Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
Question Ajuda darknerds adEvogados... (sobre FIES)

31-10-06, 16:31 #1
Pois entao, depois daquela conversa la do hardz sobre faculdade e talz, fiquei com uma pulga atraz da orelha...

eu tenho contrato com o FIES, a Caixa paga 50% da minha mensalidade e acho q de 3 em 3 meses pago 50 reais na Caixa, que pelo que eu entendi se refere aos juros da minha divida.

Mas eu nao entendo bulhufas disso tudo e nao achei o contrato pra ler e mesmo que achasse, eu odeio ler essas coisas e é um saco de interpretar.


Portanto, se alguem puder me responder, seria de imensa ajuda

PREGUNTA:

Se por acaso, depois de formar, eu não consiguisse pagar as parcelas desse emprestimo (deus me livre!), ou me recusasse a pagar, o que poderia acontecer?
-Meu nome ia pro SPC e depois de 5 anos estaria limpo?
-Algo mais grave?
-Eu poderia entrar na justiça alegando que o Estado tem a obrigação de me prover Universidade, e que não tenho que pagar é nada? OBS: O contrato me obrigando a pagar nao seria inconstitucional ja que educacao tem que ser provida pelo Estado, sendo assim perderia seu valor?

Eu ja ouvi falar de pessoas que simplesmente nao pagaram e nada aconteceu, mas nao posso comprovar a veracidade desses relatos...

Por favor, eu sou completamente NOOB nesses assuntos e estou realmente preocupada com isso.

Gostaria de fazer 8 e 8 disciplinas na facul, e me formaria em 1 ano, só que pelo que o cara la do banco me explicou, o primeiro ano pagando essa divida as parcelas seriam com o mesmo valor da ultima mensalidade... E se eu fizer 8 a mensalidade fica mais cara...

Valeu, e tentem nao rir muito das perguntas :/





T@ti is offline   Reply With Quote
StuntS
Trooper
 

31-10-06, 16:43 #2
Então T@ti, também sou financia pelo FIES, o que sei é que esses 50 reais a cada 3 meses é manutenção da conta que você possuí para a caixa estar enviando o dinheiro para a Universidade!

Também ja ouvi relatos de que pessoas alegaram um monte de coisa na justiça para não pagar o resto da dívida, tal como, pobresa e não ter condições de arcar com as dívidas, até mesmo de alegar que educação não pode ser cobrada, essas coisas que você falou, porém é sempre casos e casos, nunca tem alguém q fala,"EU FIZ E DEU CERTO!!!" sempre são relatos que jamais se sabe a veracidade dos mesmos!

E pelo que eu sei, você tem o prazo de um ano depois de formado para começar a pagar as parcelas restantes do funanciamento, pois é um prazo para que você ingresse no mercado com ensino superior podendo assim ir pagando sua dívida!

Não estou com o contrato aqui também para verificar isso, mas eu sei que to fudido também, vou ficar até mais ou menos 2012+ pagando as mensalidades, pois o valor da minha é de 200 e poucos reais, mas isso pode ser renegociado na agencia e vc estipulando o valor em que você consegue pagar para quitar mais rápido ou demorar mais para pagar!

StuntS is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
31-10-06, 16:49 #3
sei la...soh sei q kero me afundar nisso ae eiuoahea
dia 6 abre as inscricoes ula laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

tipow....mandem dicas ae....vcs pediram 50% e conseguiram facil?

serjaum is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

31-10-06, 16:51 #4
Tati,

Ninguém vai te por na cadeia se você não pagar a dívida depois de você se formar. O que pode acontecer é você se recusar a pagar o valor que o banco estipular (recomendável que você faça isso) e forçar uma renegociação em termos mais favoráveis. Aliás, isso vale pra todos os tipos de dívidas contraídas com bancos que se tornem impagáveis.

Repito: Não vale a pena jogar pelas regras do jogo, infelizmente nesse país é assim que as coisas funcionam.

EDIT: Bancos sempre preferem receber uma parte à não receber nada, é só uma questão de saber explorar esse fato.

EDIT2: Esse negócio do cara sair da faculdade já endividado por causa de mensalidade é uma grande filha da putice que devia ser banida da face da terra... imagina um sujeito no começo da vida, em vez de se preocupar em crescer profissionalmente e devolver à sociedade o estudo que recebeu, passar noites em claro porque deve dinheiro pro banco... revoltante.

EDIT3: Eles exigem fiador para o Fies? Se eles exigirem, saiba que ele pode se ferrar caso você não pague a dívida. Cuidado.

Abraaaazo


Last edited by Eon; 31-10-06 at 17:03..
Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

31-10-06, 17:01 #5
ih alá.. Depois advogado que é filho da puta..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
31-10-06, 17:06 #6
Stunts, pelo que o cara la do banco me falou, antigamente tinha 3 anos pra começar a pagar, agora nao tem mais. Parece que 1 mes depois começam a vir os boletos heheh..

Serjaum, pra mim nao foi dificil pois a resda aqui é pouca mesmo hehe
mas eles dao umas 3 vagas por curso +/-, tem q ser pouca renda mesmo.
E tem aproveitamento tb, uma porcentagem la, que da +/- 5 em 6 disciplinas vc tem q aprovar por periodo, senao perde o beneficio.

Star valeu pelar dicas, é realmente um absurdo
Mas nem sempre eles querem negociar, minha me certa vez ficou devendo cartao de credito, e os caras queriam parcelar em no max 2x, ela nao pagou e prescreveu em 5 anos...
E ja to muito puta com a justiça no Brasil... Minha mae perdeu uma causa trabalhista que tinha TUDO pra ganhar, sem motivo nenhum e perdeu qndo recorreu pq o juiz falou que nao ia contradizer o companheiro...

E Stunts, minha facul integral custa 180 reais por materia, e cresce a cada periodo esse valor...

Star, eles nao estao mais exigindo fiador, parece que eh temporario isso, mas eu nao precisei, no caso quem se ferra sou eu mesma...

Ops, parece que voltaram a exigir, mas eu nao tenho e acho q nao precisarei ter (Assim espero!)

T@ti is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

31-10-06, 17:06 #7
http://www.universia.com.br/html/not...ing_cegji.html
Quote:
Fiador Depois de uma polêmica na justiça, o fiador voltou a ser necessário para os alunos interessados em tirar o Fies. Os dados do fiador somente serão exigidos dos estudantes no ato do preenchimento do formulário de entrevista que acontece depois da seleção.
Inacreditável... se o sujeito não tem como pagar a faculdade nem tem que pague pra ele, onde diabos ele vai econtrar um fiador???

Eon is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
31-10-06, 17:14 #8
vou recorrer ao meu chefe eoiuahe

serjaum is offline   Reply With Quote
StuntS
Trooper
 

31-10-06, 17:24 #9
Pois É Eon, essa do fiador foi chato pra caramba pra mim, pois depois da seleção e tudo mais, ainda não precisava, eu de boa fui pagando e me virando, ai teve um semestre, que voltou essa putaria, o meu FIES só ia continuar valendo se eu arruma-se fiador, senão estaria cancelado e eu ia tar mais ferrado, porém meu avô me deu uma força e entrou como fiador!

Realmente não pretendo pagar toda essa dívida futura com a caixa, vou pedir auxílio de advogados depois de formado para tentar pelo menos diminuir bastante esta dívida, é um absurdo de cara, realmente não tem como prosperar na vida levando isso sempre nas costas!

Serjaum, eu ja chutei o balde e pedi logo 70%, para mim liberaram, sou o unico da minha turma que tem esse financiamento, depende muito também da faculdade e se o pessoal da mesma é bonado numa grana ou não, a minha por exemplo só tem filhinho de papai e patricinha que só ta fazendo faculdade pq papai exigiu e ta pagando! Mais de 700 conto a mensalidade!

StuntS is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

31-10-06, 17:31 #10
Quote:
Postado por T@ti
E ja to muito puta com a justiça no Brasil... Minha mae perdeu uma causa trabalhista que tinha TUDO pra ganhar, sem motivo nenhum e perdeu qndo recorreu pq o juiz falou que nao ia contradizer o companheiro...
haoiuhuoiea eu sei que estou mais atrapalhando que qualquer coisa nesse tópico.. MASSS não me aguentei, tenho que comentar.. Onde já se viu empregador ganhar na justiça do trabalho? Mas isso é um absurdo! Chama o mulla!

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-10-06, 17:36 #11
Ja ouvi relatos de gente que abriu uma daquelas contas universitario em 5 bancos diferentes, sacou o limite do cheque especial de cada um e mandou um abraco pros bancos. Em tese se vc nao tem nada no seu nome, vc tem altas chances de nao pagar nada e tambem em tese em 5 anos isso prescreve. Teve gente que falou que o cara era doido e que os bancos iam por ele em lista negra e que ele nunca mais conseguia um emprestimo ou abrir uma conta, ao que ele respondeu que se eles fizissem isso, ele processava por discriminacao, ja que a divida estava prescrita.

Quem esta certo? acho que ninguem, mas era bom ver um advogado decente, pq esse lance de fazer uma coisa se achando o espertao so funciona pros primeiros, depois os caras criam mecanismos pra bloquear isso, nem tanto pelo preju que prum banco é minimo, mas é mais pelo nome mesmo, nao bancar o paro perante os outros.

Jeep is offline   Reply With Quote
StuntS
Trooper
 

31-10-06, 17:45 #12
Exatamente por isso que vou tentar negociar e ver o que consigo diminuir deste empréstimo, não quero passar o calote, mas também acho o valor muito abusivo para se iniciar a vida profissional no vermelho!
E claro, como o nome do meu avô está em jogo, isso realmente iria pesar para ele, e não para mim!

StuntS is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
31-10-06, 20:45 #13
Stunts, quando foi que te pediram o fiador?
Vc tem fies desde quando?

Pq ate agora nao me pediram nada, e to com medo de virem pedir...


Emedeka
Eu nao endendi muito bem, mas so pra esclarecer, a minha mae era a empregada e nao a empregadora.

T@ti is offline   Reply With Quote
StuntS
Trooper
 

31-10-06, 22:32 #14
Meu fies saiu no começo de 2005 e me pediram o fiador se não me engano no começo de 2006.

Comecei a faculdade em 2004 solicitei o fies na metade do ano e só saiu no inicio de 2005.

StuntS is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
07-12-06, 13:40 #15
Eu ouvi histórias fantásticas de gente que não pagou o FIES. Mas eu preciso me informar melhor a respeito...

Parece que tem uma "brecha" que possibilita que a pessoa termine a faculdade e consiga "se livrar" de pagar o FIES... mas como eu não sei do que se trata, ainda, tenho que averiguar melhor.

Qualquer coisa eu posto aqui novamente...

night is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-12-06, 13:58 #16
tenho um amigo meu q nao pagou o credito ateh hj e ja ta formado faz alguns anos eiuohae

mas nao era fies era o credito educativo na epoca ehe

serjaum is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-12-06, 14:01 #17
Brasil, meu Brasil brasileiro... Os caras recebem ajuda e depois querem foder com o negócio ainda. Sabe o que acontece? Menos gente recebe a ajuda depois. Clap, clap clap.

Btw... O Estado é obrigado a te dar escola até o 3o Colegial só. Desde quando é obrigado a dar faculdade pra todo mundo?

E outra: como vocês conseguiram o FIES? Precisa ser pobre? Precisa ter feito em escola pública? Eu queria pra pagar uma segunda faculdade, rola?

s p o o l is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-12-06, 14:14 #18
eu fiz o colegial em escola publica
mas nao eh obrigado nao

amanha sai a lista de kem foi selecionado pras entrevistas

torçam por mim \o/ ateh kem num gosta de eu eaouieh

serjaum is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-12-06, 14:15 #19
Hmm... naisse. Serjaum, sem querer ser abusado, mas é toda facul particular que aceita? Não achei uma lista de faculdades em que rola :\

s p o o l is offline   Reply With Quote
Carlos
Trooper
 

07-12-06, 14:15 #20
sempre que eu vejo um tópico com esse titulo eu entro pra ver qual é a mutreta

depois reclamam de corrupção e etc...

Carlos is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-12-06, 14:19 #21
spool....tem uma lista de faculdades q aderem ao FIES
www3.caixa.gov.br/fies

nao sei se tem no site

pq geralmente sao as facu q se inscrevem la

serjaum is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-12-06, 14:23 #22
É, valeu. Ah, como isso é só pro ano que vem mesmo eu nem vou me preocupar agora, dei uma procurada e não achei...

s p o o l is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
07-12-06, 15:05 #23
Qual diferença do FIES e do ProUNE?

timber is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-12-06, 15:56 #24
prouni eh bolsa
fies eh financiamento

serjaum is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 22:01.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.