote
SapoChule
Trooper
 

29-08-17, 20:39 #26
é que eles viajaram no genji + tracer vs macaco e d.va, tinha que o dudu ajudar a matar o macaco para o genji poder matar, mas a tracer jogava a bomba na d.va (e errava), nada a ver. duvido que conseguiriam responder se perguntassem para eles como eles iriam matar o macado. dudu ou tinha que ter jogado bomba nos macacos ou ir de s76 ou reaper para matá-lo... ficar jogando contra os hardcounters achando que vai ganhar é muita ingenuidade.

olha o jogo do Miro de macaco e o Neil, Miro sempre volta quando a vida começa a baixar para não morrer e dar oportunidade para os healers curar e farmar ult... mas Neil raramente voltava

SapoChule is offline   Reply With Quote
ryu
Ewok
 

Steam ID: ryu
14-05-18, 22:01 #27
Vei que legal ver isso aqui! A galera das antiga ta toda viva!

ryu is offline   Reply With Quote
wins0ck
Trooper
 

10-06-18, 20:45 #28
Estava eu e minhas filhas vendo tv... elas me perguntaram quais jogos eu gostava, falei para elas que somente um jogo eu gostei, na verdade eu amei, eu me dediquei anos da minha vida que foi o TF.
Elas ficaram curiosas em saber que jogo era esse, então eu abrir o YouTube e mostrei a elas algumas partidas de TF... elas se amarraram. Senti um grande êxtase vendo os vídeos que estou sentindo muita vontade de jogar novamente com elas, fazer uma mini lan. =]
Obrigado a todos que se envolveram e se dedicaram para manter essa comunidade que por mesmo que tivesse muita briga eramos/somos muitos unidos.vlw

wins0ck is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:39.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.