Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default A saga da lente canon

20-03-15, 03:27 #1
Há mais ou menos 2 anos fui pegar minha câmera no armário e deixei cair no chão com bag e tudo. Não teria acontecido nada se tivesse caído de outra maneira, mas minha maior e mais pesada lente estava montada na câmera e caiu de frente no chão, ou seja, pegou diretamente no front element.

Ouvi um estalo e logo pensei que o vidro tinha quebrado totalmente.

Abri a bag para ver o estrago e notei que o front element estava meio afundado. Na verdade o lens cover afundou um lado da lente e quebrou alguns suportes de plástico internamente.

Bom, abri a parte da frente, vi algumas coisas soltas, uma marca na lente interna, e concluí que não conseguiria resolver sozinho. Larguei ela parada por um bom tempo.

2 anos depois.. trouxe a lente aqui pra gringa com a ideia de despachar para a canon resolver o problema. Eles cobram uns $150 só pra olhar e depois cobram a diferença que foi o conserto. Como é uma lente de $1,000 (que na época paguei uns R$ 1.000 no stand center), até então fazia sentido.

O grande problema é que demora uns 2 meses para devolverem. Comecei a pesquisar alternativas aqui por perto mas não achei nenhum lugar que parecesse ser confiável. Estava com preguiça de continuar procurando. Então lembrei do kit de ferramenta pequenas que havia comprado para instalar um ssd no macbook pro e resolvi abrir novamente. As chaves serviram perfeitamente nos parafusos da lente.

Dessa vez acessei os parafusos laterais e tirei o front element, coisa que não havia feito antes. Um dos 4 buracos da peça de plástico que segura o front element estava quebrado, deixando solto o parafuso que fixa aquilo ali. Como os pedaços estavam no lugar, um super bonder poderia funcionar. Deu certo. Teria dado mais certo se eu não tivesse colado 4 dedos.

Depois lembrei da marca na lente interna e, pra minha sorte, o que parecia arranhão era apenas uma marca e agora que eu tinha acesso foi bem simples limpar com uma flanela.

Por fim, dos 4 buracos + parafusos que deveriam segurar o front element, 1 deles era bem diferente. Tudo indica que substituíram o original com esse por que o conjunto suporte+parafuso+porca(?) não pareciam nada originais. O china me vendeu lente refurbished. E o pior é que aparentemente foi essa fragilidade que levou à quebra quando deixei cair no chão.

Enfim, depois que consegui descolar meus dedos, remontei tudo e... É TEEETRAAA!! Lente funcionando e com foco perfeito. Chupa [MENTION=414]roadster[/MENTION];!

Moral da história: a preguiça pode te ajudar quando você menos espera..





MdKBooM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
20-03-15, 07:55 #2
Devia ter tirado fotos e montado um album no /r/DIY

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
20-03-15, 08:03 #3
Preguiça? Heiaheua carai, me cagaria de abrir uma lente, ainda mais q tem elementos não-simétricos, só de dar uma rodada diferente já daria discrepância na consistência do foco e tals. Chegasse a testar isso? Lente cara e pesada, era uma 85 1.2L?

seuboi is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

20-03-15, 08:12 #4
18-200
Posicionei certinho mas pelo seu comentário depois vou testar com mais calma o foco em diversos pontos da imagem.

Edit: a lente custava uns 500~600 dolares na epoca, nao 1000. Confundi.


Last edited by MdKBooM; 20-03-15 at 08:19..
MdKBooM is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

20-03-15, 08:34 #5
A maioria das coisas com calma e ferramentas certas e um pouco de lógica vc consegue resolver.

Quantas vezes tinha q abrir notebooks sem ter a minima noção do q tava fazendo.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
20-03-15, 08:54 #6
Minha d7000 caiu da minha mochila em Noronha Morro abaixo, foi batendo umas 4 5 vezes até parar com minha Fisheye nada aconteceu, com lente e corpo mas eu me caguei

Sabbath is offline   Reply With Quote
skiter
Trooper
 

20-03-15, 10:38 #7
Boa!
Cara, comprar lente de China é bom pelo preço (paguei o mesmo preço de EUA na minha 50mm 1.4), mas eles vendem MUITA lente caixa branca (que são as reburbished) na caixa vermelha! rsrsrs
Mesmo assim, vale o risco!

skiter is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

20-03-15, 11:28 #8
\o/

SparkS is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 21:50.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.