Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default Espanhistão - Algo que pode ocorrer no Brasil

17-11-11, 13:43 #1

Veja todo o vídeo, é easy de entender. Legendado em PT.

Eu bem acredito que esse tipo de situação já ocorra aqui, com os preços de imóveis em algumas cidades disparando, mas o principal fator que me faz ter muito medo do Brasil nos próximos anos é o efeito pós-copa e pós-olimpíadas, pq eu acredito que os invetimentos apenas vai sustentar o evento, mas não vai haver ganhos de fato com ROI que todo mundo espera. O investimento haverá e o déficit crescerá em muito e criaremos nossa própria recessão.

Am i right, or what?





Never Ping is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
17-11-11, 13:55 #2
Desde 2010 to falando que é isso que vai acontecer aqui

quem tem grana guardada, que deixe ela guardada e espere a bolha estourar e depois secar no sol.

Na minha modesta opiniao, em alguns lugares do Brasil, principalmente Rio de Janeiro, comprar imóvel financiado deixou de ser investimento em 2010 e passou a ser uma bomba.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
SyncMaster
Trooper
 

Gamertag: CRCANDIDO
17-11-11, 14:46 #3
Falta estrutura no Brasil. A que temos está em pleno emprego há mais de uma década. Nos grandes centros falta até servente de pedreiro... vamos ver no q isso vai dar.

SyncMaster is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-11-11, 15:04 #4
A bolha especulativa se tornará realidade a partir do momento que existir mais títulos de dívida que produção interna. Isso é difícil acontecer aqui porque o estado tem ferramentas intervencionistas bem explícitas: os dois principais bancos de empréstimo são ora público (Caixa Econômica) ora de economia mista (Banco do Brasil). O que vai acontecer antes disso - desta dívida insustentável - é uma queda abrupta nos preços pela simples falta de crédito no mercado. Meu apartamento valorizou 200% em menos de 2 anos, mas não adianta cobrar 500mil por algo que custa 250mil se não houver quem pague.

O problema do Brasil não é a capacidade de lidar com uma eventual crise, mas a boa vontade política para tal. Um país que ficou anos sob a masmorra da inflação está acostumada a pagar o pato no lugar da desmantelação do estado ineficiente; e o estado mínimo e a diminuição de gastos (in)operacionais do governo é a primeira regra para se lidar com crises - sacrifício necessário em tempos bons e vital nos ruins. Pensando assim uma merda dessas não cairia tão mal, daria um rebot necessário na péssima gestão pública.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
17-11-11, 15:11 #5
boa ww..
exatamente o meu pensamento

Holocaust is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
17-11-11, 15:12 #6
so pra ilustrar olha o e-mail que eu recebi hoje, quase respondi pro corretor mandando ele enfiar no meio do cu dele, puta absurdo.

APARTAMENTO 50,82m² - 1 DORM. 1 VAGA NA GARAGEM

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

ATO (facilitado em até 4 vezes)
R$ 95.000,00

26 MENSAIS (a partir de 05.12.2011)
R$ 610,00

4 SEMESTRAIS (a partir de 05.02.2012)
R$ 4.700,00

ÚNICA (em 05.12.2013)
R$ 25.700,00

PARCELA DE PERIODICIDADE (05.04.2014)
R$ 610,00

SALDO A QUITAR / FINANCIAR (05.12.2013)
R$ 234.440,00

PREÇO TOTAL DE VENDA
R$ 391.250,00

Satangos is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

17-11-11, 15:16 #7
é o famoso: "Tomara que se foda, pra aprender a não fazer cagada."

não tem como se antecipar para não acontecer como aconteceu na espanha? Em todos os lugares os preços de imóveis estão disparando, inclusive na minha cidade.
Se isso continuar, pq financiar um imóvel é tão ruim pro cidadão? Se os preços só aumentam, começando a pagar um imóvel agora, a parcela não pode aumentar... O cidadão estará acabando de pagar uma casa/ap no valor de agora e ainda pagando o preço de 10 anos atrás (suposição), não é?

Demé is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
17-11-11, 15:20 #8
pode ficar pior
existe um lobby absurdamente forte tentando elevar o teto do financiamento de 500 pra 750 mil
alem disso, estao tentando cada vez mais flexibilizar o acesso aos fundos de investimento e fundos de reserva, pra injetar cada vez mais dinheiro no mercado

isso deixa apenas evidente o alto nivel de expertise dos grupos q comandam o pais: eles vao conseguir transformar uma "republica democratica de direito" em um governo essencialmente absolutista, com idh podre e distribuicao de renda semelhante a de um sistema feudal

pra terem ideia, ha uns 2 anos atras um politico nao mto conhecido, q nao chega nem perto do poder/patrimonio dos pajes do senado/camara, tinha DOIS BILHOES aplicado no banco do brasil
DOIS BI parados em aplicacoes financeiras num pais onde uma familia de classe media tem renda de 5 salarios minimos por mes

um exemplo disso:
Poucos entendem como o ex-corretor de imóveis e hoje senador Gim Argello conseguiu ampliar seu patrimônio em 10 mil vezes em pouco mais de 25 anos
http://www.istoe.com.br/reportagens/...a=internalPage

o q esses grupos querem eh extrair a maior cifra possivel dos nossos bolsos e dos cofres publicos. a copa e a olimpiada foram as maiores conquistas pra esses caras, pq alem de conseguirem tirar td o q a gente tem, ainda vao nos deixar devendo pra eles

sejam safos, aprendam ingles/espanhol, estudem MUITO e resgatem toda e qualquer possibilidade familiar de tirar dupla cidadania, pq eu tenho pena do q sera o brasil daqui 10 anos....

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-11-11, 15:25 #9
O ap que eu alugo tem 40m2 e custa 450 mil reais

Zedd is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-11, 15:55 #10
A realidade é que você não consegue injetar crédito no mercado sem gerar inflação e sem criar bolha. O governo injetou bilhões de reais no mercado imobiliário nos últimos anos e a consequência disso, nada mais natural, foi uma enorme inflação no setor. Isso vale para a Espanha também.

Não acho que o Brasil esteja perto de uma crise imobiliária pois a porcentagem do PIB aplicada no mercado imobiliário ainda é baixa, especialmente quando se compara com EUA e Europa.

Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
s dois principais bancos de empréstimo são ora público (Caixa Econômica) ora de economia mista (Banco do Brasil). O que vai acontecer antes disso - desta dívida insustentável - é uma queda abrupta nos preços pela simples falta de crédito no mercado. Meu apartamento valorizou 200% em menos de 2 anos, mas não adianta cobrar 500mil por algo que custa 250mil se não houver quem pague.
Não acredito que tenha que ver com falta de crédito, o governo está inflacionando enormemente a economia. Novamente: não há inserção artificial de crédito na economia sem efeitos de inflação ou bolha. Esse dinheiro não necessariamente tem que ser em papel; qualquer tipo de crédito subsidiado pelo governo possui o mesmo efeito.

O problema de uma crise não seria crédito, mas a inadimplência daqueles que financiam o imóvel. No nosso caso quem tomaria o prejuízo é o governo (já que está tudo nas mãos dele). Por enquanto a porcentagem do PIB utilizada é pouca, se ficar muito alta quem quebra é o governo.

No mais, concordo 100% com o Fura Olho

O que o governo vende como "uma ajuda para o financiamento dos mais pobres" é uma bomba atômica que somente beneficiará a classe mais rica (bancos e afins) e políticos.

Infelizmente, meus caros, não existe mágica, você não pode simplesmente criar um monte de crédito artificial e esperar que todos os problemas se resolvam. Por favor vai, sabemos disso desde antes do século XIX.


Last edited by Baron; 17-11-11 at 16:06..
Baron is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

17-11-11, 16:06 #11
(1) pra todos que acreditam que a bolha vai estourar! não é possível que um ap de 44m² realmente continue valendo 150 mil reais num bairro ruim...

dankretli is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
17-11-11, 16:32 #12
concordo com o WW no que diz respeito ao tamanho paquidérmico do estado brasileiro,
que 'amarra' o sistema bancário com o tamanho do BB e CEF e as participações de cada um no boom de financiamentos.

Mas esperar que o Brasil seja 'salvo pelo atraso' da maneira que foi salvo da crise do subprime em 2008 é pedir d+, e além disso precisaríamos contar com a boa vontade política(!) num caso de reforma de sistema financeiro.

Acho que o Brasil 2008 foi um caso único na história mundial, onde a economia de um país avançou graças a seu inaquedado modelo financeiro, progresso através do atraso! Bra-zil-il-il!

Se fosse um discurso petista seria chamado de atraso revolucionário

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Shooter
Trooper
 

PSN ID: g_baladao Steam ID: shooter_g
17-11-11, 17:10 #13
 

Shooter is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

17-11-11, 19:02 #14
topico interessante, nao manjo nada, continuem por favor

taco is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-11-11, 19:53 #15
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
O problema de uma crise não seria crédito, mas a inadimplência daqueles que financiam o imóvel. No nosso caso quem tomaria o prejuízo é o governo (já que está tudo nas mãos dele). Por enquanto a porcentagem do PIB utilizada é pouca, se ficar muito alta quem quebra é o governo.
Isso é o que o governo quer que você pense!

Sem falar nada pra ninguém, a Caixa já começou a securitizar a carteira de crédito desde o ano passado para levantar mais recursos para conceder mais empréstimos. E outros bancos vão começar a seguir o mesmo caminho, já que os recursos de poupança estão se esgotando.

Já começou a ciranda aqui também, agora é rezar pra não rolar uma crise profunda, porque se rolar, um monte de gente vai deixar de pagar prestação e a bomba vai estourar na mão de quem comprou os títulos deles.

PQP: O VÍDEO É MUITO ENGRAÇADO!!! AHEUHAUEHAUHEAU.


Last edited by Eon; 17-11-11 at 20:04..
Eon is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-11, 20:23 #16
Eon, por enquanto (ou seja, no curto-prazo) nós não temos um risco de quebradeira, pois a porcentagem do PIB utilizda ainda é pequena.

Sem dúvidas está aumentando. Com um agravante: quem quebra aqui é o governo, pois é ele que fornece o grosso do crédito imobiliário (por isso estou falando sempre do PIB).

Pelo que eu entendi no post do WW, ele se referia a uma crise de falta de crédito. Pois o que vai acontecer é o contrário, é o excesso de crédito que gera crise imobiliária e queda de preços.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
agora é rezar pra não rolar uma crise profunda, porque se rolar, um monte de gente vai deixar de pagar prestação e a bomba vai estourar na mão de quem comprou os títulos deles.
Só discordo desta parte em dois fatores:

1) Não adianta rezar para não rolar uma crise, porque esse sistema de crédito é insustentável de qualquer maneira. Com crise ou sem crise a bolha explode. A Caixa tem financiamentos de 30 anos. Agora me diz, tem como isso não quebrar nos próximos 30 anos?

2) A bomba não estoura na mão de quem compra o crédito. O sujeito que compra o crédito recebe dinheiro do Estado (ou seja, nosso) para não quebrar. E quem o Estado deixa quebrar (bancos e financeiras de menor porte), tem no mínimo uma aposentadoria de rei para seus diretores.

Oras, vimos centenas de "grandões" de bancos falidos americanos que se aposentaram com milhões e milhões de dólares.


Pra resumir: NÓS vamos pagar a conta. Simples assim.


Last edited by Baron; 17-11-11 at 20:36..
Baron is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
17-11-11, 20:33 #17
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Sem falar nada pra ninguém, a Caixa já começou a securitizar a carteira de crédito desde o ano passado para levantar mais recursos para conceder mais empréstimos.
pera la
explique esse ponto ai

pq, ate onde eu sei, a cef foi monstra em credito IMOBILIARIO (sempre foi, na verdade)

isso eh alavancado pelo fgts, onde a cef eh apenas agente operador.. a administracao eh desvinculada, contando com um conselho curador proprio, q tem total autonomia pra tomar decisoes relativas ao fundo. em suma, a cef nada tem a ver com a carteira de credito do fgts

faco parte da equipe q administra o fundo de investimento do fgts e uma coisa eu te digo: securitizar who? temos um patrimonio LIQUIDO de 243 bi, filhote. falamos em milhar de milhao. divido os numeros das minhas planilhas e projecoes por 1000, pra facilitar. quem securitiza algo aqui eh a gente, tanto eh q fomos os principais responsaveis pela manutencao do credito imobiliario qdo todos os bancos recuaram na crise

em caso de duvida, o balancete anual eh divulgado no site do fgts. nao custa dar uma lida antes de falar agua com tanta propriedade

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
17-11-11, 20:41 #18
ps1: banco q mexe com carteira de credito podre ta batendo recorde de lucro

ps2: ledo engano achar q calote em financiamento imobiliario eh pago pelo contribuinte. o rombo remanescente do plano collor, q deu origem ao fcvs, emgea e cia foi fruto de ciclo economico, e nao calote em massa. qdo trabalhei na area de alienacao da cef a gente vendia 10k imoveis por ano e o estoque NAO BAIXAVA. ou seja, a cef tomava de volta mais de 10k imoveis/ano de contratos inadimplentes. isso com toda a morosidade e tendencia de decisao favoravel pro mutuario

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
17-11-11, 20:42 #19
mas e o salário da população?

lá na Espanha um grande problema foi o congelamento dos salários.

Aqui estamos tendo o contrário. O salário está cada vez maior.

como fica?

Zigfried is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-11-11, 20:50 #20
Fura e o mundo paralelo das empresas públicas. rs.

Agora de volta a realidade, a securitização das carteiras imobiliárias já foi anunciada tipo... 2 anos atrás.

Mas é o tipo de coisa que quando rola, não faz estardalhaço na midia. Existe uma agenda ferrada por trás disso.

http://noticias.primeiramao.com.br/c...ct_9508__.aspx

http://www.capitalaberto.com.br/ler_...&i=4004&sec=17

E pra completar, eu tenho informação de antemão que o Bradesco VAI entrar nessa também. Todos os bancos vão, é apenas uma questão de tempo.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-11-11, 20:54 #21
Quote:
Postado por Zigfried Mostrar Post
mas e o salário da população?

lá na Espanha um grande problema foi o congelamento dos salários.

Aqui estamos tendo o contrário. O salário está cada vez maior.

como fica?
Excelente observação.

Eu já fiz um post gigante uma vez sobre isso, mas basicamente é o seguinte: historicamente o Brasil é um pais que elimina seus desequilíbrios por via inflacionária.

Nos EUA os preços dos imóveis despencaram quando rolou a crise. No Brasil isso provavelmente não vai acontecer.

Não são os preços dos imóveis que vão despencar, e sim todos os outros preços que vão explodir, incluindo o salário, que é o maior e mais importante preço de qualquer economia.

Eon is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
17-11-11, 20:55 #22
Não verdade não sei como essas porras de preço não caíram ainda. Ng tem dinheiro pra comprar...

tdf is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-11, 20:56 #23
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
qdo trabalhei na area de alienacao da cef a gente vendia 10k imoveis por ano e o estoque NAO BAIXAVA. ou seja, a cef tomava de volta mais de 10k imoveis/ano de contratos inadimplentes. isso com toda a morosidade e tendencia de decisao favoravel pro mutuario
Espera lá, como assim tomava de volta 10k de imóveis? Você toma 10k de imóveis baseado no valor de mercado ATUAL.

Ou seja, a partir do momento em que o mercado nivela aos preços reais, aquele barraco de 30m2 que quando você tomou de volta valia 300 mil reais (e assim foi inserido no seu balanço), não vale mais isso.

As coisas vão muito bem enquanto tudo está bem, mas quando surge um problema...


Bônus engraçadinho

BTW, aos 7:58 ele fala ingenuity of the market, o que está totalmente errado na tradução como ingenuidade. Ingenuity = engenhosidade



Last edited by Baron; 17-11-11 at 21:07..
Baron is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

17-11-11, 21:00 #24
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Não verdade não sei como essas porras de preço não caíram ainda. Ng tem dinheiro pra comprar...
Tem muita gente especulando tdf... gente que tinha muito dinheiro parado em aplicações que hoje em dia não rendem nada. Agora estão movimentando essa grana com imóveis para fazer um troco.

Daqui a pouco acaba essa história, você vai ver.

Eon is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
17-11-11, 21:01 #25
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Fura e o mundo paralelo das empresas públicas. rs.

Agora de volta a realidade, a securitização das carteiras imobiliárias já foi anunciada tipo... 2 anos atrás.

Mas é o tipo de coisa que quando rola, não faz estardalhaço na midia. Existe uma agenda ferrada por trás disso.

http://noticias.primeiramao.com.br/c...ct_9508__.aspx

http://www.capitalaberto.com.br/ler_...&i=4004&sec=17

E pra completar, eu tenho informação de antemão que o Bradesco VAI entrar nessa também. Todos os bancos vão, é apenas uma questão de tempo.
mundo paralelo? operacoes como essa sao semelhantes a compra de participacao no panamericano, ou seja, nada tem a ver com posicionamento de mercado. digamos q o peso da decisao foram as "forças ocultas", e nao o interesse em explorar novas oportunidades com base em estudos aprofundados de viabilidade e retorno

nao sei nada a respeito dessa operacao, mas algo me diz q da pra brincar de "liga ponto" com as cabecas da decisao e com as da tal gaia

sendo bem objetivo: a cef NAO PRECISA securitizar carteira de credito imobiliario pra continuar tendo rios de dinheiro pra emprestar

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
17-11-11, 21:10 #26
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Espera lá, como assim tomava de volta 10k de imóveis? Você toma 10k de imóveis baseado no valor de mercado ATUAL.

Ou seja, a partir do momento em que o mercado nivela aos preços reais, aquele barraco de 30m2 que quando você tomou de volta valia 300 mil reais, não vale mais isso.

As coisas vão muito bem enquanto tudo está bem, mas quando surge um problema...
baron
tomar de volta = cliente pegou credito imobiliario (pegar dinheiro dando o imovel como garantia), nao pagou, foi pra execucao, perdeu, a cef pegou o imovel (q era a garantia)

ou seja, mais de 10.000 imoveis entravam anualmente no estoque da alienacao, apesar de cerca de 10.000 serem alienados no mesmo periodo. o banco soh lucra com isso, independente do valor do imovel, pq alem da entrada ainda existem as parcelas pagas, q sao sumariamente ignoradas no momento da execucao

banco nunca entra pra perder. na pior das hipoteses ele vai a falencia, onde todos os clientes perdem, mas ainda sim os responsaveis pela bancarrota saem com os bolsos transbordando dinheiro

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-11, 21:18 #27
É disso que eu estou falando, quando o imóvel volta para o balanço volta com o valor atual. O problema é que o valor atual não é o real.

Quando esse sistema quebra, o banco "descobre" que o que valia 100 vale na realidade 10. O que ele divulgava como um balanço saudável se transforma em lixo de uma hora para outra.

Quando o banco vai à falência, o governo entra para ajudar, depositando dinheiro NOSSO para isso. Pô, taí o subprime.

Baron is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
17-11-11, 21:22 #28
É difícil acostumar com a idéia de você virar escravo de um banco por 30 anos pra viver numa caixinha de fósforos...

Essas continhas que lançam (geralmente sai de nego envolvido no mercado imobiliário) falando que se for puxar os aumentos de 40 anos pra agora praticamente só se corrigiu a inflação me ENERVAM... Foda-se seu cu e a inflação nos últimos 40 anos... O que eu quero saber é quanto a incorporadora pagou no terreno, quanto tá gastando de mão de obra, de projeto, de material de construção... Suspeito fortemente que a margem de lucro é absurda.

tdf is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

17-11-11, 21:26 #29
nao tanto tdf
a mao de obra hj em dia ta MUITO cara em construcao civil

ta faltando muito braço por isso o preco subiu absurdo

Bombastic is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
17-11-11, 21:28 #30
tdf, um tio da minha namorada comecou a mexer com isso
eles esta com um condominio em Monte-Mor

o imovel térreo é vendido por 90mil a do ultimo andar (quarto andar) sai por 150mil

pra eles, o valor para se construir é por volta de 50 a 80mil

Zigfried is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
17-11-11, 21:38 #31
Quote:
Postado por Zigfried Mostrar Post
tdf, um tio da minha namorada comecou a mexer com isso
eles esta com um condominio em Monte-Mor

o imovel térreo é vendido por 90mil a do ultimo andar (quarto andar) sai por 150mil

pra eles, o valor para se construir é por volta de 50 a 80mil
Gotcha.

Um tijolo no atacadão custa o que? 25 centavos? haehuahe
Na c&c pra ter idéia é R$0,50 .
Material de construção é barato.


Por mais que mão de obra esteja cara, vamos supor, pra subir um prédio de 20 andares vc precise de uma empreita aí de uns 50 peões-de-obra (tou chutando forte).

Que leve uns 3 anos pra subir o prédio.

Cada peão ganha o que? 1200 reais (NÃO GANHA ISSO ACHO)?

Calculei com encargos trabalhistas e tudo uns 3 milhões e meio de mão de obra, e na real, acho que tou chutando MUITO ALTO MESMO ehuaheuahe

Em material pra construir, chuto uns 3 milhões.

O terreno uns 2 milhões.

Marketing, etc viadagens em geral, impostos, caixinha pra prefeitura, mimimi mimimimi põe uns 2 milhões aí sei lá só pra dar margem.


Supondo 4 ap's por andar de uns 55 m2 vendidos a 400 paus num bairro RAZOÁVEL (não tou falando classe média alta, tou falando razoávelzinho) de São Paulo * 20 andares teríamos mais uma vez numa conta ridícula 32 milhões de venda bruta.

tdf is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
17-11-11, 21:44 #32
fora q o material nem deve ser o melhor e o acabamento (que é o caro) é nulo.

Zigfried is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
17-11-11, 22:12 #33
muita coisa...

posso dizer uma coisa:
antes de instaurar um crise economica para toda a população, no brasil, quem se foderia primeiro seriam as incorporadoras e construtoras...

why?

porque ela depende totalmente do repasse do credito do cliente na entrega de suas obras. ou seja: primeiro o cliente precisa ter credito, para dpois a incorporadora realmente ganhar dinheiro... durante todo o periodo da obra, a empresa ou esta expondo um caixa absurdo ou está pegando emprestimos a custos de mercado.

o que tem a ver isso?
bem, quem manda na porra do mercado imobiliario eh o credito.. quem banca o crédito de imoveis até médio-alto padrao (até 500 mil reais - nego vai falar:" buaahh.. 500 mil eh apartamento de magnata!!!"... não .. não é, vc que é pobre.. não se ofenda, eu tmb sou) é o FGTS...fundo este que é oriundo pela mão de obra assalariada no país...

ahh.. mas banco da este credito pra qq um: um caralho... só que já tentou assinar papeladas no CEF sabe a burocracia e controle que existe sobre isso... EH FODA! e só pode ser usada para um única unidade residencial, ou seja, é um credito vinculado exclusivamente a DEMANDA REAL...
ahh.. mas as pessoas podem pegar dinheiro fora do sfh? sim, podem, mas pagam uns 30% a mais de juros, imoveis passa a ser um pessimo negocio pois o custo de capital fica muito elevado considerando os impostos sobre ganhos financeiros...

mais uma vez estou enrolando? nao.. chego la...
se a oferta de credito é reduzida por alguma tomada de decisão governamento, a demanda cai drasticamente e as incorporadoras não terão grana para financiar suas obras (o cara nao consegue credito, não repassa financiamento, simples)...
logo, para nao quebrarem, as empresas serão obrigadas a parar de comprar terrenos e construir.. a bolha de preços no custo de construção cai e preços dos terrenos tmb... o mercado reestabelece automaticamente... pois quem especula, não terá mais espaço para brincar...

aposto em bolhas no mexico, china e caribe, onde o mercado esta rolando como na espanha.. controle zero sobre o credito.. no mexico qq ze ruela eh soh mostrar rg e já pode comprar um casa com credito garantido... aqui, a coisa é diferente.. acreditem se quiser...

quanto a preços... custo de construção e terrenos subiu tanto que obrigou os preços dos imoveis chegarem ao limite. fica muito dificil ter ganho de preço ao longo da obra, pois já estão no limite da obtenção de creditos pelo sfh.. todos estão enforcados...
meu trabalho é diariamente acompanhar preços e velocidade de vendas de aptos nos principais mercados... e digo que praças como são paulo estão entrando num nível real... os principais bairros estão com preços estabilizados e vendas em ritmos naturais.. não mais aquelas insanidades (são poucos os casos de nego se estapear por um ap caro pra caralho).
rio de janeiro por exemplo, zona sul já mais do que atingiu seu limite... agora zona oeste e norte, poutz, um mundo a ser explorado ainda.. sul, minas e ne.. é só o começo hehehe

e o mais foda de tudo.. oque mais está inflacionando o mercado, não é a porra das incoporadoras.. eh o custo de obra mesmo.. concorrer com o governo é impossivel.. não estouf alando de copa do mundo e olimpiadas não... essa merda de PAC tá pagando salarios de 3 conto para muito semi-analfabeto que se dispoe a constuir estradas no inteior do acre...
equipamentos então, nem se fala..
na minha opiniao a bolha não está sendo criada pela iniciativa privada, e sim governamental. a privada está aproveitando o momento que o governo se situou.
agora em termos residencial, tenho forte crença que ainda vivemos num momento de alta demanda: familias tendo acesso ao credito com preços justos, a longo prazo e de forma adequada de se obter...

Patua is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
17-11-11, 22:19 #34
tdf...
a conta não é tão simples não...
o custo de construção chega a aproximadamente 50% do valor do imovel...
ahh.. mkt, vendas etc que ta se chamando de viadagem, não chega a 3% do vgv (valor geral de vendas)...
fora que o preço de terreno, em locais desejados, chegam a percentuais absurdos...

ai vem um bicha e me fala: ahhh.. mesmo assim as margens são aburdas!

um caralho!
construção tem uso itensivo de capital.. como expliquei acima, a construtora tem que expor milhoes de seu caixa (ou pegar emprestimos gigantes) para financiar a obra que, só depois de pronta, é possivel pegar algo em torno dos 70% do valor de vendas...

a remuneração de capital não é tão alta.. e se fosse mais baixa, certamente não teria ninguem construindo, pois, ao inves de expor caixa sob um risco enorme (tanto de não-vendas como de risco de obras mesmo), toda construtura/incorporadora iria trabalhar em outros mercados...

Patua is offline   Reply With Quote
SilverSurfer
Trooper
 

18-11-11, 00:38 #35
não sou nenhum especialista na área mas seguem os meus palpites (ou chutes)

1 - acho que em breve (o que não quer dizer imediatamente, chuto algo entre 2012 e 2013) vai ter nego desesperado pra vender imóvel, mais especificamente as pessoas que acreditaram em corretor dizendo que comprar na planta e vender logo que tivesse pronto era investimento sem risco e rentabilidade alta (coisa de => 30%), muitos destes não terão como manter os "investimentos" (alguns nem mesmo como pagar os valores de chaves e etc) e terão de dar um jeito o mais rápido possível.

2 - A relação entre o valor do imóvel e o valor do aluguel tá baixa demais, tem muitas ofertas em que o aluguel é de menos de 0,5% do valor do imóvel, enquanto o esperado seria uma porcentagem maior, isso é menos do que a poupança paga por exemplo

3 - o comentário do ww foi bem oportuno, por mais que se diga que algo vale X, isso só é válido se tiver alguem disposto e que possa pagar esse valor

4 - procurem em sites de venda de imoveis internacionais que vcs acharão algumas coisas interessantes, tipo castelos na frança valendo menos que apartamento de 100 m² na zona sul do rio, apartamentos em manhattam mais baratos que apartamentos menores em alguns bairros de classe média em sp, embora os mercados financeiros desses países estejam em "baixa", algumas discrepâncias são muito fortes para serem ignoradas


Last edited by SilverSurfer; 18-11-11 at 00:47..
SilverSurfer is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
18-11-11, 00:46 #36
corretor hoje em dia é ridículo

tenho amgio de 22 anos que já é corretor...

nem aquele cursinho do creci tem ainda (ta fazendo, mas nem concluiu) e já é.

nao sabe bosta nenhuma além de preencher papelada.

mas ta ganhando BEM mais do que eu.

Zigfried is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 06:48 #37
Um ponto do vídeo que ninguém comentou ainda é a falta de investimento da Espanha em pesquisa e desenvolvimento quando o país estava no auge.

Brasil segue exatamente o mesmo caminho. Não se investe em pesquisa e desenvolvimento. Enquanto as metas da Samsung, por exemplo, são investir em baterias para carros elétricos; leds e painéis solares, no Brasil se fala em plantar mais cana, tirar mais petróleo do fundo do mar e desenterrar mais ferro.

A hora de investir em pesquisa, pra um dia o país deixar de ser um exportador de matéria-prima, é agora e já estamos atrasados...

mojud is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
18-11-11, 08:49 #38
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
A bolha especulativa se tornará realidade a partir do momento que existir mais títulos de dívida que produção interna. Isso é difícil acontecer aqui porque o estado tem ferramentas intervencionistas bem explícitas: os dois principais bancos de empréstimo são ora público (Caixa Econômica) ora de economia mista (Banco do Brasil). O que vai acontecer antes disso - desta dívida insustentável - é uma queda abrupta nos preços pela simples falta de crédito no mercado. Meu apartamento valorizou 200% em menos de 2 anos, mas não adianta cobrar 500mil por algo que custa 250mil se não houver quem pague.

O problema do Brasil não é a capacidade de lidar com uma eventual crise, mas a boa vontade política para tal. Um país que ficou anos sob a masmorra da inflação está acostumada a pagar o pato no lugar da desmantelação do estado ineficiente; e o estado mínimo e a diminuição de gastos (in)operacionais do governo é a primeira regra para se lidar com crises - sacrifício necessário em tempos bons e vital nos ruins. Pensando assim uma merda dessas não cairia tão mal, daria um rebot necessário na péssima gestão pública.
 

ô coitado

maxcool is offline   Reply With Quote
Pablo Escobar
Trooper
 

18-11-11, 10:22 #39
o Brasil tem programas de P&D sim, falta na verdade é empresa com visão inovadora. nos ultimos anos, foram criados uma penca de editais e programas de incentivo ao desenvolvimento bancados pelo estado. o brasil nunca havia investido tanto nessa area como agora.

a falta de empresas é culpa do governo tb, que sufoca qqr empreendedor com as altas taxas tributarias.

meu coroa ja entrou 3x na justiça contra a caixa

1º: caixa queria 280k e fizeram acordo por 11k
2º: caixa queria 40k e fizeram acordo por 600 conto
3º: meu vo tinha um ap no nome dele e ele bateu as botas, o seguro pagou 110k no ap q vale 80k e o saldo devedor ja esta em 50k. acho q tera audiencia nesse ano ainda, o advogado nao quer fazer acordo, pois segundo ele, a caixa nos deve dinheiro mas meu pai quer fazer o acordo e acabar com o abacaxi heh

Pablo Escobar is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

18-11-11, 10:58 #40
Quote:
Postado por Pablo Escobar Mostrar Post
o Brasil tem programas de P&D sim, falta na verdade é empresa com visão inovadora. nos ultimos anos, foram criados uma penca de editais e programas de incentivo ao desenvolvimento bancados pelo estado. o brasil nunca havia investido tanto nessa area como agora.
tem muita bolsa sim
mas se vc partir do principio q uma bolsa pra um cara com mestrado, e o caralho a 4 nao passa de 3mil reais, vc sabe pq nao tem empresa de P&D aqui

Bombastic is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
18-11-11, 11:10 #41
A margem é bem maior que 100% Patuá... BEM maior.

tdf is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
18-11-11, 12:37 #42
Eh obvio que nao tem p&d. Tu acha que alguma empresa tem chance de obter financiamento desses editais de p&d? Nunca. P&D no Brasil é uma farsa, editais todos arranjados, tudo monopolizado pelas grandes universidades que priorizam projetos onde eles podem enfiar equipamentos pra universidade no meio.

asmur is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 12:39 #43
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
tem muita bolsa sim
mas se vc partir do principio q uma bolsa pra um cara com mestrado, e o caralho a 4 nao passa de 3mil reais, vc sabe pq nao tem empresa de P&D aqui
Bolsa de mestrado é 1.248,00 reais.

Participo de uns projetos de P&D na área de energia faz uns 3 anos. Empresa brasileira não sabe o que é P&D. Nego pega dinheiro público pra investir em pesquisa e acha que está contratando uma consultoria que tem o dever de arrumar todos os problemas da empresa...

mojud is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

18-11-11, 12:53 #44
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Bolsa de mestrado é 1.248,00 reais.

Participo de uns projetos de P&D na área de energia faz uns 3 anos. Empresa brasileira não sabe o que é P&D. Nego pega dinheiro público pra investir em pesquisa e acha que está contratando uma consultoria que tem o dever de arrumar todos os problemas da empresa...
eu falei bolsta para uma vaga em uma empresa privada q os requisitos do cnpq por exemplo é mestrado e o caralho a 4

Bombastic is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-11-11, 14:00 #45
Vocês falam muita bobagem.

Como assim "as empresas brasileiras não sabem o que é P&D"?

É óbvio que sabem o que é P&D, só que compensa fazer isso fora do país. Na empresa que eu trabalho é assim. A equipe técnica pesada está na Califórnia e em Bogotá.

Por exemplo, Bogotá (Colômbia) é um lugar que possui uma mão-de-obra extremamente qualificada, além de o país oferecer custos muito menores, desde impostos no geral até hardware, software e importações de equipamentos eletrônicos.

Por que alguma empresa faria P&D no Brasil? Oras, tanto que não fazem, rite? Se o governo não entrar para ajudar, ou seja, tentar consertar um pouco a merda que ele mesmo faz, ninguém se interessa em vir pra cá.

Agora, como vocês afirmar que as empresas não tem interesse nisso? Garanto para vocês que tanto empresas pequenas como grandes fazem muito P&D. Só não fazem aqui.


Last edited by Baron; 18-11-11 at 14:06..
Baron is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 14:11 #46
Talvez na área de informática seja diferente, não conheço. Na área de energia só duas empresas fazem P&D de verdade no Brasil: Petrobrás e OSX.

O resto é consultoria disfarçada...

mojud is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

18-11-11, 14:16 #47
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Talvez na área de informática seja diferente, não conheço. Na área de energia só duas empresas fazem P&D de verdade no Brasil: Petrobrás e OSX.

O resto é consultoria disfarçada...
Fail. Da missa não sabe 1 terço.

Fikdik.

u3663 is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-11-11, 14:40 #48
Pra que serve P&D? Respondo: P&D serve para você desenvolver tecnologias novas e ganhar mercado da concorrência. "Só" isso.

Muito bem, eu não sei como é o mercado de energia no Brasil, acredito que seja bem monopolizado, mas obviamente você saberá bem mais do que eu, já que trabalha/estuda na área.

Hipótese A) Mercado aberto
As empresas são obrigadas a investir em P&D, caso contrário um concorrente passa a perna e ganha mercado. O P&D será feito onde for melhor. Realmente não vale a pena fazer P&D no Brasil (a não ser que fosse imposível fazer em outro lugar, por qualquer razão). O P&D é feito e é intenso, mas fora do país.

Hipótese B) Mercado Fechado
Por que investir em P&D? O mercado é fechado ou regido por agências reguladoras, é tudo uma questão de divisão artificial dos mercados, há pouco risco de alguém te roubar mercado abruptamente e caso você invista em P&D não poderá ganhar muito com isso.

Não há vantagem em ser melhor que os demais, pois você gastará mais dinheiro mas não poderá aumentar satisfatoriamente os lucros. Você não vai querer ficar atrás dos outros, nem na frente, a ideia é estar no mesmo nível.

Exemplo: Você nota grandes diferenças de planejamento ou atuação em empresas de telefonia, internet, aviação?

Oras, por que eles fariam algo muito diferente? Se a Azul desenvolver um esquema foderoso para ampliar agressivamente o número e abrangência de voos.... a Anac veta, pois todas linhas são previamente divididas entre as empresas.

Ponto. Morre aí.

Essas empresas terão P&D? Se for pra concorrer externamente irão (e aí vai da viabilidade de se fazer ou não no país), para concorrer internamente, mea-boca. Petrobrás tem concorrência externa. Demais empresas não sei como é.

Realmente não conheço tanto do seu mercado, mas obviamente não tem nada a ver com "as empresas brasileiras desprezam o P&D simplesmente porque são burros". Em muitos mercados de concorrência real, só o fato de você desprezar o P&D já é um atestado de óbito.


Last edited by Baron; 18-11-11 at 14:51..
Baron is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 14:54 #49
Faz todo sentido.

As concessionárias de eletricidade e gás fazem P&D, pq são obrigadas a investir uma porcentagem do lucro nisso. Como não há interesse em ser melhor que a concorrência, elas optam por usar essa verba no que eu chamei de consultoria disfarçada.

Enfim, voltamos ao começo: investimento em P&D no Brasil é mínimo; é mais interessante investir fora e o governo pouco faz pra mudar essa realidade.

mojud is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-11-11, 15:12 #50
Mojud, que absurdo uAHuAHuAHaUH

Será que alguém obriga o Google a fazer P&D também?

Olha, minha opinião é a seguinte: você quer atuar na área de P&D em energia? Caia fora deste país. Vá para um lugar em que você possa produzir e crescer profissionalmente.

Baron is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

18-11-11, 15:20 #51
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Olha, minha opinião é a seguinte: você quer atuar na área de P&D em energia? Caia fora deste país. Vá para um lugar em que você possa produzir e crescer profissionalmente.
Repito: Não.

Existe sim muito P&D na área de energia.

u3663 is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 16:56 #52
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Repito: Não.

Existe sim muito P&D na área de energia.
Vai postar logo o que interessa, ou vai desperdiçar mais um post com esse lero lero mesmo?

mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

18-11-11, 17:04 #53
Mojud,

Existe sim muito P&D na área de energia.

[SPOILER]Se quiser saber mais sobre isso, pergunte ao Saico.

Eon is offline   Reply With Quote
Pablo Escobar
Trooper
 

18-11-11, 18:06 #54
Quote:
Postado por asmur Mostrar Post
Eh obvio que nao tem p&d. Tu acha que alguma empresa tem chance de obter financiamento desses editais de p&d? Nunca. P&D no Brasil é uma farsa, editais todos arranjados, tudo monopolizado pelas grandes universidades que priorizam projetos onde eles podem enfiar equipamentos pra universidade no meio.
a empresa onde trabalho ganhou dois editais e nao temos nenhuma influencia nebulosa com o governo heehhe foi um valor bem pequeno tb, mas esta bancando um mestre com o salario de R$ 3.750,00 por mes... na UFRGS ele receberia R$ 3k por mes se continuasse la hehe

independente do custo brasil, sempre vale a pena para empresa pequena, o custo do P&D se paga facil

tambem tem uma pós-doutora trabalhando na empresa e nao faço ideia do salario, esse eu acho q é bancado diretamente pela universidade

esses tempos teve um edital de R$ 1 milhao pra universidades empresas e o numero de inscritos por menor que 10 UHEUHUEe em alguns casos é tudo monopolizado msm e os responsaveis da universidade nao tem a menor vontade de fazer parceria com uma empresa que nao paga por fora para eles

Pablo Escobar is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

18-11-11, 18:47 #55
a minha empresa investe pesado em p&d, temos alguns editais no bolso, bolsas e etc

mas realmente o governo nao ajuda, nao ajuda mesmo
é tudo uma mixaria... como vc vai pegar alguem bom, com experiencia e pagar pro cara 2 conto q eh uma porcaria de uma bolsa?

aehuheauuae

Bombastic is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

18-11-11, 19:19 #56
Não achei dados mais recentes, mas esses já ilustram bem:

Investimentos em P&D em 2006 (em dólares e ajustados em função do poder de compra):
Estados Unidos Dazamérica: 320 bilhões
Chinaman: 136 bilhões
Japanese: 130 bilhões
Brasil-sil-sil: 14 bilhões

Crescimento dos investimentos entre 1995 e 2004:
Chinaman: 20%
Profissional Russians: 8%
Índia: 7%
Brasil-sil-sil: 3%

mojud is offline   Reply With Quote
Pablo Escobar
Trooper
 

18-11-11, 20:34 #57
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
a minha empresa investe pesado em p&d, temos alguns editais no bolso, bolsas e etc

mas realmente o governo nao ajuda, nao ajuda mesmo
é tudo uma mixaria... como vc vai pegar alguem bom, com experiencia e pagar pro cara 2 conto q eh uma porcaria de uma bolsa?

aehuheauuae
na industria quimica nao é um salario tao ruim assim, na verdade o pessoal com graudacao mais avancada mts vezes nem consegue emprego e acaba fazendo concurso ou fazendo carreira academica

3k aqui tb é a mesma coisa que 6k em SP/RJ
Quote:
Não achei dados mais recentes, mas esses já ilustram bem:

Investimentos em P&D em 2006 (em dólares e ajustados em função do poder de compra):
Estados Unidos Dazamérica: 320 bilhões
Chinaman: 136 bilhões
Japanese: 130 bilhões
Brasil-sil-sil: 14 bilhões

Crescimento dos investimentos entre 1995 e 2004:
Chinaman: 20%
Profissional Russians: 8%
Índia: 7%
Brasil-sil-sil: 3%
o BRASIL esta mt atras dos outros paises do BRIC nesse quesito e em quase todos. nas feiras industriais mundo a fora, os outros integrantes do BRIC sempre possuem um numero de empresas expositoras muito maior que o nosso.

somos a nacao dos commodities, advogados e funcionarios publicos, por enquanto ta baum heheh

Pablo Escobar is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
18-11-11, 21:01 #58
Serio Pablo? Eu to atras de grana pra projetos faz tempo.. mas nunca consigo. Talvez porque no meu polo quem avalia os projetos eh coordenador de um curso numa faculdade privada, e coincidencia ou não, só projetos dessa faculdade são aprovados.

asmur is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

18-11-11, 23:46 #59
Sorry mojud, não vou falar sobre isso pois uma vez me ferrei por falar de trabalho nesse fórum.

Mas faço parte de um projeto grande sobre isso e tem sim muitas empresas que utilizam o P&D, ainda mais nessas áreas onde a pesquisa é necessária.

É como o bomba colocou, o governo não ajuda. Então varia muito pro nicho que a empresa atua, visto que todo o investimento dela nessa área não tem apoio do governo.

E peço desculpas se não posso falar mais tá?

u3663 is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

19-11-11, 00:06 #60
 

Intimidade+fórum=mí

Stranger is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

19-11-11, 12:45 #61
Quote:
Postado por Pablo Escobar Mostrar Post
na industria quimica nao é um salario tao ruim assim, na verdade o pessoal com graudacao mais avancada mts vezes nem consegue emprego e acaba fazendo concurso ou fazendo carreira academica

3k aqui tb é a mesma coisa que 6k em SP/RJ
na area de TI, q eh aonde focamos, o salario eh de recem formado, eh triste

Bombastic is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
19-11-11, 17:37 #62
Cara, eu acho que o Brasil gosta de crescer lentamente. Desde a época de Getúlio Vargas, da sua queda, da era JK, era ditatorial militar até um pouco de Sarney, o Brasil sempre gostou de viver num modelo pseudo comunista-socialista, com diversas estatais e poucas liberdades comerciais em áreas que o governo não está mais conduzindo corretamente, como energia, correios, transporte e tudo mais.

E agora que estamos começando a ter uma liberdade de mercado, ainda assim travado, eu começo a me preocupar com esses investimentos que estamos fazendo, pq o governo está fazendo obras faraônicas que não me parecem sustentáveis. Parece que o Brasil mergulha-se numa dívida crescente.

Never Ping is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-11-11, 08:19 #63
Quote:
A Espanha é "irresgatável" e seus crescimento nos últimos anos foi "baseado numa ficção". O alerta é de uma das principais referências hoje na Espanha, o economista Santiago Nino Becerra, autor de dois livros sobre a crise econômica que afeta o país. Em entrevista ao Estado, o economista diz que um resgate para a Espanha custaria* 800 bilhões à UE e ao FMI, dinheiro que "simplesmente não existe". Becerra também alerta que há sinais claros de que o Brasil está seguindo o mesmo caminho de endividamento e de crescimento pelo crédito adotado pela Espanha há dez anos. "O Brasil hoje é a Espanha de 2003, em versão 2.0."
Reportagem completa: http://economia.estadao.com.br/notic...ol,92827,0.htm

mojud is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
23-11-11, 08:49 #64
Topico bem legal.

quem tiver um tempinho assista Margin Call, é um filme com bastante ator foda, conta o dia de uma financeira antes da Crise do Lemon, vai em de encontro com o que o Fura Olho disse.

 


Agora uma conta que não entendo, é por exemplo um amigo meu, comprou um apartamento bem bacana de 73m² com varanda gourmet bem localizado aqui em SP pagou cerca de 300-350mil reais, falou que foi o negocio da vida dele que hoje o apartamento ta valendo mais de 650mil reis.

Mas que compraria o apartamento dele por 650mil reais? E será que por 650mil ele compraria um apartamento do mesmo nivel ou melhor?

foram essas perguntas que fiz pra ele e ele não soube responder.

Agora eu penso como o tdf acho coisa de maluko tu se amarrar por 30 anos, pagando uma parcela de mais de mil conto por mês, com um banco, pra morar em uma merdinha de 50m².

Não sei se estou fazendo certo, mas to guardando grana há 2 anos (renda fixa, mas melhor que ficar parado), pretendo continuar por mais 2anos pelo menos...até ver se esses preços caem e consigo dar pelo menos 50% do valor do imovel....será que os preços vão cair alguma hora? ou meu dinheiro vai acabar perdendo valor?

Satangos is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
23-11-11, 08:52 #65
P&Dei

tdf is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-11-11, 09:58 #66
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Cara, eu acho que o Brasil gosta de crescer lentamente. Desde a época de Getúlio Vargas, da sua queda, da era JK, era ditatorial militar até um pouco de Sarney, o Brasil sempre gostou de viver num modelo pseudo comunista-socialista, com diversas estatais e poucas liberdades comerciais em áreas que o governo não está mais conduzindo corretamente, como energia, correios, transporte e tudo mais.

E agora que estamos começando a ter uma liberdade de mercado, ainda assim travado, eu começo a me preocupar com esses investimentos que estamos fazendo, pq o governo está fazendo obras faraônicas que não me parecem sustentáveis. Parece que o Brasil mergulha-se numa dívida crescente.
Dívida não é um problema se:

1 - O endividamento tiver fins produtivos
2 - Se o país estiver crescendo num ritmo maior do que o endividamento

A questão é que nenhuma dessas duas condições tem se mantido historicamente no Brasil.

E para piorar, nosso crescimento econômico é uma ficção porque a produtividade da mão de obra é exatamente a mesma há 25 anos. Ou seja, por mais que você leia no jornal que o país possa estar indo bem nos últimos tempos, isso não pode ser verdadeiro no longo prazo porque a simples matemática não permite. Não existe crescimento real sem crescimento de produtividade.

Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
23-11-11, 10:40 #67
Sim, essa é a parada. Eu cada vez mais me sinto vivendo um sonho propagado pelo governo e pela mídia de que a qualidade de vida mudou, mas eu olho toda vez para os morros e favelas que existem no RJ, para as populações carentes de rua e vejo que a situação de pobreza de maneira em geral não mudou. E estou vendo pessoas de baixa renda pegando empréstimos ou fazendo financiamentos que eu pressinto que não são sustentáveis, estão deixando para que a sorte os guiem.

Isso que tem me dado medo também.

Never Ping is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-11-11, 15:57 #68
Quote:
Postado por Satangos Mostrar Post
Agora eu penso como o tdf acho coisa de maluko tu se amarrar por 30 anos, pagando uma parcela de mais de mil conto por mês, com um banco, pra morar em uma merdinha de 50m².

Não sei se estou fazendo certo, mas to guardando grana há 2 anos (renda fixa, mas melhor que ficar parado), pretendo continuar por mais 2anos pelo menos...até ver se esses preços caem e consigo dar pelo menos 50% do valor do imovel....será que os preços vão cair alguma hora? ou meu dinheiro vai acabar perdendo valor?
to fazendo exatamente isso.
Se os preços não cairem, pelo menos vc tem uma entrada maior e vai pagar menos juros...

mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-11-11, 17:37 #69
Juntar dinheiro hoje pra comprar imóvel também é complicado, porque a inflação está muito alta e os preços oscilando demais. Mas se eu estivesse juntando para comprar meu primeiro imóvel provavelmente eu iria de tesouro direto para poupar, tem título indexado ao IPCA que paga 5% a.a.

Acho que é a melhor opção pra manter o poder de compra no longo prazo, esses fundos de tem taxas demais e o rendimento real acaba sendo muito baixo.

Eon is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

23-11-11, 17:49 #70
Eon, tem que analisar também o quanto de tempo você vai deixar o dinheiro parado, taxas, IR etc.

Dependendo como for vale mais a pena colocar na poupança, por causa de IR, que te dará taxas semelhantes.

Façam cálculos. Coloca em uma coluna de Excel os rendimentos, subtrai IR e quaisquer outras taxas das aplicações (por exemplo o custo anual da corretora, se houver). Apesar do rendimento de alguns títulos serem variáveis, você consegue compará-lo com demais títulos e alternativas.

Agora, é aquela coisa, se você sabe que o governo está fazendo merda, sabe por tabela que os títulos da dívida pública não possuem risco zero. É provável um calote da dívida brasileira nos próximoas anos? Não. Da mesma forma que não era nos EUA há algum tempo.

Lembrando que há títulos de longo prazo que podem ser comprados (pagam mais juros) e que, caso você venda antes do vencimento, terá que vender a preço de mercado (isso pode ser bom ou não)

Baron is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:28.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.