Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Locutus
Trooper
 

Default Obsolescência Programada

25-02-12, 17:32 #1
"O mundo é suficientemente grande para satisfazer as necessidades de todos mas sempre será pequeno demais para satisfazer a avareza de alguns." - Gandhi

Recomendo fortemente investir 50 minutos assistindo esse documentário. A obsolescência programada, engrenagem que estabiliza a nossa economia, já não é novidade. O destaque contudo são as medidas absurdas que os fabricantes tomam para forçar seus produtos a estragarem mais cedo:

Você sabia que lâmpadas fabricadas com a tecnologia do século 18 tinham uma vida útil de no mínimo 100 anos? Que impressoras possuem um contador que as impedem de funcionar após 18.000 impressões? Que as primeiras versões dos iPods vinham com baterias insubstituíveis com duração de 8 à 12 meses? Que alguns freezers e refrigeradores fabricados há mais de 30 anos operam até hoje sem necessidade de manutenção (vide a casa da sua avó)?

Numa era onde se discute sustentabilidade e carência de recursos, surpreende que a "economia" ainda se baseie em não economizar.







Last edited by Jeep; 28-02-12 at 08:36..
Locutus is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
25-02-12, 17:40 #2
Essa dos equipamentos serem mais "frágeis" hj em dia todo mundo sabe, ate pq se cada um durasse igual antigamente, as fabricas iam parar e ia ter mais desemprego e ai o ciclo do capeta começa.

Aqui tem um ferro de passar roupa antigao que funciona que eh uma beleza. Mas como ele eh mto pesado, minha mae comprou uns novos que nao duraram mto, mas o antigo ainda ta aqui ehhe

kakarotto is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

25-02-12, 18:38 #3
sem contar que eles fazem os produtos todos incompletos..
difícil achar um eletrônico com todas as funções úteis.. cada um tem suas particularidades, sempre faltando algo essencial, o que te força a comprar um outro.

troy is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
25-02-12, 18:49 #4
cartuchos da HP que acompanham as impressoras vem com menos tinta

maurocool is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

25-02-12, 19:54 #5
Me lembra a historia do Star Trek Insurrection

o filme é uma porcaria, mas mostra uma sociedade avancadissima que liga o foda-se e volta a viver como fazendeiros familiares, e sao mto mais felizes assim

SigSnake is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

25-02-12, 20:05 #6
Trazendo para uma realidade mais "nerd" - são os DLCs hoje.

Vassourada is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

25-02-12, 20:42 #7
Permita-me corrigi-lo Vassourada!
Trazendo para uma realidade mais "nerd" - são os jogos hoje.

diferent is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-02-12, 20:48 #8
Só queria apontar que claro, um tanto da experiência de coisas que quebram antes da hora vêm de decisão deliberada, mesmo... mas que pelo menos um tanto é ilusão do saudosismo ("antigamente videogame durava pra sempre"- eu lembro do tanto de controle de Nintendo 8bits e Master Systems que quebrei jogando normalmente) e que um outro tanto é devido aos aparelhos serem menores, mais leves e com tecnologia mais complicada (dar paulada em engrenagem grossa, grande e pesada não faz tão mal quanto pressionar com o dedo uma placa levíssima de componentes eletrônicos invisíveis ao olho nu). Mais um tanto deve ser a pressão competitiva por fazer as coisas mais baratas, também, sem impactar na qualidade do produto que ainda funciona

Óbvio que isso não justifica um contador de usos pra quebrar em data programada, mas as coisas sempre são do jeito que são por uma razão e o pensamento geral é de que "eu não vou me chacoalhar pra mudar se pra mim tá bão". Rimão

Zedd is offline   Reply With Quote
bugaboo
Trooper
 

25-02-12, 21:07 #9
vale também comentar a não menos manipuladora: obsolescência estilística

bugaboo is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-02-12, 21:17 #10
Essa não é tão ruim porque pelo menos um tanto dos iFaggotness de 'geração anterior' (i.e. do ano passado) acaba ficando no mercado, porque o dono original acaba vendendo pra alguém que não faz questão de ou não tem a grana pra ter o mais novo

Zedd is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

25-02-12, 22:23 #11
Quote:
Postado por Locutus Mostrar Post
Você sabia que lâmpadas fabricadas com a tecnologia do século 18 tinham uma vida útil de no mínimo 100 anos? Que impressoras possuem um contador que as impedem de funcionar após 18.000 impressões?
Não sei o quanto disso é verdade.

Um exemplo: consegue-se fazer lâmpadas que duram 100 anos? Ué, consiga um engenheiro e abra uma fábrica. Ela tem data para acabar? Talvez, mas antes disso quantos bilhões de lâmpadas você venderia?

Então venda uns 5 bilhões de lâmpadas, feche a fábrica e se aposente. Será que nunca pensaram nisso?

Por isso sou bastante cético com algumas dessas afirmações. Até acredito que possa haver produtos feitos para ter vida mais curta, por outro lado não há ninguém impedindo uma pessoa de abrir uma fábrica e bater a concorrência.

Acho muito mais plausível a questão da obsolescência tecnológica.

Assistirei ao documentário, mas com os dois pés atrás.


Last edited by Baron; 25-02-12 at 22:28..
Baron is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
25-02-12, 22:32 #12
essa ta ligada desde 1901

http://www.centennialbulb.org/

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
25-02-12, 23:17 #13
e ilumina bem pacas

maurocool is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

26-02-12, 01:53 #14
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Só queria apontar que claro, um tanto da experiência de coisas que quebram antes da hora vêm de decisão deliberada, mesmo... mas que pelo menos um tanto é ilusão do saudosismo ("antigamente videogame durava pra sempre"- eu lembro do tanto de controle de Nintendo 8bits e Master Systems que quebrei jogando normalmente)
Vc obviamente não conheceu um controle de atari, impossível quebrar um controle de atari.

mojud is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-02-12, 03:02 #15
Eu sei que o comentário foi só pra tentar defender o saudosismo, mas tive, sim. Jogava um que os tanques 'comem' as paredes quando andam e Bobby Goes Home quando tinha 3-4 anos.

E realmente um controle de Atari demorava pra quebrar, mas compare um deles com um controle de PS3 ou Xbox atual nos quesitos: peso, número de botões, níveis de sensibilidade dos controles (alavanca versus direcional, alavanca versus analog stick, botão duríssimo de atari versus os diversos botões com níveis de pressão), número de funções (controle do atari não tinha nenhuma luz indicativa, não era wireless, etc.)

É óbvio que um negócio BRUTO e tijolar vai ser mais resistente. Não quer dizer que um senhor russo-alemão nazista de fartos bigodes segurando uma pistola com silenciador e esperando pelo James Bond com um gato preto no colo esteja tomando as decisões industriais das empresas de entretenimento eletrônico

Zedd is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

26-02-12, 04:24 #16
Existem produtos que duram muito, carros, impressoras, lâmpadas, roupas, dos modelos certos duram muito além do necessário mas se o preço não parece interessante e a procura não justifica a produção a culpa não é de ninguém além do consumidor.

Existem carros muito eficientes, seguros, duráveis, rápidos, bonitos, que se guiam sozinhos, confortáveis mas são caros.
E aí? Devemos culpar quem produz carros com uma qualidade menor e por isso muito mais viáveis para o mercado?

O consumidor escolhe o produto que compra e essa decisão tem consequências.

Stranger is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

26-02-12, 09:54 #17
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Não sei o quanto disso é verdade.

Um exemplo: consegue-se fazer lâmpadas que duram 100 anos? Ué, consiga um engenheiro e abra uma fábrica. Ela tem data para acabar? Talvez, mas antes disso quantos bilhões de lâmpadas você venderia?

Então venda uns 5 bilhões de lâmpadas, feche a fábrica e se aposente. Será que nunca pensaram nisso?

Por isso sou bastante cético com algumas dessas afirmações. Até acredito que possa haver produtos feitos para ter vida mais curta, por outro lado não há ninguém impedindo uma pessoa de abrir uma fábrica e bater a concorrência.

Acho muito mais plausível a questão da obsolescência tecnológica.

Assistirei ao documentário, mas com os dois pés atrás.
Isso seria verdade se existisse concorrência perfeita no mercado, porém, na grande maioria dos setores isso não acontece. Vc tem duas ou três empresas que controlam o mercado e uma minoria de pequenas e médias empresas que meramente tentam sobreviver.

Assim, as empresas top não necessariamente entram em concorrência direta em todos os produtos.

mojud is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

26-02-12, 18:40 #18
Mas não de lâmpada. Qual o requisito necessário para se fabricar uma lâmpada?

E se no século XVIII existiam lâmpadas melhores que as de hoje (é o que estão dizendo, não o que eu acho), então não entendo o que estão esperando para lançar um produto revolucionário. Por isso não me cola a história.

E empresas que controlam o mercado devem possuir algum tipo de tecnologia difícil de ser replicado, signifique o que isso significar. O mercado de pizzarias não é monopolizado, qualquer um consegue abrir uma pizzaria. Já o mercado de inovação tecnológica por exemplo é mais monopolizado, poucas empresas possuem conhecimento e dinheiro suficiente para concorrer à mesma altura.

Por isso acredito muito mais em obsolescência tecnológica de que em empresas limitando de alguma forma a durabilidade de seus próprios produtos. Eu não troco o meu computador porque ele quebra, mas porque se torna obsoleto. Essa questão de obsolescência sim é largamente utilizada, normalmente incentivando uma pessoa a trocar um equipamento que nem precisaria ser trocado ("Holy shiat, meu ipod de 30gb é um lixo! Já tem um de 120gb" e coisas do tipo.)


Last edited by Baron; 26-02-12 at 18:55..
Baron is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

26-02-12, 20:42 #19
Na verdade o mercado de lâmpadas se concentra em 3 empresas: osram, philips e ge. O resto são empresas que brigam por mercados nacionais, ou chinesas que entopem o mundo com produtos lixo e preço ridículo.

No caso das lâmpadas a obsolescência tecnológica é que é programada. LED existe desde sempre, mas novas tecnologias de LEDs de grande porte só começaram a ser pesquisadas agora, depois que já se arrecadou bastante com a tecnologia fluorescente. E assim vai.

As 3 vão tocar o mercado de novas tecnlogias, na medida que for interessante. Mesma coisa o carro elétrico, que existe desde 1900 e agora vai voltar a moda de novo com um disfarce de ambientalmente correto, mas com o verdadeiro sentido de tirar a industria automobilística da merda, principalmente a americana...

mojud is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

26-02-12, 21:00 #20
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Vc obviamente não conheceu um controle de atari, impossível quebrar um controle de atari.
Obviamente você não jogou Decatlon...



Para os saudosistas: http://www.atari2600.com.br/Jogos/On...?+252&Grupo=31

NITRO is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

26-02-12, 23:55 #21
impossível quebrar controle de atari?? ieaHEIAuheoiHU
quebrei no mínimo uns 3! aquela porra era mal feita pra caralho.. o plástico fazia barulho quando você forçava um pouco a alavanca, o botão parava de funcionar, o fio dava problema, etc.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
27-02-12, 01:46 #22
vou mudar o ponto de vista:
duvido um controle de ps3/xbox360 durar um dia sendo tao exigidos qto os de atari eram

decatlon quebrava joystick sim, principalmente se vc jogasse pra ganhar (ate sangrava a mao)
soh q os joysticks de hj nao durariam nem a prova de salto com vara

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

27-02-12, 11:06 #23
Lê meu reply lá em cima, é óbvio que um controle moderno é extremamente mais detalhado e portanto mais frágil

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-02-12, 11:26 #24
Dizia um professor meu do cursinho que um brasileiro inventou uma lampada com filamento de "nao sei o q" que não queimava nunca. A phillips chegou pra ele, pagou uma bolada gigante, comprou o direito do projeto e engavetou.

Não procurei na net, mas acho bem possível. Dá mto mais lucro fazer isto.

Quem viu aquele filme diamantes de sangue ( com o leonardo di caprio ) por ex ve que a maioria dos diamantes que se extraem das minas são comprados por uma empresa que deixa tudo num cofre, não coloca no mercado. Assim mantendo o preço mega inflacionado dos que estão no mercado.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
27-02-12, 11:33 #25
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
vou mudar o ponto de vista:
duvido um controle de ps3/xbox360 durar um dia sendo tao exigidos qto os de atari eram

decatlon quebrava joystick sim, principalmente se vc jogasse pra ganhar (ate sangrava a mao)
soh q os joysticks de hj nao durariam nem a prova de salto com vara
Tinha um controle próprio pra este jogo que na época não foi vendido por aqui.

Obs: no fliperama eu usava uma caneta bic pra correr mais rápido, cheeeeeaaterrrr!!! =D

 

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-02-12, 12:00 #26
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Assim mantendo o preço mega inflacionado dos que estão no mercado.
de certa forma, com o petroleo é igual, imagine os arabes pondo a producao a milhao?

sobre as lampadas, tem varias manhas nao documentadas que aumentam em muito a vida util. Por exemplo, as com filamento na sua maioria queimam ao acender, ao sair do estado gelado pra quente-pra-caralho, o que algumas pessoas faziam era adaptar no interruptor um resistor que deixava passar um tanto de voltagem, o suficiente pra manter o filamento quente, mas nao o suficiente pra incandescer, ao ligar ele nao tinha um choque termico tao fodido e pifava menos.

ja as fluorescentes, a grande mairia das vezes a lampada em si nao queimou, o que pifou foi o circuito que fica no corpo da lampada, em geral por ter pecas com especificacoes no limite ou por ter o corpo todo fechado e nao ter como ventilar, eu nao testei mas dizem que simplesmente fazendo furos e melhorando a ventilacao a vida util aumenta muito.

Jeep is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

27-02-12, 12:10 #27
Verdade. Até hoje os árabes nunca divulgaram o quanto de reservas de petróleo realmente existem no oriente médio... Fiz um curso uma vez sobre modelagem econômica do custo do petróleo e a produção dos membros da OPEP é calculada de forma a sempre manter o preço internacional do barril no máximo.

mojud is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

27-02-12, 13:17 #28
Outro exemplo é a tendencia de downsizing nos motores automotivos

Motores de menor litragem, superalimentados (seja com turbo, seja com compressores) com desempenho semelhante aos de maior litragem

mas e quanto a durabilidade?

SigSnake is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

27-02-12, 17:07 #29
Processadores... rsrs

vitorueda is offline   Reply With Quote
diazepan
Trooper
 

Steam ID: diazepan
27-02-12, 21:32 #30
Quero legenda pt-br :<

diazepan is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

28-02-12, 08:25 #31
Ixi, foi mal. Jurei q tinha postado a versão com legendas em pt-br. Alguém edita por favor o link: http://youtu.be/TS0EBoEhJ9g

Locutus is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

01-03-12, 22:00 #32
muito interessante....

up!!!

depois comento com calma

u0165 is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

26-12-13, 16:39 #33
Annia, no aguardo do seu comentário

taco is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:55.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.