Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
Default Hologramas 2D de 22 polegadas

06-05-05, 22:51 #1
Quote:
Sistema exibe imagens manipuláveis em pleno ar
Quinta, 5 de maio de 2005, 08h30

Você lembra das clássicas cenas do robozinho R2-D2 projetando imagens holográficas na saga Star Wars? Pois agora, uma tecnologia bastante similar está disponível para qualquer mortal - por módicos US$ 18,6 mil. Uma empresa norte-americana anunciou o lançamento do Heliodisplay, um sistema de projeção de imagens em pleno ar.
Prometido há alguns anos por seu criador, Chad Dyner, o Heliodisplay é diferente da tecnologia "inventada" por George Lucas. Não exibe imagens holográficas, ou seja, três dimensões. Mostra em apenas duas, como em um monitor de computador. Tem, no entanto, a capacidade de tornar a imagem interativa ao toque do usuário. Basta passar a mão para que o cursor se mova por ela, tal qual uma tela sensível ao toque.

Para entender, considere a cena: em uma aula de cardiologia de um curso de medicina, a imagem de um coração, projetada em duas dimensões, reage ao toque dos alunos, sem a necessidade de qualquer luva ou objeto especial. O inventor do Heliodisplay, Chad Dyner, é estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e dono da empresa IO2 Technology.

Explicar o funcionamento da engenhoca é complicado: o ar do ambiente é sugado para dentro do aparelho e, depois, ejetado de volta com modificações em suas características, além de iluminado com uma técnica que faz o ar e os fótons reproduzirem a imagem. O resto, aparantemente, é mantido em segredo industrial, mas seu criador garante que o ar expelido não representa qualquer ameaça à saúde humana.

O Heliodisplay é compatível com a maioria dos equipamentos de projeção e exibição em duas dimensões, como DVDs, computadores e videogames. As imagens chegam a 22 polegadas, mas já estão em desenvolvimento "versões" com maior capacidade.
Redação Terra

Leia esta notícia no original em:
Terra
http://tecnologia.terra.com.br/inter...EI4795,00.html
Putz. Achei isso algo muito extraordinário.
No site da empresa que vende o "projetor" tem mais fotos, inclusive do próprio "projetor". Dá pra você ligar um DVD nele e assistir a um filme no ar e coisas assim.

Olhem as fotos:
http://www.io2technology.com/dojo/19...hnology/images





Acid is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

06-05-05, 22:53 #2
nao era isso q tinha um video aki na DS 1 semana atras?

snake is offline   Reply With Quote
Cyan Leader
Core
 

06-05-05, 23:19 #3
Voltemos ao 2D.

Cyan Leader is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
06-05-05, 23:59 #4
Ótimo, mas ótimo topic mesmo. ; )
eu lembro q um tempo atraz uma emprega desenvolveu um aparelho q projetava basicamente os vértices de uma imagem 3d dentro de um redoma de vidro... Só q tinha uma limitação absurda de cores.. era bem tosquinho visualmente falando, e ultra caro. o funcionamento era diferente tb...
se eu achar a materia (peguei no terra tb.. a mto tempo atraz), eu posto aki.

Mas cara, isso é totalmente foda! Em um futuro distante, monitores sendo substituidos por aparelhos de holograma 2d? Umm, pq não? auhuha, o crescimento exponencial da tecnologia é mto foda. qdo nos se damos conta, já inventaram akilo q sonhamos.. sempre sonhei em ver hologramas...

Sussa is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

07-05-05, 00:14 #5
Cara eh 2D mas grande coisa
Eh facil SIMULAR um 3D
Imagina se pode mover cursor
É facil mover sei-la um coração em 3D
Muito rox isso
É sempre assim
Quando a tela de cristal liquido começa a fica barata vem um monstro de caro :/

SsjGohan is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

07-05-05, 01:02 #6
mas o futuro eh assim, vai evoluindo evolucao = capitalismo = dinheiro

dreisao is offline   Reply With Quote
Star
Trooper
 

07-05-05, 02:15 #7
e vcs axam q sendo 3d, iria dar pra tocar ? sendo 2d vc tem uma matriz de 2 ínidices [i][j] , se fosse 3d, teriam 3 inidicies [i][j][k], e vcs axam que daria pra tocar algo de dentro do desenho 3d? axo que nao ein , antes de xegar la vc ja tocou em muitas outras coisas antes.... esse eh o segredo da engenhoca, ser 2d para poder tocar.

Star is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
07-05-05, 08:50 #8
Existe uma enorme diferença de um holograma 2d p/ o 3d. E não estamos falando sobre tocar a imagem...

Sim, o 3d pode ser simulado em planos 2d, como nos já fazemos a muito tempo em nossos monitores e etc.. é só adotar uma projeção cônica (chamada de perspectiva) que ela ira dar a ilusão de que as imagens possuem profundidade. Como isso? É criado um ponto de fuga (centro de projeção), e então as arestas dos vértices, tendem a convergir a esse ponto. Isto difere das projeções paralelas (como a ortográfica que é uma das mais conhecidas) que mantém sempre a mesma distancia entre as arestas devido a seu ponto de fuga ser localizado no infinito.
 


Onde eu quero chegar com isso? Ok, vc tem uma imagem 3D simulada em um plano 2D. Oq acontece se vc andar ao redor do plano 2D? A imagem continuara parada e vc vera ela da mesma forma q vc veria se estivesse de frente. (Já que as transformações de rotação e translação são executadas pelo mouse ou teclado.) E basicamente igual a teoria de sprite em jogos.

Agora se fosse uma imagem realmente 3D? Ao andar ao redor dela, vc poderia ver ela como um objeto verdadeiramente espacial... Vc conseguiria ver a lateral, a parte de traz, tudo do objeto.
É como se elo objeto estive lá, ocupando seu volume no ar...
 


Last edited by Sussa; 07-05-05 at 08:53..
Sussa is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
07-05-05, 09:16 #9
esqueci de concluir!!
a mesma tecnologia pode ser aplicada no 3d.. mas p/ tocar as faces dele, e não o interior.

heheeh.
mas cara, eu to realmente feliz com essa invenção! mal posso esperar p/ ver um pessoalmente! pqp, mto, mas mto rox. quase um sonho.

Sussa is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

07-05-05, 10:32 #10
A empresa devia fazer a princesa falando help me obi wan kenobi
ia ser a propaganda mais rox do mundo

mas acho que eles chegam no 3D sim
um 3d que possa tocar o interior dele
tipo "arrancar" um coração da imagem 3D
não me parece crítica a parte do tocar o interior
acho que o problema deve ser projetar em 3D mesmo... mas se já fizeram em 2D... eles chegam lá...

Mas a invenção dos meus sonhos seria o teleporte. Isso sim seria revolucionário

jacu is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

07-05-05, 10:43 #11
mas foi isso q eu quis dizer
Fazer um 3D simulado numa superficie 2D
A pessoa estaria na frente do treco e mexeria com a mão o "coração"
Seria uma interatividade milhões de vezes superior a encontrada hj em dia
E este é apenas uma utilidade
Existem tantas outras

SsjGohan is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

07-05-05, 10:58 #12
porra
o ambiente tenq te fumaca ou o proprio apareio tenq jogar algum tipo de coisa pra refletir
nao tem uma parada explicando como funfa?

GoldenEye is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

07-05-05, 11:03 #13
Quote:
Operating the device will not change a room`s environment, air quality or other conditions. Air comes into the device, is modified then ejected and illuminated to produce the image. Nothing is added to the air so there isn`t any harmful gas or liquid emitted from the device. If a Heliodisplay were left running for a week in a hermetically sealed room, the only change to the room`s environment would be from the electricity used to run the device. Although the Heliodisplay uses lasers, the images are not holographic.
que sera q ele faiz co ar hein? aquece?? .... sinistro
logo logo vai aparece mais dessas parada e bem mais barato =]


Last edited by GoldenEye; 07-05-05 at 11:04.. Motivo: bixisse
GoldenEye is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

07-05-05, 12:00 #14
Soh uma pergunta, se ele suga o ar, e depois joga denovo, nao ha algum instante de vacuo entre a tela e a makina?

dreisao is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

07-05-05, 12:19 #15
ele suga pelo lado e joga junto cos lasers acho
nao tem vacuo nao


Last edited by GoldenEye; 07-05-05 at 12:20.. Motivo: lago->lado
GoldenEye is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
07-05-05, 13:05 #16
perturbações no ar causariam defeitos na projeção??
tipo vento e etc??

Sussa is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-05-05, 13:10 #17
Quote:
Postado por DiE Hellz
Soh uma pergunta, se ele suga o ar, e depois joga denovo, nao ha algum instante de vacuo entre a tela e a makina?
claro que não oras, o ar é um gás, qdo vc suga um tanto automaticamente o resto se expande e ocupa o lugar dele

s p o o l is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
07-05-05, 13:18 #18
Quote:
Postado por PitBicha
Mas cara, isso é totalmente foda! Em um futuro distante, monitores sendo substituidos por aparelhos de holograma 2d? Umm, pq não? auhuha, o crescimento exponencial da tecnologia é mto foda. qdo nos se damos conta, já inventaram akilo q sonhamos.. sempre sonhei em ver hologramas...
Quote:
Postado por SsjGohan
É sempre assim
Quando a tela de cristal liquido começa a fica barata vem um monstro de caro :/
Pensem assim.
Há uns 4-5 anos atrás, era praticamente ficção científica telas de cristal líquido. O preço de uma tela de cristal líquido de 20 polegadas até hoje é bem salgado.

Se essa tecnologia for tão difundida quanto LCDs, em uns 5 anos, quem sabe, já não se torna algo relativamente comum, a um preço acessível?

Acid is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

07-05-05, 13:20 #19
estranho isso ai.
pra uma imagem de 22 polegadas, haja ar hein
o cara tem q fazer uma "parede" de vento
e nao pode ter spot de "ar puro" no meio, oq é meio foda...
seria um jato de ar, ou seria algo q se espalharia pela sala toda, por exemplo?

... is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
07-05-05, 13:37 #20
Quote:
Postado por rockafeller
estranho isso ai.
pra uma imagem de 22 polegadas, haja ar hein
o cara tem q fazer uma "parede" de vento
e nao pode ter spot de "ar puro" no meio, oq é meio foda...
seria um jato de ar, ou seria algo q se espalharia pela sala toda, por exemplo?
Não tem detalhes da tecnologia escritos. Só tem as fotos e tinham uns vídeos, que tiraram do ar (provavelmente por muito tráfego). Queria ver esses vídeos...

Mas pelo que eu entendi, deve ser tipo uma parede de ar. Nas fotos dá pra você ver umas "perturbações", mas não dá pra saber se é por ser uma foto ou se fica assim mesmo na realidade. =\

22 polegadas parece ser grande, mas aí eu olhei pro lado e vi minha TV de 20'' e pensei que não é tão grande assim, não... acho que acostumei com cinema. =P

Acid is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:40.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.