Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default [Beakman] Programas educativos não geram lucros

14-07-12, 10:37 #1
http://jovem.ig.com.br/cultura/serie...e-beakman.html

Quem vai ao colégio morrendo de medo das aulas de física e química certamente não conhece um cara de jaleco verde e cabelos arrepiados que despontou na televisão no começo dos anos 1990 e voltou às telas brasileiras em 2011. Ao lado de uma assistente e um homem vestido de rato, o personagem Beakman, de “O Mundo de Beakman”, explica com piadas e interpretações exageradas e cômicas conceitos científicos a partir de perguntas simples como “por que o céu é azul?”.

O artista Paul Zaloom, que interpretou Beakman de 1992 a 1997, veio ao Brasil para participar da feira Anime Friends, em São Paulo, e na quinta-feira (12), contou em coletiva de imprensa como conseguiu ensinar as matérias mais temidas do colégio a crianças, jovens e adultos. “Meu trabalho como titereiro sempre foi pegar as informações e torná-las interessantes. E é a mesma coisa com a ciência: pegar conceitos científicos e transformá-los em algo interessante”, contou o ator, que também trabalha com marionetes.

No programa, Paul fazia experiências, interpretava pessoas importantes da ciência, como Charles Darwin, respondia perguntas dos espectadores e às vezes recebia alguns convidados especiais. "Teve um episódio com uma cobra enrolada no pescoço do Lester, o rato. Eu não gosto de cobras, e a cabeça dela era do tamanho da minha mão", recordou, "nós estávamos filmando e ela começou a se aproximar do meu rosto mostrando a língua. Eu gritei e saí de cena".

As filmagens de “O Mundo de Beakman” chegaram ao fim após o episódio 91, uma quantidade que, segundo Paul, é considerada ideal pelos produtores para que o programa seja reprisado por alguns anos. “A única razão pela qual ‘O Mundo de Beakman’ ficou no ar foi porque a lei obrigava”, disse o artista, se referindo às quatro horas obrigatórias de programação infantil dos canais norteamericanos.

Mesmo com o fim das gravações, Paul continua fazendo shows com experiências científicas caracterizado como Beakman, já que é um dos criadores do personagem. “Quando eu consegui o emprego o programa ainda não havia sido criado. Eu me voluntariei para ajudar a desenvolvê-lo”, contou o ator, “não recebi por isso e não fui creditado, fiz de graça. Mas eu não tinha mais nada para fazer naquele momento e achei que seria melhor se eu ajudasse”.

O resultado não poderia ser mais positivo. Até hoje ele se emociona quando alguém o encontra na rua e diz que virou cientista por causa de Beakman. “Eu choro como uma criança”, disse Paul.

Mesmo com esse reconhecimento nos Estados Unidos, onde mora, Paul afirma que o sucesso do personagem no Brasil é muito maior. “O Beakman é muito mais popular na América Latina, e principalmente no Brasil, do que nos Estados Unidos, e acho que isso tem muito a ver com a tradução. A dublagem deve ser fantástica”, explicou.

Quando questionado sobre aceitar uma proposta para voltar à televisão, Paul Zaloom não pensa duas vezes: “sim, com certeza!”. Apesar disso, não acredita que esse convite vá acontecer. “Eles não ganharam dinheiro com o Beakman”, afirmou, “bem, ganharam, mas não é como os Power Rangers ou o Bob Esponja. Programas educativos não geram lucros. Os programas para crianças, hoje, são baseados em merchandising”.





Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

14-07-12, 11:06 #2
Beakman rlz

 

 

 

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-07-12, 11:19 #3
Fiz esse garimpo recentemente e realmente o cenário é deprimente. Só tem programa pra transformar criança em zumbi consumidor ou coisa pior, show educativos mesmo, praticamente inexistem.

As exceções que encontrei e recomendo fortemente:

- Vila Sésamo - é non-profit, o conteúdo é ótimo e a forma muito interessante, muitos conceitos importantes passados de forma bem artística, e as músicas são em geral muito boas.

- Baby Einstein - é inofensivo, mas é meio teletubies, é pra criança muito pequena e os pais tem que ficar do lado pra estimular a criança. Se largar sozinho na frente da tv a criança fica hipnotizada e isso não é bom, tem que participar junto pra funcionar. Ideal pra introduzir inglês pra bebês.

- Little Princess - esse é interessante, é sobre uma menina (princesa) mimada que faz tudo do jeito que ela quer, invariavemente ela se dá mal e aprende a fazer as coisas do jeito certo (ou não) rs.

- Dora the Explorer - é legal e a criançada adora, é sobre uma menina exploradora que faz "quests" em três etapas e aprende coisas a cada etapa, ensina conceitos de outras línguas no meio (a versão em inglês ensina espanhol), é focado em problem-solving e é de longe o desenho mais interativo da TV... ela pergunta coisas pra criança no meio das quests e literalmente espera pelas respostas, e as crianças respondem! O conceito é mais um jogo do que um desenho que a criança sente e assiste, acho esse top na mistura entretenimento vs. aprendizado.

- Leapfrog - é uma pequena série de desenhos que ensina a reconhecer as letras do alfabeto e a ler. É absurdamente top, não existe nada melhor do que isso pra alfabetização, a criança aprende mesmo, mas infelizmente não existe em português. É útil aqui só pra quem vai alfabetizar em inglês, porque os fonemas são razoavelmente diferentes.

- Clássicos da Disney - Sim, só os clássicos que são uma obra de arte (bela adormecida, Dumbo, Branca de Neve, Cinderela, Fantasia, etc) porque os novos são neuróticos demais principalmente para crianças pequenas.

- Thomas The Tank Engine - O original, não o remake feito em computação gráfica. É uma pequena obra de arte, tudo feito em maquete com episódios curtos de 5 minutos de duração, no formato "moral da história". Thomas é um trem que vai aprendendo coisas a cada novo episódio, as crianças adoram ver os cenários e isso tem justamente a ver com o fato de não ser computação gráfica!


E a melhor opção de todas que está relacionada a entretenimento, mas não é TV (e é aí que muitos pais estão deixando passar uma oportunidade de ouro):

THE FREAKING MAGICAL IPAD.

Deus abençoe Steve Jobs por este maravilhoso presente aos pais de todo mundo.

Porque simplesmente não existe plataforma mais educativa e completa do que um tablet para uma criança, e é algo que elas simplesmente ADORAM. Só dá um certo trabalho pra garimpar apps legais, mas tem aos montes.

E antes que alguém diga que é caro pra dar na mão de criançca, e gostaria de apontar que não é mais caro do que 6 meses de assinatura desse lixo que as pessoas chamam de "TV a cabo", do qual felizmente estou livre há mais de 5 anos. rs. Pode zoar e quebrar 1 a cada 6 meses, eu compro outro com um sorriso de orelha a orelha.

Eon is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
14-07-12, 11:26 #4
HHAHHAHHAHAHAHAHHAHAHAHA god...

deadcow is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

14-07-12, 11:28 #5
To assistindo dublado no Netflix, mto bão

Inquisitor is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

14-07-12, 11:32 #6
Ae Eon faltou My little pony!

Eon não é brony.

Beakman praticamente moldou minha infância.

Também tinha outro muito bom: O Professor, que era apresentado pelo “japa” Sadao Mori, um consagrado professor de Física de SP.


Beakman, X tudo, No mundo da Lua, Pingu, bons tempos em que se podia ver TB e tirar algum proveito da programação.


Last edited by dark_man; 14-07-12 at 11:37..
dark_man is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
14-07-12, 12:04 #7
AOEIHEAheaH engraçado alguém venerar um gadget/programa de tv para crianças, eu sinceramente ligo o foda-se pra o que eles assistem, eu só "censuro" qndo a coisa pode passar medo ou sei lá, agora quando a coisa é inofensiva eu nem ligo...

Eu venero Bola, Bicicleta, Balão, peteca, mangueira (é se molhar), areia, terra, parquinho de areia, piscina... isso sim são "gadgets" o resto é piada de mal gosto, manter o mlk vidrado no iphone/ipad, minha mulher dá, eu limito o máximo que posso.


Beakman era top... eu imitava altas coisas.. aeoheaohae

Sabbath is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

14-07-12, 14:01 #8
Quote:
Postado por dark_man Mostrar Post
Ae Eon faltou My little pony!
..bons tempos em que se podia ver TV e tirar algum proveito da programação.
Corrigindo...

dark_man is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
14-07-12, 14:05 #9
olha os filhos do eon vendo teletubbies no ipad HAIWRHIAEREA

Tenho todos os epis dublados do beakman, uma vez pediram pra eu fazer um seed ma porra, 18GB da mta preguiça haerae

seuboi is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

14-07-12, 14:09 #10
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
- Dora the Explorer - é legal e a criançada adora, é sobre uma menina exploradora que faz "quests" em três etapas e aprende coisas a cada etapa, ensina conceitos de outras línguas no meio (a versão em inglês ensina espanhol), é focado em problem-solving e é de longe o desenho mais interativo da TV... ela pergunta coisas pra criança no meio das quests e literalmente espera pelas respostas, e as crianças respondem! O conceito é mais um jogo do que um desenho que a criança sente e assiste, acho esse top na mistura entretenimento vs. aprendizado.
assisto dora e backyardigans ate hoje, qnd to a tarde no trabalho.

Blazed is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
14-07-12, 14:20 #11
Bons tempos da antiga TV Cultura que não voltam mais

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

14-07-12, 14:55 #12
 


 


 


 


 


Cool, cool, cool!

dark_man is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
14-07-12, 14:58 #13
Complementando:

 


 


 


 


 


etc, etc, etc....

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
14-07-12, 17:26 #14
caralho, cresci assistindo ra tim bum (primeira versao), xtudo, club club (os desenhos de massa de modelar eram rox dmais)... o japones de ciencia que o dark postou, nao lembro o nome dele... kraio.. curtia demais... e sem duvida alguma me prendia do começo ao fim...
assistia cavaleiros do zodiaco na rede manchete (), mas nao perdia a oportunidade de ver estes programas.

recentemente assisti no canal brasil um grupo de discussão tratanto deste tema... afinal de contas a globo eliminou sua programação infantil afirmando que ela nao eh rentavel e o publico ainda tem a opção de ver programas/desenhos em seu canal da tv a cabo... totalmente foda...

o que chamou a atenção para parar no programa foi a participação do daniel azulay.. talvez um dos caras mais fodas que ja teve no brasil em termos de produção infantil...
 


pessoal mais novo provavelmente nao vai saber quem é esta figura... eu mesmo vi muito pouco, ele fez parte mais da infancia do meu irmao...
o cara ensinava a fazer varios baratos dahora ... experiencias.. brinquedos.. era muito rox...
meu irmao montava varios brinquedos a partir desse cara... corrida com carreteis de linha de costumar, campos para jogar futebol de botao generico, molduras e o caralhoa4...

triste saber que estas coisas acabaram...
e beakman foi muito foda.... sei decor as cores do arco iris devido a tecnica dele: vlavaav
também tinha o lance dos planetas que me foi muito util para vestibas... hehe... mas ja esqueci...
se eu tivesse filhos, certamente gostaria que eles tivessem acesso a este tipo de programação...
ligay a tv agora ha pouco e a cena que vi foi no programa raul gil: uma criança de uns 5 anos, vestida de mulher gato e cantando "eu sei que eu sou, bonita e gostosa..."

eh foda...

edit: já que nao saiu a foto do azulay.. segue link
https://www.google.com.br/search?hl=...Lejm0QHAjs3rBw


Last edited by DiE LuCiaNo; 15-07-12 at 22:26..
Patua is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

14-07-12, 17:55 #15
"Noot! Noot!"
-Pingu

Stranger is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

14-07-12, 18:53 #16
"o que chamou a atenção para parar no programa foi a participação do daniel azulay.. talvez um dos caras mais fodas que ja teve no brasil em termos de produção infantil..."

Tem a Bia Bedran que também é muito foda.

NITRO is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
14-07-12, 21:46 #17
daniel azulay era foda! nao passava nos canais de sp, sempre que ia pro rj assistia.

deadcow is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
14-07-12, 22:21 #18
porra.. dead, logico que passava em sp.. porém ha muito tempo atras!!! eu era muito, mas muito pivete

Patua is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

15-07-12, 17:26 #19
Patua. Fiuu, algodão doce pra você!

NITRO is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

15-07-12, 17:49 #20
Quem não viu CDZ na manchete nao tem direito de falar nesse tópico

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
15-07-12, 22:00 #21
Corrigindo gohan, que não viu CDZ com ESSA abertura nao tem direto de falar


pqp aOEHUEAIhoeiAU

Caveira is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
15-07-12, 22:12 #22
Quote:
Postado por Caveira Mostrar Post
Corrigindo gohan, que não viu CDZ com ESSA abertura nao tem direto de falar

http://www.youtube.com/watch?v=N1r_B3zqmN0

pqp aOEHUEAIhoeiAU
CARALHO... merece positivo essa...
PQP.... arrepiou aqui .haha.. sensacional

Patua is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
15-07-12, 22:14 #23
nunca assisti cavaleiros...nao sei o q achavam graca nisso na epoca ahhaueia
hj fui levar o relax no anime friends e nao conseguimos entrar...ficamos 1:30h na fila e nao entramos ahuea

serjaum is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
15-07-12, 22:27 #24
 

 


Ambos também influenciaram um pouco a nossa geração.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
15-07-12, 23:10 #25
Caveira, pelo seu video eu acabei achando esse:


Mto rox pra relembrar. eheh

Sussa is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
15-07-12, 23:24 #26
Quote:
Postado por Caveira Mostrar Post
Corrigindo gohan, que não viu CDZ com ESSA abertura nao tem direto de falar

http://www.youtube.com/watch?v=N1r_B3zqmN0

pqp aOEHUEAIhoeiAU
Caraaaaaaaaio manly tears! Quantas memórias fodas da época uhsauh. Lembro q eu comprava toda semana umas revistinhas q tinham figurinhas dos CDZ. Numa delas tinha uma foto do Shun e a legenda "Olha a cabeleira do Shun. Será que ele é? Será que ele é?" E eu fiquei uns bons anos sem entender a indagação uashusahusah. SERÁ QUE ELE É OQ? PORRA!

CtrlA is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:52.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.