Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

Default Regulamentação da profissão de analista de sistemas

28-08-09, 11:20 #1
Não sabia se postava isso em Hardware, Linux, Programação ou Espaço Jurídico
Aí posto na comunidade mesmo
(procurei no search "regulamentação" porque tô sem tempo de olhar o fórum agora mas queria postar isso antes que me esqueça)

Proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistemas foi aprovado nesta quarta-feira (19) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta (PLS 607/07), de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

http://www.senado.gov.br/AGENCIA/ver...odAplicativo=2

Quem aí tá trabalhando na área, que acha desse negócio?





Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

28-08-09, 11:26 #2
TOMARA QUE NAO PASSE!

Bombastic is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

28-08-09, 11:29 #3
Parece a novela pra regulamentaçao da profissao de Designer de produto.. nao sai do papel...

NeckrO is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
28-08-09, 11:34 #4
Se passar basta inventar outro nome pra analista de sistemas, problema resolvido.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-08-09, 11:36 #5
Pois é.
Onde trabalho por exemplo Analista de Sistemas é para concursados, Assistentes de Tecnologia para os de contratação ampla.

DeMolay is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

28-08-09, 11:36 #6
vou ter que ler... ok li..

nao tem como saber se vai prestar, olhando só esta notícia parece que eh soh morder uma grana a mais da galera

só fico pensando que tipo de beneficio poderia trazer isso, hoje em dia tem empresas muito boas pra vc trabalhar... ok beleza, mas o resto no geral eh tudo uma zona
uma lei dessa poderia botar ordem na casa como um todo?

fico pensando nisso porque com toda certeza, o brasil deve sair perdendo por essa zona, mas nao tem como medir um negocio desses, ja vi gente sem diploma ultra mais competente e outros diplomados ridiculamente imbecis

e aí?
tem gente que eh boa no que faz, tem gente que nao, tem gente com diploma e que foi analista por 10 anos e nao tem metade da visao que tenho de analise

e aí?
uma regulamentacao assim só teria algum fundamente se tivesse um EXAME, porque ir pra uma faculdade e ficar colando anos e passar todo mundo consegue, queria ver essa galera toda fazer uma prova isonomica

aposto que muita gente nao passaria, igualmente varios darknerds aqui na DS terminam o curso de direito e nao conseguem passar no Exame de Ordem hhehe [flame off]

Hoje em dia, o que precisa implantar logo eh alguma coisa que nao sei o que eh... os sindicatos sao inuteis, talvez até corruptos, isso quando tem sindicato... e eh um ramo profissional que só cresce... mas que faz muito mais os outros crescerem, geralmente engravatadinhos de merda que ja nasceram ricos e ganharam uma bolada do pai pra abrir uma empresa huehueheuehu [flame off x2], ou o grosso da grana vai para gringos [flame off x3]

tenho meu diploma, mas soh vou usar pra concurso, nao quero ser analista... ainda mais agora q montei uma equipe de desenvolvimento de jogos hohohoho progamador ftw

ChakaN is offline   Reply With Quote
Rath
Trooper
 

28-08-09, 11:38 #7
"...somente profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão de analista de sistemas."

Duh, nada vai adiantar... analista de suporte, analista de redes, analistas de qualquer bosta menos de sistemas q no final, exercem a mesma função... fora administradores de redes, gerentes de redes etc...

Na minha carteira por exemplo ta escrito Analista de Suporte. Mas eu administro a rede de 2 provedores, tenho um CPD com uma porrada de servidores e routers em minha responsabilidade, fora um imenso backbone wi-fi e fibra ótica espalhados pelo Rio.


Last edited by Rath; 28-08-09 at 11:51..
Rath is offline   Reply With Quote
corujito
Trooper
 

28-08-09, 11:41 #8
Acho que sai sim a regulamentação.

No serviço público mudam os requisitos para posse no cargo. Hoje, a maioria dos concursos exige formação em TI ou qualquer formação mais pós em TI. Se o conselho implicar, muda também muita atribuição de servidores.

Na iniciativa privada a coisa pode complicar um pouco mais. Quem não tem formação em TI mas tem experiência na área precisará provar que trabalhou por 5 anos como analista de sistemas. Problema é que muita gente trabalha como PJ, não tem como provar isso em CTPS e certamente encontrará dificuldades em conseguir uma declaração do patrão que trabalhou, pois seria admitir um gato trabalhista.

corujito is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

28-08-09, 11:42 #9
TOMARA QUE NAO PASSE!

so serve pra criar conselhos e cobrar taxas do pessoal... nao eh um diploma que diz se o cara eh bom ou nao, eh o mercado... foda-se se o cara nao tem diploma

se nao tem diploma nao pode mais fazer nenhum software? vamos ser igual arquiteto, ficar assinando projeto alheio? vai tomar no CU

Bombastic is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

28-08-09, 11:48 #10
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
TOMARA QUE NAO PASSE!

so serve pra criar conselhos e cobrar taxas do pessoal... nao eh um diploma que diz se o cara eh bom ou nao, eh o mercado... foda-se se o cara nao tem diploma

se nao tem diploma nao pode mais fazer nenhum software? vamos ser igual arquiteto, ficar assinando projeto alheio? vai tomar no CU
GRRRRUUUUUUUUUAAAAARRR!
(1)

ChakaN is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
28-08-09, 11:51 #11
Acho q alguem mto capaz aqui não tem facu. risos.

Mas eu concordo com o Bomba Tem mto kra bão por ai que não tem diploma, e isso vai foder :/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

28-08-09, 12:19 #12

Buwem is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

28-08-09, 12:21 #13
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Concordo com o bomba!
Eu sou engenheiro, e a favor do conselho de engenharia. As responsabilidades que um engenheiro tem vai além da empresa que ele trabalha. O prédio pode cair, a usina explodir e etc. Acho que uma regulamentacao e fiscalizacao nessa área é bom sim.

Agora, um programador? O mercado mesmo ja lima os ruins. Se o cara fizer cagada, o software nao vai funcionar, ou alguma coisa que vai afetar diretamente a empresa...Nao acho que um diploma ou alguem dizendo o que pode ou que nao pode vai ajudar mais do que atrapalhar...
bom, existem softwares q fazem avioes cair, usinas explodirem etc

mas nao acho q a questao seja essa... a questao eh que existe muito auto-didata na area, pois a area esta em constante evolucao, diferente de engenharia que eh uma ciencia antiga e estagnada...

faculdades nao acompanham o mercado...

Bombastic is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

28-08-09, 12:23 #14
acho que apenas profissoes que podem causar impactos tremendos na vida pessoal da galera deveriam ser regularizadas, ex:
-medicos
-advogados
e estas já o são

outra? sei la

ChakaN is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-08-09, 12:25 #15
Quote:
Postado por Rath Mostrar Post
Mas eu administro a rede de 2 provedores, tenho um CPD com uma porrada de servidores e routers em minha responsabilidade, fora um imenso backbone wi-fi e fibra ótica espalhados pelo Rio.
rola uma porta no seu switch?

Jeep is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

28-08-09, 12:29 #16
Se eu me comportar como um disk knight de armadura reluzente cavalgando um lindo trojan, rola um backdoor?

Sobre a regulamentação:
Acho meio precipitado fazer isso sem uma análise de mercado antes
Não vi nada ali sobre fazerem pesquisa de quantos porcento do mercado é de autodidatas
E se a opinião das empresas no geral for de "foda-se, vamos inventar título novo e contratar quem a gente quiser", fica impossível regulamentar algo pelo título, que pode facilmente ser reinventado e reciclado
E acho meio estranho regulamentar algo com uma descrição tão abrangente quanto analista de sistemas

Zedd is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

28-08-09, 12:36 #17

Buwem is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
28-08-09, 12:38 #18
Eu diria que a informática eh algo tão amplo e tão moderno que seria impossível utilizar métodos convencionais (aka conselhos) pra regulamentar. Não tem como amarrar o progresso da informática nessas burocracias. E isso não vai passar. Tenho certeza.

asmur is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

28-08-09, 12:58 #19

Buwem is offline   Reply With Quote
Rath
Trooper
 

28-08-09, 13:34 #20
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
rola uma porta no seu switch?
Olha o Jeep querendo se aproveitar de mim

Fala oq tu quer ai, ja tem 2 sv de quake e ventrilo rodando aqui mesmo.

Rath is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:32.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.