Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
snake
Trooper
 

Default Só tenho uma coisa a dizer sobre o Leilão de Libra...

20-10-13, 23:42 #1

e ainda há quem acredite na índole dessa criminosa





snake is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
20-10-13, 23:47 #2
VAI DAR MERDA!!!!

<profetizando>

drakiN is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
21-10-13, 00:12 #3
video bom ate a metade, depois vira coisa de vermelho

Yakov is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

21-10-13, 00:24 #4
Concordo Yakov! Esqueci de colocar esse detalhe no post...

Na verdade postei o vídeo só pra mostrar como esse governo PT é um lixão eleitoreiro

Quis queimar a oposição na última eleição defendendo o pre-sal e agora ta aí, leiloando hahahahaha!

o PT foi a pior coisa que aconteceu pro país nos últimos tempos


Last edited by snake; 21-10-13 at 00:30..
snake is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
21-10-13, 00:38 #5
snak3 sumonou o newka agora :/

Bart is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

21-10-13, 00:39 #6
Quote:
Postado por Bart Mostrar Post
snak3 sumonou o newka agora :/
e o taco ahuhua

snake is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

21-10-13, 00:41 #7
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
Concordo Yakov! Esqueci de colocar esse detalhe no post...

Na verdade postei o vídeo só pra mostrar como esse governo PT é um lixão eleitoreiro

Quis queimar a oposição na última eleição defendendo o pre-sal e agora ta aí, leiloando hahahahaha!

o PT foi a pior coisa que aconteceu pro país nos últimos tempos
A pior coisa que aconteceu para o Brasil o Foro de São Paulo, que foi criado pelo Lula e pelo Fidel Castro.

O PT é apenas o office boy do Foro.

Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-10-13, 08:34 #8
Eu acho que os brasileiros pagaram pra ver essa cagada. Nunca vi alguém mentir tão descaradamente com a Dilma, mas se o Serra fosse eleito, iria chover de neguinho dizendo que quando tudo tava na mão do governo PT a vida era melhor e etc...

Dilma nunca foi uma boa candidata. Mas fazer o que?

Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-10-13, 08:40 #9
Eu achei uma passagem da Bíblia que se encaixa muito bem do porquê não devíamos ter votado na Dilma:

1 Timóteo 2:12 - Não permito que a mulher ensine nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.


 

Never Ping is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
21-10-13, 08:59 #10
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Dilma nunca foi uma boa candidata. Mas fazer o que?
Dilma no poder é a famosa metafora da tartaruga no poste: ninguem sabe como chegou ali. Todos sabemos que ela nao seria capaz de subir sozinha, alguem claramente colocou ela em cima do poste. O problema é que ela tb nao consegue descer sozinha!



Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Eu achei uma passagem da Bíblia que se encaixa muito bem do porquê não devíamos ter votado na Dilma:

1 Timóteo 2:12 - Não permito que a mulher ensine nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.
TNC NP - Sumonando os religious freaks do forum tao cedo.. espera a pagina 2

OrGg is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 09:52 #11
dá uma preguiça danada ter que ficar explicando o que é concessão e o que é privatização...
mas snake, eu sei que você não é bobo. Então não se faça de bobo.
obrigado.

NewKa is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
21-10-13, 09:56 #12
é a mesma coisa que concessao de rodovias? Porque na hora da propaganda eleitoral as oposicoes sempre falam que foi privatizado...

Yakov is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-10-13, 09:56 #13
e concessão pra extração de petróleo e minerais em território nacional é supimpa, né.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

21-10-13, 09:59 #14
Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
é a mesma coisa que concessao de rodovias? Porque na hora da propaganda eleitoral as oposicoes sempre falam que foi privatizado...
 

Stranger is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

21-10-13, 10:02 #15
Newka wonder!

Blazed is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-10-13, 10:11 #16
HUAhe

Yakov, venho por meio desta agradecer pelo seu post.

Você tem melhorado muito padawan.

u3663 is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
21-10-13, 10:11 #17
Cara, nao importa o que acontecer, um amante de algo/alguem sempre vai defender ate a morte contra tudo e contra todos.

Vide newka -> PT
Eon -> Deus
Serjaum -> Xbox
Didz -> Senna
NP -> Loving Boat

kakarotto is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 10:13 #18
aí tem que ver como foi feito o contrato.
Os modelos do governo atual têm vários dispositivos de proteção do bem/patrimônio, pra segurar preços cobrados (no caso de estradas) e pra garantir que o recurso continua sendo brasileiro e beneficiando os brasileiros.
Veja a vale, por exemplo. Foi vendida a uma mixaria e praticamente de portas fechadas, sem viabilizar nada novo ou que era inviável (a extração de minerais/minério já ocorria normalmente) e com life infinito pra exploração de novas jazidas. A vale nunca voltará a ser patrimônio do povo brasileiro.

Leia sobre o pré-sal e compare com a privatização da vale. pronto.

NewKa is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-10-13, 10:20 #19
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
A vale nunca voltará a ser patrimônio do povo brasileiro.
e por que ela deveria ser?

Bombastic is offline   Reply With Quote
SaM
Trooper
 

21-10-13, 10:20 #20
Ná pratica pela composição societária da Vale (BNDES e fundos de pensão de estatais), o governo ainda manda muito lá dentro sim.

Só eu acho um completo mindfuck a Dilma com um passado de esquerda e luta contra a ditadura meter o EXÉRCITO na rua pra garantir LEILÃO DE PETRÓLEO?

SaM is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 10:29 #21
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
e por que ela deveria ser?
Sua família tem uma fazenda. Dentro da fazenda tem ouro pra caralho.
Você acha que a fazenda deve ficar nas mãos da sua família, pra que ela use o ouro para benefício próprio por gerações adiante ou que ela deve ser vendida por um preço X que vai beneficiar o seu tio, que naquele momento tá precisando pagar umas dívidas?


Quote:
Postado por SaM Mostrar Post
Ná pratica pela composição societária da Vale (BNDES e fundos de pensão de estatais), o governo ainda manda muito lá dentro sim.

Só eu acho um completo mindfuck a Dilma com um passado de esquerda e luta contra a ditadura meter o EXÉRCITO na rua pra garantir LEILÃO DE PETRÓLEO?
É verdade, mas a questão não é bem de quem manda ou desmanda, mas de pra onde vai o dinheiro. Talvez alguém aborde a ilusão de que "o dinheiro nunca foi do povo brasileiro" (o que eu talvez concorde, até certo ponto), ou de que, como estatal, a vale era ineficiente. Mas fuck, o melhor então era vender e entregar todo o minério brasileiro? Boa.

NewKa is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-10-13, 10:35 #22
mesma coisa pro petróleo né newka
igual na família buscapé

rockafeller is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

21-10-13, 10:36 #23
Ele omitiu a segunda parte do post

Blazed is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 10:37 #24
justamente por ser de esquerda, ela sabe como liminares cancelam leiloes, parece que tem um esquadrao de advogados prontos para derrubar qq liminar que apareca.

 


sobre a vale, com o tanto de desabamento de valor, influencia governamental para chutar o ex presidente e etc etc etc que ja foi discutido em todos esses anos, realmente da preguica ficar discutindo algo. Se era esse disparate, que cancelassem, ué? era um leilao, o que vc acha mais facil pros porcos capitalistas, ficar combinando preco com todos os envolvidos, ficar com o rabo preso e dividindo o butim, ou simplesmente dar o lance maior e ir atras pra consertar?

Agora, depois de recorde em cima de recorde apos a privatizacao, fica facil falar "nossa, mas foi vendido muito barato, nossa, mas é mt dinheiro que tem ali, wow". Mas ja sei, é a questao coca cola, "quanto mais estado, melhor".

bonus:


Jeep is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

21-10-13, 10:38 #25
Qual é a importância do minério/petróleo antes de ser extraído?
Nenhuma.
Essa quantidade de minério/petróleo seria extraída sem as concessões/privatizações?
Não.
O País teria recebido com produtação estatizada mais do que com as concessões/privatizações e tributação sobre a operação?
Acredito que não.

Segurar tudo prum poleiro de cargo público extrair ineficientemente não me parece uma ideia boa.

Stranger is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-10-13, 10:43 #26
só pra constar, o minério que permanece abaixo do solo em território nacional ainda é do governo, a venda da Vale não implicou as milhares de toneladas de minério no subsolo, leia mais a respeito prfvr

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 10:43 #27
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Você acha que a fazenda deve ficar nas mãos da sua família, pra que ela use o ouro para benefício próprio por gerações adiante ou que ela deve ser vendida por um preço X que vai beneficiar o seu tio, que naquele momento tá precisando pagar umas dívidas?
Sua família tem uma fazenda. Dentro da fazenda tem ouro pra caralho. Seu tio é um bebado burro e o filho que vai continuar tocando a fazenda segue a mesma linha. Alem de extrair uma merreca de ouro, vc ainda tem que ficar pondo grana pra consertar maquinas que eles estragam, gente que eles contraram e encostam tambem, uma zona.

Mas ai vcs arrendam essa fazenda. Vc para imediatamente de ficar ganhando caraminguas, passa os gastos com investimentos, exploracao e funcionarios pra outro cara que vai te devolver em uma % cada grama de minerio extraido, sem falar que vc ganha em tudo, no salario que ele paga pros funcionarios, no transporte, na criacao de infraestrutura paralela, etc etc.

Em 5 anos vc nunca viu tanto dinheiro na sua vida pingando mensalmente sem ter a menor dor de cabeca, de quebra vc ate elege o presidente da cia, mas ai seu tio bebaco fala "puta mundo injusto, meu! mim devolve que agora eu toco".

Jeep is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

21-10-13, 10:50 #28
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
só pra constar, o minério que permanece abaixo do solo em território nacional ainda é do governo, a venda da Vale não implicou as milhares de toneladas de minério no subsolo, leia mais a respeito prfvr
Se foi pra mim, eu sei disso e acho que não deixei isso a entender.

Talvez tenha faltado eu falar que não é esperto deixar essa reserva de riqueza à 6km de profundidade e assim não poder contar com ela pra nada em curto e médio prazo.

Stranger is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

21-10-13, 10:50 #29
Pessoal tem formacao de magistério aqui

Blazed is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
21-10-13, 10:58 #30
Não sei pq reclamar disso.

Vamos aos fatos.

-A Petrobras alega que consegue extrair o petróleo com valor de 30 dólares o barril.
-O Barril hoje vale 109,67 US$
-O contrato da "parceria" faz a BR ter um percentual variável, de acordo com o valor do barril no mercado. Maximo de 30%, minimo de 9%
-Falamos de um parque com capacidade inicial de 12 bilhões de barris. O projeto indica extração de 1 milhão/dia.
-A Arabia Saudita, no auge de sua produção em 2009, produzia 10 milhões/dia, e alegavam um teto de 12,5 mi/dia.
-A China já superou os EUA, sendo hoje a maior nação importadora de petróleo no mundo.
-O consumo mundial apurado recentemente é de 90 milhoes/dia.
-A produção mundial de petróleo cresceu de 2012 para 2013 2,2%. O que representa 1.9 milhoes/dia a mais que o ano anterior.

Sabendo dessas informações. Chegamos no seguinte.
A privatização é mais um projeto de inclusão do Brasil do mercado internacional do que qualquer coisa.
Não temos capacidade para interferir na realidade global de petróleo a curto e médio prazo.
O preço não vai cair. O mercado vai continuar do jeito que está. Pois representamos muito pouco nesse mundo.
Mas no quesito negócios internacionais, isso vai trazer o maior consumidor da atualidade pra dentro de casa. É dinheiro de fora entrando no nosso pais. Que vai sim ter interferência na nossa economia.

Dá pra escrever um livro sobre. Mas é mais ou menos o meu ponto de vista.
bjo gatinhos

Renegade is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 11:12 #31
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Sua família tem uma fazenda. Dentro da fazenda tem ouro pra caralho. Seu tio é um bebado burro e o filho que vai continuar tocando a fazenda segue a mesma linha. Alem de extrair uma merreca de ouro, vc ainda tem que ficar pondo grana pra consertar maquinas que eles estragam, gente que eles contraram e encostam tambem, uma zona.

Mas ai vcs arrendam essa fazenda. Vc para imediatamente de ficar ganhando caraminguas, passa os gastos com investimentos, exploracao e funcionarios pra outro cara que vai te devolver em uma % cada grama de minerio extraido, sem falar que vc ganha em tudo, no salario que ele paga pros funcionarios, no transporte, na criacao de infraestrutura paralela, etc etc.

Em 5 anos vc nunca viu tanto dinheiro na sua vida pingando mensalmente sem ter a menor dor de cabeca, de quebra vc ate elege o presidente da cia, mas ai seu tio bebaco fala "puta mundo injusto, meu! mim devolve que agora eu toco".
Aí você tocou num bom ponto. Esse modelo de exploração é bom pra todo mundo! A família não perde a fazenda, ganha dinheiro e fica "despreocupada". A empresa ganha dinheiro e cumpre o papel dela.
Infelizmente, a venda da vale não foi assim. O pré-sal se assemelha um pouco ao seu exemplo.

NewKa is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-10-13, 11:14 #32
Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
Se foi pra mim
Nope.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 11:14 #33
hehehe, claro newka, quando é bom é pt, quando é ruim é heranca maldita

Jeep is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

21-10-13, 11:23 #34
Só digo uma coisa CSN
Uma merda de empresa por decadas, só dando prejuizo atrás de prejuizo, sendo bancada por brasileiro, dando dinheiro para bandidos, 100% ineficiente.
Vendida a preço de banana.
Hj em dia da em tributos muito mais do q fez por anos.

Empresa publica=ineficiencia
Petrobras não escapa disso, por anos foi ineficiente, hj é competitiva sim.
Mas depois de lavar muita grana.
E só teve esse salto atual, graças ao investimento enorme q teve nos ultimos anos.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

21-10-13, 11:40 #35
E mesmo assim tá na bosta e se endividando horrores.
A Graça Foster disse num Canal Livre que só por 2020 eles esperam conseguir arrumar.

Stranger is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 11:45 #36
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
hehehe, claro newka, quando é bom é pt, quando é ruim é heranca maldita
não entendi.. a venda da vale não seguiu o modelo que você mesmo esboçou ali e ainda assim rola um "herança maldita" de ironia? Então tá.

NewKa is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 11:52 #37
nao, ta certo, foi tudo uma armacao combinada e so nao foi pior devido aos chutes e liminares feitas por nossos herois da esquerda. Infelizmente a vale e tudo que existe no subsolo mineral brasileiro foi entregue a preco de banana e nada que preste foi deixado aos brasileiros a nao ser um enorme prejuizo, felizmente com o pre-sal sera completamente diferente, assim como foi com o sao francisco, os aeroportos, o trem bala, as rodovias, os pedagios, os pacs, em resumo, com tudo. Nao é apagao e nao é privatizacao, nunca, a menos que seja no governo dos outros.

Jeep is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

21-10-13, 11:52 #38
Modelo de exploração do pré-sal deve mudar após o leilão de Libra

Essa é a expectativa de representantes do setor privado após intensos contatos com o governo nos últimos meses. “A ideia é, depois do leilão de Libra, arrumar a casa para o que vier adiante”, disse um interlocutor do governo nessa área.

Um dos aspectos que será objeto da discussão é a determinação legal de que a Petrobras seja a operadora única de todos os campos, tendo que deter no mínimo 30% de cada poço de petróleo do pré-sal. Outro, que é motivo de inquietação tanto nas empresas privadas quanto na própria Petrobras, refere-se ao papel destacado à Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa estatal que não colocará um centavo no negócio, mas terá 50% do comitê operacional do consórcio vencedor e poder de veto.

Caberá a PPSA definir “a profundidade do poço, a rotação/minuto da sonda que for contratada ou, ainda, se a broca será de diamante ou de aço”, citou um ex-dirigente da Petrobras, para exemplificar o nível de detalhe. Cumpridas suas determinações, a estatal poderá autorizar ou não o custo incorrido nos cálculos do custo em óleo. Esse modelo teve inspiração na experiência da Noruega, que tem a Petoro. A diferença entre a PPSA e a Petoro, porém, é que na Noruega a estatal entra com dinheiro no consórcio. Aqui, a empresa vai entrar só com o poder de intervenção. “Para mim, criaram a PPSA para controlar a Petrobras “, disse a mesma fonte que informou ter sido, na discussão, contra a criação dessa empresa.

Questiona-se, também, as exigências de conteúdo local. Mas flexibilidades nessa regra podem ser feitas no próprio edital. A lei da partilha subordina os leilões à capacidade da cadeia de suprimento da indústria de petróleo que, atualmente, está sem margem de ociosidade.

Como não há leilões programados para 2014, haverá tempo suficiente para que governo e empresas do setor cheguem a um entendimento melhor do arcabouço legal que vai regular os próximos passos do pré-sal. Técnicos oficiais que participaram da elaboração da lei anteveem, ainda, um “bate cabeças” entre a Petrobras, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a PPSA, pela sobreposição das funções atribuídas a cada uma.

O governo receberá R$ 15 bilhões como bônus de assinatura. Os recursos devem entrar majoritariamente em dólares que serão convertidos em reais, pelo Banco Central, e remetidos ao Tesouro Nacional. A expectativa da área fiscal do governo é de que esse dinheiro entre todo ainda este ano, pois ele será usado para fechar as contas públicas do exercício e ainda gerar algum superávit. Não é de todo impossível, porém, que o pagamento seja feito em parcelas e que uma parte do bônus só entre no caixa da União no início de 2014. Isso vai depender da entrega de toda a documentação pelo consórcio vencedor, explicou uma fonte.

O alto valor do bônus de assinatura e o conjunto de incertezas que subsistem acabou por estreitar a disputa a poucos consórcios. O governo chegou a contar com a concorrência entre até quatro consórcios. O setor privado estava confiante em no máximo dois.

A lógica do modelo tornou as companhias chinesas mais competitivas do que as grandes petroleiras internacionais, na medida que o interesse do governo de Xi Jin Ping é ter acesso direto à reserva e à produção de petróleo, mesmo que a taxa de retorno seja mais modesta.

O leilão se realiza em um momento que a Petrobras está financeiramente frágil e não há segurança de que ela terá capacidade para tocar Libra. Para um ex-presidente da estatal “a hora é inoportuna e a motivação é exclusivamente fiscal”

Se as empresas estatais chinesas vencerem o leilão de hoje, há quem vislumbre problemas futuros. Será um relacionamento para os próximos 30 anos onde não se sabe se a Petrobras estará subordinada à PPSA ou se ambas ficarão à merce do incomparável poder de persuasão do Estado chinês.

Fonte: Valor Econômico

mojud is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
21-10-13, 12:47 #39
Quote:
Um dos aspectos que será objeto da discussão é a determinação legal de que a Petrobras seja a operadora única de todos os campos, tendo que deter no mínimo 30% de cada poço de petróleo do pré-sal. Outro, que é motivo de inquietação tanto nas empresas privadas quanto na própria Petrobras, refere-se ao papel destacado à Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa estatal que não colocará um centavo no negócio, mas terá 50% do comitê operacional do consórcio vencedor e poder de veto.
Essa parte é um ponto que preocupa. Pq as informações não batem. Cada mídia fala uma coisa.

Eu li que o percentual de propriedade varia conforme a precificação do barril no mercado internacional.

Isso pode dar merda. E a gente ao invés de parceiro, ou seja lá o que for. A gente fecha a conta vendido nessa operação.

Ai voltamos a época de Portugal levando nossa madeira embora.

Renegade is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 13:42 #40
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
nao, ta certo, foi tudo uma armacao combinada e so nao foi pior devido aos chutes e liminares feitas por nossos herois da esquerda. Infelizmente a vale e tudo que existe no subsolo mineral brasileiro foi entregue a preco de banana e nada que preste foi deixado aos brasileiros a nao ser um enorme prejuizo, felizmente com o pre-sal sera completamente diferente, assim como foi com o sao francisco, os aeroportos, o trem bala, as rodovias, os pedagios, os pacs, em resumo, com tudo. Nao é apagao e nao é privatizacao, nunca, a menos que seja no governo dos outros.
Uau.
não falei isso em nenhum momento, inclusive o trem bala é um fracasso retumbante, sempre foi, a mesma coisa com a transposição, que até agora ainda tá inoperante.

MAS usar esse argumento de que "não é apagão, não é privatização a não ser que seja no governo dos outros" é meio bizarro, vindo de você.. Eu sei que você sabe que o brasil não corre risco em termos de segurança energética. Quanto às privatizações, aí realmente tem que filosofar bastante e o mais importante: ver o que cada contrato aprecia, para podermos falar. Se você quer chamar o leilão do pré-sal de privatização, então aí realmente acho que temos um problema, já que o leilão está contratando operadores para a extração do petróleo. No modelo antigo as áreas eram vendidas e o que saísse era de quem tinha comprado a área, pronto.

NewKa is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

21-10-13, 13:48 #41
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
e o taco ahuhua
Não sou petista e não tenho opinião formada sobre o assunto.

taco is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 13:57 #42
cara, é bem simples, vc esta tirando o controle estatal e entregando para a iniciativa privada, em especial de outros paises, parece que vc esquece o obaoba que sempre se fez em todas as eleicoes, onde o pt sempre dizia que cuidariam de tudo, nao entregariam a soberania pra ninguem, nem para empresarios nacionais gananciosos, nem para entrangeiros avidos por nossas riquezas, yada yada. Cada privatizacao, seja uma eletrobras, uma vale, uma csn, uma teles* foi infernal e sabotada ate o limite do possivel, mas agora com os aeroportos, portos, exploracao de petroleo, "ah, é diferente, tecnicamente nosso contrato é outro". Basta ver o video inicial, ela apenas esta sendo vitima da mesma falacia que jogava nos outros, e a bem da verdade da incompetencia da oposicao que em vez de assumir e defender, vestia coletinho cheio de logotipo de empresa nacional.

Nao corre risco? certo.

http://tribuna-da-imprensa.jusbrasil...isco-de-apagao
http://www.istoe.com.br/reportagens/...+TERMELETRICAS

contanto que chova com frequencia, ou que nao facam "queimadas nas linhas de transmissao (ai ai)", funciona tudo.

Jeep is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-10-13, 14:08 #43
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Uau.
não falei isso em nenhum momento, inclusive o trem bala é um fracasso retumbante, sempre foi, a mesma coisa com a transposição, que até agora ainda tá inoperante.

MAS usar esse argumento de que "não é apagão, não é privatização a não ser que seja no governo dos outros" é meio bizarro, vindo de você.. Eu sei que você sabe que o brasil não corre risco em termos de segurança energética. Quanto às privatizações, aí realmente tem que filosofar bastante e o mais importante: ver o que cada contrato aprecia, para podermos falar. Se você quer chamar o leilão do pré-sal de privatização, então aí realmente acho que temos um problema, já que o leilão está contratando operadores para a extração do petróleo. No modelo antigo as áreas eram vendidas e o que saísse era de quem tinha comprado a área, pronto.
Só uma explicação sobre seu exemplo da fazenda vs privatizacao

Sua fazenda cheia de ouro tem a capacidade de geracao de uma quantia de 100milhoes de reais

Seu tio, o bebado sem dedo, nao sabe gerir muito bem a fazenda E está com dividas

Alem de voce nao ter a capacidade tecnica da extracao de ouro, ainda tem o problema do tio...

Voce pega, vende a fazenda por 70milhoes de reais q serao pagos em 5 anos

Acho um PUTA de um negocio dependendo da situacao(no caso do tio bebasso sem nocao de gestao)

Se voce ve com outros olhos, OK... Aí é opiniao pessoal

Bombastic is offline   Reply With Quote
death2k
Trooper
 

Gamertag: flavinhufix Steam ID: 76561197981543846
21-10-13, 14:10 #44
Quote:
Postado por SaM Mostrar Post

Só eu acho um completo mindfuck a Dilma com um passado de esquerda e luta contra a ditadura meter o EXÉRCITO na rua pra garantir LEILÃO DE PETRÓLEO?
[2]

Cada um abre o Cu da forma que quer, uns votam no PT =)

death2k is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

21-10-13, 14:49 #45
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
cara, é bem simples, vc esta tirando o controle estatal e entregando para a iniciativa privada, em especial de outros paises, parece que vc esquece o obaoba que sempre se fez em todas as eleicoes, onde o pt sempre dizia que cuidariam de tudo, nao entregariam a soberania pra ninguem, nem para empresarios nacionais gananciosos, nem para entrangeiros avidos por nossas riquezas, yada yada. Cada privatizacao, seja uma eletrobras, uma vale, uma csn, uma teles* foi infernal e sabotada ate o limite do possivel, mas agora com os aeroportos, portos, exploracao de petroleo, "ah, é diferente, tecnicamente nosso contrato é outro". Basta ver o video inicial, ela apenas esta sendo vitima da mesma falacia que jogava nos outros, e a bem da verdade da incompetencia da oposicao que em vez de assumir e defender, vestia coletinho cheio de logotipo de empresa nacional.

Nao corre risco? certo.

http://tribuna-da-imprensa.jusbrasil...isco-de-apagao
http://www.istoe.com.br/reportagens/...+TERMELETRICAS

contanto que chova com frequencia, ou que nao facam "queimadas nas linhas de transmissao (ai ai)", funciona tudo.
Pô jeep, do jeito que você falou agora até parece que você tá com mais raiva de todo o carnaval que os vermelhos faziam sobre privatização do que qualquer outra coisa. E você tá certo, é tirar do controle estatal e colocar nas mãos da iniciativa privada. E é aí que tá a diferença. A questão não está na privatização do modelo do consenso de washington lá, que é basicamente VENDER TUDO e pronto. No do pré-sal a área continua sendo da petrobrás, que vai ter controle total sobre quem vai fazer o poço, como vai fazer o poço, quanto vai tirar do poço...
No vídeo ela fala muito bem: manter o modelo antigo é privatizar, porque no modelo antigo as áreas eram VENDIDAS pras empresas e as empresas faziam o que bem quisessem, e todo o petróleo produzido nessas áreas era da empresa.

No novo modelo não é assim. O petróleo produzido é partilhado, até certo limite é do parceiro produtor, o resto é da petrobrás. Você realmente não vê diferença?



Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
Só uma explicação sobre seu exemplo da fazenda vs privatizacao

Sua fazenda cheia de ouro tem a capacidade de geracao de uma quantia de 100milhoes de reais

Seu tio, o bebado sem dedo, nao sabe gerir muito bem a fazenda E está com dividas

Alem de voce nao ter a capacidade tecnica da extracao de ouro, ainda tem o problema do tio...

Voce pega, vende a fazenda por 70milhoes de reais q serao pagos em 5 anos

Acho um PUTA de um negocio dependendo da situacao(no caso do tio bebasso sem nocao de gestao)

Se voce ve com outros olhos, OK... Aí é opiniao pessoal
Mas é exatamente aí que eu queria chegar, bomba. É questão de ponto de vista e opinião pessoal. Se for pelo preço justo, eu acho até negócio fazer a venda mesma. Mas se for só pra sanar umas dívidas de família e fuder o resto da família, não faz sentido nenhum.
No teu exemplo, você deu uma cota de 70% pra venda. Acho super interessante. No caso da vale, não foi bem assim. Acho que só uma das jazidas que deixaram de fora do leilão era estimada em 9 bilhões. E não "alugaram" a vale. Venderam mesmo, doaram.. Diferente das concessões dos aeroportos, por exemplo, que têm 20 anos de duração. Ou seja, a fazenda continua sendo da sua família, você tá ganhando por isso, e depois de 20 anos, você pode decidir se quer continuar arrendando, vender, fazer o que seja.

NewKa is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-10-13, 15:03 #46
newka está para o PT como o Eon está para a Apple ou Deus?

Você. Decide.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 15:32 #47
Eu estou onde sempre estive, nao sou xiita de achar que o estado tem que controlar tudo. Seja vendendo ou passando a administracao, quem for mais competente que leve. Quem acha que fora do estado nao ha salvacao sempre foi o pessoal vermelho, vide o video do post #1.

So que vejo que o governo que sempre demoniza qq empresario que queira explorar algum item "da soberania nacional", mudou de ideia, quer dizer, ate a eleicao, claro, ai recomeca a conversa da petrobrax, da privataria, do dossie caymann, talvez apareca algum aloprado, just the usual.

Engracado mesmo sao as regras de leilao disso e de tantas outras, que tem que ser ajustadas o tempo todo pq ninguem simplesmente se interessa em fazer alguma oferta. E depois da petrobras sair de uma blue chip para praticamente uma piada, vc realmente acha que partilhar vai ser a solucao? ok entao. http://www.gazetadobrasil.com.br/201...-qualquer.html

Mas eu queria entender entao, se a vale e todas as jazidas que ela tinham eram uma coisa tao valorosa, pq nao tiveram ofertas melhores? pq ela por si so nao lucrava? A sua resposta vai ser na linha "deram de graca e ficaram com o lucro", mas é de se espantar como todos os gavioes capitalistas em um leilao livre deixaram de fazer um otimo negocio, nao? eles devem ter disputado no par ou impar e os perdedores concordaram em dar um lance de 1 real e so o ganhador deu um lance real (esses capitalistas sao mt honrados no par e impar pelo jeito) OU nao era um negocio tao liquido e certo, tanto que ultimamente ela so tem se ferrado. Quem sabe foi mais um negocio que deu certo na epoca devido ao "lugar certo, hora certa, china a milhao". Mas depois do fiasco do eike, eu nao tenho mais tanta certeza se da pra se confiar tanto em "maior reserva de petroleo do mundo".

e o risco energetico? continua dizendo que esta tudo resolvido e que esse negocio de apagao é errado, que "o que aconteceu foi blackout, minha filha"?

edit:

A contra partida das privatizacoes eram as agencias reguladoras, que iriam fiscalizar, multar e controlar as empresa, elas definem as regras de cada parte e tem plenos poderes, ja esqueceram que a anatel proibiu a tim, a vivo e a claro em alguns estados de vender planos novos? Isso é entregar empresas? Na hora do reajuste do plano de saude vcs nao recebem o aviso do plano que foi autorizado x% a partir de 4 meses (exemplo) e que vao tirar essa diferenca nas proximas cobrancas? Que novamente planos com muitas reclamacoes foram proibidos de vender novos planos? Que a partir do mes tal, que as empresas sao obrigadas a fazer tratamento de novos procedimentos? Nao me parece simplesmente "omg, entregaram nosso patrimonio!!!"

So que a coisa comeca a degringolar quando vc comeca a sucatear essas agencias, ja que elas tomam decisoes que podem prejudicar interesses politicos, ou simplesmente poe a companheirada na diretoria, algo no estilo que esta rolando no stf. Ocasionalmente fica meio chato http://oglobo.globo.com/economia/def...saude-10235672


Last edited by Jeep; 21-10-13 at 16:04..
Jeep is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
21-10-13, 15:39 #48
wait
quem ta postando com a conta do jeep?

ja falei q isso eh sacanagem

OrGg is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

21-10-13, 15:41 #49
Uma coisa NINGUÉM lembra
FHC fez um empréstimo de 40 bilhões, pq o Brasil tava quebrado.
O Brasil não tinha 40 bi..
Olha a situação hj em dia, falamos em trilhões

A vale foi vendida pq o pais tava quebrado, se não estivesse quebrado não seria vendida. Seria investido dinheiro assim como foi com a petrobras(aqui pode ser aberta uma discução pq PT investiu e talvez PSDB não teria mas ok posso dar um ponto pro PT por isso, mas tb posso retirar afinal investimentos bilionários tanto na petrobras como em outras companhias em geral pelo pais...)

Sério 5 bilhões na época era grana pra kct.
Eramos pobres e de 3 mundo MESMO.

Hoje somos uma potencia, q JAMAIS seriamos se não fossem essas medidas tomadas nos anos 90

SsjGohan is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-10-13, 15:41 #50
SÓ 1 CONSÓRCIO COMPROU PELO PREÇO MÍNIMO.

HUEHUEHUEHUEBRBRBRBRPINOYNOY

GIBE MONEY PLOX.

u3663 is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
21-10-13, 15:54 #51
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
SÓ 1 CONSÓRCIO COMPROU PELO PREÇO MÍNIMO.

HUEHUEHUEHUEBRBRBRBRPINOYNOY

GIBE MONEY PLOX.
A shell + 2 chinesas compraram repassando 41,65%, q era a porra do minimo ...

pqp... obrigado brasil! nem vender caro o peixe q é nosso sabemos fazer..

OrGg is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-10-13, 16:02 #52
Shell, Total, as chinesas e Petrobras... de 10 empresas.

Ou seja: Galere, junta ae, cada um dá uns 20%...e como somos maioria, a gente compra pelo menor valor possível. Que tal?

BOM NEGÓCIO HEIN CHAMPS

u3663 is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

21-10-13, 18:18 #53
Leilão de Libra chega na pior hora para Petrobras

Assim, o projeto deixaria de ser um benefício para tornar-se um problema, que se soma a uma lista extensa: dificuldade em elevar a produção, defasagem dos preços de combustíveis e plano ousado de investimentos.

O Bank of America Merrill Lynch (BofA) explicita a situação da empresa em relatório. A Petrobras tem a maior dívida do planeta, de acordo com a instituição, considerando companhias de capital aberto não financeiras. Ao fim do segundo trimestre, as obrigações somavam US$ 112,7 bilhões, contra US$ 104 bilhões da China State Grid, US$ 98 bilhões da americana Verizon e US$ 90 bilhões da China National Petroleum Corporation (CNPC).

Anne Milne, analista de dívida do BofA, calcula que, caso todos os fatores que pressionam a Petrobras hoje continuem agindo até o fim do plano de negócios, em 2017 sua alavancagem superaria 6 vezes. A projeção da companhia, porém, no âmbito de seu programa de investimentos, é que, considerando que suas metas de produção de petróleo e de refino serão atingidas, o indicador caia a 1,67 vez no mesmo prazo. A alavancagem é medida pela relação entre dívida bruta e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

Para compensar o peso do campo sobre seus gastos, Marcelo Torto, da Ativa, acredita que a empresa pode adiar investimentos. “Pode ocorrer o corte ou a extensão do plano de negócios para ajudar a suavizar a cifra negativa de seu fluxo de caixa”, concorda Milne, do BofA. A perspectiva do banco é que os valores podem ser reduzidos de US$ 44 bilhões por ano para US$ 38 bilhões sem grande prejuízo aos projetos da companhia.

continua...

Fonte: Valor Econômico


Cortei a notícia, quem quiser vê na fonte, o problema maior não é o leilão de Libra, nem o modelo de partilha, mas sim a pressão que a Petrobras está levando nas costas. O nível de alavancagem já está um absurdo e a empresa ainda precisa sustentar a política nacional de combustíveis (quer dizer, o preço, pq não existe política). Não é só a gasolina que a Petrobras subsida, o diesel também é subsidiado, o GLP e em alguns casos até o gás natural.

Se o óleo de xisto americano seguir a tendência de queda no preço, como aconteceu com o gás de xisto, o preço internacional do barril pode cair e aí veremos acontecer o impossível, que é a maior e mais estruturada empresa do país ir para o saco.

mojud is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-10-13, 18:22 #54
Quote:
Postado por kakarotto Mostrar Post
Cara, nao importa o que acontecer, um amante de algo/alguem sempre vai defender ate a morte contra tudo e contra todos.

Vide newka -> PT
Eon -> Deus
Serjaum -> Xbox
Didz -> Senna
NP -> Loving Boat
Eu defendo a Nintendo, mas com o Wii U não tenho conseguido.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-10-13, 19:43 #55
depois que eu vi que a propria petrobras comprou 40%... eles estao no vermelho e ainda vao ter que gastar alguns bilhoes para efetuar o negocio.

é... sai caro uma empresa maquiar a inflacao do governo.

vamos ver, estao com dividas, a "entrada" na brincadeira era de 15 bilhoes, entao vamos ver, petrobras pagou 40% de 15 bi, isso sao 6 bilhoes, como ela nao tem essa grana, basicamente vai emprestar do bndes ou de alguma mae por ai, portanto, de nos. Olha que legal, nos estamos pagando por um petroleo que foi encontrado em nosso territorio.

entao de saida ja nao sao 15 bi pra gente, os socios pagam 9, a petro(a gente) paga 6, lucro de 3 bi, weeeeee, nem ficamos no vermelho. Da mesma forma, dos 41,65% que "iriam ficar pra gente", a petro ja é dona de 40% mesmo, é newka, realmente esse modelo foi campeao.


Last edited by Jeep; 21-10-13 at 20:15..
Jeep is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

22-10-13, 15:39 #56
Concordo. O outro modelo ia fazer o que mesmo, vender tudo a preço de banana para ganharmos 1 bilhão agora e pronto? yay!!! \o/

adendo: e sim, acho furada calcular com o preço do barril a 100 usd, já que temos milhares de novas tecnologias surgindo aí. Mas não dá pra fazer o cálculo em cima de um preço mãe dinah, né.

Quote:
Prevalece nos cálculos a oferta média do edital, calculada para poços com vazão de 10 mil barris diários e preço do petróleo a 100 dólares o barril.

Receita bruta por barril (A) US$ 100

Royalties (B=15%*A) US$15

Custos de Extração (C) US$30

Receita líquida (D=A-B-C) US$ 55

Óleo Governo (E=41,65%*D) – US$ 22,91

Óleo Consórcio (F=D-E) US$ 32,09

Imposto Renda (G=25%*F) US$ 8,02

CSLL (H=9%*F) US$ 2,89

Lucro Final do Consórcio (I=F-G-H) US$ 21,18 (30,2%)

Parcela da Petrobras no Lucro do Consórcio (40%) – US$ 8,72

Fatia do Governo s/ dividendos (L=B+E+G+H) US$ 48,82 (69,8%)

Dividendos governamentais sobre lucro da Petrobras(48%) – US$ 4,19

Fatia do Governo com dividendos da Petrobras – US$ 53,01 (75,73%)

Receita governamental sobre reserva estimada de 10 bilhões de barris = 488,2 bilhões de dólares.

Custo de produção ( equipamentos, pessoal, insumos, dutos, sondas, navios-tanque, etc) – 300 bilhões de dólares.

Lucro do consórcio: 211,8 bilhões de dólares, sendo 87,2 bilhões da Petrobras, dos quais 48% (41.9 bilhões) correspondem a dividendos governamentais.

NewKa is offline   Reply With Quote
user114
.
 

22-10-13, 16:05 #57
esse assunto me chocou um pouco
ainda mais pq tenho dois amigos petistas doentes, daqueles q sao filiados, usam broche e enchem o saco o dia todo no facebook com posts falando bem do pt e que inclusive trabalham na petrobras simplesmente detonando o pt pos leilao e taxando o partido outrora amado deles de covarde. :o

achei q nao fosse viver pra ver um petista falar mal do seu governo...

user114 is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

22-10-13, 16:33 #58

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-10-13, 17:05 #59
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
O outro modelo ia fazer o que mesmo, vender tudo a preço de banana
Acorda, ninguem se interessou nesse modelo, petro teve de alem de entrar no leilao, subir a propria oferta de 30 para 40%.

http://josiasdesouza.blogosfera.uol....-nomenclatura/

Leilão de Libra virou um desafio à nomenclatura

Num de seus escritos, Millôr Fernandes anotou: “Se em vez de salvar Barrabás a multidão tivesse salvado Cristo, a coisa só mudaria de nomenclatura. A humanidade teria criado em torno de Barrabás a mesma lenda que criou em torno do Outro. E nós seríamos todos barrabãos.”

Em pronunciamento levado ao ar na noite passada, Dilma Rousseff disse que o leilão do campo petrolífero de Libra “é bem diferente de privatização.” Ora, existe no Estado brasileiro uma certa incapacidade de investir. Essa debilidade força o governo a buscar na iniciativa privada o dinheiro de que não dispõe.

Se em vez de chamar esse mecanismo de privatização Dilma passar a chamá-lo carinhosamente de Valdirene, a coisa também só mudará de nomenclatura. O sindicalismo companheiro vai pendurá-la na mesma cruz em que o ex-PT pregou FHC. E o investidor, sem vocação para a idolatria, só colocará dinheiro onde houver perspectiva de lucro.

A União levou ao martelo um dos maiores campos petrolíferos do planeta. No modelo anterior, de concessão, seria um negócio com potencial para atrair o interesse de mais de três dezenas de empresas. No modelo Valdirene, de partilha, a concorrência não teve concorrentes. Foi um leilão de consórcio único (quatro empresas, noves fora a Petrobras).

A coisa toda foi bem esquisita. Guindada à condição de operadora, a Petrobras já entrou na parada com 30%. Quer dizer: o investidor foi convidado a arrematar o privilégio de ser sócio da Petrobras num negócio comandado por outra estatal brasileira, a PPSA, criada especialmente para gerir o pré-sal.

De repente, depois de escolher os parceiros que participariam com ela do leilão, a Petrobras resolve também dar um lance. Aos 30% que já detinha por força do edital, adicionou outros 10%. Como os participantes do consórcio terão de pagar ao governo um bônus de R$ 15 bilhões na assinatura do contrato, a estatal petroleira do Brasil contraiu uma dívida de R$ 6 bilhões com o Tesouro brasileiro. Fez isso num instante em que, descapitalizada, necessita de capital.

Potencializando a ironia, as supercapitalizadas estatais chinesas CNOOC e CNPC acharam melhor economizar no lance. Cada uma pingou 10%. Para alívio do governo, as europeias Shell (20%) e Total (20%) associaram-se ao lance mínimo de um leilão sem disputa. O ministro Guido Mantega (Fazenda) soltou fogos: “Foi um sucesso”.

Mantega negou que o modelo Valdirene de partilha do pré-sal vá ser alterado —“principalmente agora que vimos que ele funciona.” O mesmo Mantega declarou que nada impede o governo de aperfeiçoar o modelo para os futuros leilões. “Sempre estaremos buscando modelos atraentes para as empresas”. Heimmm?!? “Queremos competição”. Ah. bom!

Dilma também festejou “o sucesso do leilão do Campo de Libra”. Para ela, “as etapas de viabilização do pré-sal têm acumulado, até agora, grandes vitórias.” Acha que “as etapas futuras vão trazer, sem dúvida, novos desafios.” Mas está otimista: “Eu tenho certeza que o Brasil responderá à altura.”

Assim, convencionou-se chamar de vitória um leilão esquisito, feito sob regras que provocaram um atraso de cinco anos, num instante em que o investidor dispõe de novas jazidas no México e na África, e numa hora em que os EUA desbravam as fronteiras energéticas do gás de xisto.

Fazer o quê? Na falta do ótimo, não resta senão comemorar o razoável. Com muita criatividade e boa propaganda, urubu sempre poderá fazer pose de ‘meu loro’ em rede nacional de rádio e tevê. Não fosse pela plumagem preta, nem os petroleiros da CUT notariam a diferença.


Last edited by Jeep; 22-10-13 at 17:38..
Jeep is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
22-10-13, 17:15 #60
Newka, vamos ver se é privatização ou não.

Quem é dono do terreno, o GOVERNO BRASILEIRO ou O CONSÓRCIO?

Never Ping is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

22-10-13, 17:46 #61
a união, pingo =( Sempre foi, e sempre será. Do terreno e do que há no subsolo!
A diferença é que no modelo antigo, todo o óleo, gás, etc etc. era da empresa, que só pagava impostos e royalties.. Agora, no modelo Valdirene, 41% do petróleo extraído é do Brasil, que continuará ganhando os impostos, os royalties e ainda vai ter o lucro por meio da petro.

E Jeep, gostei do artigo. Do mesmo jeito que tem desse assim, de gente falando do fracasso retumbante, tem de gente falando que é foda, como sempre. Estamos falando do PRIMEIRO leilão do pré-sal, de uma tecnologia que já é viável, mas que não foi colocada pra rodar em capacidade total.. Tu acha mesmo que negada ia entrar de peito aberto?
Fora isso, é claro que "ninguém gostou do modelo", afinal, esse modelo não doa tudo, como de praxe.

NewKa is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
23-10-13, 08:42 #62
É obvio que vai dar dinheiro, so que nao o quanto poderia ter dado, ou nao, vc sabe o preco do barril de petroleo daqui a 1 ano? 5? a vale deu sorte com isso na epoca, da mesma forma que esta dando azar agora, de quebra com a ingerencia. Sobre o "doa tudo", sua primeira linha ja te contradiz, qq coisa é so o seu governo sem oposicao cancelar o contrato da vale, dar uma graninha a titulo de "instalacoes" e fim, ué? quase 12 anos de criticas e nenhuma atitude?

Alem do que, o assunto nao é apenas "modelos", e sim o carnaval, o fato INEGAVEL é que empresas estrangeiras privadas irao explorar o nosso imexivel e inesgotavel petroleo por incapacidade da petrobras e da uniao. Chame de privatizacao ou de valdirene, o fato é que isso sempre foi pecado mortal, mas de repente virou algo singelo.

newka, me explica uma coisa, se é um leilao a gente torce por algo acima do preco minimo, nao? se vc poe esse patamar em 41,65, vc ja é a OPERADORA e JA ENTRA com 40%, pq diabos eu vou ficar aumentando o lance? Pra te dar mais lucro? vou me juntar contigo e bora, pra que entrar contra? pra pagar mais e pra de qq forma ter vc como operador?

Atualmente a divida da petrobras é de 230 bilhoes de reais, vc realmente acha que ela tem condicao de arcar com mais esses 40% de investimentos pra chegar no petroleo? qual vai ser a magia?

1) mais emprestimos companheiros que sairao dos bolsos brasileiros.
2) pagar em petroleo pelo dinheiro investido pelos gringos.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mer...orrencia.shtml
[SPOILER]

A entrada da Petrobras em um consórcio para elevar sua participação no campo de Libra, vendido anteontem pelo governo, inibiu a formação de outros consórcios, avaliaram participantes do processo.

"A Petrobras já seria operadora de qualquer jeito, se decidiu fazer um consórcio, era para ganhar, e o melhor era ir com ela", disse à Folha o presidente da Ecopetrol no Brasil, João Clark.

A Petrobras ganhou ontem, sem nenhuma concorrência, o contrato de partilha para explorar o campo de Libra, onde se estima que tenham recursos recuperáveis de 8 bilhões a 15 bilhões de barris de petróleo, quase o total das reservas brasileiras.

A estatal já tinha 30% obrigatórios e comprou mais 10%, ficando como maior acionista individual no campo.

A Petrobras fez parceria com duas empresas chinesas (CNPC e Cnooc), com a anglo-holandesa Shell e a francesa Total, formando um superconsórcio com companhias que estão entre as 15 maiores do mundo. Com isso, garantiu a vitória sem ágio sobre o percentual mínimo de petróleo que terá que entregar para a União.

Pelo edital, o consórcio para disputar Libra teria no máximo cinco integrantes.

Clark informou que torceu até uma semana antes do leilão para que algum dos sócios da Petrobras desistisse, e até conversou com outras empresas, como a indiana ONGC, para tentar formar um segundo consórcio, sem sucesso. Apenas a Petronas, da Malásia, não chegou a ser sondada para uma parceria.

"Tentamos de todas as maneiras entrar nesse consórcio [da Petrobras]", lamentou. Ele torce agora para a realização de um segundo leilão do pré-sal e diz que os planos da empresa são de crescer no Brasil.

Clark explicou que a formação de um segundo consórcio fracassou porque, das sete empresas habilitadas como operadora A, ou seja, que tinha direito a liderar um consórcio, quatro estavam com a Petrobras, que também é A. As duas restantes eram a ONGC e a Petronas, que ficaram de fora.

A portuguesa Petrogal também sonhava com uma fatia de 10% no consórcio da Petrobras, depois que os planos de ir com a espanhola Repsol e a chinesa Sinopec foram por água abaixo, informou uma fonte da indústria.

A Sinopec se inscreveu para o leilão em parceria com a Repsol, mas foi impedida na última hora pelo governo chinês de concorrer com as outras empresas do seu país, que ficaram no consórcio com a Petrobras. Insatisfeita, a companhia espanhola informou na manhã do leilão que havia desistido de concorrer.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura Adriano Pires, o modelo adotado no país para a venda do pré-sal é "perverso".

"Se você já diz que a Petrobras será operadora única, não deveria deixar a Petrobras entrar no leilão. Na medida em que ela entra no consórcio, você desestimula a criação de outros, todos querem ir com a Petrobras."

Ele afirmou que o maior perdedor do leilão de anteontem foi o próprio governo e que, por mais que seus integrantes tentem disfarçar, um leilão sem ágio sempre será considerado um fracasso.



mas nao esquenta, tem a proxima valdirene dos aeroportos.

"Essa modelagem, de 49% da Infraero, é um sacrifício para o País. Como ela não tem capital, é o Tesouro que faz o aporte necessário para que a participação seja cumprida."

http://noticias.r7.com/economia/noti...-20131022.html

[SPOILER]O modelo de concessões dos aeroportos do Brasil, que prevê a participação de 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nos consórcios, pode ser revisto, de acordo com o chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco. Em palestra no Fórum Exame de Infraestrutura nesta terça-feira, 22, no Rio, Moreira Franco afirmou que o "tempo vai levar a uma compreensão de que existe opções melhores".
Ele argumentou que a obrigatoriedade da participação da Infraero nos consórcios que operam os aeroportos causa um "ônus" ao País. "Essa modelagem, de 49% da Infraero, é um sacrifício para o País. Como ela não tem capital, é o Tesouro que faz o aporte necessário para que a participação seja cumprida."

Após a palestra, Moreira Franco evitou detalhar como seria um novo modelo. "Temos de buscar sempre boas alternativas. Tem pessoas que entendem que esta não é uma boa prática", afirmou. "Na primeira concessão, havia um prazo diferente para o aporte do capital privado e da Infraero. Agora não, o prazo é o mesmo, o que vai pressionar mais o Tesouro." O chefe da SAC da Presidência da República também defendeu que a Infraero passará por uma "transformação" com a concorrência de operadoras privadas no setor. "Ela não estará mais sozinha no mercado."

Empresas

Moreira Franco afirmou que as empresas concessionárias do setor de infraestrutura não têm recursos suficientes para suprir a demanda do País para os investimentos previstos no plano de concessões. O chefe da SAC da Presidência afirmou que é preciso "sofisticar o capitalismo brasileiro" e produzir uma "diversidade de atores" que participam das concessões.

"O Brasil precisa de muito investimento, e nós não temos muito players. Se você vê portos, rodovias etc, todos os concessionários estão participando ao mesmo tempo. Eles não têm recursos suficientes para suprir a necessidade do País", avaliou. Segundo Moreira Franco, o programa de aviação regional proposto pelo governo poderá abrir a possibilidade de trazer outros players para o mercado brasileiro. "É preciso que haja um esforço no sentido de sofisticar o capitalismo brasileiro, e essa sofisticação não se dá com os mesmo atores. A diversidade obrigatoriamente significa muitos atores e atores diferentes", concluiu.

Jeep is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

23-10-13, 22:46 #63

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-01-14, 17:24 #64
Pré-sal vai da euforia à realidade
[SPOILER]
http://www.estadao.com.br/noticias/i...,1116075,0.htm

Quando campos de petróleo representando bilhões de barris foram descobertos na costa brasileira, autoridades do governo disseram que o achado transformaria o País num importante ator na área energética. Mais de seis anos depois, a perspectiva para o setor petrolífero brasileiro, como a própria economia, é mais moderada. A produção de óleo está estagnada, a Petrobrás está repleta de dívidas e as empresas de petróleo estrangeiras estão cautelosas quanto a investir no Brasil.

"Engraçado, há poucos anos todos adoravam o Brasil", diz Roger Tissot, consultor veterano do setor energético latino-americano. "Agora parece que a paixão acabou."

O Brasil antes se via como uma potência emergente na área petrolífera que iria suprir a demanda mundial, mas agora se depara com uma dura realidade e poderá ter de reduzir suas expectativas, afirmam antigas autoridades brasileiras, executivos e analistas do setor.

A enorme abundância encontrada no fundo do mar repentinamente ficou menos atrativa para as empresas petrolíferas. Outras fontes de energia promissoras emergiram em todo o mundo, incluindo campos na África, areias de betume no Canadá e os depósitos de gás de xisto. "Essas companhias têm vigor financeiro, capacidade de engenharia e tecnologias para se mover por todo o mundo", diz Ramón Espinasa, especialista da área no Banco de Desenvolvimento Interamericano, em Washington. "Elas podem escolher e isso explica por que não estão no Brasil."

Para alguns especialistas do setor, os estrategistas brasileiros da área energética que se referiram a reservas não confirmadas que concorreriam com as das maiores potências petrolíferas podem ter exagerado sobre o "pré-sal". "Autoridades de governo afirmaram que as reservas brasileiras eram equivalentes a 50 bilhões de barris, 100 bilhões e até 240 bilhões, mais do que na Arábia Saudita", disse Wagner Freire, geólogo que trabalhou 35 anos na Petrobrás, onde supervisionou a exploração e produção do bruto. "Muitos poços perfurados na área do pré-sal estavam secos."

Quando das descobertas em 2007, Lula disse que o "Brasil ganhou na loteria". A Petrobrás era uma das dez maiores companhias do mundo, admirada por investidores como George Soros e se tornou a predileta de Wall Street.

Funcionários da Petrobrás conceberam um plano que daria ao Brasil status de elite entre os produtores de energia do mundo, com a produção subindo de 2 milhões de barris por dia para 5,3 milhões em 2020, segundo o presidente da empresa na época, José Sergio Gabrielli.

As projeções hoje são mais limitadas, mas ainda ambiciosas: 4,7 milhões de barris diários dentro de uma década, de acordo com o ministro Edison Lobão. "Considerando que nessa ocasião nosso consumo será de 3,1 milhões de barris por dia, estaremos exportando em torno de 1,6 milhões de barris diários de petróleo". Será o volume total de petróleo exportado pela Venezuela, país membro fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Encargos pesados. Segundo alguns especialistas, a previsão é irrealisticamente otimista. "Esqueça esses dados", afirmou o executivo de uma instituição financeira internacional que discutiu a questão com autoridades brasileiras da área energética e assessora empresas de petróleo. De acordo com ele, o Brasil não encontra novas bacias desde 2008 e enfrenta o desafio avassalador de desenvolver a área do pré-sal que terá um custo de US$ 237 bilhões. "As pessoas dizem que a Petrobrás não tem capacidade para administrar isso", disse, referindo-se ao que é considerado o projeto de investimento corporativo mais caro do mundo.

Para ressuscitar o setor da construção naval, a Petrobrás e empresas parceiras precisam usar as plataformas de petróleo e outros equipamentos pesados fabricados no Brasil - resultando em gastos extraordinários e escassez de equipamentos.

A exigência é que a Petrobrás seja a operadora líder e tenha uma participação mínima de 30% em qualquer dos novos campos de pré-sal, o que implica enormes responsabilidades financeiras para a empresa e ao mesmo tempo afasta potenciais parceiros estrangeiros. A companhia também é forçada a importar gasolina a preços abaixo do mercado - política que tem por fim combater a inflação e representou um custo para a empresa de US$ 20 bilhões desde 2008.

"A perda de receita que o governo impõe à Petrobrás obriga a companhia a assumir mais dívidas", diz Adriano Pires, ex-assessor da Agência Nacional do Petróleo (ANP). "O governo usa a Petrobrás para seus objetivos eleitorais e econômicos".

A empresa responde a isso vendendo ativos no Peru, Colômbia, África e Golfo do México. E adiou o desenvolvimento de outros campos potencialmente lucrativos, como os depósitos de Sergipe, cuja projeção é render 1 bilhão de barris de petróleo.

De acordo com a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, a situação financeira a curto prazo "é tranquila", com US$ 58 bilhões em caixa. Afirmou também que a diretoria da Petrobrás "está vigilante quanto às dívidas e vem trabalhando para tornar a geração de recursos mais previsível e reduzir o endividamento da companhia".

Mas cada vez mais os mercados financeiros consideram a Petrobrás uma empresa muito sobrecarregada. O valor das suas ações despencou, parte de uma tendência que dura dois anos em que a Petrobrás perdeu um terço do seu valor.

Jeep is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

09-01-14, 19:50 #65
Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
é a mesma coisa que concessao de rodovias? Porque na hora da propaganda eleitoral as oposicoes sempre falam que foi privatizado...
Deu com os dois pés no peito de maneira linda HUAEHUE
Como que eu não tinha lido huaeshaeshuaehusaehu

E privatizar a Vale foi uma péssima né? Antes era bem melhor! huaeshuaeshueshuhaesuaes pqp..

ShadoW is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-11-15, 06:21 #66
Nossa, mas pq o estado nao pegou as hidreletricas de volta pra administrar? ia ser tao bom, ja que eles nao tem interesse em lucro, sao competentes e tem os melhores quadros, a melhoria no preco seria otimo para todos os brasileiros!!!!1onze.

Ainda bem que o PT é de direita, senao era capaz da esquerda ter de admitir que nao sabe gerir negocios. Mas o lula em 2018 (ou o psol, quem sabe?) culpam os adversarios de serem entreguistas, reestatizam tudo, e ai da certo.

http://spotniks.com/ontem-rolou-o-ma...ficou-sabendo/

Quote:
A dúvida persistente entre o que seriam privatizações ou concessões ao final pouco interessa. O repasse de ativos públicos para a gestão privada tornou-se uma unanimidade, cabendo aos governos não mais discutir quem gerencia melhor os ativos, mas quem vende tais ativos em melhores condições. Enquanto a militância luta com unhas e dentes para manter o manto ideológico intacto, o governo segue pragmático, como demandam tempos de crise, e procura a forma mais lucrativa para privatizar ou conceder, não importando o nome, mas os lucros que se obtém.
[SPOILER]
Por onde quer que se olhe, a Lava Jato é uma operação impressionante e de grandes proporções: são 116 presos, 75 condenados, 16 empresas envolvidas, R$ 42 bilhões em desvios e quase R$ 10 bilhões em propinas. Mais impressionante, porém, é o vigor com o qual ocorre as operações da Polícia Federal. Se a prisão do bilionário Marcelo Odebrecht, dono do terceiro maior grupo empresarial do país, já era um feito e tanto, colocar pela primeira vez na história do país um senador em exercício atrás das grades – e de quebra levar para a carceragem o banqueiro mais alinhado ao governo – é sem dúvida um feito capaz de tornar o 25 de novembro um dia histórico. A medida da importância destes fatos, no entanto, se dá por outro lado – por um fato ignorado: o 25 de novembro foi também a data em que realizamos, com sucesso, o maior leilão de venda de ativos públicos dos últimos 17 anos.

Você provavelmente, porém, estava com os olhos em outro lugar. Sem problema. Nós aproximamos a cena.

Delcídio do Amaral possui uma carreira política atípica. Ocupou no início de sua vida pública diretorias em empresas estatais como a Eletrosul e a Petrobras, onde foi diretor entre 2000 e 2001, até trocar o PSDB pelo PT – onde se tornaria senador. Desde então são 12 anos no cargo – onde presidiria a CPMI dos Correios, que viria a descobrir o caso do Mensalão.






André Esteves, o outro personagem do fatídico 25 de novembro, não poderia ter trajetória mais diferente. Iniciou como estagiário na corretora Pactual em 1989, para em 10 anos tornar-se um dos sócios controladoras do banco, ao “demitir” seu ex-chefe e fundador do banco. Esteves entrou para o time de grandes banqueiros do mundo ao realizar grandes jogadas, como a venda de seu banco ao UBS, e a posterior recompra, aproveitando-se da crise de 2008. Desde que reassumiu o controle de seu banco, surfou como poucos o período de crescimento da economia brasileira, realizando ao longo de 5 anos operações de fusões e aquisições no valor de R$ 30 bilhões. Foram investimentos tão diversos quanto florestas, lojas de roupas, farmácias, incorporadoras e a maior fornecedora de navios sondas para a Petrobrás, a Sete Brasil. As apostas de Esteves na Petrobrás o levaram até mesmo a outro continente, quando comprou parte das operações da Petrobrás na África.

As ligações de Esteves com o governo, entretanto, não param por aí. Em 2010 o banqueiro se uniu a Lula e Eike Batista em uma empreitada que pretendia fundir a mineradora MMX de Eike com a gigante Vale do Rio Doce, por meio da aquisição da participação do Bradesco na controladora da empresa. Em 2012, uniu-se novamente a Eike e outro velho conhecido da Operação Lava-Jato, Marcelo Odebrecht, além de Sergio Andrade (fundador da Andrade Gutierrez) e Jorge Gerdau, para formar aquele que seria o time de “empresários conselheiros” de Dilma Rousseff.

A união de tamanhos nomes, ainda em alta, pretendia criar aquilo que a revista Veja chamou de “choque de capitalismo” – o maior programa de venda de ativos públicos da história: valores superiores a R$ 200 bilhões apenas em infraestrutura, que somados aos US$ 56 bilhões de dólares em vendas de ativos da Petrobrás (anunciados algum tempo depois), tornariam Dilma a presidente que mais vendeu patrimônio público da história. O PIL, programa de investimento em logística, como ficou conhecido, tinha a intenção de destravar obras em portos, aeroportos, ferrovias e no setor elétrico. Destes, porém, apenas o setor de aeroportos pode ser considerado um sucesso. Neste setor, o maior caso de venda de ativos deu-se, por coincidência, com a venda das operações do aeroporto do Galeão, justamente para a Odebrecht, empreiteira na qual Marcelo era presidente (até junho deste ano, quando foi preso pela operação Lava-Jato). A Odebrecht comprometeu-se a pagar R$ 20,5 bilhões em um prazo de 30 anos.

AndréEsteves

O retumbante fracasso do programa nas demais áreas pode ser considerado uma das causas da economia brasileira ter patinado durante os anos seguintes. Sem conseguir realizar os investimentos em infraestrutura que suportariam, por exemplo, o bem sucedido setor agrícola, ou dariam competitividade às exportações brasileiras de produtos industrializados, e incapaz de sustentar-se apenas com o foco no consumo, a economia brasileira entrou em recessão, acentuando o desastre nas contas do governo.

Não por acaso, ao assumir a missão de tirar o governo do atoleiro em que se encontra, os ministros Nelson Barbosa e Joaquim Levy viram na retomada do programa de venda de ativos e concessões uma saída para fechar as contas. Politicamente travados em questões como a abertura de capital da Caixa Econômica, a venda de imóveis e concessões em portos e hidrelétricas se tornou a melhor das opções. Ajudados pelo destino que ajudou a manter o mais absoluto silêncio por parte de qualquer ideólogo de plantão, as privatizações de usinas ocorreram também no fatídico 25 de novembro. Foram R$ 17 bilhões, dos quais R$ 11 bilhões pagos à vista e R$ 6,5 bilhões em até 6 meses.

Um dia depois de comprar 27% da Azul Linhas Áreas, os chineses protagonizaram também o leilão de hidrelétricas. Investidores chineses também haviam comprado partes do pré-sal em um leilão realizado em 2014. Ao contrário daquela oportunidade, porém, os leilões deste ano não geraram a empatia dos manifestantes que bradavam contra o capital estrangeiro. Não houve protestos, nenhuma oposição ou gritos de que a venda da terceira maior hidrelétrica brasileira em operação atente contra a soberania nacional.

A maior venda de ativos públicos desde o leilão da Telebrás, em julho de 1998, ocorreu graças a um fator técnico ignorado pelo partido do atual governo quando ainda na oposição. Quando na oposição, o PT encampou a luta contra as privatizações de companhias de energia. Defendeu que Furnas, uma das maiores geradoras do país, continuasse pública. Poucas foram as usinas concedidas na época, todas sob a pecha de “privatização”. Ocorre que, a exemplo de hoje, os contratos firmados entre 1998 e 2000 também possuíam prazos, de 15 anos. Após este período, tais usinas retornariam à posse do governo, que então licitaria as usinas novamente, a exemplo do que está fazendo hoje.

A dúvida persistente entre o que seriam privatizações ou concessões ao final pouco interessa. O repasse de ativos públicos para a gestão privada tornou-se uma unanimidade, cabendo aos governos não mais discutir quem gerencia melhor os ativos, mas quem vende tais ativos em melhores condições. Enquanto a militância luta com unhas e dentes para manter o manto ideológico intacto, o governo segue pragmático, como demandam tempos de crise, e procura a forma mais lucrativa para privatizar ou conceder, não importando o nome, mas os lucros que se obtém.


http://g1.globo.com/economia/noticia...7-bilhoes.html

Governo leiloa 29 hidrelétricas, com arrecadação de R$ 17 bilhões
Foram oferecidas usinas com contratos vencidos ou próximos de vencer.
Empresa chinesa levou lote mais cobiçado, com Jupiá e Ilha Solteira.

[SPOILER]

O governo federal leiloou nesta quarta-feira (25) 29 usinas hidrelétricas em operação no país, cujos contratos de concessão já venceram ou estão próximos de vencer. Embora o leilão tenha sido marcado por baixa disputa e interesse de poucas empresas, atendeu o objetivo do governo de conseguir uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões, em bonificações de outorga (valor pago pelas empresas pela concessão). O deságio médio da remuneração a ser paga para as concessionárias ficou em apenas 0,32%.

Necessitando de recursos para fechar as cotas, o governo federal contava com o sucesso do leilão para evitar um rombo ainda maior nas contas públicas em 2015. A Aneel informou que a data de assinatura dos contratos de concessão está marcada para o dia 30 de dezembro. Na ocasião as empresas vencedoras terão que pagar 65% do valor de outorga, ou o equivalente a R$ 11 bilhões. Os 35% restantes devem ser pagos em até 180 dias após a assinatura.

“Foi um sucesso pleno, porque dado o momento em que se encontra a economia, conseguir fazer esse leilão e arrematar todos os lotes é de extrema importância”, disse José Jurhosa Junior, diretor da Aneel.

Apesar do prazo apertado para cumprir o cronograma das etapas que precedem a assinatura dos contratos, a Aneel avaliou que o governo conseguirá receber os R$ 11 bilhões ainda em 2015. Segundo Jurhosa, o único risco é caso alguma empresa não consegui recolher toda a documentação exigida.

Pouco desconto para os consumidores

Com relação às tarifas, o pequeno deságio não irá resultar em desconto significativo para os consumidores. As propostas oferecidas pelas empresas representam redução de apenas 0,32% no valor médio da energia a ser vendida pelas usinas, que será de R$ 124,88 por megawatt-hora, contra um máximo de R$ 125,24 por megawatt-hora fixado no edital.

A Aneel destacou, entretanto, que o preço de remuneração fechado no leilão corresponde ao atual contratado pelas distribuidoras, o que não impactará em aumento de custo.

Em troca do pagamento pela outorga, as empresas vencedoras terão uma parcela da energia produzida pela usina para ser vendida livremente no mercado, enquanto o restante deverá ser destinado a preços mais baixos para as distribuidoras, que atendem ao consumidor final.
Sobre a decisão de fixar um valor de pagamento de outorga e não somente um valor de remuneração para as usinas, o diretor da Aneel reconheceu que o modelo dificulta uma redução no valor das tarifas de energia, ao impor um custo adicional às empresas, mas destacou que trata-se de uma “política de governo” definida pelo Ministério de Minas e Energia.

Venceram as disputas as empresas que apresentaram proposta para receber a menor receita anual ao longo dos 30 anos de concessão.

A maioria dos lotes foi arrematada em ofertas de um único interessado, com deságio pequeno, perto do valor teto fixado pelo governo. O único lote com disputa e deságio significativo foi o lote A, o menor e mais barato, da Usina de Rochedo, em Goiás. A hidrelétrica foi disputada lance a lance pelo Consórcio Jurena e pela Celg, que acabou levando o empreendimento com uma oferta com deságio de 13,58%.

Das 29 usinas do leilão, as mais cobiçadas eram as de Jupiá e Ilha Solteira, localizadas no Rio Paraná e que pertenciam à Cesp. O valor estabelecido de outorga para as duas, de R$ 13,8 bilhões, corresponde a 81% da arrecadação total esperada pelo governo.
Lote mais cobiçado é arrematado por chineses

As usinas de Jupiá e Ilha solteira foram arrematado pela China Three Gorges (CTG), dona da maior hidrelétrica do mundo, a de Três Gargantas, na China. A empresa pagará ao governo outorga no valor de R$ 13,8 bilhões. A empresa apresentou uma oferta de remuneração de R$ 2,4 bilhões, sem desconto sobre a Receita Anual da Geração (RAG), pelos 70% contratados no Mercado Regulado. Pelas regras do leilão, a empresa poderá comercializar 30% da produção das usinas no mercado livre.

Em 2011, a gigante chinesa adquiriu 21,36% da Energias de Portugal (EDP). No Brasil, a subsidiária da CTG está presente desde 2013, com participação em 3 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos. Em agosto, adquiriu também as participações da Triunfo na Rio Verde, Rio Canoas e TNE.

O representante da China Three Gorges, o executivo João Meirelles, disse que aprovação pelo Senado, na terça-feira, da MP que aumenta a tarifa de luz em caso de estiagem, trouxe maior segurança jurídica, mas destacou que o compromisso do grupo no Brasil é de longo prazo.
“Vimos no Brasil o mesmo tipo de DNA que temos na China – grandes usinas, grandes construções. Essa sinergia é o que vem motivando continuarmos investindo no Brasil”, disse.

Com a aquisição, a capacidade total instalada da CTG no Brasil chegará a 6 GW, transformando a empresa na segunda maior geradora privada de energia do país, informou o grupo chinês.

Resultados

Lote E: Usinas Jupiá e Ilha Solteira
Vencedor: China Three Gorges, com oferta de R$ R$ 2.381.037.417,00/ano
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 2.381.037.418,68/ano
Bonificação de outorga: R$ 13.803.752.349,87

Lote B1
Gov. Parigot (Capivari/Cachoeira)
Vencedor: Copel GT, com proposta de R$ 130.865.794,29/ano
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 130.865.794,29/ano
Bonificação de outorga: R$ 574.826.745,42

Lote B2
Mourão I e Paranapanema
Vencedor: Enel Green Power Brasil, com proposta de R$ 43.259.827,00 (deságio de 1%)
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 43.696.795,09/ano
Bonificação de outorga: R$ 160.687.806,72

Lote D
Vencedor: Cemig Geração e Transmissão, com proposta de R$ 498.694.000,00 (deságio de 1%)
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 503,752 milhões/ano
Bonificação de outorga: R$ 2.216.352.626,58

Lote A
Usina Rochedo
Vencedor: Celg GT, R$ 5.006.000,00 (deságio de 13,58%)
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 5.792.970,07/ano
Bonificação de outorga: R$ 15.820.919,60

Lote C
Garcia, Bracinho, Cedros, Salto e Palmeiras
Vencedor Celesc Geração, com proposta de R$ 68.963.090,05 (deságio de 5,21%)
Preço-teto pela prestação do serviço: R$ 72,753 milhões/ano
Bonificação de outorga: R$ 228.559.551,80



sempre lembrando que como nao estamos tendo corte de nenhum gasto, portanto mantendo e ate aumentando as despesas e so vendendo (perdao, concessionando) o patrimonio, eventualmente vai acabar o patrimonio e sobrar so as despesas.

Jeep is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
27-11-15, 11:09 #67
AGORA SOMOS UM PAÍS RICO!

Never Ping is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-11-15, 11:14 #68
alias, erro meu, tivemos cortes na educacao, saude, bolsa familia, infra, mas parece que os cargos comissionados e os 39 ministerios estao mt bem, afinal todos sabemos que ali nao da bilhao.

Jeep is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
27-11-15, 14:55 #69
só o shopping do congresso é um bilhão!

vegetous is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

27-11-15, 15:36 #70
Só o PSDB resolve!

Hobbes is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

27-11-15, 15:39 #71
xiu Haroldo. Ninguém tá falando de PSDB neste tópico.

Petistas...

Baron is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-11-15, 18:03 #72
Mas, mas, mas...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:18.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.