Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
Default SP - Registro de imóveis sem despachante

24-02-15, 14:21 #1
Galera, boa tarde!

Alguem de SP já comprou ou conhece alguem que tenha AP financiado apartamento usado pela caixa?

Estou finalizando a compra de um AP (usado), fiz contato direto com o vendedor (sem corretor). Acionei o departamento habitacional da caixa e estou recendo auxílio.

Agora, estou no processo final e tenho que transferir a documentação para meu nome. O departamento da caixa informou que se quiser posso fazer com eles, ou por fora. O valor do despachante sai por volta de R$ 1.500,00 (mais os valores da documentação) e eu não quero pagar isso de despachante, pretendo eu mesmo fazer esse registro.

Depois de muitas pesquisas cheguei ao seguintes valores:

Valor apartamento: R$ 230.000,00

Escritura R$ 1,787.50
Estado R$ 508.02
IPESP R$ 376.31
RegCivil R$ 94.08
Justiça R$ 94.08
Sta Casa R$ 17.88
ITBI R$ 4,600.00
TOTAL R$ 7,477.87

Passos:

1) Ir com contrato emitido pela caixa, certificado negativo de débito de IPTU e certificado negativo de débito de condomínio até o cartório de imóveis.
2) Pagar o ITBI e todas as certidões com valores acima.
3) Aguardar em torno de 1 mês para liberar os documentos.


Alguém sabe se tem algo a mais e se estou no caminho certo??

Grato





spdio is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

24-02-15, 18:02 #2
Cacete, estou vendo imovel para comprar deixa eu colocar isso na conta, não sabia que era tão caro.

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

24-02-15, 18:15 #3
Ô, se é. ITBI é o mais caro mesmo, que é porcentagem em cima do valor avaliado pela prefeitura.

Não tá faltando a avaliação por parte da prefeitura aí?

marconds is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
24-02-15, 20:38 #4
avaliação quem paga eh a caixa.
cara. nunca vi esse lance de despachante...
minha dica: vai no cartório de registro de imoveis onde o apto esta cadastrado. la o pessoal informa onde retirar os certificados, que imagino ser na prefeitura... ai depende da cidade, em sampa a maioria dos docs tiram online mesmo... mas enfim.. cartorio orienta tranquilamente

Patua is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

24-02-15, 20:46 #5
Acho que vc tá no caminho certo.

Com imóvel usado eu não sei como funciona. Nos imóveis novos (comprados "na planta") o contrato de financiamento da Caixa tem força de escritura pública e pode ser registrado direto no CRIA - Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da sua cidade.

Não sei se o contrato de financiamento de imóveis usados tem essa mesma função. Mas acho que vale a pena perguntar, pois ai vc economizaria a Escritura.

Se for necessário fazer Escritura Pública - isso é, se o contrato da Caixa não puder ser registrado diretamente no CRIA - vc vai ter que pagar ainda o valor do registro da Escritura nesse Cartório.

Acho que vale a pena ligar no CRIA - o da matrícula do imóvel - e perguntar se o contrato da Caixa, no seu caso, pode ser registrado direto, ou se é necessário passar escritura mesmo.

Minha dúvida é, como o imóvel geralmente fica de garantia para o financiamento, o contrato da Caixa normalmente é registrado no CRIA para efetivação da garantia - geralmente alienação fiduciária ou hipoteca. Se o contrato pode ser registrado para esse fim, é bem possível que também possa ser registrado como forma de transmissão da propriedade, o que ocorre nos imóveis novos, onde dispensa-se a escritura.

Espero ter ajudado com alguma coisa.
Boa sorte!

Kenny is offline   Reply With Quote
spdio
Trooper
 

PSN ID: spdio Steam ID: spdio
25-02-15, 13:09 #6
Vou ir ao cartório de imóveis para tirar essas duvidas, quero economizar esse R$ 1500,00, afinal, já é o valor de uma geladeira simples...

Se alguem mais souber algo...

Obrigado pela ajuda.

Abraço

spdio is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.