Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Star
Trooper
 

Default teste do programa "O aprendiz"

13-07-05, 13:13 #1
Aqui é o irmão do Star e vi um teste muito foda (se vc tentar resolvê-lo em 5 minutos, como os participantes do programa), mas quem souber da resposta pq viu o programa não posta aqui não a resposta.

O problema é esse (não vou digitar os mesmo detalhes, o importante é o conteúdo do problema): O rei queria dar um prêmio a um dos três sábios de seu reino. Então ele propôs um problema: Vou vendar os olhos dos três e vou pintar ou uma bola branca na testa de cada ou uma bola preta. Quem ver ao menos uma bola preta na testa de outro sábio tem de se levantar. E vcs tem que descobrir que cor de bola pintei em sua testa.

O rei foi, vendou os olhos dos três, pinto uma bola preta na testa de cada e falou "Podem abrir os olhos". Os três abriram os olhos e como viram bolas pretas nas testas dos outros sábios, todos levantaram e ninguém falou nada. Após uns 10 segundos, um dos sábios falou: "A bola da minha testa é preta".

Como ele descobriu?

Ae quem souber de alguma comunidade no orkut que tenha esses problemas de lógica manda ae





Star is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

13-07-05, 13:17 #2
eu sei, mas to cm pressa saindo p cursinho, na volta eu posto!!
e ele ficou sabendo pq se todos levantaram, todos teriam que ter a bola preta!!
ou pq ele envesgou os olhos p cima e viu a bola preta

ninfo is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

13-07-05, 13:21 #3
pq todos se levantaram.. e como se levantaram eles viram uma bola preta na testa dele e ele deduziu

gusto is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

13-07-05, 13:27 #4
e ele deduziu ? como ?
tem uma explicação... pq ele tbm pintaria a bola branca ? tem um explicação logicao, explica a dedução ae

Star is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 13:57 #5
falei besteira.... deixa eu pensa mais heauhea


Last edited by ultrahle; 13-07-05 at 13:59..
ultrahle is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

13-07-05, 14:04 #6
Quote:
Postado por Star
e ele deduziu ? como ?
tem uma explicação... pq ele tbm pintaria a bola branca ? tem um explicação logicao, explica a dedução ae
pq os sábios só se levantariam se tivessem visto uma bola preta na testa do outro.. e todos levantaram ^^

gusto is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 14:04 #7
po nem falei...

pensando assim rapidamente, quando o cara ve que os 3 tao levantados e os outros 2 tem pretao na testa, da pra ficar na duvida ainda sobre qual a cor dele... ele pode ter um brancao na testa, veja:

cara que ta observando os outros 2: A
os outros 2 caras: B, C

O cara A ta vendo B e C pretos. A nao sabe a cor que ta na sua testa... dai:

Possibilidade 1: A esta preto: A ve B ou C pretos, A se levanta. B ve A ou C pretos, B se levanta. C ve A ou B pretos, C se levanta. Os 3 se levantam, condiz com a situacao.

Possibilidade 2: A esta branco: A ve B ou C pretos, A se levanta. B ve A branco e C preto, B se levanta. C ve A branco e B preto, C se levanta. Os 3 se levantam, condiz com a situacao.


Bom.. tem mais coisa ai... agora eh so imaginar que os 3 caras tao na mesma situacao. Tanto o joao, quanto o jose quanto a maria podem ser o cara "A".

Eh por ai eu acho...

ultrahle is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 14:12 #8
Tem uma coisa... pros 3 se levantarem, NAO PODE TER 2 PESSOAS brancas... no maximo, 2 pretos e 1 branco.

Se quando todo mundo se levantou, passou um tempo e ninguem SE PRONUNCIOU, entao fica assim, pensando como o cara A:

Se eu, A, fosse branco, quando todo mundo se levantasse o B ou o C diriam que eles tariam pretos pois eles tao vendo uma pessoa branca e so pode ter um branco (que no caso seria eu, A)... como NINGUEM FALOU NADA, eles nao tao vendo uma pessoa branca ou eles proprios sao brancos. Como EU SEI (PQ EU TO VENDO) que nem o B pode dizer que o C eh branco (eu to vendo que o C nao eh branco) e nem o C pode dizer que o B eh branco (pq eu to vendo que o B nao eh branco), B e C nao sao brancos e nao tao vendo ninguem branco, logo eu nao sou branco, sou preto...

ultrahle is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 14:15 #9
bla.. ficou complicado, nem eu entendi direito... nao sei se ta certo heauheaea

ultrahle is offline   Reply With Quote
Kovalski
Trooper
 

PSN ID: kovalski_br Steam ID: fkovalski
13-07-05, 14:17 #10
Quote:
Postado por ultrahle
Possibilidade 2: A esta branco: A ve B ou C pretos, A se levanta. B ve A branco e C preto, B se levanta. C ve A branco e B preto, C se levanta. Os 3 se levantam, condiz com a situacao.
Nesse caso os mais burrinhos (B e C) teriam respondido que suas cores eram pretas, ja que um deles viu ao menos um preto pra levantar.
O mais esperto viu que os dois não responderam e levou a taça pra casa

Edit: ultrahle, prefiro a minha explicação


Last edited by Kovalski; 13-07-05 at 14:19..
Kovalski is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 14:28 #11
sua explicacao eh a minha bem mais simplificada... eh a mesma coisa so que com menos florzinha ehauheahae... pensei rapido, nem refinei a explicacao...

a situacao eh IDENTICA pros 3.. todo mundo preto, todo mundo ve os outros 2 pretos.. eh tudo igual... o que define o problema eh na parte do SILENCIO... ganhava o jogo quem fosse mais rapido, ou menos paciente heauhea.. passo 10 segundos, ninguem falou nada, foi o joaozinho e disse que tava preto... se a mariazinha tivesse com caganeira na hora, garanto que com 2 segundos de silencio ela ja falava que tava preta e corria pro troninho...

ultrahle is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 14:29 #12
Gostei Kovalski, ponto positivo pra voce (como faz isso mesmo?)... solucoes simples e rapidas sao as melhores :*

ultrahle is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

13-07-05, 14:43 #13
a explicacacao do kovalski ta certa aonde?

vamos supor q o A eh o q acertou
o A viu o B e o C preto, o B viu o C preto e o C viu o B preto
portando o A poderia ser branco tb, nao responderam ainda

Quote:
e so pode ter um branco
daonde vc tirou isso? nao ta falando nada la

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

13-07-05, 14:43 #14
Quote:
Postado por gusto
pq os sábios só se levantariam se tivessem visto uma bola preta na testa do outro.. e todos levantaram ^^
affe
pensa bem, poder ter 1 branca no meio nao eh ? soh basta um sabio ver uma preta pra levantar, ele pode ver uma branca e uma preta, logo ele levanta, podem haver 1 branca e 2 pretas...

e o sabio tem q ter certeza, se sua bola na testa eh preta ou branca, nao ???
obvio, se tem possibilidade de haver uma branca.

Star is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

13-07-05, 14:44 #15
ultrahle , fez um pesamento geral, ta certo no começo, o resto nao li pq to com pressa, depois leio =*

Star is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

13-07-05, 15:09 #16
mas soh pode ter uma branca?
la no enunciado vc nao falou nada disso q soh pode ter uma

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Kovalski
Trooper
 

PSN ID: kovalski_br Steam ID: fkovalski
13-07-05, 15:25 #17
Quote:
Postado por KurtCobain
mas soh pode ter uma branca?
la no enunciado vc nao falou nada disso q soh pode ter uma
Claro que poderiam ser todas brancas, mas daí ninguém ia levantar e todo mundo saberia que só tem branca...

Kovalski is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 15:31 #18
Se tiver 2 brancos nao se levantam os 3... e o enunciado diz que os 3 se levantam.. por isso descartei a possibilidade de 2 forem brancos... se forem 2 pretos e 1 branco os 3 se levantam tambem... lembrando QUE TODOS FORAM PINTADOS DE PRETO.. so que ELES NAO SABEM DISSO... por isso fiquei especulando... apesar de NOS sabermos que todos eles sao pretos, eles nao sabem... eles podem muito bem pensar que um deles eh branco (que no caso seria ele mesmo, visto que ele TA vendo que os outros sao pretos)..


Last edited by ultrahle; 13-07-05 at 15:36..
ultrahle is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 15:36 #19
Kurt.. le tudo o que eu escrevi... o que tu falou ta certo.. o A pode ser branco.. le depois na PARTE DO SILENCIO... o que faz o cara saber que ele eh preto e nao branco eh o silencio dos outros 2... o que eh uma coisa totalmente relativa... como DE FATO os 3 ESTAVAM PINTADOS DE PRETO, QUALQUER UM DOS 3 PODERIA TER DITO: EU SOU PRETO... ganhou o menos paciente... bom, pelo menos foi a conclusao que eu cheguei.. se ta certo ou nao, um pouco mais de discussao pode esclarecer hehe

ultrahle is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
13-07-05, 15:38 #20
Quote:
Postado por ultrahle
Se eu, A, fosse branco, quando todo mundo se levantasse o B ou o C diriam que eles tariam pretos pois eles tao vendo uma pessoa branca e so pode ter um branco (que no caso seria eu, A)... como NINGUEM FALOU NADA, eles nao tao vendo uma pessoa branca ou eles proprios sao brancos. Como EU SEI (PQ EU TO VENDO) que nem o B pode dizer que o C eh branco (eu to vendo que o C nao eh branco) e nem o C pode dizer que o B eh branco (pq eu to vendo que o B nao eh branco), B e C nao sao brancos e nao tao vendo ninguem branco, logo eu nao sou branco, sou preto...
não tem como não entender lendo isso

whiplash is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

13-07-05, 16:19 #21
bom, nao me convenceu ainda

nao falei nada sobre ter 2 brancos, falei q o A podia muito bem ser branco e mesmo
assim os 3 levantariam e ngm teria certeza de nada

quero uma resposta q o cara tenha certeza do pq ele era preto

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Kovalski
Trooper
 

PSN ID: kovalski_br Steam ID: fkovalski
13-07-05, 17:38 #22
Não acredito que fiz isso....
Abaixo as alternativas. Quem fica com qual cor não importa e sim a quantidade de pretas e brancas.

1 2 3 ("Sábios")
----------------------------
B B B = Ninguém levanta, logo deduzem que não existem marcas pretas.
----------------------------
B P B = Só dois levantam (1 e 3 no exemplo). O sábio 2 deduz que a dele é preta ja
que os outros dois levantaram e só ele que não.
----------------------------
P P B = Todos levantam. 1 deduz que a sua é preta ja que o 2 levantou e 3 não tem
marca preta. O 2 segue o mesmo raciocínio do 1. O 3 não tem como saber
a sua cor.
----------------------------
P P P = Todos levantam. Mas esse caso só é possível se identificar se nenhuma das
anteriores acontecer. O mais esperto aguarda pra ver se a solução é algumas
das acima. Como ninguém se pronuncia, o malandro deduz que é todo mundo
preto.

E não entro mais nesse tópico!

Kovalski is offline   Reply With Quote
slay
 

13-07-05, 17:42 #23
Pq ele viu as 3 bolas pretas na cabeca de cada um, ou todo mundo si levanto....

slay is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

13-07-05, 17:55 #24
Em primeiro lugar, não podemos considerar a hipótese de chute, afinal eram 3 sábios. Não existe essa de "dor de barriga". Vamos supor nesse caso que se alguém errasse seria morto, ok?

Enfim, acho que é conforme a primeira resposta do ultrale: já que só pode ter um branco, quem visse uma bola branca saberia sua própria cor, caso contrário, fica a dúvida. Mas essa foi logo esclarecida pelo silêncio dos adversários que também a tiveram. Se tivesse alguma branca entre os 3, os adversários teriam respondido antes.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

13-07-05, 18:08 #25
É isso ai...se a do que falou fosse branca, um dos dois sabios iam falar antes que a sua propria era preta.

Muito boa!

SigSnake is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

13-07-05, 18:32 #26
o sabio, por mais certeza que ele tenha na inteligencia dos outros, nao pode confiar plenamente nisso.

sabio que eh sabio tem que ser um minimo desconfiado.

e confiar sua resposta no acerto de outras duas pessoas, a frente de um rei, valendo um premio, nao demonstra sabedoria. demonstra ingenuidade.

e a mula do roberto jefferson acha lindo o problema.

detalhe: o guilherme, que "acertou" a resposta, eh daqui de bh, irmao de uma amiga minha.

Hades is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

13-07-05, 19:00 #27
Eu sei a resposta
saquei agora

não li os últimos chutes aí da galera, e não sei se alguém já acertou, mas aqui vai a minha dedução

A, B e C levantaram. Logo C (o acertador), deduziu que ele poderia ser preto ou branco.
C aguardou 10 segundos, nos quais nenhum dos dois se pronunciou. Se ele tivesse uma bola branca na testa, um dos outros dois teria olhado e dito "SE A BOLA DO C É BRANCA, E A O OUTRO CARA TB LEVANTOU, É PQ A MINHA BOLA É PRETA"

Mas como C aguardou e viu que nenhum dos outros dois tinha chegado a essa conclusão, mesmo sendo eles sábios, C deduziu que a bola dele só poderia ser Preta.

jacu is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

13-07-05, 19:12 #28
SIMPLES!
ele arriscou :T

relax' is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

13-07-05, 19:24 #29
Quote:
Postado por jacu
Eu sei a resposta
saquei agora

não li os últimos chutes aí da galera, e não sei se alguém já acertou, mas aqui vai a minha dedução

A, B e C levantaram. Logo C (o acertador), deduziu que ele poderia ser preto ou branco.
C aguardou 10 segundos, nos quais nenhum dos dois se pronunciou. Se ele tivesse uma bola branca na testa, um dos outros dois teria olhado e dito "SE A BOLA DO C É BRANCA, E A O OUTRO CARA TB LEVANTOU, É PQ A MINHA BOLA É PRETA"

Mas como C aguardou e viu que nenhum dos outros dois tinha chegado a essa conclusão, mesmo sendo eles sábios, C deduziu que a bola dele só poderia ser Preta.
Isso que eu to falando... C esperou 10 segundos pela reacao dos outros e depois tomou sua decisao. A e B estavam esperando 15 e 20 segundos por exemplo (hipotese), pela reacao dos outros pra tomarem suas decioes. Ou seja, ganhou o menos paciente.

ultrahle is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

13-07-05, 19:34 #30
porra só no reply do jacu é q eu entendi essa merda

dá status de sábio-trooper pra ele eahuiehae

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
13-07-05, 20:09 #31
porra pelo o q eu entendi é ridiculo
por exemplo

o ser humano tem uma reaçao de tipo, olhar pro lado direito. ou pro eskerdo.

quando os 3 levantaram,
o A olhou pro B, o B olhou pro A e o C olhou pro B.

Se o B olhou pro A e levantou, eh pq a bola na testa dele eh preta.
Nao é isso?

Kensha is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

13-07-05, 20:16 #32
Quote:
Postado por Nissim Miojo!
porra só no reply do jacu é q eu entendi essa merda

dá status de sábio-trooper pra ele eahuiehae

jacu is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

14-07-05, 03:00 #33
up

vou deixar o tópico sem a resposta por mais um dia (começo a ficar ancioso para posta a resposta, mas vou espera mais um pouco). Não vou falar quem tá certo ou tá errado, é que resolver o problema já é difícil, expressa a resposta mais ainda, então peguem minha resposta e comparem com a que vcs deram

Alguém sabe de algum problema de lógica ae? Se souber manda ae

Star is offline   Reply With Quote
Rock Marciano
Trooper
 

14-07-05, 04:30 #34
bah esse é fácil

Rock Marciano is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

14-07-05, 05:53 #35
essa eh muito facil,manda uma mais dificil

by kiko

ircF is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

14-07-05, 05:59 #36
Kovalski
ta certo a sua eu acho..
to meio bebado, mas acho q ta certo.

eh o seguinte:
se ninguem q tava em pé falou: a minha eh branca!
eh pq nao tinha branca...

entao o espertão lah, falou que a dele era preta!

:*

hypnos is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

14-07-05, 08:16 #37
Po caras, eh bem mais simples q isso ae...

os caras tiraram as vendas... aí um deles, mais malandrops q os outros, ficou prestando atencao para onde os outros olhavam...

ele deu sorte de um dos cara olhar soh pra ele e já se levantar... e pronto!!

cab0u
game over...

tipo jogar detetive HAUIHuihUIAHi

[]´z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

18-07-05, 11:46 #38
a resposta é essa (não li o tópico todo, então não sei dizer quem acertou ou não):
Vamos imaginar que os Sábios são A, B e C. O rei pinta a bola preta na testa de cada um. Daí ele tira a venda e vamos supor que o sábio que acertou a resposta era o A. Todos os sábios se levantaram pq viram a bola preta na testa de pelo menos algum deles. Então A pensou: Se eu estiver com a bola branca na testa e eu sei que B e C tem a bola preta, um desses dois iria pensar: "Já que A tem a bola branca na testa e, por exemplo, B levantou, sinal que ele levantou pq viu uma bola preta em minha testa, então a bola que está na minha testa é preta". Porém, nem B e nem C deram essas resposta nos 10 segundos que todos se levantaram. Daí A pensou: "Todo mundo se levantou mas ninguém disse nada até agora, sinal de que a bola da minha testa não é branca", então ele matou a charada e gahou o prêmio.

Para ficar mais fácil (quem não entendeu, pq esse problema até para passar a resposta é difícil), desenhe no paint o que eu disse, daí vai ficar mais claro.



Abraço

Star is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

18-07-05, 12:11 #39
 

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Marumba
Trooper
 

Steam ID: marumba
18-07-05, 12:51 #40
é tudo observção no feeling hauehauehaue

Marumba is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

18-07-05, 13:52 #41
bom eu ainda nao entendi essa porra direito
AHueh

pq se o A pensa, po se eu fosse branco, o B e o C um viu a bola do outro e eu to vendo a deles,

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
18-07-05, 14:27 #42
Pq ele viu um potinho de tinta preta no cantinho

ass.:Sh3lld3r o HW

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

18-07-05, 14:43 #43
ou a tinta escorreu

gusto is offline   Reply With Quote
Camper
Trooper
 

18-07-05, 18:44 #44
o ultrahle acerto...

Camper is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

18-07-05, 18:50 #45
 

Roger Young is offline   Reply With Quote
destroyer
Trooper
 

PSN ID: carextredo Steam ID: Maca_BR
18-07-05, 18:57 #46
nusssa... di tanta bobagem q falaram aqui ainda naum entendi patavinas

destroyer is offline   Reply With Quote
ultrahle
Trooper
 

19-07-05, 07:06 #47
Gushiken ja foi ownado, perdeu status de ministro... atualiza a fotinha heuahuehauhea

ultrahle is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
19-07-05, 08:47 #48
eu acho que nego tá chutando muito.

A única possibilidade que eu vejo seria o seguinte
digamos que o C acertou... o C pode ter acertado se A ou B viram a bola preta nele primeiro e levantou-se assim mesmo.

Agora, considerando que A ou B se entreolharam e levantaram pra depois olhar pra C fica difícil dizer.

Never Ping is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
19-07-05, 23:32 #49
CARALHO NAO EH POSSIVEL
VCS NAO TAO LENDO OS REPLYS
JA FOI DITO REPETIDO E REREPETIDO
SE PASSARAM 10 SEGUNDOS E NINGUEM FALOU NADA
LOGO O CARA DEDUZIU QUE NINGUEM TAVA VENDO BOLA BRANCA, E TODOS ESTAVAM EM PE, LOGO O CARA SACOU Q TODOS ESTAVAM COM BOLAS PRETAS E NINGUEM FALAVA NADA PQ NAO TINHA COMO SABER.. ENTAO ELE DISSE.. A MINHA EH PRETA
DEPOIS DE 10 SEGUNDOS, TODOS CALADOS.. ELE ARRISCOU.. O OBJETIVO DO TESTE EH VER O FEELING, A ATITUDE, A CORAGEM DE ARRISCAR

percezione is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:38.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.