Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
ds
Trooper
 

Default [Duvida] Comparar o conteudo de dois documentos .doc

25-09-12, 16:08 #1
Opa tudo bele?

É possivel comparar dois documentos .doc para saber se possuem paragrafos semelhantes?
No caso, os documentos são monografias, e a finalidade desse procedimento seria provar que não há plagio ou referência de um com o outro.


Vlw





ds is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-09-12, 19:20 #2
Cara, deve existir ferramentas próprias pra isso. O que eu penso poderia ser feito como uma primeira etapa e muito rápido é copiar o texto e colar no notepad++, depois usar o compare.

Só que é óbvio que isso só vai pegar texto idêntico. Ferramentas automatizadas pra descobrir plágio devem usar algoritmos muito melhores. De cabeça consigo pensar em: comparação de sinônimos, ordem de termos incomuns na língua, número e ordem de referências internas/externas similares, estrutura geral do texto, análise de estilo de escrita (isso deve ser complicado)...

No fundo, no fundo, mesmo, a análise tem que ser feita por um ser humano. O software vai te dar uma altíssima chance, mas qualquer falso positivo é uma possibilidade

edit: busca ultra rápida no google, parece ser por aí mesmo como eu falei. Tem referencias de pesquisa (http://www.farejadordeplagio.com.br/..._farejador.pdf e http://mavir2006.mavir.net/docs/Barr...lagioTexto.pdf) e uma lista de software prontos!

https://docs.google.com/document/d/1...PiigJsEAk/edit
Vê aí se algum deles roda pra .doc

Zedd is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
25-09-12, 19:32 #3


Last edited by vegetous; 25-09-12 at 19:45..
vegetous is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

25-09-12, 21:42 #4
O git faz isso, mas é muita mão aprender a usar o git pra isso.

Gerson is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

25-09-12, 22:12 #5
Na verdade para dar um compare no git é sussa.

Só que é como o Zedd falou, o compare vai trazer o que for escrito igual... não necessáriamente vai descobrir um plágio.

u3663 is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

26-09-12, 08:09 #6
Resumo: Leia as duas monografias.

diferent is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

26-09-12, 14:45 #7
Não é problema ler as duas monografias, a zica é, o cara que leu as duas conseguir provar a um outro fulano que elas não são semelhantes.

Um programa que tem essa função criaria uma prova, entendeu?

ds is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-09-12, 15:16 #8
é por essa classe de softwares que vc procura: https://www.google.com.br/webhp?sour...&bih=775&ion=1


eu encontrei pra baixar o viper e o copytracker, mas não sei se eles fazem o que você quer. vários dos demais listados na wiki são ferramentas online para buscas e comparações com sites especializados em publicações acadêmicas/científicas.

vegetous is offline   Reply With Quote
maFious
 

26-09-12, 16:34 #9
Já ouvi falar do FDP. uahhuea

http://www.farejadordeplagio.com.br/

maFious is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-09-12, 18:27 #10
Vocês viram que eu botei um google docs ali no fim do meu post que tem links pra diversas ferramentas? Parece que passou batido
https://docs.google.com/document/d/1...PiigJsEAk/edit

E de fato esse winmerge parece ser o mais promissor

Zedd is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
26-09-12, 20:57 #11
Vim seco postar isso

timber is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

26-09-12, 21:32 #12
Vi sim todas as sugestões, testarei no fim de semana.
Obrigado pela ajuda.

O maior problema com certeza sera os paragrafos onde só foi feita a troca de substantivos heeeh!

ds is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
26-09-12, 21:33 #13
em últimos casos existe a tal da leitura

whiplash is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
26-09-12, 21:39 #14
se nao chegar com os 2 pes no peito, nao eh o whiplash

zorba is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
26-09-12, 21:42 #15
AEAOIHEauehaOIeAGEIO
em ultimos casos, po

whiplash is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-09-12, 21:46 #16
Mas é verdade, é como eu disse: no fundo, no fundo, mesmo, a análise tem que ser feita por um ser humano. O software vai te dar uma altíssima chance, mas qualquer falso positivo é uma possibilidade

Zedd is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

26-09-12, 22:17 #17
Pé no peito? ta mais pra cair com a bunda no chão kkkkkkkk!
:* queridos!!!

Vou dar um exemplo, quando lhe pedem o atestado de antecedentes criminais, mesmo você sabendo que não cometeu um crime o cara não pode confiar só na sua palavra, é necessario um documento.

Nesse caso o avaliador não leu as duas monografias e simplesmente resolveu acusar de plagio o autor de uma delas. Lei do mais forte e xaropadas a parte, o cara me pediu ajuda pra provar de forma curta e grossa que a monografia dele não é plagio.



Bom pessoal, muito obrigado pela ajuda, eu vou repassar as informações deste topico pro cara!
Vlw!

ds is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

26-09-12, 22:50 #18
Quote:
Postado por diferent Mostrar Post
Resumo: Leia as duas monografias.
IUEHAIOUE

Gerson is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-09-12, 23:15 #19
amigo meu tava me contando há alguns anos, que uma colega de sala dele teve um problema assim por causa de um professor sem noção. ela havia cometido um erro de não colocar entre aspas uma citação na monografia dela mas a referência tava lá, ou foi o contrário, ela colocou entre aspas e faltou a referência. sei que o sem noção que era da banca avaliadora e/ou o próprio orientador dela, a acusou de plágio. não só acusou como a denunciou. sei que a mulher teve sua formatura adiada em mais de um ano e teve que entrar na justiça pra resolver a parada!

vegetous is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.