Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
Default Bateu o carro? O que fazer ->

22-08-05, 14:59 #1
"O que fazer ao bater o carro
Manter a calma é fundamental

A primeira e mais importante providência é manter a calma. Não discuta, em hipótese alguma, com o dono do outro veículo -- você pode ser alvo de violência em caso de descontrole emocional. Até por que -- detalhe importante --, não é o bate-boca que vai decidir quem está "certo" ou "errado". Se você tiver o veículo no seguro, o problema passa a ser da seguradora, que vai "brigar" na Justiça para o "culpado" cobrir os prejuízos.

Antes de tudo, sinalize o local do acidente, para evitar atropelamentos ou novas colisões: coloque o triângulo de segurança em local distante e visível e acione a luz de advertência (pisca-alerta) para chamar a atenção dos demais motoristas. Já mais tranqüilo(a) e com a situação sob controle, anote nome e telefone do proprietário do outro carro, assim como a placa, ano, marca e modelo do veículo. Procure trocar cartões para se prevenir contra nome e telefone falsos e para a necessidade de uma posterior negociação. Marque também o nome da rua e o número do imóvel mais próximo ao acidente, prestando atenção à sua localização. Não se esqueça de que vai precisar de testemunhas.

Não havendo vítimas, remova o carro do local da batida e coloque-o em lugar seguro, de modo que não atrapalhe o trânsito. Se o veículo tiver impossibilitado de rodar, ligue para 190 e peça o auxílio de um guincho. Caso haja algum ferido, ligue para o telefone 193 e acione o Corpo de Bombeiros, solicitando atendimento médico. Só preste atendimento de primeiros socorros às vítimas se você tiver conhecimento técnico para isso. Caso contrário, aguarde o Resgate.

Os veículos devem ser mantidos em sua posição. Apenas sinalize devidamente o acidente, de modo a atrapalhar menos possível o trânsito local e aguarde a chegada da Polícia Militar, que irá determinar se é necessário ou não executar uma perícia no local.

Se você tiver o veículo no seguro, acione imediatamente a companhia. A maioria delas tem serviços de atendimento para comunicação de sinistros, acionamento de advogados ou remoção de veículos. O número desse serviço está no cartão da seguradora, que deve ser levado sempre no porta-luvas do carro.

O boletim de ocorrência

O passo seguinte é fazer o Boletim de Ocorrência (B.O), que pode ser registrado nos postos do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) espalhados pela cidade. Para saber o posto mais próximo, disque 190.

Não existe um prazo determinado para se fazer o Boletim de Ocorrência. Também não é necessária a presença do dono do outro veículo para providenciar esse documento. Basta apenas apresentar os dados do local do acidente e dos veículos envolvidos no sinistro, além da sua carteira de habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de seu veículo.

Para entrar com uma ação na justiça

Se o motorista responsável pelo acidente ainda se recusar a pagar a franquia, a parte prejudicada pode entrar com uma ação na Justiça. A queixa pode ser feita nos Fóruns Regionais (o que for mais próximo do local do acidente ou das residências dos proprietários) ou nos Juizados de Pequenas Causas.

Como a franquia envolve um valor relativamente baixo, entre R$ 600,00 e R$ 2.000,00 em média (para veículos importados esse patamar varia entre 4% e 6% do valor do carro), a questão pode ser encaminhada para um Juizado de Pequenas Causas, que tem a vantagem de ter um custo muito baixo e ainda oferecer a assessoria de advogados do Estado. Em ações de até R$ 4.000,00 não há necessidade do acompanhamento por advogados. Acima desse valor até o limite de R$ 8.000,00 é obrigatória a presença de advogado contratado ou do Estado. Não há cobrança de custas processuais.

Para entrar com uma ação desse tipo são exigidas as cópias dos documentos do carro, do Boletim de Ocorrência, da apólice do seguro e, ainda, do recibo de pagamento do conserto e da franquia do veículo emitido pela oficina. Se possível, anexe uma foto do local do acidente (para comprovar a existência de algum tipo de sinalização) e do veículo, destacando a área avariada. A "vítima" pode levar até três testemunhas - elas estão dispensadas em caso de colisão traseira, já que segundo a lei quem bate atrás é sempre culpado.

O processo funciona da seguinte maneira. A "vítima" faz uma petição inicial no Juizado e depois marca o dia do julgamento. Então, o "acusado" é requisitado para comparecer ao tribunal. O prazo previsto para a realização da primeira audiência de conciliação chega a ser de mais de um mês, para dar tempo ao "réu" de preparar a sua defesa. Caso não haja acordo na ocasião é marcada uma nova audiência.

Fonte: Revista Mecanica Online"





leiden is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
22-08-05, 15:07 #2
Semana passada 'bateram' no meu carro. O cara tava na GUIA à direita e eu na faixa da direita. Abriu o sinal fui virar à direita e o cara quis seguir em frente. Conclusão: amassou a lateral do meu carro e quebrou o farol do imbecil.
Bom, o cara era um pé rapado sem seguro, então falei que meu seguro iria cobrir. Nesse caso não precisaria fazer o BO, quando liguei para a seguradora eles nem pediram, só quiseram saber o telefone do cidadão e qual o carro dele.
Realmente não adianta discutir, eu não sabia que precisava de BO então fui fazer. Lá na delegacia o policial nem quer saber quem é o culpado. Ele apenas registra a versão dos dois envolvidos na colisão. Um de cada vez em folhetos separados.

Achei essas informações nesse fórum:
http://www.s3tcar.com.br/forums3tcar/
Não sei se é o melhor no assunto, mas tem uns tópicos bem úteis, vale a pena dar uma olhada

leiden is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
22-08-05, 15:37 #3
vou passar isso para um amigo meu que bateu esses dias... tenho a impressão que ele irá bater muito mais vezes! :/ Navaaaaalha....

Sabbath is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

22-08-05, 19:19 #4
muito bom, japa
=*

... is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
22-08-05, 19:35 #5
Desconfio que colisão de veículos possui rito próprio... essa matéria eu sinceramente não entendo nada. Night?! Cadê você?

PIT BULL is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

22-08-05, 19:56 #6
eu bati o carro no comesso do mes
foi foda
o cara teve os dom de me fexa 2x e nenhuma deu seta
tinha 4 faxas
ele tava na 3
eu vinha vuando atras
fui cortando pela diagonal e ia passar ele pela faixa 4
soh q ao mesmo tempo o fdp entro na faxa junto comigo sem dar seta... eu fiquei puto
e ja joguei pra esquerda rapidao, e olhei pro retrovisor acelerando ja, na hora q eu olho pra frente o fdp ta quase emcima de mim ja! voltou junto comigo sem dar seta ainda, puta merda o cara me fudeu, parece q ele feiz de proposito...
deu um lag mental sinistro nahora... como se aparecesse uma muieh pelada quando vc abrir a geladera... tentei frear mais nao deu... o freio do meu carro sux
na hora da batida nao foi tao forte... o carro do cara feiz PorraNiuma
o meu amasso a merda do capo e quebro uma lanterna
o paraxoque do fdp era alto pra caralho, era uma subida e ainda larguei no freio... tudo pra entra debaxo do carro do cara
meu paraxoque fico intacto ... filha da puta! soh pego a merda do capo

ah, o engate do cara fudeu minha placa, mais nao sei como nao fudeu o parachoq
fdp
se fosse parachoque com parachoque tinha feito nada

GoldenEye is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

23-08-05, 16:10 #7
aproveitando o topic..

qria pedir ajuda aos amigos darknerds para me ajudar a recorrer de uma multa.
levei uma multa por dirigir sem cinto, mas não me pararam para notificar nem nada. eu soube que pra multa sem cinto tem que parar o veiculo e notificar.. verdade?

pensei em recorrer alegando que meu carro tem vidros escurecidos(apesar de na hora eu estar de vidro aberto, mas isso eles não precisam saber ), interior do veiculo é escuro, e eu poderia estar usando uma roupa preta.

a multa é grave (5 pontos ) e deve ser uns 130 reais
help-me!

osterne is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-08-05, 17:12 #8
nao eh pela parte da roupa q eles vem q vc ta de sinto

ShadoW is offline   Reply With Quote
dw
Trooper
 

XFIRE ID: d4rkwng Steam ID: coragem
23-08-05, 19:43 #9
sinto doeu minha virilha

cinto shadow! oAEHo

dw is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-08-05, 19:54 #10
tava com sono ;{

ShadoW is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

23-08-05, 20:47 #11
Porra ! Multa por cinto de segurança é babaquisse, vai!

s p o o l is offline   Reply With Quote
Limao
Trooper
 

24-08-05, 14:13 #12
Quote:
Postado por GoldenEye
eu bati o carro no comesso do mes
AI MEU RIM !

Limao is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

24-08-05, 14:38 #13
Quote:
Postado por Limao
AI MEU RIM !
limao fdp
num tenho aSSento no meu pc
entao escrevo assim e qsifoda
to veno q tenho q escreve no final
PS:erros de portugueis foram propositais
MuHUAhAbhau

GoldenEye is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

24-08-05, 21:29 #14
Quote:
Postado por s p o o l
Porra ! Multa por cinto de segurança é babaquisse, vai!
quer morrer problema seu

agora, vc ficar sequelado e dando despeza pro estado eh outra coisa

Bombastic is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:48.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.